Sunteți pe pagina 1din 19

Conceitos Bsicos de Contabilidade

1.1 - Definio de Contabilidade:


"A Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao." ( Pronunciamento do Ibracon e aprovado pela Delib. CVM n 29/86.) ou " a cincia que estuda (registra, controla, analisa, interpreta, elabora relatrios,...) o patrimnio ( conjunto de bens, direitos e obrigaes ) de um organismo econmico.

1.2 Campo de Atuao da Contabilidade:


A Contabilidade controla e registra os fatos que afetam o patrimnio de uma empresa, e pode ser aplicada a qualquer tipo de pessoa, ou seja, pode ser aplicada pessoa fsica ou jurdica, com finalidades lucrativas ou no, ou ainda a empresa de direito pblico ou privado. Assim, o campo de aplicao da Contabilidade abrange todas as Entidades. As Entidades, podem ser assim classificadas: Entidades com Fins Econmicos So a empresas, que visam o lucro para preservar e/ou aumentar o patrimnio lquido. Exemplo: empresa

comerciais, industriais, financeiras, agrcolas,..

Entidades com fins Scio-Econmico - Visam superavit que reverter em benefcios de seus integrantes. Exemplo: Associaes de Classe, Clubes Sociais etc.

Entidades Governamentais- Tm por obrigao atender s necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a Unio, os Estados e os Municpios.

A pessoa fsica, no sentido jurdico, o ser humano considerado isoladamente como sujeito de direito. Entende-se por pessoa jurdica a entidade com

personalidade prpria e independente dos membros que a formam, capaz de obter direitos e contrair obrigaes e cuja existncia protegida por lei. Podemos definir uma Sociedade como sendo a reunio de duas ou mais pessoas juridicamente capazes, que contratualmente se dispem explorao de um objetivo em comum. As sociedades, na rea privada, se dividem em duas categorias: Sociedades Civis e Sociedades Comerciais. As Sociedades Civis so aquelas que no praticam atividades mercantis. Contratualmente, o seu objetivo social a prestao de servios. A prestao de servios pode ser com ou sem fins lucrativos. So sociedades registradas no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Estas sociedades no podem se constituir sob a forma de Sociedades Annimas. As Sociedades Comerciais devero ser registradas na Junta Comercial do Estado em que se estabelecer. Segundo o Cdigo Comercial, as Sociedades Comerciais podero ser, entre outras: a) Firma Individual. a pessoa jurdica pertencente a uma s pessoa fsica, a qual assume todo o risco, recebe os lucros ou sofre os prejuzos decorrentes de sua atividade. Na firma individual, o titular responde pelo patrimnio da firma e tambm por todos os bens particulares. Exemplo: Armindo DAsceno Silva

b) Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada. Neste tipo de sociedade a responsabilidade dos scios ou quotistas limitada ao Capital por cada um subscrito. No caso de a Sociedade ser declarada falida, permanece, contudo, a responsabilidade solidria at o limite das quotas dos demais scios ainda no integralizadas. permitido s sociedades por quota de responsabilidade limitada adotar como ttulo da sociedade, uma Razo Social ou Denominao. Esta sociedade regulada pelo Decreto 3.708/19. Exemplo: Plinio & Cia Ltda. ou AAS Empreendimentos Imobilirios Ltda. c)Sociedade Annima. regulada pela Lei 6404/76. O seu capital dividido em Aes (Aes Ordinrias e Preferenciais). A responsabilidade dos acionistas limitada at a integralizao das aes por cada um subscritas. Duas pessoas so suficientes para constituir uma Companhia. O supremo poder de uma Sociedade Annima exercido por sua Assemblia Geral dos Acionistas. Os diretores de uma S/A ou Cia. Podem ou no ser acionistas e no sero responsveis pessoalmente pelas obrigaes que contrarem em nome da sociedade, em virtude de atos regulares de gesto, excentuando-se os atos que violarem a Lei ou os estatutos e os praticados com dolo ou culpa.

1.3 - Usurios da Contabilidade.


