Sunteți pe pagina 1din 27

AS TEORIAS URBANAS E O PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL Roberto Lus Monte-Mr

A emergncia terica e a relevncia da questo urbana no mundo contemporneo podem ser tomadas como quase consenso. Expressam a inevitabilidade da centralidade do fato urbano, quando as redes de informao e de articulao da economia capitalista ganham dimenso global tm nas cidades seu principal espao de comando. Ao mesmo tempo expressa a escala local, da cidade e das referncias scio-espaciais, presentes e fortalecidas em qualquer escala de vida ampliada e sempre localizada. A rede urbana que articula a economia, a sociedade e o espao-tempo globalizado organiza tambm territrios de amplitudes vrias, do micro-regional ao continental. As relaes metrpole-satlites, que inspiraram interpretaes sobre o subdesenvolvimento e as relaes internacionais, ganham hoje uma imensa complexidade diante da dimenso multiescalar, fragmentada e mutvel (caleidoscpica, portanto) sob o comando do capital financeiro, particularmente na periferia do capitalismo, no mundo subdesenvolvido. As teorias que tentaram explicar a transformao, o crescimento, o sentido e a funo da cidade para informar seus melhoramentos e/ou planejamento, tiveram grande importncia nas intervenes feitas, tanto pelo Estado quanto pela sociedade em vrias manifestaes. Essas teorias, pensadas nos pases do centro capitalista e apropriadas na periferia, muitas vezes representam idias fora do lugar aplicadas em reas seletivas e deixando grande parte das cidades como lugares fora das idias (Maricato, 2000). Por outro lado, nas cidades (e no campo, com articulao nas cidades) que se construram as foras scio-culturais, econmicas e polticas que formaram o Brasil, produziram seu espao urbano-regional e ainda o fazem. Das cidades coloniais s metrpoles atuais, os referenciais tericos foram sendo redefinidos, adaptados, recriados para explicar processos scio-espaciais e informar projetos polticos de classes e grupos de interesse, dentro e fora do Estado. De outra parte, os lugares fora das idias, nas suas diversas escalas das cidades ao espao (incompletamente) urbanizado dos nossos dias, realimentam tambm os modos de ver a produo do espao urbano e regional no Brasil e forjando assim nosso planejamento urbano e regional, na relao dialtica entre as teorias advindas do capitalismo avanado e sua releitura entre ns.

Antecedentes: o urbanismo cientfico e as teorias sociais da cidade As intervenes urbanas com pretenses cientficas se iniciaram ao final do sculo XIX nas grandes metrpoles europias, com desdobramentos nas colnias e excolnias no resto do mundo1. A crise da metrpole industrial espelhava, de fato, a crise da transformao da sociedade burguesa capitalista que trouxe para o centro do poder a classe trabalhadora provocando um enorme crescimento e expanso daquelas metrpoles. O caso de Barcelona dos mais conhecidos e importantes. O engenheiro urbanista Ildefons Cerd projetou a extenso da cidade para alm das muralhas, demolidas em 1854 o Eixample, projeto arrojado na infra-estrutura sanitria, no sistema virio e no desenho de quarteires integrados ao espao urbano em praas internas. Treze anos depois, Cerd publicou sua Teoria Geral da Urbanizao onde consolidou os princpios tcnicos da engenharia urbana que informaram por dcadas os melhoramentos nas grandes cidades do mundo no incio do sculo XX. Entretanto, o caso mais emblemtico e que influenciou todo o mundo ocidental e suas colnias, a famosa experincia do Baro Georges-Eugne Haussmann, em Paris, administrador do Sena entre 1853 e 1869, que projetou e implantou o que considerado o primeiro plano regulador para uma metrpole moderna2. Haussmann se apoiou, de um lado, nos trabalhos de engenharia urbana desenvolvidos desde o incio do sculo na Escola Politcnica e que se fortaleceram enormemente a partir da Revoluo de 1848 e de outro, na fora poltica e no interesse de Napoleo III, to engajado no processo que a ele muitas vezes tem sido atribuda a autoria do esquema geral de racionalidade urbanstica imposto a Paris, demolindo e construindo milhares de casas, implantando infra-estrutura e parques, abrindo grandes avenidas e dando rea central da cidade o sentido majestoso e a organizao administrativa em vinte arrondissements que perdura at hoje.

Franoise Choay (2000) organizou a mais conhecida coletnea abrangendo desde os pr-urbanistas do sculo XIX at os urbanistas cientficos que os sucederam enquanto Leonardo Benvolo (1980; 1981) discorreu crticamente sobre as propostas urbansticas, e Paul Rabinow (1989), por sua vez, discutiu de uma tica foucaultiana o urbansmo disciplinrio e alguns de seus desdobramentos no mundo colonial francs. 2 O plano de Pierre Charles LEnfant para Washington D.C, em 1791, resgatava o sentido barroco das cidades absolutistas, que foi retomado na Paris haussmanniana do sculo XIX e em Belo Horizonte, trs dcadas mais tarde. O plano de Nova York, em 1811, nega toda a tradio urbanstica anterior adotando um traado rgido e simplificado, em ruas e avenidas ortogonais sem qualquer perspectiva barroca e que responde s necessidades ultra-liberais e pragmticas do esprito empreendedor capitalista norteamericano.

Visto de hoje, o plano Haussmann expressou a forte interveno do Estado sobre a parte central de uma metrpole industrial em intensa transformao, que chegou a 1870 com cerca de dois milhes de habitantes. poca, seu carter autoritrio e at arbitrrio foi criticado por liberais, intelectuais e artistas por sua rigidez e pela destruio de reas tradicionais da cidade3. O plano, majestoso nos seus bulevares, avenidas e parques, no se articulava diretamente com a arquitetura grandiosa da cidade, rompendo assim com a compreenso urbano-arquitetnica unificada da cidade barroca que a antecedeu nas artes urbanas. Incorporava as preocupaes higienistas que caracterizavam a cidade moderna: reforma e demolio de reas e edificaes degradadas em condies sanitrias precrias, alm da ampliao e redefinio dos limites da cidade (como no caso de Barcelona). No Brasil, foi o plano de Aaro Reis para a Capital de Minas (Bello Horizonte), na ltima dcada do sculo que aplicou com maior clareza e sucesso os princpios hausmannianos, acrescidos de elementos barrocos como no plano de Washington D.C. Em outras capitais estaduais, como Manaus e Belm, Rio de Janeiro e So Paulo, alm de cidades mdias como Santos, engenheiros engajados nos melhoramentos e reformas urbanas, como Saturnino de Brito, Pereira Passos (muito comparado a Haussmann) e Prestes Maia, entre outros, incorporaram e empregaram seus ensinamentos nas diversas que fizeram intervenes nas cidades brasileiras4. No contexto urbano do capitalismo perifrico, os problemas tcnicos que ocupavam mdicos e engenheiros sanitaristas ligados s recm implantadas escolas politcnicas no se confundiam com as questes arquitetnicas e estticas que preocupavam os arquitetos das escolas de Belas Artes. Entretanto, alguns engenheiros locais foram tambm influenciados por arquitetos urbanistas europeus que valorizavam os aspectos artsticos das cidades, como Saturnino de Brito, influenciado por Camilo Sitte (Monteiro de Andrade, 1992). De fato, as influncias que se seguem no Brasil e no mundo a partir do sculo XX so extremamente variadas e mltiplas em seus princpios, ora privilegiando aspectos racionais da ao individual articulados com o sentido de progresso, como nas propostas de Le Corbusier, ora articulados com o resgate do sentido de comunidade e de cultura das
A experincia hausmanniana tem sido objeto de inmeras anlises e crticas por sua centralidade na questo urbanstica do perodo herico moderno. Em especial, ver o estudo de David Harvey (1985b). 4 H inmeros livros sobre essas experincias podendo-se citar, entre os recentes, uma sntese histrica por Carlos Lessa (2000) e uma anlise das aes higienistas no Rio de Janeiro, por Sidney Chalhoub (1996), alm do trabalho de Hugo Segawa (2000) sobre So Paulo.
3

cidades, como em Sitte e nas propostas de cidades-jardim de Ebenezer Howard. Alm dessas duas correntes mais influentes, que Choay (2000) chamou progressista e culturalista, outras podem ser identificados, como o naturalismo norte-americano de Frank Lloyd Wright, herdeiro da tradio jeffersoniana, ou o organicismo do bilogo Patrick Geddes5. No Brasil, em que pesem os impactos de vrias dessas correntes urbansticas, como a citada influncia de Camilo Sitte, ou a influncia das cidades-jardim, diretamente atravs de Ebenezer Howard ou indiretamente atravs de Unwin e Parker, no h dvidas sobre a predominncia da vertente progressista, capitaneada entre ns por Le Corbusier. Tanto na arquitetura moderna brasileira, consolidada nos anos trinta com o projeto do Ministrio de Educao e Sade, no Rio de Janeiro, quanto no urbanismo progressista representado na nova capital federal construda ao final da dcada de cinqenta, essa corrente consolidou, no bojo de suas vrias adaptaes e redefinies, o sentido de modernidade que marcou o pas no seu processo inicial de urbanizao sob a gide da industrializao substitutiva de importaes, perodo que se estendeu, com fases distintas, at o golpe militar de 1964. Entretanto, paralelamente aos ditames e influncias do urbanismo dito cientfico, de inspirao utpica ou no, as teorias sociais sobre a cidade e organizao do espao urbano foram se desenvolvendo tambm entre ns. De um lado, a tradio da sociologia urbana norte-americana da Escola de Chicago, com suas variaes entre a abordagem cultural e a abordagem dita ecolgica; de outro, as influncias da economia regional e urbana, que se consolidam em torno da Cincia Regional a partir da contribuio decisiva de Walter Isard. De fato, a abordagem ecolgica reconhecida como o primeiro esforo terico abrangente para uma abordagem social compreensiva da cidade, ganhando fora nos Estados Unidos no perodo entre as grandes guerras, particularmente em Chicago, onde o intenso crescimento urbano-industrial produzia grande diferenciao de concentraes humanas e funcionais no territrio urbano, gerando o que ficou conhecido como mosaico

