Sunteți pe pagina 1din 48

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

Geraldo Jos Gomes Eduardo Corra Tavares e Luiz Cludio Viana

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA

2010

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA

CONSELHEIROS

Wilson Rogrio Wan-Dall Presidente Csar Filomeno Fontes Vice-Presidente Luiz Roberto Herbst Corregedor-Geral Salomo Ribas Junior Herneus De Nadal Julio Garcia Adirclio de Moraes Ferreira Junior

auditoreS

Cleber Muniz Gavi Gerson dos Santos Sicca Sabrina Nunes Iocken MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TCE

Procuradores

Mauro Andr Flores Pedrozo Procurador-Geral Mrcio de Sousa Rosa Procurador-Geral Adjunto Aderson Flores Cibelly Farias Diogo Ringenberg

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente


2010

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente


2010

Geraldo Jos Gomes Eduardo Corra Tavares Luiz Cludio Viana

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA

Sumrio
z Apresentao..........................................................................................7 z

 undo dos Direitos da Criana e do Adolescente (FIA): F conceitos bsicos e funcionamento.............................................9 Qual a estrutura que o Estatuto da Criana e do Adolescente  (ECA) prev para implementao das polticas pblicas especficas para crianas e adolescentes?...................................................9 O que o FIA?............................................................................................10  Que recursos podem ser utilizados atravs do FIA?. .................................11  Quem responsvel pelo FIA?...................................................................11  Como os recursos do FIA podem ser aplicados?. ......................................12  Que recursos podem integrar o FIA?..........................................................14  preciso um contabilista especfico para o FIA?. ......................................15  Os gastos com sade, educao e assistncia j no atenderiam a necessidade de polticas pblicas para crianas e adolescentes?..........15 FIA e oramento....................................................................................17  Qual a relao do FIA com o oramento?...................................................17  O que oramento?....................................................................................17  Quais os instrumentos para o planejamento/oramento?...........................18  Quais os prazos para elaborao destes instrumentos?............................19  Emendas do Legislativo?.............................................................................20  Uma vez aprovado, o oramento imutvel?.............................................20  H algum percentual mnimo para o FIA?...................................................21  Como participar do oramento?. .................................................................21  Como fazer o planejamento?. .....................................................................22  E o planejamento especfico para o FIA?. ..................................................23 

z z z z z z z

z z z z z z z z z z z

z z z

Como fazer o Plano de Ao?.....................................................................24  E o Plano de Aplicao?..............................................................................25  E se, mesmo com a participao ativa do Conselho dos Direitos, os programas dos planos de ao e aplicao no forem includos no oramento?.............................................................................................26 Doaes ao FIA.......................................................................................27  Como funcionam as doaes?....................................................................27  Que doaes so dedutveis do IR?. ..........................................................27  Quais os requisitos para que essa doao seja regular?...........................28  E as doaes casadas?. .............................................................................30  Questes pontuais..............................................................................32  Conselhos Tutelares: remunerao.............................................................32  Como ficam as despesas com formao dos Conselheiros?. ....................33  Concluso.  ..............................................................................................35 Referncias e fontes de consulta recomendadas...............37 

z z z z z z z z z z

Apresentao
Lugar de criana
O Ministrio Pblico/SC e o Tribunal de Contas do Estado/SC objetivam com esta cartilha instrumentalizar a participao dos conselhos e da sociedade em geral, proporcionando conhecimentos a respeito do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente (FIA) e seu funcionamento. A ideia surgiu durante a realizao do CIJ Itinerante evento promovido pelo MP/SC atravs do Centro de Apoio Operacional e as Promotorias de Justia da Infncia e Juventude, de junho a outubro de 2010, nas diversas regies do Estado em funo dos debates promovidos com os profissionais da rea da infncia e adolescncia. Busca-se, ento, mostrar quais so os atuais instrumentos, os conceitos bsicos relacionados ao planejamento, as peas a serem discutidas e elaboradas para a incluso dos programas no oramento municipal (plano de ao e plano de aplicao), orientando a utilizao do FIA para que atinja os objetivos estabelecidos pelo Estatuto da Criana e do Adolescente. Esta cartilha divide-se em 4 captulos, abordando os conceitos bsicos e funcionamento do FIA (1), tpicos relacionados ao oramento e planejamento (2), as doaes e assuntos relacionados (3), e algumas questes pontuais (4), selecionadas em funo dos inmeros questionamentos apresentados no CIJ Itinerante.
Conselheiro Wilson Rogrio Wan-Dall Presidente

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

tribunal de contas de santa catarina

Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente (FIA): conceitos bsicos e funcionamento


1.1.  Qual a estrutura que o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) prev para implementao das polticas pblicas especficas para crianas e adolescentes? ECA
Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA) Conselho Tutelar Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

rgo deliberativo e controlador das aes

rgo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos

Segregao de parcela da receita oramentria para programas de atendimento

Na atividade de planejamento (captulo 2, desta cartilha), esta estrutura instituda pelo ECA deve funcionar de forma harmnica com: z o Conselho Tutelar fornecendo informaes do trabalho de campo, dos problemas mais crticos, de forma fundamental para o adequado diagnstico; z o Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente com representantes do governo e da sociedade, analisando todas estas informaes e a realidade social, elegendo prioridades, traando metas, distribuindo os recursos do FIA da melhor forma para aquela comunidade; z e o FIA, como ser abordado durante este captulo, servindo para concentrar os recursos que estaro disponveis para a execuo de polticas pblicas especficas para crianas e adolescentes.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

importante frisar que no h hierarquia entre os conselhos: cada qual tem sua competncia e rea de atuao, e devem trabalhar de forma harmnica e integrada para que o Sistema da Proteo Integral possa ser efetivamente implementado.

1.2. O que o FIA?


O Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente (FIA) previsto pelo ECA (Lei no 8.069/90), que estabelece a criao (deve ser por lei especfica de cada ente) e sua manuteno como diretriz:
Art. 88. So diretrizes da poltica de atendimento: [...] IV manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do adolescente; (grifo nosso)

Tendo natureza jurdica de fundo, obedece, para todos os efeitos, s normas gerais de Contabilidade Pblica, das quais se destaca a Lei no 4.320/64:
Art. 71. Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam realizao de determinados objetivos ou servios, facultada a adoo de normas peculiares de aplicao. (grifo nosso)

Como caractersticas bsicas, podem-se elencar: 1) vinculado ao Conselho dos Direitos da Criana e Adolescente; 2) deve haver um nico Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente; 3) no possui personalidade jurdica; 4)  deve ser criado por Lei, devendo explicitar suas fontes de receitas, seus objetivos e finalidades; 5)  integra o oramento pblico, para todos os efeitos, sujeito s regras gerais de execuo oramentria; 6)  conta bancria especfica para movimentao dos recursos; 7) oramento que possibilite a execuo dos planos de ao e aplicao; 8)  gestor nomeado pelo Poder Executivo (ordenar despesas, emitir empenhos, cheques, prestar contas etc.); 9)  sujeito Controle Interno (do Poder Executivo e do Conselho dos Direitos) e Controle Externo (Poder Legislativo, Tribunal de Contas e Ministrio Pblico).

