Sunteți pe pagina 1din 6

1

A Criao No incio Deus criou os cus e a terra. A terra era sem forma, vazia,
escura e coberta de gua. O Esprito de Deus flutuava sobre a gua. E Deus disse: Haja luz, e ela apareceu. Deus viu que a luz era boa. Ele separou a luz da escurido, e chamou a luz de dia e a escurido de noite. A tarde e a manh foram o primeiro dia. E Deus disse : "Que haja um grande espao entre as guas debaixo do cu e as de cima".

Deus existe mesmo? Como podemos saber? Se Deus fez tudo, quem fez Deus?Resposta

E Ele chamou o espao de "cu". A tarde e a manh foram o segundo dia. Deus disse: "Que as guas debaixo do cu se ajuntem em um lugar, e que haja um espao seco". Ele chamou o lugar seco de terra; e chamou de mares o ajuntamento de guas. Deus viu que isso era bom. E Deus disse: "Que a terra produza ervas, plantas e rvores frutferas"; e isso aconteceu, e Deus viu que tudo era bom. A noite tarde e a manh foram o terceiro dia. Deus disse: "Que haja luzes no cu para determinarem as estaes, os dias e os meses". Deus criou duas grandes luzes; o Sol para governar o dia, e a Lua para governar a noite. Ele criou tambm as estrelas, e as espalhou pelo cu para que iluminassem a Terra. Deus viu que isso era bom. A noite e a manh foram o quarto dia. Deus disse: "Que as guas fiquem cheias de criaturas vivas, e que as aves voem pelo cu". Deus criou grandes animais marinhos e tudo o que se move nas guas. Criou peixes e aves, e viu que tudo era bom, e os abenoou dizendo: "Sejam frutferos e se reproduzam". E a tarde e a manh foram o quinto dia. Deus disse: "Que a terra se encha de criaturas vivas". Ento ele criou os animais da terra, o gado e tudo que rasteja, para se reproduzirem; e Deus viu que isso era bom.

E Deus disse: "Faamos o homem nossa imagem e semelhana". E o


Senhor formou o homem do p da terra, e assoprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se uma alma vivente. Assim Deus criou o homem sua imagem. Ele criou o macho e a fmea. Deus chamou o primeiro homem de Ado; mais tarde, Ado chamou a mulher de Eva.

E Deus disse: "O homem deixar pai e me e se unir sua esposa, e sero uma s carne". Ado e Eva estavam nus, mas no se envergonhavam. Deus viu o que havia criado, e tudo era muito bom. A noite e a manh foram o sexto dia. Os cus e a terra ficaram prontos; no stimo dia Deus terminou seu trabalho. Ele abenoou esse dia e o santificou. Deus tambm criou um jardim no den, onde plantou rvores bonitas e frutferas por todos os lados.

Ele plantou duas rvores no meio do jardim: a rvore da Vida e a rvore


do Conhecimento do Bem e do Mal. O Senhor mandou que o homem cuidasse de tudo o que havia no Jardim do den, e deu-lhe uma ordem: "Voc pode comer vontade de todas as rvores, menos da rvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Jamais coma o fruto daquela rvore. No dia em que fizer isso, voc morre". Para mostrar quanto amava Ado e Eva, Deus supriu todas as suas necessidades, e um pouco mais, para que aproveitassem a vida ao mximo. Deu-lhes tambm a capacidade de fazer escolhas, e a chance de usar bem esta capacidade. Deus queria que Ado e Eva mostrassem quanto o respeitavam, obedecendo a uma ordem apenas: a de no comer de uma nica rvore. Ado e Eva podiam usufruir todas as coisas.

Para viverem felizes e em paz no lindo jardim, s precisavam confiar na sabedoria de Deus, e respeitar a autoridade dele. Deveriam ser gratos e felizes pela vida e liberdade que tinham. Mas a liberdade s traz alegria quando sabemos fazer boas escolhas. Muito antes de criar o homem, Deus tambm deu liberdade de escolha aos anjos que havia criado. Ele queria ser honrado pelos anjosque moravam no reino espiritualtanto quanto pelos homens. Quase todos os anjos decidiram seguir a Deus, e at hoje eles o adoram e obedecem, e ajudam muito as pessoas . Alguns anjos, no entanto fizeram uma pssima escolha. Eles rejeitaram o amor de Deus, e escolheram Lcifer o anjo mais bonito que existiapara ser o lder deles. Por ser arrogante e orgulhoso, Lcifer perdeu sua posio de honra junto ao trono de Deus. Por causa de sua rebeldia, foi expulso do Cu. Lcifer desafiou Deus, dizendo em seu corao : "Erguerei meu trono acima das estrelas de Deus. Eu serei igual ao Deus altssimo". Lcifer, tambm chamado na Bblia de Diabo e Satans, quer a adorao que pertence s a Deus. Satans engana as pessoas s para ser adorado por elas. Ele chega at mesmo a se disfarar de anjo de luz, mas suas mentir as e religies falsas causam dor, sofrimento e destruio. Ento Deus disse a Lcifer: "Voc vai ser lanado nas profundezas do Inferno".

A Queda da Humanidade
No lindo e recm-criado jardim, onde Ado e Eva moravam, Satans,
disfarado de serpente, encontrou-se com Eva. Esta serpente era mais astuta do que todos os animais que Deus havia criado. Ela perguntou a Eva: "Voc tem certeza que Deus disse para vocs no comerem de nenhuma rvore do jardim?" A mulher respondeu: "Podemos comer de todas as rvores, menos da que est no meio do jardim, porque Deus avisou: 'Se comerem daquela rvore, vo morrer'".

