Sunteți pe pagina 1din 8

Projeto: Geografia das Redes Sociais 1. Equipe do projeto: Professora: Sayonara Nogueira 2.

Problemtica e Hipteses Como possvel explorar, com criatividade, as potencialidades educacionais das redes sociais em sala de aula? Como fazer para agrupar, na prtica da sala de aula, as redes sociais? A educao um universo formado por cinco galxias: pais, escola, educadores, alunos e polticas pblicas. Destas, trs so de essencial importncia para o desenvolvimento e uso das chamadas redes sociais na sala de aula: pais, escola e educadores. O assunto polmico e existe uma coliso de interesses e crenas: de um lado, os estudantes, para os quais o uso de redes sociais comum; de outro, pais, escolas e muitos educadores, que lutam contra, pelas mais diferentes razes, s transformaes no padro educacional vigorante que as tecnologias da informao e comunicao (TICs) atribuem com cada vez mais agilidade a todos. de se idealizar que o mesmo debate tenha sido travado, sculos atrs, quando o padro oral de tradio do conhecimento foi condenado pela tecnologia da impresso de livros. Livros eram incendiados, muitas vezes no propriamente pelo contedo, contudo por consentirem que as pessoas contrassem por si ss, conhecimentos que no eram conduzidos pelas escolas e professores. A internet traz tona o fato de ainda existirmos na Idade Mdia em termos de educao: uma instituio define o que seus educadores devem expor para seus alunos e estes devem somente aprender estritamente o que lhes foi lecionado. O foco da educao a instituio e seus prepostos, os educadores. Ambos representantes de uma comunidade ideolgica que apresenta por objetivo a perpetuao do status quo dos seus componentes. As redes sociais, por outro lado, so redes de cultura e compartilhamento de saberes. Um locus onde o foco o sujeito que procura o saber desejado e no o saber imposto. E um indivduo que no est mais limitado ao espao fsico escolar. nesse locus que pais, escolas e educadores devem se estabelecer. Segundo Raquel Recuero, jornalista, professora e Doutora em Comunicao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no existe uma frmula pronta para se trabalhar o conceito de redes sociais em sala de aula. A rede um espao social e, como todo o espao social, tambm um espao de Educao e aprendizado. Acho que compete aos professores explorarem essas potencialidades com criatividade, procurando entender como seus alunos utilizam essas ferramentas e, a partir desse uso, inserir-se no processo e propor atividades que tambm estejam inseridas. A rede um meio, nunca um fim. Paulo Freire quem apresenta uma dica, isso em tempos que sequer idealizava o que viriam a ser as redes sociais:

Pensando na relao de intimidade entre pensar, ler e escrever e na necessidade que temos de viver intensamente essa relao, sugeriria a quem pretenda rigorosamente experiment-la que, pelo menos, trs vezes por semana, se entregasse tarefa de escrever algo. Uma nota sobre uma leitura, um comentrio em torno de um acontecimento de que tomou conhecimento pela imprensa, pela televiso, no importa. Uma carta para destinatrio inexistente. interessante datar os pequenos textos e guard-los e dois ou trs meses depois submet-los a uma avaliao crtica.

3. Justificativa A Incluso Digital a democratizao do acesso s tecnologias da informao, de forma a permitir a insero de todos na sociedade da informao. Incluso digital tambm simplificar a sua rotina diria, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um includo digitalmente no aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condies de vida. A Incluso Digital, para acontecer, precisa de trs instrumentos bsicos que so: computador, acesso rede e o domnio dessas ferramentas, pois no basta apenas o cidado possuir um simples computador conectado internet que iremos considerar ele, um includo digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. A entrada do novo milnio foi caracterizada pelos avanos tecnolgicos. O campo que mais avanou foi, nitidamente, o da informtica. A informtica tomou conta de todo o cotidiano dos cidados, tornando-os, de certa forma, dependentes desta tecnologia. Dependentes de forma sadia, dado que a tecnologia no aliena e sim auxilia em todas as atividades. Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa uma realidade imutvel. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interao valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. O contato com os estudantes na internet ajuda o professor a conhec-los melhor. Quando o professor sabe quais so os interesses dos jovens para os quais d aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem. 4. Objetivo Geral Mostrar uma Geografia das Redes Sociais, visualizando mapas e mostrando a distribuio de pases, bem como suas caractersticas polticas, econmica, social e cultural. 4.1. Objetivos Especficos usar a internet, o computador, tablets e celular como recurso tecnolgico na educao; identificar a localizao geogrfica dos pas atravs do Google maps bem como suas coordenadas geogrficas;

