Sunteți pe pagina 1din 159

tf

A AGUA do MAR

Jl*>/$

NO

LCOPOLDINO de VASCONCELLOS

A AQUA do HAP
Theorias e applicaes therapeuticas recentes

L'eau de mer est on admirable mdicament que Ton ne ddaigne qu' cause de son abondance. Si par impossible le bassin des mers se tarissait et qu'il ne restt a et l que quelques g/ifons de cette eau, les malades y com raient comme ils vont aux sources les plus en renom. >
J . B . FNSAGRIVES.

Dissertao apresentada ESCOLA A\EDICO-CIRURGIOT do PORTO em Outubro de 1907

COMP. E IMP. NA TYP. DO PORTO MEDICO! DE MAGALHES & FIGUEIREDO, PRAA DA BATALHA, 12-a LIMITADA PORTO

J53/2

KC

ESGOM

JEDICOHCIRURGM
DIRECTO R

DO PORTO
CALDAS

ANTONIO JOAQUIM DE M O R A E S
SECRETARIO

THIAGO AUGUSTO D'ALMEIDA Lentes Cathedraticos

1." CadeiraAnatomia descriptiva geral Luiz de Freitas Viegas. 2. CadeiraPhysiologia . . . . Antonio Placido da Costa. 3. CadeiraHistoria natural dos medicamentos e materia medioa Illidio Ayres Pereira do Valle. 4. Cadeira Pathologia externa e therapeutica externa. . . . Carlos Alberto de Lima. 5 Cadeira-Medicina operatria Antonio Joaquim de Souza Junior. 6." CadeiraPartos, doenas das mulheres de parto e dos recem-nascidos . . . . . . . Cndido Augusto Corra de Pinho. 7.* CadeiraPathologia interna e therapeutica i n t e r n a . . . . Jos Dias d'Almeida Junior. 8. CadeiraClinica medica. . Antonio d'Azevedo Maia. 9." Cadeira Clinica cirrgica. . Roberto Bellarmino do Rosrio Frias. 10. CadeiraAnatomia p a t h o l o Sloa Augusto Henrique d'Almeida Brando. 11. CadeiraMedicina legal. . . Maximiano Augusto d'Oliveira Lemos. 12. CadeiraPathologia geral, semeiologia e historia medica. Alberto Pereira Pinto d'Aguiar. 13. CadeiraHygiene Joo Lopes da Silva Martins Junior 14. CadeiraHistologia e physiologia geral Jos Alfredo Mendes de Magalhes. 15. CadeiraAnatomia topographica Joaquim Alberto Pires de Lima.
Lentes jubilados

Seco medica

Jos d'Andrade Gramaxo. Pedro Augusto Dias. Agostinho Antonio do Souto. Antonio Joaquim de Moraes Caldas.

Lentes substitutos

Seco medica Seco cirrgica Seco cirrgica

) a g Augusto d'Almeida. 1 Vaga. Vaga.


Lente demonstrador

Vaga.

A Escola no responde pelas doutrinas expendidas na dissertao e enunciadas nas proposies. (Regulamento a Escola, de 23 d'abril de 1810, artigo 155.)

A MEUS PAES
<Alliviar a dr uma aco divina.
HIPPOORATE8.

Preito de piedade filial.

, /-

Ao notvel

estadista e superior homem publico

Conselheiro Arthur Alberto de Campos Henriques


Ministro d'Estado honorrio

A rainha respeitosa considerao e o meu reconhecimento.

Ao Conselheiro

DP. ABEL d'ANDRADE

a quem o nosso paiz deve relevantes servios em materia d'instrueao publica.

Respeito e agradecimento.

Ao meu bom amigo

DP. DAVID ALVES

De todos os que se dedicam ao progresso moral e material da sua terra, destaca esta personalidade, activa, emprehendedora e enrgica. O seu nome est vinculado aos mais notveis melhoramentos da Povoa. Canceiras, trabalhos, o sacrifcio da propria sade, nada o detm na sua obra. Por tantas e tantas finezas que lhe devo, aqui exaro o meu reconhecimento e a minha admirao.

Ao meu grande amigo

Deodato da Fonseca e Silva


Ura abrao de cordealissma amizade

Ao DP. Mattos Graa


Pela vida fora encontram-se por vezes amigos; tu foste dos poucos. Muito obrigado.

Ao DP. Ramos Pepeipa


Por todas as suas finezas. Reconhecido.

Aos clnicos povoenses

Aos meus amigos da Povoa


em especial Dr. Domingos Moreira Dr. Caetano d'Oliveira Dr. Martins Flores Dr. Jos Maria Baptista Carneiro Dr. Castro Alves P.o Jos Amorim P. Manoel Pontes Antonio Fernandes Lima Francisco Alves Vieira Junio, Alberto Silva Manoel Silva Antonio Pontes Um abrao.

Ao Prof. ROBERTO FRIAS


Tributo d'admirao e respeito pela sna vasta erudio e muita bondade.

o illustre Director do Dispensrio da Assistncia Nacional aos Tuberculosos do Porto

DP. ARANTES PEREIRA


pela obsequiosidade cora que me facilitou o meio de realisar as minhas observaes naquelle estabelecimento.

A ANTONIO AMARAL
Chefe de Servio dos Caminhos de Ferro do Minho e Douro

Na curta travessia que 62 pela burocracia ferro-viaria, a fazer-me esquecer pequeninas misrias, tive sempre a dedicada amizade deste superior, um dos mais intelligentes e o mais bondoso, que jamais esquecerei.

Ao muito illustre tuberculogista d'Arcachon

DP. LALESQUE
Socio correspondente da Academia de Medicina

Todos aquelles a quem o problema da tuberculose proccupa, encontram, na tentativa de o porem em equao, a vossa auctoridade scentifica illustrando um dos aspectos de to complexo assumpto. Ao prestigio do scientist! e alta elevao dos seus ensinamentos homenagem de respeito, considerao e estima.

Ao eminente physiologista

REN QUINTON
Assistente do Laboratrio de Physiolog-ia-pathologica dos Hautes-tudes no Collge de France

Toda a doutrina nova encontra pela frente o misonesmo humano. As velhas, concepes teem a vida dura; so ferozes na resistncia como os velhos preconceitos socaes. No obstante, as theorias que representam os avanos do pensamento e as conquistas do saber, surgem, propagam-se e acabam por triumphar. Tal acontece doutrina que sustentaes. Discpulo obscuro, de longe vos sigo e applaudo.

Ao DP. J. CARLES
Medico dos Hospitaes de Bordus

Posso dizer que na materia da presente these vs fostes o meu iniciador. De facto, um artigo vosso da Prov. md. me lanou neste roteiro. Depois, a amvel obsequiosdade do vosso trato, provou-me que a um alto espirito aliaes sentimentos de gentil e bizarra nobreza. E, como todos trs valiosamente me auxiliaram neste succinto trabalho, aqui exaro testemunho de gratido e fundo reconhecimento.

Ao meu presidente de these

Prof. LOPES MARTINS


Prof. d'Hygine da Escola Medico-Cirurgica do Porto, Director do Curso de Medicina Sanitaria do Porto, Capito Medico, Medico honorrio da Real Camar, Cavalleiro e Official 'da Ordem de S. Thiago, Socio correspondente da Academia Real das Sciencias, Socio da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa, Membro titular da Sociedade Imperial de Zoologia e Botnica de Vienna d'Austria

Na esphera das leltras e das sciencias, a designao de Professor quantas vezes o titulo corresponde a um engano ! s cabe a uma cerebrao invulgar e forte. Exigemlhe methodo, clareza e preciso. Esse pouco insufficiente parece. No basta ser methodico necessrio attrahir. No basta ser claro necessrio derramar claridade. No basta ser preciso necessrio ser synthetico e elevado. E mais, cultura vasta e flexvel, espirito critico, orientao segura. Sobretudo tem de ser justo; necessita portanto possuir essa fina pedra de toque que ha por nome caracter. E porque na minha vida acadmica, em V. Ex. reconheci, num grau d'eminente destaque, todas essas qualidades dum Professor moderno por testemunho de venerao sirvam estas minguadas linhas.

Eis a derradeira inutilidade da vida acadmica A THESE. De maneira alguma pode ella servir de indice morphologico do saber. Atravez da vida s lograr constituir uma recordao . . . amarga. De facto, para o alumno apresentar um trabalho original, minguaram-lhe tempo, conhecimentos, e facilidades d'estudo. Os laboratrios so, na nossa terra, uma espcie de sanctuarios mysteriosos onde a custo se penetra, e as clinicas encerram-se no servio do nosso hospital cujas deficincias todos conhecemos. Resultam, portanto, as thesescompilaes de volumes estrangeiros. Ha-as que se assemelham aos catologos da livraria Felix Alcan: um rol de tomos- seguindo a cada titulo um exemplo, como amostra da materia. Outras so verses litteraes em linguagem de cunho suspeito. Assim como algum definiu a economia politica ramo litterario maadorpodia eu definir a thesegnero anti-scientifico seccante.

Com estes antecedentes nada mais haverei d'accrescentar, rogando desculpas. Estou naturalmente desculpado. Desempenho-me como posso da corve regulamentar. A AQUA DO MAR E TUBERCULOSEdois so os pontos que para thema de ligeiras consideraes me serviram. Quando houve conhecimento das doutrinas de M. QUIN TON, e das applicaes therapeuticas derivadas, logo este assumpto me acudiu para encher estas folhas da lei. Ou no fora eu da raa dos navegadores, nado e creado beira do Oceano, em cuja infncia, por isso mesmo, o mar representa um grande papel. Quanto tuberculose, por vrios nuos estar ella na ordem do dia. Mormente entre ns, paiz de subsistncias caras, d'hygine ainda no estado theologico, de salrios baixos, de legislao social atrazadissima. 0 assumpto da therapeutica marinha tomara-me a attena, desde o comeo do anuo lectivo. O plano que esbocei, consistia em dividir o meu estudo em trs partes:cli-

matotherapia, balneotherapia marinha, e o tratamento pela agua do mar, ingerida ou injectada. Expuz esta ideia a um dos mestres na materia, o dr. LALESQUE, e aquelle illustre tuberculogista respondia-me em carta de 8 de janeiro deste anno : Vous abordez un sujet qui m'est cher, pour lequel je combats depuis bien des annes et que je me propose de traiter, un jour, en un volume bti exactement sur le mme plan que le vtre. C'est vous dire que votre plan me parait excellent. E, em caria de 18 deste mez, annuncia-me que o titulo geral da sua obra ser Les cures marines . Abandonei a climatotherapia e a balneotherapia. So assumptos quasi esgotados em livros que andam nas mos de todos, clssicos na sua maioria, Nada tinha da minha banda a accrescentar de novo, e uma compilao, sobre tornar pesadssima a these, por fora rematava em summula acanhada e banal.

O que sobremaneira me interessava, eram as applicaes recentes, e os resultados colhidos da agua do mar. Como do texto se ver, o plasma marinho de dia para dia prova a sua efficacia. Pode a theoria de M. QUINTON ser substituda, ou a explicao physiologica do Prof. POUCHET ceder o logar a doutrina nova. O facto, para mim primacial, a aco benfica da agua do mar sobre os tuberculosos, a funco de adjuvante geral do organismo que o plasma exerce. Deprehende-se destas palavras que estou nos antpodas da hypothse sustentada pelo snr. Prof. BOMBARDA, no IV Congresso da Liga Nacional contra a Tuberculose, realisado em abril deste anno, nesta cidade. Com um exclusivismo que, s por si caracteristicamente anti-scientifico, defendeu elle que o bacillo era tudo e nada a resistncia ou fraqueza do terreno. Donde eu concluiria, por exemplo, que o depauperamento physiologico no entrando em linha de conta, um Hercules de possante corporatura ou um Anjo

que a tradio nos pintapuro rante a tuberculose.

espiritoso eguaes pe-

Adopto a opinio contraria. O valor do terreno invalida o agente microbiano. Todos ns levamos no organismo assim o affirmam as autopsiaso terrvel bacillo. Donde vem que para uns fatal e para outros indiffrente ? Do terreno de certo. J o penltimo congresso internacional da tuberculose a classificou como doena social. Isto , considerou-a favorecida e propagada pelas condies economico-sociaes da organisao actual, que por todos os modos preparam os candidatos. Donde se v que a doutrina do snr. Prof. BOMBARDA e que elle accentua exagerando-a, corre perigo de naufrgio. Vou-me abordoando ao aphorismo medico, de veneranda calva hipppocratica, que o meu professor de materia medica repisa incessantemente ds varias geraes que pela Escola transitam : Sola natura medicatrix. E se o preceito no d

para lances de rhetorica, serve de refugio contra a impotncia de muito medicamento. Voltando, porm, ao tratamento pela agua do mar applicada em injeces na tuberculose, bom marcarcomo M. QUINTON salienta numa das suas cartas que a sua applicaco se conforma ao methodo que tomou a designao do insigne Pasteur. Escreve-me M. QUINTON : La mthode pasteurienne consiste chercher des srums contre les cellules parasites pathognes; l'eau de mer est le srum pour la cellule organique. Les srums pasteuriens sont les srums spcifiques contre un parasite dtermin ; l'eau de mer est le srum spcifique de la cellule organique. E como volta das applicaes therapeuticas do plasma marinho aos tuberculosos, se travam ainda discusses, tal succde sempre ao apparecimenio dum processo novo, taes esto cheias as paginas dos annaes scientifkos de eguaes repulsas, que a seguir se verificaram estpidas e imprudentes,

aqui cito umas linhas duma caria do velho e probo dr. LALESQUE, linhas que teem sabor e significao: Les mdecins portugais n'ont pas seuls l'apanage de redouter la mer pour les tuberculeux.... Quand j'ai commenc soigner mes tuberculeux sur le Bassin, en cure de barque, savez-vous ce que disait de moi un bon confrre?Lalesque est un assassin. Depuis lors ce bon confrre a d suivre le mouvement et faire comme l'assassin. Posto isto, o meu prefacio est findo. Como signifiquei no comeo, a these uma desobriga. No se lhe pode conseguintemente exigir... nem mesmo a boa vontade. Como fecho da vida acadmica, falta-lhe alegria e no deixa saudades. Setembro, 1907.

%/

DIGRESSO HISTORIC/*

D o s tempos antigos epocha contempornea. Dois grandes perodos:

l.o A agua do mar em ingesto : HIPPOCRA TES CE LSO PLNIO AVICE NA RICHARD R U S SEL L B FRANOIS LALE SQUE MARION. 2.0 P e r o d o do soro marinho : RE N (ain) LISLE

QUINTON LALE SQUE GASTOU ROBE RT SIMON LACHE ZE PAOANO IOVANE MACE POTOCKI FOLLOWE LL

MARIE PE LLE TIE R MATHIE U O ' VDYFUMOUXVARIOTJ.

CARL E S BARRE RE .

Ao apparecimento duma theoria philosophica ou scientifica, ao surgir um tnethodo novo em qualquer ramo dos conhecimentos humanos, logo se buscam os antecedentes e se procura filiar a descoberta, em tentativas mais ou menos approximadas da doutrina posta em oco. Como a natureza no procede por saltos, a ascendncia das ideias modernas ou modernisadas, facilmente se estabelece. E quasi sempre se conclue, que uma serie d'esforos convergentes remata afinal numa theoria positiva, para a qual concorreu a intellectualidade de sculos e sculos j mortos. Assim succde com o assumpto de que nos occupamos. Ha dois mil annos que a agua do mar se empregava como remdio. Usava-se em ingesto, e por largo espao, dessa maneira se preconisou a sua applicao at ao tratamento por injeces. Logicamente portanto, dois grandes perodos se acham naturalmente delimitados.

A Agua do Mar

HIPPOCRATES foi o primeiro a marcar a therapeutica marinha. No seu livro spi TSpwv xpjaio recommenda a agua do mar, em doses internas, para a debellao das affeces pruriginosas e mordicantes ; mas administrava-a principalmente em clysteres. Depois vem CELSO, que sobre aconselhar aos doentes viagens no Oceano, um ensaio de climatotherapia martima, trata no capitulo De dejeciione, do livro De re medica, a mesma questo que HIPPOCRATES. . PLNIO escreve para prova que no seu tempo muito se usava a agua do mar: Medendi modus idem et in mariais erit. Bibitur quoque quamvis non sine injuria stomachi ad purganda corpora. D a formula do thalassomel, agua do mar artificial e amelaada. ALEXANDRE DE TRALLES e CAELIUS-AURELIANUS compilam apenas nos seus pesados volumes, os effeitos obtidos pelas escolas da antiguidade. Com o famoso arabe AviCENA, entra-se num estudo mais preciso da agua do mar, principalmente quanto aco delia sobre o organismo: Aqua salsa primo occursu facit ventrem, fluxuin ventris sua virtute abrasiva seu abstersiva. Sed finaliter postea restringit ventrem propter siccitatem quae est in ejus. No sculo XIII, ACTUARIUS, compilando GALENO, algo refere do uso interno da agua salgada. Finalmente, os dois pathologistas allemes ROLFINCK e HELWI. 1650-1689recommendam altamente o seu emprego. Por este tempo, Pedro o Grande ordenou uma ex-

A Agua do Mar

periencia retumbante. Para avaliar do poder nutritivo da agua do mar, mandou que os filhos dos seus marinheiros se alimentassem exclusivamente delia, tal qual vinha do Oceano. Ao cabo de dezr dias sobrevinha a morte, liquidando a experincia. Porm d'aqui resultou travarem-se fortes discusses, e organisarem-se outras pesquisas, acerca dum meio therapeutico natural que a idade-media abandonara, para lhe substituir formulas cabalsticas e abuses deplorveis. Effectivamente, desde meados do sculo XVIII as publicaes sobre o assumpto pullulam. J no so trabalhos isolados, mas obras que se apoiam umas sobre as outras, mormente na Inglaterra e Allemanha. No daria a resenha delias um capitulo restricto de these, mas paginas duma encyclopedia medica. Destacaremos apenas as de mais salincia. RICHARD RUSSEL, desde 1750, estuda os effeitos da ingesto da agua do mar no tratamento das escrfulas. Aconselha aos doentes o liquido quer puro, quer no seu electuario d'ethiops mineral. As glndulas lymphaticas ulceradas do pescoo cicatrizam rapidamente: Liquet ex sequenti curatione, quanti sit emolumenti hoc remedium in ulcerbusfluxionealiqua constipatis. Em 1760, publica as suas investigaes sobre a therapeutica, pelo mesmo methodo, do escorbuto, ictercia, escrofulides, lepra e atrophia das glndulas. Uma serie vasta e ininterrupta de tentativas scien-

A Agua do Mar

tificas prosegue na Inglaterra e na Allemanha. Citamos para o primeiro destes paizes: LOQAN1771, WHITE
1775, HUNTER1780, KENTISCH 1785, CULLEN 1789, LATHAM1791, ANDERSON 1795, e BUCHAN

1804 o qual az notar que as diffrentes affeces cutneas, irritadas pelos banhos de mar, so muitas vezes debelladas pelo uso interno da agua marinha. Pelo mesmo tempo, na Allemanha, CARTHSER 1763, VOGEL 1794, e SCHMIDT1795, secundaram o movimento dos medicos e tratadistas bretes. Desde 1810, a Frana, que ficara atrazada na materia, " recobra um logar de destaque, e impulsiona as investigaes. Em 1812, L. D. LE FRANOIS sustenta na sua these, defendida em Paris, a applicao da agua do mar, tomada internamente, para os embaraos gstricos, febres biliosas e intermittentes, leucorrhea, manifestaes escrofulosas, rachitismo e hydropisia. Segundo elle, a agua do mar torna o ventre livre e augmenta a secreo das urinas. Os clysteres, tal como HIPPOCRATES preceituava, so um excellente vermfugo e desempenham um papel activo nas febres. LALESQUE (ain) sustenta egualmente a sua these 1823, sobre a therapeutica da agua do mar. um enthusiasta, um fervente. Assim como, escreve, o mercrio prevaleceu na syphilis, da mesma maneira a agua do mar applicada externa ou internamente, conforme as circumstancias, disputa em efficacia tudo o que a materia medica tem de mais recommendavel, para

A Agua do Mar

a mdr parte das hydropisias geraes ou parciaes... e sobretudo nas escrfulas. Em 1843, RAYER envia um relatrio Academia de Medicina acerca do methodo de PASQUIER, pharmaceut i c de Fcamp. Este, para tornar mais fcil a ingesto da agua do mar, carregava-a d'acido carbnico, depois de a haver desembaraado de todas as impurezas que a tornam to facilmente altervel. Seguem-se com trabalhos de menor nota, AUBER 1852, DORVAULT1855, ROCCAS1862, e SlCARD 1873 que em si prprio experimentou a agua do mar, conservada em diversos recipientes durante mezes. Verdadeiramente suggestivo e interessante , porm, o estudo de E. LlSLE1875. Vae mais alem da ingesto da agua pura. Tendo ouvido em Marselha, que os martimos, nas suas viagens, usavam do po amassado na agua salgada, fabricou-o da mesma forma e deu-o aos dyspeoticos, com bons resultados. Reconstitue o thalassomel de PLNIO, apresenta ainda a formula dum xarope e dum elixir, onde a agua do mar entra em comparticipante. Aconselha-a finalmente na convalescena das doenas agudas, na anemia, chlorose, hysteria, hypocondria, manifestaes escrofularineas, etc... Ora em 1881, no Congresso d'Argel, pela primeira vez, BONNAL, d'Arcachon, preconisou o emprego das injeces sub-cutaneas d'agua marinha nos tisicos. A sua communicao passou totalmente despercebida.

A Agua do Mar

Com a these de MARION1882, a questo entra, ento, no domnio physiologico. Apesar da flora enorme de trabalhos apontados, observa-se que este tratamento, posto que preconisado por homens eminentes, no obteve entre os medicos nem entre os doentes grande successo. Pode-se affirmar que a maioria dos primeiros o ignorava completamente.

