Sunteți pe pagina 1din 8

AMADO TIMTEO I

O Discpulo
Segunda Epistola a Timteo I

A Primeira e a Segunda Epstolas a Timteo e a Epstola a Tito foram pela primeira vez chamadas "Pastorais" no sculo dezoito, por D.N. Bardot (1703), e popularizadas por esse ttulo em 1726, por Paul Anton. Paulo estava dando instrues para situaes histricas reais de duas igrejas, que estavam sob os cuidados de dois ministros que ele conhecia intimamente. Por esta razo, as epstolas so limitadas quanto ao assunto discutido, mas elas contm princpios que podem ser usados em igrejas de qualquer poca e lugar.

POCA E LOCAL Segunda Epstola de Paulo a Timteo a ultima carta escrita pelo apstolo. O historiador da igreja Eusbio, preserva a tradio de que Paulo foi solto de seu primeiro aprisionamento em Roma, continuou seus trabalhos missionrios e foi martirizado por Nero em sua segunda viagem a Roma. Paulo escreveu 2Timteo durante seu segundo aprisionamento em Roma. No se sabe a razo e o lugar onde foi preso. O apstolo no tinha recebido apoio em sua primeira audincia, aguardava seu julgamento, mas sabia que seria executado. A epistola foi escrita entre 64-68 ( tempo em que Paulo foi martirizado)

OCASIO E PROPSITO Paulo havia deixado Timteo em feso (1:3), para cuidar do crescimento organizacional da igreja e refutar os falsos mestres dentro da igreja. As heresias praticadas em feso apontam para o Gnosticismo.

O gnosticismo foi o maior inimigo da igreja no I e II sec. se o gnosticismo houvesse ganho a batalha hoje o cristianismo seria mais uma das religies de mistrio do Oriente. Gnosticismo vem do gr. Gnose que significa conhecimento. Esse conhecimento vinha de revelaes a poucos iniciados.

possvel que as heresias em feso fossem praticadas tambm pelos judaizantes. Este perodo tambm ganha fora a adorao ao Imperador como um deus vivo. neste contexto que Paulo escreve ao Amado Timteo. Paulo estava dando instrues para situaes histricas reais para a igreja, que estava sob os cuidados de do ministro que ele conhecia intimamente. Elas contm princpios que podem ser usados em igrejas de qualquer poca e lugar.

I. F SEM FINGIMENTO V.5


Isto f sincera, genuna, pois temos aqui o termo (anupokritos), que significa no hipcrita. Timteo no fazia o papel de ator. No usava mascaras. F essa palavra tm trs significaes nas epstolas pastorais. 1.1 F objetiva. Sistema do cristianismo. Desenvolvimento eclesistico.
As oraes dirias, as leituras religiosas e a frequncia aos cultos so partes necessrias da vida crist. Temos que recordar continuamente das coisas que acreditamos. Nem o cristianismo nem outra religio podem permanecer vivos em nossa mente. (C.S Lewis).

1.2 F subjetiva. Salvfica outorga a prpria alma aos cuidados de Deus. 1.3 F subjetiva. Virtude. Operao diria o viver de f em f. O discpulo no desonra seu discipulador, antes o enche de orgulho.

II. REAVIVES O DOM DE DEUS V.6-7


2.1 Imposies de mos Na primeira carta a Timteo o apstolo havia escrito: No negligencies o dom que h em ti, o qual foi dado por profecia, com a imposio de mos do presbtero. (1Tm 4.14 ) A consagrao ao ministrio um comeo e no um fim em si mesmo. A bblia fala muito sobre a imposio de mos:

O sacerdote impunha as mos sobre a cabea da novilha transferindo a culpa, Lv 1.4. Pais. Transferncia de beno hereditria, Gn 48.14. Nomeao para um cargo de autoridade, Nm 27.18-23. Concesso da manifestao de poder, At 19.6. A Timteo fora confiada a palavra de Deus e a s doutrina crist, para que a transmitisse a homens fiis. 2Tm 2.2.

2.2 Reacender *O fogo do zelo visto nos dons espirituais pode apagar-se. 1Ts 5.19 No extingais o Espirito Santo. Advertncia para Timteo continuar se renovando, naquilo em que foi chamado. Toda casa com o tempo precisa de uma reforma. Na reforma da cozinha e do banheiro da minha casa depois de derrubar uma parede vimos que o espao que eu e minha esposa achvamos pequeno era grande. preciso derrubar paredes para ter noo do espao, que h em ns, preciso reforma. Avivar na dedicao a Cristo.