caracterizar pases, cidades e regies do planeta; identificar caractersticas fsicas de pases como clima, relevo, geologia, vegetao.

5. Resultados Esperados A importncia dos ambientes virtuais de aprendizagem inquestionvel. Para Santos (1997, p.121), para ter eficcia, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da conscincia da poca em que vivemos. Perante isso no podemos deixar de pensar, como estratgia de ensino, na ferramenta mais utilizada em atividades virtuais de grupos: as redes sociais. Lvy (1998, p.96) j salienta que por intermdio de mundos virtuais, podemos no s trocar informaes, mas verdadeiramente pensar juntos, pr em comum nossas memrias e projetos para produzir um crebro cooperativo. Desta maneira, atravs deste projeto espera que o aluno alcance autonomia, pois esses ambientes podem funcionar como espao crticos para os alunos expressarem opinies, levantar informaes, solucionar problemas. Sem dvidas, essa ferramenta auxilia no processo de ensino-aprendizagem no momento que transforma o espao virtual em um espao de aprendizado. 6. Abrangncia Foram envolvidos todos os alunos do 8 ano do Ensino fundamental. 7. Cronograma Apresentao do projeto para os alunos e levantamento de concordncia por parte deles para dar inicio. Diviso da sala em grupos, no qual cada grupo tem um monitor (lder) com acesso a internet na residncia. O primeiro pas a ser trabalhado o Mxico, por estarmos estudando os pases subdesenvolvidos ou do Sul. As postagens acontecem 3 vezes por semana onde os alunos tem que completar misses. Como exemplo as figuras abaixo:

1 dia

1 dia

2 dia

3 dia

8. Monitoramento e avaliao O Projeto ser avaliado pela professora e pelos alunos participantes. Tambm ser feita uma anlise com a equipe, atravs do qual poder obter-se um levantamento; avaliando-se os resultados que auxiliar na organizao dos posteriores projetos ou at mesmo na continuao do mesmo. 9. Recursos Necessrios Recursos necessrios Material Humano organizadores Computador e internet Custo Professores da escola

10. Mostra de Resultados e Produtos Os resultados dessa atividade sero socializados, com os demais membros da Comunidade Escolar, atravs de painis fotogrficos e vdeos, meios estes escolhidos, por permitir e facilitar e a difuso dos conhecimentos adquiridos, de maneira prtica e motivadora. Ser divulgado ainda no site do Centro de Referncia Virtual do Professor (www.crv.educacao.mg.gov.br). 11. Referncias Bibliogrficas: AGUIAR, Valria T. B. Jogos de Simulao no ensino de Geografia. Ensino em Revista. Vol. 7, n1, jun./jul. de 1998/1999. ALMEIDA, M. E. B. Educao distncia na internet: abordagens e contribuies dos ambientes digitais de aprendizagem. Educ. Pesqui. Vol.29 n 2 So Paulo July/Dec. 2003. BORGES Neto, Hermnio; BORGES, Suzana M. C. O papel da Informtica Educativa no desenvolvimento do raciocnio lgico. Disponvel em: <http://www.multimeios.ufc.br> FREIRE, Paulo. A Importncia do Ato de Ler. Em Trs Artigos que se Completam. So Paulo: Cortez, 2001. LEVY, Pierre. A inteligncia coletiva. So Paulo: Edies Loyola, 1998; RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. RIO DE JANEIRO. Conexo Professor. Como utilizar as redes sociais e a novas tecnologias na educao. Disponvel em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26a.asp> SANTOS, Milton. Espao e mtodo. So Paulo: Nobel, 1997.

S-ar putea să vă placă și