Sunteți pe pagina 1din 5

Risoto de filet mignon e parmeso

tera-feira, 17 de julho de 2012

J que ontem falamos de aperitivo, que tal hoje passarmos para o prato principal? Eu amo risoto por vrias razes: muito, mas muito gostoso, fcil de fazer, permite experimentarmos diversas variaes no sabor, e uma tima opo de prato nico para servir em um jantar! Fiz este risoto de filet mignon usando a receita daqui e ficou muito bom! Segue abaixo o passo-a-passo com pequenas modificaes. Ingredientes

300 g de arroz arbreo 300 g de filet mignon em tiras 2 colheres de sopa de manteiga Azeite 1 cebola picada 500 ml de caldo de carne 100 g queijo parmeso ralado (dica: comprar a pea e ralar o queijo em casa, fica muito mais saboroso do que os industrializados) 1 taa de vinho branco Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: 1. Temperar o filet mignon com sal e pimenta do reino. Saltear e carne em uma panela com azeite, de modo que ela fique levemente cozida por fora e ainda crua por dentro. Reservar.

2. Em uma panela, refogar a cebola com a manteiga e o fio de azeite (aprendi que sempre que usamos manteiga, temos que usar um fio de azeite, para evitar que a manteiga queime. Achei demais!) 3. Fritar o arroz, adicionar o vinho branco e mexer at evaporar. Aos poucos adicionar o caldo de carne, mexendo sempre. 4. Quando estiver mais ou menos na metade do preparo, adicionar o filet mignon. 5. Continuar mexendo e adicionando o caldo de carne aos poucos at o arroz estar al dente. Desligar o fogo e adicionar o queijo parmeso. Dica 1: o ideal fazer o risoto na hora de servir, mas quando recebemos visitas em casa, nem sempre possvel. Por isso, eu deixo o risoto quase pronto, desligo faltando s um pouco para atingir o ponto ideal, e reservo um pouco do caldo para usar depois. Na hora de servir, fervo o caldo de novo e continuo o processo, at o risoto ficar al dente. S ento eu jogo o parmeso e finalizo. Dica 2: confesso que usei caldo de carne pronto, por falta de tempo mesmo Mas a diferena no sabor das comidas quando se usa caldo de carne feito em casa grande! Dica 3: O que deu o toque final na receita e no sabor foi o azeite aromatizado que aprendi a fazer, e que nada mais do que um azeite temperado com ervas de sua preferncia. Eu usei alecrim e louro e ficou muito bom! Para fazer, assim: 1. Colocar 100 ml do azeite em fogo muito baixo, sem deixar levantar fervura. 2. Quando estiver quente, colocar as folhas de ervas e deixar esquentar por 5 minutos. 3. Desligar, deixar chegar temperatura ambiente e reservar.

Para dar o toque final, ofereci o risoto com saladinha de rcula, e, como de costume, j servi tudo em pores individuais. Ah! Sempre quando eu opto por colocar a comida j no prato, eu deixo o restante no balco, bem informal, disposio de quem quiser repetir alis, eu adoro quando as pessoas pedem mais, tem coisa melhor? Sinal de que gostaram! Obrigada pela visita!

S-ar putea să vă placă și