Sunteți pe pagina 1din 32

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

HOME CONTATO PARCEIROS SEJA ASSINANTE FACEBOOK CURSOS ONLINE TABELAS IMPOSTO DE RENDA

DIREITO DO TRABALHO ABONO SALARIAL DO PIS AVISO PRVIO AVISO PRVIO PROPORCIONAL DEMISSO COM JUSTA CAUSA DESPEDIDA INDIRETA E DIREITOS DO EMPREGADO DIREITOS DE QUEM DEMITIDO DIREITOS DE QUEM PEDE DEMISSO DIREITOS DO APRENDIZ NA RESCISO DO CONTRATO DIREITOS NO CONTRATO DE EXPERINCIA FRIAS FUNDO DE GARANTIA (FGTS) PRAZOS PARA PAGAMENTO DA RESCISO SEGURO DESEMPREGO DIREITO PREVIDENCIRIO SALRIO MATERNIDADE EMPREGO ABONO SALARIAL PIS 2012-2013 ADMINISTRAO DO TEMPO AUMENTO DE SALRIO CARTA DE APRESENTAO CONCURSO PBLICO CONTRATO DE EXPERINCIA CURRICULUM CURSOS ONLINE GRTIS DOCUMENTOS PARA ADMISSO EMPREGABILIDADE ENTREVISTA DE EMPREGO IMAGEM E MARKETING PESSOAL PEDIDO DE DEMISSO PRIMEIRO EMPREGO SEGURO DESEMPREGO 2011 SEGURO DESEMPREGO 2012 SEGURO DESEMPREGO 2013 FORMAO BOLSA-FORMAO CURSOS ONLINE INTERNET CRIAR UM BLOG DIVULGAR UM BLOG GRTIS MODELOS CARTA DE APRESENTAO CARTA DE DEMISSO COM JUSTA CAUSA CARTA DE PEDIDO DE DEMISSO CARTA DE RECOMENDAO

1 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

CARTA RESCISO CONTRATO EXPERINCIA CARTA TRMINO CONTRATO EXPERINCIA CONTRATO DE TRABALHO CURRCULO POR E-MAIL CURRICULUM PLATAFORMA LATTES CURRICULUM PRONTO CURRICULUM VITAE CURRICULUM VITAE 2013 CURRICULUM VITAE ATUAL NEGCIO ADMINISTRAO DE NEGCIO EMPREENDEDORISMO NEGCIO NA INTERNET NEGCIOS EM CASA VAGAS DE EMPREGO
Anncios Google

Demisso

Aviso prvio

Pedido

Empregado

Aviso prvio quando o empregado pede demisso


Anncios Google

Pedi demisso Aviso prvio trabalho Salrio de empregado

Cursos de formao profissional e pessoal - Faa cursos online em diversas reas a partir de R$ 20,00. Aviso prvio do empregado que pede demisso: Aviso prvio trabalhado, indenizado, dispensa, data de demisso na CTPS, prazos de pagamentos.
0

Se o empregado, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deve avisar o empregador com antecedncia de 30 dias. A Lei 12.506 e o entendimento da Secretaria de Relaes do Trabalho determinam que a proporcionalidade do aviso prvio no pode ser aplicada em prol do empregador. Assim, quando o empregado pede demisso, o aviso prvio sempre de 30 dias, no importando o tempo de servio desse empregado na empresa. bom lembrar que, quando o empregado pede demisso, o direito ao aviso prvio da empresa e no do empregado. Todavia, o empregado pode solicitar a dispensa do seu cumprimento na carta de demisso, cabendo empresa dispens-lo ou no.

Aviso Prvio Trabalhado, Aviso Prvio Indenizado e Dispensa do Aviso Prvio

2 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

No pedido de demisso, o aviso prvio pode ser trabalhado, quando o empregado cumpre o perodo do aviso, ou indenizado, quando o empregado, sem dispensa da empresa, decide no cumpri-lo, configurando-se assim a falta do aviso antecipado da demisso. No aviso prvio trabalhado, o empregado tem direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, com reajustes salariais que possam ocorrer na sua vigncia e respectivos reflexos nas verbas rescisrias, garantida sempre a integrao desse perodo no tempo de servio. No aviso prvio indenizado, o empregado tem que pagar uma multa, correspondendo a um salrio, sem integrao desse perodo no tempo de servio. A empresa pode decidir dispensar o cumprimento do perodo do aviso, havendo ou no a solicitao da dispensa pelo empregado. Nesse caso, o empregado no tem direito aos salrios e nem a integrao do perodo do aviso no tempo de servio. A empresa tambm no tem direito a cobrar indenizao, pois a deciso da dispensa foi dela, mesmo que solicitada pelo empregado. Por outro lado, a empresa pode decidir no dispensar o cumprimento do aviso, mesmo havendo solicitao da dispensa pelo empregado. Nesse caso, o empregado, se no cumprir o perodo do aviso, tem que indenizar a empresa. Abaixo, voc encontra respostas s dvidas mais comuns sobre aviso prvio, quando o empregado pede demisso.

Aviso prvio trabalhado quando o empregado pede demisso


Se a empresa quiser que o funcionrio que pediu demisso cumpra o aviso prvio, ela ter que pagar o perodo do aviso. 1) Reduo da jornada de trabalho Quando o empregado pede demisso, no h reduo na jornada de trabalho. 2) Data da demisso na CTPS A data de sada na CTPS deve corresponder data do trmino do aviso prvio. 3) Prazo para pagamento das verbas rescisrias O pagamento das verbas rescisrias deve ser feito 1 dia til aps o trmino do aviso prvio. 4) Efeitos legais O perodo de durao do aviso prvio trabalhado deve integrar o tempo de servio para todos os efeitos legais, como frias, 13, FGTS, etc.

Aviso prvio indenizado quando o empregado pede demisso


Se o empregado que pediu demisso no quiser cumprir o aviso prvio, ele ter que pagar para a empresa uma indenizao de um salrio. 1) Data da demisso na CTPS A data da sada a ser anotada na CTPS deve corresponder data do aviso da demisso pelo empregado. 2) Prazo para pagamento das verbas rescisrias O pagamento das verbas rescisrias deve ser feito em 10 dias corridos aps a data do aviso da demisso. 3) Efeitos legais O aviso prvio indenizado pelo empregado no integra o tempo de servio.

Dispensa do aviso prvio quando o empregado pede demisso


Se a empresa resolver dispensar o funcionrio que pediu demisso do cumprimento do aviso prvio, ela no ter que pagar o perodo do aviso. 1) Data da demisso na CTPS A data da sada a ser anotada na CTPS deve corresponder data do aviso da demisso pelo empregado. 2) Prazo para pagamento das verbas rescisrias O pagamento das verbas rescisrias deve ser feito em 10 dias corridos aps a data do aviso da demisso.

3 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

3) Efeitos legais Ocorrendo a dispensa do aviso prvio no pedido de demisso, no h integrao do perodo do aviso no tempo de servio.

Dispensa durante o cumprimento do aviso prvio


Se a empresa resolver dispensar o funcionrio que pediu demisso no decorrer do cumprimento do aviso prvio, ela ter que pagar apenas os dias trabalhados. 1) Data da demisso na CTPS A data da sada a ser anotada na CTPS deve corresponder data da dispensa. 2) Prazo para pagamento das verbas rescisrias O prazo para o pagamento das verbas rescisrias ser o que ocorrer primeiro: o 10 dia, a contar da dispensa do cumprimento, ou o 1 dia til aps o trmino do cumprimento do aviso prvio. 3) Efeitos legais Os dias trabalhados do aviso prvio devem integrar o tempo de servio para todos os efeitos legais, como frias, 13, FGTS, etc. Nesse artigo voc soube sobre o aviso prvio do empregado que pede demisso: Aviso prvio trabalhado, indenizado, dispensa, data de demisso na CTPS, prazos de pagamentos.

Prazos para Pagamento das Verbas Rescisrias


Conhea os prazos para pagamento das verbas rescisrias quando o funcionrio pede demisso, lendo o artigo Prazos para pagamento da resciso do contrato de trabalho.

Direitos de Quem Pede Demisso


Conhea os direitos de quem pede demisso, lendo Direitos no pedido de demisso.

