Sunteți pe pagina 1din 24

ETNIAS: UMA VISO ANTROPOLGICA Hbitos alimentares Simone Fiebrantz Pinto Paran

Hbitos alimentares
Tipos de escolha e consumo de alimentos por um indivduo, ou grupo, em resposta a influncias fisiolgicas, psicolgicas, culturais e sociais
(Dutra, 2001).

cultura alimentar brasileira


Traz em si um mix de diferentes culturas em sua formao, tais como Indgena Africana, Portuguesa, Europia

cultura alimentar brasileira - indgena


caa, pesca e das razes colhidas. Os produtos bases da alimentao
mandioca, inhame, milho verde, batata doce, banana da terra, brotos, Preparados assados no fogo acesso ao cho.

cultura alimentar brasileira - africana


Comidas misturadas na mesma panela. Saiu-se do hbito de assar, para o cozinhar os ingredientes. Arroz com alguma coisa junto, o amendoim com outra coisa.

cultura alimentar brasileira - africana


Pela criatividade das cozinheiras escravas, melhorou cozimento de todos os produtos que os ndios comiam. Grande uso do fub, da farinha, da rapadura, da goma, do polvilho.

cultura alimentar brasileira portuguesa


Base cultural da comida portuguesa a oliva. No Brasil, o leo de oliva foi substitudo inicialmente pela gordura animal e depois por outros leos. A herana alimentar portuguesa trouxe os requintes da mesa e o manuseio de melhores pratos. A oliva, a gordura, os pastis, as massas e os doces.

Cultura alimentar brasileirabrasileiraportuguesa


criao de variedades de pratos: frango com quiabo e outros, doce de leite, doces em compotas.
Sendo a calda para conservar o doce, e o queijo para quebrar um pouco do doce das compotas.

cultura alimentar brasileira - europeia


Alimentao bem definida e separada no prato e no se mistura as coisas. Cada qual no seu canto e bem definido.

cultura alimentar brasileira - europeia


Alemes

Poloneses

cultura alimentar brasileira - europeia


Italianos Na Itlia, uma refeio um momento de profunda comunho familiar. Uma refeio na Itlia dura at mais de 3 horas, pois este momento reservado para estarem juntos, e o comer um fator social.

japoneses

Minas
Se preparava a galinha ou porco com canja, a galinhada. O porco do mato caado por fazendeiros e o porco domstico criado com as sobras das casas, deram incio a uma comida rica em energia e gorduras.

Bahia
a riqueza das muquecas, do azeite de dend, leite de coco, tudo na mesma panela.

Rio de Janeiro,
A feijoada.

Paran
Barreado

Comida brasileira
A herana alimentar destes povos distintos e a mistura de seus hbitos formaram a deliciosa comida brasileira. Comida da mistura no mesmo prato. Gostamos de tudo junto e misturado.

Comida brasileira
feijo com arroz, cozido, peixada, feijoada, muqueca, farofa, tropeiro, carreteiro, piro, Dobradinhas Papas, Guisados e mexidos.

Na cultura alimentar brasileira, a alimentao mais voltada para o prazer de comer do que para o valor nutritivo do alimento.

fast food food (comida rpida),


Viso de que no se deve perder tempo no preparo da comida, tudo deve ser preparado rpido e sem perda de tempo pois na verdade a vida l fora corre depressa, e voc tem que comer rapidamente tambm.

No h um fator de interao social no processo de alimentar, se come para manter o corpo e a sade. (????) No h laos de amizade e comunho neste momento. Fast food, o termo e a mentalidade da vida urbana, retirando das pessoas o valor nutritivo, a sade integral, e as relaes familiares e de amor envolvidos no momento de uma alimentao.

Em todas as etapas da vida, dever sempre haver este complemento de amor, carinho e confraternizao nas refeies.

Fast food o corte da vida social intensa.

Esta noo de prazer, de gosto pela comida, deve interagir no prazer pela sade e pela vida, levando cada pessoa a reeducar-se:
eu gosto desta fruta, eu tenho prazer em comer esta hortalia,

Para o brasileiro, as saladas e hortalias no tm gosto, no tm sabor no matam a fome, e servem to somente para enfeitar o prato.

amigas, como matriarca e agora sem meu consorte amado, procuro unir a famlia ao redor da mesa. E aos domingos. J est marcado. Um lauto almoo de acordo com o gosto da maioria - e crianas pelo meio. Muito bem! Numa das vezes, o cardpio anunciava como entrada uma baita salada com molhos diversos. 2 prato (nico) Arroz de carreteiro na panela de barro (tudo nos conformes). Nossa! Quanta coisa vai nisto... prato completo... E a cozinheira mor (essa que no momento lhes escreve) capricha no dito. Sobremesa: salada de frutas com coco ralado. Refri para as crianas e um buono vino para a cozinheira e adeptos. Mas...como corrida a vida. Meus convidados sempre tem pressa. Chegam na horinha do almoo e j tem hora pra sair. Comem numa velocidade de 120 k na curva. O almoo uma celebrao. A mesa sagrada. Comendo apressado no degustam, no sentem o verdadeiro sabor... E no sobra tempo para um bate papo. Nessa velocidade o resultado obvio. Desastre na certa. Mal estar, dor de cabea, sei l mais o qu... E a culpa da cozinheira? Capaz! Voc que no soube aproveitar a ocasio. Nosso corpo precisa de alimento que nutra e fortalea o suficiente. Comer bem prioridade. E o corpo agradece. ...
B, 88 anos ( fevereiro de 2012)

Muito obrigada Simone.parana@yahoo.com.br

S-ar putea să vă placă și