Sunteți pe pagina 1din 28

Direito Internacional Prof Patrcia Luiza Kegel PROVAS: 1a Prova: 12/04/2012 2a Prova: 31/05/2012 final de tratado, organizacoes internacionais

ais e estadp (materia a partir do dia 17/04/2012) 3a Prova: 21/06/2012 situacao juridica do estrangeiro, direito economico internacional (GATT, OMC), integracao regional (ZLC, UA, MC, UEM) Bibliografia: Direito Internacional Publico Francisco Rezek Jorge Luiz Borges Direio Internacional 3 Grandes Eixos: o Direito Internacional Publico Monismo x Dualismo Fontes Tratados Internacionais: Negociacao Celebracao Ratificacao: da validade no direito interno Deposito: da validade no direito internaciol Entrada em vigor Pessoas do Direito Internacional Dois aspectos: o Independencia exterior o Autonomia interior Organizacoes Internacionais ONU Corte Internacional de Justica OMC Orgao de Solucao de Controversia OMS OMT Individuo extradicao, condicao juridica do estrangeiro, asilo politico. o Direito Internacional Economico: normas que incidem nas relacoes comerciais internacionais. Surge apos 2a Guerra Mundial FMI (economico) BIRD (finaceiro) GATT (comercial) Servicos/PI: Etapas da Integracao Regional o 1 Zona de Livre Comercio o 2 Uniao Aduaneira o 3 Mercado Comum o 4 Uniao Economica e Monetaria Crise da Globalizacao China na OMC

o Direito Internacional Privado: e a area do direito que determina o direito (sistema juridico) a ser utilizado quando em uma mesma relacao juridica de direito privado incidem dois ou mais sistemas juridicos diferentes. E a area do direito que preve em que situacoes o juiz nacional aplica o direito estrangeiro. Contratos Internacionais Sistema Brasileiro de Direito Privado LICC 01/02/2012 Nos anos 80, com o inicio da globalizacao, o mundo se torna mais interligado, acarretando uma proximidade maior do Brasil com outros paises, o qual antes era isolado. A lei de arbitragem brasileira, e praticamente igual a lei de arbittragem de diversos outro paises, assim facilitando a celebracao dos contratos internacionais. A arbitragem comercial internacional surge como um instrumento privilegiado para a solucao de conflitos internacinais. Surge 3 grandes areas de estudo no Direito Internacional: Direito Internacional Publico Direito Internacional Economico Direito Internacional Privado. Organizacao Internacional Exemplos: o ONU o OMC o Mercosul o OMPI o UE o OEA o Etc Apenas Estados compoem, fazem parte das organizacoes internacionais. Organizacao nao Governamental Exemplos: o Greenpeace o Rain Forrest o WWF o Medico sem Fronteiras Pessoas de direito privado que fazem parte das ONGs. Personalidade de Direito Internacional Publico OBS.: A personalidade e a capacidade que se tem. 1. A Personalidade Originaria corresponde ao Estado Soberano. a. O estado tem a capacidade de: i. Declarar guerra e celebrar paz. > Primeira grande capacidade do Estado. ii. Celebrar Tratados. iii. Insercao/resolucao/participacao de conflitos internacionais. > O Estado Soberano nao pode por sancoes do nada, essas sancoes devem estar vinculadas com algum tipo de conflito com a sua participacao.

iv. Manter representacao diplomatica em territorio estrangeiro. 06/03/2012 Palestra: Evolucao historica economica alema Dia: 13/03/2012. Personalidade do Direito Internacional Publico Existem apenas duas figuras que possuem personalidade no Direto Internacional Publico, sendo elas: Estados Soberano. Organizacoes Internacionais. O que e Estado? O Estado e uma ficcao juridica. Ele e formado pela nacao, territorio e governo (soberania). Evolucao historica do Estado Contemporaneo : o O Estado comeca a se formar no final do periodo feudal, por volta dos seculo XIII, XIV e seguintes. O periodo feudal e caracterizado pela: Descentralizacao: nao existia um poder unitario. O poder era disperso em inumeros centro politicos, economicos e territoriais. A descentralizacao era: Politica: o rei era apenas um dos senhores feudais, mais nao necessariamente o mais importante. Os senhores feudais detinham um poder absoluto de seu territorio privado Militar: o rei necessitava de ajuda dos senhores feudais, pois ele nao detinha um exercito proprio. Economica: cada senhor feudal possuia uma moeda diferente. Dispercao de funcoes: o poder executivo, legislativo e judiciario era descentralizado. Nao existia nenhuma lei geral, cada senhor feudal impunha sua propria lei, a unica lei geral que existia era a da Igreja. Cada feudo tinha suas proprias normas, e formas de aplica-las e executalas. o A partir do seculo XIV, aproximadamente, comeca a ocorrer a concentracao do poder no rei (soberano). Passa a se ter uma unica moeda. Um Estado que era descentralizado politico, economico e militarmente, passa a ser concentrado, acompanhado pelo monopolio do Estado no poder executivo, legislativo e judiciario. Ha um monopolio da forca militar. Esse processo durou aproximadamente 400 anos, variando de Estado para Estado. o 1648 Paz da Westfalia Acaba com a guerra dos 30 anos. Essa guerra dos 30 anos era uma guerra religiosa. A Igreja perdeu forca. Ela continuava sendo considerada uma personalidade com capacidade internacional, ela continua sendo importante, mais deixou de interferir diretamente nas questoes politicas internas dos paises. Ela deixa de ser uma instituicao que consegue influenciar politicamente os estados. Nessa epoca se reconhece o Estado Soberano como o unico sujeito (ator) de Direito Internacional. Nessa ocasiao se reconheceu o principio da igualdade soberana entre os estados, para o direito internacional. Nesse momento se estabelece a igualdade juridica entre os Estados. o Seculo XIX Periodo de expansao colonial europeia.