Download de Modelos de Currculo


Para baixar modelos de currculo, acesse Modelos de Curriculum-vitae Baixe modelos de currculo grtis.

Vagas de Emprego
Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ. Se voc gostou dessas informaes, cadastre seu e-mail e receba as novas publicaes do Emprego & Negcio. Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faa a confirmao no e-mail que ser enviado a voc. Conhea a poltica de privacidade do assinante Divulgue para seus amigos:

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Clique Abaixo e Conhea os Cursos Online mais Procurados


Curso de Departamento Pessoal Curso de Marketing Pessoal Curso de Escrita e Redao Curso de Word e Excel Curso de Chefia e Liderana

4 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Curso de Administrao Contbil e Financeira Curso Aprenda a Falar em Pblico Curso de Propaganda e Marketing Curso de Webmaster Curso de Telemarketing Artigos relacionados:

Seguro desemprego atualmente - S com curso de qualificao

Abono Pecunirio de Frias ou Abono de Frias

Prazos para pagamento da resciso do contrato de trabalho

Saque do Fundo (FGTS) na resciso do contrato de trabalho

Despedida indireta e os direitos do empregado Categoria: AVISO PRVIO, DIREITO DO TRABALHO

136 comentrios para Aviso prvio quando o empregado pede demisso


1. Sandra Macedo Santos 13/03/2013 s 15:58 Boa tarde!!! Pedi demisso dia 28/02/2013,no cumpri aviso prvio, porm a empresa vai me pagar.Qual a data para o pagamento de minha resciso, porque at o momento nem carteira de trabalho foi devolvida? Att. Sandra Responder Emprego & Negcio 13/03/2013 s 16:11 Sandra, Voc pediu demisso, no vai cumprir o aviso prvio e a empresa ainda vai pagar o aviso? Ela poderia simplesmente t-la dispensando do aviso, mas sem pagamento. Bem, a empresa teria 10 dias corridos para pagar, a partir da data da demisso. Como ela vai pagar o aviso, como se voc tivesse trabalhado nesses dias, ela pode querer pagar somente no primeiro dia til aps o trmino do aviso. A carteira j tinha que ter sido devolvida. Um abrao. Responder 2. Fabio 07/03/2013 s 17:37 Ol pedi demisso no dia 04/Mar/13, dei aviso prvio de 30 dias ao empregador de 30 dias. At que dia tenho que trabalhar? qual o dia exato que no preciso ir mais a empresa? Quando devo receber as verbas rescisrias?

5 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Obrigado Responder Emprego & Negcio 07/03/2013 s 17:46 Fbio, Os 30 dias so contados a partir do dia seguinte ao da demisso. O pagamento das verbas rescisrias deve ser no primeiro dia til, aps o cumprimento do aviso. Um abrao. Responder 3. Maria Silva 07/03/2013 s 15:14 Se eu precisar do funcionario no horario noral dele 12/36 e ele concordar durante o aviso dele ..pode ocorrer problemas trabalhista no futuro? Responder Emprego & Negcio 07/03/2013 s 17:43 Maria, Durante o aviso, o empregado est a disposio para cumprir seu horrio normal. Se o empregado foi demitido, deve-se observar a reduo da carga horria: 2 horas, se diria; ou 7 dias no total do aviso. Um abrao. Responder 4. Valmir 07/03/2013 s 8:38 Ol bom dia. Tenho 6 anos e 8 meses de registro na empresa atual e vou pedir demisso hoje (07/03) para entrar em outro que j esta certo no mximo daqui a 10 dias + ou (18/03). Como fica a questo do aviso prvio? So 30 dias normais que tenho q cumprir ou 48 dias de acordo com a nova lei? E como vou trabalhar apenas 10 dias (do dia 08/03 at 17/03) como fica os outros dias do aviso? E sobre as frias, elas vencem sempre em Julho. Referente a de Julho 2011/2012 venho tirando aos poucos e j liquidei os 30 dias de descanso, mas no recebi o 1/3 de frias, porm o DP no fez a informao em folha e sefip. Na hora da resciso ela entra como Frias Vencidas? Como proceder sobre isso? Responder Emprego & Negcio 07/03/2013 s 17:35 Valmir, No caso de pedido de demisso, o aviso prvio sempre de 30 dias. Tente pedir dispensa dos outros 20 dias do aviso, mas lembre-se que o aviso, nesse caso, um direito da empresa. Se ela no dispensar, pode cobrar multa. As frias sero proporcionais, assim como o 1/3 constitucional. Os dias de frias j tirados sero descontados. Um abrao. Responder 5. Paulo Bonfim 06/03/2013 s 9:35 Bom dia, Estou pedindo demisso hoje da minha empresa pois comeo no meu novo emprego na segunda feira dia 11/03. Gostaria de saber se sou obrigado a cumprir aviso prvio? Obrigado. Responder

6 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Emprego & Negcio 06/03/2013 s 11:13 Paulo, Voc pode pedir dispensa. A empresa, se no dispensar, pode cobrar uma multa de um salrio, a ttulo de indenizao. Um abrao. Responder 6. JOSI 26/02/2013 s 10:57 Ol Bom dia, pedi as contas no dia 10/02/13 e ate hj dia 26/02/13 eu no assinei o aviso prvio, pois eles para eu assinar o mesmo. Gostaria de saber se ter algum problema quanto acabar esse meu prazo de 30 dias e no tiver assinado ele ainda? Responder Emprego & Negcio 27/02/2013 s 9:42 Oi Josi, Se voc entregou a carta de demisso em 10/02/13 e tem uma cpia, no se preocupe, pois o aviso est valendo desde 11/02/13. Um abrao. Responder 7. Jovani Costenaro 25/02/2013 s 10:35 Bom Dia. Avisei a empresa na sexta-feira (22/02) que iria me desligar para iniciar em uma outra no dia 04/03. Levei uma carta dessa outra empresa avisando que iniciaria imediadamente no novo emprego. A empresa na qual ainda estou trabalhando descontar em minha resciso o valor da multa contratual, mesmo eu trabalhando at o final do ms? Responder Emprego & Negcio 25/02/2013 s 14:00 Jovani, Voc pode tentar negociar para eles descontarem proporcionalmente, j que vai trabalhar alguns dias do aviso. Um abrao. Responder 8. maria 22/02/2013 s 13:23 gostaria de saber pedi demissao, eu decidi cumpri aviso cumpri 19 dias oq pode acontecer obrig Responder Emprego & Negcio 22/02/2013 s 13:58 Maria, Voc deve combinar com a empresa. Caso contrrio, ela pode, simplesmente, no pagar os dias faltantes ou ainda descontar esses dias da resciso, a ttulo de indenizao. Um abrao. Responder 9. gerson 08/02/2013 s 15:33 BOA TARDE. ESTOU PRECISANDO DE ORIENTAO A RESPEITO DO PEDIDO DE DEMISSO QUE FIZ NA

