Sunteți pe pagina 1din 7

Questionrio Poltica 1- Para Montesquieu, quais sao as tres principais formas de governo? Qual a preferencia do autor? Por que?

? Para Montesquieu as tres formas de governo sao a Monarquia, a Repblica e o Despotismo. Ele deixa claro sua predilecao pela Monarquia Parlamentar, porque o Despotismo necessariamente leva a rebelioes peridicas (portanto se destruiria por si s) e a Repblica depende sempre da virtude permanente dos seus cidadaos. Somente um governo regido e cercado por instituicoes seria capaz de se manter, uma vez que as instituicoes ajudariam a controlar o poder, s o poder pode frear o poder. 2- Quais sao as concepcoes polticas de Montesquieu que permitem que o classifiquemos como um autor liberal? Monstesquieu apontado como o idealizador do desenho institucional liberal, como idealizador da triparticao do poder em Executivo, Legislativo e Judicirio. Sua divisao do poder em tres esferas parte integrante de todos os sistemas democrticos contemporaneos. Uma de suas preocupacoes centrais era a estabilidade dos sistemas polticos, que se daria atravs do controle do poder pelo poder. Defendeu o sistema representativo (com eleicoes com voto aberto para eleicao do parlamento) e a valorizacao das leis (imprio das leis) e das instituicoes. 3- Como os autores pr-liberais legitimavam os poderes absolutos dos reis? A legitimidade dos reis repousava sobre as teorias do direito divino dos reis , que ligavam os Reis a Deus. A legitimidade dos Reis provia do contrato social, afinal, ao abrirem mao de sua liberdade irrestrita, os homens recebem em troca a protecao do Estado. 4- Em que medida John Stuart Mill aprofunda democraticamente a doutrina liberal? Mill coloca o indivduo acima da sociedade e do Estado. Se preocupa com a igualdade de direitos (civis, polticos, sociais) e nao com as diferencas economicas. Propoe abertamente o voto censitrio (estabelece certas limitacoes, por exemplo, economicas, para quem possa votar); o sufrgio universal (voto universal); a emancipacao feminina em todas as esferas; a liberdade de expressao; o Utilitarismo (tudo que fizer bem para a maior parte da populacao); nao acredita em direitos naturais (que os direitos existiam antes da criacao do Estado; para ele, tudo construdo pelo homem). 5- Podemos afirmar que Mill foi um dos primeiros tericos a priorizar o tema da liberdade! Como isto aparece em sua obra? Mill se preocupa com a liberdade civil, a liberdade social que historicamente esteve em conflito com a autoridade. Estabelece limites tanto para o poder do Estado quanto para o poder da Sociedade. Para Mill, naquilo que concerne a si mesmo, o indivduo absoluto (limite da liberdade).

6- Teca um comentrio elogioso e uma crtica a doutrina liberal. O Estado Liberal preocupa-se com a igualdade dos direitos civis, polticos e sociais. O voto uma forma de poder social que deve ser estendido aos trabalhadores (classe inferior naquela poca), como forma de frearem os poderes das outras classes superiores e manifestarem seus ideais. Os liberais sao grandes defensores da liberdade dos cidadaos e, assim sendo, buscaram o limite entre o que pblico e o que privado. A crtica a doutrina liberal est no fato de que ela nao se preocupa com as diferencas economicas da sociedade, mas defende os direitos e deveres iguais a todos, aceitando a estrutura economica mas questionando a igualdade de direitos; seu foco de anlise o bem estar social e nao a do Estado. 7- Uma das principais caractersticas de todo pensamento republicano sua preocupacao com a liberdade do corpo de cidadaos. Maquiavel, por muito tempo considerado um autor absolutista, deixou claro esta preocupacao ao afirmar que: a seguranca da liberdade residia no povo(discurso sobre a primeira dcada de Tito Lvio). Como ele justificava tal afirmativa? Para Maquiavel a postura Republicana entendida como a forma de governo da liberdade ativa, tendo a participacao dos indivduos na poltica . Esta, por sua vez, criada pelo debate, pela discussao que oferece maior liberdade aos indivduos, o que torna os conflitos essenciais. Portanto, a liberdade, entendida como garantia de direitos, s possvel gracas a participacao ativa do povo. 8- O pensamento republicano se distingue em algumas dimensoes da ideologia liberal. Um dos principais pontos desta diferenca reside na preocupacao republicana com o estabelecimento da igualdade economica e nao apenas da civil e da poltica, como defendem os liberais. Justifique esta preocupacao social dos republicanos a partir da visao de Rousseau. Para Rousseau a soberania reside no povo e como tal nao pode ser delegada. Segundo ele, as diferencas entre os homens surgem com a construcao do corpo poltico (o Estado que cria desigualdades), que acaba por legitimar esta diferenca (o que deveria ser mudado). Critica duramente a propriedade privada afirmando que cada um s pode possuir aquilo que conseguir cultivar. 9- Outro ponto de discrdia entre o iderio republicano e o liberal diz respeito ao sistema representativo. Como se coloca Rousseau em relacao a este sistema? Para Rousseau, no momento em que h um sistema representativo, o povo se d representantes, deixando de ser livre e de existir. Em qualquer forma de governo, este deve ficar submetido ao povo e a legitimidade deve-se reificar a cada dia pelo exerccio dos cidadaos do acordo firmado.

