Sunteți pe pagina 1din 6

Conceito de sujeito Dando inicio a este trabalho, pode se verificar diversos significados de sujeito.

No dicionrio Aurlio, o termo sujeito definido como ser individual,real, que se considera como tendo qualidades ou praticado aes. No Dicionrio de filosofia de Oxford, Sujeito aparece como sinnimo de Eu. No Vocabulrio tcnico e crtico de filosofia de A. Lalande, Sujeito aparece definido desde da lgica, da metafsica, da psicologia, da sociologia, do direito e da filosofia. O uso do termo Sujeito varia tambm dentro da filosofia. Por exemplo para Heidegger Sujeito uma categoria da filosofia que se deve desconstruir, para Marx a histria um processo sem Sujeito, e portanto a noo de Sujeito seria uma categoria da ideologia, j a fenomenologia identifica Sujeito conscincia. No livro Conceito de sujeito de Luciano Elia ele questiona: ser que podemos dizer que o sujeito em psicanlise um conceito cientfico ou filosfico do termo?Como categoria nocional elaborada teoricamente, designada por uma palavra, claro que sujeito um conceito, fazendo com que essa categoria integre o corpus terico da psicanlise. Pode-se dizer que sujeito um conceito lacaniano, pois foi Lancan que o introduziu na psicanlise.Freud no utilizou o termo Sujeito, mas no foi alheio questo, e a abordou com outra terminologia, podendo-se dizer que usou o termo Das Ich para se referir ao Sujeito da experincia. Em Lacan o termo Sujeito est presente desde seus primeiros escritos, e no incio seu uso equivale a "ser humano". Depois Lacan diferencia o Sujeito da lgica, do Sujeito gramatical, assim como difere o Sujeito de um Sujeito definido apenas por oposio ao objeto. Lacan tambm diferencia o Sujeito notico, gramatical, do Sujeito annimo e ambos do Sujeito cuja singularidade se define por um ato de afirmao. a este Sujeito, entendido como o que se define por um ato de afirmao, que Lacan diferencia do Eu. O Eu entendido como a sensao de um corpo unificado, e na teoria do estdio do espelho, encontra-se produzido desde o a imagem do outro. Em diferena do Eu, o Sujeito decorre do Outro,(com maiscula) que referncia linguagem enquanto efeito da ordem simblica. Por isso o Sujeito conseqncia do significante, e est regido pelas leis do simblico. Para Lacan, portanto, a causa do Sujeito a estrutura do significante. Para Lacan o Sujeito no uma sensao consciente, no uma iluso produzida pelo Eu, seno que inconsciente, e por isso no o agente da fala, mas descentrado, acfalo, dividido, evanescente. O Sujeito na psicanlise explicitamente diferente da conscincia, portanto um Sujeito no fenomenolgico, no uma categoria normativa, ele uma categoria clinica, e no remete a uma totalidade.

O Sujeito da psicanlise o Sujeito do inconsciente, e como o inconsciente est estruturado como linguagem, o sujeito do inconsciente decorre do significante. O sujeito o que representa um significante para outro significante. Devido ao fato do ser humano ser atravessado pela linguagem, para o ser falante, sempre haver Sujeito do inconsciente. O Sujeito do inconsciente testemunha a dependncia do falante ordem simblica que pr-existe sua constituio. A linguagem, como paradigma da ordem simblica depe da relao do Sujeito com o saber, constituindo a evidncia emprica do tratamento analtico o que foi nomeada como transferncia. Lacan formalizou a transferncia como um Sujeito Suposto ao Saber . Mas como os saberes mudam, pode-se ento supor que o Sujeito tambm muda. Dai Lacan ter insistido na existncia de um Sujeito prprio sua poca, que ele chamou de moderna. Lacan em Cincia e verdade , posicionado-se sobre esta questo, utilizou a expresso "um certo momento do Sujeito" como tambm, ainda referindo-se ao Sujeito, falou de "um momento historicamente definido", e ainda, em relao ao Sujeito, refere-se a "um momento historicamente inaugural". A razo desta possibilidade de temporalizar o sujeito, est na afirmao de Lacan de que o Sujeito est definido em relao ao saber. Como o saber muda , o Sujeito tambm muda, causando o surgimento de um Sujeito novo em funo da nova relao deste com o saber. Para Lacan o Sujeito novo seria o Sujeito da cincia em tanto fundamento da modernidade do Sujeito. Para Lacan o aparecimento de um Sujeito que se poderia chamar de moderno, est historicamente localizado a partir da publicao das Meditaes metafsicas de Descartes , que com a operao do Cogito teria produzido este Sujeito novo. Situar o Sujeito moderno como decorrente da operao Cartesiana, centraliz-lo em relao uma razo objetiva. Este sujeito "reflexivo", seria moderno por diferir de um anterior, cuja caracterstica seria a de ser centro do conhecimento. Para Lacan o Sujeito cartesiano o pressuposto da noo de inconsciente, pois a psicanlise, tal qual Descartes, parte do fundamento do sujeito da certeza, ou seja o Sujeito pode ter certeza de si desde que se possa destacar no seu discurso dvidas que aparecem como reveladoras de um Sujeito dividido. O lugar do "eu penso" para Freud independente do "Eu sou". Para Lacan, um dos temas que caracteriza o pensamento moderno, a idia de um personagem vivendo s em uma ilha deserta, e mencionando Robinson Cruso, sugere que esta idia representa o comeo da era moderna, pois seria fundamental para o homem moderno poder afirmar sua independncia, e autonomia em relao a todo amo e a todo Deus. Levando-se em considerao a articulao entre Sujeito e histria,