Compreendem todas as pessoas fsicas e jurdicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliao da situao e do

desenvolvimento da entidade 1.3.1- Scios, Acionistas, Proprietrios ( Rentabilidade ) 1.3.2 Bancos, Investidores e Capitalistas ( Rentabilidade ) 1.3.3 Diretores e Administradores ( Tomada de Deciso ) 1.3.4 Governo e Economistas Governamentais ( Impostos ) 1.3.5- Fornecedores, Sindicatos, Pessoas Fsicas ( Diversos )

1.4 Finalidade das Informaes Contbeis A informao contbil usada com a finalidade de Planejamento e Controle. O Planejamento consiste em considerar vrias alternativas de ao e decidir qual o melhor. O Planejamento pode abranger um segmento da empresa ou a empresa como um todo. O contador estuda a natureza da entidade, verifica os tipos de transaes que provavelmente ocorrero e planeja a maneira pela qual essas transaes devero ser registradas, sintetizadas e evidenciadas. Elabora, finalmente, um Plano de Contas e um Manual de Aplicao das observado obrigatoriamente na empresa. Na finalidade de Controle, a alta administrao se certifica, na medida do possvel, de que a organizao est agindo de conformidade com os planos e polticas traados pelos donos de capital e pela prpria alta administrao Contas, que dever ser

1.5- Trabalhos Tpicos da Contabilidade


Elaborao do Plano de Contas e do Manual de Aplicao Registro das Operaes ( Escriturao ) Elaborao dos Relatrios ( Demonstraes Financeiras ) Anlise e interpretao dos Relatrios

1.6 - Tcnicas Contbeis


Atualmente, as tcnicas contbeis aceitas so: a) Escriturao o registro, em livros prprios (Dirio, Razo, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas. b) Demonstraes So os quadros tcnicos que apresentam dados extrados dos registros contbeis da empresa. As demonstraes financeiras mais conhecidas so o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio entre outras exigidas pela Lei 6404/76 ( Lei das S/A ).

c) Auditoria a verificao da exatido dos dados contidos nas Demonstraes Financeiras, atravs do exame minucioso dos registros contbeis e dos documentos que deram origem a eles, bem como observncia dos Controles internos. d) Anlise de Balanos o exame e interpretao dos dados contidos nas Demonstraes Financeiras, com o fim de transformar esses dados em informaes teis aos diversos usurios da Contabilidade.

1.7 - Princpios Contbeis


1.7.1 - Princpio da Entidade A Contabilidade deve distinguir os bens, os direitos e as obrigaes das

pessoas, tendo em vista no confundir os interesses dos scios com o interesse da empresa por eles constituda. 1.7.2 - Princpio da Continuidade A Contabilidade parte da premissa que as empresas estaro sempre em atividade. Havendo continuidade, devemos presumir que o Patrimnio estar sempre em movimento, visando determinar resultados. 1.7.3 - Princpio do Valor Original A Contabilidade registra os componentes do Patrimnio pelos valores originais, expressos a valor presente na moeda do Pas. 1.7.4 - Princpio da Oportunidade ( Realizao) A Contabilidade reconhece as atividades empresariais somente quando devidamente realizadas. Este princpio refere-se tempestividade e integridade do registro do patrimnio, determinando que seja feito de imediato.

1.7.5 - Princpio da Competncia A Contabilidade atribui a um exerccio o que realmente da competncia desse Exerccio. As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. 1.7.6 - Princpio da Prudncia A Contabilidade determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido. 1.7.7 - Princpio da Atualizao Monetria A Contabilidade deve reconhecer os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional nos registros contbeis atravs do ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais.

1.8 - Convenes Contbeis


1.8.1 - Da Objetividade A Contabilidade deve ser neutra nos registros dos Atos e Fatos Administrativos que envolvem a gesto do Patrimnio das entidade. Os registros devem estar consubstanciados em documentos que comprovem as transaes realizadas. 1.8.2 - Da Materialidade A Contabilidade no deve perder tempo com registros irrelevantes, cujos controles podem se tornar mais onerosos do que os prprios valores a serem controlados. 1.8.3 - Da Consistncia A Contabilidade deve adotar critrios para registro dos Atos e Fatos Administrativos que no devem mudar freqentemente.