7 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

EMPRESA. TENHO 4 ANOS DE CASA, 14/01/2009. PEDI DEMISSAO NO DIA 22/01/2012, E COMBINEI COM MINHA CHEFIA Q PODERIA FAZER O AVISO A NOITE E SE EU RECEBERIA O ADICIONAL NOTURNO E ELA ACEITOU. FUI AO DP PARA FAZER O COMUNICADO POR ESCRITO E DISSERAM QUE EU TERIA QUE FAZER 42 DIAS DE AVISO, A CADA ANO DE EMPRESA 3 DIAS A MAIS NO AVISO, DO DIA 22/01/12 A 05/03/12. SENDO QUE FUI ORIENTARME A RESPEITO E ME FALARAM QUE ESTA ERRADO, EU QUE PEDI DEMSSO E NAO FUI DEMITIDO. FUI NO MINISTERIO DO TRABALHO A PESSOA Q ME ATENDEU ME DISSE QUE A EMRESA ESTA CORRETA. AI QUEM ESTA CORRETO???? OBRIGADO PELA AJUDA. Responder Emprego & Negcio 08/02/2013 s 23:20 Gerson, O direito ao aviso prvio proporcional somente do empregado. Assim, se voc pediu demisso, tem que cumprir apenas 30 dias. Leia mais, acessando http://empregoenegocio.com.br/lei-do-aviso-previo-proporcional-tabela-com-os-dias-de-aviso/ Um abrao. Responder 10. igor 01/02/2013 s 11:22 bom dia; trabalhei um ms numa empeza que no me registrou, nem ao menos fez nenhum contrato, aps o primeiro ms sem registro pedi demisso mas eles querem que eu pague a multa de um salrio, mesmo sem ter sido registrado eu tenho que pagar a multa? obrigado!!! Responder Emprego & Negcio 01/02/2013 s 18:48 Igor, No tem que pagar nada. Se voc j recebeu seu salrio, est tudo certo. Se ainda falta receber e eles insistirem em cobrar multa, contrate um advogado. Um abrao. Responder 11. Anderson 30/01/2013 s 18:20 No caso de um servidor pblico tambm cabe o aviso prvio por parte desse ? Responder Emprego & Negcio 30/01/2013 s 21:39 Anderson, Se o regime for CLT, sim. Um abrao. Responder 12. Josi 29/01/2013 s 15:10 Prezados, Tenho uma dvida sobre aviso prvio no caso de pedido de demisso, o seguinte: Vou pedir demisso da minha empresa, vou dar uma carta de demisso pra eles dando um aviso prvio de 30 dias, conforme a legislao exige, no entanto quero saber se eles podem me mandar embora antes desses 30 dias, o que eu no quero, pois estou contato com o salrio deste ms, e caso isso ocorro se seria eles me demitindo ou simplesmente me dispensando de cumprir o aviso prvio, e, em ambos os casos quais seriam os meus direitos, e o que eu teria a receber. Obrigada!

8 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Responder Emprego & Negcio 29/01/2013 s 17:25 Josi, como est na postagem: O direito ao aviso, no caso do funcionrio pedir demisso, da empresa. Eles podem dispens-lo sem pagamento do aviso. Um abrao. Responder Josi 29/01/2013 s 17:29 Ok. Ento suponhamos que eu trabalhe todo este ms e no final pea demisso e saia, sem ter avisado antes. Ento este ms que eu trabalhei no irei receber? Responder Emprego & Negcio 29/01/2013 s 17:49 Josi, No isso. O que voc trabalhou, voc recebe. Depois que pedir demisso, a empresa pode dispens-lo do cumprimento dos 30 dias, sem pagar esses 30 dias no trabalhados. Um abrao. Responder Josi 29/01/2013 s 19:47 Ok. neste caso, se eu pedir demisso sem um aviso previo, simplesmente avisar e sair, irei receber meu salario ate o dia trabalhado, correto? sera discontado algum valor? e alm do salario proporcional ate o dia trabalhado irei receber mais algum valor? muito obrigada pelos esclarecimentos! Responder Emprego & Negcio 29/01/2013 s 20:00 Josi, Se voc pedir demisso e se propor a cumprir o aviso prvio, como voc colocou inicialmente, a empresa pode no querer e simplesmente dispens-la do cumprimento do aviso. Ela tambm pode querer que voc cumpra o aviso e ento voc trabalhar mais 30 dias. Voc receber todos os direitos at o ltimo dia trabalhado. Se voc pedir demisso e no quiser cumprir o aviso, a empresa pode cobrar uma indenizao de um salrio que ser descontada da sua resciso. Para saber sobre seus direitos, acesse http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedidode-demissao/ Um abrao. Responder 13. Raquel 29/01/2013 s 1:52 Pedi demisso dia 09.01 e ia cumprir o aviso prvio at o dia 07.02, mas fui trabalhar somente at o dia 12.01 (sbado) faltei na segunda, e na tera fui embora mais cedo, pois estava com dores, depois disso no voltei mais na empresa, nem liguei avisando que no iria mais trabalhar. Esses dias sero somente descontados do ms, ou irei pagar alguma coisa? Responder

9 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Emprego & Negcio 29/01/2013 s 11:53 Raquel, Provavelmente, a empresa vai querer cobrar uma multa de um salrio pelo no cumprimento do aviso prvio. Assim, se voc no pretendia cumprir o aviso prvio, poderia ter recebido 10 dias aps 09.01. Um abrao. Responder 14. Glaucia ferreira soares 28/01/2013 s 12:28 Eu pedi conta na empresa onde trabalho e estou cumprindo o aviso previo . Pergunto eu tenho que receber uma carta onde me informa ate que data tenho que cumprir o aviso? Responder Emprego & Negcio 28/01/2013 s 22:21 Glaucia, No necessrio. Voc conta 30 dias corridos, a partir do dia seguinte da data da demisso. Um abrao. Responder 15. gleizer 21/01/2013 s 13:29 boa tarde, E possvel cancelar aviso previo sem acordo entre as partes? Onde apos ja assinado o mesmo pode ser cancelado, quais meu direitos de trabalhador e porque a empresa tem esse direito? Responder Emprego & Negcio 21/01/2013 s 17:27 Gleizer, Se a empresa rescindir o contrato e mudar de ideia, s vale se o empregado tambm aceitar. Fale com um advogado. Um abrao. Responder 16. Lcia 12/01/2013 s 3:11 Gostaria de saber o que fazer: minha empregada domstica a cuidadora de minha irm doente, acamada tem fez 1 ano de servios em 06/12/2012. Paguei todos os seus direitos: Ms de dezembro, frias, 1/3 das frias,INSS do ms e das frias.Suas frias terminaram dia 05/12/2012 (sbado). Ela retornaria ao servio na 2 feira, dia 07/12/2012, mas no chegando no horrio telefonei pra saber o q aconteceu; ela disse q estava com muita dor de cabea, mas viria trabalhar. Esperei, e depois de uns 15 minutos ela me ligou dizendo q no tinha condio de vir, q iria ao mdico,e traria o Atestado mdico. No dia seguinte, dia 08/12/2012, ela veio e disse que resolveu pedir demisso; conversamos a respeito do AVISO PRVIO e ela concordou em cumpri-lo trabalhando 23 dias no horrio normal.Aconteceu que conversando a respeito de sua situao (sempre doente, ou com os filhos com problemas e eu nunca descontei; lembrei-lhe q durante 2 semanas pedi-lhe q trouxesse a CT e os Atestados Mdicos q faltavam, etc, reclamei de outras coisas q estavam acontecendo, e, num mpeto, ela gritou bem alto (ao lado da minha irm doente, acamada a + de 2 anos, q gosta demais dela), que eu era doida, que ela ia embora e no ia cumprir nada. Eu tentei argumentar q ela no podia sair assim, q se acalmasse, mas ela ainda me deu um empurro (ela uma negra alta e bem forte), foi me empurrando e pegando suas coisas, e ainda gritando q iria me levar Justia, pelas horas extras (eu pagava + que o salrio mnimo e colocava no recibo como OUTROS SERVIOS) e tambm iria cobrar na Justia os banhos q ela deu no meu pai e nesta minha irm, antes de ela ser cuidadora dela (trabalhava no Asilo, mas aceitou dar estes banhos, que foram TODOS PAGOS.

10 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Tive que arrumar outra cuidadora, desde ontem, dia 10/01/2013, pois ela no compareceu mais. Anotei na Carteira de Trabalho dela (que est comigo, as frias regulamentares e na pgina de Resciso e outros, anotei: PEDIU RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO, no dia 07/01/2013, e trabalhar 23 dias dias de AVISO PRVIO, terminando em 28/01/2013). Como testemunha assinou uma outra ajudante da casa. NO DEU TEMPO NEM TEMPO DE FAZER A CARTA DO PEDIDO DE DEMISSO DELA. J estou pagando outra pessoa mais q o salrio mnimo at o final do ms, pois ela trabalha em Escola Esta tambm trabalha para mim, nos domingos, feriados e dias santos, desde agosto/2012, ganhando atualmente R$ 60,00 p/dias que a cuidadora tinha o direito de folgas. PERGUNTO: O QUE FAZER: ESPERO ELA ME PROCURAR? ELA TEM DIREITO DE ME LEVAR NA JUSTIA? POR QU? Por favor, aguardo sua resposta, com urgncia, estou nervosa e confusa com tudo isso, no esperava que tal pessoa a quem sempre tratei como se fosse da famlia, me fizesse issoe minha irm tem problemas psiquitricos e no anda mais, por problemas srios na coluna, pergunta muito por ela. Grata pela ateno desde j, Lcia C.Moreira Responder Emprego & Negcio 12/01/2013 s 12:26 Lcia, Todos que se sentirem prejudicados em uma relao de emprego, pode ir a justia procurar seus direitos. Agora que um tempo se passou, voc pode procur-la novamente para tentar resolver as coisas calmamente. Voc no tem que pagar o aviso prvio, pois ela pediu demisso e no est cumprindo o aviso. Seria bom ela assinar a carta de demisso. Um abrao. Responder 17. paloma 03/01/2013 s 20:05 estou gravida ,trabalho 1236 se eu faltar 3 veses por mes eu posso ser demitida por justa causa? e se eu faltar e ligar avisando que no estou bem ,a empresa pode me fazer acinar advertencia? Responder Emprego & Negcio 04/01/2013 s 0:49 Paloma, Se comear a faltar sem justificativa, a empresa pode adverti-la e, caso continue a faltar, demiti-la. Justa causa j mais difcil que acontea. Um abrao. Responder 18. marly aparecida de jesus silva 13/12/2012 s 23:23 preciso saber como agir,sai do emprego 30/01/2012,fui registrada em agosto de 2007,ate hoje nada. (obs)empresa de parente. Responder Emprego & Negcio 14/12/2012 s 12:10 Marly,

