Sunteți pe pagina 1din 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLGIO TCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE AUTOMAO INDUSTRIAL MODALIDADE A DISTNCIA

TUTORIAL DE PROGRAMAO E SIMULAO DE CONTROLADORES LGICOS PROGRAMVEIS

PROGRAMA CLIC EDIT V2.2 - CLP CLIC01 AUTORES: PROFESSOR: MARCOS DANIEL ZANCAN TUTORES: DIEGO BERLEZI RAMOS FREDI ZANCAN FERRIGOLO LUCIANO PORTO DE LIMA

PARTE 1 PROGRAMAO E SIMULAO

Este tutorial tem como objetivo realizar uma introduo ao uso de Controladores Lgicos Programveis e sua linguagem de programao. A grande maioria dos modelos existentes de CLPs utiliza a linguagem LADDER. Aqui utilizaremos um software livre da WEG, o Clic Edit, que est disponvel na pgina www.weg.com.br para baixar, e tambm est disponvel no moodle. Este programa nos permite implementar e simular programas em linguagem ladder sem a necessidade de ter-se o equipamento. A programao poder ser feita com uso do programa computacional ClicEdit instalado em um computador qualquer. Aps a finalizao da programao podemos envi-lo, via cabo prprio, ao CLP. Alm da programao o Clic Edit tambm permite a simulao do funcionamento da lgica desenvolvida. Quando abrimos o programa surge a janela abaixo:

Logo aps devemos selecionar new, como mostrado abaixo, para iniciar uma nova programao.

Logo aps teremos a seguinte tela, aqui devemos escolher o modelo de CLP que iremos utilizar. Quando selecionamos um modelo suas caractersticas so mostradas nos itens 1 a 5. No exemplo abaixo foi selecionado o modelo 10HR-D, esse modelo tem alimentao (power) de 24 V (tenso contnua (DC)), entradas (input) de I1 at I6, A1 e A2. Possui 4 sadas (output) a rel de 10 A. Possui entradas analgicas (analog) e relgio (RTC). Outras informaes podero ser obtidas no manual do fabricante que est disponvel no ambiente moodle.

Aps selecionar o modelo e selecionar OK surge as telas que servem para a programao do CLP. Podemos fazer a programao de duas formas: 1) Pela tela abaixo, que reproduz a vista frontal do CLP comercial Clic01 da WEG, cuja programao e execuo do programa toda feita atravs do mouse, clicando nas 8 teclas disponveis. importante salientar que esta forma de programao tambm pode ser feita diretamente no CLP, sem a necessidade do uso de um computador.

Visualizando a tela com zoom teremos:

Podemos acessar essa tela tambm pelo cone abaixo KeyPad.

2) Podemos fazer a programao atravs de outra tela na forma de linhas de comando. Para acessar esta tela selecionamos o cone Ladder como mostrado na figura abaixo.

Selecionando o cone Ladder teremos a seguinte tela:

PROGRAMAO DO CLP Modo de programao 2 linhas de comando Iniciaremos a programao pelo mtodo da tela de linhas de comando selecionando o cone ladder. O programa possui duas linhas verticais que delimitam a rea de programao. Em seu interior temos 7 colunas (setas de 1 a 7 no desenho abaixo), sendo 4 colunas (setas 1, 3, 5 e 7) com possibilidade de insero de componentes/dispositivos e 3 colunas (setas 2, 4 e 6) para interligao destes. Sendo a coluna 7 reservada para cargas/sadas e as outras podem ser preenchidas por outros elementos ou linhas.

Simular Parar simulao Sair do programa 1 2 3 4 5 6 7

Acesso aos dispositivos

Pressionamos duas vezes o mouse no primeiro quadrado da coluna 1 e linha 001 como mostrado abaixo.

