Sunteți pe pagina 1din 6

A Concepo de Natureza e a Concepo de Direito Natural

Introduo
Este trabalho tem por objetivo perquirir as diversas concepes a respeito do conceito de natureza e a sua influncia no conceito de Direito Natural. Trata-se de fazer algumas consideraes analisando os fundamentos, os conceitos dos pensadores, os movimentos que os antecederam, seus seguidores, e as escolas que surgiram, desde o pretrito da antiga Grcia, passando pela era medieval, e chegando aos dias de hoje. No obstante, no temos uma opinio unnime e consensual em torno desses conceitos. No queremos redimir essa questo, mas sim apresentar definies, a viso de algumas escolas, e a evoluo da concepo de Direito Natural no tempo, do perodo clssico at a era moderna.

Histrico Aspecto Histrico do Direito Natural


Na Antigidade, o Direito tinha como fundamento as leis naturais, normas consideradas divinas, s quais os homens estariam subordinados. Herclito considera que todas as leis humanas so subordinadas lei divina do Cosmo. Diz ele que Dike (a justia) assumia tambm a face de Eris (o litgio). Da se compreende que o binmio Dike-Eris no apenas governava os homens, mas tambm o mundo. Zenon, fundador do Estoicismo, afirmava que o Direito Natural era idntico lei da razo, e o homem, enquanto parte da natureza csmica, era uma criao essencialmente racional. Ccero, que levou para Roma as idias dos gregos, diz que os homens nascem para a justia, e na prpria natureza, e no no arbtrio, que se funda o Direito. Para Santo Toms de Aquino, o Direito Natural de importncia decisiva, pois s com uma norma de carter mais geral, colocada acima do Direito positivo, poderia haver alguma esperana de realizao da Justia Crist.

Conceito de Natureza e sua Influncia no Direito Natural


Para conceituar natureza ser preciso remontar a Aristteles, que sintetizou o pensamento grego relacionado a este conceito. Norberto Bobbio cita em seu livro uma definio de Aristteles: "No sentido primrio e prprio, natureza a substncia dos seres que tm em si mesmos, enquanto tais, o princpio do seu movimento." Mas este conceito no perfaz para ns o entendimento completo de natureza, que algo mais genrico. Por isso, voltemos a Aristteles, que, quando classificou as cincias, definiu que as cincias fsicas so as que tm como objetivo as coisas naturais - a natureza; as que tm por objetivo o fazer humano so o operar, e aqui se entende o produzir do homem ou mundo da praxis humana. Nesse sentido, podemos concluir que natureza compreende todas as coisas que no so produzidas pelo homem, as que no dependem do fazer humano, alm de todos os seres que tm em si mesmos o princpio do movimento (realidade), e as coisas que nascem, desenvolvem e morrem de acordo com as leis que o homem no criou e nem pode alterar.

Diante dessa ambivalncia entre a natureza e a praxis (ao humana em geral), os gregos questionavam a classificao do Direito. A concluso qual que eles chegaram que o direito natureza e tambm arte. Para eles o Direito era o conjunto de todas as regras de convivncia humana. O Direito nas sociedades antigas era essencialmente consuetudinrio, ou seja, um conjunto de regras transmitidas de gerao em gerao. O pensamento da Antigidade era que: "So regras cuja origem no conhecemos exatamente e com as quais nos conformamos por instinto, por imitao, por hbito; no porque nos curvamos, quem sabe a contragosto, sua autoridade, mas porque todos os demais, antes de ns, e os que esto ao nosso lado, se comportam assim, e parece que no poderiam conduzir-se de outra forma." (01) Na idade mdia a natureza era considerada o produto da inteligncia e da potencialidade criadora de Deus. nesse sentido que o Direito Natural torna-se a lei escrita por Deus no corao do homem, pois entendia-se que a natureza uma espcie de primeiro costume, assim como costume uma espcie de segunda natureza, segundo o conceito de Pascal. (02)