2.3 No ser Covarde. Covardia do Gr. deilia significa timidez. Verbo Gr. deido significa ter medo. O ministro do evangelho no deve ser covarde. No deve ser algum que perde a f no meio da luta. No deve ficar impressionado com as dificuldades apresentadas contra seu ministrio. O Espirito Santo nos capacitou com todas as armas necessrias para a luta.

2.4 Dons de Deus

Poder Gr.dunamis significa fora e poder. Palavra que deu origem a palavra dinamite. Todo cristo possui um dunamis dentro de si. Poder que nos capacita a santidade e ao servio cristo. O mesmo dunamis que Cristo possua para realizao do seu ministrio terreno. Amor, para cuidarmos dos outros. Amor que lana fora todo medo. Auto sacrifcio. Moderao, autodisciplina.

III. NO TE ENVERGONHES V. 8-14


3.1 Doutrina V.8,13 Testemunho do nosso Senhor. O ministro do evangelho jamais deveria ter o senso de desonra e de timidez em face de qualquer oposio. Timteo exortado a no temer os gnsticos com seus discursos eloquentes. Timteo devia perseverar na doutrina de Paulo (apostlica) Ss palavras significam saudveis, boas para sade espiritual, benficas para o bem estar eterno. Oposio s palavras doentias dos gnsticos. At.2.42 e perseveravam na doutrina dos apstolos. Os gnsticos refutavam as escrituras com novas revelaes.

3.2 Salvao V.8-10, 12,14 As palavras do apostolo so minuciosamente escolhidas, pois refutam o modelo de salvao gnstico. Deus Pai do Antigo Testamento era um Deus mau, que aprisionou a alma no corpo. O corpo era a priso da alma. Deus filho era mais dos muitos medianeiros que conduziriam a centelha divina de volta a energia de onde foi retirada.

A salvao era por obras, a busca pelo conhecimento mstico libertava a alma da priso do Corpo. Poucos eram os que seriam salvos criam gnsticos. A devassido era permitida, pois acelerava a destruio da priso. Deus Pai chama o pecador para ser salvo, Jesus morre pelo pecador para que ele possa ser salvo e o Espirito Santo convence o pecador do pecado, habita nele e o mantm na f. A salvao pela graa, no por obras. At aquele dia juzo final, o homem ser julgado por Deus.

3.3 Paulo No se sabe o motivo da segunda priso de Paulo, mas podemos conjecturar, nesse perodo tm inicio o culto ao Imperador e a perseguio aos cristos aumenta, pois agora no so apenas os judeus, mas os romanos tambm provvel que o apstolo fosse preso por heresia. Em feso os falsos mestres esto livres pregando suas heresias. A pessoa do apstolo tem seu carter e ensino em xeque. Sua imagem difamada. Paulo admoesta Timteo a no se envergonhar dele como fizeram Figelo e Hermgenes (1.15), mas apoia-lo como fez Onesforo (1.15). Para acabar com o ministrio de um homem difama-o o envergonhe perante seus amigos. Um lder s trado por quem ama. E agora Timteo continuaria o ministrio que havia recebido de Paulo. Presses na igreja e fora dela estavam sobre Timteo. Paulo diz a Timteo para no se envergonhar como o convida para participar de seu sofrimento. No era um convite para festas, viglias ou coisas semelhantes, mas era um convite pra morte. Voc aceitaria? Para acabar com o ministrio de um homem, no participe dele. No sofra com ele, abandone-o.

O apostolo no se envergonhava de sua priso, pois foi chamado para ser: PREGADOR. APOSTOLO. DOUTOR DOS GENTIOS. Isso era uma excelente obra. Paulo tinha convico do seu chamado.

Concluso

O Amado Timteo era um discpulo cuja f era sem fingimento precisamos de discpulos assim dentro da igreja. O Amado Timteo foi incentivado a seguir os passos de seu discipulador Paulo, estar se renovando para as dificuldades impostas pelo mundo, a carne e o diabo. O Amado Timteo foi incentivado em meio aos riscos de morte a no se envergonhar do Senhor Jesus, do evangelho e de seu discipulador Paulo.

Alexandre do Nascimento Pereira

S-ar putea să vă placă și