O continente africano era uma colonia europeia. A China foi dividida em protetorados. A soberania nao tem limites. Nesse periodo o Estado Soberano e o estado que detem o jus ad bellum (direito a guerra), ou seja, e o estado que faz a guerra fora das suas fronteiras, e o estado que faz valer seu direito a guerra, nas guerras de conquistas.

o 1918 O estado soberano deixa de ser definido por seu direito a guerra, em decorrencia da 1a Guerra Mundial (1914-1918). A partir desse momento a soberania comeca a ter restricoes, e deixa de ser ilimitada. Nao ha mais necessidade de um estado concordar com as restricoes ou nao. A perda do direito a guerra corresponde a proibicao da guerra de conquista como principio de direito internacional. O que e a soberania? o A soberania tem dois sentidos distintos. O primeiro e a soberania externa, ela indica a caracteristica do Estado, sengundo a qual, um Estado Soberano nao se submete a nenhuma norma internacional com a qual ele nao tenha concordado antes. Significa que Estado Soberano e um estado que em suas relacoes internacionais nao se submete a nenhuma norma, com excecao das normas com as quais ele concordou. O segundo e a soberania interna, ela se manifesta pelo fato de que o Estado e a unica fonte de poder coercitivo dentro do seu territorio. Nao pode haver um poder paralelo dentro do territorio nacional. Exemplo de poder paralelo e o morro do Rio de Janeiro onde a policia nao entrava. Como sujeito de estado internacional apenas o Estado Soberano. A Palestina e um exemplo de onde se tem um Estado, mais nao e um Estado Soberano. o A soberanida do povo nao se confunde nem com a soberania interna e nem com a externa. O que e poder e o que e poder legitimo? Poder legitimo e o poder consensuado, e o poder concedido pelo povo. O poder e o A legitimidade que era do rei soberano, deixa de ser dele e passa para o povo.

08/03/2012 DEFINICAO DO DIREITO INTERNACIONAL E um conjunto de normas (regras), oriundas do Sistema Internacional, que tem por objetivo regular e normatizar as relacoes dos sujeitos de Direito Publico entre si. Nao e um direito positivado pelo Estado, ele nao emana do ambito do Estado Soberano. O Direito Internacional e um direito que provem da vontade de cooperacao dos Estados entre si, e por causa disse ele pode ter distintas definicoes dadas por autores. Nao existe um poder legislativo que tem a capacidade de criar uma legislacao para todo o mundo. CARACTERISTICAS DO SISTEMA JURIDICO INTERNACIONAL Principio da Igualdade Soberana entre Estados este principio decorre do tratado da Westfalia. O principio faz com que as relacoes juridicas entre estados sejam de coordenacao e nao de subordinacao.

Essas normas de coordenacao surgiram para promover a paz. Sistema Juridico Internacional e baseado no Pacto Sunt Servanda os pactos deve ser cumpridos, o que e pactuado e lei entre as partes. E um sistema horizontal. Nenhum Estado e obrigado a aceitar uma norma intenacional com a qual ele nao tenha concordado anteriormente. Esse sistema juridico e baseado no consenso. Ausencia de Jus Cogens no Direito Internacional Jus Cogens e o Direito Cogente, o qual e um conjunto de normas que constitui o amago do direito e nao pode ser colocado de lado. Ele nao permite que o seu destinatario nao a cumpra. Nao existe direito cogente no Direito Internacional, pois as normas sao feitas a partir de um consenso. No entanto ha excecoes: o Um dos principios do direito internacional determina que os Estados nao podem, tanto internamente quando extermente, adotar atitude que seja contraria ao que o consenso internacional esbelece como licito e ilicito. o Tratados de Direitos Humanos. 15/03/2012 FONTES DO DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO Estatuto da Corte Internacional de Jusitica CIJ, art. 38, estipula os elementos aplicaveis em suas decisoes. A Corte, cuja funo decidir de acordo com o direito internacional as controvrsias que lhe forem submetidas, aplicar: a. as convenes internacionais, quer gerais, quer especiais, que estabeleam regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes; b. o costume internacional, como prova de uma prtica geral aceita como sendo o direito; c. os princpios gerais de direito, reconhecidos pelas naes civilizadas; d. sob ressalva da disposio do Artigo 59, as decises judicirias e a doutrina dos juristas mais qualificados das diferentes naes, como meio auxiliar para a determinao das regras de direito. A presente disposio no prejudicar a faculdade da Corte de decidir uma questo ex aequo et bono, se as partes com isto concordarem. Para o costume virar uma regra, deve haver a reiteracao dos atos, ou seja, que eles sejam aceitos e um lapso temporal precisa de um tempo para que o cotume se torne uma regra. Principios gerais do direto: Direito interno Integram lacunas ex.: art. 4o da LINDB Jurisprudencia e doutrina Decisoes de Camaras Arbitrais Internacionais (p. ex.: AAA) Decisoes de Cortes de Justica Internacionais (p. ex.: CIJ) Decisoes de determinadas Organizacoes Internacionais (p. ex.: OMC) Importante: Embora nao constem da enumeracao do art. 38 da CIJ, nos dias atuais incluem-se entre as fontes do Direito Internacional Publico as Resolucoes das Organizacoes Internacionais. Ex.: Resolucoes da Assembleia Geral da ONU. Tratados Internacionais Historico:

O primeiro registro seguro de celebracao de um tratado bilateral e o que se refere a paz entre o Hatusil II, rei dos hititas, e Ramses II. Farao egipcio da XIX a dinastia, ha aproximadamente 1280 a.C. Conceito: Tratados sao atos internacionais solenes, por meio dos quais se manifestam acordos de vontade entre dois ou mais sujeitos de direito internacional publico. Convencao de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, e complementada em 1986 (ela regula os tratados): Dispoe sobre o Direito dos Tratados entre Estados e Organizacoes Internacionais ou entre Organizacoes Internacionais. Terminologia: Tratado: e um termo generico e conforme a forma, conteudo, oubjeto ou fim, inumeras sao as denominacoes utilizadas, a saber: convencao, protocolo, convenio, acordo, declaracao, compromisso, etc... Tratado (Convencao): especial relevancia politica. Acordo: algusn juristas consideram atos internacionais com reduzido numero de participantes e importancia relativa. Entretanto, um dos mais notorios e importantes tratados multilaterais foi assim denominado: Acordo Geral de Tarifas e Comercio GATT. Concordata: tratado bilateral em que uma das partes e a Santa Se (representante da Igreja Catolica celebrado pelo Estado do Vaticano). OBS.: Celebrar = Assinar = Firmar Ratificar Composicao dos Tratados: Preambulo Dispositivos Anexos: somente alguns possuem, nao todos. Classificacao dos Tratados: Bilaterais: quando celebrado entre duas partes. Multilaterais: quando as partes sao mais numerosas. Tratados-normativos: geralmente sao celebrados entre muitos Estados, com o objetivo de fixar normas de Direito Internacional Publico. Tratados-contratos: Procuram regular interesses reciprocos dos Estados e sao geralmente de natureza bilateral. Condicao de Validade: 1. Capacidade das partes contratantes: as partes, em todo tratado, sao necessariamente pessoas de direito internacional publico, ou seja, Estados Soberanos e as Organizacoes Internacionais. 2. Habilitacao dos Agentes Signatarios: as pessoas que celebram os tatados tem que ter competencia para tal. Assim: a. Chefes de Estado e de governo: autoridade ilimitada. b. Plenipotenciarios: Ministros das Relacoes Exteriores e os Embaixadores. Podem tambem ser outros diplomatas ou servidores publicos credenciados pela Carta de Plenos Poderes (possuem este documento). i. A carta de plenos poderes e como se fosse uma procuracao. c. Consentimento Mutuo: o tratado e um acordo de vontades, e, como tal, a adocao de seu texto efetua-se pelo consentimento de todos os Estados que participam de sua