Escolas Escola Jusnaturalista


A concepo do Direito Natural surge com os filsofos gregos: Herclito, Aristteles, Scrates, Plato e outros. Em Roma, foi adotada por Ccero. Foram eles os grandes representantes e expoentes do perodo da era clssica. No dizer do insigne Sergio Cavallieri Filho: "O direito um conjunto de idias ou princpios, eternos, uniformes, permanentes, imutveis, ou outorgados ao homem pela divindade, quando da criao, a fim de traar-lhe o caminho a seguir e ditar a conduta a ser mantida". (03)

Escola Teolgica
Essa escola coexistiu com a Jusnaturalista em todo o perodo da Antigidade. Com o aparecimento do Cristianismo concebeu-se que as manifestaes advindas eram frutos da vontade divina. Seu principal representante foi Santo Toms de Aquino. Sua semelhana com a escola Jusnaturalista devido ao fato de conceber o Direito Natural como um conjunto de princpios eternos, permanentes e imutveis, escrito e outorgado por Deus. Por outro lado, vimos nas definies supracitadas que o Direito, para a Escola Teolgica, estaria vinculado divindade, enquanto que, para a Escola Jusnaturalista, ele fora diretamente elaborado e entregue aos homens para ser observado.

Escola Racionalista ou Contratual


Com o eixo das atividades comerciais se deslocando do Mediterrneo para o Atlntico, abrem-se novas perspectivas de mercado, o que estimulou o comrcio e a indstria. a fase do liberalismo burgus. Dentro desse contexto surge e se desenvolve um novo conceito para o Direito Natural, baseado na razo do homem. Essa escola se caracteriza pelo aparecimento de autores com obras notveis, a comear por Hugo Grotius (De Iure Belli ac Pacis, 1625), Thomas Hobbes (Leviathan), John Lock e outros.

Para os racionalistas, o Direito se subdivide em dois grandes ramos: o Direito Natural e o Direito Positivo. Para eles o Direito Natural continua sendo um conjunto de princpios permanentes, estveis e imutveis; todavia, no mais representam a vontade divina, mas sim a natureza racional do homem. Esse carter permanente e imutvel advm do fato de ser prprio, imanente ao homem, em toda parte e em qualquer lugar. O Direito Positivo, para eles, decorre do pacto social que o homem fora levado a celebrar para viver em sociedade.

Escola Histrica do Direito


Surgiu na Alemanha, entre o final do sculo XVIII e o comeo do sculo XIX, tendo como principais representantes Gustavo Hugo e Frederico Charles de Savigny. Sua principal caracterstica foi a de rebelar-se contra a tradio do Jusnaturalismo, ou seja, no reconhecer a existncia de um Direito Natural como permanente e imutvel. Em vez de indagar a origem do Direito Natural, passou a defender a sua origem e formao nas sociedades. Para ela, o Direito Natural era um produto histrico, decorrente no da divindade ou da razo, mas sim da conscincia coletiva dos povos, e formado gradativamente pelas tradies e costumes.

Concepo do Direito Natural Segundo Aristteles e Santo Toms de Aquino


Para que o nosso trabalho no fique extenso e perca o objetivo ao qual nos propusemos, destacamos algumas definies de dois autores, verdadeiros cones que se destacaram na histria da Filosofia, na questo do Direito Natural: Aristteles e Santo Toms de Aquino.

Aristteles
Em tica a Nicmacos, Aristteles diz: "Da justia poltica, uma parte natural, a outra legal. A natural tem em qualquer lugar a mesma eficcia, e no depende das nossas opinies; a legal , em sua origem, indiferente que se faa assim ou de outro modo; mas, uma vez estabelecida, deixa de ser indiferente." (04) Para ele, a lei natural tem eficcia em qualquer lugar, ou seja, tem validade universal. As aes reguladas pelo Direito Natural so deduzidas do nosso julgamento, ficando, portanto, na esfera de comportamentos em que so obrigatrias e independentes de nossa vontade (aes boas ou ms por si s). A justia legal ou positivada torna-se obrigatria por meio de seu comando, e indiferente ao Direito Natural. O Direito Positivo (ou Direito Legal) comea onde cessa a justia do Direito Natural, concernente as aes indiferentes. Em A Retrica, Aristteles mostra sua tendncia pelo Direito Natural, quando o compara com o Direito Positivo: "Se a lei escrita contrria nossa causa, torna-se necessrio utilizar a lei comum e a eqidade, que mais justa (...) Com efeito, a eqidade sempre dura, e no est destinada a mudar: e at mesmo a lei comum (pelo fato de ser natural) no muda, enquanto as leis escritas mudam com freqncia." (05) Observa-se nessa passagem a diferenciao entre as leis no-escritas e as leis escritas.