Com isso, surge a tela a seguir onde podemos selecionar o tipo de componentes que queremos inserir no programa. No exemplo abaixo selecionamos uma entrada interna do CLP chamada de I1 que normalmente aberta (NA), ou seja, quando em repouso (sem energia) est aberta e quando tiver energia ela fecha o contato. Outros componentes tambm podero ser inseridos nas linhas do programa como: entradas, sadas/cargas, memrias, temporizadores, contadores. Todas elas sero estudadas ao longo de nosso curso e a seguir, neste tutorial, teremos exemplos prticos de sua utilizao.

Entrada (I) Sada/carga (Q) Memria (M)

Temporizador (T) Contador (C)

OBS.: Outras informaes sobre cada componente de programao devem serem buscadas no manual do Clic01 que est no moodle.

Outros componentes podem ser visualizados clicando na seta, inclusive a linha contnua para preenchimento das linhas.

Pronto! Com a seleo de I1 teremos a tela abaixo.

Na linha 001 da prxima coluna no teremos acesso insero de componentes, ento iremos para a terceira coluna onde clicamos duas vezes novamente e selecionamos uma linha.

Pronto! A linha est selecionada e preencheu a coluna 3, como mostrado abaixo. Na quarta coluna tambm no teremos acesso, iremos para a coluna 5 e preenchemos com linha tambm.

Na sexta no teremos acesso, preenchemos a coluna 7 com a sada ou carga que chamada de Q1.

Pronto! Foi realizada uma pequena programao onde teremos um contato interno do CLP normalmente aberto (I1) que ir fechar e ligar a sada Q1 toda vez que deixarmos chegar energia (tenso) em I1.

Observao: A insero dos componentes/dispositivos nas colunas tambm pode ser feita selecionando os componentes na barra inferior (pressionando uma vez) e colando-os na coluna de destino (pressionando outra vez).

Agora, devemos pressionar RUN para que a simulao inicie. Com isso, surge a tela abaixo com as ligaes do CLP.

Com zoom temos:


Chave fsica externa (interruptor) ao CLP utilizada para energizar/desenergizar a entrada I1 interna do CLP.

Sada Q1 que poder acionar uma carga.

Como explicado anteriormente, podemos fazer a simulao pressionando a chave ou boto que est ligado na entrada I1. Assim sendo, teremos a sada Q1 sendo acionada como mostra a figura abaixo. Quando desligamos o boto ligado a I1 a sada Q1 desacionada.
8

Modo de programao 1 programao pelo painel Outra forma de realizar a programao pelo painel do instrumento ou pelo programa Clic Edit que simula a vista frontal do CLP real. Saber a programao pelo painel muito importante, pois muitas vezes, na prtica, pequenas alteraes no programa, bem como parametrizao de dados so feitos diretamente no CLP, no justificando o emprego de um microcomputador no ambiente de fbrica apenas para esta finalidade. A partir de agora iremos fazer a mesma programao anterior com a entrada I1 acionando a sada Q1, mas usando a tela com o painel de programao.

Pressionando ESC surge a tela abaixo: pressione OK para escolher entrar na linguagem ladder.
9

Logo aps, surge a tela abaixo onde o quadrinho preto que aparece a coluna 1 linha 001. Como no exemplo que fizemos anteriormente onde iremos inserir os componentes da programao.

Inserir os comandos: Pressione SEL Seta para cima e para baixo escolhe os comandos. Escolhido = I1, referente a uma entrada.

10

Para colocar uma linha contnua devemos pressionar uma vez a seta para a direita e depois 3 vezes em SEL, colocar linha at o final e no ltimo quadrinho (coluna) selecionar a sada Q1. Pronta a programao! Abaixo teremos a tela onde aparece a linha de programao implementada, agora basta selecionar RUN e simular fazendo o mesmo procedimento j explicado para a simulao.