10- Quando da implementacao do sistema federativo norte-americano, os chamados pais fundadores, ou federalistas, se viram diante de uma questao: uma vez que a sociedade formada por diferentes faccoes (grupos com diferentes interesses), caberia ao Estado duas opcoes. Uma seria acabar com as faccoes, outro seria criar mecanismo para control-las. Qual foi a alternativa escolhida por Madison? Por que? A alternativa encontrada por Madison foi controlar as faccoes, porque as faccoes pertencem a prpria natureza humana, sendo resultado das diferentes formas de pensar. Alm disso, foram sendo acentuadas devido a distribuicao desigual da propriedade privada. Assim sendo, nao h forma de acabar com as faccoes, devendo-se procurar o remdio para os males que elas causam no controle das mesmas. 11- Para Hannah Arendt, os crimes cometidos pelos alemaes contra os judeus durante boa parte da segunda guerra mundial, o holocausto, representou a manifestacao do mal em toda sua radicalidade. Porm, ao cobrir como jornalista ao julgamento do ex-oficial Alemao Adolf Eichmann, a autora reformula sua concepcao sobre o mal radical. Por que ela reformulou este conceito? Qual foi o novo conceito criado por ela para explicar os crimes praticados contra os judeus? Hannah Arendt, ao acompanhar o julgamento do Alemao Adolf Eichmann, percebe que ele era um ser humano normal, bom pai de famlia, nao possua nenhum dio ao povo judeu, nao era motivado por uma vontade de transgredir ou por qualquer outro tipo de maldade. Isso fez com que Hannah reformulasse seu conceito de mal. Para ela, estamos diante de um tipo de mal sem relacao com a maldade, uma patologia ou uma conviccao idealgica. Trata-se do mal como causa do mal, pois nao tem outro fundamento. O praticante do mal nao conhece a culpa, ele age semelhante a uma engrenagem maqunica do mal. 12- Com base no que foi discutido em sala, e no texto A Banalidade do Mal de Ndia Souki, apresente, como se fosse um advogado de defesa, argumentos no sentido da absolvicao de Eichmann dos crimes pelos quais ele foi acusado. Primeiramente, Adolf Eichmann nao obteve um julgamento justo, j que o tribunal estabelecido nao obedecia as regras internacionais. Eichmann era um burocrata Alemao que representava o seu Pas cumprindo com as determinacoes que lhe eram confiadas e estabelecidas por um Pas soberano. Estava, portanto, no estrito cumprimento do dever legal e por isso mesmo nao pode ser declarado culpado.