Santo Toms de Aquino


Prescreveu que a lei natural passa a ser, direta ou indiretamente, a Lei Divina. Destarte, Deus estabeleceu as leis que regulam o movimento dos corpos, tendo tambm determinado as leis que regulam a conduta dos homens. Mas se o homem as violasse, estas no

perderiam sua validade, isto porque continuariam em vigor e poderiam ser descobertas diretamente atravs da revelao ou da manifestao de Deus no homem. Contudo, tambm poderiam ser descobertas indiretamente pela racionalidade humana. A concepo crist em relao lei natural significativa quando identifica os Dez Mandamentos, na expresso: Jus naturale est quod in lege et in Evangelio continetur , onde lege o Antigo Testamento e Evangelium entendido como o Novo Testamento. Todavia, na Summa Theologica de Santo Toms de Aquino h uma exposio clssica da concepo do Direito Natural. Nela encontramos quatro formas de lei ( 06), a saber: a. Lei Eterna.

A lei Eterna a razo divina que governa o mundo. b. Lei Natural.

A lei natural o modo como uma ordem csmica emanada de Deus manifesta-se na criao, que a criatura dotada de razo (ou seja, o homem). H um preceito nico e genrico do qual a razo deduz todos os outros: bonum faciendum, male vitandum (fazer o bem e evitar o mal). c. Lei Humana.

A lei humana abrange todos os preceitos particulares derivados das leis naturais que a razo humana consegue inferir em diversas circunstncias, para enfrentar as diversas situaes criadas pelo relacionamento entre pessoas. d. Lei Divina ou Revelada.

Concepo Moderna do Jusnaturalismo

A mais alta forma de participao aos homens. A lei divina, enquanto lei revelada, expresso da lei eterna, e no se confunde nem se identifica com esta. ( 07)

Na Era Medieval o conceito de Direito Natural estava fundamentado em Deus. Trata-se do conceito de Direito Transcendental. Segundo a escola clssica, primeiro se d a lei, para depois se pr o problema do "agir segundo a lei". A escola do Direito Natural vem com outra mentalidade, e diz que em primeiro lugar vem o indivduo com o seu poder de agir, e depois a lei. A definio desta escola marca um novo pensar no mundo de valores, no mais pautado nas questes religiosas, mas sim na razo humana. Ela influenciada pelo Renascimento. O Renascimento foi uma revoluo de idias que surgiu dominada pelo pensamento crtico e se caracteriza por um despertar da cultura para um novo mundo de valores, onde o homem procura explicar o "mundo homem" segundo suas prprias exigncias. H, nesta fase da Histria, uma postura de tentar explicar o universo poltico e jurdico a partir da razo, explicar os elementos formadores da cincia, indagar sua gene e a origem dos fenmenos. Nesse sentido, o homem coloca-se no centro do universo e passa a indagar a origem do Cosmos e de tudo que o cerca. Surge um movimento dentro da Escola Jusnaturalista Moderna que o Contratualismo. A partir da autores jusnaturalistas, como Thomas Hobbes e Hugo Grcius, apresentam conceitos diversos daqueles de eras passadas.