SIMULAO

11

PARTE 2 EXEMPLOS DE PROGRAMAO E SIMULAO Abaixo so demonstrados alguns exemplos de aplicaes utilizando as principais funes existentes no software/programa. Primeiramente vamos definir a diferena nas variveis de entrada, (aberto e fechado) e tambm distingui-las das chaves externas para no haver confuso. No programa temos dois diferentes tipos de entradas, a fsica que representada pelo contato programa. que foi definido anteriormente e as entradas e que so internas ao

No primeiro caso temos a chave aberta

ou fechada

que significa que os conectores do representando

CLP esto desenergizados ou energizados. J no segundo caso temos a varivel um contato interno NA (normalmente aberto), e (normalmente fechado).

representando um contato interno NF

No primeiro exemplo temos uma entrada (elemento I1- NA ) alimentando uma sada (carga Q1). Por exemplo, uma lmpada sendo acionada por uma chave fim de curso.

Note que nas figuras abaixo temos a interface do programa mostrada, na figura da esquerda quando a chave externa est aberta, a sada permanece sem energia. Porm, quando a chave acionada temos alimentao na sada Q1.

No exemplo abaixo temos uma entrada (elemento i1- NF ) - note a diferena da letra maiuscula I-NA e minscula i-NF - alimentando uma sada (carga Q1). Por exemplo, uma lmpada sendo acionada por uma chave fim de curso.

12

Note na figura abaixo a esquerda quando a chave externa est aberta, a sada est energizada. Porm quando a chave acionada a sada desativada.

Abaixo temos um exemplo de entradas em srie (lgica E), por exemplo, dois sensores que precisam ser acionados simultaneamente (chaves externas) para que a sada seja executada.

Nas figuras abaixo temos as situaes possveis neste caso, na primeira esquerda quando as chaves esto abertas, a sada est desativada. Nos casos seguintes quando apenas uma das chaves est acionada a sada permanece desativa, porm ao fecharmos as duas chaves, a sada ento executada.

13

Agora temos um exemplo de entradas em paralelo (lgica OU) mostrada na figura abaixo definidas pelos elementos I1 e I2.

Podemos observar nas figuras abaixo que quando existir pelo menos uma entrada energizada a sada ser executada.

Na figura abaixo demonstrada uma situao em que temos uma entrada NF (i1) em paralelo com uma entrada NA (I2).

14

Note nas simulaes abaixo, que quando as entradas esto desenergizadas a sada est ativada, porque a contato i1 normalmente fechado, logo i1 responsvel pelo acionamento da sada Q1. Quando a entrada 1 energizada a sada Q1 ento desativada. Na prxima situao quando temos apenas a entrada 2 energizada a sada Q1 acionada novamente, pois I2 normalmente aberto e i1 normalmente fechado. E, na ltima situao temos a energizao das duas entreadas e o acionamento de Q1 em funo da entrada 2.

No exemplo abaixo demonstrada uma situao para utilizao de memria (M1). No programa, como mencionado anteriormente, temos quatro colunas, e a ltima reservada para a carga. Desta forma temos 3 colunas disponveis para os componentes. Considerando que temos casos nos quais necessitamos combinar quatro entradas, temos que utilizar a memria para memorizar o resultado da combinao de trs entradas, combinando este resultado com a entrada restante, em uma nova linha, definindo assim o estado de Q1, conforme a figura abaixo.

15

Note que apenas quando todas as chaves esto acionadas temos a execuo da sada, visto que neste caso utilizamos 4 entradas NA em srie.

Observao: O estado das entradas e sadas pode ser observado tambm no display do CLP, atravs dos retngulos pretos, que significam entrada energizada e/ou sada acionada. As figuras abaixo mostram dois programas com a mesma finalidade: ligar 4 sadas a partir de uma nica entrada. Entretanto, se no considerarmos o modo de processamento do CLP, bem como o tempo de varredura, poderemos ter atrasos no acionamento das sadas. No primeiro exemplo, temos as sadas ligadas em srie, ou seja, a execuo destas ocorre seqencialmente (uma a cada ciclo de varredura).