10

tribunal de contas de santa catarina

A posio do TCE/SC refora este entendimento, como possvel verificar atravs de seus prejulgados (ver Prejulgados TCE/SC nos 1262, 1896 e 2005, dispostos na ntegra como anexo desta cartilha), dos quais se destaca:
O fundo especial, criado nos termos do art. 71 da Lei no 4.320/64, no possui personalidade jurdica prpria e est sempre atrelado a um determinado rgo da Administrao Pblica, ao qual compete a gesto do ento fundo criado. Assim, no possvel designar gestor particular especfico para gerir tal fundo. (Prejulgado TCE/SC no 1262, Processo CON-02/04992990)

1.3.  Que recursos podem ser utilizados atravs do FIA?


O FIA pode receber recursos de natureza diversa, a exemplo daqueles previstos pelo Estatuto da Criana e Adolescente, conforme especificado a seguir, sem prejuzo de outras fontes acrescidas pela legislao municipal (ver item 1, do Prejulgado TCE/SC no 1681): a)  recursos pblicos em geral, incluindo os repasses realizados pela Prefeitura respectiva; b)  doaes de pessoas fsicas e jurdicas, sejam elas de bens materiais, imveis ou recursos financeiros (inclusive aquelas dedutveis do Imposto de Renda); c) rendimento de aplicaes financeiras; d) recursos provenientes de multas e outros que lhe forem destinados.

1.4. Quem responsvel pelo FIA?


Para responder esta pergunta, fundamental diferenciar os dois agentes principais envolvidos na movimentao do FIA:
Gestor do FIA (Ordenador de despesas) Nomeado pelo Chefe do Poder Executivo. Emisso de empenhos, cheques, prestao de contas etc. Conselho de Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA) rgo deliberativo paritrio, com representantes do Governo e da sociedade. Decidir sobre a aplicao de recursos do FIA, escolhendo programas, elaborando planos de ao e aplicao e chancelando projetos.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

11

A respeito da responsabilidade e do poder de deciso, os Prejulgados TCE/SC nos 1681 e 1885 dispem:
O Conselho vai dizer o quanto de recursos ser destinado para tal programa de atendimento e o rgo pblico ir proceder liberao e ao controle dos valores dentro das normas legais e contbeis. (Prejulgado TCE/SC no 1681, item 3, Processo CON-05/00113750) O art. 260 da Lei Federal no 8.069/90 designa os Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente como rgos deliberativos e controladores das aes para a ateno a infncia e juventude, cabendo aos mesmos a captao e a aplicao dos recursos do Fundo da Infncia e Adolescncia (FIA), que devem ser destinados execuo da poltica de proteo especial criana e ao adolescente. (Prejulgado TCE/SC no 1885, item 1, Processo CON-07/00112812)

1.5. Como os recursos do FIA podem ser aplicados?


O Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (Conanda), no exerccio de sua competncia legal prevista no ECA, vem estabelecendo diretrizes para a adequada aplicao dos recursos que transitam no FIA, devendo ser observado pelos conselhos municipais. Uma das recentes diretrizes foi materializada atravs da Resoluo Conanda no 137/10, que estabelece algumas vedaes, sempre buscando o direcionamento eficiente destes recursos:
Art. 16. Deve ser vedada a utilizao dos recursos do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente para despesas que no se identifiquem diretamente com a realizao de seus objetivos ou servios determinados pela lei que o instituiu, exceto em situaes emergenciais ou de calamidade pblica previstas em lei. Esses casos excepcionais devem ser aprovados pelo plenrio do Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente. Pargrafo nico. Alm das condies estabelecidas no caput, deve ser vedada ainda a utilizao dos recursos do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente para: I a transferncia sem a deliberao do respectivo Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente; II pagamento, manuteno e funcionamento do Conselho Tutelar; III manuteno e funcionamento dos Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente;

12

tribunal de contas de santa catarina

IV o financiamento das polticas pblicas sociais bsicas, em carter continuado, e que disponham de fundo especfico, nos termos definidos pela legislao pertinente; e V investimentos em aquisio, construo, reforma, manuteno e/ou aluguel de imveis pblicos e/ou privados, ainda que de uso exclusivo da poltica da infncia e da adolescncia. (grifo nosso)

Verifica-se que a inteno realmente concentrar os recursos para aes voltadas ao efetivo atendimento da criana e do adolescente, com polticas pblicas especficas de mdia e alta complexidade. Entendimento que se coaduna com o do TCE/SC, conforme segue:
Os recursos do Fundo de Direitos da Criana e do Adolescente devem ser empregados exclusivamente em programas, projetos e atividades de proteo socioeducativos voltados ao atendimento da criana e do adolescente. (Prejulgado TCE/SC no 1832, Processo CON-06/00168506)

Citam-se como exemplos de despesas regulares:


Programas e projetos Para atender crianas e adolescentes em situao de risco pessoal e social como, por exemplo, usurios de substncias psicoativas e vtimas de maus tratos. Conselheiros dos Direitos, Conselheiros Tutelares, alm de profissionais envolvidos com os direitos da criana e do adolescente precisam ser qualificados para trabalhar de acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente. Cumprindo o art. 260 do ECA, esta a nica despesa obrigatria do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente. O incentivo poder ser feito atravs de campanhas e eventos. O Conselho dos Direitos poder financiar, utilizando o FIA, as pesquisas que julgar necessrias efetivao do atendimento. Divulgao para a sociedade, nos mais diversos meios, do ECA. Ver exemplos de divulgao na parte final desta cartilha (Referncias e fontes de consulta recomendadas).

Formao de pessoal

Incentivo guarda e adoo

Estudos e diagnsticos

Divulgao dos Direitos da Criana e do Adolescente

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

13

Ressalta-se que pelas diretrizes estabelecidas pelo Conanda (Resoluo n 137/10) no possvel o FIA repassar recursos para entidades com o objetivo de adquirir equipamentos (computadores por exemplo), exceto quando for destinado ao atendimento propriamente dito (servios), tais como programas especficos de preveno e proteo especial, socioeducativas e orientao, apoio, promoo familiar, voltados para as crianas, adolescentes e s suas famlias. Estes programas especficos que envolvem o repasse de recursos do FIA devem ser necessariamente chancelados pelo CMDCA, conforme exposto na pergunta 3.4 desta cartilha.
o

1.6. Que recursos podem integrar o FIA?


O Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, atravs da Resoluo no 137, de 21 de janeiro de 2010, elencou de forma bastante esclarecedora os possveis recursos do FIA, conforme segue:
Art. 10. Os Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente devem ter como receitas: I recursos pblicos que lhes forem destinados, consignados no Oramento da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, inclusive mediante transferncias do tipo fundo a fundo entre essas esferas de governo, desde que previsto na legislao especfica; II doaes de pessoas fsicas e jurdicas, sejam elas de bens materiais, imveis ou recursos financeiros; III destinaes de receitas dedutveis do Imposto de Renda, com incentivos fiscais, nos termos do Estatuto da Criana e do Adolescente e demais legislaes pertinentes; IV contribuies de governos estrangeiros e de organismos internacionais multilaterais; V o resultado de aplicaes no mercado financeiro, observada a legislao pertinente; e VI recursos provenientes de multas, concursos de prognsticos, dentre outros que lhe forem destinados. (grifo nosso)

Essas so as possibilidades de receitas do FIA, ressalvando-se que a Lei criadora do Fundo poder prever outras fontes de recursos.

