Sunteți pe pagina 1din 3

Referencial Terico

Este referencial terico, tem como objetivo discorrer sobre a vida e obra de Burrhus Frederic Skinner, que nasceu no dia 20 de Maro de 1904 em Susquehanna, na Pensilvnia, onde viveu at ir para o colgio. Segundo (Skinner, 1976) ele cresceu em ambiente muito estvel e de muito afeto. Na infncia e adolescncia, gostava de construir objetos, se interessava pelo

comportamento dos animais, alem de ler muito sobre eles. Aps conclui o ginsio na mesma escola que teus pais se formaram, ele se graduou em Letras - Ingls, com distino Phi Beta Kappa, em Hamilton College de Nova York , no se adaptou a vida acadmica, e sempre desejou tornar-se um escritor. Durante dois anos depois da formatura, Skinner dedicou-se a escrever e ento decidiu que no tinha nada importante a dizer. Mostrando mais uma vez sua rebeldia estudantil ele disse: Nunca me adaptei vida de estudante. Ingressei numa fraternidade acadmica sem saber do que se tratava. No era bom nos esportes e sofria muito quando as minhas canelas eram atingidas no hquei sobre o gelo ou quando melhores jogadores de basquete faziam tabela na minha cabea... Num artigo que escrevi no final do meu ano de calouro, reclamei de que o colgio me obrigava a cumprir exigncias desnecessrias (uma delas era a presena diria na capela) e que quase nenhum interesse intelectual era demonstrado pela maioria dos alunos. No meu ltimo ano, eu era um rebelde declarado. ( Skinner, )

Skinner se interessou por John B. Watson e Ivan Pavlov, aps ler sobre eles e ento, transferiu seu interesse literrio pelas pessoas para um interesse cientfico. Em 1928, inscreveu-se na ps-graduao de psicologia em Harvard. Foi para a ps-graduao, segundo ele no porque fosse um adepto totalmente comprometido da psicologia, mas para fugir de uma alternativa intolervel. Doutorou-se trs anos mais tarde. Depois Skinner foi dar aulas na Universidade de Minnesota (193645) e na Universidade de Indiana (194547). ( Skinner, 1976)

Seu livro de 1938, O Comportamento dos Organismos, descreve os pontos essenciais de seu sistema. Cinqenta anos mais tarde, esse livro foi considerado um dos poucos livros que mudaram a face da psicologia moderna, e ainda muito lido. Seu livro de 1953, Cincia e Comportamento Humano, o manual bsico da sua psicologia comportamentalista. Skinner manteve-se produtivo at a morte, aos oitenta e seis anos, trabalhando at o fim com o mesmo entusiasmo com que comeara.

Sabe-se que os estudos de Skinner foram pautados na teoria do behaviorismo , fundada por Watson, que apresenta a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das cincias naturais, bem como prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivduo. Segundo MILHOLLAN [et al.] (1978), quase todos os comportamentos que podem identificar incluem-se em uma de duas classes: O comportamento reflexo e o comportamento voluntrio . A natureza anticientfica ou a ambigidade de sentido das palavras reflexo e voluntrio levou Skinner a dar outros nomes e esses termos e defini-los cuidadosamente

http://laacufsj.blogspot.com/2009/02/cafe-com-skinner-part-1-vida.html

; eminente psiclogo contemporneo nascido nos Estados Unidos em 1904. Lecionou nas Universidades de Harvard, Indiana e Minnesota . Entre outros trabalhos publicou os seguintes livros: Behavior of Organisms, (o comportamento dos organismos) Verbal Behavior (comportamento verbal) Science and Human Behavior.(comportamento cientifico e humano)

Em 1932, B. F. Skinner, da Universidade de Harvard relatou uma de suas observaes, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por

modificaes hoje muito conhecido e utilizado nos laboratrios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner. Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Esses estudos levaram-no a criar os mtodos de ensino programado que podem serem aplicados sem a intervenes direta do professor, atravs de livros, apostilas ou mesmo maquinas.

Referncias

Netu, F. (1997). I Pavlov A Teoria do Reflexo. [On-line]. Disponvel: http://penta.ufrgs.br/~jairo/1pavlov1.htm. Recuperado em 05 de outubro de 2011.

Netu, F. (1997). II. Watson Estudo do Comportamento. [On-line]. Disponvel: http://penta.ufrgs.br/~jairo/1wats. Recuperado em 05 de outubro de 2011.

Netu,

F.

(1997).

IV.Skinner

Comportamento

Operante.

[On-line].

Disponvel:

http://penta.ufrgs.br/~jairo/1skinner.htm. Recuperado em 05 de outubro de 2011.

Ricardo, P. O Comportamentalismo e a instruo programada: A teoria de B. F. Skinner. [Online]. Disponvel: http://www.dfi.ufms.br/prrosa/Pedagogia/Capitulo_2.pdf. Recuperado em 05 de outubro de 2011.

S-ar putea să vă placă și