2 - Patrimnio
2.1 - Conceito:
O Patrimnio, sob o ponto de vista contbil, o conjunto de bens, direitos e obrigaes, de uma empresa ou sociedade. Esse conjunto constitui a pea indispensvel para que a empresa ou sociedade atinja seus objetivos. Para o desenvolvimento de suas atividades, as empresas necessitam de recursos financeiros, materiais, humanos e tecnolgicos. Os recursos financeiros podem ser prprios ( investimento na empresa pelos scios, corresponde ao conceito de capital prprio ou Patrimnio Liquido ) ou de terceiros compras de bens terceiros ) Bens Materiais - ou tangveis, so os objetos que a empresa tem para uso (armrios, prateleiras, computadores, mquinas, automveis, vitrinas etc.), troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (material de limpeza, material de expediente e material de embalagem). Bens Imateriais -ou intangveis, correspondem a determinados gastos que, por sua natureza, a legislao brasileira determina que faam parte do patrimnio ( gastos com organizao, reorganizao ou modernizao da empresa, benfeitorias feitas pela empresa em bens de propriedade de terceiros, direito de uso de marcas, patentes de inveno etc... ) Direitos - so todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como Duplicatas a Receber, Promissrias a Receber, Aluguis a Receber etc. Obrigaes - abrangem os valores que a empresa tem de pagar a terceiros, como = Duplicatas a Pagar, Salrios a Pagar, Impostos a Pagar etc. ( recursos captados pela empresa atravs de emprstimos, financiados, corresponde ao conceito de capital de

PATRIMNIO:
Patrimnio de uma Pessoa Fsica
Apartamento .. 100.000 Financiamento Imobilirio 40.000

Mveis, Geladeira, Fogo etc..

30.000

Automvel .

10.000

Financiamento

5.000

Terreno

5.000

Dinheiro no Banco .

2.000

Dinheiro Caderneta de Poupana .

12.000

2.2 - Equao Patrimonial


O demonstrativo que representa a situao patrimonial de uma empresa, denomina-se BALANO PATRIMONIAL. Sob o aspecto contbil, o patrimnio composto do Ativo e Passivo. Denominamos de Ativo ao conjunto de bens e direitos, e de Passivo ao conjunto das Obrigaes da empresa com terceiros e com os proprietrios.

Balano ATIVO Paa PASSIVO Benspatrimonial Obrigaes Patrimnio Direitos

A diferena entre Ativo ( bens e direitos ) e o Passivo propriamente dito ( obrigaes com terceiros ), que se denomina Patrimnio Lquido, e ser colocada no grfico sempre ao lado do Passivo, como se fosse um peso no prato da balana, para manter o equilbrio entre os dois lados. O Patrimnio Lquido a diferena entre o Ativo e o Passivo. Assim, podemos enunciar a definio de Patrimnio Liquido como sendo a diferena entre o ATIVO ( soma de bens e direitos possudos por uma empresa ) e o PASSIVO ( montante das obrigaes dessa empresa com terceiros ), ou seja: Bens + Direitos Obrigaes = Patrimnio Liquido Onde: Ativo Passivo = Patrimnio Liquido Assim: Ativo = Passivo + Patrimnio Liquido ou ou

PL = A - P

A = P + PL

Patrimnio
ATIVO Bens PASSIVO Obrigaes Terc

Direitos

Patrimnio Lquido

Os bens e direitos ( Ativo ) e obrigaes com terceiros ( Passivo ) e obrigaes da empresa com proprietrios ( Patrimnio Liquido ), que compem o Patrimnio da Empresa so avaliados em moeda. Assim, somando os valores dos bens e dos direitos, teremos o total do Ativo. Da mesma forma, somando os valores das obrigaes com terceiros e com os proprietrios teremos o total do Passivo.

Patrimnio
ATIVO Bens
Caixa Mveis 18.000,00 27.000,00

PASSIVO Obrigaes
Fornecedores Impostos a Recolher Aluguis a Pagar 8.000,00 1.000,00 2.000,00

Direitos
Clientes 20.000,00 65.000,00

TOTAL

TOTAL
Salrios a Pagar

15.000,00 4.000,00

Patrimnio Lquido = R$ 65.000,00 - 15.000,00 = R$ 50.000,00

Assim, para entendermos a estrutura dos balanos patrimoniais, o Passivo ( Capital de Terceiros ) e o Patrimnio Liquido ( Capital dos Proprietrios ) so as fontes/origens dos recursos da empresa, os quais so aplicados no Ativo.