14

tribunal de contas de santa catarina

1.7. preciso um contabilista especfico para o FIA?


No. Caracterizando-se apenas como uma repartio da receita do Municpio, o Contador da Prefeitura pode realizar os registros e elaborar as demonstraes necessrias. Destaca-se que os Fundos no possuem personalidade jurdica, portanto, no possuem quadro prprio de pessoal. Neste sentido, o Prejulgado TCE/SC no 1896:
[...] 3. recomendvel, em face da legislao vigente, que observem, no mnimo, a forma de Unidade Oramentria: a) o Fundo Municipal da Criana e do Adolescente ou equivalente; [...] 4. recomendvel, em face do princpio da economicidade e para evitar despesas desnecessrias com o pagamento de honorrios de contabilista, aquisio de programas de computador e outras despesas, conforme o caso, proceder mediante lei: a) a incorporao contabilidade central do Ente dos fundos constitudos como unidades oramentrias, no vinculados a transferncias de recursos federais e/ou estaduais; [...] 5. Qualquer que seja a sua forma de estruturao, os fundos devem manter controles oramentrios, bancrios (atravs de conta especfica), contbeis e extracontbeis, de modo a permitir a qualquer tempo a verificao da comprovao da origem dos recursos recebidos e de sua aplicao nas finalidades previstas em lei, a cargo dos rgos e entidades repassadores dos recursos, do controle interno, do controle externo, assim como a emisso de relatrios gerenciais. (grifo nosso)

1.8. Os gastos com sade, educao e assistncia j no atenderiam a necessidade de polticas pblicas para crianas e adolescentes?
No, conforme dispe o art. 260, 5o, do ECA (includo pela Lei no 12.010/09):
5o. A destinao de recursos provenientes dos fundos mencionados neste artigo no desobriga os Entes Federados previso, no oramento dos respectivos rgos encarregados da execuo das polticas pblicas de assistncia social, educao e sade, dos recursos necessrios implementao das aes, servios e programas de atendimento a crianas, adolescentes e famlias, em respeito ao princpio da prioridade absoluta estabelecido pelo caput do art. 227 da Constituio Federal e pelo caput e pargrafo nico do art. 4o desta Lei.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

15

Desta forma, o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente deve concentrar seus esforos em aes e programas especficos, sendo que as polticas pblicas de assistncia social, educao, sade, esporte e cultura continuam sendo executadas normalmente pelo ente pblico, conforme quadro que segue:
Polticas Pblicas de Sade, Educao , Assistncia Social, Esporte e Cultura Programas especficos voltados infncia e adolescncia Fundo de Sade; Fundo de Assistncia Social; z Fundaes etc.
z z

Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

16

tribunal de contas de santa catarina

FIA e oramento
2.1. Qual a relao do FIA com o oramento?
A relao do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente com o oramento pblico direta, ou seja, o primeiro faz parte do segundo. A execuo das aes de responsabilidade do FIA devem passar necessariamente pelo planejamento, ou seja, includas no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). Desta forma, o FIA integra o oramento pblico e est sujeito s regras gerais de execuo oramentria, ou seja, tudo deve passar pelo oramento, seja atravs da pea original, seja por crditos adicionais.

2.2. O que oramento?


Cabe registrar, inicialmente, que o oramento pblico no pode ser visto apenas como uma mera formalidade legal, ou seja, deve ser um verdadeiro instrumento de planejamento, possibilitando que o ente pblico atinja as suas metas e objetivos. Porm, se essas metas e objetivos no forem devidamente traadas, fatalmente no sero atingidas, ou seja, entre as promessas de campanha e a boa administrao, existe um fator fundamental: o planejamento (oramento). Para a definio de oramento pblico adotam-se as palavras de Aquino de Andrade1:
Oramento pblico ou oramento-programa a materializao do planejamento do Estado, quer na manuteno de sua atividade (aes de rotina), quer na execuo de seus projetos (aes com incio, meio e fim). Configura o instrumento do Poder Pblico para expressar seus programas de atuao, discriminando a origem e o montante dos recursos (receitas) a serem obtidos, bem como a natureza e o montante dos dispndios (despesas) a serem efetuados.
1

ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade Pblica na Gesto Municipal. 3. ed. So Paulo:  Atlas, 2007, p. 37.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

17

O oramento pblico , pois, o elo entre o planejamento e as funes executivas da organizao, em que a alocao de recursos visa consecuo de objetivos e metas.

Em suma, as aes do Estado devem ser planejadas, caso contrrio h srio risco dos recursos pblicos no serem geridos de forma adequada.

2.3.  Quais os instrumentos para o planejamento/ oramento?


A legislao aplicvel ao planejamento/oramento hoje , basicamente: 1)  Constituio Federal, arts. 165 a 169 (Lei Complementar deveria regulamentar a matria, conforme prescreve o art. 165, 9o, I, porm, ainda no editada); 2) Constituio Estadual; 3) Lei Orgnica Municipal; 4) Lei Complementar no 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal LRF); 5) Lei no 4.320/64; 6) Normas editadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN); 7) Normas editadas pelo TCE/SC. Atualmente, considerando a legislao vigente, o planejamento pblico est alicerado em trs instrumentos, conforme segue:

18

tribunal de contas de santa catarina

PPA Plano Plurianual


objetivos e metas (para 4 anos) despesas de capital; outras despesas decorrentes das despesas de capital; z para as despesas relacionadas aos programas de durao continuada (durao superior a um ano).
z z

LDO Lei de Diretrizes Oramentrias


metas e prioridades
z z

dorientar a elaborao da LOA; LRF Indica uma srie de questes que devem ser tratadas na LDO.

LOA Lei Oramentria Anual


materializao do planejamento  anuteno de sua atividade (aes de rotina), e execuo de m projetos (aes com incio, meio e fim); z especifica programas, discriminando a origem (receitas) e o montante dos dispndios (despesas).
z

2.4.  Quais os prazos para elaborao destes instrumentos?


De acordo com o texto constitucional, art. 35, 2o, incisos I, II e III, do ADCT, os prazos so os que seguem:
Projetos PPA* LDO LOA* Data final para remessa ao Legislativo 31/08 15/04 31/08 Data final para devoluo ao Executivo 22/12 17/07 22/12

* Outros prazos compatveis podero estar fixados nas Leis Orgnicas Municipais, no que tange ao Plano Plurianual e a Lei Oramentria Anual, conforme Prejulgado no 1716, do TCE/SC.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

19

2.5. Emendas do Legislativo?


As emendas ao projeto de lei do oramento anual somente podem ser aprovadas, conforme previsto na Constituio Federal, art. 166, nos seguintes casos: a) sejam compatveis com o PPA e com a LDO; b)  indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: z dotaes para pessoal e seus encargos; z servio da dvida; z transferncias tributrias constitucionais para Municpios; c)  sejam relacionadas com a correo de erros ou omisses ou com os dispositivos do texto do projeto de lei.