11 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

O que exatamente voc quer saber? Um abrao. Responder 19. Denis Juvino Bento 13/12/2012 s 10:11 Ol,faltam 10 dias para vencer minha experiencia de 90 dias e estou descontente com a empresa ,por isso faltei 5 dias que totaliza 10 dias pois trabalho na escala 1236,quantos dias posso faltar sem acarretar abandono de emprego ou jc? Responder Emprego & Negcio 13/12/2012 s 11:41 Denis, Para abandono de emprego so 30 dias. Um abrao. Responder 20. fernanda 07/12/2012 s 18:00 Ol gostaria de saber qual a melhor sada para o meu caso, pedi a demisso no dia 24/10/2012 e fui admitida por outra empresa no mesmo dia, estou em perodo de experiencia e h duas semanas descobri que estou gavida de 3 meses, ou seja, pedi a demisso sem saber que estava grvida, posso pedir ao empregador anterior que me aceite de volta? Caso negativo, qual a melhor conduta a ser tomada com atual empresa? Obrigada! Responder Emprego & Negcio 07/12/2012 s 21:49 Fernanda, O empregador anterior dificilmente ir aceit-la de volta. Voc pode comunicar que est grvida para a empresa atual e ter estabilidade provisria at 5 meses aps o nascimento da criana. O fato de estar em contrato de experincia no mais argumento para no ter estabilidade, pois a Smula 244 no seu item 3, includo em 2012, diz que a empregada gestante tem direito estabilidade provisria, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado. No seu caso, o contrato de experincia. O fato de ter sido admitida grvida, menos ainda argumento para no ter estabilidade. Um abrao. Responder 21. Karoline 03/12/2012 s 13:29 Boa tarde, estou cumprindo aviso previo ate 18/12, mas farei uma viagem dia 14/12, se eu faltar esses dias eles so vao descontar de mim, correto? Pedi ao meu chefe que me liberace no dia 13 ele so disse que ia ver se dava com o contador, mas nao me deu nenhuma resposta, ele pode me liberar mesmo eu tendo assinado que ia cumprir ate dia 18? Obrigada Responder Emprego & Negcio 03/12/2012 s 22:15 Karoline, Sim, ele pode liber-la. Tambm podem descontar ou no esses dias. Um abrao. Responder 22. Rafael 26/11/2012 s 21:21

12 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Ol! Se ao pedir demisso, eu faltar algum(uns) dia(s), o que pode acontecer? Responder Emprego & Negcio 27/11/2012 s 9:41 Ol Rafael, A empresa pode simplesmente descontar os dias. Dependendo da quantidade de dias, pode querer cobrar alguma multa. Um abrao. Responder 23. Rizzieri 22/11/2012 s 11:23 Ola novamente esqueci de falar de um pequeno detalhe estou em priodo de experiencia comecei na empresa dia 11-10-2012 Responder Emprego & Negcio 22/11/2012 s 14:43 Rizzieri, Eles devem entregar a CTPS em 48 horas. O fato de ser contrato de experincia no muda nada. Um abrao. Responder 24. Rizzieri 22/11/2012 s 11:03 Bom dia! Pedi demisso e gostaria de tirar uma divida? Vou comear em uma outra empresa e a mesma tem prea de que eu comee a trabalhar, quanto tempo a empresa a qual eu pedi demisso tem para me devolver a carteira de trablho e tambm para que eu assine o pedido de demisso obrigado. Responder 25. Aline 19/11/2012 s 17:29 Estou saindo de uma empresa em que trabalho a 1 ano, porem a empresa dispensa o cumprimento do aviso previo. Nestes casos o que realmente terei direito a receber ? Nada, se caso eu vou ter que pagar a multa para a empresa. Responder Emprego & Negcio 20/11/2012 s 2:19 Aline, Se voc se colocou para cumprir o aviso prvio, a empresa no pode cobrar multa, mesmo que a dispense. como est na postagem. Para ver os direitos de quem pede demisso, acesse http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 26. Paloma 18/11/2012 s 21:58 Ol, comecei a trabalhar em 02/01/2012 em jornada de 8 horas no contrato, em setembro comecei a fazer jornada de 6 em acordo com meu gerente, porm nada foi assinado, agora ele quer que eu volte para 8, podem mudar a minha jornada na hora que acharem necessrio. Outra pergunta, estou pensando em pedir demisso amanh, irei receber o contracheque do ms de novembro completo e do outro do aviso prvio (no caso terminar 18 de dezembro)? Quais so meus direitos??

13 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Responder Emprego & Negcio 18/11/2012 s 23:49 Paloma, A princpio, no podem mudar a jornada de trabalho, principalmente se acarreta em reduo de salrio. Na data que voc costuma receber, receber o salrio de novembro completo. Os demais dias trabalhados em dezembro, receber na resciso. Veja seus direitos em http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 27. Charlene 17/11/2012 s 17:14 BOA TARDE ! TENHO UMA GRANDE DUVIDA ESTOU SANDO DA EMPRESA QUE TRABALHO NO RAMO DE HOTELARIA. POREM JA ESTOU ENPREGADA NUMA OUTRA EMPRESA TENHO QUE CUMPRI OS 30 DIAS OU SE A EMPRESA ME DER ALGUM DOCUMENTO POSSO APENAS CUMPRI 15 DIAS POR FAVOR ME AJUDE Responder Emprego & Negcio 17/11/2012 s 17:48 Charlene, Como voc pediu demisso, tem que cumprir o aviso prvio de 30 dias. No entanto, a empresa pode dispens-la, sem cobrar nenhuma multa. Se no dispens-la, pode cobrar uma multa correspondente aos dias no trabalhados. A carta da nova empresa no tem relevncia, pois foi voc que pediu demisso e a empresa anterior tem direito aos 30 dias de aviso. Um abrao. Responder 28. Joao 15/11/2012 s 16:42 Estou prestes a pedir demissao da empresa, porem vou cumprir o aviso prvio. apenas nao tenho certeza que terei que cumprir os 30 dias. Caso eu no cumpra os 30 dias, se eu cumprir apenas 20, terei de pagar os 10 dias restantes?, como funciona neste caso? Grato Responder Emprego & Negcio 15/11/2012 s 17:15 Joo, Provavelmente, a empresa vai cobrar os 10 dias. Um abrao. Responder 29. jaciele 15/11/2012 s 14:20 ol!tenho 4 meses de serviso, pedi a conta no dia 12/11 mais quis cumprir aviso e vou at o dia 12/12/12. quero saber se esse aviso q estou cumprindo ja as ferias proporcionais,13 salrio o que eu tenho direito em receber? Responder Emprego & Negcio 15/11/2012 s 17:09