para alguns autores haveria um Sujeito ps-moderno decorrente da mudana de saber ocorrida neste sculo, pois a partir da teoria quntica, da teoria da relatividade de Eistein, da demonstrao da incompletude de qualquer sistema feita por Goedel, da teoria dos tranfinitos de Cantor, da lgica paraconsistente de Newton da Costa, da teoria das catstrofes de Rene Thom, para o saber compartido socialmente, tornou-se comum e aceitvel a idia da incerteza, de incompletude, da improbabilidade do provvel e da probabilidade do improvvel, caracterizando o que se veio a chamar de Nova Cincia. Esta nova maneira de pensar rompeu com os paradigmas Newtonianos de uma certeza calculvel e demonstrvel, modificando os fundamentos do saber contemporneo. O sujeito ps-moderno seria um sujeito sem paradigmas de consenso, como por exemplo ocorre em relao s mudana dos costumes sexuais, ou em relao s mudanas ideolgicas, fazendo do Sujeito ps-moderno um Sujeito que sofre da ausncia de ideais preestabelecidos. Lacan no texto Funo da psicanlise em criminologia, aproximou a psicanlise do Direito, ao correlacionar as duas com a produo de uma verdade. Neste texto Lacan mostra que o que se chama de Eu no pode ser uma mera referncia s funes psicolgicas da conscincia, mas sim deve indagar como o Sujeito pode se aproximar da verdade. Atravs do paralelo com a confisso (admisso de culpa), comum tanto ao direito como psicanlise, Lacan chama a ateno que importante no a confisso mas o reconhecimento ( da verdade). Neste ponto Lacan sugere que para se saber o que um Sujeito, para saber como ele se reconhece em seu ato, seria pela prtica das fices jurdicas, de seu manejo, de sua teoria, que poderamos apreender algo sobre a estruturao do Sujeito (em relao verdade.

Dai a necessidade de Lacan introduzir o conceito de Parltre, (este sim substancial no sentido de ousia) conceito que, ao articular o corpo com o significante, torna possvel tomar-se a verdade como causa material, ou seja no verdadeiro trata-se de reconhecer ( no confessar) o gozo, conceito que passa a ser a chave para a verdade do Sujeito. Para a psicanlise, o Sujeito sempre responsvel. Porm responsvel pela verdade. Verdade esta indicada pelo seus modos de gozo. Colocado por Colette Soler: "uma psicanlise o trabalho da transferncia e nas entrevistas preliminares o que est em jogo fazer trabalhar a transferncia".

Lacan usou a metfora do "umbral" da anlise como umbral, que faz entrar pela porta, implicando o sujeito numa verdadeira busca. E para que esta busca se instaure so necessrias duas coisas: sofrimento e questionamento. A princpio, aquele que sofre busca na anlise ajuda e alvio para suas dores. s quando "algo vai mal" que se procura um analista. Lacan costumava recusar o pedido de anlise daqueles que desejavam to somente "se conhecerem melhor". Contudo, a queixa inicial demanda apenas uma palavra de cura, livrando o paciente do seu sintoma. E isto no suficiente para que ocorra uma anlise receber algum no consultrio no quer dizer que este foi aceito e, muito menos, que esteja em anlise. Por mais que o sintoma conduza anlise, no significa que o sintoma apresentado ao analista de qualquer maneira autorize o incio de uma anlise. O sintoma analisvel s se d quando o paciente se questiona a respeito daquilo mesmo de que se queixa. Alm do sofrimento e da demanda de cura como se fosse possvel algum se "curar" do seu inconsciente preciso a suspeita de um sentido oculto no sintoma que escapa. O paciente ter que se supor um inconsciente e, mais, ter que aprender a am-lo.

