Sunteți pe pagina 1din 9

FRASSON, Antonio Carlos. A CONFIGURAO "SOCIEDADE" : numa tica de Norbert Elias.

In IV Simpsio Internacional Processo Civilizador, 2001, Assis SP. Histria, Educao e Cultura. Assis SP : UNESP, 2001. V 1, pg. 107/202.

A CONFIGURAO "SOCIEDADE" : NUMA TICA DE NORBERT ELIAS Antonio Carlos Frasson1 Universidade Estadual de Ponta Grossa Prefeitura Municipal de Ponta Grossa
Resumo: A anlise da configurao sociedade traz em sua contextualizao os estudos efetuados por Norbert Elias, que convicto da necessidade de caracterizar uma nova orientao para o estudo da histria, estabelece um novo caminho para analisar a configurao sociedade, cujo processo central o estudo do comportamento humano, da sua evoluo e desenvolvimento social, provocando desta maneira um processo de reviso nas teorias histricas. Acrescente-se a isto que procurou analisar e entender a sociedade como um processo em evoluo e de desenvolvimento social linear, apontando que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuaes demonstram-se de diversas formas de interrelacionamentos e entrelaamentos sociais em que se permitem agrupar - igreja, escola, famlia, clubes sociais, partidos polticos, entre outras, em um nico estudo e que esta jamais poder agir individualmente. Palavras-chaves: Sociedade, Norbert Elias. Abstract: The examination of the society configuration brings in its context the studies made by Norbert Elias, who had been convinced about the need for characterizing a new orientation to the study of the history. He had established a new way to examine the society configuration, which the main focus is the study of human behavior. Since its evolution and social development, provoking this way a process of revision on the history theories. Added on it, Norbert Elias had looked for examining and understanding the society as a process suffering an evolution and a social linear developing, indicating the society as one of the essential elements in a organizational structure which works demonstrating the several ways of relation ship and social relating that are allowed to join church, school, family, social club, politics groups and so on, in a unique study and these works will never act individually. Key Words: Society, Norbert Elias.
Todos sabem o que se pretende dizer quando se usa a palavra "sociedade", ou pelo menos todos pensam saber. A palavra passada de uma gerao a outra como uma moeda cujo valor fosse conhecido e cujo contedo j no precisasse ser testado. Quando uma pessoa diz "sociedade" e outra a escuta, elas se entendem sem dificuldades. Mas ser que realmente entendemos? (ACF) (Norbert Elias, 1994 (c) : 63)

Entendemos que a rede de ligaes que se estabelecem em uma sociedade no ocorrem por acaso ela reflexo de estratgias instauradouras e mantenedoras das instituies dentro de suas relativas posies e manifestaes de poder que se fazem presentes em todo processo social. Assim sendo, compreender a configurao sociedade traz um significado especial, cujos objetivos conduzem a estabelecer novas acepes sobre os padres de comportamento desta e obtermos desta maneira um entendimento diferenciado do processo social. Norbert Elias ao abordar sobre as estruturas e processos sociais mostra a natureza fundamental dos mecanismos a respeito destes, ao detalhar:

A fim de entender estruturas e processos sociais, nunca suficiente estudar um nico estrato funcional no campo social. Para serem realmente entendidas, essas estruturas e processo exigem um estudo das relaes entre os diferentes estratos funcionais que convivem juntos no campo social e que, com a mais rpida ou mais lenta mudana nas relaes de poder provocada por uma estrutura especifica desse campo, so no curso do tempo reproduzidas sucessivas vezes. (ACF) (Norbert Elias - O Processo Civilizador - v2, 1993 : 239)

A fim de destacar mais sobre estas estruturas e processos sociais, enfatiza:


Da mesma forma que em todo estudo psicogentico necessrio levar em conta no s as funes "inconscientes" e "conscientes", mas a contnua circulao de impulsos entre umas e outras, igualmente importante, em todos os estudos sociogenticos, levar em conta desde o princpio toda configurao do campo social, que mais ou menos diferenciado e carregado de tenses. E s possvel fazer isso porque o tecido social e sua mudana histrica no so caticos, mas possuem, mesmo numa fase de agitao e desordem, um claro padro e estrutura. (Norbert Elias - O Processo Civilizador - v2, 1993 : 239)

