Sunteți pe pagina 1din 23

i i

i i

A Filosoa como Terapia Gramatical segundo Wittgenstein

Ana Cristina Serralheiro Falcato

2012

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

i i i

i i

i i

Covilh, 2012

F ICHA T CNICA Ttulo: A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein Autor: Ana Cristina Serralheiro Falcato Coleco: Artigos L USO S OFIA Design da Capa: Antnio Rodrigues Tom Composio & Paginao: Jos Maria Silva Rosa Universidade da Beira Interior Covilh, 2012

i i i

i i

i i

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein


Ana Cristina Serralheiro Falcato

ndice

1. Um tringulo de noes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. No Princpio era a Gramtica . . . . . . . . . . . . . . . . Bibliograa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

7 10 23

Resumo: Neste artigo explora-se a evoluo da concepo wittgensteiniana de Filosoa, seguindo o percurso das suas duas maneiras de pensar: entre o Tractatus Logico-Philosophicus e as Investigaes Filoscas, passando por alguns textos-charneira do perodo intermdio do seu trabalho losco. Dentre esses textos menores, um especialmente importante para se entender a sua compreenso da Filosoa como mtodo teraputico sobre a Linguagem: o Big Typescript de 1932-33. Nesse texto Wittgenstein defende um entendimento da Filosoa enquanto actividade de depurao dos malentendidos patenteados por uma sublimao abusiva de alguns usos
Ana Cristina Serralheiro Falcato (aniusca@hotmail.com); Doutoramento em Filosoa; Investigadora do Instituto de Filosoa da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa. reas de actuao: Filosoa da Linguagem, Filosoa da Literatura.

i i i

i i

i i

Ana Cristina Serralheiro Falcato

da linguagem corrente, que cabe ao lsofo recticar mediante uma anlise gramatical correctora dos mesmos. A partir desse ncleo fundamental de correco, a Filosoa entendida como uma metodologia teraputica do pensamento atravs de um exerccio ortopdico da expresso lingustica. Palavras-Chave: Filosoa, Terapia, Anlise Gramatical, Jogo de Linguagem, Forma de Vida. Abstract: This paper presents the way Wittgenstein understands the concept of Philosophy, following the evolution of his thought from what he called his rst way of thinking to his second way of thinking: between the Tractatus Logico-Philosophicus and the Philosophical Investigations. The paper also deals with some emblematic texts of his intermediate work. Among some minor texts of that period, one is particularly relevant to understand Wittgensteins notion of Philosophy as a method of linguistic therapy: the Big Typescript from 1932-1933. In it Wittgenstein defends that Philosophy should be no more nor less than an activity to clean-up and avoid those misunderstandings that arise when some daily uses of language are sublimed in ideal formulations. Accordingly, it is ascribed to the philosopher the task of correcting those misunderstandings through a grammatical analysis of some abusive applications of language. Philosophy is thus ascribed a role of therapy in clearing both language uses and human thinking. Keywords: Philosophy, Therapy, Grammatical Analysis, LanguageGame, Form of Life.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

1. U M TRINGULO DE NOES
O trabalho em losoa como, de vrios modos, o trabalho em arquitectura , na realidade, mais um trabalho sobre si prprio. Sobre a nossa prpria interpretao. Sobre o modo como vemos as coisas. (E sobre o que delas esperamos). L. W ITTGENSTEIN , Vermischte Bemerkungen.1 O presente trabalho foi concebido de forma a poder conectar dois conceitos axiais dentro do pensamento do segundo Wittgenstein, atravs da ponte esquemtica de um terceiro. A saber, os conceitos de Gramtica e de Terapia e o conceito de Filosoa. O percurso que zemos a par do pensamento do autor e que nos permitiu subtrair extenso dos conceitos de Terapia e de Gramtica uma franja comum de implicaes loscas derivada da prpria noo de Filosoa enquanto mtodo de anlise das formas de linguagem problemticas , constituiu um esforo de sntese, dentro de um pensamento difcil, sob a tutela do aforismo, como o prprio lsofo reconhece: Nunca consegui, seno pela metade, expressar o que quero expressar. Nem tanto, talvez apenas um dcimo. Isso ainda tem algum
In W ITTGENSTEIN , Ludwig. Vermischte Bemerkungen. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1977, p.27 (A traduo da nossa responsabilidade): Die Arbeit an der Philosophie ist wie vielfach die Arbeit in der Architektur eigentlich mehr die Arbeit an Einem selbst. An der eignen Auffassung. Daran, wie man die Dinge sieht. (Und was man von ihnen verlangt).
1

