Sunteți pe pagina 1din 4

1 NPS (Nveis de Presso Sonora): o que , como calcular adio e subtrao de efeitos de rudos

Como vocs podem ver em nossas aulas, necessrio estudar diversas reas e campos de conhecimento para se trabalhar nesta rea, inclusive clculos e frmulas, como o do NPS (Nvel de Presso Sonora), objeto de estudo desse artigo de nosso curso de Segurana do Trabalho. Em nosso meio, a Matemtica necessria para fazer clculos e testes para medir nveis, potncia, fatores e outras coisas especficas, que veremos ao longo de nosso curso. Um exemplo do uso da Matemtica na Segurana do Trabalho o que veremos nessa aula, sobre rudos, onde vamos usar diversas frmulas e clculos matemticos para mensurar nveis de rudos sonos, estipular o mximo de rudo em algum ambiente, checar se em um local os nmeros esto acima do que permitido, dentre outras coisas.

2 Nvel de presso sonora (NPS) em Segurana do Trabalho


Um, dos vrios, nveis que vamos medir o valor da presso sonora. Antes de mostrarmos a frmula, precisamosentender que no se trabalha com nmeros isolados, necessrio um nvel, um parmetro de referncia. Dizer que uma altura 1 metro ou mil metros no quer dizer nada. 1 metro a partir de uma montanha? Mil metros a partir do nvel do mar? Precisamos dizer, antes, um nvel padro. Para trabalharmos com nveis de presso, usamos um nmero chamado limiar de audibilidade, que a mnima de intensidade sonora que podemos ouvir. O som, portanto o rudo, est ligado aos valores de diferena de presso do ar, por isso medimos a intensidade de uma som em unidades de presso. O limiar de audibilidade do ser humano : E a frmula do NPS - Nvel de Presso Sonora, em Segurana do Trabalho, dada por: Desenvolvendo o logaritmo, ficamos com a expresso mais reduzida do NPS: Onde P a presso do local que queremos mensurar. A unidade do NPS o dB, o decibis. As curvas (ou circuitos) de compensao Nossos ouvidos no agem de uma maneira uniforme. Para baixos valores de decibis ele age de uma maneira, para valores intermedirios ou altos, ele age de maneira totalmente diferente.

Existem 4 nvels de compensao: Circuito A: para valores baixos de NPS (50dB) Circuito B: para valores medianos de NPS (75dB) Circuito C: para valores altos de NPS (100dB) Circuito D: para valores altssimos de NPS (120dB)

Esses nveis so comumente colocados em grficos, onde mostra a curva de equivalncia entre os circuitos. A seguinte tabela fornece uma relao de equivalncia (que o nmero de decibis em cada circuito, para que uma fonte sonora consiga fazer o mesmo efeito em um valor de frequncia): FREQNCIA (Hz) 31,5 63 125 250 500 1000 2000 4000 8000 Curva A dB(A) -39,4 -26,2 -16,1 -8,9 -3,2 +0,0 +1,2 +1,0 -1,1 16000 Curva B dB(B) -17,1 -9,3 -4,2 -1,3 -0,3 +0,0 -0,1 -0,7 -2,9 -6,6 Curva C dB(C) -3,0 -0,8 -0,2 +0,0 +0,0 +0,0 -0,2 -0,8 -4,4 -8,4

-8,5

Usaremos bastante a curva de compensao A quando formos calcular o valor resultante de NPS em um ambiente com mais de uma fonte sonora de rudo.

3 Clculo do NPS para adio de mais de uma fonte de rudo


Nem sempre existe somente um tipo de rudo, uma fonte de ondas sonoras. Se um trabalhador estiver submetido a mais de um som, o Nvel de Presso Sonora no simplesmente a soma, necessrio fazer alguns clculos matemticos para achar o valor do NPS equivalente. Vamos chamar o NPS pela letra L. Vamos supor que existam duas fontes de rudos, uma de valor maior e outra de valor menor, de nvel de presso sonara em dB:

Queremos calcular o NPS resultante dessas duas fontes: Seja ainda a diferena entre os dois rudos dadas por: Para cada valor dessa diferena, existe um correspondente valor de NPS, segundo a seguinte tabela: Diferena NPS da diferena 0 3

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16

2,6 2,1 1,8 1,5 1,2 1,0 0,8 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

Nesse ponto, aps calcular a diferena, consultamos a tabela para saber qual o NPS dessa diferena, que chamaremos de : Sabendo os NPS das fontes e o NPS da diferena, podemos encontrar o NPS resultante pela seguinte frmula:

4 Clculo do NPS para subtrao de mais de uma fonte de rudo


A principal utilidade do clculo de NPS para subtrao de fontes sonores, descobrir o NPS dos rudos de fundo, que nada mais so que rudos presentes em um ambiente de trabalho, ou seja, so rudos existentes naturalmente de um local. Por exemplo, em uma obra de construo civil, o som de fundo o som emitido quando no h nenhuma mquina, ferramenta ou pessoa em ao, o som ambiente, que em determinados locais pode ser alto e prejudicial segurana do trabalhador. Para calcular o NPS produzido por uma mquina, devemos fazer os seguintes procedimentos: Primeiramente, calculamos o NPS quando a mquina est funcionando. Ser o valor do rudo da mquina e do rudo de fundo: Em seguida, calculamos o NPS quando a mquina est desligada: Agora vamos calcular a diferena desses NPS, que o NPS do som de fundo: Essa diferena ocasionada pelo rudo de fundo. Assim como na adio, devemos consultar na tabela seguinte qual o valor de NPS para a diferena calculada, que chamaremos de:

Diferena 2 3 4 5 6

NPS da diferena 4,3 3,0 2,2 1,5 1,3

7 8 9 10

1,0 0,8 0,6 0,4

Portanto, para saber o NPS de uma mquina, devemos excluir o rudo de fundo. Obtemos ento a frmula da subtrao de NPS: Assuntos Matemtica Sonora, Rudos

para Segurana do Trabalho, NPS, Nvel de Presso

Nenhum comentrio:

S-ar putea să vă placă și