Choay (2000) apresenta e discute as diversas correntes do urbanismo que se formam ao longo do sculo XIX e se fortalecem no mundo no incio do sculo XX.

urbano: a justaposio de diversos tipos de usos do solo formando uma aglomerao metropolitana que se distinguia claramente da cidade tradicional. Robert Ezra Park, na Universidade de Chicago, foi o principal estudioso a se debruar sobre a problemtica da cidade, buscando suas bases tericas em diversos campos do conhecimento como a filosofia, a psicologia, a sociologia e a cincia natural da evoluo darwiniana6. Park se centrou na transformao das relaes de competio, tomadas como inerentes sobrevivncia do indivduo em uma comunidade, e a emergncia e construo de consensos e objetivos comuns, tomadas como elementos da constituio de uma sociedade7. O sentido ecolgico desta abordagem se centrava no conceito de rea natural desenvolvido por Park, assumindo que as foras competitivas naturais tendem a produzir um equilbrio tambm natural de adaptao social ao ambiente urbano. A identificao de processos necessrios de competio, dominao, sucesso e invaso de reas naturais informou o modelo de organizao e expanso urbana mais conhecido, com cinco zonas concntricas propostas por Ernest Burguess (Park, Burgess, McKenzie, & Wirth, 1925) resultando em uma segregao natural por valores e interesses comuns e, no mdio prazo, levando ao famoso mosaico urbano. O vis espacialista (no caso, vis tambm naturalista) implcito nesta abordagem ecolgica encontra paralelos na economia e no planejamento urbano e regional, no qual aes centradas na produo de formas espaciais e organizao do espao foram tomadas como determinantes dos processos sociais que deveriam se desenvolver, dando origem ao conhecido vcio espacialista8. Assim, algumas teorias desenvolvidas no mbito da economia urbana (e regional) resgataram estudos encetados desde o sculo anterior por economistas e gegrafos alemes como Johann Heinrich Von Thnnen, Walter
6

Saunders (1986:52-66) identifica como influncias de Park, autores diversos como George Simmel, Auguste Comte, Herbert Spencer, e W.I. Thomas, alm de mile Durkheim e Charles Darwin como suas bases metodolgica e terica, respectivamente. 7 O conflito entre a dimenso natural (nesse caso, vista como biolgica) e a dimenso artificial (ou social) da vida humana marca diversas abordagens que informaram as teorias sociais da cidade, estando tambm presente na dimenso da cultura urbana, parcialmente herdeira de Park e Simmel, mas tambm influenciada por autores como Ferdinand Tnnies, com seus conceitos de gemeinschaft, referido vontade ou pulso natural, e gesellschaft, referido vontade racional ou intelectual (Tnnies & Loomis, 2002). 8 Vrios autores criticaram o vcio espacialista no planejamento regional e urbano, entre eles, Gore (1984). O problema terico-metodolgico implcito na observao fenomnica e sua generalizao para processos sociais continua em debate, opondo os mtodos positivista e dialtico. Markusen (1987) tratou esta questo ao argumentar que o conceito espacialista de regio no corresponde aos processos sociais que se busca analisar os diversos interesses organizados em torno do territrio.

Christaller, Alfred Weber e August Lsch que propuseram padres de organizao de redes de cidades (tomadas como lugares centrais) e da localizao de indstrias e das atividades primrias e tercirias em funo dos custos de transportes, de mo de obra e de energia, entre outros fatores, como tambm da renda da terra e da centralidade dos bens e servios, definindo tamanhos e vantagens da aglomerao de atividades (economias), assim como a amplitude das vrias reas de mercado. Em todos os casos, a dimenso espacial foi reduzida a suas referncias euclidianas e simplificada com alto grau de abstrao, assim como nos modelos da ecologia urbana. Paralelamente desenvolvia-se, em ntima associao dentro da prpria Chicago, nova vertente culturalista que tomava a forma urbana como indicadora de um novo modo de vida, bebendo nos ensinamentos de Simmel e Tnnies, entre outros. As relaes entre comunidade e sociedade continuavam em questo e os estudos de Simmel sobre a vida mental nas metrpoles modernas (industriais) relacionavam as dimenses individuais com as formas sociais em construo. Variaes em aspectos como o tamanho do grupo social, a natureza de suas relaes e a heterogeneidade dos seus elementos componentes (em Simmel, a diviso do trabalho) geravam transformaes tanto nos indivduos quanto nas sociedades que eles integravam. Dessa forma, as mudanas em curso nas grandes cidades industriais refletiam as transformaes que ocorriam na sociedade capitalista ocidental, ainda que isto no estivesse inteiramente claro para aqueles estudiosos. Louis Wirth, pupilo tanto de Simmel quanto de Park, produziu em 1938 o famoso artigo terico O urbanismo como modo de vida (Wirth, 1979) que, definitivamente, marcou a corrente da cultura urbana da sociologia americana. Centrando-se nos aspectos de tamanho, densidade e heterogeneidade, Wirth combinou aspectos da ecologia humana desenvolvidos por Park com as novas formas de associao humana e seus impactos no desenvolvimento de uma personalidade urbana, trabalhados por Simmel. Wirth produziu ento dois tipos ideais correspondentes ao rural e ao urbano, reforando essa dicotomia e definindo-a em termos de comunidades distintas dentro de um continuum demarcado por dois plos extremos: de um lado, o urbano e no limite, a metrpole industrial; de outro, a comunidade rural ou folk. Robert Redfield (1941), outro aluno de Park, fez pesquisas em Yucatn, no Mxico, e descreveu os elementos centrais de uma sociedade rural (folk), reforando assim as hipteses de Wirth de que os tipos ideais (de inspirao weberiana)

poderiam descrever a sociedade moderna em transformao, caminhando de uma forma social (e ecolgica) rural em direo a uma forma mais complexa de organizao urbana, prpria da grande cidade (apesar de poder conter elementos rurais no seu interior). A explicao e o referencial terico da cultura urbana, definindo o urbanismo (e por oposio, o ruralismo) como um modo de vida, informou as percepes da cidade e do processo de modernizao da sociedade por vrias dcadas. A urbanizao passou a ser vista cada vez mais como uma necessidade da transformao das sociedades em busca de um futuro moderno (e melhor), com aprofundamento da diviso do trabalho, libertao das amarras da vida rural, sua complexificao e integrao vida citadina. Entretanto, talvez a principal herana prtico-terica desse perodo entre-guerras para o planejamento urbano tenha sido o zoneamento do uso do solo que, inspirado na famosa Carta de Atenas9 produzida pelos urbanistas progressistas europeus, ganhou dimenses mais expressivas quando suportado pelas teorias sociais e econmicas gestadas nos Estados Unidos. De fato, o zoneamento proposto em Atenas ainda informa, de modo mais ou menos rgido, a grande maioria dos planos urbanos realizados no pas. De outra parte, as necessidades crescentes de impor uma ordem disciplinaria (Boyer, 1983) ao espao da cidade, de modo a evitar ou minimizar os conflitos potenciais decorrentes da justaposio no espao urbano das mltiplas classes, etnias, credos e culturas sob a gide do capital e hegemonia da burguesia, fizeram com que as propostas racionalistas ampliassem sua influncia no planejamento de cidades. No limite, buscavase impor diviso social do trabalho na cidade a hierarquia, rigidez e lgica da diviso tcnica do trabalho na fbrica. No Brasil, cidades mono-industriais como Volta Redonda e Ipatinga, entre muitas, espelharam em seu planejamento esse modelo de urbanismo subordinado lgica produtiva industrial, hierarquizando rigidamente os espaos urbanos e os servios ligados reproduo segundo o papel funcional no processo de produo10.