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

Ana Cristina Serralheiro Falcato

signicado. Muitas vezes, a minha escrita no mais do que um balbuceio.2 Wittgenstein reconhece ao conceito de Gramtica a partir de textos que remontam ao incio dos anos trinta, ou seja, ao perodo da sua retoma da actividade losca, como Philosophische Grammatik, The Big Typescript, The Blue Book ou The Brown Book (notas e compilaes de apontamentos de aulas) ou no texto das notas retiradas por Friedrich Waismann e organizadas por B.McGuinness, Wittgenstein und der Wiener Kreis (um escrito de compilao das suas conversas com membros do Crculo de Viena) um duplo estatuto: (1) A G RAMTICA a forma de estruturao que subjaz s frases e aos enunciados discursivos em que se incorporam as primeiras e para o sentido dos quais concorrem (portanto, frases e enunciados tm uma forma ou estrutura gramatical e os segundos obedecem a uma combinatria semanticamente estruturada a partir da forma das primeiras); E (2) G RAMTICA tambm um corpo de normas e de regras para a composio e concatenao dos elementos de uma molcula discursiva (por exemplo, um jogo de linguagem), arbitrariamente dispostas e ao abrigo das quais possvel fazer um exerccio de vericao analtica intradiscursivo da sua correco sintctica, quer dizer, da sua conformidade ou no conformidade com esse corpo de parmetros normativos. Ora, a noo de Filosoa, ou antes, de trabalho losco, que Wittgenstein oferece para associar com a determinao conceptual e a funcionalidade da de Gramtica, corresponde a um mero exerccio de anlise gramatical. Este um novo mtodo que evolui a partir de e inclusive incorpora ainda que transforme, por ampliao, a terminologia anterior o conceito de Sintaxe Lgica e de anlise sintctica, j expostos no Tractatus Logico-Philosophicus. A uma losoa da linguagem entendida sob o enfoque desta proW ITTGENSTEIN , L. Vermischte Bemerkungen, aforismo de 1931 (traduo modicada).
2

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

posta wittgensteiniana cabe apenas um trabalho de inspeco e anlise das formulaes lingusticas que permita determinar ou restabelecer as condies da respectiva correco gramatical e a materializao dessas condies em formas de discurso bem construdas. O exerccio de anlise gramatical (o autor raramente fala em anlise lingustica), de proposies e enunciados, congrega a inteno de disciplinar o pensamento e as consequentes formas de expresso deste; uma tarefa que, em muitos aspectos, se aproxima e assim descrita pelo prprio Wittgenstein de uma terapia de tipo analtico. A T ERAPIA que uma vericao gramatical pode levar a cabo sobre enunciados que no respeitam ou que, advertidamente violam a estrutura gramatical da linguagem, autorizando combinaes de termos que no tm correspondncia com as regras da Gramtica (a efectuar junto daqueles seres humanos cujo esprito ca turvado pela anuncia face a essas combinaes) , no entanto, dentro do pensamento de Wittgenstein, uma terapia estritamente losca, ao abrigo do sentido de Filosoa j exposto. o prprio lsofo que associa o seu novo mtodo de anlise das formas discursivas Psicanlise de Freud, mas, pensamos, a um ttulo que meramente ilustrativo. O objectivo que Wittgenstein persegue no tem nada que ver com uma importao transdisciplinar. Trata-se antes da incorporao de um novo conceito, a partir de cujos termos denitrios estaramos autorizados a extrair um reduto funcional, constituinte base de uma tcnica mas que, dada a versatilidade (e os limites) da comparao com a tcnica psicanaltica, se deve demarcar escrupulosamente desta, para manter os aspectos comparativos e ilustradores sem cair numa colagem.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

10

Ana Cristina Serralheiro Falcato

2. N O P RINCPIO ERA A G RAMTICA


Aquilo que pertence gramtica so todas as condies da comparao da proposio com a realidade, quer dizer, todas as condies que determinam o sentido da proposio3 . L UDWIG W ITTGENSTEIN, Philosophische Grammatik Uma das mais conseguidas resolues do Tractatus Logico-Philosophicus4 , na estruturao da sua autofgica teoria da linguagem, era o esclarecimento de que, ainda que existissem diferentes notaes simblicas como cdigos lingusticos, no era possvel considerar a existncia efectiva de diferentes linguagens. Isto porque, ao abrigo da teoria pictrica enunciada na obra, a hiptese de multiplicar (ou fragmentar) a linguagem em diferentes subsistemas, equivaleria a anular o seu modo de funcionamento como Abbildung, ou seja, como representao dedigna dos objectos do mundo numa linguagem logicamente analisada, que existe para descrever factos, representando-os em proposies simples. Por certo, nas Investigaes Filoscas5 esta militncia de imposio de um monismo estrutural quilo que se pode entender como aLinguagem, denunciada como mais um tipo de superstio losca, bastante caracterstica daquilo a que Wittgenstein chamava uma dieta unilateral de um nico tipo de exemplos.
In W ITTGENSTEIN , Ludwig. Philosophische Grammatik. Suhrkamp Taschenbuch Wissenschaft 5, Frankfurt am Main, 1978. (Os sublinhados da citao so nossos): Zur Grammatik gehren alle Bedingungen des Vergleichs des Satzes mit der Wirklichkeit, d.h., alle Bedingungen des Sinnes. Ed. Cit., 13. 4 Doravante abreviado pela sigla TLP. 5 Doravante abreviado pela sigla IF.
3