A serpente disse: "Vocs no morrero. Deus sabe que no dia em que comerem dessa rvore, seus olhos vo se abrir, e vocs sero iguais a ele, e vero a diferena entre o bem e o mal". A Bblia afirma que Satans o pai da Mentira e, claro, tentou enganar a mulher, e inventou mentiras sobre Deus. Quando a mulher viu que as frutas daquela rvore pareciam to saborosas, eram muito bonitas e a deixariam muito sbia, ela pegou uma, comeu e ofereceu para seu marido, que estava ali pertinho, e ele tambm comeu.

Imediatamente seus olhos se abriram e seu esprito morreu. Eles


perceberam que estavam nus, e ficaram envergonhados. Ento, juntaram folhas de figo e improvisaram uma roupa. Quando ouviram a voz de Deus no jardim, no frescor da tarde, Ado e Eva se esconderam entre as rvores. Eles haviam morrido espiritualmente e no estavam mais em comunho com o Senhor, pois confiaram em si mesmos, e no em Deus. Deus ento chamou: "Ado, onde voc est?" Ado respondeu: "Ouvi sua voz no jardim e fiquei com medo porque eu estava nu; ento me escondi". Deus perguntou: "Quem lhe contou que voc estava nu? Voc comeu da rvore proibida?" Ado respondeu: "A mulher que o senhor me deu me ofereceu a fruta e eu comi". O Senhor perguntou a Eva: "O que que voc fez?" Ela respondeu: "A serpente me enganou, e eu comi a fruta". Ento Deus disse serpente: "Por causa disso, voc ser maldita entre todos os animais, e vai passar o resto da vida rastejando e comendo p. Vou causar inimizade entre voc e a mulher, e o descendente dela esmagar sua cabea". Esta a primeira vez que a Bblia fala sobre a vinda do Salvador, nascido de mulher, para derrotar o Diabo. Deus disse a Eva: "Vou aumentar seu sofrimento. Voc vai sentir muitas dores quando tiver filhos, e ser dominada por seu marido".

E Deus disse a Ado: "Voc deu ouvidos sua mulher e comeu da rvore proibida. Por isso a terra est amaldioada, e pelo resto da vida voc vai ter que trabalhar duro para poder comer". "A terra vai produzir espinhos e ervas daninhas. E enquanto viver, voc vai ter que suar para ganhar o po de cada dia. Eu criei voc do p, e para o p voc voltar". Pgina 3

As roupas de folhas no cobriam Ado e


Eva. Deus, ento, lhes fez roupas de pele de animais. Deus precisou matar um animal para que o homem e a mulher tivessem com que se cobrir. Assim, por meio de Ado, o pecado e a morte entraram no mundo. Antes mesmo da criao do mundo, Deus tinha planejado perdoar a desobedincia humana com a morte de um inocente. Ele sabia que as pessoas, sendo tolas, rejeitariam suas orientaes e tentariam ser donas de suas vidas, mas fracassariam. Deus chama essa rejeio de pecado. No entanto, por amar o mundo, Deus planejou enviar um Salvador, que morreria para que todos fossem perdoados de seus pecados.

Deus expulsou Ado e Eva do jardim do den, e colocou anjos, chamados querubins, ao leste do jardim,e ps uma espada flamejante, que se virava em todas as direes, para guardar a rvore da Vida. No momento em que Ado pecou, todas as pessoas foram condenadas morte. Mas, na histria de Deus, a esperana nunca morre.

A famlia dividida de Caim e Abel

Eva ficou grvida e, ao dar luz um


menino, disse: "O Senhor me deu um filho homem". Ela deu criana o nome de Caim. Depois Eva teve outro filho, Abel. Abel decidiu ser pastor de ovelhas, e Caim escolheu ser lavrador. Num dia escolhido por Deus, Caim reuniu alguns produtos de sua lavoura e ofereceu-os ao Senhor. Abel, no entanto, ofereceu uma ovelhinha. Deus aceitou alegremente a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim. Caim ficou muito zangado, e Deus lhe perguntou: "Por que voc est com tanta raiva? Deus lembrou a Caim que o sacrifcio precisava ser feito com a morte de um animal. Assim como as folhas de figo no puderam cobrir o pecado de Ado e Eva, um sacrifcio feito com plantas e legumes, sem sangue, tambm no podia perdoar os pecados. eus explicou a Caim que ele tinha sido rebelde ao no oferecer um animal para o sacrifcio, pois no havia adorado conforme as orientaes dele. A Bblia diz que Abel confiava em Deus, mas Caim no confiava. Deus deixa bem claro na Bblia que sem derramamento de sangue no h perdo de pecados. o entanto, Caim se recusou a obedecer a Deus, e no sacrificou um animal. Ao contrrio, jogou a culpa em Abel, seu irmo. Quando estavam no campo, Caim atacou e matou Abel. Deus perguntou a Caim: "Onde est o seu irmo?" Caim respondeu: "No sei. Por acaso eu tenho que cuidar dele?" Deus insistiu: "O que que voc fez? O sangue de seu irmo clama a mim. Voc vai ser amaldioado na terra encharcada com o sangue de Abel; sangue derramado por suas mos". Caim se afastou da presena do Senhor. Sua rebeldia contra Deus causou o primeiro assassinato do mundo, e a primeira diviso em famlia. Mas Ado e Eva tiveram muitos outros filhos e filhas.

S-ar putea să vă placă și