A Carta de Atenas reuniu as concluses e propostas bsicas de um grupo de arquitetos e urbanistas progressistas que participaram de um priplo pelas ilhas gregas nos anos 1920, por ocasio do 4. CIAM Congresso Internacional de Arquitetura Moderna. Definindo as quatro funes bsicas do homem como habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o esprito (alm da preservao de monumentos histricos), a Carta de Atenas propunha o zoneamento da cidade segundo essas quatro funes principais, aprofundando assim o zoneamento urbano que j era incipiente. No limite, estruturas urbanas rigidamente organizadas, como aquela proposta para Braslia, espelhariam a ordem ideal para o habitat humano. 10 Esse tema foi explorado em maior profundidade em outros trabalhos (Costa, 1979; Costa & Monte-Mr, 1995; Monte-Mr, 1981).

A expanso metropolitana advinda do avano da industrializao e a consequente urbanizao (extensiva), particularmente nos Estados Unidos, mas com grande influncia sobre outros pases centrais no ps-guerra, contribuiu para estender os pressupostos da centralidade urbano-industrial a todo o espao urbanizado. Diante disso, a metrpole se fragmentou, segundo imagens sugeridas pela escola de Chicago, provocando a sada das classes mais ricas do espao do poder, gerando uma suburbanizao despolitizada e abandonada sua prpria sorte. Nos contextos ricos, como das cidades norteamericanas, essa suburbanizao significou uma extenso bipolar da malha urbana que redefiniu o mosaico gerando novas centralidades ligadas a regies abastadas e outras atendendo s concentraes de populaes pobres e parcialmente marginalizadas. A extenso das condies urbano-industriais a essa periferia urbana/metropolitana permitiu a emergncia de novas cidades e de mega cidades, deixando as reas centrais tradicionais para ocupao da populao migrante que buscava se inserir no contexto urbano. Nesse sentido, confirmava algumas propostas apresentadas pela escola de Chicago. Em outros contextos, entretanto, como pases europeus que viram suas metrpoles (e rede de cidades) reestruturadas no ps-guerra, a extenso da mancha urbana e a suburbanizao geradas pela onda internacional da industrializao fordista produziu periferias pobres, organizadas na maioria das vezes em grandes conjuntos habitacionais inspirados no modelo progressista onde se concentraram populaes de imigrantes exludos do centro da economia e do espao do poder, alimentando assim os conflitos que viriam explodir ao final dos anos sessenta e que ainda se agravam nas grandes cidades. Em paises subdesenvolvidos, de industrializao fordista perifrica e incompleta, como o Brasil, os espaos incompletamente organizados (Santos, 1978) e as periferias urbanas precrias proliferarm com reas de sub-habitao e ausncia de servios urbanos e sociais bsicos. Essa suburbanizao precria que se iniciou nas grandes cidades, como Rio de Janeiro e So Paulo, com a industrializao substitutiva de importaes, produziu periferias pobres parcialmente integradas dinmica urbana. A expanso do modelo fordista a partir dos anos sessenta, contrariamente expectativa de maior incluso social, resultou no agravamento das condies de excluso urbana, como veremos frente nos desdobramentos no Brasil do planejamento urbano do ps-guerra.

O planejamento urbano: da habitao e transportes ao enfoque compreensivo Relatos da problemtica habitacional nos pases centrais, mas tambm em cidades coloniais, inclusive nos Estados Unidos, estavam presentes desde o sculo XVIII, antes mesmo da revoluo industrial, quando foram observadas aes reguladoras e restritivas quanto qualidade da moradia, preveno contra incndios e ocupao de reas de risco, entre outras. No sculo XIX, com o advento da cidade industrial, a questo habitacional ganhou maior centralidade na medida em que constituia demanda vital dos trabalhadores, surgindo assim polticas habitacionais especficas, voltadas para a construo de vilas operrias pelas prprias empresas industriais, mas tambm pelo Estado, em alguns casos. A questo habitacional tornou-se objeto central de poltica nas cidades e o conhecido tratamento do tema por Engels, em paralelo anlise da situao da classe operria na Inglaterra, o atesta. A exploso da cidade de Londres sobre suas periferias e os problemas ambientais (sanitrios) e de transportes da derivados logo se articularam com a questo habitacional e tentativas para enfrentar esta questo a partir do Estado estavam presentes na legislao, no apenas na Inglaterra como em vrios pases onde a industrializao se manifesta11, por todo o sculo XIX estendendo-se no sculo XX. A habitao, entendida tambm como uma questo poltico-ideolgica garantindo a hegemonia burguesa no centro das cidades, espao da riqueza, do poder e da festa, se somou s demandas por reas e conjuntos habitacionais nas periferias em apoio ao processo de industrializao que trouxera grandes levas de trabalhadores para as cidades. Essas periferias urbanas das grandes metrpoles industriais assistiram assim a grandes investimentos ligados reproduo coletiva da fora de trabalho, centrada nos dois servios urbanos principais requeridos pela produo: a habitao, elemento fundamental para a reproduo da fora de trabalho e transporte pblico, requerimento central para o acesso ao trabalho. medida que as distncias das periferias ao centro ou poder-se-ia dizer, do tecido-urbano industrial perifrico cidade aumentam, a importncia do sistema pblico de transportes cresce. Nas metrpoles dos pases centrais e de alguns perifricos, como a Argentina o investimento em transporte ferrovirio urbano se torna prioritrio, determinante e indutor do processo de expanso urbana e metropolitana.
11

Peter Hall (1989) apresenta viso geral com vis anglo-saxo e Hohenberg e Lees (1985) abordam o caso europeu. Foglesong (1986) faz excelente leitura crtica marxista da experincia norte-americana at 1920 e Boyer (1983) se apia em Foucault para questionar o mito do planejamento urbano nos Estados Unidos.

Em paralelo expanso do tecido urbano, apoiada na habitao popular e no transporte pblico, a valorizao dos espaos centrais da cidade torna-se prioritria para reafirmar o pacto do progresso e da modernidade, complementando a estratgia de classe da burguesia na sua consolidao no espao do poder12. Os melhoramentos urbanos, e particularmente, o embelezamento das reas urbanas centrais com a construo de grandes parques urbanos e de praas adornadas com arte pblica, equipamentos culturais e prdios pblicos de inspirao neo-clssica (greco-romana) e/ou ecltica (combinando vrias culturas) caracterizou o movimento chamado City Beautiful por Foglesong (1986), baseando-se no arquiteto Daniel Burnham, expoente da Escola de Arquitetura de Chicago que, juntamente com Louis Sullivan e outros, planejou a rea central de Chicago13. Entre as influncias e aes sobre as grandes cidades que se difundiram no mundo, com forte participao das experincias norte-americanas14, esto as tentativas de reduo do crescimento das cidades que buscaram inspirao nas propostas culturalistas, em particular, na cidade-jardim howardiana, utilizada em suas verses mais puras, como tambm em verso adaptada cidade mono-industrial (as company towns) e, finalmente, em suas adaptaes como subrbios anexos s grandes cidades, segundo a proposio de Unwin e Parker15. Exemplos desta tipologia nas cidades brasileiras e latino-americanas so vrios, particularmente em So Paulo e em cidades mono-industriais, como j citado. Entretanto, no Brasil e em outras partes do mundo, os pressupostos progressistas prevaleceram na organizao da cidade grande, materializados no zoneamento e controle do uso do solo. O zoneamento e a regulao do uso do solo urbano visava resolver uma contradio central da cidade capitalista: o conflito entre a propriedade privada do solo e as demandas coletivas de integrao e resposta cooperao implcita no espao urbano. A criao de comisses e/ou rgos tcnicos de planejamento local respondiam ao carter supostamente isento e independente face aos interesses especficos, mascarando de fato o processo de despolitizao que se imps cidade e sua expanso, subordinando-a cada vez mais s necessidades das vrias fraes do capital e das classes dominantes.
12

O argumento da estratgia de classes no processo de excluso da classe trabalhadora do espao do poder, presente desde as intervenes de inspirao haussmanniana, devido a Lefebvre (1969). 13 Sobre Chicago e seu desenvolvimento paradigmtico, ver o excelente livro de William Cronon (1991). 14 Cabe ressaltar o fato de que as propostas utpicas europias se deram em outras topias, fora da Europa, sendo a Amrica do Norte um dos espaos privilegiados para a u-topia europia. 15 Raymond Unwin e Barry Parker, arquitetos ingleses da Associao das Garden-Cities, construram a primeira cidade-jardim em Letchworth e tambm o Hampstead Garden Suburb (Choay, 2000: 219-232).