elaboracao. No caso dos tratados multilaterais, a adocao do texto efetua-se pela maioria de 2/3 dos Estados presentes e votantes, a nao ser que, pela mesma maioria, decidam adotar uma regra diversa. i. Tendo 2/3 de acordo, os outros nao poderao alegar que o tratado nao e valido pois nao teve o consenso de todos. d. Objeto licito e possivel: a licitude do objeto e condicao essencial para a celebracao dos tratados. e. Vinculacao das partes: a Convencao de Viena preve que terceiros nao contratantes possam ser objeto de direitos ou de orbigacoes. Ex.: efeito difuso (quando o Brasil comprou o Acre da Bloivia, os outros paises tiveram que respeitar os limites da fronteira); clausula NMF. 20/03/2012 Relacoes entre o Sistema Juridico Internacional e o Sistema Juridico Nacional Relcoes internacionais e estrangeiras nao sao sinonimos. Sugem duas teorias: a) Monismo: para esta corrente teorica, o sistema juridico internacional e nacional integram um mesmo sistema juridico, sem distincoes. A diferenca e o ambito de incidencia das normas. Um dos maiores expoentes dessa teoria foi Kelsen. Essa teoria nunca foi adotada na pratica, ela foi mais um desdobramento intelectual do seculo XX que alguns autores fizeram de uma teoria de um Direito mais amplo. O unico pais no mundo que adotava o Monismo era a Uniao Sovietica. A URSS adotava o monismo como desculpa para nao respeitar tratados e o conjunto de Direito Internacional. A URSS dizia que a norma internacional entrava em conflito com a norma nacional, e por isso a primazia era da norma nacional. b) Dualismo: para esta corrente teorica o sistema juridico nacional e o internacional formam dois sistemas absolutamente distintos, sem conexao entre si. Para que uma norma emanada do sistema juridico internacional adquira validade no sistema juridico nacional, e necessario que ela seja submetida a um procedimento de incorporacao. A ratificacao e um dos procedimentos de incorporacao, e e o procedimento utilizado para incorporar tratados. Ela retira a norma do sistema juridico internacional, e passa para o sistema juridico naciona. Um tratado (norma juridica internacional) quando celebrado nao gera egeitos imediatamente no pais, no sistema juridico nacional, precisa de um procedimento de incorporacao, onde transforma a norma internacional em norma nacional. O Estado rpecisa dar o seu consentimenta para que uma norma juridica internacional seja valida, pois nao ha subordinacao entre os paises. Distintos tipos de Incorporacao de acordo com o topo de Norma Internacional Tipo de Norma Nacional Tipo de Norma Procedimento de Internacional Incorporacao Tratado Internacional o Ratificacao para que o tratado de forma geral tratado internacional vire tambem altera a ordem uma lei. juridica.

Lei e editada pelo Poder Legislativo, pois altera a ordem juridica. Sao impositivos e vinculantes. Decretos (ato Acordos Executivos sao Publicacao do Acordo administrativo ) atos do acordos celebrados entre Executivo no Diario Oficial

Poder Executivo, o poder executivo de dois da Uniao (DOU). vinculantes, nao alteram ou mais paises, no estrito a ordem juridica. ambito de suas compretencias, que nao alteram a ordem juridica e tem por objetivo a solucao pontual de algum problema comum a dois ou mais paises. Sentenca Judicial Sentenca Internacional Nao precisa vinculante (vincula os e uma sentenca incorporada. nominados na sentenca), emanada de um orgao de editada pelo Poder solucao de controversias Judiciario, nao altera a internacional, ao qual o ordem juridica. Estado tenha concordado em se submeter, e cujo destinatario, e o Estado enquanto sujeito de direito internacional. Orgaos que o Brasil faz parte: Corte Internacional de Justica da ONU, Orgao de Solucao de Controversias da OMC, S.S.C. do Mercosul.

ser

Ato normativo e algo que obriga a pessoa a fazer alguma coisa. Ha constitucionalista que dizem que nao existem os acordos executivos. Para eles os acordos sao na verdade tratados internacionais que deveriam ser ratificados e nao publicados no DOU, conforme o art. 49 (?) da CF. Os acordos executivos nao estao previstos na CF, eles estao previsto nos habitos, costumes internacionais. Senteca estrangeira difere da internacional, pois ela e proferida por outro pais, e para ser valida no Brasil, precisara de homologacao judicial. 22/03/2012 TRATADOS Convencao de Viena sobre o Direito dos Tratados 1969. Conceito: e um acordo internacional solene, celebrado entre dois ou mais sujeitos de direito internacional publico, cujo alcance e finalidade e aquele proposto pelos celebrantes, consignado em um ou mais documentos e independente da dominacao. O tratado internacional e regido com normas do proprio direito internacional. Acordo solene: ele e sempre por escrito e tambem e publico. Sujeitos de Direito Internacional Publico: sao os Estado Soberanos e as Organizacoes Internacionais. Por isso esse tratado, solene e celebrado entre sujeitos de direito internacional, cria direitos e deveres entre as partes, e vincula as partes ao tratado. Ele nao pode dispor sobre o interesse de outro Estado que nao faca parte do tratado (de Estado que nao celebre o tratado)