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

11

Assim, em IF, 23: Mas quantas espcies de proposies h? [. . . ] H um nmero incontvel de espcies [. . . ]. E esta multiplicidade no nada de xo, dado de uma vez por todas; mas antes novos tipos de linguagem, novos jogos de linguagem, como poderamos dizer, surgem e outros envelhecem e so esquecidos [. . . ] interessante comparar a multiplicidade das ferramentas da linguagem e dos seus modos de aplicao, a multiplicidade das espcies verbais e proposicionais com o que os lgicos tm dito acerca da estrutura da linguagem (e tambm o autor do Tractatus Logico-Philosophicus).6 No mais de um objecto de anlise estritamente tematizvel, como a linguagem em si, que tratam as IF. Pelo contrrio, nesta obra trata-se de averiguar como que as coisas efectivamente se passam, aquando da utilizao do prprio instrumento lingustico. quilo que Wittgenstein designa com o termo Gramtica, de uma forma muito peculiar e investida (e que esclareceremos no seguimento deste texto), que cabe reectir a essncia do mundo, o seu complexo estrutural, as suas propriedades formais e internas e as conexes entre estas, patenteadas num esquema descritivo. Esta caracterstica especular mas por vericao dos ajustes funcionais das expresses num jogo de linguagem e no por colagem de correspondncias lgicas entre objectos e nomes, factos e estados de coisas , tambm tem a vantagem de permitir destacar, a partir dos nexos proposicionais autorizados pela prpria Gramtica, aquilo que
6 In W ITTGENSTEIN , Ludwig. Investigaes Filoscas. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 2002; trad. Port. de M.S. Loureno, 3a ed., 23, p. 190. Wieviele Arten der Stze gibt es aber? [. . . ] Es gibt unzhlige solcher Arten [. . . ]. Und diese Mannigfaltigkeit ist nichts Festes, ein fr allemal Gegebenes; sondern neue Typen der Sprache, neue Sprachspiele, wie wir sagen knnen, entstehen und andre veralten und werden vergessen. [. . . ] Es ist interessant, die Mannigfaltigkeit der Werkzeuge der Sprache und ihrer Verwendungsweisen, die Mannigfaltigkeit der Wort und Satzarten, mit dem zu vergleichen, was Logiker ber den Bau der Sprache gesagt haben. (Und auch der Verfasser der LogischPhilosophischen Abhandlung). In W ITTGENSTEIN , Ludwig, Philosophische Untersuchungen, Werkausgabe, Band 1, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1984, 250.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

12

Ana Cristina Serralheiro Falcato

faz sentido na linguagem (porque esta tem uma efectiva correspondncia com a realidade) daquilo que deve ser retirado de circulao do discurso por ser mero non-sense. Este exerccio comparativo permite ainda distinguir frases non-sense de falsehoods, ou seja, distinguir aquelas que so destitudas de condies de verdade, ou seja, que no podem ser atestadas como verdadeiras ou falsas, mas apenas como sem-sentido, combinaes de palavras ou expresses no autorizadas pela gramtica dessoutras frases que so meramente falsas, por que no correspondem a um estado de coisas verdadeiro na realidade. Estas propriedades estruturais apenas se deixam esclarecer (isto , decompor analiticamente) atravs de proposies gramaticais, elas mesmas desprovidas de contedo uma vez que no existe a possibilidade de um contraste denotativo expresso no particular, apenas factvel se as normas gramaticais o impusessem (ou inclussem) na nossa descrio do mundo o que no se verica. Os enunciados gramaticais, como uma espcie de imperativos metodolgicos ou leis gerais descritivas do funcionamento interno da prpria linguagem e do pensamento, aquilo que fazem indicarnos combinaes de factos que espelham o arranjo dos estados de coisas no mundo, determinando (separando) o que tem sentido dizerse e o que no tem sentido dizer-se, de acordo com padres de signicado que conguram cada situao de jogo ou de encadeamento estruturado de elementos lingusticos. O arbtrio das regras gramaticais , pois, projectado na prpria lgica da nossa linguagem, e no tem outra forma de vericao para alm desse ajuste.7 E este tipo de vericao, ao abrigo de critri7 muito interessante observar a este respeito como Wittgenstein, dentro do mbito de determinao do papel da prpria Gramtica, isenta esta de dever prestar qualquer tipo de contas realidade, ou seja, o mbito onde se do os nexos de vericao o da Linguagem e a autonomia desta est estreitamente correlacionada com a autonomia da Gramtica. Como esta o instrumento de sntese, o esquema intermdio que d as condies de verdade de toda e qualquer proposio, remeter o seu funcionamento corrente para uma instncia de ltima ordem mesmo que