O planejamento urbano-regional: produzindo o espao do capital industrial O planejamento urbano e local, que se consolidou com a expanso do Taylorismo no processo industrial capitalista, buscou construir nas cidades e reas urbanas perifricas a organizao espacial que melhor atendesse s demandas crescentes da indstria, que capitaneava o crescimento econmico cada vez mais sob a gide do Fordismo16. Entretanto, os anos que sucederam a crise do capitalismo de 1929 viram a questo urbana ser cada vez mais redefinida em funo de uma problemtica regional que recolocava as cidades como os centros, ou ns, de um sistema econmico organizado em bases regionais e/ou nacionais. Nos Estados Unidos, a experincia do Vale do Tennessee, institucionalizada na agncia regional a TVA, Tennessee Valley Authority serviu como exemplo para outras experincias no mundo, como o Mezzogiorno no Sul da Itlia e o Vale do So Francisco, no Nordeste Brasileiro. Preocupaes com a hierarquia urbana, a rede de cidades e sua inter-relao tornaram-se correntes, articulando cada vez mais as dimenses urbanas e regionais. De fato, a emergncia da questo regional deslocou o eixo do problema urbano da esfera social e da organizao intra-urbana para a esfera do econmico, tendo o espao regional e nacional e a organizao interurbana como pontos programticos principais. A preocupao com a articulao cidade-regio, implcita na experincia do TVA, ganhou fora na Gr-Bretanha com os trabalhos da Comisso Barlow (1937-40), antes mesmo da guerra. A crise do capitalismo havia evidenciado a problemtica das regies deprimidas que, no contexto do Fordismo em expanso, constituam perda no aproveitamento de recursos humanos e naturais no processo de produo, alm de reduzir ganhos potenciais pela fragilidade do consumo naquelas regies. A Comisso Barlow, uma Comisso para a Distribuio Geogrfica da Populao Industrial que, alm de propor recomendaes para as fragilidades regionais britnicas (incluindo a Esccia e Pas de Gales), identificou uma excessiva concentrao industrial em poucas reas e regies e unificou as trs escalas do

16

O termo Fordismo aqui usado no sentido da corrente regulacionista, implicando no apenas uma forma de organizao do trabalho do interior do processo de produo, mas tambm um regime de acumulao e um modo de regulao particulares do estgio do capitalismo apoiado nas grandes empresas, nas grandes organizaes sindicais e na presena, maior ou menor, do Estado do Bem Estar. O termo Fordismo, apropriado pelos regulacionistas franceses, foi cunhado por Antonio Gramsci (Gramsci, Hoare, & NowellSmith, 1971) e implicava diversos aspectos da cultura norte-americana articulados produo capitaneada pelas forma de organizao do trabalho nas empresas de Henri Ford.

planejamento espacial: urbana, regional e nacional, ressaltando os problemas da concentrao populacional, econmica e industrial nas metrpoles (Hall, 1989). A questo urbano-regional havia definitivamente ganhado dimenso estratgica para o crescimento econmico nacional e o planejamento, tomado de emprstimo da experincia socialista e adaptado ao receiturio keynesiano e democracia burguesa17 do capitalismo industrial de Estado, tornou-se instrumento central para a propulso do novo ciclo de desenvolvimento prometido ao final da Segunda Grande Guerra18. A mquina de planejamento do ps-guerra (Hall, 1989) montada na Inglaterra e nos Estados Unidos se espalhou, com base nos organismos internacionais, por todo o mundo ocidental, com impacto particularmente intenso na Amrica Latina e no Brasil. No Brasil, os esforos preliminares encetados pelo Estado Novo para equipar o pas com uma institucionalidade burocrtica racionalizante, planejamento da ocupao do espao regional, equipamento de setores nas grandes cidades para a industrializao substitutiva de importaes, e instrumentos financeiros para o investimento pblico, entre outras medidas, ganharam dimenso muito mais expressiva durante a guerra com os Acordos de Washington e principalmente no ps-guerra, com as aes e apoio tcnico dos recm-criados organismos internacionais e das misses americanas no pas19. A influncia dos organismos internacionais, particularmente a CepalComisso Econmica para a Amrica Latina e do IlpesInstituto Latinoamericano para a Pesquisa Econmica e Social, sobre o planejamento regional, a criao da Sudene e a organizao do Estado para o planejamento foi significativa em vrias partes do pas. Entretanto, a problemtica urbana no teve a mesma relevncia e referencial terico. O concurso para projeto e construo de Braslia, na segunda metade dos anos 50, realizado nos moldes do urbanismo clssico e restrito aos arquitetos e engenheiros, espelhou com clareza essa distncia entre os problemas do planejamento urbano-regional e o problema das cidades, que continuava a ser considerado apenas no caso de grandes projetos pblicos, seja na criao de novas cidades capitais, estaduais ou nacional, seja em grandes projetos na
17 18

Karl Mannheim (1972) foi o principal responsvel pela defesa do planejamento no contexto democrtico. Desenvolvimento tomado aqui com base em Celso Furtado (1978), que o definiu como a expresso internacional da ideologia do progresso que marcou os pactos sociais nacionais no sculo XIX. 19 Depois do Plano Salte, em 1949, misses americanas proliferaram no incio dos anos 50 criando bases para o planejamento como prtica governamental consolidada no Plano de Metas da campanha Kubitschek. Ver Daland (1967), para uma sntese do planejamento no Brasil at o governo militar e Monte-Mr (1980), para sua relao com o planejamento urbano e regional.

expanso da fronteira agrcola ou grandes projetos industriais, como os j citados. Tratava-se ainda de um urbanismo de luxo (Monte-Mr, 1980). Entretanto, j existiam no pas outras correntes de planejamento que se ligavam ao movimento de politizao da questo urbana no mundo, particularmente o Economia e Humanismo, liderado por Henri Lefebvre e o grupo situacionista na Frana e que, no Brasil, teve sua expresso maior no grupo Sagmacs a Sociedade para a Anlise Grfica e Mecanogrfica Aplicada aos Complexos Sociais. Com sede em So Paulo e liderado pelo Padre Lebret, o Sagmacs atuou em vrias metrpoles e cidades mdias do pas, incluindo cientistas sociais oriundos de vrias disciplinas no planejamento urbano e colocando em pauta as questes que viriam conformar o debate sobre a repolitizao das cidades e do espao social nas dcadas seguintes. Grupos acadmicos, como o CepeuCentro de Pesquisas e Estudos Urbansticos, da Universidade de So Paulo, e instituies nascidas no contexto dos municpios, como o IBAMInstituto Brasileiro de Administrao Municipal, j vinham desenvolvendo estudos e pesquisas sobre as cidades de forma articulada s questes sociais, polticas e administrativas locais. No Rio Grande do Sul, uma viso ampliada da problemtica municipal surgira, em Porto Alegre, na Secretaria de Governo do Estado, que produziu dez planos diretores entre 1939 e 1945 (SERFHAU, 1971). Ainda que restritos a propostas sobre os aspectos fsico-urbansticos, os planos diretores incorporaram preocupaes econmicas e administrativas relativas ao planejamento e implantao das aes propostas. De fato, as preocupaes crescentes com os bens pblicos e servios de carter social fizeram o urbanismo ampliar sua viso para incorporar a insero no contexto regional, movendo-se em direo planificao espacial e aproximando-se cada vez mais da problemtica regional. As preocupaes com a dimenso metropolitana seriam uma conseqncia lgica desse percurso nas dcadas seguintes. A institucionalizao do planejamento urbano e regional no Brasil, a partir do golpe militar de 1964, se deu com base em questes levantadas ainda no contexto da problemtica traada nas cidades pelo urbanismo, tendo no centro das suas polticas a questo da habitao. Apesar da tentativa de vincular a questo da habitao ao planejamento urbano, subordinando em tese o Banco Nacional da Habitao ao sistema de planejamento montado pelo Servio Federal de Habitao e do Urbanismo Serfhau,

os recursos foram concentrados no BNH, fazendo com que a cabea do sistema ficasse extremamente frgil diante de um corpo inchado. A montagem de um sistema voluntrio e compulsrio de poupana carreou recursos para investimentos pblicos e privados na produo do espao urbano e regional e logo se percebeu que a populao pobre do pas no tinha recursos para arcar com novas habitaes ou mesmo com o processo de urbanizao. De outra parte, o sistema de planejamento urbano local, montado a partir das demandas municipais, de baixo para cima, opunha-se frontalmente a todo o sistema de planejamento econmico montado no pas de cima para baixo, a partir da concentrao de recursos nas mos do governo federal depois da reforma tributria de 1966/67. Estava, assim, fadado ao fracasso j no seu nascedouro20. O falso problema da habitao se imps sobre o problema do urbanismo, ou do planejamento urbano (Bolaffi, 1975), mas foi logo superado pela impossibilidade econmica da populao carente e da poltica social, baseada em leis de mercado, de resolver o problema habitacional, deslocando assim os recursos para a produo do espao urbano e regional. Os investimentos foram ento concentrados nas reas centrais das grandes cidades do pas, particularmente no sudeste, voltando-se para expandir as condies urbanoindustriais de produo que permitiriam a expanso do consumo dos bens durveis que a produo industrial fordista montava no pas. As periferias metropolitanas e das capitais e cidades mdias cresceram enormemente nas dcadas de 60 e 70. Por outro lado, a necessidade de expandir e integrar mercados de bens durveis alimentou a expanso urbano-industrial em todo o territrio nacional, incluindo a fronteira amaznica (Becker, 1982). As preocupaes geopolticas dos militares estenderam os sistemas de transportes e de comunicaes, assim como outros braos do Estado por todo o territrio, incluindo a legislao trabalhista, os seguros sociais, servios de sade e educao, sistema bancrio, enfim, todo o aparato que podemos reunir sob o rtulo de condies gerais de produo21. A extenso dessas condies urbano-industriais virtualmente a todo o espao nacional criou as bases para a integrao espacial sob a gide do urbano: a urbanizao extensiva.
20 21

Esta discusso, j abordada por vrios autores, foi tratada com maior cuidado em (Monte-Mr, 1980). A retomada do conceito marxista de condies gerais de produo pelos tericos franceses neomarxistas (Lojkine, 1981; Topalov, 1979) se inscreveu no debate das contradies da urbanizao capitalista no contexto do capitalismo monopolista de Estado. Sua extenso para incluir a regulao e legislao do trabalho, encargos trabalhistas e previdencirios e servios pblicos e privados requeridos pela produo implica sua ampliao, sendo aqui referido tambm como condies urbano-industriais.