Alcance/Finalidade: serve para o que as partes quiserem, desde que o objeto seja licito para o direito internacional, e possivel de acordo com as normas internacionais e a capacidade das partes. Consignado em um ou mais documentos: existiam tratados (20 ou 30 anos atras) as partes discutiam diversos pontos no tratado, e conforme chegavam a acordo iam incorporando ao tratado, por exemplo o tratado celebrado em 1950, recebe um anexo em 1955. Atualmente isso nao ocorre muito. Independente da denominacao: o Tratado o Convencao o Acordo Tratado, Convencao e Acordo sao sinonimos, nao ha diferenca de forma ou de conteudo, muda somente a denominacao. Essas diferentes denominacoes vem muito mais de um evolucao historia, do que de uma diferenca de forma e conteudo. o Concordata: sao tratados bilaterais celebrados com a Santa Se, celebrados pelo Vaticano. Trata sobre a posicao da Igreja dentro do Estado. Normalmente fala sobre incentivos financeiros, obrigatoriedade e pagamento do ensino religioso dos padre. o Protocolo definicoes: Manifesacao de intencoes: geralmente ultilizado para manifestar as intencoes acerca de tratado internacional. Tratado que pode ser constantemente revisto, que ja carrega em si dispositivos de continua revisao. Por exemplo: Protocolo de Kyoto. Um tratado CONEXO a um tratado anterior. 1991 Tratado de Assuncao (Mercosul) De la pra ca todos os demais tratados celebrados pelos estados parte no ambito do Mercosul, receberam a denominacao de protocolos. Ex.: Protocolo de Olivos de Solucao de Controversias, que e um protocolo que tem todas as caracteristica de um tratado, so e chamado de protocolo porque ele e conexo com o Tratado de Assuncao, e so exestira enquanto o Mercosul existir. Outro exemplo seria o Protocolo de Las Lecias ???. Regido por normas do Direito Internacional Publico: ele nao pode ser aplicado, interpretado, excepcionado de acordo com normas nacionais, deve ser de acordo com as normas internacionais sobre aquele tema. o Interpretacao o Aplicacao o Excecoes

27/03/2012 TRATADOS Acordo de Sede: e o tratado celebrado entre uma organizacao internacional e o pais que hospedara sua sede, para reger direitos e deveres mutuos, em especial a imunidade de jurisdicao da organizacao internacional. Organizacoes Internacionais Estado Hospedeiro o A organizacao internacional e composta por membros do corpo administrativo permanente, juntamente com representantes dos Estados participantes da organizacao.

Tem imunidade de jurisdicao as Embaixadas, figura do Embaixador e sua familia, consules (a familia do consul nao tem imunidade de jurisdicao, consul honorario tambem nao tem imunidade de jurisdicao), consulados. Caracteristicas dos tratados Capacidade das partes: o Estados Soberanos o Organizacoes internacionais: a capacidade das organizacoes internacionais de celebrarem um tratado depende da finalidade para a qual ela foi constituida, ou seja, a capacidade de negociacao, de celebracao de um tratado por parte de uma organizacao internacional depende do principio da especialidade. Adesao: ocorre quando um Estado integra o ambito de incidencia de um tratado, depois deste tratado ja ter sido concluido. Tem que haver previsao expressa no tratado. o Caso o tratado nao preveja a adesao, e um estado queira aderir posteriormente ao tratado, todos os estados originais ao tratado tem que estar de acordo com a adesao. o A adesao tambem pode ser limitada por outras definicao, como por exemplo territorial. Ex.: quando a Argentina queria ingressar na OTAN, Uniao Europeia Brasil nao pode fazer parte. Denuncia do Tratado: ocorre quando o pais nao quer mais fazer parte de um tratado. Ela tem dois passos: o Comunicacao formal do Estado: assinada sempre pelo Presidente da Republica, ou pelo Chefe de Governo, que sera entegre pelo embaixador. o Procedimento previsto no tratado: normalmente envolve duas coisas, sendo elas a quitacao das obrigacoes financeiras e prazo de 3 a 6 meses (o prazo e estipulado no proprio tratado). Denunciado o tratado, o pais deixa de ser vinculado a ele no ambito internacional. Especies de tratados Tratado que regulam/normatizam as relacoes entre sujeitos de Direito Internacional Publico: Sao os tratados usuais, como os de fronteira, delimitacao de marco fronteiral, de liberalizacao comercial. Tratados que criam Organizacoes Internacionais O tratado tambem inclui uma Clausula de Solucao de Controversias isso acontece porque nao ha uma jurisdicao que vincule todos os Estados e todos os tratado. Ha varias especies: Tratados Pouco Complexos o A solucao de controversias sera primeiramente por negociacao entre as partes, e se necessario posterior utilizacao da arbitragem ad hoc (excepcional para solucionar aquela controversia) ou constituida (caso do Tribunal Arbitral do Mercosul). Exemplo de tratado e a ALADI. o A solucao de controversias sera por indicacao de Tribunal Internacional ja existente. Um exemplo e a indicacao da Corte Internacional de Justica da ONU. E comum nos tratados de delimitacao de fronteira. Tratados de Maior Complexidade: sao tratados que dao origem a uma organizacao internacional. Tem-se um sistema proprio de solucao de controversias. o ONU tem a Corte Internacional de Justica. o OMC o Mercosul o Etc. 29/03/2012

HIERARQUIA DOS TRATADO No que diz respeito ha hirarquia dos tratado, ha tres posicoes: Posicao Supranacional esta teoria e adotada apenas no Direito Comunitario Europeu, ou seja, apenas no ambito das normas da uniao europeia e dos direitos nacionais.. As normas comunitarias da Uniao Europeia e superior a todo o ordenamento juridico nacional, inclsive superior as Constituicoes Nacionais. Posicao Supralegal nesse caso, o tratado encontra-se em um status inferior a constituicao, porem superior a todas as outras normas do ordenamento juridico, nao podendo ser alterado ou derrogado por qualquer tipo de norma nacional que nao sejam emendas constitucionais. Esse sistema decorre de uma clausula constitucional que expressa a posicao hierarquica do tratado no sistema juridico nacional. Ex.: Alemanha, Holanda, Argentina (melhor redigido). Essa clausula so serve para tratados de direitos humanos. o Esse sistema e um dos mais adotados. Posicao Legal equipara o Tratado a Lei Ordinaria, e utiliza o criterio cronologico para resolver qualquer tipo de conflito. Essa e a posicao adotada pelo Brasil. Antinomias Juridicas Os conflitos entre as leis, serao resolvidos da seguinte forma: 1. Criterio Hierarquico 2. Criterio Cronologico 3. Criterio Especialidade AMBITO DE VALIDADE DOS TRATADO Ambito de validade de uma norma e o espaco territorial ao qual ela e aplicada, o local aonde ela vai ser utilizada. O Tratado possui um ambito de validade internacional. Ambito de Validade: 1. Ambito de Validade Internacional: O Estado se vincula aos outros Estados celebrantes e na ordem juridica internacional. a. No ambito internacional, a vinculacao de um Estado com outros comeca com o Deposito do Intrumento de Ratificacao. Essa carta nada mais e do que uma reiteracao do compromisso assumido pelo Estado quando da celebracao do tratado. Quem envia o documento de reiteracao e sempre o Chefe do Poder Executivo (no Brasil o Presidente da Republica). b. O local do deposito e estabelecido no Tratado. c. A publicidade do deposito era dada pelo Estado que recebe os depositos, ou seja, que avisa os demais. 2. Ambito de Validade Nacional: E a producao de efeitos na ordem juridica interna. a. O inicio da validade nacional do tratado se da atraves da sua incorporacao, por meio do procedimento de ratificacao. Esse procedimento de ratificacao no Brasil comeca com a publicacao de um decreto no Diario Oficial da Uniao (DOU). O problema da posicao legal e que na ordem nacional, uma lei ordinaria qualquer pode alterar um tratado internacional, no entanto, isso nao ocorre na ordem internacional. O inicio da vigencia internacional do Tratado so ocorre depois que 50% + 1 dos Estados terem depositado a carta (instrumento) de ratificacao. A regra nem sempre e 50% + 1 50% +1 e o usual no entanto ha Tratados que dispoes que precisa de 100% de raitificacao, etc. A ausencia da publicacao no DOU, faz com que o Tratado nao tenha validade no ambito nacional. A partir da publicacao no DOU, o Tratado produz efeitos no Brasil.

