Sunteți pe pagina 1din 18

Fica conosco, Senhor

Emas & Eucaristia

Ao longo do caminho das nossas dvidas, inquietaes e s vezes amargas desiluses, o divino Viajante continua a fazer-se nosso Companheiro para nos introduzir, com a interpretao das Escrituras, na compreenso dos mistrios de Deus.

Em Emas aprendemos que h uma estreita relao entre Emas e a Eucaristia. Como nos diz Joo Paulo II: Esta ntima conexo entre a manifestao do Ressuscitado e a Eucaristia sugerida pelo Evangelho de So Lucas na narrao dos dois discpulos de Emas, aos quais Cristo mesmo fez companhia, servindo-lhes de guia na compreenso da Palavra e depois sentando-se com eles mesa.

Reconheceram-No, quando Ele tomou o po, pronunciou a bno e, depois de o partir, o deu a eles. Os gestos de Jesus so os mesmos que Ele realizou na ltima Ceia, com clara aluso frao do po, como denominada a Eucaristia na primeira gerao crist.

Como discpulos de Emas, somos conscientes que, em toda a Santa Missa, Cristo partilha conosco nossas intenes e nos oferece, de modo especial, Seu Corpo e Sangue na frao do po. Como discpulos de Emas, ansiamos por esse encontro Eucarstico, preparamo-nos para que ele ocorra na profundidade de nossas almas e desejamos que a Eucaristia, nosso principal Alimento espiritual, seja uma realidade diria em nossas vidas.

A experincia dos discpulos de

Emas
Lc, 24, 13-35

Ao longo de nossa vida vamos cultivando amizade pessoal com Cristo. Encontramos Jesus na palavra do Evangelho, no po da Eucaristia, no rosto do irmo que sofre, na contemplao orante. Ruminando as palavras do Evangelho, deixando que o corpo vivo e ressuscitado de Jesus fortalea nossa vida nova, acolhemos a clara bondade que chega at nosso ser mais ntimo. Percorrendo o caminho que conduzia aldeia de Emas, dois dos discpulos partilhavam a decepo pela morte de Jesus. As esperanas foram frustradas.

Enquanto o faziam, Jesus cruzou-se no caminho, interveio no dilogo e, ainda antes de o reconhecerem, interpelou-os: homens sem inteligncia e lentos de esprito para crer em tudo quanto os profetas anunciaram! No tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na sua glria? (Jo 24, 25-26).

Depois, abriu-os para o significado do que acontecera, a partir das Escrituras. A Palavra de Deus transformou aquele encontro em acontecimento, desvendou o que a fragilidade humana no conseguia entender. No seu caminhar, os discpulos de Emas encontraram, ento, um novo sentido. A vida crist uma peregrinao constante. preciso acertar com o caminho verdadeiro que nos conduz meta: a plenitude de vida em Cristo.

No nosso longo e duro caminhar de peregrino, se confiarmos unicamente nas nossas foras, poderemos perder o rumo e as nobres aspiraes que nos animam, sujeitando-nos a condies de mera sobrevivncia a troco de qualquer tipo de recompensa ou remunerao. A Palavra de Deus a luz indispensvel que d resposta s questes fundamentais da existncia: quem somos, de onde viemos, para onde caminhamos? uma palavra viva, reveladora da verdade, que interpela, orienta e molda a existncia, tornando-a digna de filhos de Deus.

Numa sociedade como a nossa, marcada pelo pragmatismo materialista, que coloca os interesses econmicos acima da satisfao das necessidades fundamentais dos seus membros, a Palavra de Deus denuncia essa dignidade humana ameaada e obriga ao empenhamento pessoal e social para a repor, uma vez que os empobrecidos ho de ser sempre tratados com o respeito devido dignidade de cada pessoa humana.

O dilogo dos dois discpulos com o ressuscitado teria chegado ao fim se estes no o tivessem convidado para ficar com eles. Sentou-se mesa, benzeu o po, partiu-o e entregou-o aos discpulos. Ento, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no.

E tu, desejas a vida? Imita os discpulos e reencontrars o Senhor. Eles ofereceram-lhe hospitalidade. O Senhor parecia resolvido a prosseguir o seu caminho, mas eles retiveram-no. Retm o empobrecido se queres reencontrar o teu Senhor. O Senhor manifestou-se no partir do po.

Se a Palavra abre horizontes e indica o rumo do nosso peregrinar, a Eucaristia o alimento do nosso caminhar. Fonte e cume da vida crist, na Eucaristia verificamos como o Senhor no falha ao que promete: Eu estarei convosco at ao fim do mundo (Mt 28, 20).

Ele vem ao nosso encontro. Ento, a nossa vida ganha um novo sentido, porque fazemos a experincia de que no caminhamos sozinhos: Ele o guia que nos conduz por caminhos exigentes, o alento para ultrapassarmos dificuldades, a plenitude do amor, dom prometido para os que o seguem at ao fim.

na Eucaristia, particularmente celebrada ao Domingo, que os cristos quebram o isolamento, exprimem e alimentam a comunho na f, integradora das diferenas de lngua, cultura, tradio e condio social. Mas, a experincia da ressurreio, os discpulos de Emas no a guardaram s para si. Imediatamente se dirigiram para Jerusalm, ao encontro dos onze, para lhes comunicar: Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simo!.

E, nisso, foram acompanhados por muitos outros que, por causa desse testemunho enfrentaram crticas e perseguies, numa fidelidade que, em muitas circunstncias, os conduziu at ao martrio.

Celebrar a Pscoa implica projetar nossa volta a luz da ressurreio, fermento da nova criao, empenhando-nos no acolhimento e solidariedade para com os empobrecidos, na procura das solues mais justas para os seus problemas pessoais e familiares, na busca dos meios que, de forma justa e equilibrada, salvaguardem os direitos e deveres de quem acolhe e de quem acolhido.
Fonte: www.eduardoquintella.org Montagem: Renato,SJ

S-ar putea să vă placă și