Crise e exploso da cidade: a consolidao do urbano Os anos sessenta mudaram o eixo das interpretaes das questes urbanas. As teorias sociais ligadas corrente hegemnica da modernizao capitalista foram sendo contestadas pela revoluo cultural e pela emergncia das mltiplas vozes no contexto mundial, desde os povos que se libertaram do jugo colonial at os vrios grupos tnicos, religiosos, sexuais e ideolgicos que se organizaram para manifestao poltica na cidade. De outra parte, a crise do capitalismo manifestada nos choques do petrleo e na reduo dos nveis de acumulao ligados ao modo fordista de organizao da economia trouxe tona a crise do Estado, erodido em seu papel regulador das relaes capital e trabalho, de provedor da infraestrutura exigida pelo capital e de suporte reproduo coletiva da fora de trabalho. O Estado do Bem Estar, aparentemente consolidado nos pases centrais e em processo de reorganizao nos pases perifricos, ainda que restrito aos ncleos urbanos industriais e aos setores modernos da economia, comeou a se mostrar invivel e incapaz de garantir os nveis de conforto e consumo exigidos pelas camadas ricas da populao. A crise fiscal do Estado, identificada no incio dos anos 70 (O'Connor, 1973, 1987; Poulantzas & Brunhoff, 1976) e logo manifesta nas cidades, particularmente em Nova York (Castells, 1989), lanou as bases para a redefinio do papel do Estado na dcada seguinte. A cidade da prosperidade, do progresso e do desenvolvimento comeou a ser vista como a cidade do capital. Um conjunto de estudos crticos sobre a cidade, informados pela economia poltica e, mais particularmente, pelo neo-marxismo comeou a fazer escola entre os estudiosos da questo urbana e regional. Manuel Castells (1977c) e David Harvey (1975) so considerados os dois principais autores que deram forma inicial s formulaes crticas dos estudos urbanos e regionais de cunho marxista. Henri Lefebvre foi sem dvida outro autor de importncia vital nessa rea, mas teve menor influncia naqueles anos por no ter tido sua obra traduzida para o ingls to precocemente e tambm por ter sido objeto de crtica inicial pelos dois autores citados, Castells e Harvey. Entretanto, entre 1968 e 1970, Lefebvre abordou criticamente a questo urbana de ngulos complementares, reunindo escritos sobre a transformao do rural ao urbano, o direito cidade, a vida quotidiana no mundo moderno expressa na sociedade hiper-repressiva (no limite, terrorista) do capitalismo burocrtico de consumo

dirigido, na sistematizao crtica da cidade do capital extrada dos escritos de Marx e Engels e, finalmente, na revoluo urbana (Lefebvre, 1968, 1971, 1976, 1999a, 1999b). Depois de mostrar o deslocamento da problemtica contempornea do rural para o urbano; de denunciar a estratgia de classes para excluso das classes trabalhadoras do espao do poder, a cidade; e mostrar o carter repressivo da sociedade burocrtica de consumo dirigido que se forjara no capitalismo industrial, Lefebvre concluiu anunciando a sociedade urbana virtual que trazia no seu bojo um processo revolucionrio centrado na prxis urbana, a politizao do espao de vida. Incompreendido e criticado por seus pares, Lefebvre voltou-se ento, em 1972, para entender como o capitalismo sobrevivia: reproduzindo as relaes de produo atravs da produo do espao (Lefebvre, 1978). Como que respondendo aos seus crticos, em 1974 Lefebvre desloca a questo metafrica da urbanizao para se focalizar no seu cerne: a produo do espao (Lefebvre, 1991a)22. De fato, o processo de urbanizao sugerido por Lefebvre, incluindo uma nova politizao em gestao nas cidades logo veio se manifestar obrigando alguns de seus crticos a correrem atrs dos processos dos quais ele foi arauto. Assim, ainda na dcada de 70, Castells (1976; 1977a; 1977b) escrevia sobre os movimentos sociais urbanos que proliferavam nas cidades, para logo em seguida dedicar-se ao tema da politizao do espao de forma mais ampla, abrangendo diversos movimentos de cidadania que se articulavam a partir da questo da reproduo, urbana e ambiental (Castells, 1983). Harvey tambm se dedicou questo da conscincia urbana, no apenas no perodo contemporneo, mas buscando suas razes no sculo XIX (Harvey, 1985a, 1985b). No Brasil, a questo do direito cidade foi bastante (e precocemente) apreendida j nos anos 60, ainda que parcialmente reprimida no bojo das discusses das reformas urbanas e das remoes de favelas e de populaes de reas pobres degradadas para conjuntos de periferia, dos quais o Cidade de Deus hoje um caso exemplar. A revoluo urbana, todavia, s recentemente comeou a ser apreendida em sua compreenso maior. Em 1978, Francisco de Oliveira (1978) identificava a natureza real da urbanizao brasileira no seu famoso texto conhecido como o ovo de Colombo: trata-se da extenso

22

Muito se tem escrito nos ltimos anos sobre a obra de Henri Lefebvre relacionada com a questo urbana. Entre os muitos autores, ver (Lefebvre, Kofman, & Lebas, 1996) e (Soja, 1989, 1996). No Brasil, desde 2001 os ENAs Encontros Anuais da Anpur dedicam uma sesso discusso dos trabalhos de Lefebvre.

a todo o espao nacional das relaes de produo capitalistas. Segundo Oliveira, no havia mais problemas agrrios, todos os problemas nacionais eram agora urbanos. Parece, entretanto, haver aqui uma confuso. Os problemas rurais podem ter desaparecido, mas a questo agrria certamente permanece na medida em que a terra (improdutiva) continua concentrada nas mos de poucos e persiste no pas uma massa de trabalhadores em busca de terras para cultivo e vida. Entretanto, no so trabalhadores rurais no sentido literal, mas sim trabalhadores sem terra, advindos de um contexto urbano, em sua maioria, e em busca de condies urbanas para sua vida agrria: escolas, sade, transportes, comunicaes, energia, condies sanitrias, segurana pblica, lazer, etc. Em outras palavras, o campo se urbanizou rapidamente medida que as condies de produo urbano-industriais, antes restritas s cidades, se estenderam para alm dos limites legais do espao urbano e ganharam a dimenso regional e mesmo nacional. Ao faz-lo, o tecido urbano no qual essas condies se apoiavam carregou consigo o germe da polis, da civitas, dando origem ao processo que chamei, em outros trabalhos, de urbanizao extensiva (Monte-Mr, 1994; 2003; 2004). Trata-se de uma metfora para indicar que o urbano, tomado agora como um substantivo e no apenas como adjetivo da cidade, ganhou virtualmente dimenses globais representando todo o espao social, ele todo agora equipado com as condies urbano-industriais, prenhe das relaes de produo capitalistas e (re)politizado a partir da prxis gerada nas centralidades urbanas. O urbano, aqui visto como um substantivo e no apenas como atributo da cidade, torna-se assim o terceiro elemento na dialtica entre campo e cidade, contendo elementos de ambas as partes, mas trazendo consigo as especificidades de um terceiro termo23. A contradio cidade-campo tende assim a se dissolver e a se combinar no urbano, e ao campo se impe outra contradio, desta feita entre a urbanizao, que privilegia as questes ligadas reproduo e lgica imposta pelo espao social, produzido, gerido e apropriado acima de tudo como valor de uso coletivo, e a industrializao, que privilegia as questes da produo e a lgica imposta pelo espao abstrato ou econmico, sob o domnio da acumulao e do valor de troca. Paralelamente, pases perifricos como o Brasil sofreram uma intensa e rpida urbanizao que reestruturou todo seu espao urbano-regional e com ele, a sociedade e a
23