O segundo periodo, o da applicao da agua do mar em injeces, que BARRERE, na sua these de 1907, classifica como perodo do soro, comea com os trabalhos de REN QUINTON. Dizemos atraz que BONNAL, d'Arcachon, tratava antes de 1881, os seus tuberculosos e escrofulosos com injeces marinhas. Podemos ainda ajuntar que CALVET, de Villers-sur-Mer, num opsculo editado em 1883, preceituava varias regras para o emprego da agua do mar em injeces sub-cutaneas. Entreviram, portanto, estes dois auctores, a importncia desta therapeutica, mas a QUINTON cabe o alto mrito de a haver assente em bases scientificas. Desde 1897, que elle, numa serie de communicaes Sociedade de Biologia e Academia de Sciencias de Paris, e em trabalhos estampados nas revistas

A Agua do Mar

especiaes, sustentava e ampliava uma theoria nova, d'onde resultou um notvel avano para a therapeutica marinha. No capitulo subsequente, exporemos d'espao as doutrinas de M. QUINTON, bastando por agora e para clareza desta exposio apontar que um dos fundamentos da theoria reside na seguinte affirmao: Que o organismo nada mais que um verdadeiro aqurio marinho onde, continuam a viver, nas mesmas condies aquticas, as cellulas que o formam. Isto provm segundo elleda origem marinha da vida, e de que o conjuncto dos lquidos que banham as cellulas constitutivas dum animal, permanece, atravez da hierarchia animalista, idntico agua do mar da sua origem. Por conseguinte, a introduco da agua do mar nos tecidos orgnicos, renova os lquidos viciados por certas circumstancias. Certamente que as concepes de M. QUINTON, as leis que elle formula, a sua construco total, ho soffrido ataques e contestaes. Porm as publicaes sobre a medicao marinha, em numero subido de affeces, proseguem afincadamente. E esta resenha histrica annota, de passagem, esses progressos da therapeutica, marcando apenas tapes, pois em capitulo especial sero passadas em revista as diffrentes doenas tratadas pela agua do mar. Assim QASTOU e QUINTON,1905, em casos de syphilis nos diffrentes perodos, obtiveram modificaes do estado geral dos doentes, cicatrizao rpida das ulce-

10

A Agua do Mar

raes e uma maior tolerncia para o mercrio. Bull. Soc. fran. de dermal, el syph., Paris, 1905. MARIE e PELLETIER dirigiram as suas investigaes sobre as affeces mentaes. Paralyticus geraes, epilpticos melancholicos, manacos e dementes precoces:melhoras geraes, regularisao das funces digestivas, nutrio activada, etc., pela applicao do plasma marinho. Bull. gn. de thr., out., 1905. SIMON e PATER, em therapeutica infantil:resultados
duvidosos ou pejorativos em cinco casos de diarrhea

verde, broncho-pneumonia, athrepsia. Bev. des ides, junho, 1905. LACHEZE, nas perturbaes gastro-intestinaes dos recem-nascidos:melhoramento geral, augmento de peso, suspenso dos vmitos, paragem da diarrhea. Thse, Paris, 1904-1905. MACE e QUINTON, POTOCKI e QUINTON, em therapeutica infantil, 98 casos:bons resultados. Rev. gn. de clin, et de thrap., Paris, 1905. L'eau de mer en injections isotoniques sous-cutanes chez les athrepsiques et les prmaturs, 1905. ROBERT-SIMON e QUINTON, 18 casos de tuberculose, tratados pelo sro marinho: 15 melhorados. Rap. l'Acadmie de mdecine, junho, 1905. VDY, na sua these de BordusJan., 1906:tratamento de tuberculosos com successo. PAGANO, em 19 creanas escrofulosas, e lOVANE, em diversas affeces de creanas, sobretudo no rachitismo,

A Agua do Mar

11

reconhecem a superioridade das injeces da agua do mar pura agua do mar iodada. Rivista critica di clinica medica, 1904, Florena. La Pediatria, 1906. LALESQUE,J. de mdecine de Bord., set., 1905; id., set. e out. 1906; id., Jan., 1907; MATHIEU, Progrs mdical, 1905, e Revue des ides, 1905; O'FOLLOWELL, Revue mdicale, jun., 1905; casos de tuberculose:desappario dos symptomas pulmonares, diminuio da tosse e expectorao, volta do appetite, regularisao das funces digestivas. PELISSARD e BENHAMOU, num caso grave de hemophilia, em uma criana, com bom xito. Presse md., set., 1906. Nestas alturas, reabre-se novamente o debate entre os partidrios da ingesto e da injeco. E assim que J. CARLES,Prov. md. maio, 1906, e BARRERE, Thse, Bordus, 1907, sustentam a preferencia dada ao emprego do liquido marinho, por meio buccal, nas affeces gastro-intestinaes, reforando as suas consideraes com a opinio do Prof. POUCHET sobre a aco dos elementos mineraes no estado de diviso extrema, doutrina esta alis, a que M. QuiNTON no decorrer da sua grande exposio se apoia, como veremos. LALESQUE,Soc. de Md. de Bord., abril, 1907; Congrs de Climath. de Cannes, abril, 1907; um estudo clinico sobre o tratamento da tuberculose pulmonar, referente a 93 doentes. VARIOT e QUINTON, Acad. de Md. de Paris, jun.,

12

A Agua do Mar

1907, sobre a efficacia das injeces no tratamento dos eczemas da primeira infncia. A traos largos, ahi fica o resumo histrico da agua do mar em therapeutica, com as duas phases nitidamente separadas, desde que QUINTON abriu um horizonte mais largo s influencias d'origem martima. E seja qual fr o destino das suas theorias, no se pode negar que ellas orientaram todos os modernos investigadores da matria.

II

THEORIH DC QUINTON

Lei geral de constncia marinha original. Leis parcaes. A agua do mar meio vital. Demonstrao physiologica e chimica. Origem aqutica dos seres. Origem marinha. Constncia thermica. Constncia osmotica.

O volume em que M. REN QUINTON desenvolve a sua doutrina, appareceu em 1904. um tomo compacto, methodico, duma erudio invulgar, e em que a somma de factos robustece singularmente a concepo geral da vida, pelo auctor divulgada. Intitula-se o livroL'eau de mer, milieu organique, e por sub-titulo Constance du milieu marin originel, comme milieu des cellules, travers la srie animale. Desde 1896 que M. QUINTON, entregue ao estudo da evoluo das espcies animaes, formulava as bases da sua doutrina, at que a exposio systematica delia lanou no mundo scientifico uma these arrojada, motivando apaixonadas discusses. Trs leis parciaes regem os organismos, e so ellas: Lei de constncia marinha, lei de constncia thermica, lei de constncia osmotica ou salina. Estas trs leis fragmentarias synthetisam-se numa

16

A Agua do Mar

d'ordem superior, que as engloba, e que M. QUINTON intitula : Lei de constncia geral. Formula-as o nosso auctor da maneira seguinte: Lei de constncia marinha:A vida animal, apparecida nos mares no estado de cellula, tendeu a manter, atravez da serie zoolgica, pelo seu alto funccionamento cellular, as cellulas que compem cada organismo, num meio marinho. Os organismos onde tal meio se no manteve, cahiram em decadncia. Lei de constncia thermica:Em face do resfriamento do globo, a vida animal, apparecida no estado de cellula por uma temperatura determinada, tendeu a manter, pelo seu alto funccionamento cellular, nos organismos indefinidamente suscitadas para este effeito, essa temperatura das origens. Lei de constncia osmotica ou salina:Em face da concentrao progressiva dos oceanos, a vida animal, apparecida no estado de cellula nos mares duma concentrao salina determinada, tendeu a manter, atravez da serie zoolgica, pelo seu alto funccionamento cellular, a concentrao das origens. Lei synthetica a lei geral de constncia d'origem: Em face das variaes que no curso dos tempos soffreram os diffrentes habitats, a vida animal, apparecida no globo no estado de cellula em dadas condies physicas e chimicas, tende a manter atravez da serie zoolgica, pelo seu alto funccionamento cellular, essas condies d'origem.

A Agua do Mar

17

M. QUINTON esboa ainda uma outra lei parcial a lei de conlancia luminosa, sem nella insistir, e sem esclarecer o seu vago enunciado. Assim a vida, no estado de cellula, appareceu nos mares. O organismo um verdadeiro aqurio marinho onde continuam a viver, nas condies aquticas das origens, as cellulas que o formam. Circula a agua do mar nas nossas veias, como um legado dos nossos antepassados martimos. O meio vital interior o liquido de cultura das cellulas orgnicas. Formam-no os plasmas do sangue, da lympha, das cavidades serosas, e os plasmas d'imbibiao de todas as substancias permeveis ou de ligao dos diversos tecidos. E' uma atmosphera liquida que impregna toda a cellula dotada de vida. Constitue, no Vertebrado superior, uma tera parte do peso do organismo. Este meio vital das cellulas um meio marinho. Podemos chama-lo uma poro do meio exterior primitivo, isto do. mar, encravado no organismo, e que a alimentao tende a conservar intacto. Demonstrao : a) Physiologica; b) Chimica.
A) DEMONSTRAO PHYS10LOQICA.

Se o meio vital doVertebrado superior um meio marinho, 1.o a agua do mar, posta em contacto com todas as cellulas dum organismo pela via intra-venosa, por exemplo, a mais rpidadever-se-ha comportar como um meio vital, isto , no determinar acci2

18

A Agua do Mar

dentes txicos; 2.o poder-se-ha extrahir a um organismo uma parte importante do seu meio vital, e substitui-lo por uma quantidade egual d'agua do mar, sem que o organismo soffra qualquer avaria; 3.o cellulas orgnicas extrahidas do seu meio vital o glbulo branco e mergulhadas subitamente na agua do mar, l devero continuar a sua vida normal. Primeiro grupo d'experinciasTrs ces injectados d'agua do mar: o primeiro 66 centsimas do seu peso, o segundo 81, o terceiro 104,em 8M4, 8 h 40, 11 MO. O rim elimina velocidade da injeco. Durante toda a experincia, os animaes apenas ligeiramente anormaes; nenhuma agitao, albuminria, ou hematuria ; nenhumas ou insignificantes perturbaes digestivas; todos os reflexos. Restabelecimento completo, passadas 24 horas. Aspecto mais vivo que antes da experincia. Segundo grupo Dois ces saigns blanc pela artria femoral, seguidamente injectados d'agua do mar, quantidade egual ao sangue perdido. No dia seguinte trotam, triumpham da infeco da ferida, reconstituem rapidamente o hemoglobina perdida. Ao cabo de poucos dias restabelecimento completo. Aspecto mais vivo que antes da experincia. m Terceiro grupo O glbulo branco, testemunha por excellencia do meio vital, pois que vive da vida geral do organismo, ao contacto de cada um dos tecidos, em

A Agua do Mar

19

todas as regies da economia, reputado por no poder viver em meio algum artificial. A experincia executa-se sobre: Peixes, Tena; Batrachios, R; Reptis, Lagarto; Mamferos, Homem, Coelho, Co; Aves, Capuchino chinez, Qallinha; isto , 8 espcies do ramo dos Vertebrados. Uma unidade de sangue de cada espcie afogada em 25, 50, 100 unidades d'agua do mar. Em todos os casos o resultado positivo. O glbulo branco vive na agua do mar com todos os signaes duma existncia normal. Concluso: velmente nas meio vital. Ha siologicamente,
M. QUINTON.
B) DEMONSTRAO CH1MICA.

A agua do mar comporta-se sensicellulas dum vertebrado como o seu portanto entre os dois lquidos, phyidentidade, pelo menos relativa, resalva

A analyse chimica dos grandes oceanos agua de mar typica d a composio seguinte :
Agua Saes dissolvidos. . 1000 35

Estes repartem-se em quatro grandes grupos, por ordem decrescente d'importancia quantitativa:

20

A Agua do Mar

l.o CHLORO, SODIO. 2.oENXORRE, MAGNSIO, POTSSIO, CLCIO . . . .

formando elles s

formando juntos.

3.0 BROMIO, CARBONE, SILCIO, FERRO, AZOTE (e AMMONIO), FLUOR, PHOSPHORO, LITH10, IODO, BORO . . .

formando juntos a quasi totalidade dos saes restantes . . . .

4,o ARSNICO, COBRE, PRATA, OURO, ZINCO, MANQANEZ, ESTRNCIO, BARYO, CSIO, RUBIDIO, ALUMNIO, CHUMBO, COBALTO

todos estes corpos s constituem uma parte nfima da massa dissolvida

Ora as analyses actuaes do meio vital, estabelecem uma extraordinria e notvel similhana com a composio mineral da agua do mar. Nelle se encontram os saes dissolvidos, nos trs grupos seguintes, decrescentes em quantidade:

A Agua do Mar

21

Centsimas dos saes dissolvidos l.o CHLORO, SODIO. . . .

formando s elles . . formando um conjuncto de cerca de. . . . formando approximadamente o resto dos

90

2.0 POTSSIO, CLCIO, MAGNSIO, ENXOFRE . . . .

3.0 PHOSPHORO, C A R B O N E , SILCIO, A Z O T E , FERRO,

Dos dezesete corpos restantes que as obras clssicas no admittiam no meio vital, as analyses recentes provam que delle fazem parte, em doses extremamente reduzidas, como na agua do mar, os doze seguintes:
4. IODO, BROMIO, MANOANEZ, COBRE, CHUMBO, ZINCO, LITHIO, PRATA, ARSNICO, RYO, ALUMNIO. BORO, BA-

Trs outros corpos ESTRNCIO, CSIO e RUBIDIO podem ser considerados como fazendo parte do organismo, segundo os trabalhos de PAPILLOU, DlEULAFAIT, GRANDEAU, LlPPMANN, SONSTADT. O OURO parece provvel, s" do COBALTO no ha noticias. A esta estreita analogia entre a agua do mar e o meio vital, deve accrescentar-se que s este, no organismo, apparenta a composio chimica daquella.

22

A Agua do Mar

A alimentao fundamental dos vertebrados superiores vegetal. Ora emquanto que o sal predominante do meio vital o chloreto de sdio, o alimento vegetal justamente caracterisado pela extrema pobreza sdica. Tal , que o animal, s com a alimentao vegetariana, no pode constituir o seu meio vital taxa sdica correspondente sua prosperidade. D'onde resulta a bem conhecida avidez dos herbvoros pelo sal.

Antes destas demonstraes physiologica e chimica da identidade do meio vital e da agua do mar, M. QUINTON desenvolve em longas e documentadas paginas as theses seguintes: l.a Que todos os organismos animaes so d'origem aqutica, o que estabelece pela seguinte cathegoria d'argumentos : a) Todo o organismo provm duma cellula e toda a cellula um elemento necessariamente aqutico o protoplasma exige para gosar das suas propriedades vitaes 75 /o d'agua; b) Aps o estdio cellular, aquelles por que passam os embryes typicos de todos os grupos animaes, so nitidamente aquticos; c) Analyse, na serie animal, das diffrentes formas

A Agua do Mar

23

de respirao. Trs delias cellular, tegumentar e branchials podem exercer-se num meio d'agua ou quando as condies d'humidade o substituem. A quarta tracheal realmente area. Ora todos os grupos, exceptuando trsARTHROPODOS, PERIPATIDES, coRDADos, s respiram, em todas as phases da vida, por qualquer das trs primeiras formas. 2.a Provada a origem aqutica da vida animal, segue-se que a sua origem marinha resulta: a) Da extenso enorme das aguas salgadas em comparao das aguas doces. Nas epochas geolgicas do apparecimento dos primeiros organismos, a agua doce no deveria mesmo existir. Alis a molcula d'agua doce representa apenas um momento transitrio da existncia duma molcula d'agua salgada, que se evaporou dos mares. expressamente occasional. b) Demonstrao estatstica: Em cada grupo animal todos os ramos, todas as classes, quasi todas as ordens, quasi todas as famlias esto representadas nos mares. Estes possuem, com excluso das aguas doces, quasi todos os representantes typicos de cada grupo animal.

24

A Agua do Mar

Com estas duas ordens d'antcdentes, M. QUINTON passa a um estudo minucioso da manuteno do meio maiinho das origens, como meio vital, na serie animal estudada detalhadamente. Uma breve ideia. Evaporado um litro d'agua do mar, o resduo fixo so 35 grammas de saes diversos, em que o chloreto de sdio entra com o numero de 29 grammas. Segue-se o segundo grupo de chloretos, sulfatos, etc., de magnezio, potssio e clcio, com 5 grammas, faltando portanto uma gramma sdmente, para todos os outros corpos que atraz ficaram apontados, nas tabelis comparativas do meio vital, e da agua do mar. Conhecida assim a composio do meio exterior, conhecemos immediatamente o meio interior de todos os invertebrados marinhos. Com effeito, desde o protozorio, a medusa de corpo gelatinoso, at aos moluscos e aos crustceos, todos esses animaes esto impregnados d'agua do mar. Ella o seu sangue. O corpo dos protozorios, cavado de canaes e cavidades, nos quaes circula livremente a agua do mar, est anatomicamente aberto ao rheio exterior. Quanto aos outros, esta communicao no existe, mas entre os dois meios faz-se uma troca osmotica atravez

A Agua do Mar

25

dos poros das suas membranas, e assim se equilibram e egualisam mutuamente. Resulta d'aqui, que se os animaes desta categoria se mergulham na agua doce dessalgam-se e se os introduzem numa agua mais salgada que o mar supersalgam-se. D'onde se infere que o meio vital das cellulas do maior numero , no ponto de vista mineral, o prprio meio marinho. Mas o sangue dos invertebrados d'agua doce, e dos que vivem na terra e nos ares, como se comporta em face dum meio quasi completamente dessalgado? Soffrer as vicissitudes da composio desse meio, como os seus congneres martimos? No. Aqui intervm um facto novo. Tome-se, por exemplo, um caranguejo. Analysado o sangue v-se que contem 12 grammas de sal por litro. Conserve-se o caranguejo no ar hmido, na agua doce, ou d-selhe um banho d'agua salgada. Observa-se que o sangue contem sempre as mesmas 12 grammas de sal por litro. Assim no meio exterior dessalgado, o invertebrado d'agua doce mantm sempre, como meio vital das suas cellulas, um liquido de taxa salina elevada, constante, e especifica. O invertebrado d'agua doce, assim como o areo, fica por conseguinte fechado ao meio exterior. Porm, se a concentrao salina do sangue dum caranguejo to inferior da agua do mar, como possvel sustentar-se que o seu sangue seja, sob o ponto de vista mineral, o mesmo liquido, quando elle

26

A Agua do Mar

apenas encerra 12 grammas de sal por litro, isto , trs vezes menos que o mar? Responde M. QuiNTON. Se tomarmos agua do mar e lhe addicionarmos agua pura, deixar o liquido de ser agua do mar? No. Sel-o-ha, porm diluida. Porque a atmosphera se rarefaz no alto dos montes, nem por isso o ar deixa de ser ar. A caracterstica da agua do mar no consiste na sua concentrao salina absoluta, mas na relao de quantidade dos elementos dissolvidos. Quando se dilue agua do mar com agua doce, todos os corpos ficam em soluo e na mesma relao de quantidade entre si. A composio chimica permanece invarivel na sua essncia, o que varia o numero das molculas. Quanto aos vertebrados superiores, as provas phisiologica e chimica atraz enunciadas, bastam para a demonstrao. Assim deduz-se uma concluso geral: os invertebrados marinhos teem por meio vital a propria agua do mar, os invertebrados d'agua doce e terrestres, e todos os vertebrados sem excepo, teem ainda por meio interior a agua do mar diluida, e constiiuida artificialmente pela alimentao. D'onde a lei de constncia marinha.

A Agua do Mar

27

Passemos agora s leis de constncia therinica e os motica ou salina. A astronomia, geologia e paleontologia estabelecem a alta temperatura do globo nas epochas primitivas, res friado progressivamente no curso dos tempos. E m que momento de abaixamento thermico appareceu a vida animal no seio dos mares? Sabemos que a vida im possvel acima de 44o ou 45o centgrados, e que a tem peratura optima para as cellulas manifestarem o mximo d'actividade, visinha desse limite, e achase compre hendida entre 39o e 44o. Por consequncia, M. QUINTON estabelece que a temperatura dos mares primitivos devia ser, na epocha do apparecimento da vida animal, 44o. Como se comportam, em face do esfriamento do globo, as diversas formas animaes? A maior parte continua a viver equilibrandose thermicamente com o meio. Mas a cellula, no dispondo da sua temperatura optima, enfraquece. O animal passa a uma vida menos activa. No ramo dos vertebrados, duas classes aves e mammiferosno acceitam este retardamento vital, e a vida tende a manter as cellulas na temperatura da ori gem. E ssas duas classes teem o poder de crear calor, e manter a temperatura dos tecidos acima do meio am biente.
>

28

A Agua do Mar

A lei de constncia osmotica ou salina realmente uma hypothse d'arrojo. A concentrao salina actual dos mares de 33 grammas por 1:000. A do meio vital interior dos vertebrados, isto , dos animaes que mais tenazmente conservam o grau de concentrao salina do sangue, em presena dos agentes modificadores, de 9 grammas por 1:000. Tal devia ser a concentrao salina dos mares primitivos. Como se v, esta doutrina vae ao arrepio das opinies assentes sobre a materia. Cr-s que a concentrao dessas aguas idntica e invarivel atravez das epochas geolgicas. M. QUINTON apresenta a concepo inversa. A taxa de salinidade primitiva devia ser entre 7,2 grammas a 9, por litro. D'entao para c, os mares soffreram uma concentrao progressiva, at aos 35 grammas do estado actual. Se este ultimo numero representasse a concentrao primitiva, ao tempo do apparecimeto dos vertebrados, era essa a que elles deviam manter como meio vital interior. Por certo, respondem-lhe, mas a adaptao a um meio exterior, pobre em soda, devia, no curso da evoluo, fazer baixar a concentrao primitiva. Mas, atalha M. QUINTON, os peixes do mar que nunca deixaram o seu habitat primitivo, porque razo abaixariam elles a taxa da salinidade? No seria fcil manter-se a integridade do seu meio vital, visto que o meio exterior permanecia invarivel? Alem disso os cetceos, baleias e delphins, teem, como todos os mammiferos, uma concentrao salina de

A Agua do Mar

29

9 grammas por litro, posto habitem os mares desde o perodo eoceno. Ora a influencia do meio super-salino em que elles vivem, deveria ter augmentado a sua concentrao. Conseguintemente, os mammiferos terrestres do eoceno, de que derivam os cetceos, no podiam ter uma concentrao inferior a 9 grammas por hOOO. Conclue-se pois, que a hypothse duma concentrao dos mares, invarivel atravez das idades, insustentvel, e a duma concentrao progressiva, concorda com um grupo de factos actuaes.