Esta maneira de visualizar as configuraes sociais, por sua prpria natureza, torna-se interessante, porque suscita uma complexa relao na medida em que as determinantes apontadas tendem a mostrar as formas de existncia e de desenvolvimento entre os indivduos na sua estrutura social. Assim, o projeto de estudo de anlise sobre sociedade proposto por Norbert Elias se torna diferente, em razo dele buscar analisar no o indivduo em si, mas sim os conceitos fundamentais de formao, interdependncia, equilbrio das tenses, revoluo social (ou das formaes), mostrando os meios pelos quais se entendem os envolvimentos sociais em suas diferentes pocas, oportunizando, ento, um entrelaamento entre a histria e a sociologia. Uma definio mais consistente sobre a aplicao da teoria do processo civilizador em relao sociedade encontrada em Roger Chartier o qual demonstra que, para garantir a cientificidade de um estudo sobre sociedade e suas inter-relaes, no se pode prescindir das questes trabalhadas por Norbert Elias, em razo dos parmetros acentuados por este autor, considerados fundamentais para um plano de estudos sobre o papel de cada um neste contexto. Lembra Roger Chartier que os traos dados histria por Norbert Elias " inteiramente histrico no sentido em que se situa (ou pode ser situado) no passado, mas a sua perspectiva em nada histrica, uma vez que no se prende com indivduos, supostos como livres e nicos, mas com as posies que existem independentemente deles e com as

dependncias que regulam o exerccio da sua liberdade." (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 91/2). A fim de destacar e identificar as compulses que tratam sobre sociedade trabalhadas por Norbert Elias, Roger Chartier acrescenta que:
A anlise das sociedades, por seu turno, props uma histria das estruturas que j no a dos indivduos e onde contam, antes de mais nada, a posio dos grupos relativamente uns dos outros, os mecanismos que asseguram a mobilidade (ou a reproduo) social, os funcionamentos no apreendidos pelos sujeitos sociais e sobre os quais a sua aco voluntria no tem qualquer influncia. (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 92)

Ainda nos seus ensaios, do ponto de vista descrito sobre o quadro referencial de Norbert Elias na busca de paradigmas a respeito de sociedade, discorre,
A tarefa do socilogo , pois, antes de mais nada, identificar e compreender as diferentes formaes sociais que se sucederam ao longo dos sculos: esse trabalho que Elias designa pelo termo Figurations Analyse. O seu quadro referencial dado pela distino operada entre trs modos e ritmos da evoluo das sociedade humanas: a evoluo biolgica [biologische Evolution], a evoluo social [gesellschaftliche Evolution] e a evoluo vivida escala da histria individual [Geschichte, para Elias]. (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 103)

Ao realar a amplitude de concepes que Norbert Elias tem sobre sociedade, constituda nesta rede de dependncias, que se entrepem, Roger Chartier enfatiza que "a cronologia prpria da anlise sociolgica a evoluo social, caracterizada pelo encadeamento de formaes sucessivas que so temporrias, comparadas com a estabilidade da organizao biolgica da espcie humana, mas que parecem imutveis quando em confronto com as existncias individuais". (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 103) Delineia tambm os aspectos semnticos das configuraes trabalhadas por Norbert Elias, que se fazem presentes na sociedade no que diz respeito ao dualismo temporariedade e especificidade de cada uma das interdependncias.
Para Elias, a modalidade varivel de cada uma das cadeias de interdependncias, que podem ser mais ou menos longas, mais ou menos complexas, mais ou menos condicionadoras, que define a especificidade de cada formao ou configurao social, situe-se esta na escala macroscpica das evolues histricas (como a sociedade de corte ou a sociedade feudal) ou na escala, mais diminuta, das formaes, de dimenses diversas,

detectveis numa mesma sociedade". (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 101)