14 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Jaciele, O tempo do aviso prvio conta para efeito de frias, 13, fgts, etc. Todos os seus direitos esto descritos nessa postagem. Um abrao. Responder 30. Reginaldo Braga Cavalcanti 14/11/2012 s 16:10 pedi demisso hoje depois de 4 meses e 15 dias,a empresa s pode descontar o aviso-prvio se eu me recusar a cumpri-lo,sim ou eles podem descontar por conta propria,pela vontade deles Responder Emprego & Negcio 14/11/2012 s 21:05 Reginaldo, No caso de pedido de demisso, a multa s pode ser cobrada pela empresa se o funcionrio se recusar a cumprir o aviso prvio. Se a empresa dispensar o funcionrio, no h multa a ser cobrada. Veja mais sobre aviso prvio quando o empregado pede demisso, acessando http://empregoenegocio.com.br/aviso-previoquando-o-empregado-pede-demissao/ Um abrao. Responder 31. Jader 13/11/2012 s 21:36 Pedi demisso no dia 01/11 e tenho 1 ano e 5 meses de empresa. No acerto me falaram q meu aviso prvio deveria terminar no dia 04/12 (33 dias). Porm estou cumprindo o aviso somente at o dia 16/11 e trabalhei 8 horas dirias todos os dias. Alm das frias vencidas e proporcionais e dcimo terceiro proporcional, esto me pagando os 16 dias trabalhados e cobrando 18 faltantes para o final do aviso. Esta a conta correta, mesmo tendo trabalhado 8h dirias? Responder Emprego & Negcio 13/11/2012 s 22:47 Jader, Como foi voc que pediu demisso, no h reduo da carga horria durante o aviso prvio. A empresa pode, a qualquer momento do cumprimento do aviso, dispensar o funcionrio do restante do aviso, pagando somente os dias trabalhados. Um abrao. Responder 32. Luciana 12/11/2012 s 11:43 Oi, eu entrei na empresa e ainda na experiencia descobri que estava gravida, a empresa me efetivou mais eu por motivos pessoais precisei me mudaR a empresa tem uma sede proxima ao meu novo emdereo mais nao a vagas eu nao tenho como voltar para minha loja antiga e pedi acordo mais eles nao querem fazer vou pedir demissao, no caso quais so os meus direitos e eles poderiam fazer um acordo se quisesem?? obrigada Responder Emprego & Negcio 12/11/2012 s 18:54 Luciana, Como voc est grvida, eles no podem demiti-la. Seus direitos, se pedir demisso, esto descritos na postagem http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedidode-demissao/

15 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Voc, mesmo desempregada, tem direito ao salrio maternidade. Veja em http://empregoenegocio.com.br/seguradadesempregada-tem-direito-ao-salario-maternidade/ Um abrao. Responder 33. Priscila 11/11/2012 s 10:37 Ol, Trabalho h 1 ano e 6 meses em uma empresa, pedi demissao no dia 05/11, devo trabalhar at 05/12 sem reduo de jornada de trabalho certo? Receberei todos od meus direitos no dia 06/12 correto? Ou deverei esperar a homologao? Responder Emprego & Negcio 11/11/2012 s 20:47 Priscila, A empresa tem que pagar todos os seus direitos no dia 06/12. Um abrao. Responder 34. Rodrigo 09/11/2012 s 9:48 Preciso de ajuda, trabalhei em um empresa 7 meses, ai eles resolveram me dispensar e me contratar em outra filial, recebi todos os meus direitos, na semana que me registraram na nova empresa, recebi uma oportunidade de emprego irrecusvel, acontece que tenho apenas 10 dias de registro na empresa nova (Novo CNPJ), eles vo me descontar o aviso prvio, mesmo com apenas 10 dias de trabalho, eu vou sair devendo a empresa. Responder Emprego & Negcio 09/11/2012 s 11:25 Rodrigo, Eles podem dispens-lo do aviso prvio. Se cobrarem, voc, provavelmente, no receber nada. O funcionrio no fica devendo. Se a conta d negativa, ela zerada. Um abrao. Responder Rodrigo 09/11/2012 s 12:47 Obrigado pela ajuda, esto de parabns, timo portal para obter informaes e tirar nossa dvidas. Responder 35. karina fernandes silva 09/11/2012 s 6:24 ol bom diaqueria tirar um duvida:eu pedi demisso do meu servio,eles vo pagar meu aviso prvio,mas nem assinei minha resciso ainda,pois ainda estou trabalhando,eu posso desistir de assinar esta resciso ou no?obrigado Responder Emprego & Negcio 09/11/2012 s 11:16 Ol Karina, Se a empresa concordar, o contrato pode continuar normalmente. Um abrao. Responder 36. Tatiane

16 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

08/11/2012 s 14:15 Boa Tarde! Estava cumprindo aviso desde o dia 16 de outubro, mas parei de frequentar em 31 de outubro.A carta que assinei de demisso diz que cumprirei aviso at o dia 16 de novembro. Qual a providncia tomada? Terei que pagar multa integral na resciso ou vir descontados apenas os dias que deixei de cumprir? Obrigada Responder Emprego & Negcio 08/11/2012 s 17:14 Tatiane, Eles podem cobrar a multa de um salrio, mas tero que pagar os dias trabalhados. Um abrao. Responder 37. carlos 07/11/2012 s 9:00 Quano funcionrio pede demisso com dispensa de cumprimento de aviso prvio, a empresa tem que formalizar no pedido de demisso que o est dispensando de cumprir este aviso? Responder Emprego & Negcio 07/11/2012 s 9:50 Carlos, No pedido de demisso do empregado, deve estar formalizado o pedido de dispensa do cumprimento do aviso prvio. A empresa pode formalizar, por escrito, a liberao. Um abrao. Responder 38. Ronei 06/11/2012 s 12:24 Ol, boa tarde! Quero pedir demisso e no vou cumprir o aviso prvio. Sei que iro descontar um ms. E quanto as frias e ao 13 salrio, eu recebo normalmente correspondente aos meses que trabalhei? Outra coisa, estou fichado com um salrio, mas recebo mais do que est registrado na carteira. Ento, se eu receber as frias e o 13, ser correspondente ao meu salrio na carteira (que inferior) ou ao que eu ganho normalmente? Responder Emprego & Negcio 06/11/2012 s 16:54 Ronei, Voc recebe normalmente as frias e 13 proporcionais. O valores da resciso so baseados no contracheque. Um abrao. Responder 39. suelen santos 05/11/2012 s 19:09 pedi contas a 5 meses atras e a firma no fez a homologaao da minha carteira, o que sei da minha reciso que foi depositado apenas 5,87 e mais nada,gostaria de saber se tem algum prazo para essa prestao de contas? se tenho direito de receber o papel da reciso mesmo se pedi demisso? Responder Emprego & Negcio 05/11/2012 s 19:38 Suelen, Voc tem direito a receber o TRCT mesmo pedindo demisso. Com mais de um ano de servio, a homologao tem que ser

17 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

no sindicato. No h estipulado em lei um tempo certo para a homologao, mas 5 meses muito. Melhor consultar um advogado. Um abrao. Responder 40. marciane 02/11/2012 s 18:52 Oi,ainda no entendei recebi o aviso no dia 19 de setembro ate 20 de outubro a empresa fez o pagamento de setembro no dia 5 recebei mais o que quero sabe se o aviso no tem que ser contado desdo dia 19 de setembro ate o dia 20 de outubro como vou sabe se esto pagando os 12 dias se no esta no contracheque pois s tem 30 dias mim responda Responder Emprego & Negcio 03/11/2012 s 14:22 Marciane, Seu aviso prvio no ser at o dia 20 de outubro, pois tem mais 12 dias. O pagamento da sua resciso ser no incio de novembro. Como voc tem mais que um ano de servio, ser marcada uma homologao da resciso no sindicato. L no sindicato a empresa fornecer o TRCT e o sindicato vai conferir. Um abrao. Responder 41. marciane 01/11/2012 s 17:43 Oi,eu dinovo quero sabe como contar o a viso se recebei no dia 19 setembro ate 20 outubro s que eu tenho 4 anos e 5 ms estou muito confusa porque tenho direito em 12 dias s que o meu contracheque s tem 30 dias isso esta certo ou no Responder Emprego & Negcio 02/11/2012 s 15:04 Marciane, No TRCT (Termo de Resciso do Contrato de Trabalho) vai constar discriminado o valor correspondente ao aviso prvio, que ser o correspondente a 42 dias de trabalho. Um abrao. Responder 42. luciana 31/10/2012 s 11:07 ola pedi demisao do meu trabalho , e terminei de cumprir o aviso , mas descobrir no contra -cheque que o valor do meu salario base esta menor do que os meus colega de trabalho quem tem o mesmo cargo que eu e agora como fica a minha situao pois ja estou me desligando da empresa . Responder Emprego & Negcio 31/10/2012 s 18:18 Luciana, Voc pode solicitar na justia a equiparao salarial. Fale com um advogado. Um abrao. Responder 43. Gesiel 31/10/2012 s 9:09