2.6. Uma vez aprovado, o oramento imutvel?


No. O oramento dinmico e pode ser alterado durante a execuo para se adaptar a questes especficas, atravs dos crditos adicionais. Estes crditos so autorizados pela Cmara de Vereadores e constituem autorizaes para despesa inicialmente no computadas ou com dotao insuficiente na Lei Oramentria, conforme segue:
Crditos adicionais suplementares destinados a reforo de dotao oramentria Crditos adicionais especiais destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica Crditos adicionais extraordinrios so os destinados a despesas urgentes e imprevisveis (guerra, perturbao interna e calamidade pblica)

Ressalta-se que os crditos adicionais devem ser compatveis com o PPA, LDO e LOA. Como exemplo, cita-se campanha para arrecadao para o FIA que no foi previsto no oramento original. Estes recursos devem transitar pelo oramento atravs de crditos adicionais, utilizando-se as fontes de recursos previstas no art. 43 da Lei no 4.320/64. No que tange possibilidade de alterao oramentria, tal procedimento deve ser realizado de acordo com a legislao vigente, lembrando sempre que para aprovao do oramento a sociedade foi consultada (atravs das

20

tribunal de contas de santa catarina

audincias pblicas). Dessa forma, em princpio, o que foi programado deve ser executado, salvo situaes justificveis e visando sempre o interesse pblico, finalidade nica de todo ato administrativo.

2.7. H algum percentual mnimo para o FIA?


Atualmente no h previso legal ou constitucional neste sentido. Analisando os oramentos municipais do Estado de Santa Catarina, constata-se que a destinao de recursos para o FIA representa, aproximadamente, 0,27% do oramento total dos entes municipais. H uma mobilizao nacional para mudar esta realidade. A 8a Conferncia Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, que ocorreu em Braslia/ DF (07 a 10/12/2009), resultou, entre outras, em 02 (duas) deliberaes:
62 Propor legislao que defina percentual fixo obrigatrio do oramento pblico e dos royalties da explorao dos recursos naturais (...), nas trs esferas da Federao, e que tipifique como crime de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa a no execuo oramentria. 63 Elaborao de lei para implementar, aperfeioar e unificar a metodologia Oramento da Criana e do Adolescente (OCA), incorporando essa matriz na elaborao no ciclo oramentrio nos trs nveis federados, assegurada a capacitao continuada dos conselheiros dos direitos e demais operadores do Sistema de Garantia de Direitos, para que realizem seu acompanhamento. (grifo nosso)

Desta forma, no que pese no existir atualmente uma previso legal neste sentido, alguns setores da sociedade reivindicam alteraes do ordenamento vigente.

2.8. Como participar do oramento?


Um dos princpios que norteiam a Lei de Responsabilidade Fiscal a transparncia na gesto dos recursos pblicos, o qual se traduz em instrumentos de transparncia, como a exigncia de realizao de audincias pblicas, conforme dispe o art. 48, que segue:
Art. 48. So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respec-

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

21

tivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. Pargrafo nico. A transparncia ser assegurada tambm mediante: I incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao e discusso dos planos, lei de diretrizes oramentrias e oramentos; (grifo nosso)

Nestas oportunidades importante a participao dos conselheiros do CMDCA, no apenas para acompanhar o planejamento e sua execuo, mas tambm para sugerir as aes necessrias para o setor.

2.9. Como fazer o planejamento?


As etapas bsicas consistem em diagnosticar a realidade atual; definir os objetivos a serem alcanados, de forma objetiva e vivel; avaliar os recursos e estrutura disponveis; quantificao dos resultados a serem obtidos durante o processo; determinar as aes e metas que levaro ao fim desejado. preciso ainda, evidentemente, do efetivo comprometimento dos responsveis pela execuo.
1o Diagnstico 5o Acompanhar execuo 2o Plano de Ao e Aplicao

4o Acompanhar aprovao do Oramento

3o Apresentao da Proposta

Este ciclo funciona basicamente da seguinte forma: 1o Diagnstico atravs dos Conselhos (CMDCA e Tutelar), escolas, postos de sade, Vara da Infncia, organizaes no governamentais e sociedade em geral. Esta etapa primordial para a elaborao de um planejamento efetivo.

22

tribunal de contas de santa catarina

2o Elaborar os Planos de Ao e Aplicao, com metas claras, buscando solucionar os problemas diagnosticados. Devem-se definir as prioridades (principais problemas), as metas (quais resultados se quer alcanar) e quais aes para alcanar essas metas. o Apresentao dos Planos de Ao e Aplicao ao Executivo, para inclu3  so na proposta das leis oramentrias. o Acompanhar a elaborao e discusso do oramento nos Poderes Exe4  cutivo e Legislativo, e ainda, participar das Audincias Pblicas. 5o Solicitar ao Executivo os relatrios peridicos da execuo oramentria (bimestral) das dotaes para o FIA. Verificar o cumprimento do oramento junto aos encarregados da execuo dos programas selecionados. Finalmente, preciso sempre voltar ao diagnstico, verificando a eficincia das aes em execuo e as necessidades ainda no atendidas pelo planejamento vigente.

2.10. E o planejamento especfico para o FIA?


O planejamento a cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA), com a participao da sociedade em geral e da Administrao Pblica, dividido em duas etapas: o plano de ao e o plano de aplicao:

Plano de Ao/LDO

Plano de Aplicao/LOA

Definio de objetivos e metas com a especificao de prioridades que atendam a uma necessidade ou propsito especfico. A destinao dos recursos do Fundo, prioritariamente, deve ser para atender aos programas de proteo especial. Encaminhar para incluso na LDO.

Consiste na distribuio dos recursos por rea prioritria que atendam os objetivos e intenes de uma poltica definida no Plano de Ao, elaborado e aprovado pelo Conselho dos Direitos. Encaminhar para incluso na LOA.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

23

2.11. Como fazer o Plano de Ao?


O Plano de Ao deve ser amplo, envolvendo os diversos rgos da Administrao, em busca da soluo para os problemas diagnosticados. O foco neste plano o estabelecimento de metas para os problemas diagnosticados, conforme exemplificado a seguir:
Meta Toda criana de 7 a 14 anos na escola com evaso zero. Aes Recursos Prazo At maio de 2011. Responsvel Conselho Municipal dos Direitos da Criana.