E como remate deste escoro da theoria de M. QUINTON, e para desde j accentuar as tendncias do seu espirito, o seguinte trecho duma carta que delle recebi em 14 de junho: Quant d moi, je me refuse d'une faon parfaite expliquer le mcanisme dtaill de l'action thrapeutique de l'eau de mer. L'eau de merest le liquide vital par excellence, dans lequel la vie a pris naissance et n'a pas d'ailleurs cess de vivre, puisque les organismes ariens et d'eau douce n'ont quitt la mer qu'en l'emportant avec eux. L'injection marine met donc toutes les cellules de l'organisme au contatact de ce liquide naturel et primordial, et le phnomne qui se passe alors est le phnomne vital lui-mme

30

A Agua do Mar

avec toute sa complexit jamais insondable. Toute explication du mcanisme d'action serait partielle, insuffisante et
faUSSe. LES EXPLICATIONS RELEVENT D'UN BESOIN METAPHYSIQUE DE

L'ESPRIT.

Ayons le courage de savoir ignorer.

Ill

ACO PHYSIOLOGIC*
D 7 X AGUA DO MAR

Sua aco therapeutica segundo M. Quinton.


As theorias dos drs. MARIO e LISLE, O do

Prof. GAUTRELET. Doutrinas do Prof. POUCHET. Comparao entre uma soluo isotonica d'agua do mar e de sro artificial. k forma chimica. CondiOes de captao e preparao da agua do mar. Os corpos raros em estado de dissociao. Effeitos dos fermentos metallicos. Concluso.

No fecho do capitulo precedente, a phrase typica de M. QUINTON, sobre a recusa de entrar em pormenores para a explicao physiologica da aco da agua do mar, pe restrices a qualquer generalisao apressada que da sua theoria se queira fazer, no domnio da therapeutica. Inegavelmente das suas doutrinas decorre o impulso dado applicao das injeces do plasma marinho. E o argumento primaz de que M. QUINTON se serve, formula-o elle prprio nas seguintes phrases : Um organismo um composto de cellulas vivas, todas em contacto com um liquido que denominei o seu meio vital, e que um liquido marinho. Imaginemos um tubo de cultura, e nelle agua do mar; nesta agua do mar, cellulas orgnicas, l cultivadas; eis o schema dum organismo. Se recordarmos a importncia para uma cultura, do liquido onde ella se produz todos os trabalhos clssicos: RAULIN, 1870 v-se o logar que na therapeutica occupar a agua do mar, em todos os casos em que o liquido de cultura das cellulas orgnicas
3

34

A Agua do Mar

meio vital esteja viciado por qualquer causa : en venenamento chimico ou microbiano, insufficiencia dos emunctorios, falta de certos apports alimentcios, etc. De facto, as tendncias do espirito humano no se podem satisfazer com to pouco, e sobre o assumpto deste capitulo, varias theorias teem j sido expostas. So ellas, na m"r parte, insufficientes, e apenas citaremos de passagem alguns auctores, para depois expormos a do Prof. POUCHET, no s a mais completa, como a que est d'accordo com as mais recentes doutrinas mechanicas e physico-chimicas. assim que os drs. MARION e LISLE opinam, como resultado das suas experincias, que a aco da agua do mar se exerce principalmente sobre os rgos secretores e sobre o sangue. D-se augmento das secrees salivar e lctea, da quantidade de sueco gstrico, e elevao correlativa do acido chlorhydrico. Augmenta ainda a quantidade d'eliminaao da urina, e no actua sobre a secreo sudoral. Comprova-se um acerescimo considervel de glbulos rubros e brancos. Activa sensivelmente as combustes orgnicas. O Prof. GAUTRELET contesta, porm, estribado sobre experincias proprias, o acerescimo das combustes orgnicas, estabelecendo que ha, pelo contrario, uma diminuio nas mesmas e um retardamento nos phenomenos de nutrio. O Prof. POUCHET parte, para o desenvolvimento da sua theoria, das investigaes dos drs. CARRION,

A Agua do Mar

35

HALLION, ALBERT ROBIN e BARDET. Comea recordando as experincias j citadas, ao expormos as provas physiologicas com que M. QuiNTON illustra as suas doutrinas. Referimo-nos s injeces d'agua do mar liquido isotonico de 5 partes d'agua distillada pura e 2 partes d'agua do marpraticadas em ces. Um desses animaes recebe, por meio d'injecao, o triplo da massa do liquido no qual vivem as suas cellulas. As pesquisas cryoscopicas eitas sobre a urina eliminao de 10 kilogr. em doze horas em vez de 150 gr. demonstram que a sua riqueza molecular no cae abaixo da riqueza molecular do liquido injectado. Seguidamente resenha as outras experincias, a do co saign blanc, e dos glbulos brancos vivendo mergulhados na soluo isotonica marinha. Sendo a mineralisao da agua do mar constituda na sua maior parte pelo chloreto de sdio, dever-se-ha attribuir a esse sal os effeitos do liquido isotonico? Experincias : Injecta-se num co uma soluo de chloreto de sdio, 9 gr. de sal por litro d'agua. uma soluo isotonica; congela a 0o55. Observam-se ento phenomenos comparveis aos das experincias com agua do mar, porm de menor intensidade, e entre as duas series de phenomenos apparecem differenas fundamentaes. A soluo isotonica de chloreto de sdio provoca hyperthermia e uma eliminao abundante. A soluo isotonica da agua do mar produz hypothermia; a eliminao

36

A Agua do Mar

pelo rim duas vezes mais abundante que no caso anterior. Maior egualmente a riqueza molecular da urina, mais do dobro, apesar do augmente de volume. A agua do mar approximadamente duas vezes menos toxica que a soluo de chloreto de sdio, e a alterao que ella traz ao meio vital duas vezes menor que a da soluo chloretada. Concluso : O chloreto de sdio um elemento activo da agua do mar, mas no o nico. Por meio da analyse immediata, outros saes podem ser extrahidos da agua do mar. Sem renovar sobre elles experincias comparveis s da soluo chloretada isotonica, mas fazendo evaporar um certo volume d'agua do mar e lanando o residuo salino num volume d'agua distillada, egual ao que se evaporou, esta nova soluo no possue uma aco comparvel do chloreto de sdio nem da agua do mar. mais toxica para o animal. Concluso: Se a aco dos compostos salinos permitte interpretar uma parte do papel physiologico da agua do mar d'onde os extrahiram, no basta para uma interpretao completa. Conseguintemente racional admittir o seguinte : que durante a evaporao houve perda de productos volteis; que no tanto perda d'esses corpos, dotados d'acao mais ou menos certa, que se devem attribuir as differenas d'acao atraz observadas, mas perda do estado d'equilibrio dos diffrentes saes entre si, s

A Agua do Mar

37

duplas decomposies que proseguem no seio da soluo, sob influencia do calor e concentrao do liquido, isto , s modificaes profundas da forma sob a qual a agua do mar apresenta ao organismo animal, os elementos mineraes que ella encerra.
*.

Antes d'entrarmos no desenvolvimento desta assero, apontaremos as condies de captao da agua do mar empregada. Deve ser colhida ao largo, distante de toda a corrente fluvial, evitando os fundos marinhos, longe de qualquer porto ou agglomerao, duas horas aps o comeo da mar, e tanto quanto possvel por um tempo calmo. Obedecendo a estas prescripes, recolhe-se uma agua que se conserva vrios dias no vero, e varias semanas no inverno. A preparao da agua destillada que se empregar para diluir a agua do mar, deve ser recente e exige cuidados especiaes na distillao. O alambique em vidro, para impedir vestgios de cobre que sempre deixam os apparelhos distillatorios deste metal. A soluo isotonica, assim preparada, dever esterilisar-se por filtrao atravez uma vela e no por aquecimento em autoclave. A experincia mostra que meia hora de esterilisao a 120o, no autoclave, torna

38

A Agua do Mar

a soluo relativamente toxica para o co, visto uma dose de 700 gr. provocar a morte dum animal do peso de 10 kilgr., dias volvidos sobre a injeco. . Os resultados da sua administrao no homem, d'est'arte se resumem. Um adulto pode supportar, sem inconvenientes, 700 gr. por uma s vez. A reaco que acompanha ou segue o tratamento, persiste durante doze horas. Umas vezes manifesta-se antes do termo da injeco, outras principia duas horas depois daquella terminar. Annuncia-se por arrepios violentos, a sede mais ou menos viva; a temperatura eleva-se lo5 a 2o durante quatro a cinco horas, depois abaixa, e mantem-se inferior temperatura inicial. Durante este periodo, absorve o doente um ou dois litros d'agua para saciar a sede ; a inappetencia accentua-se; ha leve cephalea e nauseas, mas jamais vmitos. Geralmente vinte e quatro horas apds a injeco, a crise seguida d'abatimento e insomnia, ao cabo porm, de 36 a 48 horas ha melhoria notvel. s vezes mesmo as melhoras apparecem bruscamente. Esvae-se o mal estar, renasce o appetite, volvem as foras, e o doente, acamado ha semanas, logra erguer-se e dar alguns passos. Cerca do quinto dia os encommodos do comeo do tratamento reapparecem, o que constitue uma indicao para se renovar a injeco ; o doente melhora alguns

A Agua do Mar

39

dias e assim se chegam a espaar as injeces sete, dez, doze, quinze dias e mais. A these de M. QUINTON j atraz enunciada, admitte que a agua do mar, introduzida num meio vital viciado, renova o liquido de cultura das cellulas orgnicas e lhes acclra a vitalidade, mas, ao mesmo tempo, renova tambm o liquido de cultura das cellulas bacterianas, que, por tal, podem ser favorecidas. At hoje parece que as cellulas do organismo auferem mais vantagens do tratamento, e vencem em concorrncia vital a proliferao das cellulas parasitarias. No basta a composio chimica da agua do mar para a explicao dos resultados colhidos. Aqui composio chimica significa to s a composio provvel, a que estabelecemos um tanto arbitrariamente, depois de pesarmos os elementos doseaveis, porque a verdadeira composio -nos desconhecida. Por estes motivos e para interpretao exacta dos phenomenos, insiste o Prof. POUCHET sobre a noo da fornia real sob a qual os elementos da agua do mar penetram no organismo. Alem dos elementos doseaveis, pelo quadro que inserimos no capitulo transacto, reconhecem-se nella elementos raros como: o ferro, fluor, baryo, lithio, etc., e outros cuja presena se suspeita: arsnico, ouro, prata, zinco, etc. A comparao entre a agua do mar e uma agua

40

A Agua do Mar

mineral ajudarnosha comprehenso da aco physio logica daquella. Uma agua mineral uma soluo dotada em certo modo d'individualidade e caracterisada por movimentos moleculares enrgicos. Cada uma constitue uma soluo sui generis que nenhuma outra pode substituir. Por exem plo: a conductibilidade electrolytica varia entre duas aguas mineraes, visinhas quanto possvel pelas suas propriedades; na mesma agua diffre conforme as con diesaco do ar, aquecimento, etc. De maneira que uma agua do mar artificial impossvel, como o so as aguas mineraes artificiaes. Experincias recentes do Prof. ALBURT ROBIN e dr. BARDET mostram que os metaes dissolvidos na agua, em doses infinitesimaes, so dotadas duma actividade intensa e que a natureza do metal no influe no phno mne Pode compararse esta extrema diviso dos me taes, ao estado particular da materia contida no tubo de Crookes, e conhecido sob o nome d'estado ra diante, em que os tomos dissociados, libertos de toda a influencia reciproca, possuem a sua actividade aut noma e manifestam o mximo d'energias. Podem prepararse essas solues metallicas de maneira que os tomos se tornem, de certo modo, au tnomos, e susceptveis de manifestar toda a sua ener gia. Alteramse, porm, rapidamente e perdem por egual as suas propriedades physiologicas. M. Trillat preparou solues de cobre e manganez,

A Agua do Mar

41

precipitando um sal metallico por um alcali, em presena duma substancia collode, como a albumina, gelatina ou a gomma. Estas solues possuem, em face da materia viva, as propriedades das diastases orgnicas, oxydases, reductases, e nellas actuam os agentes physicos ou chimicos como sobre as diastases. Estes agentes mineraes procedem como verdadeiros fermentos metallicos. Injectem-se, sob a pelle, solues contendo algumas decimas de milligramma dum metal palladio, ouro, platina e observar-se-ho manifestaes d'ordem chimica ou physiologica, estreitamente comparveis s diastases, por exemplo s das leveduras. Esses effeitos traduzem-se assim : l.o Augmente d'urea, que pode elevar-se a 30 % do seu valor normal, e dar urina a propriedade de provocar a formao dum deposito solido e crystallino d'azotato d'urea, por addio d'acido nitrico. 2.o Augmento do coefficiente d'utilisaao azotada. 3.o Augmento do acido rico, que pode attingir nmeros altos at ao triplo da quatidade inicial. 4.o Uma verdadeira descarga d'indoxylo urinrio. 5.o Uma dimininuio na quantidade total d'oxygenio consumido, sem abaixamento parallelo do acido carbnico formado, d'onde elevao do quociente respiratrio. 6.o Elevao temporria da tenso sangunea. 7.o Profundas modificaes nos elementos figurados do sangue. A injeco seguida duma leucolyse

42

A Agua do Mar

verdadeira, leve num individuo so, intensa nas infeces que normalmente so acompanhadas de leucocytose. Os doentes submettidos a um tratamento pelas aguas chloretado-sodicas, ou pelas alcalinas mixtas, constatam modificaes comparveis s destas solues metallicas. Uma parte, pelo menos destas modificaes, pertencem aos elementos raros que todas essas aguas contem. portanto o movimento vibratrio, communicado directamente pela substancia atravessando o organismo, ou provocado no curso de metamorphoses que se proseguem na economia animal, que determina as modificaes que caracterisam as aces medicamentosas. Com estes antecedentes, podemos concluir que a forma sob a qual os elementos metallicos da agua do mar preexistem nesse liquido, que determina os seus effeitos physiologicos.

IV

APPLICAES THCRAPCUTICAS DA AGUA DO MAR

Gastro-entrite da primeira infncia:LACIIEZE e Q U I S T O S - O T O L L O W E L - SIMON e PATER-MAC e QuiNTON-PoTCR! e QUINTON-LALESQUE. Gynalgia: ROBERT-SIMON e QUINTON. EscrofulismO : PAONO, Tuberculose ssea, rachitisme:BONNAL, JOVANE. Syphilis: GASTOU e QUINTON, Hemophilia: PELISSARD e BENHAMOU. Dyspepsia : B ARRERE. Eczema da primeira infncia:VARIT e QUINTON. Febre typhoide: SADOVEAU e MARIENESCA.

Varias so as affeces em que ultimamente se tem ensaiado a agua do mar. Vamos resenha-las, dando de cada uma os resultados colhidos pelos diversos experimentadores, reservando para captulos especiaes, por ser esse o objecto das nossas observaes, e pela sua maior importncia, a tuberculose pulmonar.

Oastroenterite da primeira infncia


Na clinica do dr. AUVARD, na maternidade do hospital de S. Luiz, o dr. LACHEZE e M. QUINTON estudaram comparativamente as injeces do soro artificial e da agua do mar isotonica, em sete casos. Concluses: Restaurao rpida e integral dos actos vitaes, grande euphoria, melhoramento notvel do estado geral manifestado por um augmento de peso. A

46

A Agua do Mar

agua do mar revelou-se um adjuvante da therapeutica infantil, superior ao soro artificial. Doses empregadas:10 a 20 c. c. de dois em dois dias.Congrs de climath. abril, 1905; Thse de Lachze, Paris, 1905.
*

Na Revue mdicale, junho, 1905, o dr. O'FOLLOWEL descreve dois casos d'athrepsia d'origem gastro-intestinal, tratados pelo plasma marinho. Concluses:Desapparecimento dos vmitos e diarrhea, e fezes normalisadas; a nutrio melhora, a cura obtem-se rapidamente. Doses:10 a 25 c. c. de dois em dois dias.
*

Na Presse mdicale, agosto 1905, os drs. SIMON e PATER escrevem no ter obtido resultados com o methodo marinho. Segundo o Prof. POTOCKI, M. QuiNTON, drs. ROBERT-SIMON e LALESQUE, as doses applicadas 1, 2, 3, 4 e 5 c. c. eram demasiado pequenas.
*

Em trabalho effectuado no Pavilho das creanas dbeis da Maternidade de Paris, clinica do dr. PORAK, o dr. MACE e QUINTON, em 40 casos, e 2:592 dias d'ex-

A Agua do Mar

47

periencias, dos quaes 19 tratados pelo soro artificial e 21 pela agua do mar isotonica, chegam s seguintes concluses :

Aucun traitement hypodermique

Eau de mer

Fig. 1. Graphico resumindo 2:592 dias d'experiencias. Augmente) ponderal medio, por dia e por creana, em cada um dos trs perodos d'observaao. (MACE e QUINTON).

l.aA agua do mar isotonica em injeces sub-cutaneas offerece manifesta superioridade na therapeutica infantil sobre o soro artificial e dever-lhe-ha ser preferida; 2.aA agua do mar tem indicao incontestvel em casos de debilidade, diminuio de peso, athrepsia complicada ou no d'ictericia, enterite e bronchite ; 3.aNo ha contra-indicao alguma, geral nem particular, a este novo tratamento. Doses empregadas:10 c. c. diariamente, ou de

48

A Agua do Mar

dois em dois dias aos prematuros cujo peso medio era 1:800 gr. Sabe-se que na creana o augmente de peso traduz e resume, de forma quasi perfeita, o estado geral das funces orgnicas. Ora esse augmento de peso que de 1 gr. 64 por dia e por creana sem nenhum tratamento hypodermico, sobe a 5 gr. 32 sob a influencia das injeces do soro artificial, e eleva-se a 9 gr. 7 com o tratamento sub-cutaneo marinho, como se verifica do graphico n.o 1.
*

Em seis observaes, no escolhidas, do Prof. POTOCKl e QUINTON, demonstram elles que a agua do mar tem aco especifica em therapeutica infantil. Doses: 10 c. c. de dois em dois dias nos prematuros de 1:310 a 1:550 gr. de peso; e de 30 a 60 c. c, que podem ser dirias, a creanas de 3 a 5 kgr. Excellentes resultados obtidos, quando os methodos clssicos provavam impotncia para debellar estados intestinaes graves.
*

O dr. LALESQUE, em duas observaes publicadas no Journal de mdecine de Bordeaux, janeiro e setembro, 1906, conclue com os anteriores a especificidade das injeces marinhas em therapeutica infantil.

A Agua do Mar

49

Gviuilgia Este termo que o dr. ROBERT-SIMON e M. QUINTON propuzeram, numa communicao Sociedade Therapeuica de Paris, designa um verdadeiro syndroma da mulher, espcie de nvrose entero-uterina, caracterisado por constipao de ventre, enxaqueca, dysmenorrhea, acompanhado por vezes de signaes de pequeno brightismo. No seu tratamento pelas injeces de plasma marinho, obtiveram os resultados seguintes: l.o Melhoras pronunciadas e desapparecimento da constipao ; 2.0 Desappario das dores intensas da dysmenorrhea e da enxaqueca menstrual ; suspenso quasi immediata e durvel das metrorrhagias; regularisao dos menstruos. 3.o Desappario quasi immediata da enxaqueca inveterada.

Escrofulaismo
O dr. PAQANO publica na Rivista Critica da Clinica Medica, 1904, um extenso trabalho sobre 19 casos de creanas escrofulosas. Doses injectadas, diariamente: 20 a 60 c. c. d'agua do mar isotonica.

50

A Agua do Mar

Concluses : Melhoria do estado geral, euphoria, accrescimo d'appetite. Diminuio do volume das adenites e do pus dos trajectos fistulosos, cicatrizao destes. A addio de iodo, conforme as experincias dos drs. PAQANO e JOVANE, no parece deva ser recommendada.

TuDerculose sseaRachitisme
O dr. BONNAL, no Congresso de Biarritz, 1886, expoz um caso notvel de coxalgia tratado por injeces d'agua do mar pura, em doses crescentes de 3 a 16 c. c. A coxa e a anca eram volumosas, dolorosas ao toque, e com trs trajectos fistulosas communicando com a articulao coxo-femoral, dando grande quantidade de pus ftido, que obrigava a dois curativos dirios. Estado geral mau, febril, e no andando sem muletas. Resultado : Volta do appetite ao terceiro dia, suppurao diminuda e de melhor aspecto, terminando por desapparecer. Muito surprehendido fiquei, uma noite que me chamaram ao hotel onde vivia o meu doente, de o vr desempenhar uma figura, modesta certo , numa quadrilha que se danava no salo.
*

O dr. JOVANE, em communicao ao V Congresso Peditrico de Roma, abril de 1905, descreve uns 15

A Agua do Mar

51

casos d'affecao de creanas, quasi todas soffrendo de rachitisme Empregava agua do mar pura, ligeiramente iodada na primeira serie d'injeeoes quotidianas, de 2 a 15 c. c. Na segunda serie as mesmas doses, porm sem iodo. Na terceira, doses fortes de 30 a 60 c. c.? intervalladas cinco ou oito dias. Concluses: O iodo addicionado mostrou-se nocivo, impedindo a regenerao dos glbulos brancos. Melhoras sensveis do estado geral, augmento de peso, volta do appetite. O exame do sangue em todos os doentes deu constantemente um acerescimo de hemoglobina e hyperglobulia dos glbulos vermelhos. Quanto aos glbulos brancos no augmentaram sob a aco da agua do mar iodada, mas sim com as doses pequenas ou fortes da agua do mar pura.

Stwphilis O dr. QASTOU e QuiNTON, seis casos de syphilis tratados pelo plasma marinho. Socit de dermatologie, julho, 1905. As concluses que me foram obsequiosamente enviadas, em carta de Paris de 7, junho, 1907, so como seguem : l.o Primeiramente, modificaes rpidas do estado geral e augmento do peso. Effeito anlogo ao produzido

52

A Agua do Mar

pelo plasma marinho nos tuberculosos, depauperados e debilitados. 2.0 Segundo ponto essencial, imputvel, na opinio dos observadores, s injeces marinhas, a pousse cicatricial das ulceraes syphiliticas de qualquer perodo. 3.0 Como consequncia em certos casos, cura rpida, noutros, depois duma phase de melhoras, suspenso seguida de novas ulceraes. Estes factos podem ser interpretados, quer por uma attenuao momentnea da virulncia, quer por modificao passageira do terreno. 4.o Maior tolerncia para o mercrio, e preservao ou cura mais rpida da intoxicao mercurial estomatite, intolerncia gstrica, etc.

Hemophilia
Referem os drs. PELSSARD e BENHAMOU na Presse mdicale, setembro, 1906, um caso de hemophilia, rebelde aos tratamentos clssicos. Uma injeco do plasma marinho10 c. c, fez diminuir a hemorrhagia rapidamente, cessando por completo duas a trs horas depois. Por precauo, procederam a mais duas injeces nos oito dias subsequentes.