03/04/2012 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS TRATADOS Existem dois grandes sistemas: 1) Controle e exercido apenas pelo sistema concentrados a) Concentra em um unico orgao (no caso do Brasil STF) a avaliacao se aquela lei (no caso tratado) e adequado a Constituicao. b) Nao se usa esse sistema no Brasil. 2) Controle concentrado e difuso: a) Sistema utilizado no Brasil. b) O problema e que se no mesmo espaco juridico ja cria uma confusao muito grande quanto a constitucionalidade da lei, imagine em um tratado internacional. c) Nos paises em que o controle e concetrato e difuso, gera uma inseguranca juridica. d) No Brasil teve o caso em que no Rio Grande do Sul, os produtores de arroz, entraram com uma ADI contra o Tratado de Assuncao na parte que estipulava 0% de imposto para arroz importado dos paises signatarios. No entanto nesse caso se configurava o dumping, e caberia ?. OBS.: Os precedentes, nos paises que utilizam esse sistema ao inves de sumulas, sao formados apos preencherem uma serie de requisitos, causando assim uma seguranca juridica bem maior. PROCEDIMENTO DE INCORPORACAO DOS TRATADOS NO BRASIL I Poder Exceutivo. Negocia e celebra tratado art.84, VIII compete exclusivamente ao Presidente da Republica, ou entao?. Esse tratado negociado e celebrado ainda nao entrou em vigo. II Poder Legislativo Referenda o Tratado O poder legislativo jamais ratifica, ele referenda 1. Mensagem do Presidente da Republica a Mesa da Camara de Deputados, enviando o Tratado para apreciacao e referendo, acompanhada de uma exposicao dos motivos do Ministro das Relacoes Exteriores. (sera para camara de deputados por previsao constitucional art. 64 da CF) 2. Presidente da Mesa da Camara, envia a mensagem a Comissao de Relacoes Exteriores e Defesa Nacional (CREDN). a. Se a opiniao dessa comissao for favoravel, ela transforma a Mensagem Presidencial contendo o Tratado em Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Nao e um projeto de lei, e um projeto de ato normativo Art. 59 da CF. b. Um protocolo celebrado no ambito do Mercosul nao e enviado a CREDN. Um protocolo do Mercosul e uma excecao a Comissao de Relacoes Exteriore e Defesa Nacional, ao inves disso ele vai para Comissao Mista do Mercosul (composta por integrantes do Senado e da Camara de Deputados). 3. O Projeto de Decreto Legilativo (PDL) sera enviado para o Controle de Constituicao e Justica (CCJ). a. CCJ: ela e responsavel pelo controle juridico da legalidade e consitucionalidade. 4. Apos avaliacao do CCJ, o PDL sera enviado para as Comissoes Especializadas (Comissoes Tematicas).

a. Necessariamente um Tratado que tenha impacto financeiro vai para a Comissao de Orcamento e Financas b. E usual um Tratado de grande complexidade passar por 3 ou mais Comissoes Tematicas diferentes. OBS.: Nas CREDN e CCJ a decisao delas e terminativa, ou seja nao cabe recurso para o plenario (recurso administrativo), nem nelas mesmas. 5. Plenario: a votacao se da por via do art. 47 c/c art. 69 da CF. a. O quorum do art. 47 e o quorum simples, ou seja, havendo 500 representantes, deve haver pelo menos 251 presentes, e dos presentes 126 favoraveis. b. O quorum do art. 69 nao se importa com quanto representantes estao presentes, mas pela quantidade que e favoravel, ou seja, de 500 representantes, 251 devem ser favoraveis. c. Deixando os Tratados de Direitos Humanos de lado os Tratados tem que ser aprovados por quorum simples no Plenario (art. 47 da CF). 6. Vai para a casa revisora, que nesse caso e o Senado Federal. a. Se houver acordo de liderancas, a apreciacao e votacao do projeto de decreto legislativo (PDL) sera apenas na Comissao de Defesa e Relacoes Exteriores (CDRE). A votacao tambem sera pelo art. 47 da CF (quorum simples). b. Se nao houver acordo 7. O Presidente do Congresso Nacional publica o proketo de decreto legislativo (PDL) no Diario Oficial do Congresso Nacional (DOCN) e tranforma-o em Decreto Legislativo (DL). 8. Apos volta ao Poder Executivo para a promulgacao e ratificacao 17/04/2012 PROCESSO DE RATIFICACAO DO TRATADO I. II. III. Executivo (negocia + celebra) Legislativo Referendo a. Publicacao Decreto Legislativo D.O.C.N. Poder Executivo a. Ratifica no ambito externo. b. Publica o Decreto no DOU Promulgando.

Questoes Juridicas Ha necessidade da publicacao no DOU? De acordo com o STF, ha necessidade de publicacao no DOU para que o tratado produza efeitos no ambito juridico interno. O STF se valei do argumento no Protocolo de Medidas Cautelares do Mercosul. O STF diz que ha uma tradicao e por isso deve ser publicado no DOU. Nao ha base constitucional nenhuma, so uma tradicao. Na maioria dos outros paises nao ha a necessidade do poder executivo pulicar no DOU. Posicao hierarquica do tratado, segundo o STF (com excecao dos tratados de direitos humanos). O tratado e incorporado pela via do art. 47 c/c art. 39 c/c art. 69, todos da CF.- o tratado e equiparado a lei ordinaria. Ele nao e uma lei ordinaria, so equiparado, pois utiliza a mesma forma de votacao da lei ordinaria. Por isso, em caso de conflito com uma lei posterior, a primazia e da lei porterior, ou seja, o tratado incorporado pode ser alterado ou revogado por legislacao ordinaria posterior. Tratados de Direitos Humanos Art. 5o, 2o. Convencao Americana de Direitos Humanos: tambem chamado de Pacto da Costa Rica, foi celebrado em 1969. A adesao do Brasil foi em 1992, e entrou em vigorno Brasil em 1992.