Anotacoes: - Liberalismo: - surgiu na Inglaterra no sculo XVII; - principal caracterstica desta corrente de pensamento: a defesa da liberdade individual. - contra a interferencia do Estado na vida da sociedade; - as desigualdades sociais nao importam, todos devem ter direitos e deveres iguais. - nao se preocupa com as diferencas economicas da sociedade; - Bem comum: 50% + 1 - defende: - a liberdade individual; - a propriedade privada; - a liberdade de pensamento; - a liberdade religiosa (separacao do Estado, que deve ser laico, e da igreja); - o Estado de direito (regido por leis escritas positivismo); - o sistema Representativo (representantes escolhidos pelo voto do povo; o povo transmite seu poder para seus representantes e no interfere na esfera Poltica Liberdade Negativa); - os direitos individuais; - Bem comum: 50% + 1 - Republicanismo: - forma de governo da liberdade ativa; - participacao efetiva dos cidadaos na esfera pblica (na poltica) Liberdade Positiva; - a soberania reside no povo e como tal nao pode ser delegada (o poder soberano reside no povo); - igualdade economica e nao apenas da civil e da poltica; - defende a propriedade pblica; - igualdade economica e nao apenas da civil e da poltica; - o povo elege seus representantes mas deve exercer sua cidadania diariamente, participando da vida poltica; - Bem comum: desejo de todos e o meu ao mesmo tempo. - Montesquieu: - assim definiu as formas de governo: Monarquia: um s governa (o rei) atravs de leis e de instituicoes. Honra; Repblica: governa o povo, ou parte dele. Virtude; Despotismo: governa a vontade de um. Medo. - responsvel pelo desenho institucional dos Estados Liberais modernos; - Sua noo de diviso dos poderes em trs esferas: Executivo, Legislativo e Judicirio reproduzida na maioria dos Pases mundo afora. - defensor da construo de leis que ordenassem o sistema poltico das naes, trazendo organizao e previsibilidade ao processo poltico. - defendia o sistema representativo.

- Stuart Mill: - preocupava-se nao apenas com a Igualdade, mas tambm com a Liberdade; - Qual o limite da liberdade individual? Naquilo que concerne a si mesmo, o indivduo absoluto.. - Qual o limite da interferencia do Estado na vida do indivduo? Quando a liberdade individual nao infringe nenhuma lei. - Como deve ser construda a tica? Pautada em que critrios? Utilitria: se beneficiar a maioria da populacao, deve ser adotada. a tica relacionada a utilidade, benfica a maioria da sociedade. - Utilitarismo: segundo Stuart Mill, o bom governo aquele capaz de garantir o maior volume de felicidade lquida para o maior nmero de cidadaos. - Stuart Mill nao era um Jusnaturalista (que credita a criacao da sociedade a um contrato social), mas era um Utilitarista (acredita que o homem em cada ao busca aumentar sua felicidade e reduzir seu sofrimento). - considerado um dos primeiros feministas homens da histria ao defender no s o sufrgio das mulheres mas tambm sua completa emancipao dentro da sociedade. - concebeu um sistema representativo ponderado no qual o voto da nobreza teria peso superior.
- Jonh Locke e a Construcao do Liberalismo:

- Jonh Locke foi um dos primeiros autores liberais. - condenou a legitimidade dos poderes absolutos dos reis e defendeu as liberdades individuais naturais e do direito propriedade privada (primeiros passos no sentido da organizao da ideologia liberal). - separao entre o Estado e a Igreja e a tolerncia religiosa; - defendeu o sistema representativo e a supremacia do Legislativo. - Maquiavel: - o pensamento republicano ganha seus contornos mais ntidos em Maquiavel; - uma das principais noes republicanas a valorizao da virt, em detrimento da fortuna; - coloca nas mos dos homens virtuosos a capacidade de construir seu prprio destino atravs da ao poltica; - em sua obra Discurso sobre a primeira dcada de Tito Lvio, todo seu republicanismo aflorado ao valorizar os grandes embates e os conflitos na esfera pblica entre os grandes e os pequenos. - a Liberdade teria sempre sido fruto da disputa entre os diferentes ramos da sociedade. Disputa travada na arena pblica, cuja a arma utilizada era a poltica. - Rousseau: - defensor do reino da liberdade e da repblica. - na primeira frase de seu aclamado Contrato Social, afirma que os homens nascem livres e por toda parte se encontra a ferros. - Rousseau severo crtico do corpo poltico representativo e defende com veemencia a necessidade de que as decises fossem tomadas pela manifestao da Vontade Geral. - a Soberania reside no povo e como tal nao pode ser delegada;