A Agua do Mar

53

Dvspepsia O clr. BARRERE, thse de Bordeaux, 1907, laureada pela Faculdade, trabalho cheio d'observaoes e fortemente documentado, descreve 35 casos de dyspepsias, tratados por ingesto d'agua do mar. Encontram-se neste volume os resultados das analyses do sueco gstrico e urina, de todos os doentes, antes e depois do tratamento. Concluses: l.a A agua do mar possue, sobre as perturbaes da funeo gastro-intestinal uma aco electiva que justifica os ensaios por ns tentados nos dyspepticos. Resulta do nosso trabalho que: 2.a A ingesto parece convir particularmente a esta cathegoria de doentes porque possue todas as vantagens da injeco sem apresentar os seus inconvenientes. No seguida de reaco febril. 3.a A agua do mar deve ser administrada pura ou lotada. Pura nas dyspepsias acompanhadas de constipao de ventre obstinada, e nos sujets de estado geral bom. Lotada com um volume d'agua d'Evian, nos dyspepticos de fezes diarrheicas, e nos debilitados ou cacheticos. 4.a Dose de 100 gr. ao comeo, durante trs ou quatro dias; depois 200 gr. durante os doze ou quinze dias seguintes. Esta dose tomar-se-se-ha por duas vezes, meia hora pelo menos antes de cada refeio.

54

A Agua do Mar

5.a A agua do mar actua pelos seus chloretos. Sob a influencia da ingesto produz-se uma hyperchloretao geral do organismo, como testemunha a elevao continua dos chloretos urinrios. Tal hyperchloretao determina, por sua vez, o augmento da secreo estomacal, acidez total, acido chlorhydrico livre e combinado, e do chloro total do estmago. Os chloretos fixos diminuem, traduzindo assim a sua transformao mais completa em acido chlorhydrico livre, e combinado. 6.a Todos os elementos, mesmo os d'ordem infinitesimal, contidos na agua do mar, devem agir no organismo. 7.a A agua do mar est contra-indicada nos dyspepticos hypersthenicos e em certas dyspepsias nervosas. 8.a Est, pelo contrario, indicada nos hyposthenicos, na dyspepsia dos tuberculosos confirmados, e na entero-colite muco-membranosa. 9.a As melhoras caracterisam-se essencialmente por: normalisao da secreo mucosa do estmago; diminuio das fermentaes gstricas ; assimilao mais completa dos albuminides traduzida em augmento de peptonas do succo-gastrico, urea, e phosphatos da urina. A volta das foras e o augmento de peso acompanham estas melhoras.

A Agua do Mar

55

Eczema da primeira infncia O dr. VARIOT e QUINTON communicaram em junho do corrente anno, Academia de medecina de Paris, 15 observaes realisadas na Goutte de lait de Bellevile, e na clinica do primeiro no Hpital des Enfants malades e no Dispensaire marin de la Ligue des Enfants de France. Desta communicao, ainda no publicada, recebi copia que devo obsequiosidade de M. QUINTON, em carta de 19 de junho. Os tratamentos at agora empregadosloes, pomadas, tpicos irritantes, etc.ou eram insufficientes ou expunham as creanas a repercusses visceraes d'alta gravidade. As doses de plasma marinho, segundo as idades, foram de 30 a 50 c.c, espaadas de dois ou trs dias. Produziam uma secreo intensa, tumefaco da pelle, porejamento abundante de serosidade na face e coiro cabelludo, porm no trazem inconveniente serio. Concluses:Cura completa apparente, ou pelo menos melhoras extremamente accentuadas 48 0 /. Melhoras sensveis 26 %, e noutros 26 /o effeito quasi nullo sem aggravamento, e ainda com certa attenuao das leses, mas insufficiente para ser tomada em conta. Funces gastro-intestinaes regularisadas e melhoradas, e a reaco aguda inicial mostra que a agua do mar tem uma aco electiva sobre as erupes eczematosas.

56

A Agua do Mar

Febre typhode Na revista romaica Spitalul, junho deste anno, d-se o compte rendu das experincias feitas pelos insignes sbios M. SADOVEAU e C. M. MARIENESCA, estabelecendo a superioridade da agua do mar sobre o soro artificial. Trataram trs casos de febre typhoide por injeces do plasma marinho, em doses de 100 a 300 cc. Os resultados foram to satisfactorios que recommendam o seu methodo em casos eguaes.

A AGUA DO MAR NA TUBERCULOSE PULMONAR

Resultados conforme O methodo de M. QUINTOS. Observaes e concluses d o s drs. PAGANO


MATHIEU FOURNEL ROB EUT-SIM ON LALESQUE VDY J . CARLES FUJKOUX.

Resultados p o r methodos diffrentes


M, QuiKTOtf.

d o s de

O b s e r v a e s d o s drs. SIMONPATERMONO OUR.

Em dois grupos dividiremos os trabalhos, at data conhecidos, sobre a tuberculose pulmonar. Differem pelos resultados obtidos e pela technica empregada. A uma parte, corresponde uma serie d'investigaoes segundo o methodo de M. QUINTON ou um methodo approximado; a outro lado, o processo d'applicaao das injeces foi totalmente diffrente. No primeiro caso resultados satisfactorios e constantes ; no segundo nullos ou inconstantes. O methodo preconisado por M. QUINTON, consiste em injectar ao doente 100 c.c. d'agua do mar isotonica cada trs ou quatro dias, durante mez e meio no mnimo, e nas formas graves, durante vrios mezes consecutivos. Raramente se obrigado a elevar a dose a 200 c. c. Comearemos pelos casos tratados segundo o methodo de M. QUINTON, ou similhante.

60

A Agua do Mar

O dr. PAQANO, publica na Rivista critica di clinica medica, 1904, a observao dum rapaz de 21 annos, tratado por injeces addicionadas de iodo, cacodylato de soda, ferro e arsnico. Os effeitos foram : desapparecimento da anorexia, augmento de peso, melhoras do estado geral, e abaixamento de temperatura. A addio do ferro e arsnico produziu um aggravamento do estado do doente. No obstante as melhoras atraz apontadas, os signaes de caverna tornaram-se mais manifestos. * O dr. MATHIEU, no Progrs mdical, dezembro, 1904, refere quatro casos de tuberculose cavernosa, com os resultados immdiates seguintes :Desappario dos suores, volta do appetite, tonificao moral; a expectorao diminue, os signaes estethoscopicos melhoram, e augmenta o peso. Plasma injectado: 50 c. c. cada dois dias. * O dr. FOURNEL publica um trabalho effectuado no hospital Lariboisire, sobre 24 tuberculosos pulmonares. Doses applicadas: 100 c. c. cada dois dias, durante 40 dias.

A Agua do Mar

61

Os resultados obtidos so: volta rpida, por vezes immediata, do appetite, suspenso dos vmitos," tosse e expectorao diminudas acabando por desapparecem quasi completamente, augmento de peso, em media 500 gr. por semana. Estas melhoras so mais caracterisadas nos tuberculosos do primeiro perodo.
*

O dr. ROBERT-SIMON e QUINTON, em 19 casos pulmonares, no seleccionados, nem submettidos a outro tratamento adjuvante, do os seguintes pormenores. Consistia o tratamento nas injeces de plasma marinho, 100 c.c. cada trs ou quatro dias. D'entre elles, 17 nunca abandonaram Paris durante o perodo das injeces. No estavam sujeitos a regimen diettico especial, nem regimen hygienico favorvel. Alguns, por falta de recursos, alimentavam-se insufficientemente. Classificavam-se em : tuberculosos do primeiro grau 9 ; do segundo, 5 ; do terceiro, 5. Concluses:Estado geral. Despertar do appetite ou augmento do mesmo, mantido aps o tratamento por vrios mezes, excepto num caso. Desapparecimento dos pesadelos e regresso dum somno profundo e reparador. Os suores nocturnos diminuem, chegando a desapparecer; ha permanncia das melhoras menos num caso.

62

A Agua do Mar

Volvem as foras, desapparece a depresso, manifesta-se a euphoria, durando as melhoras por vrios mezes. Ao cabo dum tempo varivel, a constipao de ventre, os vmitos matutinos e a cephalea desapparecem. Quasi todos sentiram augmente de peso, excepto quatro, mostrando os graphicos n.os 2, 3 e 4, os detalhes de pesagens. Estado pulmonar. Desde a terceira oitava injeco, excepto em trs casos do terceiro grau, tanto a tosse como a expectorao reduzem-se a metade e depois desapparecem, persistindo por vrios mezes as melhoras, menos em um caso. Aos doentes sem hemoptyses no lh'as provocou o tratamento; naquelles que as tinham, ou diminuram ou desappareceram. Um dos doentes, cujo graphico (n.o 5) se publica, ha quatro annos que soffria de fortes hemoptyses. Viu-as diminuir extraordinariamente com as injeces de 300 c.c. cada quatro dias, durante dez mezes, d'onde se deduz que o receio de hemoptyses originadas pela hypertenso, provocada pelas injeces sub-cutaneas, no tem fundamento pratico. Estas melhoras mantiveram-se. Nos tuberculosos do primeiro grau a bacidez no havia diminudo, porm o murmrio vesicular era mais amplo e perceptvel. Desapparecimento dos attritos, estalidos seccos e hmidos.

A Agua do Mar

63

_____ _._

MatWenUni,
t

pc7idraLm2yen m

avant (Icsinj&ctusns pendant! d eau doner aprs V isotonique.

Fig. 2Qraphico representando, para os tuberculosos pulmonares do l.o grau, a queda ou augmento de peso, calculado por dia, antes, durante e depois do tratamento hypodermico marinho. (ROBERT-SIMON e QUINTON).

64

A Agua cio Mar

Mowoenvent . f c __. M

pandrvd
0

moyen axxoit (las injutions pendamtld'eau demtr aprs \ ifotonyue.

Fig. 3. Qraphico representando, para os tuberculosos pulmonares do 2.0 grau, a queda ou augmento de peso, calculado por dia, antes, durante e depois do tratamento hypodermico marinho. (ROBERT-SlMON e QUINTON).

A Agua do Mar '<xvm


i i

65

% XK \ \ \

XVI

/ \

\
*

\
*

xv
/
1
V /

\* \*
*
\

//

A? /
/

$ v n

\ \

//

^\^^

V 'GflX

_ JUoicaementpondaxiL , , ,

mm/en. azxmt, (lesinjcctions paidomtld'eaiu. demcr aprs \ ieoUmitfue.

Fig. 4. Qraphico representando, para os tuberculosos pulmonares do 3.o grau, a queda ou augmento de peso, calculado por dia, antes, durante e depois do tratamento hypodermico marinho.
(ROBERT-SIMON e QUINTON). 5

66

A Agua do Mar

Nos do segundo grau, a bacidez, o sopro e os estalidos seccos, sem variao aprecivel; o murmrio vesicular fortemente augmentado, em alguns, e noutros os attritos pleuraes e sarridos hmidos haviam desapparecido por completo.

'^Cna^hats simplement ^Sanff pur

ieintes

1901.

1902. 1903.
Avant le. jXasma.

1904-1905.
marin.

1905-1906.
Pendant leplasma marin.

Fig. 5. Graphico mostrando a importncia relativa, em quantidade, das hemoptyses dum tuberculoso, antes e durante o tratamento hypodermico marinho. (ROBERT-SIMON e QuiNTON).

A Agua do Mar

67

Quanto aos do terceiro grau, dois focos d'attritos sobre quatro haviam desapparecido, duas cavernas sobre cinco pareciam cicatrizadas desappario dos estalidos e gorgolejo; trs outros doentes no foram influenciados. Relativamente & febre, por impossibilidade de tomarem quotidianamente a temperatura, devido isso condio social dos doentes, os observadores declaram-se insuficientemente documentados. Resumem assim os auctores as suas consideraes: l.o A aco notvel do plasma marinho, em injeces sub-cutaneas, exerce-se na tuberculose pulmonar fdra de todo o tratamento adjuvante e mesmo em condies hygio-dieteticas defeituosas. 2.0 No apparece at agora contra-indicao alguma, nas diversas formas de tuberculose, a este processo therapeutico. 3.o A efficacia depende do methodo. 4.o A cura climtica, ou simplesmente d'ar e repouso, augmenta o beneficio da injeco sub-cutanea marinha.
*

O dr. LALESQUE, em trs nmeros do Journal de mdecine de Bordeaux, refere varias observaes sobre casos estudados em 1905 e 1906. No primeiro anno *

68

A Agua do Mar

dois doentes, injectados de quatro em quatro dias, a 100 c. c. Ambos sentiram augmente de peso, volta rpida do appetite e do somno, desappario dos escarros hemoptoicos e attenuao das dores. Em 1906, estuda 42 casos divididos em trs cathegorias. Na primeira, 11 doentes que antes do tratamento nunca tiveram hemoptyses. Um s, durante as injeces, apresentou escarros hemoptoicos. Na segunda, 16 doentes com hemoptyses mais ou menos frequentes, e pertencendo aos trs perodos. Em todos os casos, com excepo de trs do segundo perodo, as hemoptyses ou suspendiam-se durante o tratamento ou no se reproduziam. De cinco que tinham cavernas, em quatro as hemoptyses no reappareceram. A terceira cathegoria constituda por 15 doentes, testemunhas, que nos trs perodos, durante o mesmo tempo, estavam apenas sujeitos cura climtica martima e nos quaes notou a appario ou reproduco de hemoptyses. Declara o dr. LALESQUE que considera o tratamento das injees como o mais poderoso adjuvante, porm no especifico, de que um medico pdde dispor. Quanto s hemoptyses conclue que ellas no constituem uma contra-indicao ao emprego das injeces.

A Agua do Mar

69

0 dr. VDY, na sua thse de Bordeaux, 1905, apresenta cinco observaes pessoaes, colhidas na clinica do Prof. ARNOZAN, sendo quatro de tuberculose pulmonar do primeiro e segundo graus, e um de pleurisia tuberculosa. Dois casos foram tratados por ingesto do plasma marinho em doses quotidianas de 200 c. c, os restantes por injeco. Excepto um dos doentes tratado pelo primeiro processo, todos os restantes melhoraram. Os resultados foram :augmento de peso, volta do appetite, desapparecimento da febre, dos vmitos, e das hemoptyses, attenuao accentuada dos signaes estethoscopicos. Expe egualmente quatro observaes do dr. LALESQUE, trs doentes no primeiro e segundo graus, com estalidos finos, hmidos. O quatro caso consistia num amollecimento da metade do pulmo direito. Aps dez a vinte injeces todos os signaes estethoscopicos ou desappareceram por completo ou soffrem accentuadas melhoras. Diminuio ou desapparecimento da tosse e expectorao. O nico caso febril torna-se apyretico. Ha notvel subida de peso. Estes doentes haviam resistido cura climtica, diettica e de repouso d'Arcachon. Cita ainda o dr. VDY cinco observaes do dr. J. CARLES, effectuadas por um methodo similhante ao de

70

A Agua do Mar

QUINTON. Trs doentes: uma tuberculose do terceiro grau no melhorada, e duas do segundo com desapparecimento dos estalidos hmidos, tosse, expectorao, suores nocturnos e ebre.
*

O dr. J. CARLES na Province mdicale, 1905, resume os resultados que colheu do tratamento pelo plasma marinho. Obtivemos quasi constantemente uma elevao da fora muscular, volta ou augmente do appetite, diminuio da expectorao, melhora dos diversos signaes estethoscopicos e elevao de peso que attingiu, em alguns doentes, quasi 7 kgr. 100 em dois mezes. As condies d'arejamento em que se achava a mdr parte dos doentes, eram deplorveis. O dr. J. CARLES diz parecer-lhe que os doentes do segundo e terceiro graus, no recebem beneficio algum das injeces sub-cutaneas que as mais das vezes do resultados deplorveis, emquanto que mesmo nesses perodos, a agua do mar em ingesto d remisses importantes.
*

Na sua these de Paris, 1907, o dr. FUMOUX descreve quatro observaes pessoaes colhidas nas clinicas do dr. LETULLE no Hospital Boucicaut, e dos drs. PIERRE

A Agua do Mar

71

LAFFITE e CHAUVIN no dispensrio da Ligue des Enfants de France. Dois doentes eram do primeiro grau e outros dois cavernosos. Consistiu o tratamento nas injeces pelo methodo de QUINTON. Todos melhorados. Desappario dos estalidos e augmento de peso desde 1 kgr. 600 at 6 kgr., desapparecimento da febre, volta do appetite, regularisao das funces digestivas, suspenso dos vmitos e da cephalea.
*

Nesta segunda parte do capitulo passamos a resumir alguns trabalhos em que os resultados obtidos pelas injeces d'agua do mar foram nullos ou maus. Manifestamente, o methodo foi applicado ao acaso, e as doses totalmente insufficientes. Na Presse mdicale, agosto, 1905, os drs. L. Q. SIMON e PATER relatam o emprego do soro marinho em cinco creanas tuberculosas, na clinica do dr. QuNON. Resultados claramente maus. No verificaram melhoras algumas, nem dos signaes physicos nem dos geraes. Ao contrario o tratamento aggravou consideravelmente a doena, excitou o processo tuberculoso, e num dos sujets provocou queda de peso. . Ora, pelo detalhe das observaes, v-se que o tratamento marinho quasi no foi applicado. Os experimentadores injectavam em creanas de dois a quatorze an-

72

A Agua do Mar

nos, doses de 1 a 5 c. c. de plasma isotonico com intervallos de quinze dias, quando M. QUINTON e todos os os seus collaboradores indicam, para as creancas dessa edade, 30 a 60 c. c. de dois em dois dias. O graphico n.o 6, compara as doses de plasma marinho injectado pelos diffrentes observadores.

Fig. 6. Qraphico indicando as doses de plasma marinho injectadas, em therapeutica infantil, por dia e kilogramma de peso, pelos diversos auctores. Insuniciencia notria das doses injectadas pelos drs. Simon e Pater. (ROBERT-SIMON e QuiNTON).

O Prof. MONQOUR, referido na these de VDY, admitte que a agua do mar lhe deu melhoras, mas que

A Agua do Mar

73

as mesmas tem obtido em seguida a qualquer tratamento. Em 43 casos, 15 do segundo perodo no tiveram serias melhoras. Em 20 cavernosos, 7 soffreram accidentes immediatos febre, escarros hemoptoicos, hemoptyses. Os restantes sentiram melhoras. Como com os anteriores verifica-se que o methodo defeituoso. As doses so effectivamente de 4 gr. 47 a 6 gr. 5 por dia, entre 20 a 80 dias, e de 50 a 100 gr. dirias, mas s" durante 4 ou 8 dias, tempo e doses absolutamente insufficientes. Estes factos nada provam contra os princpios geraes estabelecidos no comeo d'est capitulo.

VI

AINDA A AGUA DO MAR NA TUBERCULOSE PULMONAR

Um trabalho do dr. LALESQUE. Technica empregada. Resultados. Estatstica dos casos classificados segundo a diviso clssica. A questo da hemoptyse. Estatstica. Concluses. A questo da febre. Estatstica. Concluses.

Para capitulo especial reservamos este resumo dum trabalho do eminente dr. LALESQUE, communicado Socit de Mdecine de Bordeaux, em 26 abril do anno presente. Devo uma copia da referida communicao, indita ainda, obsequiosidade do illustre tuberculogista. Intitula-se.tude clinique sur le traitement de la tuberculose pulmonaire par les injections d'eau de mer isotonique>,e a mais recente e mais pormenorisada serie d'observaes, incidindo sobre os dois pontos principaes hemoptyse e febre. Por esse motivo e porque o estudo em presena, esclarece grandemente o assumpto, entendi que em separado o devia summariar. Consistiu o plano do dr. LALESQUE em considerar os tuberculosos que ha mais de dois annos submetteu ao methodo de Quinton, expor a cadeia dos factos observados, analysa-los e deduzir concluses fermes mais encore ralisables. Passa, pois, successivamente em revista

78

A Agua do Mar

a technica adoptada, os resultados, e emfim a dupla questo da hemoptyse e da febre, por alguns consideradas, como contra-indicaes formaes do emprego do plasma marinho.

Technica
As injeces d'agua de mar isotonica, preparada conforme as indicaes de M. QUINTON, foram praticadas em doses de 50 ce. para a primeira ou as duas primeiras. Seguidamente 100 c.c. para as restantes, repetidas cada trs ou quatro dias, durante um periodo que variava entre um a quatro mezes. O dr. LALESQUE no empregava systematicamente o methodo de Quinton. Submettia primeiro os seus doentes cura climtica. E s,<5 quando esta no resultava, ou quando depois de melhorar, o doente estacionava, recorria s injeces. Assim as empregou nas formas mais diversas, desde as mais recentes s mais antigas, desde as mais anodinas na apparencia s mais graves, quer sob o ponto de vista das leses pulmonares, quer da infeco bacillar. Reporta-se o estudo a 91 tuberculosos, dos quaes 69 tratados pelo plasma marinho.

A Agua do Mar

79

Resultados
Os 69 casos foram classificados, segundo o estado das leses pulmonares, nos trs graus ou cathegorias da velha diviso clssica. PRIMEIRO PERODO: 17 casos. Melhoras notveis 11. Durao : 4desde 14 a 22 mezes. 3 ha 1 anno. 4 1 a 3 mezes. Estado nulto ou estacionrio 6. 3melhoraram ulteriormente, passados 12 a 14 mezes. 3perdidos de vista. SEGUNDO PERODO: 20 casos. Melhoras notveis 8.Durao. 7desde 12 a 17 mezes. 1 3 mezes. Melhoras passageiras 3. Duraram 1 a 4 mezes. 1morto. 2volta da doena.

80

A Agua do Mar

Resultados nullos ou estacionrios 9. 2morreram posteriormente. 3melhoraram ulteriormente. 4estacionrios. TERCEIRO PERODO : 30 casos. Melhoras notavies 11.Durao :
5 5 d e s d e 12 a 17 m e z e S l morreu durante este intervallo. 1 a 4 m e z e S 4 vivem em bom estado. 2 morreram.

Melhoras momentneas5. 4morreram posteriormente. 1vive, porm mal. Resultados nullos14. A doena continua a marcha apesar da medicao. 8 morreram num periodo que varia de 15 dias a um anno aps a cessao do tratamento. TUBERCULOSES DIVERSAS: 2 casos. 1melhoras que duram ha um anno bronchectasia bacillar. 1 melhoras passageirastuberculose pleuro-peritoneal. Morto.