Localizar crianas e Campanha de orientao adolescentes fora da s famlias para matricular escola e matriculseus filhos. las imediatamente. Campanha de orientao Garantir a s famlias para a permanncia da permanncia da criana, criana na escola. enfatizando os benefcios da escolarizao.

Trecho adaptado do Plano de Ao elaborado por Sandra Alves, advogada e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente de So Paulo (CMDCA/SP).

As metas estabelecidas no Plano de Ao sero incorporadas na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), servindo de parmetro para elaborao do Plano de Aplicao. importante ressaltar que, no caso do diagnstico apontar a necessidade do direcionamento de polticas pblicas bsicas para o alcance das metas [necessidade de transporte escolar (Secretaria da Educao), bolsa-famlia para garantir a manuteno da criana na escola (Secretaria de Assistncia Social), o CMDCA pode oficiar aos rgos competentes para que garantam o direcionamento destas aes, em respeito ao princpio da prioridade absoluta aos Direitos da Criana e do Adolescente. Recomenda-se consulta ao stio do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (Conanda), bem assim aos demais municpios que j realizaram trabalhos interessantes neste segmento, para o estudo dos planos de ao e a devida adaptao realidade de cada municpio.

24

tribunal de contas de santa catarina

2.12. E o Plano de Aplicao?


Inicialmente, estima-se a receita, com base no ano anterior, projees etc. No caso do FIA, h possibilidade de projetar a receita de eventuais campanhas de arrecadao. Depois se fixa a despesa de acordo com a receita. O funcionamento idntico ao procedimento de elaborao do oramento pblico. Desta forma, pode-se afirmar que o Plano de Aplicao consiste na distribuio dos recursos por rea prioritria que atendam os objetivos e intenes de uma poltica definida no Plano de Ao, elaborado e aprovado pelo Conselho dos Direitos. importante salientar que no Plano de Aplicao obrigatria a indicao da respectiva fonte de recurso a ser utilizada em determinado projeto ou atividade. A liberao dos recursos existentes no Fundo s poder ocorrer mediante um Plano de Aplicao, o qual dever ser aprovado pelo Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente e includo no oramento pelo Chefe do Poder Executivo. Como exemplo, o oramento adaptado do FIA de um municpio catarinense para 2009 (classificao econmica):
RECEITAS 1 Receitas Correntes 1.1 Receita Tributria 1.2 Receita Patrimonial 1.3 Transferncias Correntes 1.4 Outras Receitas Correntes Subtotal Total VALOR R$ DESPESAS 2.156.914,00 1 Despesas Correntes 5.109,00 1.1 Pessoal e Encargos 2.071.910,00 55.629,00 2.156.914,00 3.658.914,00 Total 3.658.914,00 VALOR R$ 2.978.914,00 300.000,00

24.266,00 1.2 Outras Despesas Correntes 3.358.914,00

(+) Transferncias Financeiras Recebidas 1.502.000,00

essencial que o CMDCA conte com o suporte da Administrao Pblica para elaborao do plano de aplicao e oramento propriamente dito, com a disposio do pessoal responsvel pelo planejamento no mbito municipal (por exemplo, Controle Interno, Contabilidade, Secretaria da Fazenda etc.).

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

25

2.13. E se, mesmo com a participao ativa do Conselho dos Direitos, os programas dos planos de ao e aplicao no forem includos no oramento?
O Conselho deve ter tudo registrado atravs de documentos: z solicitar que o Executivo indique algum da rea de planejamento para participar das reunies que vo discutir os planos de ao e aplicao (protocolizar o referido ofcio); z participar das audincias pblicas oramentrias (ter cpia das atas, para comprovar o comparecimento); z quando da entrega dos planos de ao e aplicao ao executivo, documentar via protocolizao etc. Fazendo desta forma, os rgos encarregados pelo controle a exemplo do Ministrio Pblico e do TCE tero instrumentos para adotar as medidas legais cabveis.

26

tribunal de contas de santa catarina

Doaes ao FIA
3.1. Como funcionam as doaes?
Qualquer pessoa fsica ou jurdica pode efetuar doaes ao Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, sejam elas de bens materiais, imveis ou recursos financeiros, cabendo registrar que essas doaes no esto sujeitas a limites, sendo atos de mera liberalidade do doador. Diferentemente ocorre com as doaes que so dedutveis do Imposto de Renda (IR), que devem seguir basicamente os seguintes procedimentos: a)  Caso o contribuinte queira efetuar uma doao dentro do limite de deduo previsto na legislao, dever efetuar uma simulao da sua Declarao do Imposto de Renda, para estabelecer o valor da referida doao; b) escolher o FIA para o qual deseja efetuar uma doao em moeda; c) verificar junto ao mesmo os dados bancrios para depsito; d)  efetuar o depsito na referida conta at o dia 31 de dezembro, para que a deduo possa ser utilizada na Declarao do Imposto de Renda do ano-calendrio do depsito; e)  remeter cpia do depsito ao Conselho dos Direitos, juntamente com seus dados pessoais; f)  solicitar que o Conselho dos Direitos remeta o recibo confirmando a doao efetuada, conforme formulrio prprio.

3.2. Que doaes so dedutveis do IR?


O art. 260 do ECA disciplina tais doaes, nos seguintes termos:
Art. 260. Os contribuintes podero deduzir do imposto devido, na declarao do Imposto sobre a Renda, o total das doaes feitas aos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente nacional, estaduais ou municipais devidamente comprovadas, obedecidos aos limites estabelecidos em Decreto do Presidente da Repblica.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

27

H endereos eletrnicos que permitem verificar o valor limite para deduo do Imposto de Renda Pessoa Fsica, a exemplo da Receita Federal do Brasil2, nos quais possvel realizar o clculo de acordo com as particularidades do doador. Para exemplificar a matria, segue uma simulao:
Rendimento anual: 8.000,00 x 12 (-) 2 Dependentes: 1.808,28 x 2 (-) Previdncia Oficial (-) Plano de Sade: 300,00 x 12 Base de Clculo do IR Imposto de Renda: 27,50% (-) Parcela a deduzir IR Devido Limite dedutvel para doao ao FIA 6% 96.000,00 (3.616,56) (10.560,00) (3.600,00) 78.223,44 21.511,45 (8.313,35) 13.198,10 791,89

Desta forma, constata-se que as referidas doaes podem representar uma receita bastante significativa do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, cabendo ao Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente fomentar essas doaes. Por fim, cabe registrar que essas doaes tambm podem ser realizadas por pessoas jurdicas tributadas pelo Lucro Real, conforme disposies e limites legais vigentes.