A dialtica da trade contribuio terica de Henri Lefebvre (1991a); ver (Martins, 1996; Soja, 1996).

prpria natureza do espao social e econmico. A reestruturao se iniciou nas cidades grandes e mdias e particularmente nas metrpoles, no bojo das transformaes na estrutura produtiva ditada pela trplice aliana (Evans, 1979): a associao entre o Estado, o capital estrangeiro, envolvido na produo de bens de consumo durvel, e o capital nacional, ao qual coube acima de tudo a produo do espao centrando-se nos bens intermedirios e na prpria construo civil. Neste sentido, alguns conceitos neo-marxistas oriundos da corrente estruturalista francesa, de inspirao em Louis Althusser, foram centrais para informar os processos da produo capitalista do espao urbano. Manuel Castells contribuiu com o conceito de meios de consumo coletivo, argumentando que caberia ao espao urbano, no capitalismo, a tarefa precpua de reproduzir coletivamente a fora de trabalho, sendo assim o lcus privilegiado dos meios de consumo coletivos, necessrios para o consumo individual (particularmente, no fordismo, poderamos hoje acrescentar) (Castells, 1977b, 1977c). Criticado por seus pares por limitar a funo da cidade reproduo coletiva da fora de trabalho, outros autores como Christian Topalov e Jean Lojkine trouxeram para o debate o conceito de condies gerais da produo, resgatado de Marx e ampliado para se referir aos valores de uso complexo exigidos pelo capital e pelo trabalho em suas verses contemporneas fordistas. Esses enfoques, e particularmente o conceito de meios de consumo coletivo, foram muito influentes em toda a Amrica Latina que sofria, em vrias de suas regies, um intenso processo de urbanizao associado industrializao de base fordista no qual o Estado jogava um papel fundamental e contraditrio (como o prprio Castells descreveu para partes do territrio francs). A compreenso do papel das condies gerais (urbano-industriais) de produo e de sua extenso ao espao social como um todo, todavia, foi menos generalizada e velhas dicotomias como campo-cidade permaneceram (e permanecem) presentes, s vezes vistas de forma acirrada, principalmente entre estudiosos centrados nos estudos agrrios e que parecem no ter sido capazes de perceber as grandes transformaes do campo no Brasil. De outra parte, estudiosos da questo metropolitana e urbana muitas vezes no puderam transcender os limites dos permetros urbanos para perceber o processo de urbanizao na sua dimenso regional e mesmo nacional, ficando restritos s problemticas locais.

Discursos contemporneos As transformaes que as reas urbanas e os espaos regionais vm sofrendo com o processo contemporneo conhecido como globalizao, em que a compresso temporal e espacial dos processos sociais e a articulao quase sincrnica de fragmentos seletivos se impe, integrando-os em escalas diversas, tem gerado uma multiplicidade de discursos sobre as cidades e os espaos regionais a elas articulados. Novamente, a grande maioria dos discursos tem surgido nos pases capitalistas centrais, com destaque para os Estados Unidos que constituem o referencial maior para as transformaes e manifestaes atuais. Sua pertinncia, aplicao e/ou eventual adaptao aos problemas que o capitalismo contemporneo provoca no Brasil (e em outros pases perifricos) depender tambm da forma como forem compreendidos pelos vrios agentes da produo do espao, tratados e elaborados nos discursos acadmicos e eventualmente incorporados s polticas pblicas. Os discursos aqui brevemente apresentados e discutidos podem ser desdobrados em vrios outros sub-discursos correlatos, tal como vm sendo tratados por vrios autores com nuances e variaes que dizem respeito a especificidades de enfoques observados nos pases centrais24. Entretanto, interessa-nos acima de tudo identificar grandes tendncias no contexto mundial, como elas se manifestam no Brasil e quais seriam as adaptaes necessrias compreenso dos seus desdobramentos na periferia capitalista. O discurso mais relevante, talvez, e certamente o mais generalizado, diz respeito ao processo de globalizao que se apia no sistema de cidades mundiais e globais. John Friedmann talvez tenha sido o primeiro autor a tratar especificamente da cidade mundial como uma hiptese, dialogando com outros autores como Immanuel Wallerstein que, nos anos 70 construiu a hiptese de um sistema-mundo (Wallerstein, 1974), Andrew Gunder Frank, Samir Amin, entre outros. De fato, Franois Perroux, em seu Economia do Sculo XX, j propunha nos anos 60, que se pensasse a economia mundial a partir de sistemas polarizados em sua teoria do espao econmico (Perroux, 1961). Friedmann identificou grandes concentraes urbanas que chamou cidades mundiais, polarizadoras dos espaos econmicos, as multinacionais como atores privilegiados organizadores da
24

Os discursos aqui apresentados tm como referncia primeira a sistematizao feita por Edward Soja nos seus seis discursos sobre a ps-metrpole. interessante ressaltar que Soja afirma que os estudos da psmetrpole so baseados em Los Angeles mas se aplicam, em graus e medidas diferentes, s cidades contemporneas mundo afora, literalmente in Peoria, Scunthorpe, Belo Horizonte, and Kaohsiung, with varying intensities to be sure and never in exactly the same way. (Soja, 2000: xvii)

diviso internacional do trabalho dentro de uma hierarquia urbana mundial que desloca a articulao do crescimento econmico e da acumulao capitalista do nvel nacional para o nvel internacional. Entretanto, as cidades mundiais de Friedmann, diferentemente da proposta terica perrouxiana e as colocaes hoje feitas sobre a economia globalizada, tratam ainda de economia nacionais articuladas e no de fragmentos sub e supranacionais globalmente articulados. Assim, Saskia Sassen (1991) foi quem, nos anos noventa, melhor e mais amplamente sistematizou o paradigma das cidades globais. Identificando Nova York, Londres e Tokyo como as trs grandes cidades que comandam os espaos econmicos integrados em suas respectivas reas de influncia articulando fragmentos de espaos nacionais e regionais atravs das redes tambm globalizadas de cidades, descolando-as assim das economias nacionais ou de um carter internacional. Definiu as cidades globais como centros de comando dessa economia globalizada (e fragmentada), que constituem tambm os principais centros de inovao na produo e consumo de novos produtos, articulando-se entre si em um processo mais cooperativo do que competitivo. Segundo Soja (2000), trata-se de fato da globalizao do espao da cidade sob o signo da Cosmopolis, tornado possvel pela sincronicidade dos processos espaciais de nossos dias25. Neste sentido, Castells (1989), ao descrever os processos contidos na cidade informacional onde o espao de fluxos se impe sobre o espao de lugares e estabelece novos nexos, gera novos atores, novos poderes, e produz novas lgicas de organizao social e econmica articulando os fragmentos dos espaos globalizados. A dinmica da acumulao capitalista se modifica nessa cidade globalmente pensada ou organizada segundo os interesses distantes, em suas manifestaes locais26. No Brasil, diversas tentativas de discusso das implicaes entre o global e o local tm sido discutidas. Entre essas, uma resenha bibliogrfica apresenta diversos enfoques sobre esse conceito e as implicaes da cidade global para o entendimento da questo local (Compans, 1999) e outro estudo discute os possveis desdobramentos, implicaes e
25

Uma questo de importncia crescente nas discusses polticas mundiais diz respeito cidadania global, no contexto da Cosmopolis. No ser abordada aqui, no por ser pouco importante ou pertinente, mas por uma preocupao em privilegiar a cidadania nacional, ainda que manifestaes da cidadania global estejam cada vez mais presentes em nosso espao urbano-regional permeado por aes polticas integradas ao cenrio global, via sociedade civil organizada e/ou o prprio Estado. Sobre o tema, ver (Isin, 2000, 2002). 26 interessante notar que a discusso entre ordem prxima e ordem distante cara aos estudioso do espao que tm em Lefebvre uma referncia terica principal; ver (Limonad, 2003).