A Agua do Mar

81

Resumindo: Em 61 tuberculosos injectados e todos em queda de peso, obtiveram melhoras notveis e de dura : No l.o grau 11 sobre 17 doentes. 7 duram desde 14 a 22 mezes. Augmento de peso variando de 4 kgr. 500 a 8 kgr. 600. No 2.o grau 8 sobre 20 doentes. 7 duram desde 12 a 17 mezes. Augmento de peso variando de 5 kgr. a 15 kgr. 600. Um destes, passado um anno sobre o comeo do tratamento, augmentou 22 kgr. e outro 25. No 3.0 grau 11 sobre 30 doentes, dos quaes 4 duram desde 12 a 17 mezes. Augmento de peso variando desde 3 a 5 kgr. Formas diversas 1 sobre 2, que dura ha um anno. Ou 31 melhorados sobre 69 doentes, isto quasi a metade dos casos para os quaes a cura hygienica havia sido insufficiente. D'onde se conclue que a medicao deu os melhores resultados nos doentes do primeiro e segundo perodos. Nos do terceiro produziu effeitos que no se podem desprezar, A injeco marinha no portanto nefasta aos cavernosos. Se para certos doentes do primeiro e segundo grau no prefiro a palavra cura, diz o illustre tuberculogista, com o fim de permanecer nos estreitos limites da prudncia, aguardando que um percurso mais demorado de tempo confirme a incontestvel cura apparente d'alguns dlies. O dr. LALESQUE no observou aggravarnento impu

82

A Agua do Mar

tavel ao tratamento. Viu um certo numero de doentes nos quaes a tuberculose progredia sem trguas, evoluindo da mesma fdrma que antes da applicao do plasma marinho. Quanto aos accidentes, assumpto que prende directamente com a questo das hemoptyses e da febre nas suas relaes com a medicao marinha sub-cutanea.

Hemoptyse
Segundo certos tisiotherapeutas drs. R. LAUFER, J. CARLES, e Prof. MONGOURa hemoptyse contra-indica formalmente as injeces do plasma marinho. O dr. LALESQUE que j combateu esta opinio no Journal de medicine de Bordeaux, compara agora, sobre uma base larga, a historia pathologica de 91 doentes, para confirmao das suas asseres. So estes 91 casos divididos egualmente em trs cathegorias : PRIMEIRA Os que em epochas mais ou menos afastadas do tratamento marinho sub-cutaneo, haviam tido hemoptyses, ou14 casos. SEGUNDA Os que antes do tratamento nunca tiveram hemoptyses nem mesmo escarros hemoptoicos, ou 25 casos. TERCEIRA Reporta-se a doentes exclusivamente sujeitos cura climtica, sem injeces marinhas. So

A Agua do Mar

83

doentes testemunhas, ou 22 casos. Destes, 17 eram hemoptisicos antes do comeo da cura. Note-se desde j a frequncia da hemoptyse ou do escarro hemoptoico na tuberculose pulmonar. Em 91 observaes encontramos este symptoma 66 vezes, ou em perto de s / 3 dos casos. Ha importncia nesta comparao. Mostra que o escarro de sangue symptoma to usual que raramente falta aos tuberculosos, affectando por vezes uma certa periocidade desde o typo annual. Por no contarem com estes factos, fica-se muitas vezes exposto a attribuir aos agentes therapeuticos ferro, enxofre, arsnico, cura marinha o que inhrente s evoluo da doena.

Primeiro grupo
Estes 44 casos subdividem-se da seguinte maneira : Tuberculosos do l.o grau. . . > 2.0 . . . 3.o . . . Formas diversas 7 14 22 1 ~44 Durante o tratamento. Dos doentes, 38 permaneceram indemnes de novas hemoptyses. Em 6, porm, reproduziram-se em condies que bom fixar para avaliao do papel do plasma marinho. Detalhando: *

84

A Agua do Mar

Uma doente atacada de tuberculose hemoptoica, que tivera cinco hemoptyses de 15 set. 1901 a 18 jan. 1906, e escarros hemoptoicos quotidianos. Aps a quinta injeco sobrevem uma hemoptyse, e um escarro ligeiramente corado em seguida decima. Depois mais nenhum, e este estado de cura apparente dura desde 10 d'abril, 1906. O plasma facilitou portanto o desapparecimento das hemoptyses. Outra doente tuberculose ramollie tinha hemoptyses nas epochas menstruaes. Em seguida primeira injeco produziu-se a hemoptyse periodica. Porm, no reappareceu nas menstruaes seguintes, tendo proseguido systematicamente o tratamento marinho. Doente tuberculose cavernosa tendo tido 8 hemoptyses abundantes, sem contar os perodos hemoptoicos. O tratamento comeou em plena crise hemoptisica. 13 a 24 dias depois as hemoptyses reappareceram. Devem-se attribuir ao plasma? No se prova, visto os antecedentes do doente, a persistncia das hemorrhagias muito depois da cessao das injeces, cujo numero s" foi de quatro. Doente tuberculose cavernosa do vrtice direito com ulcerao laryngea com frequentes hemoptyses no comeo da doena e expectoraes hemoptoicas quotidianas. Durante o tratamento, permaneceu na mesma sem alterao alguma. Curta durao do mesmo. Nos dois casos restantes tuberculose hemoptoica

A Agua do Mar

85

os escarros modificam-se com as primeiras injeces, depois desapparecem. Estes factos demonstrampelo menos & innocuidade da medicao nos escarros de sangue. O plasma parece actuar favoravelmente sobre este symptoma. Aps o tratamento. Destes 44 doentes, a 10 voltaram os escarros. D'aqui devemos deduzir 2, citados na parte anterior, que. tiveram escarros sanguneos, antes, durante e depois do tratamento. Restam 8 observaes; 5 confirmam a innocuidade do plasma marinho, porque as hemoptyses ou os escarros s reappareceram dois, trs, sete, e doze mezes a seguir paragem do tratamento. Os dois restantes, grandes cavitarios, succumbiram a uma hemoptyse fulminante, accidente natural, espontneo e frequente neste periodo da doena.

Segundo grupo No estudo delle encontramos a confirmao da innocuidade do plasma marinho em relao s hemoptyses. Se o plasma marinho perigoso, se susceptvel de provocar a hemoptyse, devemos notar o apparecimento do escarro num numero aprecivel de doentes, indemnes at ento. Esta cathegoria comprehende tuberculosos que nunca haviam tido hemoptyses. Subdividem-se :

86 Tuberculosos do l.o grau


2.0 3.0 . .

A Agua do Mar . .
, . . .

10
6 8

Formas diversas,

1 ~25

Ora sobre estes 25 doentes, isentos de toda a hemoptyse ou expectorao sanguinolenta antes do emprego da plasma marinho, apenas se nos depara um caso d'escarros vermelhos durante o tratamento, e um outro depois. O primeiro casotuberculose ramollie-faz trs series d'injecoes. Raros escarros na primeira, nenhuns nas outras. Se quisessem attribuir o facto ao plasma, como explicar que a continuao intensiva delle suspendeu o accidente em vez de o provocar de novo ? No segundo, a hemoptyse que sobreveio dois mezes depois do tratamento, no pode ser imputada a este.

Terceiro grupo
Comparando com tudo o que precede, a terceira cathegoria de doentes, em numero de 22, surge pelo confronto, mais um argumento confirmativo da anterior opinio. Dlies, 17 eram hemoptisicos antes de qualquer cura climtica. Viveram os 22 nas mesmas condies de meio atmospherico, todos foram submettidos mesma

A Agua do Mar

87

technica hygieno-dietetica, todos foram observados no mesmo perodo de tempo que os 69 casos dos dois grupos antecedentes. Porm com esta diferena capital, que nenhum dos 22 foi injectado de plasma marinho. Ora o escarro de sangue reapparece em 15 sobre os 17 hemoptisicos, e sobreveio nos 5 que antes da chegada a Arcachon nunca tinham soffrido hemoptyses. Num dlies foi fulminante e mortal. No patente que, se estes 5 doentes houvessem sido injectados, no deixariam de attribuir as hemoptyses aco do plasma marinho ? Deste conjuncto de provas, o dr. LALESQUE julga-se auctorisado a concluir que a hemoptyse anterior, mesmo nos cavernosos, no contra-indica as injeces de plasma marinho, nas doses por elle empregadas.

Pebre Como a injeco salina ordinria, a da agua do mar isotonica provoca nos tuberculosos, na grande maioria dos casos, phenomenos de reaco. Dlies o mais perturbante, theoricamente, a elevao da temperatura. Os auctores so unanimes neste ponto. Mas dever-se-ha concluir, como querem alguns, que a medicao marinha sub-cutanea haja de ser formalmente prohibida nas tuberculoses febris? Seria restringir a um campo acanhadssimo as indi-

88

A Agua do Mar

caes do methodo Quinton, visto como as tuberculoses apyreticas so raras, mesmo rarssimas emquanto se no comeou a cura d'ar e repouso. Quotidianamente, ha 25 annos, que o dr. LALESQUE verifica isso. Recebe doentes que lhe negam qualquer febre, ou a quem o seu medico declarou apyreticos, e que so verdadeiros febris. Basta, para tal comprovar, que se lhes tome methodica e constantemente a temperatura s 8, 11, 3, 6 e 9 horas. Ento, nos doentes considerados apyreticos, um momento sobrevem, sempre o mesmo, em que o thermometro attinge ou excede 38.o. De novo lembra que os doentes de que aqui se trata, foram injectados, porque a cura hygienica no resultara. Todos eram sub-febris ou, na sua grande maioria, nitidamente febricitantes, quando no hyperthermicos. Que observou o dr. LALESQUE? Eil-o : Ordinariamente nas duas ou quatro primeiras horas que seguem injeco, sobrevem uma reaco com arripios, mal estar, cephalea, sede e elevao de temperatura, variando em media 0,o5 a lo, e l,o5. Dura a reaco 4 a 6 horas. Ao dia seguinte a temperatura desce, volta ao typo primitivo, as mais das vezes algumas decimas abaixo. As injeces seguintes so acompanhadas de reaes mais ou menos vivas, se bem que as ultimas j no produzem nenhum dos phenomenos indicados. Em volta deste typo commum agrupam-se variedades, como aquelles que nada sentem s primei-

A Agua do Mar

89

ras injeces, e cerca da duodcima ou da vigessima que experimentam a reaco. O grau da doena influe sobre esta reaco thermica? De modo algum. Os casos do primeiro perodo reagiam to vivamente como os do segundo e terceiro. A reaco destroe uma apyrexia anterior? De maneira alguma. Conserva a febre dos tuberculosos ? Mantem-na elevada? Obsta ao seu decrescimento? Nos febricitantes do primeiro e segundo graus a injeco da plasma, attnua, as mais das vezes, a febre, e frequentemente a jugula. Em certos casos do terceiro grau, nos grandes cavernosos, o tratamento abaixa a temperatura, e dos hyperthermicos faz sub-febris, por vezes apyreticos. Assim a reaco thermica momentnea devida injeco, no deve assustar nem fazer cessar, ipso facto, o tratamento. O dr. LALESQUE accrescenta que se houvera recuado ante algumas reaces violentas do primeiro e segundo grau, no teria a registar os seus mais bellos successos. A reaco thermica nos dois primeiros estados um indice dos benefcios provveis da medicao, e de benefcios certos quando coincide com o despertar do appetite.

90

A Agua do Mar

Concluses
Dos tratamentos conhecidos at hoje, ainda o melhor o hygienico, secundado pela climatotherapia, na montanha, na plancie ou no mar. E' o tratamento fundamental de todos os adjuvantes. Destes, o mais poderoso e mais fiel, consiste nas injeces sub-cutaneas d'agua do mar isotonicas segundo o methodo de M. QUINTON, sempre que predominar a decadncia nutritiva; e, seja qual fr o grau da leso pulmonar, impe-se esse tratamento. At nos grandes cavernosos pode dar benefcios reaes. No contra-indicado pela hemoptyse, que elle no provoca nem desperta, e da qual talvez facilita o desapparecimento. No contra-indicado pela reaco thermica que provoca, pois os doentes dos primeiros perodos que a apresentam, so aquelles que mais parecem beneficiar do tratamento. No contra-indicado nas formas apyreticas de que no destroe a apyrexia. No contra-indicado nos febricitantes do primeiro e segundo graus, nos quaas attnua e, por vezes, jugula a febre. No contra-indicado, duma maneira formal, nos cavernosos febris, aos quaes pode ainda minorar a hyperthemia.

A Agua do Mar

91

0 dr. LALESQUE remata, que as suas deduces no as d como intangveis. Tirou-as das suas observaes, sem qualquer ideia preconcebida e sem se importar com as theorias physiologicas ou pathogenicas, sem se inspirar do que foi dito pr e contra o methodo. <J'ai vu les faits, je les ai vcu, je les ai analyss, je les ai interprts.T

VII OBSERVAES
Observaes pessoaes, 12 doentes. Observaes fornecidas pelo dr. LALESQUE. ITuberculose pulmonar recente, aberta, hemoptoica e febril. Melhoras rpidas e persistentes. II Tuberculose pulmonar, aberta, febril, com derrame pleural. Melhoras accentuadas e durveis. 111Tuberculose pulmonar hemoptoica, aberta. Melhoras notveis e persistentes. IVTuberculose pulmonar recente, hemoptoica, subfebril, aberta. Melhoras profundas e durveis. VTuberculose pleuro-pulmonar, aberta, hemoptoica e febril. Melhoras considerveis. VITuberculose pulmonar. Fuso do vrtice direito. Febre. Hemoptyses. Melhoras considerveis e durveis. VIITisica galopante. Grande caverna amphrica direita, estalidos esquerda. Hemoptyses. Cachexia. Melhoras passageiras, notveis. VIIITuberculose pulmonar. Caverna no pulmo direito. Estalidos seccos e hmidos no esquerdo. Sub-febril com perodos febris. Hemoptyses. Melhoras considerveis. IXTuberculose ganglionar cervical suppurada. Indurao do vrtice do pulmo esquerdo. Melhoras profundas.

Durante os mezes de fevereiro a julho, fizemos a applicao das injeces d'agua de mar isotonica, segundo o methodo de Quinton, no tratamento da tuberculose pulmonar em diversos graus. Praticamo-las em 12 doentes, no Dispensam da Assistncia Nacional aos Tuberculosos, desta cidade, por deferncia graciosa do seu illustre director, o snr. dr. Arantes Pereira. O plasma marinho empregado mandou-se vir, em empolas de varia capacidade, do Laboratrio de Biologia Applicada, de Paris, dos drs. CARRION e HALLION. Impossibilidades que no foi possvel remover, obstaram a que podessemos fazer as observaes detalhadas, para deduzir concluses nitidas. Estas mesmo, no so to brilhantes como as que os tuberculogistas, citados ao longo desta these, comprovaram. Trabalhamos em pssimas condies, e em doentes rodos da misria physica e moral. Em todos elles, po-

96

A Agua do Mar

rem, e mais accentuadamente nuns casos que noutros, obtivemos resultados que os outros experimentadores obtiveram. Taes foram:volta do appetite, augmento de p eso __8 kgr. em 3 mezes e meio, numa doente melhoria das funces digestivas, diminuio da tosse e da expectorao, desapparecimento dos suores nocturnos, attenuao do syndroma gynalgia. Verificamos nalguns melhoras dos signaes estethoscopicos, desapparecimento dos estalidos seccos e hmidos, e da rudeza respiratria. Concluses seguras no tiramos, nem se podiam tirar. Alguns doentes mal obtinham melhoras aps as primeiras injeces, no voltavam, considerando-se curados. Outrosraparigasimaginando as injeces remdio milagreiro, para nada se importavam com as recommendaes clinicas e continuavam a vid'airada nocturna, talvez obrigadas pela misria. Assim succedia perderem as melhoras alcanadas, e ao sentirem-se mal, attribuiam o facto s injeces, fazendo propaganda nas restantes doentes contra tal tratamento. Quasi todos se alimentavam mal, alguns mesmo no se alimentavam, por no terem com qu; quasi todos viviam em miseras condices d'hygine. Relativamente s duas questes debatidas febre e hemoptyse no podemos falar com segurana da primeira. S nos dias de consulta duas vezes por semana nos era possvel tomar a temperatura. No notamos que a febre houvesse augmentado em nenhum doente,

A Agua do Mar

97

antes medida que o numero d'injecoes continuava, em alguns, lhes verificamos a diminuio. Quanto hemoptyse: Uma doente, antes do tratamento, tinha hemoptyses abundantes, algumas vezes durante dias seguidos, e trs a quatro vezes ao dia, com escarros hemoptoicos nos intervallos. Depois do comeo do tratamento s por duas vezes voltaram as hemoptyses, porm pequenas, e durante a epocha menstrual. Anteriormente, quer neste perodo quer fora delle, eram aquellas permanentes; agora s escarros levemente iriados de sangue. Noutros doentes os escarros hemoptoicos desappareceram completamente. Todos supportaram bem o tratamento. A injeco no era dolorosa, nem ao recebe-la, nem em seguida. A primeira era de 50 c.c, as seguintes de 100, e algumas vezes chegamos a injectar 200 c.c. Nenhum se queixou de que lhe produzissem dores ou outro encommodo cephalea, fadiga, insomnia, arripios, etc.

98

A Agua do Mar

I Tuberculose pulmonar recente, aberta, hemoptoica e febril. Melhoras rpidas e persistentes. Homem, 25 annos. Pintor. Vive na aldeia. Antecedentes hereditriosO pae morreu tuberculoso ha 15 annos. A me sadia. Tem um filho de 18 mezes com uma tuberculose ssea tibio-tarsiana, em suppurao ha um mez. Antecedentes pessoaesBons. Historia da doena Em maro de 1905, apanhou uma forte constipao de que no fez caso, no obstante a persistncia e augmente da tosse e expectorao, emmagrecimento progressivo, e fraqueza geral grande. Em junho comeou a fazer a cura pelo ar e pelo repouso, mas sem resultado algum. Em 5 de julho appareceram, de manh, escarros de sangue, abundantes, continuando at ao dia 30, sem interrupo. Durante este periodo15 a 30 de julho appareceram egualmente suores nocturnos, e grande anorexia, que resiste a toda a tentativa d'alimentao. Em 2 d'agosto vae para Arcachon. Exame do doenteAltura, 1 m. 60. Peso, 56 kgr. 700; pesava antes de adoecer 60 kgr. mais 3 kgr. 300. O estado geral no bom. Faz febre diria. Appetite nullo. Lingua suja. Anda com difficuldade por falta de foras; cana-se depressa. Somno mau, entrecortado por tosse. Tosse frequente, secca durante o dia, de manh acompanhada de expectoraes mucosas. As leses pulmonares esto localisadas no vrtice do pulmo direito, frente e atraz: signaes ntidos de condensao; sibilos e roncos; dois focos de sarridos sub-crepitantes, muito finos e hmidos, um adiante no sulco deltide, outro atraz mais extenso, na parte media da fossa supra-espinhosa.

A Agua do Mar

99

Exame bacteriolgicoEscarros muito sanguneos; algumas cellulas epitheliaes, nenhuma cellula gigante, numerosas hematias, poucos leucocytos, alguns bacillos de Koch, agrupados e isolados; algumas

adeias de estreptococcos, numerosos estaphylococcos, diplococcos e


pneumococcos. Em resumo: uma infeco secundaria enxertada numa bacillose pulmonar nitida.
TRATAMENTO:

/ injeco7 d'agosto. 100 c. c. Nenhuma reaco thermica. Passou bem a noite. 8 d'agostoA expectorao tem gosto salgado. Dr da picada insignificante. // injeco 9 d'agosto. 100 c. c. Teve reaco febril. A expectorao da manh continua a ter gosto salgado. 19 d'agostoDesapparecimento do gosto salgado. Diminuio da tosse e sobretudo da expectorao. Bastante appetite. / / / injeco--\\ d'agosto. 100 c. c. Reaco febril insignificante. 14 d'agostoPeso, 56 kgr. 800. Augmentou, 100 gr. IV injeco17 d'agosto. 100 c. c. Reaco nulla. A febre comea a baixar a partir da terceira injeco. Appetite bom. Funces intestinaes boas. Somno magnifico. Menos tosse. Comea a sentir-se com mais foras. V injeco 21 d'agosto. 100 ce. 22 d'agosto Peso, 57 kgr. 600. Augmentou 800 gr. VI injeco25 d'agosto. 100 c. c. Signaes bronchicos muito attenuados. Sarridos hmidos menos numerosos. Appetite muito bom. VII injeco 31 d'agosto. 100 c. c. / de setembroPeso, 58 kgr. 200. Augmentou 600 gr. Ville IX infeco4 e 8 de setembro. 100 c. c. 9 de setembroPeso, kgr. 800. Augmentou 600 gr. X injeco13 de setembro. 100 c. c. Dessappareceram os signaes bronchicos; os sarridos sub-crepitantes finos so menos humi-

100

A Agua do Mar

dos. A expectorao reduziu-se a trez ou quatro escarros de melhor aspecto. Apyrexia completa. Estado geral muito bom. Pesagens': ADurante o tratamento 44 dias, augmentou 2 kgr. 100; 44 gr. por dia. B D e p o i s do tratamento 46 dias: 16 de setembro, 58 kgr. 800; 23 de setembro, 59 kgr. 200; 1 de novembro, 63 kgr. 500. Augmentou 4 kgr. 700; 102 gr. 1 por. Augmenta total6 kgr. 800.

*
Este doente retirou d'Arcachon, aps mez e meio de permanncia adi, em 23 de setembro, tendo adquirido o seu peso normal. As melhoras no se desmentiram, pois que um mez depois de se haver entregue ao seu officio de pintor, pesava 63 kgr. 500, mais 3 kgr. 500 do que o seu peso normal. Alem disso, em 15 de novembro, o doente escrevia ao dr. LALESQUE: j no tusso nem escarro; passo admiravelmente bem; trabalho no meu officio sem me fatigar; os meus medicos constataram o magnifico resultado do tratamento. Dois factos ha a notar nesta obreservao. O gosto salgado da expectorao aps as duas primeiras injeces, e a ausncia da expectorao sangunea. Comtudo a primeira injeco de 100 c. c. foi dada sete dias depois de cessarem os escarros hemoptoicos, abundantes, que duravam ha quinze dias. Dever attribuir-se o magnifico resultado colhido por este doente cura hygienica rigorosa, ou ao tratamento pelas injeces da agua do mar isotonica? O dr. LALESQUE diz, a propsito d'esta observao, que duvida alguma tem em attribuir as melhoras deste doente ao tratamento pelas injeces, pois que a anorexia era antiga e desappareceu rapidamente.

