Sunteți pe pagina 1din 5

FICHA DE AVALIAO PRTICA

Aco: UFCD: Formando: Data: Classificao: Formador: x x N.:

Antes de iniciares a resoluo do teste l toda a informao que disponibilizada. Se identificares alguma situao que se te parea menos clara, ou se ficares com dvidas aps a interveno inicial do formador, solicita esclarecimento de imediato.

A
Leitura e compreenso do Texto
Uma Esplanada sobre o Mar

(...) - Nunca reparaste que h certas coisas que ns j vimos muitas vezes e que de vez em quando como se fosse a primeira? - Nunca reparei - disse a rapariga. - Nunca ficaste a olhar o mar muito tempo? - Sim, j fiquei. - Ou o lume de um fogo? - disse o rapaz. - E que queres dizer com isso? - Ou uma flor. Ou ouvir um pssaro cantar. - Sim, sim. - No h nada mais igual do que o mar ou o lume ou uma flor. Ou um pssaro. E a gente no se cansa de os ver ou ouvir. S preciso que se esteja disposto para achar diferena nessa igualdade. Posso olhar o mar e no reparar nele, porque j o vi. Mas posso estar horas a olhar e no me cansar da sua monotonia. O rapaz tinha o olhar absorto na extenso das guas e permaneceu calado algum tempo. As guas brilhavam com o reflexo do sol na agitao breve das ondas. A rapariga calava-se tambm, fitando o rapaz, porque percebia que ele no acabara de falar. Mas o rapaz calouse como se no tivesse mais nada a dizer e ela perguntou: - Mas que que querias dizer-me? - Mesmo as coisas mais banais so diferentes se alguma coisa importante se passou em ns. - Se alguma coisa importante se passou em ns, no reparamos nas coisas - disse a rapariga, acendendo um cigarro. - Se coisa mesmo importante, tudo se nos transfigura - disse o rapaz, de olhar alheado no horizonte. - Que coisa importante? - perguntou a rapariga. Mas ele no respondeu e ela perguntou outra vez: - Que coisa importante? - No sei. Uma coisa importante. Se te morresse o pai e a me e ficasses subitamente sozinha, o mundo transfigurava-se. Se tivesses tentado o suicdio e te salvassem, mesmo as pedras e os ces comeavam a ser diferentes. Estavas farta de conhecer os ces e as pedras,
Rui Cravo 2012 1

mas eles eram diferentes porque os olhavas com outros olhos. E de novo se calou. Mas agora tambm a rapariga se calava na indistinta ameaa de no sabia o qu. O sol rodara um pouco, apanhava agora a cabea do rapaz, incendiando-lhe o cabelo tombado para a testa. Levantou-se, tentou fazer girar o guarda-sol azul no p de ferro articulado, seguro com um gancho recurvo e uma pequena corrente. Sentou-se de novo mas verificou que ficava ela agora com uma mancha de sol que lhe apanhava um ombro e o brao e uma pequena zona da face. Bebeu um pouco de refresco, olhou distraidamente a linha longnqua do limite do mar. Havia no rapaz uma notcia a dar, mas a rapariga no sabia como fazer a pergunta certa para estar certa com a resposta que queria ouvir. Verglio Ferreira, "Uma Esplanada sobre o Mar", in Contos I 1. Delimita as sequncias narrativas do excerto do conto. 1.1. Sintetiza o contedo de cada uma delas. 1.2. Comenta o desfecho do conto. 2. Refere a importncia do espao fsico no canto. 3. Indica a maneira possvel, segundo o rapaz, de quebrar a monotonia do quotidiano. 4. Classifica o narrador, justificando com expresses do texto. 5. Numa composio cuidada, desenvolve a afirmao seguinte: S damos valor s coisas simples, s vemos com olhos de ver, quando somos confrontados com situaes limite.. 6. Identifica as personagens, classificando-as quanto ao relevo. B

Produo escrita
1. Produza o resumo do conto Passeio Nocturno de Ruben Fonseca. 2. Tendo em considerao a leitura que fez do conto: A Viagem de Sophia de Mello Breyner, comenta entre 15 a 20 linhas a seguinte citao, atentando os seus aspectos principais. O conto A Viagem configura-se precisamente como uma alegoria da vida humana e do modo como as pessoas tm de escolher um caminho, ou melhor, como tm de FAZER elas prprias o seu caminho. Atravs de uma belssima alegoria Sophia apresenta-nos todos estes problemas no seu conto A viagem. () Dois temas dominantes se degladiam neste conto: o absurdo e a esperana. No final, vence claramente a esperana. Deste modo, este conto contm uma lio sobre como lidar com o ABSURDO da vida : pressupe a atitude do crente, de quem acredita que existe algum depois da morte, mas tambm demonstra aquilo que Sarte dizia: no necessrio ter esperanas para fazer, para criar. Mesmo perante a falta de sentido com que a vida muitas vezes nos galanteia, o homem tem de inventar a si prprio, tem de criar o seu caminho tem de inventar o amor porque no h amor j feito. Eis porque fundamental essa outra ideia-chave do existencialismo que a aco.