18 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

meu funcionrio pediu demisso e ele vai cumprir o aviso prvio, na resciso qual a data do aviso? e qual a data do afastamnto se ele pediu no dia 05/10/212. e quando o prazo final do pagamento da resciso? aps o cumprimento do aviso 1 dia til ou 10 dias corridos? obrigado Responder Emprego & Negcio 31/10/2012 s 18:17 Gesiel, O tempo do aviso prvio proporcional ao tempo de servio, como pode ser visto em http://empregoenegocio.com.br /lei-do-aviso-previo-proporcional-tabela-com-os-dias-de-aviso/ Se ele vai cumprir o aviso, a data do afastamento ser igual a data da sada, que devem considerar o tempo do aviso. A resciso deve ser paga no primeiro dia ltil aps o cumprimento do aviso. Um abrao. Responder 44. marciane 30/10/2012 s 18:28 Oi,recebei meu aviso no dia 19 outubro at o dia 20 s que tenho 4anos e 5 m comprei todo o aviso s depois foi que o contador mim falou que eu tinha ma is 12 dias s depois que compreta os 12 dias e que vo mim paga isso esta certo Responder Emprego & Negcio 30/10/2012 s 18:34 Marciane, Sim, est certo. Um abrao. Responder 45. Rony 30/10/2012 s 3:17 Se a empresa me dispensar do aviso prvio , terei direito aos meus direitos normalmente (Tempo de servio) ? Responder Emprego & Negcio 30/10/2012 s 18:00 Rony, Sim, o aviso prvio um item da resciso. Um abrao. Responder 46. Reinaldo Patrcio Martins Maia 24/10/2012 s 12:01 Estou cumprindo meu aviso prvio mas arrumei um outro emprego e levei para minha atual empresa o aso da empresa na qual vou trabalhar e escrevi uma carta a prpio punho para pedir dispensa do meu aviso prvio sem perder meus direitos, mas alegaram que esses documentos no valem para dar dispensa pediram uma declarao da minha nova empresa so queela no fornece esse documento o que eu fao para para dar baixa na minha carteira profissional sem perder meus diretos e se esses dcumenros que eu apresntei valem como pedido de dispensa aviso. Responder Emprego & Negcio 24/10/2012 s 14:37 Reinaldo, Se foi voc que pediu demisso, mesmo com uma carta da nova empresa, a empresa anterior no obrigada a lhe liberar.

19 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Voc no colocou quantos dias j cumpriu do aviso, mas pode negociar com a empresa anterior mais alguns dias de trabalho e liberao do restante. Quais direitos voc est com medo de perder? Um abrao. Responder 47. samara 21/10/2012 s 12:25 Eu pedi demisso na empresa que trabalho mas de tanto a dona da empresa pedir pra eu ficar eu disse a ela que ficaria e continuei trabalhando. O meu aviso venceu dia 12/10/2012. Estou trabalhando, s que eu no posso ficar la mais por motivos pessoais tenho que comear outro aviso? Estou trabalhando l normal at hoje. Me oriente por favor, desde j agradeo. Responder Emprego & Negcio 21/10/2012 s 20:04 Samara, Voc deve falar com a dona da empresa e explicar que no pode continuar. Como no formalizou a demisso, ela pode alegar que est pedindo demisso agora, embora valha o seu pedido verbal. Mas, como atendeu ao pedido dela, provvel que no existam problemas para voc sair agora. Um abrao. Responder 48. reginaldo 20/10/2012 s 4:30 trabalho em uma empresa, e consegui um outro emprego, pedi demisso no dia 10, e vou trabalhar at o dia 31 do mesmo mes, pois comeo na outra empresa no dia 1, quero saber se eu devo 10 dias, ou se devo 30, neste caso qual o procedimento da empresa, outra coisa, meu advogado mim falou que como a empresa no fornece contra-cheque, na verdade assinamos num livro caixa, ela no tem direito de pedir aviso prvio e existe um documento que exime o funcionrio neste modo de no cumprir o aviso. Responder Emprego & Negcio 20/10/2012 s 19:51 Reginaldo, Se voc combinou com a empresa que iria trabalhar at o dia 31, ento ela vai lhe pagar os dias trabalhados e no vai descontar nada. Um abrao. Responder 49. michelle 17/10/2012 s 10:39 Ola,fui demitida da empresa,com aviso indenizado,quantos dias eles tem pra me pagar?E a homologao qual o prazo?Porque estou precisando da minha carteira de trabalho?obrigada Responder Emprego & Negcio 17/10/2012 s 18:59 Michelle, Eles tm 10 dias corridos para pagar as verbas rescisrias. A homologao no tem prazo em lei, no deve levar mais que 2 a 3 semanas. A devoluo da carteira independe do pagamento da resciso. Eles devem fazer as anotaes e devolv-la em 48 horas aps a comunicao da demisso. Um abrao. Responder

20 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

50. Sandro Taquetti 15/10/2012 s 21:30 Ol, Dei o aviso prvio minha empregada domestica em 05/10/2012, comunicando neste aviso que a partir de 04/11/2012 estaria rescindido o contrato de trabalho. Ocorre que desde ento ela no comparece ao trabalho. Como devo proceder? Obrigado pela ajuda Responder Emprego & Negcio 16/10/2012 s 10:05 Sandro, Voc desconta as faltas do ms do aviso, ou seja, ela no receber o valor correspondente ao aviso. Ela tambm perder esse ms para efeitos de frias e 13 proporcionais. Um abrao. Responder 51. Ana 13/10/2012 s 23:39 Oi. Estou a dois anos em um empresa e pedi a conta pra entrar em outra empresa , o empregador nao quer me liberar do aviso sem descontar o salario de multa. Se eu levar uma justificatica do novo emprego eu ainda tenho que pagar a multa de um salro? Responder Emprego & Negcio 14/10/2012 s 21:20 Ana, Sim, tem que pagar a multa. Um abrao. Responder 52. Rosa 13/10/2012 s 13:41 ol,pedi demisso dia 01/08/2012 de uma empresa onde trabalhava a 6 anos,fui trabalhar em outra empresa e assinaram no mesmo dia 01/08/2012,se for demitido dessa empresa com 3 meses terei direito a 5 parcelas, possvel a soma do tempo de servio das empresas. Um abrao. Responder Emprego & Negcio 13/10/2012 s 14:55 Rosa, Se for demitida sem justa causa, ter direito a 5 parcelas. Se sair por trmino de contrato de experincia no ter direito ao benefcio. Um abrao. Responder 53. Rafael 04/10/2012 s 18:15 Boa noite! Pedi demissao para entrar em uma outra empresa a empresa a qual pedi demissao pode descontar um salario referente ao aviso nao cumprido? Obs: Ouvi disser que neste caso nao podera ser desconta, porque ha uma justificativa.