A Agua do Mar

101

ISO

102

A Agua do Mar

II Tuberculose pulmonar, aberta, febril, com derrame pleural. Melhoras accenluadas e durveis. Homem, 45 annos. Sm antecedentes hereditrios nem pessoaes. Historia da doena Em abril de 1905, aps excessos de fadiga e grandes desgostos de negcios, comeou a sentir-se fraco e a emmagrecer grandemente. Perda d'appetite, apparecimento de tosse secca, dyspnea ao andar, febre e suores nocturnos. Fez o tratamento hygio-therapeutico, sem resultado. Em 14 d'outubro vae para Arcachon. Exame do doenteAltura, 1 m. 81. Peso, 60 kgr.; perdeu em 6 mezes 12 kgr.; pesava antes da doena 72 kgr. Estado geral mau. Faz febre. Tosse incessante, expectorao muco-purulenta muito abundante, enche trs escarradeiras em 24 horas. Pulmo direito. Adiante e atraz, no vrtice, indurao, com numerosos sibilos e roncos; na base, derrame pleural occupando o tero inferior do pulmo. Pulmo esquerdo. Na fossa infra-clavicular signaes de indurao junto ao esterno, estalidos hmidos abundantes na parte externa. Atraz, na fossa supra-espinhosa, indurao nitida, completamente impermevel. Exame bacteriolgico O escarro contem fibras elsticas, baciilos de Koch 5 a 6 por campo microscpico, pequenos grupos de . bacillos longos e granulosos.
TRATAMENTO

Submettido cura hygienica rigorosa durante 15 dias, o doente, dcil e pontual, no colhe resultado algum.

A Agua do Mar

103

/ infeco30 d'outubro. 100 ce. Reaco febril; no teve arrepio; pelle humedecida. No sentiu excitao nem apresenta a face congestionada. Menos tosse, menor expectorao. Mantem-se o mesmo estado geral e a mesma falta d'appetite. / de novembroA tosse e expectorao diminuram. A temperatura baixou. / / injeco 2 de novembro. 100 Ce. Reaco febril. A pelle humedeceu um pouco das dez horas da noite at de manh. 3 de novembroTusso menos, escarro menos, a temperatura baixou, durmo melhor, a mesma falta d'appetite. / / / injeco5 de novembro. 100 ce. A reaco febril menos prolongada que nas injeces precedentes. 7 de novembroJ quasi no tusso; durmo melhor, dum somno profundo; a temperatura baixou um pouco; sinto-me melhor disposto. Desde ha 8 dias que a expectorao se mantm sensivelmente em quantidade e qualidade. O appetite no augmenta. Augmento de peso insignificante. IV injeco 8 de novembro. 100. c.c. Febre insignificante. Pelas duas horas comeou a sentir uma dr forte na parte superior da coixa direita, desapparecendo no dia seguinte. 10 de novembro Passou mal o dia; tosse e expectorao frequentes, sem causa apparente. / / de novembro Pulso, 76. Ha trs dias que o appetite comeou a apparecer; hoje j regular e bem superior ao que era ha trs semanas. Respira melhor. A conversa no provoca tosse. Continua a dormir bem. V e VI injeces 12 e 16 de novembro. 100 c.c. 18 de novembroAs melhoras accentuam-se. A tosse quasi desappareceu. Appetite muito regular; digesto fcil. VII e VIII injeces20 e 23 de novembro. 100 c.c. IX injeco 21 de novembro. 100 c.c. Arrepio forte do meio dia s duas horas. 29 de novembro Pela primeira vez a temperatura normal

104

A Agua do Mar

366, 372. Desde o inicio das injeces que a febre da tarde vem vindo diminuindo. X e XI injeces 1 e 5 de dezembro. 100 c.c. 7 de dezembroMelhoras considerveis. Desde ha quinze dias que a tosse desappareceu. Expectorao menos abundante e de melhor aspecto, menos adhrente escarradeira. Dyspnea muito menor. O doente sente vontade de passear. Bacidez pleural menos extensa, sopro respiratrio menos agudo, apparecimento de attritos pleuraes, volta parcial das vibraes thoracicas. XII, XIII e XIV injeces\\, 15 e 19 de dezembro. 100 c. c. Apyretico. S d'abrilNo se desmentiram nem pararam as melhoras colhidas. J no existem signaes alguns de bronchite que havia disseminados pelo vrtice. A bacidez infra-clavicular esquerda est muito diminuda. Os estalidos hmidos desappareceram. Tosse muito raras vezes, apenas ao levantar. A expectorao est reduzida a quatro ou cinco escarros pequenos de manh: no conteem fibras elsticas, conteem bacilos de Koch2 a 3 por cada dez campos d'immersao de forma alongada mas no granulosa, com raros micrbios d'associao, alguns pneumococcos. Compare-se este exame com o do inicio do tratamento e reconhecer-se-ho as melhoras notveis. Os signaes pleuriticos da base direita esto attenuados. Existe apenas uma fina lamina liquida, na extenso de trs centmetros quadrados, rodeada de attritos pleuraes ligeiros que deixam perceber o murmrio vesicular. O doente anda horas sem canar; faz subidas sem difficuldade, sem arquejar Pesagens: Antes do tratamento: 6 mezes antes do inicio do tratamento . . . 16d'outubro 1905 72 kgr. 60

A Agua do Mar
Durante o tratamento : 30 d'outubro 31 . 6 de novembro 13 T 17
20

105

60 60,250 60,350 61 61,500

kgr.

62,700

5 de dezembro 12 19 Augmentou 3 kgr. 700; 74 gr. por dia. Depois do tratamento : 26 de dezembro 2 janeiro 9 16 22 29 5 fevereiro 12 . 19 26 5 maro 12 27 3 d'abril

62,750 63,250 63,700

64,300 64,700 64,900 65,700 66,100 66,700 66,700 66,700 67,300 67,900 68,400 68,400 68,750 69,200

kgr.

Augmentou 5 kgr. 500 em 105 dias; 52 gr. 3 por dia. Augmente total, desde as injeces 9 kgr. 200.

"D O

5 c0 |

a"& I o<3.
p'B 9

ST

6oK.

* ^1

6 k S n

1
6oK.

fe
| 1
__'_ L, . . I I I J f*"f~" ?

H s,
k
OJ

gj -1

1~4"=*
1 | =

-- -J ^=I"H L. L | |

44 p*

BS

" 1 J.I...r . -T,,

SfJvtot iflnfeci.

O I O O O I

"

Go K. to

^,

s = J?__
6iK. I* 1*4=

y .SL

s ff pS: 1 =t:
sjrc
8lrtjccb* O I O Cp

S i
&
9

Ri
li.

B I a
H,

&1K.JO0

4
!*=. K2K.7So 11? Infect. IO O <F

u
^

si

12?Jn/ecM DSK.llSa

J OO V

hj

X
eSK.700 ltfJtiieob. O J O .C

ta
p ^ tt
'i

u E k

f&KJoo

mc3 Si
i

S I

i*

GKjon
1

a.
^
H

(u
3.

69K.'joo

A Agua do Mar

107

A leitura da auto-observao deste doente mostra a aco das injeces da agua do mar isotonica, sobre a tosse e a expectorao, a partir da segunda injeco. A curva thermometrica indica trs fortes reaces aps as trs primeiras injeces, voltando a febre ao typo habitual nos dias intermedirios. A nona e undcima injeces do egualmente reao thermica, mas no impedem a febre de diminuir dia a dia at desapparecer. O exame dos pesos mostra a aco das injeces sobre a nutrio. Durante quinze dias de cura hygienica rigorosa, o peso mantem-se estacionrio, e no emlanto a falta de appetite no era grande. Poder-se-ha objectar que o augmento de 9 kgr. 200 em cinco mezes, num tuberculoso, no caso excepcional, porque a cura climtica simples d este augmento e mais ainda. Mas no deu neste doente, e o peso s comeou a augmentar com as injeces. Demais, para ponderar que o doente tem 45 annos, idade em que as reparaes so mais lentas e difficeis, e que a perda de peso havia sido, em 6 mezes, de 12 kgr.

III Tuberculose pulmonar hemoptoica, aberta. Melhoras notveis e persistentes. Rapaz, 19 annos. Antecedentes hereditrios Paes sadios. O irmo mais velho teve uma tuberculose pulmonar de que se curou, ha dez annos. Antecedentes pessoaesQosou sempre ba sade. Prepara-se para a Escola Militar de Saint-Cyr, e sendo inspeccionado em 19 de fevereiro de 1905, apurado para o servio militar. Altura, 1 m. 76. Peso, 73 kgr.

108

A Agua do Mar

Historia da doenaData de junho do mesmo anno, sem outra causa apparente que no seja o surmnage intellectual, e a clausura num collegio de Paris. Revela-se por tosse, voz velada, suores e emmagrecimento. Em 15 de setembro, ao levantar, teve uma hemoptyse seguida de escarros hemoptoicos durante 8 a 10 dias. Em 27 de setembro, nova hemoptyse mais abundante que a primeira. Em 13 d'outubro, volta inspeco e reformado temporariamente por um anno. At ao fim deste mez, no obstante o repouso rigoroso na cama, deita todos os dias alguns escarros de sangue. Em 30 d'outubro vae para Arcachon. Exame do doente Estado geral bom ; se bem que o doente haja emmagrecido. Pesa, 68 kgr.; perdeu 5 kgr. desde fevereiro. Estado local Na fossa infra-espinhosa direita ha um foco de condensao, caracterisado por bacidez nitidamente limitada, exaggero das vibraes thoracicas, resonancia da voz augmentada, ausncia do murmrio respiratrio sem sopro. Nas inspiraes profundas: crepitaes finas abundantes, em chuveiro, seguidas, hmidas. Em 4 de dezembro e 18 de janeiro, no obstante a cura hygienica rigorosa a que est sujeito desde a sua chegada a Arcachon, duas hemoptyses abundantes, intervalladas de escarros hemoptoicos que continuam at ao fins de fevereiro.
TRATAMENTO.

/ injeco 3 de maro. 100 c. c. A's 6 h. da tarde, arrepio ligeiro 376; cansao; ceia no teve appetite. 4 de maroPassou bem a noite ; appetite bom : sente-se mais forte e d um passeio de carro. A congesto facial da tarde menor. A' noite bom appetite. 5 de maroNoite ba ; sente-se um pouco menos forte que hontem; appettite bom s refeies: passou o dia fora; face congestionada.

A Agua do Mar

109

// injeco 6 de maro. 100 c. c. 1 h. da tarde. Respira melhor. Escarros pontuados de sangue de manh. A's 6 h. arrepio, dores de cabea, face congestionada. Appetite bom. 7 de maroDormiu pouco; cephalalgia intensa, um escarro de sangue, appetite bom, constipao de ventre, rosto afogueado. 8 de maro Passou bem a noite, um escarro espumoso branco, quatro a cinco vermelhos de sangue. Appetite bom. A constipao de ventre mantem-se. 10 de maro Noite boa. Escarros menos corados. /// injeco 12 de maro. 100 c. c. 1 h. s 6 h. arrepio, dr de cabea. Respirao mais livre. 13 de maro Passou bem a noite. Sente-se mais forte e - respira melhor. Deu um passeio de carro, de hora e meia. IV injeco 16 de maro. 100 c. c. s 4 h. arrepio. 17 de maro Respira muito mais livremente e menor a dyspnea ao andar. A tosse diminuiu e a expectorao ja no corada desde ha algnns dias. Come muito melhor; mais fcil de contentar. As funees intestinaes normalisaram-se. V injeco 20 de maro. 100 c. c. s 9 h. da noite teve uma ligeira hemoptyse. 21 e 22 maro De manh, escarros vermelho-escuros. VI e VII injeces24 e 28 de maro. 100 c. c. Reaco menor. No teve escarros corados. Somno e appetite bons. A tosse diminuiu, respira muito mais livremente. Arquejo menos. Como melhor. O intestino funeciona bem. J pude andar a correr com o co esta manh. Sinto-me mais forte e mais alegre. VIIIIX e X injeces 1, 6, e 10 d'abril. 100 c. c. Reaco menos accentuada. Os escarros no so corados so menos abundantes; no apresentam o mais leve vestgio de sangue ha j dez dias. Tosse quasi nulla. Dorme bem. Lingua limpa. A auscultao d maior amplitude inspiratria ; o foco de condensao na fossa infra-espinhosa direita, mais reduzido; os sarridos sub-crepitantes menos abundantes, menos finos, mais espaados.

110

A Agua do Mar

XI e XII injeces14, 17 d'abril. 100 c. c. Reaco nulla. Desappareceu a tosse, e a expectorao diminuiu muito. A voz j no velada. Anda facilmente urna hora sem canar, sem arquejar. Se no expectorasse ainda uma vez ou outra, no me julgaria doente. XIII injeco 19 d'abril. 50 c. c. No dia seguinte sente-se menos forte. Preciso d'injecoes de 100 c.c; sinto que fazem mais effeito que as de 50. XIV, XV, XVI injeces 24 e 28 d'abril, 2 de maio. 100 c.c. No tosse; a expectorao diminue dia a dia; desde o dia 13 d'abril que no voltou a apparecer escarro algum corado. Hontem dei um passeio de uma hora sem sentir o menor cansao. Dantes bastava andar uns minutos, comeava logo arquejar, fatigadssimo. A congesto da face desappareceu. XVII, XVIII, XIX, XX, XXI injeces. 6, 10, 14, 19, 22 de maio. 100 c.c. Appetite muito bom, de manh e tarde. O intestino funcciona perfeitamente bem; depois que comeou o tratamento pelas injeces deixou de tomar clysteres. Tosse nulla; somno magnifico. De manh ainda tem alguma expectorao; os escarros so menos viscosos, mais arejados, com raros bacillos 1 por cada 50 campos d'immerso. Amplitude inspiratria perfeita; ouve-se o murmrio em todo o pulmo; a impermeabilidade do foco infra-escapular desappareceu; apenas ligeiras nuances na intensidade da respirao e algumas crepitaes seccas, muito superjiciaes, muito discretas. Janeiro, 1907 A cura apparente mantem-se. No sobreveio incidente algum. Pesagens: Antes do tratamento: 19 de fevereiro 1905 30 d'outubro 1 de maro 1906 Perdeu em 12 mezes 5 kgr. 73 kgr 68 68

X
3

vi m 'ta ,-\z
oo ooi foi , K

a
2

s
2
* * 001 'f"! ,CI

" <-, b. <. C ^ H x * m-^ mv ^


i

001 1 9 i

s
o 2

Q3 OOT ft! ei

^
W6 **( f!i


s
3 S

'" oot & < a


M 00T f"! 9 1 001 ' ^ ! 'SI vo 001 f"! f T oo 09 "f"! Kl v 001 T"! 'SI p*

OM **l Zl

S S
o'o 001 "ta ,[(

s
2
CO

O'a 001 f! 01

*-"1 i i> .> ^


V,

1 sw
^1 5'.

oo 001 f"!.6

DU a * | oi

* i <
s

|r
oo ooi "ta , ' i

c >,

s s s
y

~1
TB oot ta ,g

s
2 S;

'.' OOT "f11! 'Q

> w *.> < b, ^> ^EX ^

sf

OH &* o i

* 001 T"! .'f

2 2
OOT "f"! "'fi

ooi jai oi

9
"7T

* .o

*
03 ooi fui .s

a
S

' 001 f"! 1

_
R

T ""

51

^189

o I o

?s

lb (0

1 si if-S a s
^S

112
Durante o tratamento : 15 de maro 18 6 12 28 5 19 d'abril . . de maio

A Agua do Mar

70,700 70,700 71,350 72,000 72,600 73,900 76,600

kgr.

Augmentou em 65 dias 8,600 kgr.

*
Alguns pontos interessantes ha a notar nesta observao. O estudo dos pesos mostra a restaurao completa e rpida do estado geral, a partir das primeiras injeces. A euphoria realmente notvel, bem como as melhoras quasi completas do pulmo direito affectado. Mas o ponto capital c referente s hemoptyses. O doente teve cinco hemoptyses de 15 de setembro de 1905 a 18 de janeiro de 1906; e nos perodos intervallares, escarros hemoptoicos dirios, que continuam at fins de fevereiro. No dia 3 de maro comea o tratamento pelo plasma marinho, levando 21 injeces, das quaes 20 de 100 ce. e 1 de 50. E o que succde? Apenas alguns escarros hemoptoicos ou simplesmente iriados de sangue, de tempos a tempos, e uma pequena hemoptyse na tarde da quinta injeco, no dia 20 de maro. Depois disso, nem durante o tratamento nem aps elle, mais coisa alguma. Pode dizer-se que o tratamento pelas injeces d'agua de mar isotonicas no s no favoreceu a volta das hemoptyses, mas mostrou ser o meio mais efficaz de resoluo do foco pulmonar, que era a origem das hemoptyses. Este foco tinha resistido a quatro mezes de cura climtica, e a todos os tratamentos anteriores.

A Agua do Mar

113

Finalmente, a reaco thermica provocada pelas primeiras injeces foi diminuindo, at que as ultimas no produziram reaco alguma. Como se pode vr do graphico, o doente chegou apyrexia completa. IV Tuberculose pulmunar recente, hemoptoica, sub-febril, aberta. Melhoras profundas e durveis. Homem, 25 annos. Antecedentes hereditrios Me robusta, forte, sadia. Um irmo, sadio e robusto, teve uma bacillose pulmonar ha 7 annos, de que se curou pela cura climtica prolongada em Arcachon. Antecedentes pessoaes Nunca esteve doente. Era forte e robusto. Historia da doena Em abril de 1905 comeou a tossir. Em 18 de junho, no regresso duma longa excurso d'automove!, ao deitar-se, pela meia noite, teve uma hemoptyse. A tosse continua; cana facilmente e emmagrece rapidamente. No emtanto continua na sua profisso penosa e anti-hygienica vida d'escriptorio, com longas sesses na bolsa. 8 de julho. Segunda hemoptyse, tarde, to abundante como a primeira, reproduzindo-se nos dias 9 e 10, de manh. Apparece a febre. Cura hygio-therapeutica. 14 de julho. Terceira hemoptyse, mais violenta que as anteriores. Em 14 d'agosto vae para a aldeia onde colhe melhoras sensveis. Em 15 de setembro vae para Arcachon. Exame do doente Faz febre. Appetite regular. Tosse frequente, secca, quintosa. Expectorao pequena. Pulmo esquerdo. Indurao de todo o lobo superior, adiante e atraz; estalidos finos, hmidos, no sulco deltide e na fossa supraespinhosa junto columna vetebral.
8

114

A Agua do Mar

A cura hygienica traz leves melhoras : tosse um pouco menos, a temperatura baixa um pouco; de 18 de setembro a 9 d'outubro au gmenta de peso 2 kgr. 100, tendo voltado o appetite. 9 d'outubroPerde quasi de repente o appetite, lingua saburrosa, febre accentuada. E mbarao gastriao com pousses congestivas da face, muito fortes, dando duas pequenas hentoptyses em 13 e 14, se guidas, durante 8 dias, de escarros muito vermelhos. Tosse frequente, 38, e nos dias seguintes : 386, 382, 384. 18 d'ontubro Pulmo esquerdo, adiante: nos dois primeiros es paos intercostaes e no sulco deltide, estalidos hmidos na inspira o normal, tornandose mais perceptveis depois de tossir; sarridos subcrepitantes finos, muito superficiaes, no tero superior at ao n vel do mamillo, estendendose para o cavado e linha axillares. Atraz: na fossa supraespinhosa, sarridos subcrepitantes finos de mistura com signaes bronchicos sibilos e roncos. Pulmo direito. Adeante e atraz, na parte superior, schema I do prof. Orancher. 20 d'outubroMelhoras estethoscopicas. Na regio infraclavicu lar esquerda, os sarridos so menos hmidos, menos abundantes, me nos extensos. Atraz, desappareceram os roncos e os sibilos. Pelo emprego dos sinapismos nas pernas12 por dia, no voltou a congesto da face, que apparecia de preferencia aps as re feies. 26 d'outubroSeis escarros vermelhos de manh. 27 d'outubroTrez escarros vermelhos; 379.
TRATAMENTO

/ Injeco 28 d'outubroTrs escarros raiados de sangue, de manh. A anorexia dura desde ha 20 dias. E mmagrecimento grande, notvel perda de foras. 100 c.c. s 10 h. da manh. A's 2 h. teve arripio; s 4 h. lj% novo arripio.

