Sunteți pe pagina 1din 11

ELABORAO DE UM PLANO DE NEGCIOS PARA ABERTURA DE UMA FRANQUIA, EMPRESA PRESTADORA DE SERVIOS EM CAMPO GRANDE / MS.

Planejando o seu negcio

CAMPO GRANDE 2013

PLANO DE NEGCIOS / JULIANA ARAJO PEREIRA / FLAVILENE FRANCA REINALDO/ ALICIANE BATISTA DA SILVA / HELEN ROSE

INTRODUO

Hoje em dia para abrir uma Empresa e ter sucesso necessrio um bom planejamento. O Futuro empreendedor deve possuir uma srie de conhecimentos fundamentais; preciso conhecer o ramo da atividade onde vai atuar o mercado, estabelecer objetivos que pretendem atingir, levantar dadas e informaes suficientes para ter segurana, ou seja, elaborar um plano de negcios. O Plano de negcios um documento que tem o objetivo de estrutura as ideais dele, pode-se avaliar a viabilidade do negcio, ou seja, avalia-se o ponto de vista mercadolgico, tcnico, financeiro, jurdico e organizacional. Pretende-se com o plano de negcios minimizarem os riscos que qualquer novo empreendimento oferece, apesar de que eles sempre existiro. Geralmente, a falta de conhecimento das pessoas e a coragem que elas tm fazem com que um empreendimento novo seja colocado no mercado, sem qualquer anlise, por isso nos deparamos com frequncia com o fechamento de muitas empresas em todas as regies do pas, o que se torna um fator prejudicial para economia local e de um pas. De acordo com o SEBRAE Servios de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (2004), as micros e pequenas empresas enfrentam muitos problemas para se manter no mercado nos trs primeiros anos de vida, sendo considerado elevado o ndice de mortalidade destas empresas durante est fase. Na pesquisa realizada, os ex-empreendedores apontam que a falta de conhecimento do setor, a falta de um planejamento (plano de negcio), a dificuldade administrativa so fatores essenciais para a construo e manuteno da empresa, ou seja, so pontos muitos importantes e que levam o fechamento do empreendimento. Objetivo Geral Elaborar um plano de negcios para abertura de uma Franquia, Empresa Prestadora de Servios, no ramo de Reformas e Reparos em Geral, Na cidade de Campo Grande / MS. Objetivos Especficos Definir os Fundamentos Estratgicos: viso, misso e estratgias; Elaborar o Plano de Marketing; Definir o plano Operacional; Elaborar o plano econmico e financeiro;

Empresas de prestao de servios: so aquelas cujas atividades no resultam na entrega de mercadorias, mas da oferta do prprio trabalho ao consumidor.

NOME DA EMPRESA: Dr. Resolve

EMPREENDIMENTO

DADOS DA EMPRESA

Dr. Resolve Endereo: Rua da Paz, 129, Edifcio Trade Center, Jardim dos Estados, 4 andar, Sala 46. Telefones: 67- 3384-1443 E-mail: drresolve+@hotmail.com Site:www.doutorresolve.com.br E-mail para Contato Acesse o formulrio on-line

DADOS DOS DIRIGENTES

Servios de Eletricista.............................................................................................................. Servios de Pintor.................................................................................................................... Servios de Pedreiro................................................................................................................ Servios de Encanador............................................................................................................. Servios de Jardineiro;............................................................................................................. Reparos e Reformas................................................................................................................. Assentamentos de Pisos........................................................................................................... Pequenas Reformas..................................................................................................................

Churrasqueiras.......................................................................................................................... Servio de Acabamento.............................................................................................................

DEFINIO DO NEGCIO

A empresa pretende prestar servios de reparos e reformas para residncias, hotis, condomnios e empresas. A Dr. Resolve a maior rede de reparos e reformas do Brasil, trabalhando com profissionais especializados de diversas reas para suprir a grande demanda de construo civil. Localizada no Centro de Campo Grande.