o O problema, e que esta convencao tinha um artigo que proibe a prisao civil, exceto a inadimplencia alimentar (art. 7 o da Convencao). No entanto na CF, em seu art. 5 o, inciso LXVII, e autorizada tambem a prisao civil do depositario infiel. O problema foi que esse tratado alterou uma clausula petrea da CF. Em decorrencia disto foi feito a EC 45, a qual incorporou o 3o no art. 5o da CF. Ele equipara o tratado de direitos humanos a uma Emenda Constitucional, devendo ser feita votacao dupla. o Como se sabe quando um tratado e de direitos humanos? Se sabe atraves do quorum para sua incorporacao. Quando for a votacao do art. 5 o, 3o da CF (emenda constitucional), caso contrario e lei ordinario. Convencoes da OIT. Convencao 158 da OIT de 1996 previa a reintegracao compulsoria do trabalhador despedido sem justa causa. Art. 7o, inciso I da CF estabelece que a demissao sem justa causa deve ser regulada por lei complementar. Os tratados internacionais sao equiparados a lei ordinaria. Portanto o STF disse que a incorporacao da Convencao 158 da OIT era inconstitucional, pois o tratado se equiparava a lei ordinaria. No entanto o plano de fundo, nao era a hierarquia das normas, mas sim a estabilidade que a Convencao trazia, alterando o regime trabalhista, e acarretando numa inseguranca, tendo em vista que o FGTS era utilizado pela Caixa. o Regime trabalhista 1966: havia a possibilidade de estabilidade provisoria e opcao pelo FGTS. Era regido pelo Ministerio do Trabalho, que permitia que a Caixa Economica utilizasse os recursos em obras de infraestrutura. Em 2001 o Presidente da Republica denunciou (retirou do ambito juridico) esta Convencao 158 da OIT unilateralmente. Pode o Presidente fazer isso? Isso so aconteceu duas vezes no Brasil: o Em 1926, Clovis Bevilacqua foi favoravel a possibilidade do chefe executivo se manifesta unilateralmente. o Em 2001, teve uma ADIN contra a denuncia unilateral pelo Presidente da Republica (FHC). A manifestacao do Ministro Ayres Brito disse que nao poderia, no entanto em 2007, o Ministro *, disse que desde Clovis Belicqua a renuncia e feita pelo Chefe do Poder Executivo. No entando a ADIN continua suspensa, sem decisao definitiva. 19/04/2012 ORGANIZAES INTERNACIONAIS. O que so, para que servem e como surgem. Forma especifica de cooperao entre Estados. Forma de articularem dois estados de forma comum. Elas passam a se sobrepor a atuao do Estado quando este no pode mais atuar. O estado no pode mais atuar sozinho nas relaes climaticas e contra as drogas. Elas surgem para organizaes dos Estados. Elas devem ter: Personalidade Juridica de direito internacional pblico. Tratado constitutivo para ter uma personalidade jurdica. Os Estados se unem para criar uma Organizao Internacional para uma determinada definio. As organizaes sugem necessariamente de um tratado constitutivo. Quando o Estado quer sair, ele deve denunciar o tratado para os orgaos da organizao. Nesse tratado consta a personalidade jurdica. Membros: Estados soberanos e outras organizaes internacionais ex: OMC constituda por aproximadamente 110 Estados e a Organizao Europia. rgos:

So as estruturas burocrticas internas que adotem as decises necessrias para a personalidade jurdica. H uma variedade muito grande de rgos, dependendo da sua finalidade. No entanto, a maior parte das OI possuem: Assemblia Geral: participam da Assemblia Geral os Estados Membros. Essa assemblia um rgo deliberativo e no executivo. Secretariado: rgo executivo que composto por uma estrutura burocrtica funcional interna. Instancia deliberativa Estados Membros Instancias Executiva Burocracia Independente. Processo Decisrio Ele se subdivide em: Sistema Intergovernamental: pressupem a adoo de decises por unanimidade ou consenso. Baseado sobre o pressuposto de igualdade entre estados e as decises tomada pela unanimidade ou consenso. (Esses processo deciso no igual para cada organizao. Cada organizao faz o seu nuance). o Unanimidade: pressupe TODOS os Estados sejam favorveis. Se um estado no quiser trava o processo de decises. Ex.: OMC. o Consenso: todos os estados favorveis adotam a deciso, mas, os Estados que no favorveis no so obrigados o adotar aquela deciso. Ex.: OIT praticamente quase todos os pases do mundo so integrantes da OIT, mais no so todos que adotam a conveno 158, por exemplo. Sistema supranacional: s existe na Unio Europia e permite que algumas decises, no mbito da Unio Europia, possam ser adotadas por maioria, impondo aos Estados que no concordaram, a adoo de uma deciso contraria a seus interesses. No so todas as decises da Unio Europia que so decididas pelo sistema supranacional, mais a maioria. A Unio Europia possui competncia que vai de Poltica comercial at direito concorrencial, direito comercial, imigrao, direito financeiro, segurana, meio ambiente, direito consumidor, etc. o Quando os rgos da deciso deliberativa adotam uma deciso, essa deciso pode ser por maioria, sendo assim, existe uma minoria vencida. Os estados podem ser obrigados a adotarem um deciso contraria de sua organizao. Peso dos Votos: Igualdade do peso dos votos entre Estados. (Ex.: assemblia geral da ONU/OMC etc) Na ONU se tem o conselho de segurana, que um clube mais restrito e que adota as decises de maior peso poltico internacional. composto por 15 membros 5 permanentes e 10 rotativos. 5 permanentes USA, Rssia, Frana, Inglaterra e China. Qual a diferena dos 5 permanentes e dos 10 rotativos? O poder de veto dos 5 permanentes. As decises de maior impacto poltico, para a manuteno da paz mundial decidido nesse conselho de segurana. 24/04/2012 ORGANIZACOES INTERNACIONAIS Sistema Decisorio Supranacional e utilizado na Uniao Europeia. Intergovernamental: Unanimidade

