Sunteți pe pagina 1din 2

Resenha

Novos significados da mobilidade


Eduardo Marandola Jr.*

CRESSWELL, Tim. On the move: mobility in the modern western world. New York: Routledge, 2006. 327p. A mobilidade um dos fenmenos mais importantes da sociedade contempornea. Trata-se de elemento fundamental da dinmica demogrfica e de interesse direto de vrios pesquisadores, pois congrega uma srie de fenmenos imprescindveis para compreender as transformaes no mundo atual. A mobilidade meio utilizado para acessar outros servios ou bens ocupa hoje posio de atora dos processos. Migrar no mais simplesmente fugir, sendo que os deslocamentos pendulares, transnacionais e de curta durao em grandes distncias tm tido impactos cada vez mais significativos na dinmica socioespacial contempornea. Apesar disso, a mobilidade s h pouco tempo tem sido abordada de forma mais ampla, dissociando-a de uma mera componente quantitativa de mensurao de fluxos de A para B. O fenmeno da mobilidade envolve uma srie de fatores e processos distintos que esto, ao mesmo tempo, na base estrutural do sistema produtivo e no cotidiano vivido das pessoas, englobando todo o sistema de transportes e a gesto pblica desses espaos, passando pela forma urbana, as interaes espaciais at as dinmicas demogrficas especficas (estrutura familiar, migrao, ciclo vital). Urge um olhar mais amplo sobre a mobilidade, que no a associe de forma direta e rasteira ao deslocamento fsico, mas que lhe conceda os atributos de um fenmeno propriamente dito.

O livro do gegrafo Tim Cresswell, On the move: mobility in the modern westrn world, editado pela Routledge, em 2006, busca realizar tal ambicioso intento. um dos mais completos estudos recentes sobre o fenmeno. O autor no faz uma anlise descritiva de tipos de mobilidade ou de formas e padres de mobilidade, mas mergulha no fenmeno em busca de suas correlaes e seu significado atual. O itinerrio intelectual de Cresswell na temtica inicia-se com sua dissertao de mestrado, defendida em 1986, analisando as metforas da mobilidade nas letras de Bob Dylan. Sua tese avanou sobre as metforas na cultura popular norte-americana, mergulhando assim nos significados da mobilidade enquanto estilo de vida no pas que inventou a mobilidade contempornea, via automvel. Com a importncia crescente da mobilidade desde meados dos anos 90, quando tornouse um paradigma, o autor investe no tema agregando elementos em busca de uma leitura mais ampla da mobilidade e de suas principais questes atuais. O livro tem nove captulos nos quais Cresswell explora, de forma muito inventiva e criativa, alguns aspectos da mobilidade atual, desde os home offices, os direitos de mobilidade, as mobilidades imigrantes e as mobilidades nos aeroportos. H captulos que discutem ainda a captura da mobilidade pela fotografia, alm da dana enquanto mobilidade. O primeiro captulo aquele que traa o itinerrio de leitura, procurando uma reflexo epistemolgica sobre o significado da mobilidade e suas possibilidades analticas. A produo da mobilidade entendida pelo autor como bifacial: uma face corporal e outra social. Dissociando a idia da mobilidade como mero movimento, Cresswell se afasta de uma metfora muito ampla para a mobilidade (de capitais, mobilidade social etc.), enfatizando aquela realizada por pessoas e grupos. O movimento ou deslocamento o processo que leva corpos de A para B. A mobilidade mais ampla, pois social, envolve estruturas, meios, cultura e significado.

* Gegrafo, pesquisador colaborador do Ncleo de Estudos de Populao, Universidade Estadual de Campinas (Nepo/ Unicamp).

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 25, n. 1, p. 199-200, jan./jun. 2008

Marandola Jr., E.

Novos significados da mobilidade

Cresswell chama ateno ainda para a importncia de rediscutir a frmula compresso espao-tempo, j que as diferentes escalas de tempo e espao impem um repensar sobre o significado dessa relao espao-tempo. Uma simples compresso no explica a mobilidade atual nem o impacto do transporte contemporneo em termos de experincia do lugar. O captulo epistemolgico termina com uma viso histrica dos sentidos da mobilidade, passando pelo sentido feudal, da baixa modernidade e da modernidade ocidental de forma geral, resultando numa geosofia crtica da mobilidade. Geosofia o nome dado geografia do conhecimento, aquela que considera a dimenso imaterial da experincia das pessoas e suas imaginaes. E a viso crtica de Cresswell assim explicitada por ele:
By critical geosophy, I mean an examination of the way geographical concepts structure and enable practice in the world. Specifically, this book considers the role played by mobility and, necessarily, relative immobility, in peoples geographical imaginations. These imaginations, I argue, are not simply colorful mental maps confined to the world

of ideas. Rather they are active participants in the world of action. They inform judges, doctors, factory managers, photographers, government officials, lawyers, airport planners, and all manner of other people with the ability to mold the world we live in. They escape the bonds of individual dreams and aspirations and become social. They become political. (p.21)

A multidimensionalidade da anlise de Cresswell uma de suas maiores virtudes, permitindo um pano de fundo conceitual para pensarmos as questes mais diversas que envolvem a mobilidade, seja numa anlise mais focada em movimentos especficos, seja num esforo maior de apreender o significado de grandes processos. Em vista disso, On the move uma leitura obrigatria para os estudiosos de populao, pois, se a mobilidade no mais um mero nmero de fluxos casa-trabalho ou campo-cidade, mas sim um dos fenmenos sociais mais importantes e complexos do nosso tempo, necessrio mergulhar nos seus significados para podermos entend-lo em suas vrias dimenses. A reflexo de Cresswell, nesse sentido, riqussima e fundamental para pensar a mobilidade na contemporaneidade. Recebido para publicao em 28/02/2008. Aceito para publicao em 25/04/2008.

200

R. bras. Est. Pop., So Paulo, v. 25, n. 1, p. 199-200, jan./jun. 2008

S-ar putea să vă placă și