Para Chartier os pressupostos de estudos trabalhados por Norbert Elias sobre sociedade se distanciaram das colocaes efetuadas na histria por historiadores e socilogos pois estas encontram-se encerradas em "trs fraquezas fundamentais: atribui geralmente um carcter nico aos acontecimentos que estuda; postula que a liberdade do indivduo fundadora de todas as suas decises e aces; relaciona as evolues maiores de uma poca com as livres intenes e actos voluntrios daqueles que possuem poder e domnio." (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 101) Um sinal desta convergncia que Norbert Elias, com observaes fundamentadas numa reflexo sociolgica, rompeu e fez uma reviravolta nas idias abstratas, ideolgicas e pr-estabelecidas como se viam estas configuraes, inserindo elementos inovadores, objetivando construir novos caminhos que permite entender as estruturas sociais nas suas diferentes pocas. Assim sendo, Norbert Elias, tendo Karl Marx, Max Weber, Comte, Thornstein Veblen, Karl Mannhein, Durkein, entre outros, como interlocutores evidencia a crtica sobre as teorias sociolgicas da sociedade no sculo XIX por serem estticas e mecanizadas, reservando para o homem somente um papel secundrio, ou seja, o de cumprir apenas algumas funes. Com isto possvel extrair a acepo antagnica de Norbert Elias para o significado de sociedade em relao s teorias que se fazem presentes no estudo da estrutura e funcionamento das formaes scio-histricas, no qual se v o homem submetido imutabilidade dos processos cclicos do destino, aventadas por Toynbee, Spengler, Hegel, Comte e Marx. Em suas observaes destaca as posies destes tericos: Toynbee e Spengler - que trazem em sua teoria um significado extrado da biologia, composta por ciclos repetidos automaticamente e avana para a morte, identificando-se em muito com o pensamento popular a respeito de sociedade, podendo ser encontrada em vrias nuances; Hegel - traz um entendimento segundo o qual os indivduos so conduzidos de uma forma precisa para uma nica direo numa ao social imutvel; Comte - para o qual de fundamental importncia a compreenso do processo histrico da sociedade, que passa sucessivamente por trs momentos interligados: teolgico-religioso, metafsico-abstrato e o positivista-cientfico; e Marx - v as relaes econmicas como fator primordial para o desenvolvimento sciohistrico da sociedade.

Norbert Elias, convicto da necessidade de caracterizar uma nova orientao para o estudo da histria, estabelece um novo caminho para analisar a configurao sociedade, cujo processo central o estudo do comportamento humano, da sua evoluo e desenvolvimento social, provocando desta maneira um processo de reviso nas teorias histricas. Acrescente-se a isto que procurou analisar e entender a sociedade como um processo em evoluo e de desenvolvimento social linear, em que se permitem agrupar as diversas configuraes sociais - igreja, escola, famlia, clubes sociais, partidos polticos, entre outras, em um nico estudo. Neste aspecto Norbert Elias destaca que para entender a sociedade como um todo necessrio reorientar a nossa acepo sobre o conceito desta em razo que "no modelo de senso comum que hoje domina a nossa prpria experincia ou a dos outros, a relao com a sociedade ingenuamente egocntrica, [..]" (Norbert Elias - Introduo sociologia, 1970 : 14). Demonstra a sua posio ao colocar: "como veremos, estas concepes tradicionais sero substitudas por uma viso mais realista das pessoas que, atravs das suas disposies e inclinaes bsicas orientadas umas para as outras e unidas umas s outras das mais diversas maneiras." (Norbert Elias - Introduo sociologia, 1970 : 15). Norbert Elias tambm distingue repetidamente, dentro de sua concepo de anlise sociolgica, que as "pessoas constituem teias de interdependncia ou configuraes de muitos tipos, tais como famlias, escolas, cidades, estratos sociais ou estados. Cada uma dessas pessoas constitui um ego ou uma pessoa, como muitas vezes se diz numa linguagem reificante. Entre estas pessoas colocamo-nos ns prprios." (Norbert Elias - Introduo sociologia, 1970 : 15/6). Com isto possvel entender a discordncia de Norbert Elias com a forma como a histria tratada - na sua maioria por fatos cronolgicos ou estanques, limitados somente ao estudo das sociedades contemporneas - em virtude de entender que o seu estudo deve ser feito por meio das evolues de longa durao, uma vez que, dessa forma, ser permitido aos historiadores visualizar com mais cientificidade as diferenas sociais presente nos dias atuais. (Roger Chartier - A histria cultural entre praticas e representaes, 1988 : 91) Esta sua maneira de conduzir os estudos na busca de uma nova acepo de explicar a configurao sociedade, suplanta o desgnio em que os fatos sociais conduziam para serem um nico meio de analisar sociedade e civilizaes, ao destacar que

Descobrindo interdependncias, restabelece-se a identidade ltima de todos os homens, identidade sem a qual qualquer relao humana, mesmo a que se estabelece entre o investigador e o objeto da sua pesquisa, entre os vivos e os mortos, recua para o nvel da barbrie da poca recuada e selvagem em que um indivduo que pertencesse a outra sociedade era considerado como um ser e eventualmente no humano. (Norbert Elias - A Sociedade de Corte, 1987 : 179)

