Sunteți pe pagina 1din 2

Frequncia Absoluta e Frequncia Relativa

Na Estatstica, os dados coletados em pesquisas so utilizados para anlise de determinada situao envolvendo comparaes. A partir desses dados, podemos construir as frequncias absolutas e relativas. A frequncia absoluta est associada ao nmero de vezes que um valor da varivel citado, e a frequncia relativa determinada em porcentagem, atravs da relao entre a frequncia absoluta da varivel e o somatrio dos valores citados. Vamos representar situaes cotidianas, a fim de demonstrar os processos de construo de tabelas com as frequncias informadas. Exemplo 1 Uma pesquisa foi realizada com os 200 funcionrios de uma empresa de comrcio atacadista, no intuito de analisarem as preferncias por esportes. Dentre as opes esportivas foram fornecidas as seguintes opes: futebol, vlei, basquete, natao, tnis e ciclismo. Observe os resultados: Futebol: 70 Vlei: 50 Basquete: 40 Natao: 20 Tnis: 15 Ciclismo: 5

Exemplo 2 Em uma empresa, os salrios dos 60 funcionrios foram divididos de acordo com a seguinte informao:

: fechado esquerda e aberto direita. Vamos determinar a frequncia relativa dos salrios dessa empresa:

A coleta de dados em uma pesquisa tem por objetivo analisar determinada situao, as informaes coletadas devem ser organizadas em tabelas para se ter um melhor entendimento das diferentes opes de respostas escolhidas pelos entrevistados. A frequncia absoluta registra exatamente a quantidade de vezes que determinada realizao ocorreu, no sendo possvel uma anlise de comparao. Para que os dados se tornem significativos devemos recorrer frequncia relativa da pesquisa, sendo esta feita atravs de dados percentuais, definidos como a razo entre a frequncia absoluta e o nmero total de observaes. Em uma empresa foi realizada uma pesquisa a fim de saber a quantidade de filhos de cada funcionrio. Os dados da pesquisa foram organizados na seguinte tabela:

A frequncia relativa nos fornece uma melhor visualizao, pois os dados percentuais traduzem melhor a situao comparativa de cada caso. Veja a anlise: 18,75% dos funcionrios no possuem filhos. 22,5% possuem exatamente um filho. 37,5% possuem dois filhos. 15% possuem trs filhos. 6,25% possuem quatro filhos. Frequncia e Tabela de frequncias A frequncia absoluta, ou apenas frequncia, de um valor o nmero de vezes que uma determinada varivel assume esse valor. Ao conjunto das frequncias dos diferentes valores da varivel d-se o nome de distribuio da frequncia (ou apenas distribuio). A frequncia relativa, a percentagem relativa frequncia. A frequncia acumulada de um valor, o numero de vezes que uma varivel assume um valor inferior ou igual a esse valor. A frequncia relativa acumulada, a percentagem relativa frequncia acumulada. A tabela de frequncias uma forma de representao da frequncia de cada valor distinto da varivel. Juntamente com as frequncias, esta poder incluir frequncias relativas, frequncias acumuladas e frequncias relativas acumuladas. De uma forma geral, a tabela de frequncias usada para variveis categricas, uma vez que no caso de uma varivel contnua a maior parte dos valores ter frequncia 1, o que no resolve o problema inicial de se resumir a informao. Neste caso, pode-se agrupar os valores da varivel contnua em intervalos, transformado-a numa varivel categrica e assim ter mais sentido a tabela de frequncias respectiva.

S-ar putea să vă placă și