Sunteți pe pagina 1din 6

Criando projetos: estrutura de raciocnio Taxonomia de Bloom: um novo olhar sobre uma velha corrente

Hierarquia tradicional dos processos de raciocnio Em 1956, Benjamin Bloom escreveu a Taxonomia dos Objetivos Educacionais: Domnio Cognitivo e, desde ento, sua descrio em seis nveis do raciocnio foi amplamente adotada e usada em inmeros contextos. Sua lista de processos cognitivos organizada do mais simples, que ter a informao, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importncia de uma idia.

Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom (Tradicional)


Capacitao Definio Palavras-chave

Informao Compreenso Aplicao Anlise

Lembrar a informao Entender o significado, parafrasear um conceito Usar a informao ou o conceito em uma nova situao Dividir a informao ou o conceito em partes visando um entendimento mais completo Reunir idias para formar algo novo Fazer julgamentos sobre o valor

Identificar, descrever, nomear, rotular, reconhecer, reproduzir, seguir Resumir, converter, defender, parafrasear, interpretar, dar exemplos Criar, fazer, construir, modelar, prever, preparar Comparar/contrastar, dividir, distinguir, selecionar, separar Categorizar, generalizar, reconstruir Avaliar, criticar, julgar, justificar, argumentar, respaldar

Sntese Avaliao

No entanto, hoje o mundo diferente daquele representado na Taxonomia de Bloom em 1956. Os educadores aprenderam muito mais sobre como os alunos aprendem e os professores ensinam, e agora reconhecem que o ensino e a aprendizagem abrangem muito mais do que o simples raciocnio. Eles envolvem os sentimentos e as crenas de alunos e professores, bem como o ambiente scio-cultural da sala de aula. Muitos psiclogos cognitivos trabalharam para criar o conceito bsico de uma taxonomia de capacitao cognitiva mais relevante e precisa. Ao desenvolver sua prpria taxonomia dos objetivos educacionais, Marzano (2000) destaca uma crtica da Taxonomia de Bloom. A prpria estrutura da Taxonomia, indo do nvel mais simples de informao ao mais difcil da avaliao, no encontra respaldo na pesquisa. Uma taxonomia hierrquica implica que cada capacitao mais alta composta por todas as capacitaes que esto abaixo dela; a compreenso requer informao; a aplicao requer compreenso e informao; e assim por diante. Segundo Marzano, essa simplesmente no a realidade dos processos cognitivos da Taxonomia de Bloom. As origens dos seis processos de raciocnio consideram que projetos complexos poderiam ser rotulados como se um dos processos fosse mais necessrio do que os outros. Uma tarefa era basicamente uma anlise ou uma avaliao. Isso se mostrou no ser verdadeiro, podendo ser responsvel pela dificuldade dos educadores de classificar atividades de ensino mais desafiadoras usando a Taxonomia. Anderson (2000) argumenta que praticamente todas as atividades de ensino complexas requerem o uso de vrias capacitaes cognitivas diferentes. Como qualquer modelo terico, a Taxonomia de Bloom tem seus pontos fortes e fracos. Seu ponto mais forte ter pegado um tpico muito importante e desenvolvido uma estrutura em torno dele que pode ser utilizada pelos profissionais de ensino. Os professores que mantm uma lista de perguntas associadas aos vrios nveis da Taxonomia de Bloom sem dvida

alguma fazem um trabalho melhor ao incentivar em seus alunos a capacitaocognitiva de mais alta ordem, em comparao com aqueles que no usam essa ferramenta. Por outro lado, como qualquer um que j trabalhou com um grupo de educadores na classificao de perguntas e atividades didticas segundo a Taxonomia pode atestar, h pouco consenso sobre o significado de termos que parecem auto-explicativos, como anlise ou avaliao. Alm disso, h diversas atividades que valem a pena, como problemas autnticos e projetos, que no podem ser associados Taxonomia, e tentar faz-lo poderia reduzir seu potencial como oportunidades de ensino.