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

13

os tambm gramaticais, que apresenta traos formais ans ao modelo pictrico da Linguagem exposto no TLP, sofreu uma evoluo adaptativa, no apenas conceptual, mas estruturalmente. Quer dizer, no foi apenas o lxico que se alterou (de uma obra para outra, de uma forma de pensar para outra) como uma nova grelha de expresses para signicar o mesmo , mas so as traves formais, que continuam a permitir estabelecer o paralelismo necessrio entre a linguagem e o mundo, sem se correr o risco de enclausurar a primeira na congurao de um solipsismo anti-referencial, que so reestruturadas, mesmo que a partir de pilares comuns, de nexos recuperados. Uma das marcas de continuidade entre o que por vezes (de uma forma discutvel e falsamente inquebrantvel) se chama um primeiro e um segundo Wittgenstein, o descartar a existncia de uma metalinguagem, em que pudesse (nos termos da sua segunda maneira de pensar) ter-se em conta, separadamente, a Gramtica, por um lado, e o seu objecto, por outro. Numa metalinguagem poder-se-iam confrontar as imposies gramaticais com as necessidades extralingusticas autnomas; poder-se-iam, por m, avaliar os efeitos da linguagem, a partir de um mero cdigo supra-lingustico, uma notao incua, que avaliasse as relaes de correspondncia Linguagem-Mundo, sem estar, por sua vez, implicada em nenhum dos dois membros (ou, numa outra forma de signicar a mesma meta-funo: recolhendo elementos e traos denitrios de ambos). Neste aspecto, portanto, as IF permanecem is a uma das teses axiais do TLP, a saber, a da inconvertibilidade da forma lgica da proposio (na terminologia do TLP) ou da estrutura gramatical (na terminologia ulterior) a lgica imanente do mundo algo que se manifesta na utilizao da linguagem, mas que no pode, de forma alguma, ser descrita nela.
fosse a prpria realidade induziria a sua autonomia numa nova espiral de justicaes parcelares, com remisses sem m. A descrio da autonomia da tarefa gramatical ser aduzida mais adiante neste trabalho.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

14

Ana Cristina Serralheiro Falcato

O TLP j fornecia elementos importantes para esboar uma compreenso mais prxima da praxis da linguagem, mesmo se a sua tese expressa era a de que a linguagem apenas mostra aquilo que no pode descrever de/sobre si mesma, de uma forma no misteriosa, mas plenamente justicada pela forma lgica e vericada pelo seu emprego. Por exemplo, em 3.327, escreve Wittgenstein: O sinal [Zeichen] s determina uma forma lgica se considerado em conjunto com a sua aplicao [Verwendung] lgico-sinttica.8 [Os termos utilizados por Wittgenstein, em torno ideia de Utilizao, no TLP como nas IF so: Anwendung (emprego), Gebrauch (uso), Verwendung (aplicao)]. Porm, parece importante, num esforo de resgate terminolgico que no implique directamente a noo de Gramtica, no isolar a concepo representacional ou pictrica da linguagem do TLP dessoutra, prxica, utilitarista, conforme s IF, dado que a distncia entre ambas est mais prxima do ar de famlia [Familienhnlichkeit] com que o autor descreve as anidades entre os prprios jogos de linguagem do que, propriamente, de um fosso inultrapassvel de concepo. Ao defender que a linguagem apenas pode mostrar algumas coisas (as que no pode descrever), Wittgenstein apela, j no TLP, a uma ideia bastante simples uma trave mestra de compreenso da prpria linguagem, entendida como cdigo ou como jogo , a saber: que o sentido lingustico algo a que no podemos aceder atravs de meios lingusticos. E este , justamente, o entendimento formal da noo de Gramtica exposta nas IF, mesmo quando o termo a utilizado muito limitadamente. Nas IF, esta ideia assim representada: O facto de nas minhas explicaes acerca da linguagem j ter que usar toda a linguagem (e no uma linguagem preparatria, preIn W ITTGENSTEIN , Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus, Werkausgabe, Band 1, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1984, 23: Das Zeichen bestimmt erst mit seiner logisch-syntaktischen Verwendung zusammen eine logische Form.
8

