Sunteți pe pagina 1din 3

FACULDADE TEOLGICA BATISTA DE SO PAULO

Maria Rocha Silva

JESUS PSICOTERAPEUTA

Ficha de leitura apresentada como requisito parcial da disciplina Teologia Prtica IV Aconselhamento Validao de Teologia - do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Teolgica Batista de So Paulo.

Prof. Dr. Silas Molochenco

SO PAULO 2011

A. DADOS BIBLIOGRFICOS DA OBRA WOLFF, Hanna. Jesus Psicoterapeuta. So Paulo: Paulinas, 1990, p. 201-206.

B. AVALIAO 1. Breve resumo. Hanna Wolff faz uma reflexo das atitudes de Jesus em relao ao homem a fim de apresentar o que, na sua concepo, um verdadeiro psicoterapeuta: um profissional to elstico quanto elstica a psique autnoma, capaz de autoorientao, de quem est sua frente (p.201). Como esclarecimento, a autora formula a tese da existncia das polaridades que se estabelecem dentro de um campo de tenso psquica: segurana sem comprometimento e abertura receptiva (p.202). Em outras palavras, a autora apresenta em Jesus firme, que no aceita negociaes (Seja o vosso sim, sim; e o vosso no, no) ao tempo em que mostra o quanto Ele demonstrou uma abertura receptiva como em Jo.4.24 ao finalizar sua conversa com a mulher samaritana. Esse o tipo de atitude que a autora espera que o psicoterapeuta demonstre: uma segurana inequvoca aliada a uma abertura receptiva.

2. O que voc percebeu na leitura do texto que se configurou como um novo conhecimento? A tese da existncia de polaridades que se estabelecem dentro de um campo de tenso psquica (p.201). 3. Quais foram os conceitos que voc aprendeu? A referncia que a autora faz polaridade psquica que ope o saber esperar e a interveno espontnea. Aqui, Hanna Wolff compara a evoluo psquica ao crescimento orgnico (p. 203). Esse trecho, em particular, me chamou a ateno porque d para fazer uma analogia entre a evoluo psquica e a maturidade crist.

4. A seu ver, quais foram os argumentos principais do autor? Quando a autora assevera que todo tratamento requer do ps icoterapeuta um esforo pessoal (p. 205), entendemos que deve haver empatia entre o profissional e o paciente (aconselhando), deve haver uma troca, como numa via de mo dupla.
1

Isso no significa que o profissional precise de ajuda do paciente, mas ele precisa coloca-se aberto para poder ajudar esse paciente.

5. Quais foram os argumentos do autor com os quais voc concorda? Todos os argumentos da autora me parecem bons porque esto biblicamente embasados.

6. E com quais voc no concorda? No tenho embasamento terico suficiente para apresentar elementos discordantes dos argumentos da autora. 7. Descreva de forma concisa a sua avaliao sobre o texto. Assim como o psicoterapeuta, pastores e pastoras que queiram basear-se no exemplo de Jesus precisam possuir uma segurana inequvoca aliada a uma abertura receptiva. E mais, devem tambm possuir a capacidade de discernir at onde ir no seu esforo pessoal a fim de que o relacionamento no se torne frio ou indiferente, ou pelo contrrio, que o excesso de esforo seja nocivo ao paciente ou aconselhando. Deve haver empatia, sim, mas o aconselhamento no deve ser invasivo. Jesus, o Mdico dos mdicos, o melhor modelo no que se refere medicina da alma. Ele soube como persuadir, despertar a ateno, oferecer apoio. E soube, como ningum mais saberia, chamar o homem para um relacionamento pessoal autntico, verdadeiro e amoroso.

S-ar putea să vă placă și