2- DEFINICO DO NEGCIO 2.1 - Qual o negcio da empresa? A Dr. Resolve foi fundada por seu Diretor Presidente, S.R. David Pinto, empresrio notrio no ramo de venda de servios ao varejo e, especialmente, em franquias, com ampla experincia neste setor. Em um ano, transformou a empresa na maior rede de franquias de reparos e reformas do Brasil e tambm na que mais cresceu comparada a todas as outras marcas. A Dr. Resolve nasceu da percepo de seu fundador, que visualizando um mercado em forte crescimento e muito promissor identificou a oportunidade de oferecer ideias e caminhos novos a pequenos empresrios e profissionais liberais, assim, foi fundada a Dr. Resolve, uma empresa criada para abrir as portas dos servios de manuteno e reformas de imveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurana e garantia. Somos uma empresa de solues em servios que atende localmente atravs de uma rede nacional de unidades franqueadas, formatadas e treinadas, visando segurana do cliente e a uniformidade do atendimento e servios prestados. Contamos com mais de 580 franqueados em 25 estados brasileiros e inauguramos mais de 30 unidades franqueadas por ms, face ao grande crescimento deste setor e a grande aceitao de nossa marca pelos nossos consumidores. 2.3 - Qual o ramo do negcio? Uma empresa que oferece uma soluo definitiva para os reparos e pequenos servios em casas, escritrios e outros imveis. Buscamos acabar definitivamente com a falta de profissionais qualificados para atenderem nas reas de eltrica, alvenaria, hidrulica, pintura e jardinagem. 2.4 - Quais so os clientes? Perfil.

Os clientes deste tipo de negcio so muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. E Mulheres e Homens que trabalham fora e no tem tempo para servios de Reformas e Reparos em Geral em suas residncias.

2.5 - Quais so as necessidades dos clientes? Qualidade e Procedncia/ Praticidade / Garantia de Servio/ Profissionais Qualificados.

2.6- Qual ser a forma de atender s necessidades dos clientes? Trabalhar com servios de manuteno e reformas de imveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurana e garantia.

3 - PLANO DE MARKETING 3.1 Definio do preo. Preo praticado: o preo praticado no mercado em que a empresa pretende atuar alto se comparado precria estrutura disponvel pelas empresas concorrentes. A empresa pretende oferecer uma vantagem de preo em todos os seus servios.

3.2 - Qual o diferencial, a vantagem competitiva? A forma como encaramos cada projeto, com profissionalismo, empreendedorismo, empatia e entusiasmo, nos permite uma realizao inovadora e segura. Podemos no s atender as necessidades de nossos clientes, mas tambm surpreend-los com nossas solues especializadas, buscar diariamente parcerias e oportunidades de negcio para a rede, trabalhando a fim de garantir parcerias slidas com grandes marcas do mercado, com sinergia e benefcios a todos envolvidos.

Assistncia: a empresa dar todo tipo de assistncia no que se refere aos servios prestados, ressarcindo os clientes em qualquer perda que ocorra, ou refazendo o servio que no tenha sido feita dentro dos padres estabelecidos. Ser possvel garantir esse tipo de procedimento considerando o grau de capacitao dos funcionrios, bem como o comprometimento criado entre eles e o desempenho da empresa, por meio de um trabalho de otimizao do clima organizacional estabelecido. Existncia de solues tecnolgicas diferenciadas: Como diferencial tecnolgico pretende-se trabalhar com equipamentos especialmente comprados para os servios de reformas e reparos em geral, bem como empregados uniformizados e munidos de equipamentos de segurana.

- Propaganda. A Empresa / Doutor Resolve Resolve na Mdia. A Franquia nmero um em aparies na mdia brasileira. Compare. So muitas as vantagens em comear um negcio prprio com uma marca de sucesso e com respaldo de profissionais de peso em diversos setores. A Doutor Resolve oferece tudo isso a nossos franqueados, aqui voc encontra algumas de nossas aparies na mdia. Mantemos um constante canal de comunicao com toda imprensa brasileira, caso

desejar receber releases ou maiores informaes para reportagens e pautas especiais, entre em contato, acesse o formulrio on-line. Continue navegando por nosso site e veja os diferenciais que a maior rede de reparos e reformas pode lhe oferecer. Se preferir, continue navegando em nosso blog oficial.