Taxonomia de Bloom revisada


Em 1999, Dr. Lorin Anderson, um antigo aluno de Bloom, e seus colegas publicaram uma verso atualizada da Taxonomia de Bloom que considera uma gama maior de fatores que afetam o ensino e a aprendizagem. Essa taxonomia revisada tenta corrigir alguns problemas da taxonomia original. Diferentemente da verso de 1956, a taxonomia revisada diferencia saber o qu (o contedo do raciocnio) de saber como (os procedimentos para resolver problemas). A Dimenso do Conhecimento o saber o qu. Ela se divide em quatro categorias: factual, conceitual, procedimental e metacognitiva. O conhecimento factual inclui elementos isolados de informao, como definies de vocabulrio e conhecimento de detalhes especficos. O conhecimento conceitual consiste em sistemas de informao, como classificaes e categorias. O conhecimento procedimental (saber como fazer) inclui algoritmos, heurstica ou mtodo emprico, tcnicas e mtodos, bem como o conhecimento sobre quando usar esses procedimentos. O conhecimento metacognitivo (refletir sobre o que se sabe) refere-se ao conhecimento dos processos cognitivos e das informaes sobre como manipular esses processos de forma eficaz. A dimenso Processo Cognitivo da Taxonomia de Bloom revisada, como na verso original, possui seis capacitaes. Da mais simples mais complexa, so elas: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Lembrar Lembrar consiste em reconhecer e recordar informaes importantes da memria de longa durao. Entender Entender a capacidade de fazer sua prpria interpretao do material educacional, como leituras e explicaes do professor. As subcapacitaes desse processo incluem interpretao, exemplificao, classificao, resumo, concluso, comparao e explanao. Aplicar O terceiro processo, aplicao, refere-se a usar o procedimento aprendido em uma situao familiar ou nova. Analisar O processo seguinte a anlise, que consiste em dividir o conhecimento em partes e pensar como essas partes se relacionam com a estrutura geral. A anlise dos alunos feita por meio de diferenciao, organizao e atribuio. Avaliar A avaliao, que o item mais avanado da taxonomia original, o quinto dos seis processos da verso revisada. Ela engloba verificao e crtica. Criar Criao, um processo que no fazia parte da primeira taxonomia, o principal componente da nova verso. Essa capacitao envolve reunir elementos para dar origem a algo novo. Para conseguir criar tarefas, os alunos geram, planejam e produzem.

Segundo esta taxonomia, cada nvel de conhecimento pode corresponder a um nvel de processo cognitivo, portanto o aluno pode lembrar um conhecimento factual ou procedimental, entender o conhecimento conceitual ou metacognitivo ou analisar o conhecimento metacognitivo ou factual. Segundo Anderson e seus colegas, O ensino significativo proporciona aos alunos o conhecimento e os processos cognitivos necessrios para uma soluo de problemas. Os grficos a seguir contm exemplos de cada capacitao das dimenses Cognitiva e Conhecimento. Dimenses dos processos cognitivos Processos cognitivos Exemplos

Lembrar Produzir a informao certa a partir da memria Reconhecer Identificar sapos em um diagrama de tipos diferentes de anfbios. Encontrar um tringulo issceles na vizinhana. Responder perguntas de verdadeiro-falso ou mltipla escolha.

Relembrar

Citar trs escritoras do sculo 19. Descrever problemas de multiplicao. Reproduzir a frmula qumica do tetracloreto de carbono.

Entender Dar um significado ao material ou experincias educacionais Interpretar Converter o enunciado de um problema em uma equao de lgebra. Desenhar um diagrama do aparelho digestivo. Parafrasear o discurso de posse do segundo mandato do Presidente da Repblica Desenhar um paralelograma. Encontrar um exemplo de estilo de redao de fluxo de conscincia. Citar um mamfero que vive em nossa regio. Separar nmeros pares de mpares. Listar os tipos de governo existentes nas naes africanas modernas. Agrupar animais nativos em suas devidas espcies.

Exemplificar

Classificar

Resumir

Dar um ttulo para uma passagem curta. Listar os pontos principais relacionados pena capital que o site promove. Ler um trecho de um dilogo entre dois personagens e tirar concluses sobre seu relacionamento passado. Descobrir o significado de um termo desconhecido a partir do contexto. Analisar uma srie de nmeros e prever qual ser o prximo.

Concluir

Comparar

Explicar de que modo o corao se assemelha a uma bomba. Escrever sobre uma experincia que voc teve semelhante s dos pioneiros rumo ao oeste. Usar um diagrama de Venn para demonstrar as semelhanas e diferenas entre dois livros de Charles Dickens. Desenhar um diagrama para explicar como a presso do ar afeta o clima. Apresentar detalhes que justifiquem por que a Revoluo Francesa aconteceu, quando e como.

Explicar

Descrever como as taxas de juros afetam a economia.

Aplicao Usar um procedimento Executar Adicionar uma coluna de nmeros de dois dgitos. Ler em voz alta uma passagem em outro idioma. Lanar uma bola de baseball. Implementar Projetar uma experincia para ver como as plantas crescem em tipos diferentes de solo. Fazer a reviso de parte de um texto. Preparar um oramento.