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

15

liminar), j mostra que eu s do exterior posso argumentar acerca da linguagem.9 O conceito de Gramtica, forjado a partir dos anos 30, no inviabiliza (e, por isso, no fundo, refora) a oposio do TLP entre dizer e mostrar, agora apenas indiciada desde a convico, marcada pelo autor, quanto irredutibilidade dos estatutos semnticos de regras e frases descritivas. As relaes semnticas tm, pois, um ponto de contacto com o fosso de signicao antes marcado entre dizer/mostrar, e que nas IF se marca entre as regras da Gramtica e as frases descritivas. Assim, numa leitura de perspectiva, que atende prpria vontade do autor de ver as suas duas formas de pensar confrontadas uma com a outra, podemos aproximar as divergncias didicas dizer/mostrar proposies/ regras10 . Como chegou, ento, Wittgenstein a esta noo nova e original de Gramtica, em torno qual se pode conjugar toda a sua segunda Filosoa, ou segunda maneira de pensar? P.M.S Hacker, no livro Insight and Illusion sublinha a anidade que a noo de Gramtica tem, no pensamento de Wittgenstein, com a ideia de uma dada forma de representao. A associao de Hacker ramica-se imediatamente: Tal como o termo Lgica, que podemos utilizar com o sentido
IF, 120, p. 260 (ed.cit.). Dass ich bei meinen Erklrungen, die Sprache betreffend, schon die volle Sprache (nicht etwa eine vorbereitende, vorluge) anwenden muss, zeigt schon, dass ich nur usserliches ber die Sprache vorbringen kann. 10 O facto fundamental este: ns estipulamos regras, uma tcnica, para um jogo e depois, ao seguirmos as regras, as coisas no se passam como tnhamos suposto. Estamos como que presos nas nossas prprias regras. esta priso nas nossas regras que queremos compreender, isto , ter dela uma viso panormica. IF, 125, p. 262 (ed.cit., traduo portuguesa). Die fundamentale Tatsache ist hier: dass wir Regeln, eine Technik, fr ein Spiel festlegen, und dass es dann, wenn wir den Regeln folgen, nicht so geht, wie wir angenommen hatten. Dass wir uns also gleichsam in unsern eigenen Regeln verfangen. Dieses Verfangen in unsern Regeln ist, was wir verstehen, d.h., bersehen wollen., ed. Cit., 303.
9

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

16

Ana Cristina Serralheiro Falcato

da cincia das estruturas lgicas e as estruturas estudadas por essa cincia, tambm o termo gramtica utilizado por Wittgenstein para se referir ao estudo e descrio das regras da linguagem [. . . ] bem como rede dessas mesmas regras. Utilizando o termo no primeiro sentido, diz que a losoa uma investigao gramatical (PI, 90); anotaes referentes a relaes conceptuais so chamadas notas gramaticais (PI, 232) [. . . ]; problemas lgicos so contrastados com problemas empricos, e assimilados a problemas gramaticais (Z, 590). A Gramtica, assim denida, diz Wittgenstein, um compndio de notas sobre a linguagem (PG, 44), contendo as regras da linguagem e descrevendo o uso das palavras (PG, 23).11 A partir desta e de outras leituras complementares, podemos aduzir que a noo funcional de Gramtica deriva amplamente da noo de sintaxe lgica e da prpria ideia de smbolo, ambas oferecidas pelo TLP. O smbolo designava, naquele livro, aquilo que, por contraste com o signo, era a regra de uso deste. Porm, apesar da anidade familiar entre Sintaxe e Gramtica, a segunda tem um campo de aplicao bem mais amplo enquanto denio conceptual e enquanto funo do que a primeira. Assim, a Gramtica , ao mesmo tempo, o conjunto de regras que governa a utilizao efectiva de uma expresso ou agregado proposicional e a forma concreta como esta utilizada. Pode observar-se na praxis lingustica e , ao mesmo tempo, aquilo a que o lsofo que analisa a expresso dessa praxis deve ater-se para obter aquilo a que Wittgenstein chama a representao panormica [bersichtliche Darstellung] da nossa linguagem no seu funcionar adequado. Deste modo, o Phrmakon apropriado que evita a dieta unilateral a que j aludimos para a cura da doena losca, enquanto perturbao do intelecto pela no vericao do emprego ajustado da linguagem, consiste em dispor os factos, dados no uso lingustico
In H ACKER , P. M . S . Insight and Illusion Wittgenstein on Philosophy and the Metaphysics of Experience. Oxford University Press, 1972, p. 151 (A traduo da minha responsabilidade).
11