Estratgias de marketing: a estratgia de marketing priorizada pela empresa a visita s diferentes empresas e a distribuio de folders junto a residncias e condomnios.

- Escolha do ponto. Distribuio do produto.

Formas de vendas: inicialmente, os donos da empresa visitaro um conjunto de 245 empresas situadas na regio em que ser instalada, mostrando o portflio de servios prestados e respectivos preos. Tambm mostrar os pacotes promocionais e a forma como cada um dos servios ser prestado. Posteriormente, o cliente passar a receber chamadas telefnicas por parte da empresa, onde se buscar conhecer seu nvel de satisfao com relao aos servios prestados. Acredita-se que esta seja a melhor forma de divulgar os servios oferecidos

Mensurao da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar de 100 200 Servios em geral mensais, desde as atividades mais simples, como a reparos, at reformas de ambientes empresariais mais amplos. Segmento especfico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus servios para pessoas fsicas e jurdicas.

- Previses de vendas. Mas o Diferencial est aqui na Dr Resolve Saiba o que fazer para entrar para o clube dos empresrios que faturam mais de R$ 100 milhes Foram quase sessenta anos de trabalho at que a fbrica de mveis Florense criada por Loureno Castellan, hoje com 82 anos se transformasse em uma das maiores do Pas. Com faturamento de R$ 190 milhes anuais, a empresa baseou sua estratgia de crescimento na construo de uma reputao impecvel com clientes e tambm fornecedores. O administrador David Pinto, 27 anos, tem um tero da idade de Castellan, mas tambm administra um negcio de sucesso: o Dr. Resolve. Em menos de dois anos, a empresa de reparos e reformas em imveis j fatura R$ 200 milhes por ano. Loureno e David comandam negcios integrantes do seleto clube de empresas que faturam mais de R$ 100 milhes 1% dos atuais 6 milhes de empreendimentos em atividade no Pas. Sonho de todo empreendedor, esse grupo rene histrias que provam: qualquer pequena empresa pode chegar ao topo. Lucratividade: a lucratividade alta quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que demandam um volume de servios constante. A empresa j tem prospectado um conjunto de clientes que lhe permitir um volume de negcios satisfatrio.

4 - CONCORRNCIA - Analise a concorrncia. 4.1 - Quem so os concorrentes mais fortes.

Os consumidores que esto tendo dificuldade em contratar servios ligados construo civil, por causa da escassez de mo de obra, podem respirar um pouco mais aliviados. Franquias dedicadas exclusivamente a oferecer prestao de servios na rea desde simples reformas internas at pinturas mais complexas esto aproveitando a oportunidade para preencher os espaos abertos em razo do crescimento exponencial do segmento. Concorrentes: este mercado disputado por empresas prestadoras de servio de reparos e reformas em geral, sendo que as empresas prestam servios exclusivamente para condomnios ou empresas, enquanto outras atendem pessoas jurdicas em geral. Alm disso, existem apenas trs franquias da empresa para atuar em toda regio, mas j iremos trabalhar em cima de clientes de potencial situado no prdio comercial onde iremos residir. No entanto, os scios acreditam poder prestar servios de melhor qualidade, atendendo pessoas Fsicas e Jurdicas. Clientes: os clientes deste tipo de negcio so muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte formada por mdias e grandes empresas. Outro segmento de clientes em potencial constitudo por mulheres e homens que trabalham fora do lar, que necessitam de servios de mo de obra de confiana.

Comportamento do mercado em termos de crescimento: um mercado em ascenso, O administrador David Pinto, 27 anos, tambm administra um negcio de sucesso: o Dr. Resolve. Em menos de dois anos, a empresa de reparos e reformas em imveis j fatura R$ 200 milhes por ano. Loureno e David comandam negcios integrantes do seleto clube de empresas que faturam mais de R$ 100 milhes 1% dos atuais 6 milhes de empreendimentos em atividade no Pas. Sonho de todo empreendedor, esse grupo rene histrias que provam: qualquer pequena empresa pode chegar ao topo. Principais concorrentes: Dr. Faz Tudo, Bless Prestadora de servios, Tudo para Minha Casa, AC/d.C. Manuteno e Reformas.