A Agua do Mar

115

Temperatura rectal : meio dia 2 h. Va 4 h. Va 6 h. Va 8 h. Va 3706 38o 39i 38o8 385

Dr de cabea, com predomnio na nuca at meia noite. Do meio dia s 7 h. da tarde no tossiu nem expecturou. Sentiu-se afogueado pelas 5 h., passando com a applicao de sinapismos nos membros inferiores. Urinas turvas e abundantes. Suou um pouco pela meia noite. Somno no muito bom. 29 d'outubroA temperatura desceu37,2. No teve tosse; uma s expectorao nas 24 h., de bom aspecto. No voltou a sentir-se afogueado. Ao jantar tinha fome; comeu, sabendo-lhe muito bem : um caldo, ovos estrellados, miolos, creme e biscoitos. Ha 20 dias que a anorexia era completa. Dormiu bem. 30 d'outubroTemperatura37,9, 37,2. Na fossa supra-espinhosa esquerda no se ouvem j os sarridos sub-crepitantes finos, apenas na parte superior algumas leves crepitaes finas e hmidas; depois de tossir. A' frente, eguaes melhoras mas menos accentuadas. Nas inspiraes foradas percebe-se ainda o caracter hmido dos sarridos, com a mesma abundncia, e nas mesmas regies que em 18 d'outubro. 11 injeco 3i d'outubro. 100 c. c. ao meio dia. No teve arripio. Temperatura : meio dia 2h 4h 6h 8h 369 37o5 377 38! 374

116

A Agua do Mar

Do meio dia s 9 h. do dia seguinte no tossiu. A's 3 h. da noite, raspou da garganta uma pequena mucosidade estriada de sangue. No teve a congesto da face habitual, no carecendo pela primeira vez, desde ha semanas, da applicao de sinapismos. No teve cephalea nem suores. Dormiu bem. Urinas claras, abundantes. A primeira vez, depois d'algumas semanas, que no precisou de clyster para obrar. O appetite mantem-se pequeno. 1 a 2 de novembroTemperatura: 367 a 372. III injeco 3 de novembro. J no se ouvem, atraz, nas inspiraes foradas, sarrido algum, mesmo secco. A frente, os sarridos ouvem-se em menor extenso e so mais seccos. Em resumo: parece terem desapparecido os signaes de congesto. No tem tido a face congestionada. Ha trs dias que no tosse; apenas duas expectoraes, levemente coradas. 100 c.c. s 9 h. Ligeira reaco thermica, Temperatura : 8h. . . . . meio dia 2h 4h 6h. . 367 37 1 37o2 37o6 374

Leve congesto facial entre as 3 e 4 h. Um escarro sanguineo s 7 h. No tossiu de noite. Dormiu muito bem. Muito bom appetite. 5 e 6 de novembro. Temperatura: 36 a 369. IV injeco 7 de novembro. 100 c.c. Pequena reaco thermica. Dormiu bem. Bom appetite. No tossiu; uma s expectorao mucosa nas 24 h. 8, 9, 10, 11 e 12 de novembro. Temperatura: 3605 a 37<>2. V injeco i3 de novembro. Atraz, esquerda, continua bem, sem ruidos anormaes, apenas signaes de condensao. /rente, alguns

A Agua do Mar

117

sarridos seccos, circumscritos ao sulco deltide. 100 c. c. as 10 h. Muito pequena reaco thermica. Muito bom appetite. As congestes faciaes menos intensas e mais raras ; j no carece de sinapismos. O doente attribue o facto suppresso do vinho. VI injeco 16 de novembro. 100 c. c. Reaco nulla. Dormiu bem. O doente levantou-se pela primeira vez, e est 3 h. na chaiselongue. VII injeco. 21 de novembro. A' frente, esquerda, respirao rugosa, sarridos muito seccos circumscriptos na parte superior do sulco deltide. Atraz nada. 100 c.c. s 11 h. O doente levanta-se todo o dia. VIII injeco 25 de novembro. Sente-se bem, come bem. Tosse e expectorao quasi nullas. 28 de novembroAtraz nenhum ruido anormal; persistem apenas os signaes de condensao. A frente, as inspiraes foradas do apenas alguns sarridos muito seccos, discretos, superficiaes, na linha axillar. IX injeco 2 de dezembro. Magnifico appetite. Depois de alguns dias sem expectorao, teve hontem dois escarros pontuados de sangue. Atraz, nenhum ruido anormal. A' frente, apenas leves crepitaes finas, seccas, superficiaes, na linha axillar. Manteem-se as melhoras dos signaes estethoscopicos. 100 c.c. ao meio dia. X injeco 5 de dezembro. 100 c.c. XI injeco 10 de dezembro. O doente sente-se bem, sente-se forte. Come como nunca comeu. Digere bem. 100 c.c. s 10 h. da manh. Passeio de carro das 2 s 4 h. XII injeco14 de dezembro. Continua apyretico. Appetite devorador. Estado geral muito bom. 100 c.c. s 9 h. da manh. 19 de dezembroA auscultao d o mesmo que no dia 2. 26 de dezembroOs mesmos signaes estethoscopicos, menos na parte superior do sulco deltide, onde se ouvem algumas crepitaes finas, discretas, mas hmidas. Estado geral magnifico. 30 de janeiro de 1906 Sente-se forte. Magnifico appetite; faz

118

A Agua do Mar

bem as digestes. No tosse nem expectora ha um mez. Hoje teve de manh um pequeno escarro levemente raiado de sangue. A auscultao, atraz, d bacidez, respirao mais ampla, voz e vibraes thoracicas menos resoantes. Nem um s ruido anormal. A' frente, respirao rugosa, inspirao rude e baixa.

Pesagens: Altura, 1,<<>85. Antes da doena pesava 85 kgr. Perdeu nos 4 a 5 mezes anteriores da sua ida para Arcachon 12 kgr.; 80 gr., por dia. Antes das injeces : 18 de setembro 1905 . . . . . . . 25 . 2 d'outubro ,. . . . 9 72,800 73,470 73,100 74,900 kgr.

Augmentou em 21 dias 2 kgr. 100; 100 gr. por dia.

Durante as injeces: 8 de novembro 1905 15 22 29 7 de dezembro 14 73,200 73,800 74,500 76,100 76,720 78,100 kgr.

Augmentou em 36 dias 4 kgr. 900; 136 gr. 1 por dia.

A Agua do Mar
Depois das injeces: 14 de dezembro 1905 21 28 4 de janeiro 1906 11 30 > 2 de fevereiro

119

78,100 kgr. 79 79,100 80,200 80,600 82,200 83,680

Augmentou em 50 dias 5 kgr. 580; 111 gr. 6 por dia.

l.o Nesta observao, os pesos permittem distinguir o que, no restabelecimento do estado geral do doente, se deve attribuir cura climtica e s injeces d'agua de mar isotonica. Em 18 de setembro, o doente pesava 72 kgr. 800. Em 9 d'outubro 22 dias depois-sem superalimentao, pesa 74 kgr. 900; mais 2 kgr. 100 devido volta do appetite pela cura hygienica, sem auxilio de medicamento algum. Mas em 9 de outubro, sobrevm um embarao gstrico, febril, com hemoptyse intercorrente, seguida, durante oito dias. d'expectoraao hemoptoica. No obstante o repouso, a remisso febril, e medicao appropriada, a anorexia persiste. O doente emmagreceu; perdeu 1,kgr 700. Recebeu a primeira injeco em 28 d'outubro. A partir da terceira, volta o appetite que se conserva excellente durante o tratamento doze injeces de 28 d'outubro a 14 de dezembroaugmentando de peso 4,kgr.90O. Terminadas as injeces o appetite mantem-se magnifico, aceusando em 2 de fevereiro um augmento de peso de 10,kgr.860 pertencendo & cura climtica apenas 2,kgr.l00. Demais, devido s injeces, as funees intestinaes que eram ms, necessitando do emprego de clysteres, regularisam-se, e tornam-se boas.

120

A gua do Mar

2.0 A curva thermica mostra que at 9 d'outubro o doente se manteve sub-febril, seguindo-se um perodo d'apyrexia, passageiramente perturbado pela reaco thermica das duas primeiras injeces ; a apyrexia persiste at ao fim do tratamento. 3." Vejamos a questo importante das hemoptyses. No dia 13 d'outubro, uma hemoptyse seguida d'escarros hemoptoicos. O doente tinha tido num mez--18 de junho a 14 de julho trs grandes hemoptyses; dos dias 14 a 21, 26 a 28 d'outubro escarros hemoptoicos. No mesmo dia 28 recebe a primeira injeco, e durante todo o tratamento no voltou a ter hemoptyses. Portanto as injeces da agua do mar no produziram nem favoreceram as hemoptyses. Os escarros hemoptoicos, e a expectorao pontuada de sangue, no podem ser attribuidos s injeces marinhas, porque sendo de data anterior ao inicio das injeces, estas expectoraes tornam-se mais raras, embora no cessem completamente, mesmo depois de terminado o tratamento. Mas nem sequer se pode incriminar as injeces do plasma marinho de contriburem para a permanncia da expectorao hemoptoica. Seria desconhecer certas fornias clinicas da tuberculose. Conhecemos bem a tuberculose hemoptoica a longo praso, durante o qual o individuo faz a sua doena duma forma hemoptoica, sem que por isso o prognostico seja mais grave. Portanto, diz o dr. LALESQUE a propsito desta observao, as injeces marinhas fazendo desapparecer a tosse e as bouffes congestivas da face, concorreram para diminuir as causas occasionaes da hemoptyse.

A Agua do Mar

121

V Tuberculose pleuro-pulmonar, aberta, hemoptoica e febril. Melhoras considerveis. Rapariga, 16 annos. Antecedentes hereditrios e pessoaes. Bons. Historia da doena. Comeou em dezembro de 1904 por uma pequena tosse secca, frequente, falta d'appetite, constipao de ventre, emmagrecimento e fadiga geral. Em. janeiro de 1905, durante o periodo menstrual, escarros de sangue durante cinco a seis dias. Comea a fazer febre. Em fevereiro. Signaes de congesto pulmonar no vrtice direito, frente; a traz, no angulo do omoplata esquerda, placa de pleurisia secca. Em 1 de maro, vae para Arcachon fazer a cura hygienica. Faz febre; tosse; no tem appetite; pesa 46 kgr.; menstruao normal. No vrtice direito, adiante, estalidos hmidos; todos os dias de manh cinco a seis escarros, de mau aspecto, baciilares um bacillo em media por quinze campos d'immersao. Attritos pleuraes esquerda. Retirou em 30 de maio com melhoras apreciveis. Tosse e expectorao nullas ; desapparecimento dos estalidos hmidos, diminuio dos attritos pleuraes. Augmentou de peso 2 kgr. Em julho, agosto e setembro, nos perodos menstruaes e intervallares, expectorao hemoptoica abundante, por series de sete a oito dias. Reappareceu a tosse nos primeiros dias d'agosto. Diminuiu de peso 1 kgr. 250. Em I d'outubro, volta para Arcachon. Tosse frequente. Pouco appetite. Asthenia geral. Attritos pleuraes menos perceptveis; nos dois vertices, bronchite intensa; na fossa infra-clavicular direita algumas crepitaes hmidas, discretas, no fim de inspiraes foradas. Faz febre. Os perodos menstruaes fazem-se acompanhar de expectorao sangunea. 2 a 20 d'outubroPela cura hygienica o appetite regularisa-se,

122

A Agua do Mar

augmenta de peso 850 gr., e melhora da bronchite. Continua febril 38 a 383. 22 d'outubroDeclara-se uma gastro-enterite aguda, febril: cr sub-icterica, lingua muito suja, mau hlito, vmitos frequentes, dores abdominaes intensas, fezes viscosas e ftidas primeiro, depois constipao de ventre. Dieta hydrica e lctea prolongada. Em 38 dias perde de peso 2 kgr. 850. TRATAMENTO: / injeco25 de novembro. A doente sem appetite, com constipao de ventre, sujeita a regimen lcteo rigoroso, muito enfraquecida, apyretica, recebe uma injeco de 50 c.c. Nenhuma reaco nem fadiga. A' tarde tem vontade de comer. Passou melhor a noite. / / injeco 28 de novembro. 50 c.c. Melhor aspecto, lingua ainda suja. A dr, abdominal ligeira, produzida pela primeira injeco desappareceu. Urinas claras, abundantes. Nenhuma tosse. A doente pede que lhe deem de comer. Alem do regimen lcteo dos dias anteriores, toma duas refeies de uma sopa de aletria, um ovo, pure de fcula e po torrado. 29 de novembro. Melhores cores, bom aspecto; appetite muito bom; somno magnifico. Persiste ainda a constipao de ventre. ///, IV, V e VI injeces 30 de novembro, 3, 6 e 10 de dezembro. 50 c.c. Desde a segunda injeco que o appetite magnifico. J ha muitos annos que no comia com tanto appetite. Com effeito a doente come de tudo e as digestes so fceis. Mantem-se a constipao de ventre. A tosse nulla. No se sente, porm, com mais foras. Levanta-se das 10 h. Va s 7 h., depois de 15 dias de repouso completo na cama. Augmente de peso 380 gr. VII injeco 14 de dezembro. 5o c.c. O appetite continua bom. Comea a sentir-se mais forte. A tosse no voltou depois da primeira injeco. Somno excellente. Sobre as funces intestinaes no se pode

A Agua do Mar

123

fazer juizo, porque a doente habituou-se a dar um clyster todas as manhs. 18 de dezembroTudo corre bem. Pela primeira vez obrou hontem e hoje sem o auxilio de clyster. VIII injeco19 de dezembro. 50 c.c. Continua a sentir-se cada dia mais forte. D passeios de trs quartos d'hora. O intestino bem. IX e X injeces23 e 28 de dezembro. 50 c.c. Tudo continua bem, as pernas ainda um pouco fracas. XI injeco 2 de janeiro. 5o c.c. Appetite bom e o intestino funcciona como ha muitos annos no funccionava. Sente-se mais forte das pernas. XII injeco 6 de janeiro. 50 c. c. Pesagens: Antes das injeces : 6 d'outubro 20 10 de novembro 27 48,450 kgr. 48,450 47,560 45,600

Perdeu em 38 dias 2 kgr. 850; 75 gr. por dia. Durante as injeces : 25 de novembro 4 de dezembro 11 18 25 1 de janeiro 6 45,600 47,200 47,850 48,200 48,500 50 50,560 kgr.

Augmentou em 40 dias 4 kgr. 960; 124 gr. por dia.

124
Depois das injeces: 6 15 22 29 5 2 de janeiro . . . . . . . . . . . de fevereiro d'abril

A Agua do Mar

5o,56o 51,300 51,750 51,900 52 53.160

kgr.

Augmentou em 45 dias2 kgr. 600; 57 gr. por dia. 2 d'abril 1906. Estado geral magnifico. Apyrexia completa. Appetite bom; o intestino funcciona bem. Nem tosse nem espectorao. Auscultao boa. A doente d passeios de uma hora, de manh c de tarde. Cura de barco quasi diria, de 1 a 4 e 5 horas.

*
Esta observao permitte fazer o estudo da cura climtica e da cura pelas injeces marinhas sobre o apparelho digestivo, pulmonar, e sobre a temperatura. 1 .o Apparelho digestivo. A curva dos pesos mostra como a doente, melhorando do appetite pela aco da cura climtica, de 1 a 20 d'ontubro, augmentou apenas 850 gr. Sobrevieram ento accidentes gastro-intestinaes agudos, febris, que fazem perder em 38 dias 2 kgr. 850. Durante este periodo, mantem-se a constipao de ventre e as fezes so ftidas e viscosas. Logo depois da primeira injeco volta o appetite, melhorando a cada injeco at ser bom, e persiste. O intestino, a partir da terceira injeco regularisa-se, e comea a funccionar espontaneamente, o que no succedia ha mais de um anno. A curva dos pesos d um augmente de 4 kgr. 960. bem manifesta pois a aco das injeces sobre o apparelho digestivo. 2.o Apparelho respiratrio. Os signaes estethoscopicos melhoram logo depois das primeiras injeces, mas estas melhoras j se

A Agua do Mar

125

tinham iniciado anteriormente com a cura climtica. Todavia a tosse s cessou depois da segunda injeco, e no voltou. Sobre a hemoptyse, a aco das injeces mais ntida. Anteriormente ao tratamento marinho, os perodos menstruaes eram acompanhados de escarros de sangue, nos mezes de fevereiro, julho, agosto, setembro e outubro. Nem durante o tratamento nem depois voltou tal accidente, e no emtanto a III, XI e XII injeces foram dadas durante o periodo menstrual. 3.0 Curva de temperatura. As injeces d'agua de mar isotonica comearam em seguida a um periodo febril, de mez e meio, e no perturbaram a deffervescencia, estabelecendo-se a apyrexia durante o tratamento.

VI Tuberculose pulmonar. Fuso do vrtice direito. Febre. Hemoptyses. Melhoras considerveis e durveis. Homem, 20 annos. Antecedentes hereditrios Bons. Antecedentes pessoaes Em creana era muito sujeito a constipaes e bronchites repetidas, que o obrigaram a fazer curas d'aguas sulphurosas. Exame do doenteYLm maro de 1905; bronchite, laryngite, tosse frequente, emmagrecimento accentuado. Em abril, o vrtice direito apparece compromettido. Estado geral nada satisfactorio ; melhora um pouco pela cura hygio-therapeutica. Em 8 de julho. Hemoptyse pouco abundante, repetindo-se quatro vezes nesse dia e trs na semana seguinte, sein febre nem modificao sensvel dos signaes estethoscopicos. Em 20 de julho vae para Arcachon. Exame do doenteEstado geral mau. Emmagrecimento grande; perdeu 5 kgr. 900; lingua suja, appetite nullo, digestes lentas e diffi-

126

A Agua do Mar

ceis. A curva thermica oscilla entre 374 a 382 e 385 ; suores nocturnos; dorme mal; asthenia geral. Estado local. Amollecimento da metade superior do pulmo direito, adiante e atraz; signaes de bronchite no pulmo esquerdo. Expectorao abundante, muco-purulenta, por vezes sangunea, bacillar. Tosse incessante. Dyspnea accentuada.
TRATAMENTO

De 4 d'agosto a 2 de setembro, recebeu o doente nove injeces de plasma marinho, de 100 c.c. Volta o appetite e augmento de peso2 kgr. 900. A tosse diminue. Mas sobretudo na expectorao que as melhoras se. tornam notveis ; diminuiu extraordinariamente e de melhor aspecto. Sente-se com mais foras. A dyspnea ao andar desappareceu. O doente vive num primeiro andar e sobe com facilidade; quando chegou a Arcachon custava-lhe immenso e suffocava. Somno excellente. A curva thermica desce377 a 37<>8. Os signaes da bronchite desappareceram ; os estalidos hmidos transormaram-se em seccos. 2 de setembroSatisfeito com os resultados colhidos, parou com as injeces, contando com a cura climtica para o restabelecimento completo. 9 de setembro O doente continua bem, mas perde 400 gr. Decide-se a recomear com as injeces, esperando apenas que cheguem as empolas. 12 de setembroNo obstante o mau tempo, forte tempestade de oeste, o doente permanece na praia longas horas, exposto ao vento, ao frio e chuva, querendo assistir s regatas de barcos automveis. A tarde, violento accesso febril39; arripios, tosse. De 13 a 24 de setembroA febre vespertina oscilla entre 39 e 40. Em todo o vrtice do pulmo direito existem signaes de bronchite e de amollecimento; expectorao abundante muco-purulenta; perda d'appetite, lingua suja, etc. Dieta lctea.

A Agua do Mar

127

12 d'outubroLe\anta-se a primeira vez depois de ter estado um mez de cama. A febre da tarde desceu a 375; ha melhoras dos signaes estethoscopicos. Pesa 73 kgr.; perdeu 3 kgr.; 400. Em 24 d'outubro recomea as injeces d'agua de mar isotonica. / injeco24 d'outubro. 100 c. c. No teve arripio; fgeira dr de cabea. Dormiu bem. Volta o appetite. Ill injeco 2 de novembro. 100 c. c. Come melhor. VIII injeco 28 de novembro. 100 c. c. Expectorao insignificante, e de manh apenas, mas no purulenta, mucosa. Persiste uma tosse secca. A auscultao na fossa infra-clavicular direita d estalidos seccos com algumas crepitaes hmidas; atraz, na fossa supra-espinhosa direita, sibilos, roncos com alguns sarridos crepitantes seccos. XII injeco 12 de dezembro. 100 c. c. Bom appetite; o intestino funcciona bem, somno magnifico. Estado geral excellente. Sente-se forte. O doente d passeios de duas horas sem o menor canao. A tosse diminuiu muito; apenas de manh para expectorar dois ou trs escarros mucosos. Algumas crepitaes seccas, raras, disseminadas nas fossas supra-espinhosa e infra-clavicular direitas. 30 de maroAs melhoras continuam. O doente sente-se to bem que desde o principio deste mez d passeios a cavallo de 2 horas, trs vezes por semana. Anda todo o dia. Hoje, a primeira vez desde ha mez e meio, deitou de manh um escarro espesso; no continha bacillo algum nem fibras elsticas. A auscultao no revela ruido algum anormal. Ha signaes de condensao do vrtice direito. Pesagens : Antes da l. serie d'injeces: janeiro 1905 22 de julho 31 4 d'agosto 80 74,100 73,700 73,500 kgr.

Perdeu em 7 mezes 6 kgr. 500; 3l gr. por dia.

128
Durante a l. a serie das injeces : 4 d'agosto 11 18
25

A Agua do Mar

73,500 kgr. 74,200 75,600


75,600

2 de setembro

76,400

Augmentou em 29 dias 2 kgr. 900; 100 gr. por dia: Depois da 1. serie d'injecoes : 2 de setembro 9 12 d'outubro 19 76,400 kgr. 76 73 73,200

Perdeu em 47 dias 3 kgr. 200; 68 gr. por dia. Durante a 2." serie d'injecoes: 26 d'outubro 2 de novembro
9

73,300 kgr. 74,900


75,500

16 23

76,500 77,500 78 80,400

30 14 de dezembro . . . Depois da 2.a serie d'injecoes : 14 de dezembro 3 de maro 9 16 24 30

Augmentou em 49 dias 7 kgr. 100; 145 gr. por dia. 80,400 kgr. 85 < 86,380 87,620 88,800 89,130

Augmentou em 106 dias 8 kgr 730; 82 gr. por dia. Desde o inicio das injeces augmentou15 kgr. 630.

A Agua do Mar

129

Esta observao no deixa duvida alguma sobre a aco do plasma marinho. Por duas vezes, em seguida a crises pulmonares e gstricas agudas, o tratamento foi efficaz. Dos pesos se v a aco do plasma marinho sobre as funces de reparao. A deffervescencia febril no foi perturbada. Durante o tratamento de 21 injeces, nenhum escarro sanguneo. No emtanto, trs semanas antes, o doente tinha tido quatro hemoptyses seguidas de escarros hemoptoicos at dias antes de comearem as injeces.