2.3 - Situao Lquida do Patrimnio


A Situao Lquida definida como sendo a diferena entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento. Os elementos patrimoniais devidamente equacionados podero apresentar trs Situaes Lquidas Patrimoniais diferentes. Formas de Situao Lquida: Patrimnio Lquido Positivo. A > P . . . PL > ZERO

Patrimnio Lquido Negativo. A < P . . . PL < ZERO

Patrimnio Lquido Zerado. A = P . . . PL = ZERO

a) Ativo maior que o Passivo

Balano Patrimonial
ATIVO PASSIVO E SITUAO LQUIDA

Bens Direitos

45 20

Obrigaes Situao Lquida

15 50

TOTAL

65

TOTAL SL = 150 - 100 = + 50

65

( Positiva ou Superavitria ) b) Ativo menor que o Passivo

Balano Patrimonial
ATIVO PASSIVO E SITUAO LQUIDA

Bens Direitos

45 20

Obrigaes

85

(-) Situao Lquida (20)

TOTAL

65

TOTAL

65

SL = 65 - 85 = - 20
( Negativa ou Deficitria ou Passivo a Descoberto )

c) Ativo igual ao Passivo

Balano Patrimonial
ATIVO PASSIVO E SITUAO LQUIDA

Bens Direitos

45 20

Obrigaes Situao Lquida

65 0

TOTAL

65

TOTAL

65

SL = 65 - 65 = ZERO
( Nula ou Inexistente )

PATRIMNIO DA PESSOA FSICA


ATIVO BENS: Apartamento Mveis e Utenslios Automvel Terreno 100.000 30.000 10.000 6.000 Financiamento 5.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO OBRIGAES COM TERCEIROS: Fin. Imobilirio 40.000

DIREITOS: Dinheiro Banco Dinheiro Cad. Poupana 2.000 12.000 160.000

PATRIMNIO LQUIDO

115.000

160.000

3- Mutaes Patrimoniais
Os Fatos Contbeis so ocorrncias que ocasionam variaes no Patrimnio de uma Entidade e que devem ser registradas pela contabilidade. O primeiro fato contbil de uma empresa a constituio da Sociedade, com o registro do Contrato Social ou de seu Estatuto. Partindo do conceito de Patrimnio ( conjunto de bens, direitos e obrigaes ), apresentamos a seguir , graficamente, a evoluo do Balano Patrimonial na medida em que ocorrem os Fatos Contbeis.

a) Subscrio do Capital: 50.000


ATIVO Capital a integralizar 50.000 50.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital 50.000 50.000

b) Integralizao parcial em dinheiro: 40.000


ATIVO Capital a integralizar Caixa 10.000 40.000 50.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital 50.000 50.000

c) Aquisio de um imvel, a vista: 25.000


ATIVO Capital a integralizar Caixa Imveis 10.000 15.000 25.000 50.000 50.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital 50.000

d) Aquisio de Instalaes, a prazo: 30.000


ATIVO Capital a integralizar Caixa Imveis Instalaes 10.000 15.000 25.000 30.000 80.000 80.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital Contas a Pagar 50.000 30.000

e) Aquisio de Mveis e Utenslios, a prazo: 20.000


ATIVO Capital a integralizar Caixa Imveis Instalaes Mveis e Utenslios 10.000 15.000 25.000 30.000 20.000 100.000 100.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital Contas a Pagar 50.000 50.000

f) Aquisio de Mercadorias no valor de 60.000, sendo 10% a vista e o restante a prazo: : 20.000
ATIVO Capital a integralizar Caixa Imveis Instalaes Mveis e Utenslios Mercadorias 10.000 9.000 25.000 30.000 20.000 60.000 154.000 154.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital Contas a Pagar Fornecedores 50.000 50.000 54.000

g) Venda de Mercadoria, sem lucro ou prejuzo, no valor de 30.000, metade a vista e metade a prazo: : 20.000
ATIVO Capital a integralizar Caixa Imveis Instalaes Mveis e Utenslios Mercadorias Clientes 10.000 24.000 25.000 30.000 20.000 30.000 15.000 154.000 154.000 PASSIVO + PATRIMNIO LQUIDO Capital Contas a Pagar Fornecedores 50.000 50.000 54.000

4 - Contas

4.1 - Conceito
Conta o nome tcnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigao ou Patrimnio Lquido) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita). Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na vida da empresa, responsveis pela gesto do patrimnio - como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc. - so registrados pela Contabilidade em contas prprias. Assim, toda movimentao de dinheiro efetuada dentro da entidade registrada em uma conta denominada CAIXA; os objetos comercializados pela entidade so registrados em uma conta denominada MERCADORIAS, e assim por diante. funo da Contabilidade registrar os fatos administrativos que acontecem numa empresa. Estes fatos devem ser registrados separadamente, de acordo com sua natureza. Cada tipo de conta recebe uma denominao permanente, um ttulo, um nome que identifica claramente a natureza dos fatos que ela representa. Assim, lendo o nome das diferentes contas, teremos a idia imediata do que elas representam, dos fatos que registram.