J a centralidade de entendimento sobre sociedade, para Norbert Elias, est calcada em algumas determinantes que tendem a mostrar as mais variadas formas de existncia e de desenvolvimento deste objeto de estudo. Pelo que respeita sobre dualismo temporariedade e especificidade de cada uma das interdependncias, h ainda uma observao necessria, pois Norbert Elias distingue que esta reflexo "requer um esforo peculiar de pensamento, pois as dificuldades que temos de enfrentar, em qualquer reflexo sobre a relao indivduo e sociedade, provm - na medida em que se originam na ratio - de hbitos mentais especficos que hoje se acham demasiadamente arraigados na conscincia de cada um de ns". (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 23) De acordo com o acima exposto entendemos que o ponto central que apia sua reflexo est consubstanciado no questionamento que faz a propsito da relao entre sociedade e indivduo, ao promulgar: "Que tipo de formao esse, esta 'sociedade' que compomos em conjunto, que no foi pretendida ou planejada por nenhum de ns, nem tampouco por todos ns juntos?" (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 13). Manifestando-se ainda que "ela s existe porque existe um grande nmero de pessoas, s continua a funcionar porque muitas pessoas, isoladamente, querem e fazem certas coisas, e no entanto sua estrutura e suas grandes transformaes histricas independem, claramente, das intenes de qualquer pessoa em particular." (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 13). Dentro desta mobilidade social aventada por Norbert Elias em relao configurao sociedade podemos observar que a estrutura terica de sua anlise conduz ao entendimento de que outras acepes relativas a esta questo tornam-se limitadas e seletivas. Ao explicar o nexo condicionador desta sua maneira de ver a sociedade apresenta que "a relao entre os indivduos e a sociedade uma coisa singular. No encontra analogia em nenhuma outra esfera da existncia." (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 25) Ainda a este respeito demonstra que "apesar disso, a experincia adquirida observando-se a relao entre as partes e o todo em outras esferas pode, at certo ponto,

ajudar-nos nesse aspecto. Ela pode nos ajudar a afrouxar e ampliar os hbitos mentais a que fizemos referncia." (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 25) Sob este aspecto possvel verificar que nenhuma organizao, qualquer que seja a sua natureza ou estrutura, poder agir individualmente. As atividades, o querer e o fazer, os comportamentos, as condutas, os anseios e as produes realizadas pelos indivduos - aqui poderamos enfatizar a produo cientfica - no podem ser deixados de lado para compreender a configurao sociedade, visto que trazem em seu contexto um sentido preciso que os distingue nas suas relaes desta construo social. Com esta premissa, Norbert Elias conduz para o convencimento da indivisibilidade entre sociedade e indivduo mesmo considerando que os indivduos possuem uma caracterstica prpria de individualidade, porm levando tambm a entender que o desenvolvimento desta inter-relao deve conduzir-se dentro de um contnuo estado de mutao. Nesse mesmo caminhar Norbert Elias demonstra que entre estas concepes existe uma convergncia acerca da falta de modelos conceituais para consistir na elaborao de um desenho na composio desta sociedade.
O que nos falta - vamos admiti-lo com franqueza - so modelos conceituais e uma viso global mediante os quais possamos tornar compreensvel, no pensamento, aquilo que vivenciamos diariamente na realidade, mediante os quais possamos compreender de que modo um grande nmero de indivduos compem entre si algo maior e diferente de uma coleo de indivduos isolados [...] (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 16)

Alm disto, na busca para a compreenso de aspectos mais significativos que se fazem presente entre sociedade e indivduo, evidencia: "[...] como que eles formam uma "sociedade" e como sucede a essa sociedade poder modificar-se de maneiras especficas, ter uma histria que segue um curso no pretendido ou planejado por qualquer dos indivduos que a compem." (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 16) Desta maneira - como ele mesmo destaca - vemos que precisamos reconhecer que a formao da sociedade no homognea, visto que os pressupostos de anlise esto atrelados nas relaes de interdependncia e nas complexidades sociais presentes entre os indivduos, o que impe de certa forma que estas no se mantenham circunscritas a formulas ou "modelos" pr-determinados pela sociedade. Com efeito, sobre este aspecto Norbert Elias ressalta que:
Uma das grandes controvrsias de nossa poca desenrola-se entre os que afirmam que a sociedade, em suas diferentes manifestaes - a diviso do

trabalho, a organizao do Estado ou seja l o que for -, apenas um "meio", consistindo o "fim" no bem-estar dos indivduos, e os que asseveram que o bem-estar dos indivduos menos "importante" que a manuteno da unidade social de que o indivduo faz parte, constituindo esta o "fim" propriamente dito da vida individual. Acaso j no eqivaleria a tomarmos partido nesse debate o fato de comearmos a procurar modelos para compreender a relao entre indivduo e sociedade nas relaes entre os tijolos e a casa, as notas e a melodia, a parte e o todo? (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 17)