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

17

ao abrigo de regras, segundo um mapeamento apropriado, que expe aos nossos olhos, sob a forma de um encaixe no problemtico, a gramtica dos nossos usos lingusticos. Assim, em IF, 122, dito: Uma das formas principais de incompreenso reside no facto de no termos uma viso panormica do uso das nossas palavras. A nossa gramtica no se deixa ver panoramicamente. A representao panormica facilita a compreenso, que consiste, de facto, em vermos as conexes. Da a importncia de se encontrar e inventar termos intermdios. O conceito de representao panormica tem para ns um signicado fundamental. Designa a nossa forma de representao, a maneira como vemos as coisas.12 A Gramtica a forma de esclarecimento constitutivo que, permitindo levantar o nevoeiro da confuso losca (uma forma errada, porque no analisada, das expresses), pe a nu a descrio dos factos, a partir de uma grelha de consulta quanto correco dos seus encaixes sintcticos. E esse prisma de observao , simultaneamente, exterior e interior. Exterior porque se permite ser a chave de vericao (desde fora, margem da experincia, como uma ressalva kantiana) dos enunciados; e interior, porque s pode ter esse estatuto de vericao externa, na medida em que se reecte, constituindo-a, na prpria disposio proposicional especca, a partir de estruturas subjectivas. Talvez seja este o laivo mais losco da noo trabalhada, uma vez que estipula uma espcie de arbtrio em que, como na Filosoa, em palavras do autor, s devolvido aquilo que cada um lhe verica. Antes de estabelecer a noo de Gramtica e denir o seu empreEs ist eine Hauptquelle unseres Unverstndnisses, dass wir den Gebrauch unserer Wrter nicht bersehen. Unserer Grammatik fehlt es an bersichtlichkeit. Die bersichtliche Darstellung vermittelt das Verstndnis, welches eben darin besteht, dass wir die Zusammenhnge sehen. Daher die Wichtigkeit des Findens und des Erndens von Zwischengliedern. Der Begriff der bersichtlichen Darstellung ist fr uns von grundlegender Bedeutung. Er bezeichnet unsere Darstellungsform, die Art, wie wir die Dinge sehen., ed. Cit. 302.
12

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

18

Ana Cristina Serralheiro Falcato

go, ao longo das IF, Wittgenstein esboa um leque intermdio (evolutivo), em relao ao ncleo conceptual do TLP, criticando este pelo seu hermetismo e limitao formal e comparando agora a linguagem a um clculo (uma operao) ou um jogo amplo que, ainda assim, obedece a um corpo de regras (este trabalho cobre aproximadamente os primeiros 130 pargrafos das IF). Neste trmite, a ideia de Jogo implode as barreiras estanques que circunscreviam o atomismo lgico do TLP. A realidade deixa de poder ser representada descritivamente atravs de proposies isoladas, atmicas de uma forma completa , passando a ser representada por sistemas inteiros, de uma complexidade no fragmentvel, como, por exemplo, uma escala de cores. Christiane Chauvir, no seu livro sobre Wittgenstein13 , refere que foram, justamente, as suas reexes sobre a gramtica das cores, que conduziram Wittgenstein a cunhar, de forma mais ampla, a noo de Gramtica. Doravante, e muito especialmente no decurso de elaborao das IF, Wittgenstein recorrer cada vez menos s noes introduzidas (como preparatrias) nesse perodo intermdio (os anos 20 e o incio dos anos 30), em que a sua prpria viso panormica est a mudar, como as de sistema de regras ou clculo lingustico, para reforar as de gramtica e jogo de linguagem. A trave mestra de aferio do sentido de qualquer proposio j no a irredutibilidade dos objectos simples do TLP, mas so as regras da prpria Gramtica. A essncia de uma regra gramatical que determina o que um facto, como se combinam os factos (ao abrigo de um corpo normativo de regulamentao dos encaixes predicativos possveis) para criar frases com sentido que descrevam estados de coisas ao mesmo tempo que mostra a forma que a regra toma numa qualquer descrio. A Gramtica no , pois, determinada por nenhuma poro da realidade, mas autnoma e mesmo imune a qualquer trmite da realidade. A sua funo normativa e reguladora do uso [Gebrauch] ju13

In C HAUVIR , C.: Ludwig Wittgenstein, ditions du Seuil, 1989.