3.3.  Quais os requisitos para que essa doao seja regular?


Os requisitos para uma doao regular so: a)  as doaes devem ser efetuadas diretamente ao Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente; b)  o fundo deve emitir comprovante em favor do doador, especificando o nome, o nmero de inscrio no CNPJ ou no CPF do doador, a data e o valor recebido, alm do nmero de ordem do comprovante, o nome,
2

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atrjo/simulador/telaoptmenanu.htm 

28

tribunal de contas de santa catarina

o nmero de inscrio no CNPJ, o endereo do emitente, e ser firmado por pessoa competente para dar a quitao da operao; c) as contribuies devem ser depositadas em conta especfica do FIA. Modelo

Ressalta-se que no caso de doao em bens, conter a identificao desses bens, mediante sua descrio em campo prprio ou em relao anexa, que informe tambm se houver avaliao e, em caso positivo, identificar os responsveis pela avaliao com indicao do CPF (se pessoa fsica) ou do CNPJ (se pessoa jurdica). Sobre as doaes, a Resoluo do CONANDA no 137/10 dispe:
Art. 21. O Gestor do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, nomeado pelo Poder Executivo [...], deve ser responsvel pelos seguintes procedimentos, entre outros inerentes ao cargo: [...] IV fornecer o comprovante de doao/destinao ao contribuinte, contendo a identificao do rgo do Poder Executivo, endereo e nmero de inscrio no CNPJ no cabealho e, no corpo, o no de ordem, nome completo do doador/destinador, CPF/CNPJ, endereo, identidade, valor efetivamente recebido, local e data, devidamente firmado em conjunto com o Presidente do Conselho, para dar a quitao da operao;

Deve-se informar anualmente Receita Federal do Brasil relao de todas as doaes recebidas, contendo nome e CPF ou CNPJ dos doadores, a especificao (se em dinheiro ou bens) e os valores, individualizados ms a ms, atravs do programa Declarao de Benefcios Fiscais (DBF), conforme prescreve a Instruo Normativa RFB no 789, de 30 de novembro de 2007.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

29

A falta de emisso do comprovante ou da entrega anual da referida declarao sujeita o responsvel as penalidades legais.

3.4. E as doaes casadas?


A matria atualmente regulamentada pela Resoluo do Conanda no 137/10 (arts. 12 e 13):
Art. 12. A definio quanto utilizao dos recursos dos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente, em conformidade com o disposto no art. 7o, deve competir nica e exclusivamente aos Conselhos dos Direitos. 1o Dentre as prioridades do plano de ao aprovado pelo Conselho de Direitos, deve ser facultado ao doador/destinador indicar, aquela ou aquelas de sua preferncia para a aplicao dos recursos doados/destinados. 2o As indicaes previstas acima podero ser objeto de termo de compromisso elaborado pelo Conselho dos Direitos para formalizao entre o destinador e o Conselho de Direitos. Art. 13. Deve ser facultado ao Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente chancelar projetos mediante edital especfico. 1o Chancela deve ser entendida como a autorizao para captao de recursos aos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente destinados a projetos aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente, segundo as condies dispostas no art. 9o desta Resoluo. 2o A captao de recursos ao Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, referida no pargrafo anterior, dever ser realizada pela instituio proponente para o financiamento do respectivo projeto. 3o Os Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente devero fixar percentual de reteno dos recursos captados, em cada chancela, de no mnimo 20% ao Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente. 4o O tempo de durao entre a aprovao do projeto e a captao dos recursos no dever ser superior a 2 (dois) anos. 5o Decorrido o tempo estabelecido no pargrafo anterior, havendo interesse da instituio proponente, o projeto poder ser submetido a um novo processo de chancela. 6o A chancela do projeto no deve obrigar seu financiamento pelo Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, caso no tenha sido captado valor suficiente.

30

tribunal de contas de santa catarina

importante ressaltar que: a)  o CMDCA pode estabelecer percentual superior a ser retido no FIA, alm do mnimo de 20% (h CMDCA catarinenses que estabeleceram 30% ou mais); b)  chancela para projetos aprovados pelo CMDCA, com vigncia mxima de 2 anos para captao dos recursos pblicos. c)  tratando-se de recursos pblicos (que seriam recolhidos pela Receita Federal atravs do IR), torna-se essencial o acompanhamento e fiscalizao do CMDCA na regular aplicao destes recursos pblicos, de acordo com o projeto aprovado, e com a respectiva prestao de contas.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

31

Questes pontuais
4.1. Conselhos Tutelares: remunerao
O Estatuto da Criana e do Adolescente, aprovado pela Lei no 8.069/90, assim prescreve sobre o tema:
Art. 134. Lei municipal dispor sobre local, dia e horrio de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto eventual remunerao de seus membros. Pargrafo nico. Constar da lei oramentria municipal previso dos recursos necessrios ao funcionamento do Conselho Tutelar. (grifo nosso)

Neste sentido, o entendimento deste Tribunal de Contas, conforme se observa do Prejulgado no 1054:
O Conselho Tutelar, segundo a definio do Estatuto da Criana e do Adolescente, rgo permanente e autnomo e seus membros no se classificam como servidores municipais ocupantes de cargos ou empregos pblicos, como tais entendidos na legislao e na doutrina, exercendo uma funo pblica temporria sujeita a mandato, no se justificando provimento de cargos efetivos ou em comisso com essa finalidade. Lei municipal dever disciplinar o funcionamento do Conselho Tutelar e fixar a remunerao dos seus membros, podendo ser fixado valor mensal quando houver dedicao exclusiva, no sendo permitida a acumulao com a remunerao de outro cargo, emprego ou funo pblicos, por aplicao do art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituio Federal, podendo optar pela remunerao do cargo efetivo. Constar da lei oramentria municipal previso dos recursos necessrios ao funcionamento do Conselho Tutelar, nos termos do pargrafo nico, do art. 134 da Lei Federal no 8.069, de 13 de julho de 1990. (grifo nosso)

Desta forma, a remunerao dos membros do Conselho Tutelar somente pode ocorrer nos termos de legislao especfica do ente.

32

tribunal de contas de santa catarina

4.2.  Como ficam as despesas com formao dos Conselheiros?


As despesas com capacitao e formao dos Conselheiros so regulares, conforme prescreve a Resoluo Conanda no 137/10:
Art. 15. A aplicao dos recursos do Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente, deliberada pelo Conselho de Direitos, dever ser destinada para o financiamento de aes governamentais e no governamentais relativas a: [...] IV programas e projetos de capacitao e formao profissional continuada dos operadores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criana e do Adolescente;

Registre-se, que no caso dos Conselheiros Tutelares, presente o interesse pblico, os mesmos tero direito a dirias, nos termos do Prejulgado no 1978:
Os membros do Conselho Tutelar que se ausentarem do Municpio em face da realizao de diligncias e/ou participao em eventos relacionados com matria de sua competncia e reconhecidos como de interesse relevante faro jus ao pagamento de dirias.

Por outro lado, os Conselheiros dos Direitos da Criana no podem receber dirias, tendo em vista que no so considerados servidores, e no foram excepcionados pela regra do Prejulgado citado anteriormente. Caso seja de interesse pblico, que um determinado Conselheiro dos Direitos da Criana participe de evento fora da sede do municpio, e que no mesmo evento esteja presente um servidor do quadro, este poder receber um adiantamento para custear as despesas de hospedagem e alimentao do referido Conselheiro.

