Sunteți pe pagina 1din 2

Antropologia estrutural

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.


(Redirecionado de Antropologia Estrutural)

O artigo ou seco Antropologia estruturalista dever ser fundido aqui.


Editor, considere adicionar ms e ano na marcao. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fuso

de|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espao de discusso sobre essa fuso e justifique o motivo aqui; no necessrio criar o espao em ambas as pginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos provvel que j haja uma discusso acontecendo na pgina de discusso de um dos artigos. Cheque ambas (1,2) e no esquea de levar toda a discusso quando levar o caso para a central.). Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap.Encontre
fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Este artigo sobre antropologia ou um antroplogo um esboo, relacionado ao Projeto Cincias Sociais. Voc pode ajudar a Wikipdia expandindo-o.

Antropologia estrutural refere-se a correntes antropolgicas fundadas no mtodo estruturalista. Estruturalismo uma definio ampla mas na antropologia geralmente concebe-se o estruturalismo a partir dos trabalhos do antroplogo francs Claude Lvi-Strauss. Ela nasceu na dcada de 1940. O seu grande terico Claude Lvi-Strauss. Centraliza o debate na idia de que existem regras estruturantes das culturas na mente humana, e assume que estas regras constroem pares de oposio para organizar o sentido.

Teoria e Mtodo[editar]
Para a Antropologia estrutural as culturas definem-se como sistemas de signos partilhados e estruturados por princpios que estabelecem o funcionamento do intelecto. Em 1949 Lvi-Strauss publica "As estruturas elementares de parentesco", obra em que analisa os aborgenes australianos e, em particular, os seus sistemas de matrimnio e parentesco. Nesta anlise, Lvi-Strauss demonstra que as alianas so mais importantes para a estrutura social que os laos de sangue. Termos como exogamia, endogamia, aliana, consaguinidade passam a fazer parte das preocupaes etnogrficas.

Antropologia estrutural de Lvi-Strauss[editar]


Lvi-Strauss o principal expoente da corrente estruturalista na Antropologia. Para fund-la, LviStrauss buscou elementos das cincias que, no seu entender, haviam feito avanos significativos no desenvolvimento de um pensamento propriamente objetivo. Sua maior inspirao foi a Lingstica Estruturalista da qual faz constante referncia, por exemplo, a Jakobson. Ao apropriar-se do pensamento estruturalista para aplic-lo antropologia, Lvi-Strauss pretende chegar ao modus operandi do esprito humano. Deve haver, no seu entender, elementos universais na atividade do esprito humano entendidos como partes irredutveis e suspensas em relao ao tempo que perpassariam todo modo de pensar dos seres humanos.

Nesta linha de pensamento, Lvi-Strauss chega ao par de oposies como elemento fundamental do esprito: todo pensamento humano opera atravs de pares de oposio. Para defender esta sua tese, Lvi-Strauss analisa milhares de mitos nas mais variadas sociedades humanas encontrando nelas modos de construo anlogas em todas. Para fundamentar o debate terico, Lvi-Strauss recorre a duas fontes principais: a corrente psicolgica criada por Wilhelm Wundt e o trabalho realizado no campo da lingistica, por Ferdinand de Saussure, denominado Estruturalismo. Influenciaram-no, ainda, Durkheim, Jakobson (teoria lingustica), Kant (idealismo) e Marcel Mauss. Categoria:

S-ar putea să vă placă și