Sunteți pe pagina 1din 6

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO

CONSULTORIA-GERAL DA UNIO CONSULTORIA JURDICA NO MINISTRIO DA SADE NCLEO TCNICO

Nota Tcnica ABS N 156/2012/ NUT/ CODAJUD/ CONJUR-MS Braslia, Abril de 2012.

Princpio Ativo: monossialogangliosdeo sdico Nomes Comerciais1: Sygen . As informaes constantes nesta Nota Tcnica possuem carter apenas informativo e esto em conformidade com as Polticas Pblicas do Sistema nico de Sade. Formulada por farmacuticos e mdicos, a presente Nota Tcnica visa a instruir os processos judiciais nos quais a Unio est includa.

1.

O que o monossialogangliosdeo sdico?

O monossialogangliosdeo sdico a substncia ativa do medicamento Sygen . Os dados experimentais demonstraram que o Monossialogangliosideo (GM1) capaz de influenciar favoravelmente a retomada de funes por estruturas do sistema nervoso central acometidas por danos de natureza diversa. O mecanismo bsico desse efeito a atuao do gangliosdeo GM1 no fenmeno de neuroplasticidade (sobrevivncia neuronal, neuritognese e sinaptognese). Sua forma de apresentao ampola de 100 mg/5 mL.

2. O medicamento possui registro na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA? Para qual finalidade?

1 1

Saliente-se que:

- Receiturio com nome de Medicamento de Referncia: pode-se dispensar o Medicamento de Referncia ou o Medicamento Genrico. - Receiturio com nome de Medicamento Similar: pode-se dispensar apenas o Medicamento Similar. - Receiturio com nome do frmaco (DCB ou DCI): pode-se dispensar qualquer medicamento das trs categorias: Referncia, Similar e Genrico. Nesse sentido, a fim de minimizar o custo das aes judiciais envolvendo medicamentos intercambiveis, de salutar importncia a observncia de possvel alterao de prescrio mdica. Fontes: Portaria n 3.916 de 30 de outubro de 1998; RDC N 84 de 19 de maro de 2002; Resoluo RDC N 134/2003 e Resoluo RDC N 133/2003; Resoluo RDC N 51, DE 15 DE AGOSTO DE 2007. Lei 9.787, de 10 de fevereiro de 1999.

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO
CONSULTORIA-GERAL DA UNIO CONSULTORIA JURDICA NO MINISTRIO DA SADE NCLEO TCNICO
Sim, possui registro. O uso aprovado pela ANVISA em estgios iniciais ou adiantados de leses vasculares traumticas ou agudas do sistema nervoso central (crebro e medula espinhal). Caso o medicamento seja usado fora de tais indicaes, configurar-se- uso fora da bula, no aprovado pela ANVISA, isto , uso teraputico do medicamento que a ANVISA no reconhece como seguro e eficaz. Nesse sentido, o uso e as consequncias clnicas de utilizao desse medicamento para tratamento no aprovado e no registrado na ANVISA de responsabilidade do mdico. 3. O medicamento possui preo registrado na Cmara de Regulao do Mercado de Medicamentos CMED? A Cmara de Regulao do Mercado de Medicamentos CMED, regulamentada pelo Decreto n 4.766 de 26 de Junho de 2003, tem por finalidade a adoo, implementao e coordenao de atividades relativas regulao econmica do mercado de medicamentos, voltados a promover a assistncia farmacutica populao, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de medicamentos e a competitividade do setor.

Consoante stio eletrnico da ANVISA, o medicamento possui preo registrado na CMED .

4.

