Sunteți pe pagina 1din 3

Caboclos So geralmente espritos de civilizaes primitivas, tais como ndios: ncas, Maias, Astecas e Brasileiros.

Foram espritos de terras recm formadas e descobertas, eles formaram sociedades , com perfeita organizao estrutural, tudo era fabricados por eles, desde o cultivo de alimentos at a moradia.

Como foram primitivos conhecem bem tudo que vem da terra, assim caboclos so os melhores guias para ensinar a importncia das ervas e dos alimentos vindos da terra, alm de sua utilizao.

Assim como os Preto-velhos, possuem grande elevao espiritual, e trabalham "incorporados" a seus mdiuns na Umbanda, dando passes e consultas, em busca de sua elevao espiritual. So subordinados aos Orixs, o que lhes concede uma fora mestra na sua personalidade e forma de trabalho, igual aos Preto-velhos.

Quando falamos na personalidade de um caboclo ou de qualquer outro guia, estamos nos referindo a sua forma de trabalho.

Costumam usar durante as giras, penachos e fumam charutos. Falam de forma rstica lembrando sua forma primitiva de ser, dessa forma mostram atravs de suas danas muita beleza, prpria dessa linha.

Seus "brados", que fazem parte de uma linguagem comum entre eles, representam quase uma "senha" entre eles. Cumprimentos e despedidas so feitas usando esses sons. Costumamos dizer que as diferenas entre eles esto nos lugares que eles dizem pertencer. Dando como origem ou habitat natural, assim podemos ter:

Caboclos da mata - Esses viveram mais prximos da civilizao ou tiveram contato com elas.

Caboclos da mata virgem - Esses viveram mais interiorizado nas matas, sem nenhum contato com outros povos.

Assim vrios caboclos se acoplam dentro dessa diviso.

Torna-se de grande importncia conhecermos esses detalhes para compreendermos porque alguns falam mais explicados que outros. Mais ainda existe as particularidades de cada um, que permitem diferenciarmos um dos outros.

A primeira a "especialidade" de cada um, so elas: curandeiros, rezadeiros, guerreiros, os que cultivavam a terra (agricultores), parteiras, entre outros.

A segunda diferena criada pela "fora da natureza" que os rege. o Orix para quem eles trabalham.

Para ns da Umbanda, importantssimo saber que a "personalidade" de um caboclo se d pela juno de sua "origem", "especialidade" e "fora da natureza" que o rege.

E nessa "personalidade" que centramos nossos estudos. Assim como os Preto-velhos, eles podem dar passe, consulta e correntes de energizao ou participarem de descarrego, contudo sua prtica da caridade se d principalmente com a manipulao.

Quando falamos em manipulao, estamos nos referindo desde preparo de remdios feitos com ervas, emplastos, compressas e banhos em geral at manipulao fsica, como por rezar "espinhela cada".

Esses guias por conhecerem bem a terra, acreditam muito no valor teraputico das ervas e de tudo que vem da terra, por isso as usam mais que qualquer outro guia.

Desenvolveram com isso um conhecimento qumico muito grande para fazer remdios naturais. Como so espritos da mata propriamente dita, todos recebem forte influncia de Oxossi, no sentido apenas do conhecimento qumico das ervas, independente do Orix que trabalhe. So espritos que tambm trabalham muito com passe. Acreditamos ser pela facilidade de locomoo, j que normalmente trabalham em p.

So tambm bastante necessrios na hora de um descarrego, pois conseguem acoplar no mdium em qualquer posio. Formas incorporativas e especialidade de caboclos:

CABOCLOS DE OXUM Geralmente so suaves e costumam rodar, a incorporao acontece primeiro ou quase simultneo no corao (interno). Trabalham mais para ajuda de doenas psquicas, como: depresso, desanimo entre outras. Do bastante passe tanto de disperso quanto de energizao. Aconselham muito, tendem a dar consultas que faam pensar; Seus passes quase sempre so de alvio emocional.

CABOCLOS DE OGUM Sua incorporao mais rpida e mais compactada ao cho, no rodam. Consultas diretas, geralmente gostam de trabalhos de ajuda profissional. Seus passes so na maioria das vezes para doar fora fsica, para dar nimo.

CABOCLOS DE YEMANJ Incorporam de forma suave, porm mais rpidos do que os de Oxum, rodam muito, chegando a deixar o mdium tonto. Trabalham geralmente para desmanchar trabalhos, com passes, limpeza espiritual, conduzindo essa energia para o mar.

CABOCLOS DE XANG So guias de incorporaes rpidas e contidas, geralmente arriando o mdium no cho.

Trabalham para : emprego; causas na justia; imvel e realizao profissional. Do tambm muito passe de disperso. So diretos para falar.

CABOCLOS DE NAN Assim como os Preto-velhos so mais raros, mas geralmente trabalham aconselhando, mostrando o carma e como ter resignao. Do passes onde levam eguns que esto prximos. Sua incorporao igualmente contida, pouco danam.

CABOCLOS DE INHAS So rpidos e deslocam muito o mdium. So diretos para falar e rpidos tambm, muitas das vezes pegam a pessoa de surpresa. Geralmente trabalham para empregos e assuntos de prosperidade, pois Inhas tem grande ligao com Xang. No entanto sua maior funo o passe de disperso (descarrego). Podem ainda trabalhar para vrias finalidades, dependendo da necessidade.

CABOCLOS DE OXAL Quase no trabalham dando consultas, geralmente do passe de energizao. So "compactados" para incorporar e se mantm localizado em um ponto do terreiro sem deslocar-se muito.

CABOCLOS DE OXSSI So os que mais se locomovem, so rpidos e danam muito. Trabalham com banhos e defumadores, no possuem trabalhos definidos, podem trabalhar para diversas finalidades. Esses caboclos geralmente so chefes de linha.

CABOCLOS DE OBALUA So raros, pois so espritos dos antigos pags das tribos indgenas. Sua incorporao parece um Preto-velho, locomovem-se apoiados em cajados. Movimentam-se pouco. Fazem trabalhos para vrios fins.

S-ar putea să vă placă și