Sede

o Principio da igualdade entre Estados. Assembleia Geral ONU. Conselho de Seguranca da ONU: 5 membros permanetes e 10 membros rotativos. o Banco Mundia e na FMI: sao duas organizacoes internacionais criadas nos Acordos de Bretton Woods em 1944. Os Acordos de Bretto Woods sao acordos internacionais que reestruturaram a economia mundial apos a 2 a Guerra Mundial. Ele criou dois organismos para equilibrar a economia mundial: FMI (Fundo Monetario Internacional) foi criado com o objetivo de auxiliar os paises em crise no balanco de pagamentos. Ou seja, paises que nao tinham mais capacidade de pagar suas dividas internacionais. Paises que nao tem mais dinheiro para pagar suas contas no exterior. Fundo composto de aportes financeiros dos Estados Membros: o percentual de aporte financeiro de um Estado no FMI, determina tambem o peso relativo de seu voto no sistema decisorio. Banco Mundial surgiu com o objetivo de financiar projetos de desenvolvimento dos paises necessitados. Tem o mesmo sistema de aportes do FMI, vindo de seus membros. O aporte financeiro de um Estado, implica no poder decisorio dele, ou seja, quanto maior o percentual de aporte, maior o poder decisorio. Consenso

E determinado pelo Acordo de Sede. Financas Contribuicoes proporcionais dos Estados Membros. Privilegios e Imunidade Existem privilegios e imunidade decorrentes: Acordo de Sede (em especial) Convencao de Viena sobre Imunidade Diplomaticas: tem a imunidade nao so nos paises que concordaram, mais tambem nos paises que a reconhecam. Reconhece as imunidades diplomaticas nao apenas do membros do corpo diplomatico dos Estados, como tambem as das Organizacoes Internacionais. Adesao Requisito para entrada posterior em uma Organizacao Internacional: Solicitacao Formal Aceite da unanimidade dos Estado Membros, ou seja, todos os Estados Membros tem que estar de acordo. Manifestacao formal deaceite por aprte da Organizacao Internacional (normalmente a secretaria informa que os Estados Membros concordaram com a adesao). Tratado de Adesao entre a Organizacao Internacional e o Estado aderente.

Solucao de Controversias Controversia sobre algum dos temas da Organizacao Internacional. As sansoes serao aplicadas nesse contexto, atraves do sistema de solucao de controversia. Sao esses sistemas que determinam as sancoes. Ha tres sistemas: 1. Negociacao entre as partes. 2. Sistema proprio de solucao de controversias. Ex: Corte Internacional de Justica (CIJ) da ONU, Tribunal Permanente de Revisao (TPRev) do Mercosul, Orgao de Solucao de Controversias (OSC) da OMC, e o que e muito comum, sistemas arbitrais. 3. Indicacao de um sistema alternativo de solucao de controversia. Denuncia Quando um Estado se retira do ambito da Organizacao. Para a denuncia e necessario: Lapso temporal: via de regra e de 6 meses a 1 ano. Estar em dia com suas obrigacoes financeira. Deve estar em dia com suas contribuicoes antes de sair da OI. Beligerantes 26/04/2012 CLASSIFICACAO DAS ORGANIZACOES INTERNACIONAIS Classificacao feita por Rezek, que as divide em dois ambitos: Ambito tematico (universal) Ambito geografico Ambito Universal e finalidade politica: entram as duas grandes organizacoes internacionais que tiveram como objetivo central a prevencao da guerra. Sendo elas: 1. Sociedade das Nacoes (Liga das Nacoes): surgiu com o Tratado de Versalhes em 1918. Ela surgiu para evitar que os motivos da 1 a Guerra Mundial, nao acarretassem em outra. Desta sociedade sao criados diversos orgaos, cujo unico que ainda existe ate hoje e a Corte Internacional da Justica (C.I.J), que e situada em Haia na Holanda. Ela surgiu com dois problemas: a. Ausencia do EUA. b. Processo decisorio centrato na Assembleia Geral esse foi o maior problema, pois essa Assembleia Geral era baseada no sistema de um Estado, um voto. 2. ONU: criada em 1945, com a Carta de Sao Fracisco. A ONU tem basicamente as mesmas funcoes da Liga das Nacoes, porem com um peso maior, e acrescida de mais funcoes ainda. As funcoes sao: a. Manutencao da paz. b. Articulacao politica entre os Estados, basicamente para manter a paz. c. Incentivo (apoio) ao desenvolvimento economico. d. Ajuda humanitaria internacional. e. Apoio ao processo de descolonizacao. f. Entre outros.

Alem dessas funcoes, a ONU tambem tem uma declaracao propria de direitos humanos, que e a Declaracao Internacional de Direitos Humanos. A ONU tambem tem os orgaos permanentes que sao: a. C.I.J. (Corte Internacional de Justica): vai julgar questoes envolvento sujeitos do direito internacional publico, com base em normas envolvendo o direito internacional publico. O sujeito de direito internacional e o Estado, nao as suas empresas, mesmo que empresas estatais. b. Assembleia-Geral c. Conselho de Seguranca: o qual e composto por 15 membro, deles 5 permanentes e 10 rotativos. A ONU atingiu seu objetivo de manter a Paz? Pode se dizer que sim, poisdepois da criaca da ONU nao teve uma Guerra que tenha arrastado todos os Estados. O que teve foram guerras, mais entre dois ou tres estados e nao uma guerra mundial como existia antes. 03/05/2012 ORGANIZACOES INTERNACIONAIS Elas se dividem: A. Finalidade Politica e Ambito Universal. B. Finalidade Politica e Ambito Geografico Determinado: sao organizacoes que tem por objetivo articular politicamente os Estados de uma determinada regiao. Ex.: a. Organizacao dos Estados Americanos (OEA) e integrada por todos os Estados americanos, com excecao de Cuba que sofre o veto dos EUA. Ela possui um sistema de protecao de Direitos Humanos. b. Organizacao do Tratado do Atantico Norte (OTAN) e uma organizacao de defesa militar mutua, o que significa se um dos membros da OTAN for atacado, todos os demais membros devem ir em defesa do Estado atacado. Ela surge em 1949 no seguinte contexto: Antes da 2a Guerra Mundial, a Alemanha era uma so. Em 1945 a Alemanha era dividida em 4 areas de ocupacao militar, sendo elas americana, francesa, britanica e sovietica, e Berlim tambem era dividida entre os 4 Estados. Nessa ocasiao e criada a OTAN objetivando a defesa dos paises ocidentais capitalistas contra uma agressao Uniao Sovietica. Em 1949 as zonas de ocupacao militar ocidental (francesa, britanica e americana) dao origem a Alemanha Ocidental (Republica Federativa Alema), enquanto a zona de ocupacao militar sovietica da origem a Alemanha Oriental. Em 1990 ocorreu a reunificacao da Alemanha. A OTAN ainda existe atualmente, ela nao se extinguiu com a Guerra Fria. Os paises membros manda tropas para a OTAN. Hoje em dia ela e usada como forca interventiva de paises membros, como ocorreu na Libia. A Argentina queria entrar para a OTAN, no entanto ela nao faz parte do Atlantico Norte (que e a determinacao geografica), mas sim do Atlantico Sul. c. Organizacao dos Estados Africanos. d. Asian Pacific Economic Cooperation (APEC) C. Finalidade Especifica (Tecnica-Especifica) e Alcance Universal engloba todas as organizacoes especializadas. E finalidade especifica pois, por exemplo, nao tem a finalidade de manutencao da paz, cada uma tera um objetivo tecnico e especifico para cada area. Qualquer pais respeitando algns requisitos, podem fazer parte dessas organizacoes. Ex.: a. Organizacao Mundial de Comercio (OMC) b. Fundo Monetario Internacional (FM) c. Banco Mundial (BM)