Ao analisarmos o esprito que permeia esta posio de Norbert Elias ao falar da configurao sociedade, traduz-se num sinal evidente de que podemos ver desenhado um legtimo ordenamento primordial, dentre outros tantos existentes no mbito configuracional de modelos de sociedade, possibilitando ao homem alcanar o seu desenvolvimento. CONSIDERAES FINAIS Ao optar pela interpretao da configurao sociedade tendo Norbert Elias como suporte terico atravs de seus tratados sobre o processo civilizador, oportuniza observarmos que esta configurao e as suas interaes sociais passam por diversas concepes, configurado em um novo sistema de formao e ou de perpetuao social dentro de uma estrutura especfica prpria. De forma diversa, estes aspectos se tornam mais visveis acima de quaisquer conflitos polticos, ideolgicos ou sociais, pois so numerosas as correlaes que atestam a sua presena, visivelmente contextualizada em todos os segmentos das estruturas organizacionais. Em consonncia com isto Norbert Elias destaca que "sem quadros de referncia globais, esses processo e mudanas estruturais no podem ser adequadamente diagnosticados ou explicados. [...]" (Norbert Elias - A Sociedade dos indivduos, 1994 : 136). As determinantes apontadas por Norbert Elias de interao entre os conceitos e significados de sociedade transforma-se num conjunto de aes mais ampla e complexa que a sua determinao usual, pois conduzem a mostrar que esta configurao dentro de seus padres de interdependncias estruturais pode ser considerada como um instrumento de dominao, na medida que leva para o desenvolvimento de aes que busquem um controle poltico social. Norbert Elias aponta que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuaes demonstram-se de diversas formas de interrelacionamentos e entrelaamentos sociais e que esta jamais poder agir individualmente. Ao conceber uma concluso, embora no se constituindo uma teoria conclusiva a este respeito, a centralidade deste entendimento, est calcada em determinantes nas quais

demonstram diversas formas de desenvolvimento social atrelados em mtodos estruturalistas independentes, estveis ou ainda atrelados a princpios ideolgicos que possam vir garantir uma mobilidade no seio da sociedade ou a de consolidar o poder de determinados grupos, pois segundo Norbert Elias as relaes na formao da sociedade no podem ser consideradas como homogneas, em razo da vinculao que estas mantm de interdependncia, no tocante as complexidades sociais instadas entre os indivduos, que no se mantm circunscritas a formulas ou "modelos" pr-determinados. REFERNCIA BIBLIOGRFICA ELIAS, Norbert. Envolvimento e distanciamento. Traduo Maria Lusa Cabaos Melio. Lisboa : Publicaes Dom Quixote. 1997. ____________ A busca da excitao. Traduo de Maria Manuela Almeida e Silva. Lisboa : Difuso Editorial Ltda., 1985. ____________ A Sociedade de Corte. Lisboa : Editorial Estampa, 1987. ____________ A sociedade dos indivduos. Traduo de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 1994. ____________ Introduo a sociologia. Lisboa : Edies 70, 1969. ____________ O processo civilizador : formao do estado e civilizao. Traduo de Ruy Jurgman. 2 ed., Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1993. 2v. ____________ O processo civilizador : uma histria dos costumes. Traduo de Ruy Jurgman. 2 ed., Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1994. 1v. ____________ Os Alemes : a luta pelo poder e a evoluo do habitus nos sculos XIX e XX. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 1997. ____________ Os estabelecidos e os outsiders : sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro : Zahar, 2000. GEBARA, Ademir. Anotaes para a teoria do processo civilizador. In : Comunicaes, ano 5, n 2, novembro, 1988. Universidade Metodista de Piracicaba. Programa de Ps-Graduao. Piracicaba - So Paulo. Pg. 140/50. CHARTIER, Roger. A histria cultural entre praticas e representaes. Traduo de Maria Manuela Galhardo. Lisboa : Ed. DIFEL, 1988.
1 Professor Adjunto do Departamento de Educao Fsica da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Endereo Residencial: Rua Frei Caneca 417/11, 84010-060 Ponta Grossa - Paran, Telefone 42 - 224 5641, E-mail: frasson@convoy.com.br

S-ar putea să vă placă și