21 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

obrigado Responder Emprego & Negcio 04/10/2012 s 23:33 Rafael, Ela pode descontar. Um abrao. Responder 54. Ariana Melo 01/10/2012 s 9:43 Bom dia ! tenho uma dvida, quando o funcionario pede demisso da empresa a empresa pode querer ou no pagar o aviso previo pra ele ? Grata Responder Emprego & Negcio 01/10/2012 s 15:01 Ariana, Quando o funcionrio pede demisso, a empresa pode dispens-lo de cumprir o aviso. Nesse caso, no precisa pagar o aviso. Um abrao. Responder 55. MARCO 29/09/2012 s 21:16 OLA TRABALHO A 14 ANOS NUMA EMPRESA E VOU PEDIR DEMISSAO, GOSTARIA DE SABER SE OBRIGATORIO EU CUMPRIR AVISO PREVIO E SE A EMPRESA FIZER QUESTAO QUE EU CUMPRA ESTE AVISO POR QUANTOS DIAS ELE TERA QUE SER CUMPRIDO, E SE DURANTE ESSE CUMPRIMENTO DO AVISO EU POSSO FALTAR SEM JUSTIFICATIVA, E SE EU POSSO IR AO MEDICO LEVAR ATESTADO , SOFRO COM PROBLEMAS DE ESTRESS E TOMO CALMANTES MAIS SEM O CONHECIMENTO DA EMPRESA NAO ESTOU FELIZ TRABALHANDO L JA OUVE CORTE DE FUNCIONARIOS E TENHO TAREFAS MULTIPLICADAS JA PEDI O DESLIGAMENTO DA EMPRESA EM FORMA DE ACORDO MAIS NAO O FIZERAM RESOLVI PEDI DEMISSAO POIS ESSA E A UNICA SOLUO QUE ENCONTREI. POR FAVOR PRECISO DE UMA RESPOSTA SE PODER ENVIE PARA O MEU EMAIL OK GRANDE ABRAO. Responder Emprego & Negcio 29/09/2012 s 22:34 Marco, Voc pode levar atestado, enquanto estiver cumprindo o aviso prvio. Tambm pode faltar um ou outro dia, onde haver desconto referente falta. Um abrao. Responder 56. Ranielly 17/09/2012 s 9:56 bom dia, fui demitida e estou na dvida sobre o horrio de sabado que devo trabalhar, como seria? Responder Emprego & Negcio 17/09/2012 s 11:48 Ranielly,

22 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Levando em considerao que voc est falando da reduo da jornada de trabalho durante o aviso prvio, e no caso de ter escolhido a reduo de 2 horas dirias. A quantidade de horas reduzidas proporcional quantidade de horas trabalhadas: Para 8 horas, a reduo de 2 horas; Para 4 horas, a reduo de 1 hora. Um abrao. Responder 57. gisleine 12/09/2012 s 19:19 OUTRAS QUESTES, AO ASSINAR O LIVRO PONTO, DEVO MENCIONAR NO CAMPO OBSERVAES QUE ESTOU CUMPRINDO AVISO PRVIO OU NO TEM IMPORTNCIA? A EMPRESA TERIA QUE TER ME DADO UMA VIA DA MINHA CARTA DE DEMISSO OU ISSO TBM NO TEM IMPORTNCIA?? OBRIGADA NOVAMENTE. Responder Emprego & Negcio 13/09/2012 s 0:53 Gislaine, A princpio essa observao no necessria. Quanto a carta de demisso, voc deveria ter ficado com uma cpia, datada e assinada por quem recebeu. Pea uma no RH. Um abrao. Responder 58. gisleine 12/09/2012 s 19:16 TRABALHEI POR 4 ANOS EM UMA EMPRESA E ACABO DE PEDIR A DEMISSO, PORM, CUMPRIREI O AVISO PRVIO.MINHAS SVIDAS SO: - MEU CARGO NA CARTEIRA UM MAIS ELEVADO DO QUE EXERO ATUALMENTE. SEMPRE PEDI PARA QUE MUDASSEM MEU REGISTRO, MAS A EMPRESA NO CONCORDOU E FICAMOS NUM ACORDO VERBAL. ISSO CORRETO? - AGORA NO CUMPRIMENTO DO AVISO PRVIO, DEVO EXERCER A FUNO QUE EST NA CARTEIRA , A QUE EXERO DE FATO OU ISSO INDEPENDE???? MUITO OBRIGADA. Responder Emprego & Negcio 13/09/2012 s 0:50 Gislaine, Provavelmente, voc vai exercer a funo que vem exercendo. Um abrao. Responder 59. Tatiane 11/09/2012 s 11:24 Bom dia! Estou insegura em relao a uma colaboradora que pediu demisso e est cumprindo aviso. A liderana decidiu que no quer mais que ela cumpra os dias faltantes,porm ela esta batendo o p dizendo que quer cumprir e alem de tudo receber esses dias pois est disponivel para a empresa. H alguma lei que diz que a empresa obrigada a indenizar os dias restantes de um empregado que est cumprindo aviso por pedido de demisso, mesmo a empresa tendo dispensado o mesmo? Entendo que teriamos que pagar somente os dias trabalhados. No aguardo Obrigada!

23 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Responder Emprego & Negcio 11/09/2012 s 11:49 Tatiane, Quando o empregado pede demisso, o direito ao aviso prvio da empresa. Se a empresa entender que no interessante que esse funcionrio cumpra o perodo do aviso, pode dispens-lo, sem ter que pagar o aviso. A empresa tambm pode dispens-lo, a seu critrio, durante o cumprimento do aviso, tendo que pagar somente os dias trabalhados. Sendo o funcionrio que pede demisso, no h indenizao a ser paga pela empresa, a ttulo de aviso prvio. Um abrao. Responder Luis Araujo 16/09/2012 s 13:17 Desculpe a minha intromisso mas percebo que foi cometido um equvoco aqui ao se afirmar que a empresa no est obrigada de pagar o aviso trabalhado ao empregado que pediu demisso quando foiela, a empresa, quem resolveu dispens-lo do cumprimento do aviso. Ora, sabemos que a obrigao de trabalhar do empregado e que se o mesmo no trabalhar vai ter que indenizar a empresa com um ms de trabalho (ms de aviso). Esta obrigao para o empregado irrenuncivel. Se ele pede para ser dispensado da obrigao de trabalhar na carta de pedido de demisso, cabe a empresa decidir de dispens-lo ou no. Neste caso ela ganha os dez dias para pagar pois o aviso passa a ter caractersticas de aviso indenizado para efeito do prazo do pagamento e a empresa s ter a obrigao de pagar os dias que efetivamente foram trabalhados pelo empregado. facultativo da empresa aceitar ou no a dispensa da obrigao do empregado. Mas no caso do empregado pedir a demisso, como sabemos que ele obrigatrio de trabalhar os trinta dias (com a reduo de 7 dias ou das 2 horas a critrio dele) mas no pedir a liberao da obrigao de trabalhar, estando ele disponvel para cumprir os 30 ou 23 dias trabalhando, e mesmo assim a empresa resolve dispens-lo para cumprir em casa o aviso que ele teria que cumprir trabalhando, ela assume o pagamento do aviso trabalhado tendo que pagar ao empregado pelo ms todo, integralmente,(j que a reduo 7 dias ou 2 horas no reduzem o valor do aviso prvio trabalhado ele receberia pelo ms todo). A deciso de dispensar o empregado foi liberalidade da empresa mas este instrumento no est previsto pela legislao. Mesmo que a empresa o dispensa ela ter sim que pagar o ms do aviso trabalhado como se ele tivesse trabalhado o ms todo. Quanto ao prazo de pagamento continua sendo no 1 dia til aps o trmino do prazo de 30 dias a contar aps a data de entrega do pedido de demisso uma vez que no houve o pedido de dispensa do cumprimento por parte do empregado, mas sim por deciso exclusiva da empresa. Espero poder ter contribuido. Cordialmente, Luis Araujo Gerente de RH e Depto. Pessoal Responder Emprego & Negcio 16/09/2012 s 15:23 Ol Luis, Agradecemos o seu interesse, mas acreditamos que voc misturou as explicaes. Em primeiro lugar, quando o funcionrio pede demisso, o direito ao aviso prvio da empresa e cabe a ela dispensar ou no o seu cumprimento. Caso ela resolva dispensar o empregado, esse aviso no assume um carter indenizatrio, j que quem est provocando a ao o funcionrio. No h de algum pagar indenizao pelo ato de outro. Quanto a irrenunciabilidade do aviso prvio pelo empregado, s vale no caso de quando ele demitido, conforme pode ser visto na seguinte postagem: http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-e-demitido/ Da mesma forma, voc confundiu quando falou em reduo da jornada de trabalho, durante o cumprimento do aviso prvio, quando o funcionrio pede demisso. O direito reduo da jornada somente quando o funcionrio demitido.