Rui Cravo 2012

C
CONTO O dia em que explodiu Mabata-Bata

FICHA DE VERIFICAO DE LEITURA

Registe a verdade (V) ou a falsidade(F)das afirmaes: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 O autor do conto Mia Costa. Naquele dia estava caa muita chuva. Azarias dono da manda. Raul trabalhava para Azarias. Azarias trabalhava com o tio. Mabata-Bata foi atingido por um raio. O rapaz nunca tinha ido escola. O conto curto, segue as caractersticas fundamentais deste tipo de narrativa. O tio era casado. O nmero de personagens deste conto extenso. A av representa a figura que traz confuso. O boi estava prometido como lobolo do tio. A av convence o rapaz a voltar a casa. O jovem pastor orfo. O sonho de Azarias era partir em viagem. O espao social do conto pobre. O jovem pastor, apesar do sucedido, consegue juntar todos os bois da manada. O narrador deste conto no participante. O tio foi informado da morte do boi pelos militares. O rapaz faz um pedido ao tio, o qual imediatamente recusado. O ndlati uma espcie de ave que habita a regio. A noite traz a tempestade. O espao fsico desta narrativa remete-nos para um ambiente citadino. O autor do conto de nacionalidade angolana. O tio revela-se um homem verdadeiro ao mostrar que cumpre o prometido. Este conto um conto de autor. O autor s utiliza dois modos de representao do discurso. O rapaz morre quando atingido por um raio. Este conto uma narrativa fechada. O conto apresenta um final infeliz.

V/F

Rui Cravo 2012

D
COMPREENSO DE TEXTO CONTO Natal na Barca de Lygia Fagundes Telles
1. L, atentamente, o excerto apresentado e responde ao seguinte questionrio: No quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. S sei que em redor tudo era silncio e treva. E que me sentia bem naquela solido. Na embarcao desconfortvel, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criana e eu. O velho, um bbado esfarrapado, deitara-se de comprido no banco, dirigira palavras amenas a um vizinho invisvel e agora dormia. A mulher estava sentada entre ns, apertando nos braos a criana enrolada em panos. Era uma mulher jovem e plida. O longo manto escuro que lhe cobria a cabea dava-lhe o aspecto de uma figura antiga. Pensei em falar-lhe assim que entrei na barca. Mas j devamos estar quase no fim da viagem e at aquele instante no me ocorrera dizer-lhe qualquer palavra. Nem combinava mesmo com uma barca to despojada, to sem artifcios, a ociosidade de um dilogo. Estvamos ss. E o melhor ainda era no fazer nada, no dizer nada, apenas olhar o sulco negro que a embarcao ia fazendo no rio. Debrucei-me na grade de madeira carcomida. Acendi um cigarro. Ali estvamos os quatro, silenciosos como mortos num antigo barco de mortos deslizando na escurido. Contudo, estvamos vivos. E era Natal. A caixa de fsforos escapou-me das mos e quase resvalou para o. rio. Agachei-me para apanh-la. Sentindo ento alguns respingos no rosto, inclinei-me mais at mergulhar as pontas dos dedos na gua. To gelada estranhei, enxugando a mo. Mas de manh quente. Voltei-me para a mulher que embalava a criana e me observava com um meio sorriso. Sentei-me no banco ao seu lado. Tinha belos olhos claros, extraordinariamente brilhantes. Reparei que suas roupas (pobres roupas pudas) tinham muito carcter, revestidas de uma certa dignidade. De manh esse rio quente insistiu ela, me encarando. Quente? Quente e verde, to verde que a primeira vez que lavei nele uma pea de roupa pensei que a roupa fosse sair esverdeada. a primeira vez que vem por estas bandas? Desviei o olhar para o cho de largas tbuas gastas. E respondi com uma outra pergunta: Mas a senhora mora aqui perto? Em Lucena. J tomei esta barca no sei quantas vezes, mas no esperava que justamente hoje...

Rui Cravo 2012

2. 2.1. Identifica o espao e o tempo em que a aco decorre. 2.2.Caracteriza o espao fsico. 3. Identifica as personagens do conto, agrupando-as segundo o papel que desempenham na aco. 4. Caracteriza o narrador quanto sua presena. 5. Identifica os modos de representao do discurso presentes no excerto.

E- Funcionamento da lngua

2. SENTIDO DENOTATIVO OU CONOTATIVO? 1- Este ano, se eu no estudar, certo que chumbo ______________ 2- O pssaro foi atingido por um chumbo. _______________________ 3- Esta batata no tem bom sabor! _____________________________ 4- Repara naquele batata, que nem falar sabe! ___________________ 5- Eu leio sempre o jornal dirio. _______________________________ 6- Leio nos teus olhos que no ests feliz! ________________________ E LITERATURA ORAL E TRADICIONAL 1. Classifica como Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmaes.

1. Da tradio oral fazem parte os provrbios, para alm das adivinhas, das quadras populares e dos contos tradicionais. 2. Os textos da tradio oral so transmitidos atravs da escrita. 3. Adivinhas, contos populares e provrbios tm sempre um autor que identificado. 4. Uma das funes destes textos o entretenimento, durante o convvio entre pessoas de diferentes geraes. 5. A transmisso destes textos d origem produo de variantes, pois cada emissor, tendo sido j um receptor, altera o discurso que ouviu, acrescentando ou omitindo pormenores.

BOM TRABALHO! O Formador Rui Cravo

Rui Cravo 2012

S-ar putea să vă placă și