Hobbes

O autor no foge tradio do Jusnaturalismo, como podemos observar claramente num trecho da obra do De Cive: "Todas as leis podem ser divididas, em primeiro lugar, em leis divinas e leis humanas. As leis divinas so de duas espcies, conforme os dois modos como Deus pode manifestar sua vontade aos homens: natural (ou moral ) e positiva. Natural aquela que Deus manifestou a todos os homens por meio da sua palavra eterna, neles inata, isto , por meio da razo natural. Positiva aquela que Deus revelou mediante a palavra dos profetas (...). Todas as leis humanas so civis." (08) Para ele, o Direito Natural aquele que Deus manifestou a todos os homens por meio de sua palavra eterna, neles inata, isto , por meio da razo natural. Quanto ao Direito Positivo, este efetuado pelo Estado atravs das pessoas que detm o poder, e tem vigncia na sociedade civil. Todavia, h pontos em que Hobbes vai de encontro tradio do Jusnaturalismo, quando concebe a relao entre as leis naturais e as leis civis. Segundo ele, as leis naturais so aquelas que, no estado de natureza, ainda no tm vigncia e, no estado civil, deixam de viger. O estado da natureza marcado pela falta de segurana e de garantia, pois ningum obrigado a cumprir a lei, por melhor que sejam as intenes. Achava ele que a lei civil era indispensvel para tornar as leis eficazes e obrigatrias numa sociedade. Para tanto, esse poder deveria ser transferido para o soberano, investindoo de autoridade para punir os descumpridores de suas obrigaes. Somente o soberano, diz Hobbes, tem o direito de interpretar as leis naturais, determinado o seu significado. Em outra passagem Hobbes afirma que, para os indivduos, a nica lei natural sobrevivente no estado civil a que abriga os homens a obedecerem o soberano. Pensamos que tal afirmao seria destinada a isentar o poder total do soberano. Tal afirmativa inadmissvel para a Doutrina Jusnaturalista, pois esta diz que o indivduo deve obedecer s leis naturais antes das leis civis.

Grocius
Dissemos no incio que, com o deslocamento do eixo das atividades comerciais do Mediterrneo para o Atlntico, abriram-se novas perspectivas de mercado, estimulando a indstria. a fase do liberalismo burgus. Surgiram, ento, novos modos de vida, novas instituies, novos pontos de vista. Com tudo isso, ocorreu uma grande transformao, que proporcionou o desaparecimento das condies que impunham a f como base de conhecimento. A partir da surge uma reao contra a concepo medieval do Direito Natural. A Filosofia Escolstica perde terreno para uma nova filosofia, baseada no mais na existncia de Deus, mas sim na natureza racional e socivel do homem, uma natureza igual por toda parte, e da qual decorriam princpios que, em conseqncia, nenhum poder, divino ou terreno, alcanaria mudar (09). A religio passou a ser assunto do foro ntimo dos indivduos. Essa concepo veio atravs de Grocius, o criador da Cincia Natural. A sua posio de que o Direito Natural abrange certos princpios da reta razo, segundo os quais julgamos moralmente uma ao decorosa ou indecorosa natureza racional e socivel do homem.

Concluso
No dizer do professor Juenil Antnio dos Santos: "A moderna concepo do Jusnaturalismo est vinculada ao prximo momento histrico, ou seja, o movimento que rejeita toda e qualquer explicao transcendente e procura centrar-se to somente no homem.

O homem , a partir desta fase, o centro do universo. Tudo passa a ser explicado a partir do prprio homem." (10) Ao analisarmos as doutrinas do Direito Natural no curso da Histria, vimos que entre as escolas e os pensadores h um certo sentimento e reivindicaes morais, mas tambm progressos jurdicos. Hoje a concepo do Direito Natural importa essencialmente numa afirmao de f em certas categorias de valores, em vez de demonstrao. Reiteramos os dizeres do professor Juenil, quando afirma na citao acima "(...) procura centrar-se to somente no homem (...)". Pois, no sendo desta forma, como explicar a voz da Revoluo Francesa, na luta contra o Absolutismo? E a Magna Carta e a Constituio dos Estados Unidos, que traziam na sua essncia os direitos do cidado? A nossa Constituio da Repblica de 05/10/1988, atendendo aos anseios da sociedade, capitulou este pensamento em seu texto, e o considerou como clusula ptrea. No devemos esquecer tambm que a razo da Declarao dos Direitos do homem e do Cidado, em todos os seus artigos, to somente o prprio homem. H, sem dvidas, em todos esses documentos, uma anunciao da nova ordem social e econmica, baseada na propriedade privada dos meios de produo e na autonomia da vontade do homem-cidado. A Filosofia Jurdica serve a este propsito: proporcionar condies para que o Direito seja analisado de forma diversa, buscando, na essncia de sua origem, idias evolutivas dos pensamentos, conceitos e experincias jurdicas.

S-ar putea să vă placă și