Dirias & Adiantamentos


CMDCA Representante da Sociedade Conselho Tutelar

Integrante da Administrao Adiantamento: p/ despesas dos representantes da sociedade

Dirias

Dirias: para despesas prprias

No pode receber valores diretamente

Prejulgado TCE/SC no 1978

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

33

Traduzindo a soluo acima sugerida em um exemplo com valores: a)  2 Conselheiros do CMDCA participam de um evento de forma paritria (1 integrante da Administrao Pblica e 1 particular); b)  supondo a diria no valor de R$ 150,00 e um evento de dois dias, temse a seguinte situao:
CONSELHEIRO 1) integrante da Administrao Pblica VALORES 2 dirias (R$ 300,00) OBJETIVO para despesas prprias

Adiantamento (+/- R$ 300,00) para despesas do particular (2)

2) representante da Sociedade (particular) No recebe nada [despesas custeadas com o adiantamento (1)]

34

tribunal de contas de santa catarina

Concluso

Lugar de criana no oramento?


Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a to poucos. Winston S. Churchill

A ideia central desta cartilha relativamente simples: procurou-se instrumentalizar os profissionais e interessados com ferramentas para uma atuao mais efetiva nesta rea to carente, a defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente. A atual realidade, vivida e descrita com tanta clareza pelos que trabalham na rea conselheiros tutelares e do CMDCA, assistentes sociais, psiclogos, servidores e particulares revela o desamparo, o descaso, a omisso da sociedade organizada para com estes que representam o futuro do pas. A nobreza e inquestionvel emergncia da causa no torna a tarefa mais fcil: para enfrentar o postulado econmico bsico as necessidades humanas so ilimitadas; e os recursos, limitados preciso escolher. Escolher, atravs do planejamento, as aes que devem ser executadas, dentro das possibilidades, para alcanar determinado ideal no amanh. Este equilbrio entre as demandas e os recursos, buscando o ideal, dentro do possvel, que deve ser perseguido atravs do planejamento, com participao social efetiva e lcida, objetivando a defesa dos mencionados direitos. A citao utilizada para iniciar esta concluso no aleatria: se a atual realidade das crianas e adolescentes est como est, porque as prioridades foram direcionadas para outras reas, atendendo outros indivduos e interesses. So os adultos que, no observando o princpio da prioridade absoluta defendido pela Constituio e pelo ECA, atenderam at agora outros interesses, esquecendo dos indivduos em formao.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

35

esta dvida que se precisa saldar, a dvida que a maioria tem para com as futuras geraes, que so semeadas agora, crianas e adolescentes que necessitam de cuidados especiais e urgentes. Este atendimento prioritrio passa, necessariamente, pela disponibilizao de recursos, atravs de um oramento que respeite estes cidados em formao. preciso ainda, alm de transformar o oramento em lugar de crianas e adolescentes, garantir seu lugar na execuo oramentria, quando da materializao deste planejamento. Com um planejamento adequado, conforme se procurou orientar com este trabalho, possvel garantir este espao oramentrio, saldar esta dvida, proporcionar s crianas e adolescentes o tratamento que tanto precisam e merecem.

36

tribunal de contas de santa catarina

Referncias e fontes de consulta recomendadas


Esta cartilha foi idealizada como um projeto dinmico, utilizando a legislao vigente, obras publicadas, materiais disponveis na internet, contribuies dos participantes do CIJ Itinerante (promovido pelo MP/SC), posies do TCE/SC, entre outras fontes de consulta. Com este perfil, objetiva-se a constante atualizao e complemento, atravs de crticas, sugestes, pesquisas, e tudo mais que possa tornar esta cartilha mais til para os que trabalham na defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente.

Referncias
ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade Pblica na Gesto Municipal. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2007. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988. BRASIL. Lei Complementar no 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente Conanda. Resoluo no 137, de 21 de janeiro de 2010. Dispe sobre os parmetros para criao e o funcionamento dos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente e d outras providncias.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

37

BRASIL. Tribunal de Contas da Unio. Orientaes para conselhos da rea de assistncia social. Braslia: TCU, 2009. CARVALHO, Deusvaldo. Oramento e Contabilidade Pblica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. GIACOMONI, James. Oramento Pblico. 14. ed. ampliada, revista e atualizada. So Paulo: Atlas, 2007. JUND, Srgio. Administrao, Oramento e Contabilidade Pblica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. PARAN. Ministrio Pblico. Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justia da Criana e do Adolescente. Municpio que respeita a criana Manual de orientao aos gestores municipais. Curitiba: MPPR, 2009. SANTA CATARINA. Ministrio Pblico. Centro de Apoio Operacional da Infncia e Juventude. Manual do Promotor de Justia da Infncia e Juventude: Conselhos e Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente. Coordenado por Priscilla Linhares Albino; elaborao tcnica Mayra Silveira, Marlos Gonalves Terncio. Florianpolis: MPSC, 2010, v. 2. SANTA CATARINA. Tribunal de Contas. XI Ciclo de Estudos de Controle Pblico da Administrao Municipal. Florianpolis: Tribunal de Contas, 2009.

Stios
CONANDA  presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/conselho/ conanda CMDCA/SP  www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_ parceria/conselhos/cmdca/ Portal DCA  www.direitosdacrianca.org.br/conselhos/conselho-nacional-dosdireitos-da-crianca-e-do-adolescente MP/SC www.mp.sc.gov.br TCE/SC www.tce.sc.gov.br

38

tribunal de contas de santa catarina

Anexo 1 Prejulgados selecionados do TCE/SC


O prejulgado representa o entendimento do Tributal de Contas sobre determinada matria, conforme prescreve o Regimento Interno, aprovado pela Resoluo no TC-06/01: Art. 154. Considera-se prejulgado o pronunciamento prvio do Tribunal Pleno, de natureza interpretativa de direito em tese, em matria de competncia do Tribunal de Contas, com o objetivo de uniformizar a jurisprudncia. PREJULGADO N o 224  As despesas a serem realizadas conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente so aquelas pertinentes execuo das suas atividades, na forma da legislao aplicvel, em especial a Lei no 8.069, de 13/06/1990 (Estatuto da Criana). (Processo CON-TC0001851/40) 1262 O fundo especial, criado nos termos do art. 71 da Lei no 4.320/64, no possui personalidade jurdica prpria e est sempre atrelado a um determinado rgo da Administrao Pblica, ao qual compete a gesto do ento fundo criado. Assim, no possvel designar gestor particular especfico para gerir tal fundo. (Processo CON-02/04992990) 1681  1. Conforme o disposto no 2o do art. 260 da Lei no 8.069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente, os critrios de utilizao dos recursos do fundo, tanto daqueles oriundos de doaes ou dedues do imposto de renda, quanto dos provenientes de repasses de entes pblicos, devem ser fixados pelo Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente, atravs de plano de aplicao.  2. A administrao dos recursos tarefa exercida pelo rgo pblico designado pelo Chefe do Poder Executivo para a execuo oramentria e contbil do fundo.