Anlise Dividir um conceito em partes e descrever como elas se relacionam com o todo Diferenciar Listar informaes importantes do enunciado de um problema matemtico e eliminar as informaes irrelevantes. Desenhar um diagrama mostrando as personagens principal e coadjuvantes de um romance. Separar os livros da biblioteca da sala de aula em categorias. Fazer um grfico de dispositivos figurativos usados com freqncia e explicar seu efeito. Fazer um diagrama mostrando como as plantas e os animais da vizinhana interagem entre si. Ler cartas ao editor para determinar os pontos de vista de seus autores sobre uma questo local. Determinar a motivao de um personagem em um romance ou conto. Analisar boletins de candidatos polticos e criar hipteses sobre suas perspectivas sobre os problemas.

Organizar

Atribuir

Avaliao Fazer julgamentos com base em critrios e padres Verificar Participar em um grupo de redao, fazer comentrios aos colegas sobre organizao e lgica de argumentos. Ouvir um discurso poltico e fazer uma lista de quaisquer contradies encontradas no discurso. Revisar um plano de projeto para ver se todas as etapas necessrias foram concludas. Criticar Julgar se um projeto satisfaz bem os critrios de uma rubrica. Escolher o melhor mtodo para resolver um problema matemtico complexo. Julgar a validade dos argumentos a favor e contra a astrologia.

Criao Reunir dados para formar algo novo ou reconhecer os componentes de uma nova estrutura. Gerar Dada uma lista de critrios, listar algumas opes para melhorar as relaes raciais na escola. Gerar diversas hipteses cientficas para explicar por que as plantas precisam da luz solar. Propor um conjunto de alternativas para reduzir a dependncia de combustveis fsseis que atendam s questes econmicas e ambientais. Apresentar hipteses alternativas com base nos critrios. Planejar Criar um storyboard para uma apresentao multimdia sobre insetos. Criar um documento de pesquisa sobre as vises de Mark Twain sobre religio.

Designar um estudo cientfico para testar o efeito de tipos diferentes de msica na produo de ovos das galinhas. Produzir Redigir um dirio a partir do ponto de vista de um soldado confederado ou da unio. Construir um habitat para aves aquticas locais. Fazer uma pea com base em um captulo de um romance que voc esteja lendo.

A dimenso Conhecimento Conhecimento factual Informaes bsicas Conhecimento de terminologia Termos do vocabulrio, smbolos matemticos, anotao musical, alfabeto Conhecimento de detalhes e Componentes da pirmide alimentar, nomes de representantes do elementos especficos congresso, principais batalhas da 2 Guerra Mundial Conhecimento conceitual As relaes entre as partes de uma estrutura maior que as fazem funcionar em conjunto Conhecimento de classificaes e categorias Conhecimento de princpios e generalizaes Conhecimento de teorias, modelos e estruturas Espcies de animais, tipos diferentes de argumentos, eras geolgicas Tipos de conflito na literatura, lei do movimento de Newton, princpios da democracia Teoria da evoluo, teorias econmicas, modelos de DNA

Conhecimento procedimental Como fazer algo Conhecimento de habilidades especficas do assunto e algoritmos Conhecimento de tcnicas e mtodos especficos do assunto Conhecimento dos critrios para determinar quando usar os procedimentos apropriados Procedimento para resolver equaes quadrticas, misturar cores para pintura a leo, saque no vlei Crtica literria, anlise de documentos histricos, mtodos para resoluo de problemas matemticos Mtodos apropriados para tipos diferentes de experimentos, procedimentos de anlise estatstica usados em situaes distintas, padres para gneros diferentes de escrita

Conhecimento metacognitivo Saber raciocinar de modo geral ou especfico Conhecimento estratgico Maneiras de memorizar fatos, estratgias para compreenso da leitura, mtodos para planejar um site Conhecimento sobre tarefas Leituras diferentes exigem apostilas e romances; pensar adiante ao cognitivas, incluindo o usar um banco de dados eletrnico; diferenas entre redigir e-mails e conhecimento contextual e cartas comerciais condicional apropriado Autoconhecimento Necessidade de um diagrama ou grfico para entender processos complexos, melhor compreenso em ambientes silenciosos, necessidade de discutir idias com algum antes de redigir um ensaio

Referncias Anderson, L. W. e Krathwohl, D. R. (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing. New York: Longman. Bloom, B.S., (Ed.). 1956. Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals: Handbook I, cognitive domain. New York: Longman.

B. Bloom et al., Taxonomia de Objetivos Educacionais. Domnio Cognitivo.Ed. Globo, Porto Alegre, 1974. Costa, A. L. (Ed.). (2000). Developing minds: A resource book for teaching thinking. Alexandria, VA: ASCD. Marzano, R. J. (2000). Designing a new taxonomy of educational objectives. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.

S-ar putea să vă placă și