alternativas para So Paulo como cidade mundial (Marques & Torres, 2000). Entretanto, muito h que se caminhar no sentido de entender o papel de So Paulo, e mesmo Rio de Janeiro nessa articulao mundial e/ou global. Entretanto, os impactos da nova ordem mundial no espao urbano e regional so tambm retratados, e em alguns aspectos com maior clareza, nos estudos que buscam entender a reorganizao do espao a partir da reestruturao da metrpole industrial psfordista que, segundo Soja (2000), espelha a reestruturao da economia geopoltica do urbanismo. Trata-se de entender, a partir deste objeto ambguo e difuso que a psmetrpole, um espao urbano-regional que guarda a especificidade de uma urbanidade metropolitana, mas que muito j se distanciou da idia ou conceito de cidade. Acredito que o conceito de rea urbana reflete melhor o processo extensivo de urbanizao relativamente concentrada contido na idia de ps-metrpole. A metrpole industrial ps-fordista se apia, antes de tudo, na premissa de que a manufatura ainda importa e, portanto, a indstria ainda comanda o intenso processo de (re)organizao do espao (ou da economia geopoltica do espao urbano). No se trata, portanto, de metrpoles tercirias, como em parte sugere o discurso anterior, da cidade global, centro tercirio de comando e gesto de partes do espao econmico mundial. A metrpole pr-fordista tambm a metrpole flexvel, com mltiplas interdependncias locais imveis articuladas a foras reestruturadoras locais e distantes. Trata-se tambm de incluir discursos que implicam relaes cidade-regio e, nesse aspecto, autores como Michael Storper (Storper, 1997; Storper & Scott, 1992) e Allen Scott (Scott, 1988, 1993), da chamada escola californiana tambm de Edward Soja (Scott & Soja, 1996), insistem em entender a organizao geo-econmica (e geo-poltica) do espao a partir dessas relaes ampliadas entre centralidade urbana e articulao regional. Jane Jacobs (1985) outra autora que discute a economia urbana a partir das articulaes urbano-regionais, afirmando que a metrpole contempornea s pode se desenvolver aprofundando as relaes de complementaridade e a diviso do trabalho com seu entorno. O resultado desse processo extensivo da urbanizao sobre seu entorno remete a outro discurso consentneo, que privilegia a estruturao espacial e Soja chama Exopolis. Trata-se da exploso da metrpole sobre seu entorno, muito semelhana do processo duplo de exploso/imploso descrito por Lefebvre (1999b) em sua revoluo urbana: a

cidade, invadida pela indstria, implode sobre sua centralidade e explode na forma de tecido urbano sobre seu entorno. A fragmentao da metrpole e por extenso, da cidade e a emergncia de subrbios autnomos as edge cities descritas por Garreau (1991), ou o urbanismo ps-moderno descrito por Ellin (1996), podem ser trazidos para este contexto, entre outras abordagens semelhantes. Multipolarizao, hibridismo scioespacial, reificao de diferenas, construo de heterotopias e mltiplas e por vezes surpreendentes articulaes cidade-campo e cidade-regio marcam este discurso e modo de pensar o espao (ps)metropolitano contemporneo. Neste sentido, essa urbanizao reestruturada pela (ps)metrpole tambm a metrpole fractal, onde o mosaico se reestrutura, flexibiliza e se transforma em caleidoscpio, com fragmentos multi-articulados, em escalas diversas e intensidades variadas. A cada mudana conjuntural expressiva, com tendncia a se mostrar estrutural, na taxa de juros, na conjuntura poltica nacional ou local, no comrcio exterior ou no preo da energia, as peas saem do lugar, se reorganizam e novo desenho aparece no espao urbano-regional. Assim tambm, como sugerido em outros modelos e discursos que privilegiam a aspectos da segregao scio-espacial e fragmentao da rea urbana em polaridades diversas, por vezes opostas e em conflito real ou virtual, o espao social resultante tambm central e perifrico, cada vez mais complexo em suas mltiplas centralidades e interdependncias prximas e distantes. A expolis e/ou a metrpole fractal se delineia entre ns a cada dia com maior clareza e fora, na medida em que a reestruturao do espao econmico e social se aprofunda. No so apenas as metrpoles que assim se comportam, mas o espao resultante da urbanizao extensiva mostra tambm essas articulaes mltiplas, na periferia das regies mais ricas e antigas do sudeste brasileiro ou na fronteira de recursos onde cidades nascem e crescem com rapidez j em estreita interdependncia, articulao e especializao complementar a outras cidades mdias e pequenas na sua rea de interao imediata, prxima ou mesmo remota. A existncia de um servio urbano e/ou social em outra cidade na micro-regio pode significar uma opo por investir em outro tipo de servio de seja complementar, aprofundando as articulaes inter-municipais sob a forma de consrcios, associaes e outros instrumentos de gesto.

Mas metrpoles, a periferizao da pobreza nas dcadas anteriores d lugar a uma periferizao crescente das populaes ricas e mdias, fechando-se em condomnios, buscando simulacros do campo e mesmo da cidade, em unidades semi-autnomas, que recriam em negativo o arquiplago carcerrio de outro discurso contemporneo (Davis, 1990, 1998). A sociedade (hiper)repressiva descrita por Lefebvre (Lefebvre, 1991b) ao final dos anos 60, tendo como horizonte a sociedade terrorista, ganha forma acabada na ps-metrpole do incio do novo sculo. Entre ns, ricos e pobres fecham seus espaos de vida, aumentam sua segregao scio-espacial e aprofundam as lutas de classes travestidas de vrios matizes na cidade, no campo, nas florestas, nos espaos de fluxos das drogas, das armas, do dinheiro lavado. A cidade do espetculo, a cidade-empresa neo-liberal, a cidade que busca se inserir no circuito do capital financeiro, do capital da entretenimento, do turismo, dos grandes espetculos esportivos, das grandes exposies e dos parques temticos, da construo de novos imaginrios da cidade e da vida futura, se perde tambm em clulas fechadas onde as heterotopias so impossveis e apenas a vida entre iguais segura. A cidade do simulacro, das simulaes, das articulaes distantes no espao e no tempo cada dia mais virtual, no apenas no sentido da representao do espao social nas imagens fotoshopadas das telinhas da televiso e/ou do computador, mas virtual no sentido lefebvriano, isto , do futuro que j est contido no presente, que o informa e que lhe d a forma atual. A modificao desse virtual, tanto no sentido do resgate da utopia quanto no processo das lutas polticas que herdamos da repolitizao do espao urbano e da vida quotidiana, implica o avano nas reivindicaes do direito cidade e cidadania, extensiva no pas, e eventualmente, no espao globalizado. A compreenso do processo de produo do espao urbano no qual virtualmente todos vivemos um dos primeiros passos mais importantes para a emancipao do homem-cidado contemporneo.

Referncias Bibliogrficas Becker, B. K. (1982). Geopoltica da Amaznia : a nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar Editores. Benevolo, L. (1980). The history of the city (1st MIT Press ed.). Cambridge, Mass.: MIT Press. Benevolo, L. (1981). As origens da urbanstica moderna. Lisboa: Presena: Martins Fontes. Bolaffi, G. (1975). Habitao e Urbanismo: o problema e o falso problema. Paper presented at the Simposio de Habitao da XXVII Reunio Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia, So Paulo. Boyer, M. C. (1983). Dreaming the rational city : the myth of American city planning. Cambridge, Mass.: MIT Press. Castells, M. (1976). Movimientos sociales urbanos en Amrica Latina : tendencias histricas y problemas tericos. Lima: Taller de Estudios Urbano Industriales, Programa Acadmico de Ciencias Sociales, Pontificia Universidad Catlica. Castells, M. (1977a). Ciudad, democracia y socialismo : la experiencia de las asociaciones de vecinos en Madrid (1. ed.). Madrid: Siglo veintiuno de Espana. Castells, M. (1977b). Crise do Estado, consumo coletivo e contradies urbanas (M. L. Viveiros de Castro, Trans.). In N. Poulantzas (Ed.), O Estado em Crise (pp. 159-188). Rio de Janeiro: Graal. Castells, M. (1977c). The urban question : a Marxist approach. Cambridge, Mass.: MIT Press. Castells, M. (1983). The city and the grassroots : a cross-cultural theory of urban social movements. Berkeley: University of California Press. Castells, M. (1989). The informational city : information technology, economic restructuring, and the urban-regional process. Oxford, UK ; Cambridge, Mass.: B. Blackwell. Chalhoub, S. (1996). Cidade febril : cortios e epidemias na corte imperial. [So Paulo, Brazil]: Companhia das Letras. Choay, F. (2000). O Urbanismo (D. N. Rodrigues, Trans. 5a. ed. Vol. 67). So Paulo: Editora Perspectiva. Compans, R. (1999). O paradigma das Global Cities nas estratgias de desenvolvimento local. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, 1(1), 91-114. Costa, G. M. (1979). O processo de formao do espao das cidades mono-industriais. Unpublished M.Sc., UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Costa, H. S. M., & Monte-Mr, R. L. (1995). Cidades industriais planejadas e a excluso da fora de trabalho. Paper presented at the Encontro Nacional da Anpur, 6, Braslia. Cronon, W. (1991). Nature's metropolis : Chicago and the Great West (1st ed.). New York: W. W. Norton. Daland, R. T. (1967). Brazilian planning : development, politics, and administration. Chapel Hill: University of North Carolina Press.

