Sunteți pe pagina 1din 5

Elimine as clicas do perodo menstrual com essas doze dicas

Conhea as massagens, os remdios e os truques que realmente fazem efeito


POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 05/03/2012

Share on emailShare on facebookShare on twitter 245

Mais de 50% das mulheres em idade frtil sentem calafrios s de olhar o calendrio e notar que a fase de clicas est chegando. Dos 12 aos 30 anos, esse um problema comum , afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clnica Chedid Grieco e chefe do setor de Reproduo Humana do Hospital Beneficncia Portuguesa. "O mal aparece em conseqncia das contraes realizadas pelo tero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo, mais fortes sero as clicas" , explica a mdica. Mas se voc j est cansada de saber o que est por trs de tanto sofrimento e quer mesmo arranjar uma soluo para ele, confira as solues simples e eficazes para acabar de vez com esse incmodo.

1 DE 12

Analgsicos e anti-inflamatrios Algumas mulheres tm clicas mensalmente. Para elas, lanar mo de algum remdio pode ser a melhor sada. Mas s faa isso depois de consultar um mdico, afirma a ginecologista do Hospital Beneficncia Portuguesa.

Clica menstrual pode alterar estrutura cerebral


Alteraes deixam o organismo mais suscetvel dor
POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 11/08/2010

Share on emailShare on facebookShare on twitter 51

As clicas menstruais so a desordem ginecolgica mais comum em mulheres em idade frtil. Caracterizadas pela dor na parte inferior do abdmen que comea no incio do fluxo menstrual, as clicas de estmulo contnuo podem causar alteraes no sistema nervoso, de acordo com um estudo do Instituto de Cincias e do Crebro da Yang-Ming University, em Taiwan. O estudo ser publicado na ntegra na edio de setembro da revista Pain.

Atravs da anlise de 32 pacientes que sofriam de clicas menstruais, os pesquisadores relataram mudanas anormais na estrutura do crebro, quando elas sentiam dores e at mesmo quando elas no se queixavam. O acompanhamento foi feito atravs de questionrios e de ressonncia magntica, que era feita quando as pacientes no apresentavam dores. Assim, mapas da massa cinzenta do crebro de cada voluntria foram criados e os pesquisadores puderam ver que houve variaes significativas no volume dessa massa cinzenta. Alm disso, diminuies anormais foram encontradas em regies envolvidas na transmisso da dor, significando maior processamento sensorial que afetava a regulao das regies envolvidas na modulao da dor e na regulao dos hormnios. O coordenador do estudo, o professor Jen-Chuen Hsieh, comentou: "Nossos resultados demonstram que as mudanas anormais em determinadas regies do crebro esto presentes em pacientes que costumam ter clicas menstruais mesmo no perodo em que no h dor. Isso mostra que no somente a dor fsica, mas tambm o perodo cclico em que elas ocorrem podem resultar em mudanas duradouras", que acrescentou ainda: "Esse estudo mostrou que o crebro adolescente mais vulnervel a dor menstrual, porm precisamos de mais estudos que mostrem o porqu dessa relao, bem como a interferncia hormonal no quadro clnico e se as alteraes cerebrais so reversveis ou no." Saiba mais

Ajuste seu treino ao ciclo menstrual Adapte seu cardpio s variaes hormonais Suspenda sua menstruao

Aliviando as clicas menstruais


Mais de 50% das mulheres em idade frtil sentem calafrios s de olhar o calendrio e notar que a fase de clicas est chegando. "Dos 12 aos 30 anos, esse um problema comum", afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clnica Chedid Grieco e chefe do setor de Reproduo Humana do Hospital Beneficncia Portuguesa. "O mal aparece em consequncia das contraes realizadas pelo tero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo da mulher, mais fortes so as clicas", explica a mdica. Mas se voc j est cansada de saber o que est por trs de tanto sofrimento e quer mesmo arranjar uma soluo para ele, confira algumas dicas de solues simples e muito eficazes para acabar de vez com esse martrio. 1. Analgsicos e anti-inflamatrios: "Algumas mulheres tm clicas mensalmente. Para elas,

lanar mo de algum remdio pode ser a melhor sada. Mas s faa isso depois de consultar um mdico", afirma a ginecologista do Hospital Beneficncia Portuguesa. 2. Anticoncepcionais base de hormnios: A plula ou outros mtodos do gnero tm ao comprovada contra as dores de quem pena com o fluxo muito intenso. Como ela diminui a intensidade do fluxo, as clicas tambm acabam diminuindo. 3. Massagens: Tcnicas que utilizam o calor (como a massagem de pedras) tm timo efeito contra as dores e os inchaos to comuns no perodo. As massagens ayurvdica, tuin, o shiatsu e a reflexologia melhoram a circulao e relaxam a musculatura, afirma a fisioterapeuta Andra Machado, gerente do Thalasso Spa da Praia do Forte (Bahia). 5. Exerccios fsicos: Quando treina, voc aumenta a dose de endorfina que circula no sangue. Esse hormnio provoca uma sensao de prazer e euforia, ajudando a esquecer o desconforto. Alm disso, o esforo fsico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue. "Fora isso, os lquidos retidos que causam o inchao, tanto da mama como do ventre, so mais bem drenados com o aumento da temperatura corporal e com a transpirao", afirma a especialista do Thalasso Spa. 6. Bolsa de gua quente: O calor alivia as dores porque relaxa os msculos, dilata os vasos capilares e produz o bem-estar.

S-ar putea să vă placă și