Assim, como j foi colocado,o conceito do sujeito, em psicanlise, implica no prprio desconhecimento deste em relao quilo que o determina o inconsciente. Esta relao de desconhecimento constituinte do sujeito. Citando Lacan, "o inconsciente este sujeito desconhecido do eu, no reconhecido pelo eu ... na Traumdeutung, quando Freud trata do processo primrio, ele quer falar de alguma coisa que tem um sentido ontolgico e que ele denomina o ncleo do nosso ser der Kern unseres Wesen. O ncleo do nosso ser no coincide com o eu ". A psicanlise pensa o sujeito, em sua raiz mesma, como social, como tendo sua constituio articulada ao plano social. Um ponto interessante que deve ser colocado no trabalho, onde ocorre muito mal-entendido, que a psicanlise no desconsidera a vida biolgica, no desconsidera que tenhamos um organismo e que este regido por leis naturais e biolgicas. Freud coloca que a experincia que temos de nosso organismo, ns a temos atravs do campo da significao, sendo que somos marcados pela linguagem, pelo significante. Por isso Lacan sempre defendeu o uso do termo pulso utilizada por Freud, para para traduzir o Trieb de Freud, que jamais significou instinto. A pulso o nome do conjunto de efeito a que a linguagem perpetra no instinto. Freud passa claramente para a passagem do objeto da necessidade pra o objeto do desejo. Mas foi Lacan que introduziu, na passagem do

plano de pura necessidade ao plano de desejo, um terceiro nvel, que se chama demanda. A demanda um plano de maior importncia porque situa o desdobramento de que falamos no campo da austeridade, o Outro no qual a criana se situa. A demanda introduziu o Outro como tal, como pura presena capaz de atender a necessidade da criana. No nvel da demanda, o sujeito no se move na direo do objeto, mas do Outro capaz de traz-lo. De acordo com Luciano Elia, a psicanlise o nico campo do saber e da experincia que toma conta do ponto real do sujeito, a partir da relao deste com o ato da fala. Para indicar o lugar do sujeito, Freud recorreu ao mito, onde ele situa o pai primitivo, mtico, que jamais existiu. Esse pai assassinado, ato pelo qual se funda a sociedade civilizada, a lei, o desejo. O assassinato do pai, condio essencial da estrutura do sujeito. Fiel Freud, com outros caminhos, Lacan deu as formulaes mticas de Freud um desenho lgico, sendo que assim do desenho lacaniano, a categoria do sujeito no a forma, mas o compasso. Patricia Mairesse

possvel sim!
Desejar, aprender, viver, sentir, olhar para frente, descobrir-se novamente como sujeito desejante. Todos nascemos em busca do ideal, tanto o inalcanvel de Freud, tanto quanto o ideal possvel. Essa busca a fonte que ns, seres humanos precisamos para desenvolvermos plenamente nossos atributos, muitas vezes esquecidos, recalcados no inconsciente. Sujeito inconsciente. O inconsciente desejo. Como trazer de volta o desejo, preso no inconsciente? O ser humano, como ser vivo, precisa de desafios. Todos animais precisam. como uma caa. Se for colocado para uma serpente um rato morto para ela se alimentar, ela no vai comer, mesmo faminta. Ela s se alimentar quando tiver o desafio da caa, com o animal vivo. Ela precisa alcanar seu objetivo, seu desejo de comer. O ser humano mais complexo, seus anseios, buscas, precisam de desafios maiores e mais estruturados. Os desafios de hoje, no so os mesmos de outrem. Houve uma evoluo,

evoluo de pensamento. Um aluno sem vontade de estudar, que diz que no gosta de o fazer, est apenas tentando mostrar que seu inconsciente est adormecido, pois no isso que ele realmente pensa. O que ele deseja, vai depender do que ele v no outro. A busco pelo outro deve se dar de forma que ocorra trocas constantes de aprendizado. A evoluo um aspecto natural do ser vivo. No h involuo. Engana-se quem acha que a juventude se perdeu. Os adultos que se perderam. Acham que os jovens precisam dos mesmos motivos de busca que eles tinham. Os jovens querem mais. Eles querem mostrar o que so, mas s mostram quando forem desafiados, quando forem colocados diante uma caa ao que se quer. Cabe ao professor, enxergar que em cada aluno, h sempre um sujeito desejante, um sujeito freudiano. Penso, logo no sou. Sou mais complexo, quero muito mais, basta me proporcionarem as ferramentas certas. Um professor que no deseja isso ao seu aluno, talvez precise repensar nas suas escolhas, pois uma das mais importantes profisses aquela em que temos a oportunidade de transformar, de revelar, de proporcionar ao outro, o mundo da sabedoria, de mostrar a capacidade que cada um tem de alcanar qualquer objeitvo. Basta apenas desejar...

S-ar putea să vă placă și