Exemplo: Caixa: essa conta registra todo o movimento de entrada e sada de dinheiro. Despesas de Pessoal: registra todas as despesas efetuadas pela empresa para pagamento de seus empregados. Fornecedores: representa o que a empresa deve a terceiros, pelas compras efetuadas a prazo.

4.2 - Classificao das Contas


As contas classificam-se em dois grandes grupos: CONTAS PATRIMONIAIS e CONTAS DE RESULTADO. Contas Patrimoniais: so as contas que representam os bens, direitos e obrigaes da empresa. So contas ativas as que representam bens e direitos e contas passivas as que representam obrigaes. Contas de Resultado: so as contas que representam as despesas e as receitas da empresa. Bens e Direitos Saldo devedor aplicaes Saldo credor PASSIVAS Obrigaes origens FATOS PERMUTATIVOS

ATIVAS CONTAS PATRIMONIAIS

Saldo devedor DEVEDORAS CONTAS DE RESULTADO CREDORAS Receitas origens Despesas aplicaes Saldo credor FATOS MODIFICATIVOS

4.3 - Plano de Contas


a relao das contas utilizadas por uma empresa em sua atividade, agrupadas segundo a sua natureza. Toda empresa, ao iniciar suas atividades, deve organizar um Plano de Contas. As contas so classificadas de acordo com os grupos a que elas pertencem. O Plano de Contas um instrumento de grande importncia no

desenvolvimento do processo contbil de uma empresa. Ao elaborar o Plano de Contas devem ser observadas as seguintes particularidades: a) Os Princpios de Contabilidade Geralmente Aceitos; b) As Normas legais estabelecidas pela Lei n 6.404/76; c) A legislao especfica do ramo da atividade exercido pela empresa. O elenco de contas de um Plano de Contas consiste na relao das contas que sero utilizadas para o registro dos fatos administrativos decorrentes da gesto do Patrimnio. Em qualquer elenco de contas, seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida pela Lei n 6404/76. O cdigo de uma conta composto por um ou mais algarismos utilizados para identificar cada uma das contas que compem o Plano de Contas de uma empresa. A adoo de cdigos agiliza os registros contbeis, principalmente quando efetuados por meio de computador; assim, dbitos e crditos so feitos atravs dos cdigos das contas e no pela intitulao (nome).
( Projetar um modelo de Plano de Contas )

5 - Escriturao
A escriturao uma tcnica contbil que consiste no registro das contas, em livros prprios, de todos os fatos administrativos resultantes da gesto do Patrimnio da entidade. Lanamento o registro contbil de um fato administrativo.

5.1 - Atos Administrativos


So aqueles que ocorrem na empresa e que no provocam alteraes no Patrimnio. Por exemplo: admisso de empregados, assinatura de contratos de compra e venda, fianas em favor de terceiros, avais de ttulos etc. Por no provocarem modificaes no Patrimnio, os Atos Administrativos no precisam ser contabilizados.

5.2 - Fatos Administrativos


So aqueles que provocam modificaes no Patrimnio, sendo, portanto, objetos de contabilizao atravs das Contas Patrimoniais ou das Contas de Resultado, podendo ou no alterar o Patrimnio Lquido (Situao Lquida). Os fatos administrativos podem ser classificados em trs grupos: a) Permutativos Representam permutas (trocas) entre elementos Ativos, Passivos ou entre ambos simultaneamente, sem provocar variaes no Patrimnio Lquido. b) Modificativos Provocam as variaes (modificaes) no Patrimnio Lquido. Envolvem, portanto, em registros em Contas de Resultado (despesas e receitas). c) Mistos So os fatos que envolvem, ao mesmo tempo, um Fato Permutativo e um Fato Modificativo (envolvem Contas Patrimoniais e Contas de Resultado).

5.3 - Mtodo das Partidas Dobradas


de uso Universal. Este mtodo foi apresentado pela 1 vez pelo frade Luca Pacioli, na cidade de Veneza, Itlia, em 10 de Novembro de 1494.

O princpio fundamental do mtodo o de que no h devedor sem que haja credor, correspondendo, a cada dbito, um crdito de igual valor.

Por meio desse mtodo, os eventos so registrados inicialmente no livro DIRIO e, posteriormente, no livro RAZO.

S-ar putea să vă placă și