- critica duramente a propriedade privada afirmando que cada um s pode possuir aquilo que conseguir cultivar. - Federalistas: - tentaram construir um Estado Republicano nos Estados Unidos da Amrica; - Jay, Hamilton e Madison se deparam com um problema: descobrem que os cidadaos virtuosos que desejam participar da poltica na esfera pblica, visando o bem comum, nao existem no mundo real; - o que havia eram faccoes, cada uma querendo conquistar o poder a seu modo; - a sada encontrada por Madison nao a eliminacao, mas o controle das faccoes; - com o passar do tempo o governo Americano se afastou dos ideais republicanos e se transformou numa democracia liberal. - Hannah Arendt: - refletiu a Liberdade a partir de sua anttese, o Estado Totalitrio; - o cidado massificado e atomizado dos estados totalitrios (vazios de pensamentos) eram o resultado do que pode acontecer quando o poltico destrudo. Tal cidado foi exemplificado no caso Eichmann; - a liberdade e a repblica para Arendt dificilmente poderiam ser construdas a partir de qualquer ao poltica convencional; - somente nos momentos revolucionrios, foi que se criaram as oportunidades para a fundao de um novo sistema poltico. - durante as revolues, as diferenas e desigualdades ficam suspensas, alm disso, a possibilidade de fundao abre espao para a construo de alternativas socialmente construdas. Resumindo: - Montesquieu: - diviso dos poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio; - defendia o sistema representativo. - Stuart Mill: - Igualdade e Liberdade; - Utilitarismo; - feminista, sufrgio das mulheres e sua completa emancipao dentro da sociedade. - sistema representativo ponderado no qual o voto da nobreza teria peso superior.
- Jonh Locke e a Construcao do Liberalismo:

- condenou a legitimidade dos poderes absolutos dos reis; - defendeu as liberdades individuais naturais e do direito propriedade privada; - separao entre o Estado e a Igreja e a tolerncia religiosa; - defendeu o sistema representativo e a supremacia do Legislativo.

- Maquiavel: - pensamento republicano; - valorizao da virt, em detrimento da fortuna; - coloca nas mos dos homens virtuosos a capacidade de construir seu prprio destino atravs da ao poltica; - valoriza os grandes embates e os conflitos na esfera pblica entre os grandes e os pequenos. - a Liberdade teria sempre sido fruto da disputa travada na arena pblica (poltica) entre os diferentes ramos da sociedade. - Rousseau: - defensor do reino da liberdade e da repblica. - na primeira frase de seu aclamado Contrato Social, afirma que os homens nascem livres e por toda parte se encontra a ferros. - crtico do corpo poltico representativo - decisoes de acordo com a vontade geral. - a Soberania reside no povo e como tal nao pode ser delegada; - critica duramente a propriedade privada. - Federalistas: - tentaram construir um Estado Republicano nos Estados Unidos da Amrica; - Jay, Hamilton e Madison descobrem que os cidadaos virtuosos nao existem no mundo real; - o que havia eram faccoes, cada uma querendo conquistar o poder a seu modo; - a sada encontrada por Madison nao a eliminacao, mas o controle das faccoes; - o governo Americano se afastou dos ideais republicanos e se transformou numa democracia liberal. - Hannah Arendt: - refletiu a Liberdade a partir de sua anttese, o Estado Totalitrio; - o cidado massificado e atomizado dos estados totalitrios (vazios de pensamentos); - a liberdade e a repblica para Arendt dificilmente poderiam ser construdas a partir de ao poltica convencional; - somente nos momentos revolucionrios, foi que se criaram as oportunidades para a fundao de um novo sistema poltico. - durante as revolues, as diferenas e desigualdades ficam suspensas, alm disso, a possibilidade de fundao abre espao para a construo de alternativas socialmente construdas.

S-ar putea să vă placă și