Ao acionarmos a chave as sadas so acionadas seqencialmente a cada ciclo de varredura.

No exemplo abaixo, temos as sadas ligadas em paralelo, ou seja, a execuo destas ocorre simultaneamente.

16

Ao acionarmos a chave todas as sadas so executadas no mesmo ciclo.

lgico que neste exemplo no temos muita influncia no tempo final (atraso de aproximadamente 0,2 segundos), mas em programas mais complexos torna-se inevitvel esta considerao para o projeto. Observao: Consulte o manual para obter mais informaes sobre o modo de processamento das entradas e sadas pelo CLP. Diferenas possveis para a configurao das sadas Q Podemos acionar a sada Q1 abaixo de vrias formas. Ao clicarmos duas vezes em Q1 temos a opo de selecionar a varivel output type, ou seja, o tipo de sada. A primeira forma representada simbolicamente por um colchete ([). Este smbolo significa que a entrada I1 deve permanecer sempre ligada (estar sempre recebendo energia - nvel alto) para que a sada Q1 esteja acionada. Se a entrada for desenergizada, a sada ser desligada imediatamente.

17

A segunda forma representada simbolicamente por (p). Este smbolo significa que um pulso de energia na entrada I1 suficiente para acionar Q1, logo aps podemos tirar a energia de I1 que a sada Q1 permanecer ativada. E com um segundo pulso na mesma entrada I1 podemos desativar a sada Q1. Entenda o funcionamento com a seqncia lgica mostrada abaixo.

18

A terceira forma representada pelos smbolos () e o (). O primeiro smbolo significa que um pulso de energia na entrada I1 seta (liga) a sada Q1, e o segundo smbolo dever ser usado com uma outra entada (exemplo entrada I2) para resetar (desligar) Q1. Se a sada Q1 for setada e resetada ao mesmo tempo, prevalece o reset. Entenda o funcionamento simulando a seqncia lgica mostrada abaixo.

Agora veremos um exemplo utilizando um temporizador no modo retardo na energizao. (ver no manual os diferentes modos de temporizao). No programa abaixo, ao acionarmos a chave externa energizamos I1, e a sada Q1 setada. Na seqncia, a sada Q1 aciona o temporizador T1 que inicia a contagem de tempo. Aps transcorrido o tempo programado, o contato NA de T1 fecha, acionando Q2 (set). Por fim, a entrada I2 reseta simultaneamente as sadas Q1 e Q2.

19

Note na figura acima que a programao do tempo no feita diretamente no diagrama Ladder, mas sim no bloco temporizador, o qual pode ser visualizado clicando duas vezes no elemento temporizador (T1). No bloco temporizador visvel acima, temos a contagem de 10 segundos (base de tempo 2) e modo de contagem 1 (retardo na energizao). Mais informaes no manual. Abaixo as simulaes do programa.

No programa abaixo temos uma situao de utilizao de um contador, por exemplo, para efetuar a contagem da quantidade de determinado produto para ser embalado.

Observando o programa acima, a entrada I1 seta Q1. I2 responsvel pelos pulsos de contagem do contador C1 (cada vez que I2 energizado, o contator soma uma unidade). Aps a contagem de C1 atingir o valor previamente definido na programao, o contato NA de C1 se fecha,
20

resetando Q1 e setando Q2. I3 reseta a contagem, e reseta Q2, permitindo o incio de um novo ciclo de contagem. A programao para resetar a contagem no aparece no diagrama Ladder, sendo feita dentro do bloco contador, o qual poder ser acessado clicando duas vezes no dispositivo contador (C1). Note no programa acima que o bloco contador est visvel, programado para contar 5 eventos, sendo que M1 corresponde direo de contagem e I3 ao reset do contador. Mais informaes no manual. Abaixo as simulaes.

Observao: Outras funes de programao sero vistas posteriormente no ambiente virtual e nas aulas prticas presenciais.

21

S-ar putea să vă placă și