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

19

sto das palavras em contextos dados; , pois, um instrumento de vericabilidade que autoriza remisses meramente intra-discursivas. Em Philosophische Bemerkungen, Wittgenstein escreve: A Gramtica no tem nenhuma obrigao para com a realidade. As regras gramaticais determinam a signicao que ainda no o (elas que a constituem) e no so, de facto, responsveis por nenhuma signicao, sendo nessa medida, arbitrrias.14 Porm, s se pode falar de factos ou de experincia em virtude das prprias regras da Gramtica. Estas no esto vinculadas (sob a forma de um recurso de vericao) realidade, como as proposies empricas o esto, quanto s suas condies de verdade e, portanto, sua signicao. Como modelo ou paradigma formal, as regras da gramtica so, elas mesmas, as suas prprias condies de signicao e de uso, que no tm, para si, as mesmas condies de determinao do sentido que conferem a qualquer proposio. Este trnsito no reversvel, porque desproporcional. Dito de outra forma: as regras da gramtica no so proposies comuns, empiricamente testveis, no confronto com a realidade. O papel que lhes cabe , sim, o de estipular, ab initio, e margem da experincia (a priori), aquilo que tem sentido e aquilo que no tem. E, a partir desse controlo prvio, as expresses non-sense so simplesmente retiradas de circulao. S podemos escapar injustia ou ao vazio das nossas asseres se apresentarmos o modelo como aquilo que , como objecto de comparao como, por assim dizer, um padro de medida, e no como um preconceito ao qual a realidade tem que corresponder. (O dogmatismo em que se cai to facilmente em Filosoa).15
Apud, C HAUVIR , C.: op.cit., p. 137. W ITTGENSTEIN , Ludwig. Philosophische Untersuchungen, 131, Nur so nmlich knnen wir der Ungerechtigkeit, oder Leere unserer Behauptung entgehen, indem wir das Vorbild als das, was es ist, als Vergleichsobjekt sozusagen als Massstab hinstellen; und nicht als Vorurteil, dem die Wirklichkeit entsprechen msse. (Der Dogmatismus, in den wir beim Philosophieren so leicht verfallen), ed. Cit., 304.
15 14

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

20

Ana Cristina Serralheiro Falcato

Como actividade de claricao, a prpria Filosoa dever ter por objecto a Gramtica falar aqui de objecto no signica uma ligao intencional exclusiva, direccionada, como objecto de estudo ou objecto da conscincia, mas antes um apoio metodolgico constante, que um apoio objectivo ao prprio exerccio losco. A operatividade das duas noes deve dispor mais claramente uma viso (panormica) da gramtica da nossa linguagem, sem, com isso, tentar reformar a linguagem corrente sem obrigar esta a regerse por um padro lgico ideal (irreal), intuito que o TLP ainda manifestava, muito embora nunca propusesse, como o faziam os trabalhos de Frege e de Russell, uma substituio da linguagem corrente por um Begriffschrift, uma linguagem conceptual totalmente analisada. De acordo com as IF, a prpria Filosoa dever deixar as regras da linguagem tal como esto (porque a prpria Gramtica que as determina e a gramtica est em ordem, na medida em que a estipulao das suas regras arbitrria), no deve querer modicar a sua gramtica, nem introduzir movimentos, quer de incitamento, quer de impedimento, introduo de novas regras. Se, ainda assim, [. . . ] a clareza a que aspiramos , no entanto, uma clareza perfeita. Mas isto apenas signica que os problemas loscos devem perfeitamente desaparecer. A descoberta autntica aquela que me torna capaz de terminar o trabalho losco quando eu quero, de pr a Filosoa em paz consigo prpria, de modo a no ser fustigada por questes que a pem a ela prpria em questo16 , porque a linguagem obedece unidade normativa das regras gramaticais e no a uma metalinguagem ou a uma linguagem de segunda ordem. O lsofo e a Filosoa no tm por misso constituir como o
W ITTGENSTEIN , Ludwig. Philosophische Untersuchungen, 133. Denn die Klarheit, die wir allerdings eine vollkommene. Aber das heisst nur, dass die philosophischen Probleme vollkommen verschwinden sollen. Die eigentliche Entdeckung ist die, die mich fhig macht, das Philosophieren abzubrechen, wann ich will. Die die Philosophie zur Ruhe bringt, so dass sie nicht mehr von Fragen gepeitscht wird, die sie selbst in Frage stellen., ed. Cit., 305.
16