H estudo de Reviso Sistemtica para o medicamento desta Nota Tcnica? De acordo com Reviso Sistemtica realizada por Candelise Livia e Ciccone Alfonso, 20123, no h evidncias suficientes para concluir que gangliosdeos so benficos em Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo. necessria precauo por causa de relatos de casos espordicos de sndrome de Guillain-Barr aps a terapia com gangliosdeo. Em um estudo clnico aleatorizado, duplo-cego, realizado por Flicker et. al.4, 1994, 12 pacientes com doena de Alzheimer foram tratados durante 6 semanas com placebo e 6 semanas com monosialogangliosdio (GM1) (100 mg / dia im). Monosialogangliosdio no conseguiu produzir melhoria significativa no desempenho dos pacientes no teste cognitivo, sugerindo que esta no uma abordagem vivel para o tratamento de deteriorao cognitiva na doena de Alzheimer. A experincia clnica com monossialogangliosdeo limitada. Embora algum benefcio tem sido observado em pacientes com AVC agudo, hemorragia subaracnide, e leso da medula espinhal aps terapia intramuscular ou intravenosa com monosialoganglioside, estes estudos foram de tamanho insuficiente e / ou continham certas deficincias que tornam difcil avaliao da eficcia. Alm disso, melhorias observadas foram geralmente de pequena magnitude e, em alguns casos, transitrias. A capacidade deste agente para produzir melhoria neurolgica clinicamente significativa, sustentada e funcional em qualquer condio ainda precisa ser demonstrada. Grandes estudos bem controlados com perodos de tratamento adequados so necessrios para avaliar benefcios a longo prazo5.
2 Disponvel em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/!ut/p/c5/hY_bUoMwGISfxQfo5BclTC_ThBIx5aBtOdwwpCnIkBKUjmZ4enG8tu5efrOzu6hEi4f6s2vra2eGWqMclbii AeGPngAAvKHwFLgRdtMYIL5feIEr-EME_kmHqGy1kUtPxk69ZYa0zGcv07wBzaUTxibo_JDKdFckwt0lD32j1nbveYaSAqxMyqmdWWpXxzHdfuiBNnjshiz2t_KyZ3164ErdbRfEKk9XFdi8qNnorkQJ5tgWb3xwx3Kfj7fWOn88hsfI24uZzRe8vncN-QbsV67lA!!/?1dmy&urile=wcm%3apath%3a/anvisa+portal/anvisa/pos++comercializacao+-+pos+-+uso/regulacao+de+marcado/assunto+de+interesse/mercado+de+medicamentos/listas+de+precos+de+medicamentos+03. Acesso em: 14/05/2012. 3 Candelise Livia, Ciccone Alfonso. Gangliosides for acute ischaemic stroke. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 03, Art. No. CD000094. DOI: 10.1002/14651858.CD000094.pub2 4 Flicker C, Ferris SH, Kalkstein D, Serby M. A double-blind, placebo-controlled crossover study of ganglioside GM1 treatment for Alzheimer's disease. Am J Psychiatry. 1994 Jan;151(1):126-9.

Disponvel em: http://www.thomsonhc.com/micromedex2/librarian/PFDefaultActionId/evidencexpert.IntermediateToDocumentPrintLink. Acesso em: 27/04/2012.

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO
CONSULTORIA-GERAL DA UNIO CONSULTORIA JURDICA NO MINISTRIO DA SADE NCLEO TCNICO

5. A Comisso Nacional de Incorporao de Tecnologias no SUS tem algum posicionamento a respeito do medicamento desta Nota Tcnica? A Comisso Nacional de Incorporao de Tecnologias no SUS CONITEC-SUS6 um rgo criado pela Lei n 12.401 de 28 de abril de 2011, que alterou a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, e regulamentado pelo Decreto Presidencial n 7.646 de 21 de Dezembro de 2011, tendo por finalidade assessorar o Ministrio da Sade no processo de incorporao, excluso ou alterao pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituio ou a alterao de protocolo clnico ou de diretriz teraputica. A CONITEC/MS um rgo federal novo, criado pela Lei n 12.401/2011 e regulamentado pelo Decreto Presidencial n 7.646 de 21 de Dezembro de 2011, substituindo a antiga CITEC/MS, regida, ao tempo de sua existncia, pela revogada Portaria n 2.587, de 30 de outubro de 2008. A CONITEC-SUS, quando desempenhando a atribuio de analisar tecnologias de sade, dever levar em conta, necessariamente, os seguintes aspectos: as evidncias cientficas sobre a eficcia, a acurcia, a efetividade e a segurana do medicamento, produto ou procedimento objeto do processo de incorporao, bem assim a avaliao econmica comparativa dos benefcios e dos custos em relao s tecnologias j incorporadas, inclusive no que se refere aos atendimentos domiciliar, ambulatorial ou hospitalar, quando cabvel. Dispe a Lei n 12.401/2011 que a incorporao, a excluso e a alterao a que se refere o art. 19-Q sero efetuadas mediante a instaurao de processo administrativo, a ser concludo em prazo no superior a 180 (cento e oitenta) dias, contados da data do protocolo do pedido, admitindo-se a prorrogao por 90 (noventa) dias corridos, quando as circunstncias exigirem. Nesse sentido, quando submetido CONITEC-SUS um processo de anlise de incorporao de tecnologia, esse rgo dispe de 180 dias para analis-lo, contados da data do protocolo do pedido, podendo prorrogar por mais 90 dias a anlise, caso as circunstncias do caso exigirem. 7