VII Tsica galopante. Grande caverna amphorica direita, estalidos esquerda. Hemoptyses. Cachexia. Melhoras passageiras, notveis. Rapaz, 19 annos. Antecedentes hereditrios e pessoaes. Nullos. Historia da doena Em dezembro de 1904 inicia-se a doena no collegio, por um conjuncto de symptomas que fizeram suspeitar tratar-se dum caso de grippe, mas cuja evoluo, a curto trecho, mostrou ser uma tisica galopante. Em janeiro e MaroDuas hemoptyses abundntes. Em 14 de setembro vae para Arcachon. Exame do doenteO doente apresenta signaes de cachexia: grande pallidez da pelle e das mucosas, extrema magreza, sem foras algumas, no se pde ter em p, anorexia completa. Ha quasi um anno que faz febre diria vespertina oscillando entre 38 3 e 39. Suores nocturnos, etc. No pulmo direito, oceupando a metade superior, adiante e atraz, uma grande caverna amphorica, que d abundante expectorao purulenta. No pulmo esquerdo, no vrtice anterior e nas fossas supra
s

130

A Agua do Mar

e infra-espinhosas, fervores de grossas bolhas. Tachycardia. Tosse constante, no consentindo o somno. Grande dyspnea. Pesa 55 kgr.; perdeu desde o principio da doena 9 kgr. De 14 de setembro a 9 d'outubro no colheu resultado algum da cura hygienica; perdeu de peso 900 gr.
TRATAMENTO

/ injeco 8 d'outubro, 50 ce. s 11 horas e meia. A 1 hora e meia o doente dorme um somno profundo de 2 horas. Ligeira reaco febril. Volta o appetite. Na vspera, porque a me insistira muito, comeu um ovo. Hoje noite pediu que lhe dessem de comer. / / injeco 11 d'outubro. 50 ce. s 11 horas e meia. Arripio dum quarto d'hora. As 4 horas e meia dorme um somno profundo de hora e meia. Ligeira reaco febril. Sente-se melhor. Continua a ter vontade de comer. Diminuio da tosse e expectorao. Constipao de ventre persistente. Urinas abundantes e claras. III injeo16 d'outubro. 50 c e s 11 horas e meia. Ao meio dia e meia hora, almoo com appetite. As 2 h. 15 m. sente-se mal; arripio, vertigens e dores de cabea. s 2 h. 30 m. adormece profundamente at s 4 h. 45 m. Sente-se bem ao despertar. noite janta com appetite. No teve reaco febril. 17 d'outubro. Dormiu das 3 s 5 h. da tarde. Bom appetite. No tosse. A expectorao diminuiu: depois de 26 h. a escarradeira no est ainda cheia, quando anteriormente enchia trs em 24 h. Os escarros saem com mais facilidade. Respira melhor. A auscultao d coisas extraordinrias; os sibilos e roncos que existiam em todo o pulmo direito, frente e atraz desappareceram; a caverna secca com uma rapidez incrvel. IV'injeco. 20 d'outubro. 25 ce. s 10 h. e meia. Para evitar o mal estar e vertigens que appareceram depois da injeco anterior, fez-se uma injeco de 25 c.c. apenas, que no produz effeito algum. a ne l'a pas travaill, no dizer pittoresco do doente. Sente-se peor;

A Agua do Mar

131

menor appetite; somno mediocre. Em 21 e 22 persiste a febre e a diminuio do appetite. V injeco 23 d'outubro. 50 c.c. s 12 h. e urn quarto. Duas horas depois da injeco pede de comer. As 5 h., aps alguns instantes de somnolencia, porque tem appetite, volta a comer. s 6 h. e meia come novamente. s 8 h. toma um caldo. Mas o alimento foi demasiado e por isso passou mal a noite. De madrugada, s 2 h., diarrhea e vmitos. Signaes de indigesto. 29 d'outubro. Est restabelecido da indigesto. Come bem e com appetite. A febre diminue sensivelmente. Sente-se mais satisfeito e com mais foras. VI injeco 3l d'outubro. 50 ce. s 11 h. e trs quartos. hora e meia tem fome. As 3 h. e ]45 sente vontade de descanar e dorme at s 5 horas. 2 de novembro. As melhoras colhidas so notveis. Dorme bem, tem bom appetite; as funees intestinaes desde ha 15 dias fazem-se bem. Quasi que no tosse. A expectorao no purulenta, mucosa; diminuiu muito. A caverna amphorica est secca: sopro amphorico e voz cavitaria. As crepitaes hmidas que havia na peripheric da caverna so agora seccas. No vrtice esquerdo ha signaes de indurao; no se ouvem j os fervores. VII injeco 5 de novembro. 50 'c.c. O doente no tosse; a expectorao est reduzida a seis ou sete escarros por dia. Sente-se mais forte; pede para dar um passeio. A apparencia revela uma transformao profunda. 6, 7 a 8 de novembro. Passeia de carruagem das 2 s .4 horas. 9 de novembro. No ha tosse; a expectorao insignificante. VIII injeco 12 de novembro, 50 c. c. 15 de novembro. Inicia a cura de barco, das 2 s 4 h. Fatigouse um pouco porque teve de andar a p uns 10 minutos, mas sente-se bem; o passeio de barco distrahiu-o muito. 16, 17 de novembro. Dois passeios de barco que produziram

132

A Agua do Mar

ainda melhor efeito. A febre baixou um pouco. O appetite augmenta ainda mais; diz comer por prazer. Anda mais alegre. IX injeco 19 de novembro. 50 c. c. s 9 h. Va. Nem arripio, nem mal estar. Ligeira transpirao nocturna. X injeco 26 de novembro. 50 c. c. s 10 h. Passeio de barco das 2 s 4 h. Passou muito bem a noite; No tosse; expectorao mucosa, dois escarros de manh. 2 de dezembro. Continua bem. As melhoras manteem-se. De manh um escarro com estrias sanguinolentas. Por este motivo so suspensas as injeces. De 2 de dezembro a 3 de janeiro. A situao muda para peor. Tosse frequente; expectorao abundante, uma escarradeira por 24 horas; o appetite conserva-se ainda bom, mas irregular. A's 10 h. do dia 3, forte arripio seguido de congesto facial; tosse frequente com sensao de picada na garganta. A's 5 h. expectorao abundante, muco-purulenta, seguida duma pequena hem0ptyse, que se repete passados dez dias, em 15 de janeiro. A partir desta data a doena aggrava-se. febre alta, nenhum appetite, vmitos alimentares reflexos ou espontneos, dirios, diarrhea, suores nocturnos abundantes, cachexia rpida. O doente morre passados dois mezes, em 5 de maro. Pesagens:-Antes das injeces: Com sade . . 14 de setembro 1905 5 de outubro . . . Perdeu em um anno 9 kgr. 900. 64 kgr. 55 54,100

A Agua do Mar
Durante as injeces : 8 d'oiitubro 14 19 26 2 9 16 23 30 de novembro

133

84,100 kgr. 53 55,600 55,750 55,900 56 56,200 56,700 57,100

Augmentou em 53 dias3 kgr.; 56 gr. por dia. Depois das injeces: 30 de dezembro . 28 de janeiro 57,200 kgr. 47,200

Perdeu em 29 dias 10 kgr. ; 344 gr. por dia.

Trata-se duma forma de tuberculose pulmonar muito grave, pela rapidez da evoluo e extenso das leses. No emtanto, o tratamento pelas injeces pe um travo doena, e repara as desordens d'ordem geral e local. E' nitida a aco da primeira injeco sobre o somno, tosse, expectorao e appetite. As seguintes reforam o effeito da primeira, menos a quarta. Porqu ? Para evitar as vertigens que a terceira produzira, a quarta fora reduzida a 25 c.c. O resultado foi negativo: dormiu mal, o appetite diminuiu, a tosse tornou-se frequente. Pelo contrario, as seguintes de 50 c.c. produzem melhoras. D'onde se deprehende a importncia da quantidade de liquido que se deve injectar; que as doses pequenas so prejudiciaes. 50 c. c. a dose minima;

134

A Agua do Mar

continuaram-se pelos seus effeitos serem muito apreciveis neste doente. E os magnficos resultados colhidos, embora se no tenham mantido, mostram que as formas graves da tuberculose, no contraindicam o tratamento pelas injeces d'agua do mar isotonica.

VIII

Tuberculose pulmonar. Caverna no pulmo direito. Estalidos seccos e hmidos no esquerdo. Sub-febril com perodos febris. Hemoptyses. Melhoras considerveis Mulher, 28 annos, casada. Antecedentes hereditrios Os pes morreram novos; ignora de que doena. No tem filhos. Antecedentes pessoaesk partir de 1900, grippe (?) todos os invernos. Em 1905, uma bronchite pertinaz com emmagrccimento pronunciado que a obrigou a ir para ares quatro mezes. Historia da doena Em julho de 1906, teve uma pousse congestiva com hemoptyses muito abundante. Em outubro vae para Arcachon. Exame da doenteCaverna na regio infra-clavicular direita, com amollecimento peripherico bastante extenso. No vrtice do pulmo esquerdo, frente e atraz, estalidos seccos abundantes e alguns hmidos, discretos. Febre quotidiana, tarde. Tosse frequente com expectorao purulenta abundante. Suores nocturnos. Dyspnea ao menor movimento. Menstruo regular, mas cada vez menos abundante, mais descorado, e por vezes acompanhado de dores. Appetite quas; nullo. Constipao de ventre habitual. Depois de dois mezes de cura hygienica sem resultado algum( comeou o tratamento pelas injeces do plasmo marinho.

A Agua do Mar

135

TRATAMENTO

De 7 de dezembro a 1 de maro de 1907, vinte e uuia injeces d'agua do mar isotonica; trs de 50 ce. e as restantes de 100 c.c. A aco do tratamento sobre o apparelho digestivo foi immediata: volta do appetite, regularisao das funees intestinaes, aumento de peso. As primeiras injeces provocavam reaco thermica passageira. Febril no inicio do tratamento 38, 38 1, tarde; apyretica a partir das ultimas injeces 375, 37"3, 37, Nem durante o tratamente nem depois, teve hemoptyse alguma, nem escarros hemoptoicos. Em 15 de maio retira d'Arcachon. Sinto-me muito bem. Era capaz de andar sem custo uma ou duas lguas. Dou passeios dirios de trs quartos d'hora, sem canar. Nunca estive to bem. Nenhum mal estar; j no sou nervosa como antes; moralmente bem disposta Antigamente bastava pr o chapu na cabea para que os meus nervos me no deixassem socegada. O intestino funeciona bem. Como vae longe o tempo da entero-colite, de janeiro de 1906 1 A menstruao regularisou-se, j no tenho dores nem emisses sanguneas, e a cr mais carregada . A caverna intra-clavicular direita j no gorgoleja. A expectorao tambm purulenta, mucosa e insignificante; est reduzida a 5 ou 6 escarros pequenos em cada vinte e quatro horas. O amollecimento pevi-cavitario desappareceu. Os estalidos hmidos das fossas supra e infra-espinhosas do mesmo lado, foram substitudos por estalidos seccos, excepto no vrtice, onde existe um pequeno foco, muito limitado, de estalidos hmidos. No pulmo esquerdo desappareceram os signaes de bronchite e os sarridos hmidos; apenas alguns estalidos seccos existem ainda. A tosse muito diminuda; tosse apenas duas a trs vezes por noite, e muitas vezes sem expectorao. O doente faz longas e pro-

136

A Agua do Mar

fundas inspiraes sem provocar a tosse, o que no lhe succedia antes do tratamento. Passo tardes inteiras e noites sem tossir. manifesto o bom resultado colhido pelas injeces marinhas. Pesagens: Antes das injeces : 1 d'outubro 1906 1 de novembro 6 de dezembro Augmentou em 67 dias 300 gr. Durante as injeces : 18 de dezembro 4 de janeiro 1907 9 de fevereiro 2 de maro Augmentou em 85 dias 3 kgr. 300. Depois do tratamento : 18 de maro 6 d'abril 8 de maio . . . 64,800 kgr. 64,800 66 61,500 kgr. 63,900 64,400 64,800 61,200 kgr. 61 61,500

, .

Augmentou em 50 dias 1 kgr. 200. IX Tuberculose ganglionar cervical suppurada. Indurao do vrtice do pulmo esquerdo. Melhoras profundas. Rapaz, 18 annos. Antecedentes hereditrios. Maus. O pae soffre duma tuberculose pulmonar, diabtico. Um tio morreu tuberculoso. Uma prima morreu duma tuberculose genital e intestinal, e um primo portador de egual doena.

A Agua do Mar

137

Historia da doena. Em dezembro de 1905, teve uma pousse ganglionar mesenterica e cervical de que parecia radicalmente curado aps uma cura intensiva d'ar em Ragan, e uma cura martima em Biarritz. Em dezembro de 1906, nova pousse ganglionar cervical acompanhada de tosse, emmagrecimento, febre e signaes de condensao pulmonar do vrtice esquerdo, frente e atraz. Em fins de dezembro, fez-se a punco e injeco de dois ganglios suppurados com ether iodoformado. Em janeiro de 1907 vae para Arcachon. Exame do doenteTem o pescoo deformado pelas adenites. O pus reproduziu-se. Fazem-se duas novas punces seguidas d'injeco d'ether iodoformado, que deixam fistulas e ulceraes da pelle. Submettido cura marinha intensiva o seu estado geral melhora, a febre desce, a tosse desapparece, mas persiste a suppurao das fistulas.

TRATAMENTO

De 3 a 21 de maio recebe seis injeces d'agua do mar isotonica. No produzem reaco thermica, continuando o doente apyretico como anteriormente. A suppurao diminue muito sensivelmente e o aspecto das feridas modifica-se. De lividas e atonas que eram tornam-se vermelhas, cobertas de gommos carnosos. No teve accrescimo de appetite, porque era j excellente, antes de comear as injeces. Mas caso para notaras suas melhoras accentam-se mais, como se pode vr do estudo comparativo dos pesos. Pesagens: Altura, l m 75. Peso normal, com sade, 74 kgr.; em outubro de 19Q6.

138

A Agua do Mar

Antes das injeces e durante a cura marinha intensiva: 11 de maro 1907 1 abril 15 23 1 maio Augmentou em 52 dias 3 kgr. 500. Durante as injeces : 6 11 18 29 de maio . . . . ' 70,900 71,600 72,500 74 kgr. 67,200 kgr. 67,500 68,200 69,100 70,700

Augmentou em 28 dias 3 kgr. 100. Esta observao foi-me enviada em princpios de junho, e em setembro escrevia-me o dr. LALESQUE que toda a suppurao havia desapparecido e as ulceraes cicatrizado em fins de julho. (*)

(I) Estas observaes pertencem ao grupo dos doentes descriptos e analisados no trabalho do illustre tuberculogista dr. Lalesque, que graciosamente se dignou enviar-m'as, assim como dois graphicos de temperaturas.

BIBLIOGRAPHIE

ALBERT ROBIN

BARBIER BARRERE BOLOGNESI

BONNAL BOULE BOUSQUET

Les ferments mtalliques, leu raction sur le mtabolisme, leurs eifets dans la pneumonie. Rev. gn. de chim. pure et applique, 1905. Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 28 fev., 1906; 28 maro, 1906. L'eau de mer en ingestion dans les dysepsies. Thse, Bordeaux, 1907. Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 14 maro, 1906. L'eau de mer en injections hypodermiques. Journal de md. de Bordeaux, 15 out., 1905 ; 3 maro, 1907. In V Antropologie, V, 1904. Sur le srum marin. Bull, de la Soc. de thrap., 28 maro, 1906. L'eau de mer en ingestion. Province md., 26 maio

CARLES

1906. L'eau de mer en ingestion. Oaz. hebd. des se. md. de Bordeaux, 9 23 jun. 1907. L'eau de mer ingestion dans les dyspepsies. Bull. CARLES e gn. de thrap., 11 maio, 1907. BARRERE Les injections de srum marin et en particulier DOURDHIN dans la tuberculose pulmonaire. Gaz. des eaux, 3 jan., 1907.

142
FOURNEL

A Agua do Mar
Les injections sous-cutanes de srum marin dans le traitement de la tuberculose. Acad. 4e tnd., 23 maio, 1905. L'eau de mer en thrapeutique et plus spcialement dans la tuberculose. Thse, Paris, 1907. L'eau de mer en injections isotoniques dans la syphilis. Soc. franc, de dermatologie et de syphil., 13 julho, 1905. Les injections d'eau de mer dans la tuberculose. Cong. int. de la tub., 1900. 1.1. Considrations physiologiques relatives la mthode des injections d'eau de mer. Bull, de la Soc. de thrap., 14 maro, 1906. Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 28 maro, 1906. L'eau de mer milieu vital. Montpellier mdical, 12 maro, 1905. Contributo clinico intorno all' uso dell' agua di mare per via ipodermica nella terapia infantile. Com. fatta al V. cong. Peditrico di Roma, abrile> 1905. Thalassothrapie. Les injections sous-cutanes d'eau de mer dans le traitement des maladies mentales. Thse. Paris, 1905. De l'eau de mer et du srum artificiel chez le nouveau-n, Thse. Paris, 1905. L'eau de mer en injections isotoniques sous-cutanes chez les nouveau-ns. / / Cong. franc, de climatoth. et d'hyg. urbaine, 1905. Les injections sous-cutanes d'eau de mer. La mthode et le plasma de Quinton. /. de md. de Bordeaux, 24 set., 1905. Les injections d'eau de mer isotoniques dans la

FUMOUX

GASTOU e QUINTON

GAUTRELET e SOUL HALLION

HDON

JOVANE

JACQUOT

LACHEZE LACHEZE e QUINTON

LALESQUE

A Agua do Mar

143

thrapeutique infantile. /. de md. de Bordeaux, 7 Jan., 1906. Les injections de srum marin et en particulier dans la tuberculose pulmonaire. /. de md. de Bordeaux, 30 set. e 7 out., 1906. Les injections de plasma marin dans leurs rapports avec les oedmes des tuberculeaux. /. de md. de Bordeaux, 2 jun., 1907. LAUFER Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 28 fev., 14 maro, 1906. LAUMONIER Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 14, 28 fev., 1906. LE GENDRE Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 28 fev., 1907. MAC e L'eau de mer en injections isotoniques sous-cutaQuiNTON nes, au pavillon des dbiles de la Maternit, 1905, Paris. MARIE e Le srum marin dans la thrapeutique des malaPELLETIER dies mentales. Bull, md., 28 out., 1905. MATHIEU Les injections d'eau de mer ramene l'isotonie dans le traitement de la tuberculose aux deuxime et troisime degrs. Progrs mdical, 3l dez., 1904. MONQOUR Traitement de la tuberculose pulmonaire par les injections isotoniques d'eau de mer. Cong, int., de la tuberc, Paris, 1900, t. 1. O'FOLLOWELL L'eau de mer dans l'athrepsie des nouveau-ns et chez les dbilits en gnral. Rev. md., 14 jun., 1905. Le srum marim. Paris, 1906. PAQANO Tentativi di cura delia scrofolisi con le inieziono ipodermiche di acqua di mare. Riv. crit. di clinica med., Firenze, 1904.

144
PELISSARD e BENHAMON PERROT Poj'OCKl e QUINTON POUCHET

A Agua do Mar
Les injections d'eau de mer isotoniques dans l'hmophilie des nauveau-ns. Presse md., 26 set. 1906. Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 28 fev., 1906. L'eau de mer en injections isotoniques sous-cutanes chez les athrepsiques et les prmaturs. Oaz. des hop., 30 nov., 1905. Action physiologique de l'eau de mer comme eau minrale et comme milieu organique. Le prog. md., 31 jan., 1905. Prcis de Pharmacologie et de matire mdicale, 1907.

QUINTON

L'eau de mer, milieu organique. Paris, 1905. La thorie organique marine, l'eau de mer et les srums artificieles. Bull, de la Soc. de thrap., 28 fev., 1906. Rponse aux objections de Laumonier, Le Gendre et Laufer sur la thorie organique marine et ses applications thrapeutiques. Bull, de la Soc. de thrap., 28 maro, 1906.

ROBERT-SIMON Le deuxime Congrs de Climatothrapie marine. Rev. des ides, 15 junho, 1905. Supriorit physiologique et thrapeutique de l'eau de mer sur le srum artificiel. Bull, de la Soc. de thrap., l fev., 1906. Le srum marin en thrapeutique. Bull, de la Soc. de thrap., 28 maro, 1906. ROBERT-SIMON e QuiNTON L'eau de mer en injections isotoniques sous-cutanes dans 18 cas de tuberculose. Oaz. des Hp., 22 junho, 1905. L'eau de mer, en injections isotoniques sous-cutanes, dans la constipation, la dysmnorrhe, la

A Agua do Mar

145

migraine, la neurasthnie, isoles ou associes. Presse md., 27 Jan., 1906. L'eau de mer en injections isotoniques sous-cutanes dans le traitement de la tuberculose pulmonaire. Rev. des ides, 15 abril, 1906. VARIOT e QUINTON VDI Traitement de l'eczma des nourrissons par les injections sous-cutanes d'eau de mer. Corn, l'Ac. de Md. de Paris, junho, 1907. L'eau de mer en thrapeutique et principalment chez les tuberculeux. Thse, Bordeaux, 1906.

PROPOSIES

Anatomia descrptiva : O estudo theorico da anatomia descriptiva, alem d'inutil, no processo de seleco d'aptides medicas. Eeputo imprescindvel a congelao dos cadveres para o estudo pratico desta cadeira. Histologia e pbysioiogia geral:

O apparecimento da primeira cellula sobre o globo, s explicvel pela gerao expontnea. A vida animal d'origem marinha.
Physiologia :

O curso phylosophico da Polytechnica, por inutil para o estudante de medicina, deve ser substitudo pelo estudo da physica medica, chimica biolgica, e historia natural medica. Condemno a super-alimentao nos tuberculosos. Anatomia topographlca :
No concordo com a opinio de L E BAIL, que diz no

poder ser originaria do ouvido medio a otorrhagia constatada com integridade da membrana do tympano. O estudo desta cadeira seria mais profcuo, feito simultaneamente com a de operaes e a de pathologia externa.

\
Pathologia geral:

A tuberculose pulmonar quasi sempre d'origem intestinal. No problema da tuberculose o terreno tudo, o bacillo nada. Anatomia pathologlca : O tubrculo no leso anatomo-pathologica especifica da tuberculose. O bacillo de Koch produz leses inflammatorias banaes. Materia medica:

A aco therapeutica da agua do mar no 6 explicada pela sua analyse chimica ou espectroscopica. O tratamento dos pulmo-tuberculosos no se deve limitar cura hygienica. Pathologia externa: Em cirurgia deve-se fazer sempre asepsia e no antisepsia. Toda a osteite uma osteo-myelite. Pathologia Interna : O estudo abstracto da pathologia interna resulta estril e fatigante. No verdadeira a lei de PARROT, que diz ser a adenopathia tracheo-bronohica resultante d'infeco pulmonar. Operaes : Nas tuberculoses cirrgicas o mar prefere o mais liabil operador. Nas meningites tuberculosas no se deve seguir o conselho do prof. LANNELONGUE, do intervir sempre franca o abertamente.

Hygiene: Reprovo, em nome da liberdade individual e da medi cina, qualquer projecto do lei tendente prohibio do casa mento dos tuberculosos. asopsia ainda no penetrou no Hospital de Santo Antonio. Partos : A gravidez incompatvel com a tuberculose local do apparelho genital da mulher. Nas grandes liemorrhagias prefiro a agua do mar iso tonica ao soro physiologico.
Medicina legal:

A virgindade na mulher no reside na integridade do hymen. Condemno o regulamento escolar que manda proceder a autopsias, aos alumnos que fazem servio nas enfermarias do cirurgia.

Pde lmprimir-se:
O Director,

Visto:
O Presidente,

Moraes Ca/das.

Xopes

Jftarfins.

\S

vkS&ffir'
&F

S-ar putea să vă placă și