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

21

lgico e a Lgica, segundo as propostas de Frege e de Russell, por exemplo uma linguagem ideal, que recticasse a linguagem vulgar, que est em ordem tal como se apresenta; tudo o que lhes compete claricar a gramtica dos enunciados, especialmente daqueles que se prestam a mal-entendidos e confuses, por escorregarem, de alguma forma, nas regras daquela. E o emprego lato que o autor faz do conceito de Gramtica permitelhe cotejar a funcionalidade da sua aplicao com a prpria tarefa que se prope, no caso das proposies que oscilam entre a pureza da lgica e o derivado da experincia, e no das proposies que, sendo empricas, tambm obedecem a normas de descrio. A viso unitria e fechada de Linguagem, que vigora na concepo do TLP est, pois, ultrapassada. Falar uma praxis, no um desvio. A pretensa linguagem, uniforme e codicada, pulveriza-se numa quantidade no-nita de sistemas de comunicao, os jogos de linguagem, enraizados em formas de vida [Lebensformen], tambm elas heterclitas. Com esta abordagem, assistimos, no apenas fragmentao de um cdigo lgico em jogos governados por regras, como tambm a uma diferenciao de princpio entre proposies (factveis, ou seja, com sentido) e pseudo-proposies, como o so as prprias regras da gramtica. Com este passo, Wittgenstein no renuncia sua anterior oposio existncia de uma metalinguagem, mesmo desnivelando regras e proposies, em forma de corte estatual. Agora, com o apoio da viso panormica, tudo se passa no interior de uma s linguagem, que no um sistema fechado e auto-suciente (menos ainda, perfeito), mas um grupo coeso, de uma coeso obtida justamente pela Gramtica, como parecenas familiares entre jogos determinados: E eu direi: os jogos constituem uma famlia. E, do mesmo modo, as espcies de nmeros, por exemplo, constituem uma famlia. Porque chamamos a uma coisa um nmero? Um pouco porque tem um parentesco directo com muitas coisas a que at agora se chamou nmero; e com isso, poder-se-ia dizer, entrar num parentesco indirecto

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

22

Ana Cristina Serralheiro Falcato

com outras a que damos o mesmo nome. E alargamos o nosso conceito de nmero do mesmo modo que, ao armos uma corda, cruzamos uma bra sobre a outra. E a robustez da corda no est em haver uma bra que a percorre a todo o comprimento, mas em que muitas bras se sobrepem umas s outras.17 O nico pressuposto conceptual que pode, agora (e talvez erradamente, ou apenas aproximadamente), ser visto como um desnvel ou uma diferena entre registos mas no como uma outra forma de linguagem o que existe entre proposies (descritivas) e regras (normativas), que determinam a forma das prprias descries. Ao mito da unidade lgica da linguagem do TLP sobrepe-se a pluralidade efectiva dos jogos de linguagem, todos abordados desde o mesmo patamar: gramatical, panormico. E, doravante, s a descrio dos nexos internos da prpria gramtica e respectiva aplicao a contedos discursivos descontnuos, pode revestir um interesse genuinamente losco. Fragmentada em jogos ou, antes, em jogadas a unidade projectiva da linguagem j no a forma lgica ou qualquer outro am impoluto, mas, a que existe, a que destacada na possesso comum de um conjunto de propriedades constituintes (essenciais, de uma forma no ortodoxa, mas unicadora), que so a unidade familiar dos jogos de linguagem entre si e no por anidade com uma espcie de padro transcendente aquilo que permite apenas que chamemos, a todos eles, jogos. E que os possamos, efectivamente, jogar.

Idem, 67. Und ich werde sagen: die Spiele bilden eine Familie. Und ebenso, bilden, z.b., die Zahlenarten eine Familie. Warum nennen wir etwas Zahl? Nun etwa, weil es eine direkte Verwandtschaft zu anderem, was wir auch so nennen. Und wir dehnen unseren Begriff der Zahl aus, wie wir beim Spinnen eines Fadens Faser an Faser drehen. Und die Strke des Fadens liegt nicht darin, dass irgend eine Faser durch seine ganze Lnge luft, sondern darin, dass viele Fasern einander bergreifen., ed. Cit., 278.

17

www.lusosoa.net

i i i

i i

i i

A Filosoa como terapia gramatical segundo Wittgenstein

23

B IBLIOGRAFIA
C HAUVIR , C.: Ludwig Wittgenstein, ditions du Seuil, 1989. H ACKER , P. M . S . Insight and Illusion Wittgenstein on Philosophy and the Metaphysics of Experience. Oxford University Press, 1972. W ITTGENSTEIN , Ludwig. Vermischte Bemerkungen. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1977. W ITTGENSTEIN , Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Werkausgabe, Band 1, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1984. W ITTGENSTEIN , Ludwig. Philosophische Untersuchungen. Werkausgabe, Band 1, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1984.

www.lusosoa.net

i i i

S-ar putea să vă placă și