Davis, M. (1990). City of quartz : excavating the future in Los Angeles. London ; New York: Verso. Davis, M. (1998). Ecology of fear : Los Angeles and the imagination of disaster (1st ed.). New York: Metropolitan Books. Ellin, N. (1996). Postmodern urbanism. Cambridge, Mass.: Blackwell. Evans, P. B. (1979). Dependent development : the alliance of multinational, state, and local capital in Brazil. Princeton, N.J.: Princeton University Press. Foglesong, R. E. (1986). Planning the capitalist city : the colonial era to the 1920s. Princeton, N.J.: Princeton University Press. Furtado, C. (1978). Criatividade e Dependncia na Civilizao Industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Garreau, J. (1991). Edge city : life on the new frontier (1st ed.). New York: Doubleday. Gore, C. G. (1984). Regions in question : space, development theory, and regional policy. London ; New York: Methuen. Gramsci, A., Hoare, Q., & Nowell-Smith, G. (Eds.). (1971). Selections from the prison notebooks of Antonio Gramsci. London,: Lawrence & Wishart. Hall, P. G. (1989). Urban and regional planning. London ; Boston: Unwin Hyman. Harvey, D. (1975). Social justice and the city. London,: Edward Arnold. Harvey, D. (1985a). Consciousness and the urban experience : studies in the history and theory of capitalist urbanization. Baltimore, Md.: John Hopkins University Press. Harvey, D. (1985b). Paris, 1850-1870. In D. Harvey (Ed.), Consciousness and the Urban Experience: studies in the History and Theory of Capitalist Urbanization (pp. 63-220). Baltimore: The Johns Hopkins University Press. Hohenberg, P. M., & Lees, L. H. (1985). The making of urban Europe, 1000-1950. Cambridge, Mass.: Harvard University Press. Isin, E. F. (2000). Democracy, citizenship, and the global city. London ; New York: Routledge. Isin, E. F. (2002). Being political : genealogies of citizenship. Minneapolis: University of Minnesota Press. Jacobs, J. (1985). Cities and the wealth of nations : principles of economic life (1st Vintage Books ed.). New York: Vintage Books. Lefebvre, H. (1968). Le Droit la ville. Paris,: Anthropos. Lefebvre, H. (1969). O direito cidade. So Paulo: Editora Documentos. Lefebvre, H. (1971). Everyday life in the modern world. New York,: Harper & Row. Lefebvre, H. (1976). De lo rural a lo urbano. Buenos Aires: Lotus Mare. Lefebvre, H. (1978). The survival of capitalism : reproduction of the relations of production (reprinted). London: Allison & Busby. Lefebvre, H. (1991a). The production of space. Oxford, OX, UK ; Cambridge, Mass., USA: Blackwell. Lefebvre, H. (1991b). A vida cotidiana no mundo moderno (A. J. d. Barros, Trans. Vol. Sociologia e Poltica, volume 24). So Paulo: Editora tica. Lefebvre, H. (1999a). A Cidade do Capital (M. H. R. Ramos & M. Jamur, Trans.). Rio de Janeiro: DP&A Editora.

Lefebvre, H. (1999b). A Revoluo Urbana (S. Martins, Trans.). Belo Horizonte: Editora da UFMG. Lefebvre, H., Kofman, E., & Lebas, E. (1996). Writings on cities. Cambridge, Mass, USA: Blackwell Publishers. Lessa, C. (2000). O Rio de todos os Brasis : uma reflexo em busca de auto-estima. Rio de Janeiro: Editora Record. Limonad, E. (2003). Entre a ordem prxima e a ordem distante: contribuies a partir do pensamento de Henri Lefebvre Lojkine, J. (1981). O estado capitalista e a questo urbana (E. d. S. Abreu, Trans.). So Paulo: Martins Fontes. Mannheim, K. (1972). Liberdade, Poder e Planificao Democrtica (M. Maillet, Trans.). So Paulo: Mestre Jou. Maricato, E. (2000). As idias fora do lugar e o lugar fora das idias. In O. B. F. Arantes, C. B. Vainer & E. Maricato (Eds.), A cidade do pensamento nico: desmanchando consensos (pp. 121-192). Petrpolis: Vozes. Markusen, A. R. (1987). Regions : the economics and politics of territory. Totowa, N.J.: Rowman & Littlefield. Marques, E., & Torres, H. (2000). So Paulo no contexto do sistema mundial de cidades. Novos Estudos Cebrap, 56, 139-168. Martins, J. d. S. (1996). As temporalidades da Histria na dialtica de Lefebvre. In J. d. S. Martins (Ed.), Henri Lefebvre e o retorno dialtica (pp. 13-24). So Paulo: Hucitec. Monteiro de Andrade, C. R. (1992). De Vienna a Santos: Camilo Sitte e Saturnido de Brito. In C. R. Monteiro de Andrade (Ed.), A construo das cidades segundo seus princpios artsticos (pp. 206-234). So Paulo: Editora tica. Monte-Mr, R. L. (1980). Espao e planejamento urbano: consideraes sobre o caso de Rondnia. Unpublished Master of Science (M.Sc.), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Monte-Mr, R. L. (1981). Do Urbanismo Poltica Urbana: notas sobre o caso brasileiro.Unpublished manuscript, Belo Horizonte. Monte-Mr, R. L. (1994). Urbanizao extensiva e novas lgicas de povoamento: um olhar ambiental. In M. S. Santos, Maria Adlia A. de ; Silveira, Maria Laura (Ed.), Territrio: globalizao e fragmentao (pp. 169-181). So Paulo: Hucitec/Anpur. Monte-Mr, R. L. (2003). Urbanizao Extensiva e Novas Fronteiras Urbanas no Brasil. In E. Rassi Neto & C. M. Bgus (Eds.), Sade nos Grandes Aglomerados Urbanos: uma viso integrada (Vol. 3, pp. 79-95). Braslia, DF: Organizao Mundial de Sade (OMS): Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS); Ministrio da Sade, Brasil. Monte-Mr, R. L. (2004). Modernities in the Jungle: Extended Urbanization in the Brazilian Amazonia. Unpublished Ph.D., University of California, Los Angeles (UCLA), Los Angeles. O'Connor, J. (1973). The fiscal crisis of the state. New York,: St. Martin's Press. O'Connor, J. (1987). The meaning of crisis : a theoretical introduction. Oxford, UK ; New York, NY, USA: B. Blackwell.

Oliveira, F. d. (1978). Acumulao monopolista, contradies urbanas, e a nova qualidade do conflito de classes. In J. . MOISS (Ed.), Contradies urbanas e movimentos sociais. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Park, R. E., Burgess, E. W., McKenzie, R. D., & Wirth, L. (1925). The city. Chicago, Ill.,: The University of Chicago Press. Perroux, F. (1961). L'conomie du XXe sicle (1re d. ed.). Paris: Presses universitaires de France. Poulantzas, N. A., & Brunhoff, S. d. (1976). La crise de l'tat (1. ed. ed.). [Paris]: PUF. Rabinow, P. (1989). French modern : norms and forms of the social environment. Cambridge, Mass.: MIT Press. Redfield, R. (1941). The folk culture of Yucatan. Chicago, Ill.,: The University of Chicago Press. Santos, M. (1978). O trabalho do gegrafo no terceiro mundo (S. Lencioni, Trans.). So Paulo: Hucitec. Sassen, S. (1991). The global city : New York, London, Tokyo. Princeton, N.J.: Princeton University Press. Saunders, P. (1986). Social theory and the urban question (2nd ed.). New York: Holmes & Meyer Pubs. Scott, A. J. (1988). Metropolis : from the division of labor to urban form. Berkeley: University of California Press. Scott, A. J. (1993). Technopolis : high-technology industry and regional development in southern California. Berkeley: University of California Press. Scott, A. J., & Soja, E. W. (1996). The city : Los Angeles and urban theory at the end of the twentieth century. Berkeley: University of California Press. Segawa, H. (2000). Preldio da Metrpole: arquitetura e urbanismo em So Paulo na passagem do sculo XIX ao XX. So Paulo: Ateli Editorial. SERFHAU. (1971). Anais do Seminrio de Desenvolvimento Urbano e Local. Paper presented at the Seminrio de Desenvolvimento Urbano e Local, Braslia. Soja, E. W. (1989). Postmodern geographies : the reassertion of space in critical social theory. London ; New York: Verso. Soja, E. W. (1996). Thirdspace : journeys to Los Angeles and other real-and-imagined places. Cambridge, Mass.: Blackwell. Soja, E. W. (2000). Postmetropolis : critical studies of cities and regions. Oxford ; Malden, Mass.: Blackwell Publishers. Storper, M. (1997). The Regional World. Territorial Development in a Global Economy. New York: London: Guilford. Storper, M., & Scott, A. J. (1992). Pathways to industrialization and regional development. London ; New York: Routledge. Tnnies, F., & Loomis, C. P. (2002). Community and society = Gemeinschaft und Gesellschaft. Mineola, N.Y.: Dover Publications. Topalov, C. (1979). La urbanizacin capitalista: algunos elementos para su anlisis. Mexico: Editorial Edicol Mexico. Wallerstein, I. M. (1974). The modern world-system. New York: Academic Press. Wirth, L. (1979). O urbanismo como modo de vida. In O. G. Velho (Ed.), O fenmeno urbano (4a. edio ed., pp. 133). Rio de Janeiro: Ed. Zahar.

S-ar putea să vă placă și