Sunteți pe pagina 1din 1

A natureza e o papel da teoria na pesquisa

Os usos da teoria so muitos por parte dos cientistas sociais, especialmente em pesquisas qualitativas. No h consenso sobre o uso e produo/descoberta das teorias. Os significados e propsitos da teoria na pesquisa social, bem como a variabilidade nos usos algo frequentemente encontrado. [...] the variety of uses of theory in diferente contexts makes it impossible to fix its meaning. Os autores no trecho theoretical context falam em estudos ou pesquisas que so dirigidas ou situadas por teorias. Situar-se razovel para as pesquisas qualitativas, quando as generalizaes empricas e tericas norteam ou localizam em termos de uma configurao maior do pensamento, na formulao de perguntar iniciais e hipteses de trabalho no incio da coleta de dados. Doravante, as teorias podem mudar.

Os autores apresentam uma definio para teoria (Homans): conjunto de proposies que esto interligadas de uma maneira ordenada de modo que algumas podem ser deduzidas a partir de outras, permitindo uma explicao a ser desenvolvida para o fenmeno. Essa definio adequada para uma concepo que se prope ao levantamento de leis universais do comportamento humano e funcionamento da sociedade. Um tanto quanto positivista. Essa seria uma viso tradicional de teoria, claramente inspirada nas cincias naturais. [...] the dominant understanding of theory and its application in research has been strongly influenced by the positivist research tradition and deductivism.

Trazem tambm outras definies ou abordagens, entendimentos, para teoria. Como a de Glaser e Strauss, a de uma teoria fundamentada (grounded theory), quando as teorias so descobertas a partir da investigao, geralmente associadas a estratgias indutivas de pesquisa. Neste caso, estaria no extremo direito da escala, dentro do emprico. Grounded theory does not start out with hypotheses, but develops them after collecting initial data. Estes autores, ainda assim, afirmam que a funo final da teoria seria a explicao e predio dos fenmenos.

Geertz tambm citado como um interpretativista. Para chegarmos teoria passamos por um processo de descrio denso, uma descrio fina sobre as intenes, motivaes, significados, contextos, situaes e circunstncias da ao. O propsito da teoria serei o de fornecer uma compreenso da experincia direta vivida e no produzir generalizaes abstratas.

Segundo os autores, os usos da teoria podem ser implcitos ou explcitos nos estudos qualitativos. As teorias afetam suas perspectivas tericas e os valores que motivam as escolhas dos temas de pesquisa, as perguntas a serem feitas e como os achados so descritos. Ainda assim, mesmo que isso seja implcito, pairam uma responsabilidade por descrever as predisposies tericas aos leitores. As explcitas, dizem, relatvel e podem estar em vrios nveis de abstrao. Distinguem tambm o que chamam de teorias substantivas e teorias formais, consoante os nveis de abstrao ou no que se fundamentam. De qualquer sorte, podem ambas ajudar a projetar a investigao de muitas maneiras. Esclarecem mas tambm podem ocultar certos aspectos. Uma maneira de resolver isso usar vrias teorias diferentes para orientar quadros para os estudos.

S-ar putea să vă placă și