24 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Um abrao. Responder 60. leticia 17/08/2012 s 17:10 Estou cumprindo aviso e vou mudar de emprego e preciso no vou cumprir o restante do aviso? Quais so meus direitos? Responder Emprego & Negcio 17/08/2012 s 18:47 Letcia, Depende, se foi voc que pediu demisso ou foi demitida. Um abrao. Responder 61. Roselaine 14/08/2012 s 11:24 Entrei na empresa dia 03/10/2011, e pretendo pedir demisso para sair assim que completar 1 ano. Tenho que cumprir aviso prvio de 30 dias? Me disseram que se eu continuar trabalhando em horrio normal, posso cumprir o aviso de 14 dias. E o que eu teria direito a receber? Melhor fazer um acordo com o meu patro? Poderia me ajudar, por favor? Responder Emprego & Negcio 14/08/2012 s 12:40 Roseane, Como voc deve ter lido na postagem, ter que cumprir o aviso prvio de 30 dias, salvo se a empresa dispens-la ou voc pagar um salrio de multa. Quando o empregado pede demisso no h reduo da jornada de trabalho durante o cumprimento do aviso. Acordos em que o empregador demite para que o funcionrio retire o FGTS, com a condio do empregado devolver os 40% da multa, so ilegais. Seus direitos podem ser vistos em http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 62. Emerson 09/08/2012 s 13:47 Vou pedir demisso nos proximos dias, e desejo cumprir o aviso prvio; minha duvida se a empresa pode proibir-me de cumprir este aviso e caso proiba, desconta-lo dos meus direitos? Responder Emprego & Negcio 10/08/2012 s 0:36 Emerson, Quando o empregado pede demisso, o direito ao aviso prvio da empresa. Assim, ela pode dispensar o funcionrio do cumprimento do aviso, sem ter que pagar nada. A postagem aborda esse assunto mais detalhadamente. Um abrao. Responder 63. Cristine 15/07/2012 s 14:45 Gostaria de saber como devo agir, pois tenho um funcionrio que pediu demisso e optou por cumprir aviso, porm desde ento passou a chegar atrasado todos os dias?

25 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Responder Emprego & Negcio 15/07/2012 s 19:16 Cristine, Na verdade, no do funcionrio a opo de cumprir o aviso quando ele pede demisso. Como foi colocado na postagem, no ttulo Dispensa durante o cumprimento do aviso prvio, voc pode dispens-lo, pagando apenas os dias trabalhados. Um abrao. Responder 64. Natalia 04/07/2012 s 10:03 Gostaria de saber no caso do funcionario(a) que pede demissao, resolve cumprir o aviso, dai no meio do aviso ele desiste de cumprir e traz atestado medico desses dias. Como devemos proceder? Responder Emprego & Negcio 04/07/2012 s 11:06 Natlia, O aviso prvio continua vigorando normalmente at o 15 dia de afastamento e a empresa responsvel pelo pagamento do salrio. Se o trmino do aviso ocorrer nesse perodo, o contrato termina normalmente. Caso o aviso prvio no termine nesses 15 dias, a partir do 16 dia de afastamento, o aviso deve ser suspenso, pois o empregado comea a receber o auxlio-doena previdencirio. Quando o empregado retornar, aps alta do INSS, o tempo restante do aviso prvio deve ser cumprido. Um abrao. Responder 65. carlos 02/07/2012 s 12:17 avisei trinta dias antes de me desligar mas foi verbalmente e valido pela lei no caso de pedido de demissao !!!??? Responder Emprego & Negcio 02/07/2012 s 15:34 Carlos, Vale, mas, se a empresa no reconhecer o pedido, voc tem que ter testemunha. Seno, fica a sua palavra contra a palavra da empresa. Um abrao. Responder

Deixe um comentrio
Nome (obrigatrio) E-Mail (obrigatrio) Website Aviso prvio quando o empregado demitido Como pedir demisso e entregar a carta de demisso

26 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Emprego CLT e PJ

Encontre uma vaga de emprego na sua cidade e veja as diferenas entre ser contratado com carteira assinada ou como Pessoa Jurdica. VEJA AQUI

Modelos de Currculo

Baixe modelos grtis, com instrues de preenchimento, para pessoas com ou sem experincia profissional. FAA DOWNLOAD DO SEU

Dicas para no perder o Seguro Desemprego

Dicas para no perder o direito ao seguro desemprego, em funo do prazo de solicitao e do reemprego. CONHEA AS DICAS

Modelo de Curriculum vendido em papelarias

Modelo de Curriculum Vitae simples, pronto para preencher e enviar por e-mail ou imprimir. OBTENHA O SEU

Artigos mais lidos

27 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Como conseguir o primeiro emprego Como pedir aumento de salrio para seu chefe Como fazer marketing pessoal
Anncios Google

Clt demisso Justa causa empregado Empregado domestico

ASSINANTES EMPREGO & NEGCIO

ASSINE E RECEBA GRATUITAMENTE AS NOSSAS PUBLICAES

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faa a confirmao no e-mail que ser enviado a voc. Conhea a poltica de privacidade do assinante

SAIBA O QUE FOI PUBLICADO

Pesquisar no site

Seguro Desemprego
Quem tem direito ao seguro desemprego - Locais e documentos Retomada do recebimento das parcelas Seguro desemprego 2011 - Valores e parcelas

28 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Seguro desemprego 2012 - Valores e parcelas Seguro desemprego 2013 - Valores e parcelas Parcelas a receber X Tempo de desemprego O que muda com a nova lei Nova alterao na lei exige curso de qualificao profissional a partir de 2012 Seguro desemprego para empregada domstica Dicas para no perder o direito ao seguro desemprego

Entrevista de Emprego
O que saber para obter sucesso Saiba como se preparar Conhea as perguntas e como respond-las Veja como se vestir

Foto e Idade no Currculo

Veja quando colocar a foto no currculo e saiba como omitir a idade, sem deixar pistas pelo currculo. CONFIRA AQUI

Cursos Online

Aumente seu currculo. Faa cursos online para seu desenvolvimento pessoal. Preos bem acessveis. VEJA A LISTA DE CURSOS

Modelos de Carta de Apresentao

Obtenha modelos grtis de carta de apresentao para acompanhar seu currculo. OBTENHA O SEU

Modelo de Carta de Recomendao

Obtenha modelo grtis de carta de recomendao. OBTENHA O SEU

29 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Empregado
Veja como manter-se empregado Saiba como administrar seu tempo no trabalho Obtenha modelos de carta de pedido de demisso Saiba quais os documentos para admisso

Resciso do Contrato de Trabalho


Conhea os direitos de quem pede demisso Conhea os direitos de quem demitido Saiba os prazos para pagamento da resciso Despedida indireta e os direitos do empregado Saiba os motivos para demisso com justa causa Modelos de carta de pedido de demisso

Fundo de Garantia

Veja como fazer o saque do Fundo de Garantia na resciso do contrato de trabalho e quais os documentos necessrios. VEJA AQUI

Aviso Prvio
Lei do aviso prvio proporcional. Tabela com os dias de aviso Empregado demitido obrigado a cumprir aviso prvio? Aviso prvio quando o empregado demitido Aviso prvio quando o empregado pede demisso

Frias
Direito a frias anuais Tabela de frias com as faltas no justificadas Abono pecunirio de frias

Contrato de Experincia
Contrato de experincia Direitos na resciso e no trmino Direitos no auxlio doena, acidente do trabalho e gravidez Modelo de carta de trmino do contrato de experincia pelo empregado Modelo de carta de resciso do contrato de experincia pelo empregado Modelo de contrato de experincia de trabalho

30 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Negcio
O que ser empreendedor Maneiras de agregar valor a um produto ou servio A importncia do fluxo de caixa na gesto da empresa Dicas para criar um blog para o seu negcio

Comeando
Primeiros passos para criar um blog ou site Dicas bsicas na criao de um blog ou site Como fazer e divulgar um blog grtis

Divulgando
Por mecanismos de busca Pela assinatura do feed e e-mail Por botes para redes sociais Por sites de links e diretrios Por comentrios em blogs

Crie um Blog Grtis

Veja como criar um blog grtis em poucos minutos, sem conhecer nada de programao. CRIE O SEU AGORA

Blog Grtis no Blogger

31 de 32

14/03/2013 17:38

Aviso prvio quando o empregado pede demisso @ Emprego & Negcio http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-ped...

Veja o passo a passo para criar um blog grtis no Blogger. CRIE O SEU BLOGSPOT 2013 Emprego & Negcio - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Top

32 de 32

14/03/2013 17:38

S-ar putea să vă placă și