4.2 - Vantagens e desvantagens dos principais concorrentes em termos de:

Produtos/servios (qualidade e tecnologia): aos servios oferecidos pelos concorrentes falta profissionalismo. Muitas vezes os profissionais apresentam-se com uniformes sujos e manchados, sem equipamentos de proteo e postura inadequada. Preo: devido ao fato de prestadores de servios no passarem por um processo de treinamento e capacitao constante, existe um grande desperdcio de material, o que eleva os custos dos concorrentes. A empresa trabalhar com pessoal qualificado, sensibilizado para com a importncia de um correto uso dos materiais e equipamentos, o que dever resultar em custos menores e melhores preos. Venda e assistncia: os concorrentes j possuem um mercado garantido, o que torna mais fcil vender seus servios. Alguns oferecem assistncia ao cliente sempre que necessrio. Capacidade de promoo: devido ao fato de j estarem estabelecidas e conhecerem o mercado, a capacidade de promoo das empresas concorrentes maior. Em contrapartida, muitas delas apresentam trabalhadores desmotivados, o que acaba prejudicando as vendas. reas de conhecimento em que a empresa tem experincia e capacitao: a empresa tem muito conhecimento em novos procedimentos e equipamentos utilizados em servios de reformas e reparos, alm de conhecimentos em gesto empresarial, fator determinante ao sucesso de qualquer empresa. Tecnologias/habilidades dominadas pela empresa: processos de reformas e reparos institucional mecanizados e gesto empresarial. Tecnologias/habilidades que a empresa desenvolveu, e pretende desenvolver: a empresa pretende ganhar habilidade na prestao de servios com uso intensivo de

equipamentos, acreditando que eles otimizem os processos e garantam a qualidade necessria. Tendncias tecnolgicas, em termos de volatilidade/obsolescncia da tecnologia e proliferao/padronizao: preciso estar sempre atento a novos produtos e equipamentos de reformas e reparos que so lanados no mercado, pois disso depende a capacidade da empresa em manter-se competitiva. Principais formas e fontes de capacitao e acesso a tecnologias que a empresa utiliza: a empresa busca atualizar-se por meio da participao em diferentes cursos, simpsios e feiras de produtos e equipamentos de reparos e reformas em geral.

4.3 Fluxograma do Processo Produtivo: Processo de Produo: o atendimento ao cliente ser personalizado, onde cada servio ser orado aps uma descrio, pelo cliente, dos servios desejados. Alm disso, o encarregado pelo servio a ser prestado estar apto a fazer sugestes, caso seja necessrio. Os funcionrios estabelecero um plano de servios no qual estaro contempladas todas as necessidades e preferncias do cliente, assim como um cronograma de execuo. Os servios so executados dentro dos prazos estabelecidos. 5 MISSO DA EMPRESA Misso da empresa: Prestar servios de Reparos e Reformas institucionais com profissionalismo e qualidade, preservando a sade de seus colaboradores e clientes, pelo uso de equipamentos e materiais confiveis, que no agridam o meio-ambiente. 6 EQUIPAMENTOS / INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO 6.1 Etapas Identificar o tipo de Servio a ser Prestado Estabelecer um Cronograma de execuo Executar Servios de Eltrica Executar Servios de Hidrulica Executar Servios de Alvenaria Executar Servios de Jardinagem Executar Servios de Pintura Executar Servios de Reformas e Reparos 6.2 Equipamentos/ Instrumentos Utilizados Veculo utilitrio Telefone, Telefone Celular. Matrias em Geral Matrias em Geral Matrias em Geral Matrias em Geral Matrias em Geral Matrias em Geral

7 MVEIS E UTENSLIOS NECESSRIOS 7.1 Etapas Identificar o tipo de Servio a ser Prestado Estabelecer um Cronograma de execuo Executar a limpeza da Empresa 7.2 Itens Mveis do escritrio Matrias em Geral

8 INVESTIMENTOS FSICOS 8.1 Item Material de Eltrica Material de Hidrulica Material de Alvenaria Material de Jardinagem Material de Pintura TOTAL DO INVESTIMENTO 8.4 Valores Totais 20.000.00 30.000.00 17.000.00 3.000.00 5.500.00 75.500.00