Lei 12.401 de 28 de abril de 2011:

Art. 19-Q. A incorporao, a excluso ou a alterao pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituio ou a alterao de protocolo clnico ou de diretriz teraputica, so atribuies do Ministrio da Sade, assessorado pela Comisso Nacional de Incorporao de Tecnologias no SUS. 1o A Comisso Nacional de Incorporao de Tecnologias no SUS, cuja composio e regimento so definidos em regulamento, contar com a participao de 1 (um) representante indicado pelo Conselho Nacional de Sade e de 1 (um) representante, especialista na rea, indicado pelo Conselho Federal de Medicina. 2o O relatrio da Comisso Nacional de Incorporao de Tecnologias no SUS levar em considerao, necessariamente: I - as evidncias cientficas sobre a eficcia, a acurcia, a efetividade e a segurana do medicamento, produto ou procedimento objeto do processo, acatadas pelo rgo competente para o registro ou a autorizao de uso; II - a avaliao econmica comparativa dos benefcios e dos custos em relao s tecnologias j incorporadas, inclusive no que se refere aos atendimentos domiciliar, ambulatorial ou hospitalar, quando cabvel.

Lei 12.401 de 28 de abril de 2011:

Art. 19-R. A incorporao, a excluso e a alterao a que se refere o art. 19-Q sero efetuadas mediante a instaurao de processo administrativo, a ser concludo em prazo no superior a 180 (cento e oitenta) dias, contado da data em que foi protocolado o pedido, admitida a sua prorrogao por 90 (noventa) dias corridos, quando as circunstncias exigirem.

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO
CONSULTORIA-GERAL DA UNIO CONSULTORIA JURDICA NO MINISTRIO DA SADE NCLEO TCNICO
Ao 1 dia do ms de maro de 2011, reuniu-se a Comisso de Incorporao de Tecnologias do Ministrio da Sade CITEC, e deliberou por unanimidade pela no incorporao do medicamento Sygen (monossialogangliosdeo sdico GM1), indicado como coadjuvante no tratamento das sequelas psictais e ps-traumticas do sistema nervoso central, incluindo-se as cerebropatias ps-isqumicas e pshemorrgicas. Aps a anlise do processo foi constatado o seguinte: Os estudos contm metodologia aceitvel, mas no podem avaliar o efeito causal do medicamento, j que na prtica utiliza-se com outros medicamentos concomitantes como corticoides, trombolticos e outros, no se podendo atribuir qualquer resultado satisfatrio especificamente ao efeito do Sygen. O uso de gangliosdeos foi associado Sndrome de Guillain-Barr na dcada de 90, e atualmente no existe um estudo significativo que o desvincule. O uso de gangliosdeos no compe a consulta pblica do Protocolo Clnico e Diretrizes Teraputicas do Ministrio da Sade Tromblise no Acidente Vascular Enceflico Isqumico Agudo (Consulta Publica N39 de 29 de outubro de 2010).

6.

Como a Food and Drug Administration - FDA avalia o Medicamento? O FDA no aprovou o uso de monossialogangliosdeo sdico8.