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

39

 3. O Conselho vai dizer o quanto de recursos ser destinado para tal programa de atendimento e o rgo pblico ir proceder liberao e ao controle dos valores dentro das normas legais e contbeis. (Processo CON-05/00113750) 1832  1. O Fundo de Direitos da Criana e do Adolescente, institudo em cada ente da Federao, tem por objetivo receber recursos e realizar despesas para a consecuo dos objetivos pretendidos pelo art. 227 da Constituio da Repblica e pela Lei no 8.069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente.  2. O Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente rgo paritrio, com metade de seus membros representantes do Poder Pblico e a outra metade da sociedade civil, institudo em cada ente da Federao, com o objetivo de proporcionar condies de implementao dos direitos e garantias das crianas e dos adolescentes, devendo, alm de outras atribuies, gerir o Fundo de Direitos da Criana e do Adolescente.  3. Os recursos do Fundo de Direitos da Criana e do Adolescente devem ser empregados exclusivamente em programas, projetos e atividades de proteo scioeducativos voltados ao atendimento da criana e do adolescente.  4. A definio das despesas que podem ser custeadas com recursos do Fundo de Direitos da Criana e do Adolescente cabe ao seu gestor, a quem compete avaliar, no momento da autorizao da despesa, se o objeto do gasto est inserido nos programas, projetos e atividades de proteo socioeducativos voltados ao atendimento da criana e do adolescente, bem como se est em conformidade com os critrios de utilizao dos recursos do Fundo fixados pelo Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente. (Processo CON-06/00168506) 1885  1. O art. 260 da Lei Federal no 8.069/90 designa os Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente como rgos deliberativos e controladores das aes para a ateno a infncia e juventude, cabendo aos mesmos a captao e a aplicao dos recursos do Fundo da Infncia e Adolescncia-FIA, que devem ser destinados

40

tribunal de contas de santa catarina

execuo da poltica de proteo especial criana e ao adolescente.  2. impraticvel a doao de recursos financeiros para obras de melhoria da infraestrutura de uma entidade de ensino da rede pblica estadual atravs do Fundo da Infncia e Adolescncia do municpio-sede, podendo, outrossim, ser concretizada a obra, pelo particular, diretamente no educandrio necessitado. (Processo CON-07/00112812) 1896  1. de competncia do Ente criar fundo especial e atribuir-lhe a forma se unidade oramentria ou unidade gestora independente. O Ente deve atentar para as condies estabelecidas na legislao federal e/ou estadual quando se tratar de transferncia de recursos federais e/ou estaduais condicionada criao e funcionamento de fundo.  2. Dever ter a forma de Unidade Gestora independente quando se tratar de Fundo destinado a gerir: a) os recursos do Fundo Municipal de Sade, com vistas ao atendimento das aes e servios de sade, pela sua abrangncia e pelo volume de recursos que movimenta, e em face da EC no 29/00, das Leis (federais) nos 8.080 e 8.142, de 1990, do art. 25, inciso IV, letra b, da LRF e demais normas vigentes;b) os recursos do Regime Prprio de Previdncia dos Servidores Pblicos (RPPS), em face das disposies da Constituio Federal, da Lei Federal no 9.717, de 1998, e alteraes posteriores, e demais normas legais vigentes.  3. recomendvel, em face da legislao vigente, que observem, no mnimo, a forma de Unidade Oramentria: a) o Fundo Municipal da Criana e do Adolescente ou equivalente; e b) o Fundo Municipal de Assistncia Social ou equivalente.  4. recomendvel, em face do princpio da economicidade e para evitar despesas desnecessrias com o pagamento de honorrios de contabilista, aquisio de programas de computador e outras despesas, conforme o caso, proceder mediante lei: a) a incorporao contabilidade central do Ente dos fundos constitudos como unidades oramentrias, no vinculados a transferncias de recursos federais e/ou estaduais; b) a extino de fundos atualmen-

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

41

te existentes, cuja movimentao financeira seja insignificante, incorporando as atividades como aes ou programas especficos de rgo da estrutura do Poder Executivo Municipal.  5. Qualquer que seja a sua forma de estruturao, os fundos devem manter controles oramentrios, bancrios (atravs de conta especfica), contbeis e extracontbeis, de modo a permitir a qualquer tempo a verificao da comprovao da origem dos recursos recebidos e de sua aplicao nas finalidades previstas em lei, a cargo dos rgos e entidades repassadores dos recursos, do controle interno, do controle externo, assim como a emisso de relatrios gerenciais. (Processo CON-07/00397558) 2005  1. Os fundos especiais, por representarem a segregao de parcela da receita oramentria para a realizao de determinados objetivos ou servios, devem ser constitudos para atender s reas que requerem detida ateno por parte do Estado, como infncia, educao, sade e segurana, escolha essa que marca a poltica pblica do ente estatal. As demais atividades com menor impacto e repercusso social, como a construo de prdio pblico, devem ser tratadas nas dotaes oramentrias do ente;  2. O supervit financeiro apurado no exerccio anterior poder ser inserido na Lei Oramentria por meio da abertura de crdito suplementar, caso a dotao conste no oramento. Para tanto, faz-se necessrio que haja prvia autorizao legal e que a abertura se d por decreto, com a indicao da fonte de recursos financeiros e o seu valor, dada a vedao de abertura de crdito ilimitado.  3. Os fundos especiais devem ser constitudos mediante lei, observado o disposto nos arts. 167, IX, da Constituio Federal e 74 da Lei (federal) no 4.320/64. (Processo CON-09/00357479) 2006 Os fundos especiais, por representarem a segregao de parcela da receita oramentria para a realizao de determinados objetivos ou servios, devem ser constitudos para atender a reas que requerem detida ateno por parte do Estado, como infncia, educao, sade e segurana, escolha essa que marca a poltica

42

tribunal de contas de santa catarina

pblica do ente estatal. As demais atividades com menor impacto e repercusso social, como a construo de prdio pblico, devem ser tratadas nas dotaes oramentrias do ente. (Processo CON-09/00357550)

Oramento Pblico e o Fundo dos Direitos da Criana e do Adolescente

43

44

tribunal de contas de santa catarina

tribunal de contas de santa catarina


Diretoria-Geral de Planejamento e Administrao Diviso de Publicaes

Superviso Conselheiro Csar Filomeno Fontes edio e reviso Valdelei Rouver textos  Geraldo Jos Gomes

Eduardo Corra Tavares Luiz Cludio Viana

planejamento Grfico Ayrton Cruz

rea Tcnica do TCE/SC



Diretor-Geral de Controle Externo Carlos Tramontin

Diretor da Diretoria de Controle dos Municpios (DMU) Geraldo Jos Gomes

PEDIDOS DESTA PUBLICAO PARA: publicacoes@tce.sc.gov.br

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA

S-ar putea să vă placă și