9 CLCULOS DO CAPITAL DE GIRO 9.1 Rubrica Custos fixos (30 dias) 9.2 Valores 35.125.00

Estoque de matria- prima (30 dias) Custos de comercializao (30 dias) Registros e legalizao Publicidade inicial TOTAL

2.500.00 1.590.17 192.00 700.00 40.107.17

10 INVESTIMENTOS INICIAIS Investimento fsico Investimento financeiro TOTAL 40.000.00 40.000.00 80.000.00

11 GASTOS MENSAIS COM MANUTENO, DEPRECIAO E SEGUROS. 11.1 Item Maquinas e Equipamentos Material de Eltrica Material de Hidrulica Material de Alvenaria Material de Jardinagem Material de Pintura Veculos Veculo utilitrio Mveis e utenslios Mveis de escritrio Linhas telefnicas Telefone celular Total 11.2 Valores Totais 20.000.00 30.000.00 17.000.00 3.000.00 5.500.00 46.000.00 2.500.00 50.00 500.00 11.3 Depreciao 10% 5% / ms 5% / ms 5% / ms 5% / ms 5% / ms 20% / ano 250% / ms 10% /ano 6,67/ ms 11.4 Manuteno 5% 3,4 % / ms 3,4 % / ms 3,4 % / ms 3,4 % / ms 3,4 % / ms 5% / ano 62,5% / ms 3% / ano 2,00 % / ms Seguro Global 11.5 Seguro

12 - CUSTOS COM MO-DE-OBRA 12.1 Funo Funcionrios Supervisores Total 12.2 Salrio 1.500.00 1.500.00 12.3 Quantidade 15 5 12.4 Valores Mensais 22.500.00 7.500.00 30.00.00

13 CUSTOS FIXOS 13.1 Discriminao Funcionrios Supervisores Encargos sociais Aluguel e taxas gua e luz Manuteno Depreciao Seguros 13.2 Valores mensais (R$) 22.500.00 7.500.00 2.988.00 680.00 120.00 93.00 314.00 50.00 13.3 Valores Anuais 270.000.00 90.000.00 35.856.00 8.160.00 1.440.00 1.118.00 3.768.00 600.00

Telefone Combustvel Publicidade Contador TOTAL DOS FIXOS

150.00 350.00 200.00 180.00 35.125.00

3.000.00 4.200.00 3.000.00 2.160.00 421.50.00

14 CLCULOS DOS CUSTOS DOS SERVIOS 14.1 - Para obter o custo do servio necessrio definir um critrio para ratear os custos fixos mensais. Esse critrio pode ser o tempo de elaborao do servio, a quantidade de servios elaborados no ms, etc. Neste plano, estamos considerando a quantidade de horas de servios prestados = 25 dias/ms x 18 horas/dia (*) x = 450 horas/ms (*) Considerando a equipe de profissionais disponvel (15 funcionrios e 5 supervisores) possvel prestar diariamente uma mdia de 18 horas de servio. Item Rateio de Custos Fixos (35.125.00/ 450 horas) Valor 21,32

(+) Custos Variveis por Hora de Servio (2.500,00 / 450 5,56 horas) (=) CUSTO HORA / SERVIO 26.88

15 CLCULOS DO PREO DE VENDA 15.1 - O clculo do preo de venda de cada servio prestado considera que a empresa trabalhar com os seguintes custos de comercializao (Lucro Presumido): ISS Imposto de Renda 5,00 2,40% Lucro Presumido (pois prestadoras de servios desta modalidade no podem se enquadrar no SIMPLES)

Contribuio Social sobre o 1,08% Lucro COFINS PIS 3,00% 0,65%

Custos de Comercializao 12,13% Margem de Lucro (Margem de lucro estabelecida para que o preo de venda se situe prximo ao valor mdio com que o produto vendido pela concorrncia) PVS = Custo Hora/Servio 100% - (CC% + ML%) X 100

7.2 - Despesas operacionais (definir o valor mensal e multiplicar por 12 meses) 7.3 - DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS 8 - ANLISES FINANCEIRAS 7.1 - Custos dos produtos Gastos Mensais

S-ar putea să vă placă și