Doena de Alzheimer Aprovao FDA: Adulto, no; Peditrica, no Acidente vascular cerebral Aprovao FDA: Adulto, no; Peditrica, no Leso da medula espinhal Aprovao FDA: Adulto, no; Peditrica, no Hemorragia subaracnidea Aprovao FDA: Adulto, no; Peditrica, no

7.

Qual so os efeitos colaterais e os riscos associados ao medicamento?

Disponvel em: http://www.accessdata.fda.gov/scripts/cder/drugsatfda/index.cfm Acesso em: 24/04/2012.

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO
CONSULTORIA-GERAL DA UNIO CONSULTORIA JURDICA NO MINISTRIO DA SADE NCLEO TCNICO
CONTRA-INDICAES: Hipersensibilidade individual a SYGEN e aos componentes da formulao, doena de Tay-Sachs, sndrome de Bielschowsky, sndrome de Spielmeyer, sndrome de Guillain-Barr e insuficincia renal e/ou heptica grave. No recomendado o uso do produto durante a gestao e lactao. A propenso de ganglisidos, incluindo monosialogangliosdio, para induzir complicaes neurolgicas graves, como sndrome de Guillain-Barr, tambm ir limitar a sua aceitao e uso generalizado9.

8.

O que o SUS oferece para as doenas tratadas pelo medicamento? Este medicamento no est includo na lista de Assistncia Farmacutica do SUS. Salienta-se que a Unio, os Estados e os Municpios so os gestores do SUS com responsabilidade, competncia e legitimidade para orientar e organizar as polticas de sade pblica brasileiras, pautadas pelos princpios da universalidade, integralidade e eqidade. Por meio dessas polticas so disponibilizados procedimentos, medicamentos e outros insumos importantes, visando o tratamento e a reduo das principais doenas e agravos da populao brasileira. Tais procedimentos, incluindo os medicamentos, so padronizados mediante anlises tcnico-cientficas a partir das melhores evidncias disponveis e acompanhadas por estudos de impacto financeiro para o Sistema pblico de sade brasileiro. Esse processo fundamental para a disponibilizao de medicamentos eficazes, seguros e com uma relao custo-benefcio adequada. Porm, acima de qualquer mrito, o Ministrio da Sade visa, sempre, o fornecimento de procedimentos em sade que sejam eficazes e seguros, ou seja, procedimentos que proporcione a formao, proteo e recuperao da sade da populao, estabelecidos pelo artigo 196 da Constituio brasileira. Acrescenta-se que o Ministrio da Sade constituiu, sob a coordenao operacional da Secretaria de Ateno Sade (SAS), grupo formado por tcnicos (GT) dessa Secretaria, do Departamento de Assistncia Farmacutica/SCTIE, do Departamento de Cincia e Tecnologia/SCTIE e da Comisso para a Incorporao de Tecnologias em Sade (CONITEC/SCTIE), para a elaborao de novos Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas (PCDT) e para a atualizao daqueles j existentes. Aps elaborao, os Protocolos so submetidos Consulta Pblica para que a comunidade cientfica, profissionais de sade, usurios do SUS e demais interessados possam colaborar em sua construo. Aps o perodo da Consulta Pblica, publica-se a verso final do Protocolo que ter vigncia nacional e servir como conduta diagnstica, teraputica e de acompanhamento da doena em questo no mbito do SUS.

GLUCIA SILVEIRA CARVALHO Consultora Tcnica Farmacutica-Bioqumica

Disponvel em: http://www.thomsonhc.com/micromedex2/librarian/PFDefaultActionId/evidencexpert.IntermediateToDocumentPrintLink. Acesso em: 27/04/2012.

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO
CONSULTORIA-GERAL DA UNIO CONSULTORIA JURDICA NO MINISTRIO DA SADE NCLEO TCNICO

Ex:

SRGIO RENATO PAIS COSTA Consultor Tcnico Mdico - CRM-DF 14865 Membro Titular Especialista em Cancerologia (Sociedade Brasileira de Cancerologia) Doutorado e Mestrado em Medicina pela Universidade Federal de So Paulo.

Ncleo Tcnico

S-ar putea să vă placă și