Organizacao Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) Organizacao Mundial Aduaneira (OMA) Unesco Organizacao Mundial para a Cultura Unicef Fundo das Nacoes Unidas para a Infancia. FAO Organizacao das Nacoes Unidas para Agricultura e Alimentacao. A FAO estabelece o Codex Alimentarius, que e o conjunto de normas sanitarias e fitossanitarias, que permitem o comercio internacional de alimentos. Esse Codex e utilizado pela OMC, ja que a OMC nao possui um codigo especifico. i. Organizacao Mundial da Saude (OMS) e a organizacao que faz o controle dos padroes de saude mundiais. Ex.: niveis de nutricao (a OMS pega criancas de diversos paises e dira qual esta mais desnutritada, dizendo o nivel de desnutricao de cada pais), niveis de epidemia. j. Organizacao Mundial do Turismo (OMT) O turismo enquanto atividade economica ganhou forca. A Italia e um exemplo de um pais que vive para o turismo. k. Organizacao Internacional do Trabalho (OIT) l. Organizaca Mundial dae Metereologia (OMM) Atraves dela, por exemplo, se um pais nao possui um satelite, ele pode pegar as informacoes de outros Estados que possuem um satelite. D. Finalidade Especifica e Ambito Geografico Limitado surgem num ambito geografico muito limitado. Elas tem um finalidade especifica. A vocacao e especificia e tecnica. Sao aquelas organizacoes conhecidas como: a. Organizacao de Integracao Regional: sao organizacoes que integram dois ou mais Estados, geograficamente proximos, e cujo objetivo e a integracao economica e comercial. Essa integracao pode ter diferentes niveis de profundidade, podendo chegar ate uma integracao de cunho (carater) monetario e politico. Essas organizacoes surgem na decada de 50, e se expandem a partir dos anos 90. Em 1945 2a Guerra Mundial Periodo pos-guerra, a Europa esta devastada, com apenas ruinas fumegantes (excecao Paris). Em 1952 A Franca, Alemanha Ocidental, Italia, Belgia, Holanda (Netherlands) e Luxemburgo se reunem e formam a Comunidade Europeia de Carvao e Aco (C.E.C.A.). Essa experiencia e a pioneir da integracao economica. Nesse caso a integracao e setorial, ou seja, restrita no setor de siderurgia. Essa integracao deu tao certo que mais tarde foi formado a Comunidade de Estados Europeia. Em 1957 Forma-se a Comunidade de Estados Europeia (C.E.E.), pelos mesmos 6 Estados da C.E.C.A. Aqui se fala numa integracao comercial e economica abrangente a todos os setores. O que e uma integracao comercial e economica? Num primeiro momento se fala na extincao da barreiras ao comercio exterior entre os Estados que pertencem ao Acordo de Integracao Regional. Essa barreiras podem ser de varios tipos, sendo as mais comuns as tarifarias e as nao tarifarias. Barreiras Tarifaria: sao as aliquotas de importacao, ou seja, e o imposto aplicado sobre determinado produto para que ele seja importado. Barreiras nao tarifaria: todo tipo de barreira tecnica, dentre elas, sanitarias, fitosanitarias, padroes standarts, etc Decada de 60 O modelo da Comunidade de Estados Europeia passa a ser copiado em outros lugares do mundo. Em 1991 A C.E.E. da origem a Uniao Europeia (U.E.), com integracao politica e moeda unica (euro). Em 2012 A Uniao Europeia e formada por 27 Estados-Membros. b. No ambito da America do Sul. Organizacoes que surgiram com o objetivo de impulsionar os paises da regiao. 1. Em 1963 Associacao Latino Americana de Livre Comercio (A.L.A.L.C.)

d. e. f. g. h.

2. Em 1981 Associacao Latino Americana de Integracao (A.L.A.D.I.) Em 1967 Pacto Andino (Colombia, Chile, Bolivia, Peru e Equador). Em 1991 Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai): ele e um tipo de organizacao geografico que ate um tempo atras nao existia barreiras tarifarias entre os paises. c. No ambito da America do Norte ha: Nafta Acordo de livre comercio do Norte entre EUA, Canada e Mexico. d. No ambito da America Central ha: Mercado Comum Centro Americano (M.C.C.A.) ele e irrelevante pois a estrutura produtiva e mto semelhante 10/05/2012 ESTADO O que o Estado precisa ter na sua composio? Territrio Povo/Nao (a principio teria um vinculo com a cultura)/Populao Soberania, tanto interna (apenas o Estado tem o poder no mbito interno) quanto externa (no obrigado a cumprir tratados que no acordou) Governo (h essa necessidade que o Estado possa se auto governar). Caso falte um desses elementos no se configura Estado. H tambm um outro elemento indispensvel que o Reconhecimento por parte de outros Estados. Ex.: autoridade palestina: eles no tem o reconhecimento dos outros estados, eles tem territrio, povo, soberania e governo. Estados Simples Estado unitrio. No tem divies territoritorias internas que no tem unidades polticas. Ex.: Uruguai, Frana. Estados Compostos Se dividem em: Estados por coordenao: eles podem ser do tipo: o Federao: Aglutinao: USA 13 colnias que se unem e formam os Estados Unidos da Amrica. Essa aglutinao vai se expandindo. Disperso ou diviso: Brasil - era um Estado unitrio. Aqui se tem um Estado maior que se divide em estados menores para que cada um tenha mais autonomia federativa. o Confederao: uma unio com vnculos menos intensos entre os Estados. S existe um exemplo: A confederao Helvtica, conhecida como Sua. o Commonweath: Comunidade britnica de naes. um espcie de entidade que no possui personalidade de DIP, no uma organizao internacional, e formado por ex-colnias britnicas. Permite que a Inglaterra coordene as relaes entre as suas excolnias Estados por subordinao o Colnia: o estado perde a sua autonomia e vira uma colnia. Foi mais comum no sec. XIX. Foi mais usada na regio da frica. o Protetorados: j existe o Estado pr-existente que colocado sob a proteo da metrpole colonial e perde completamente a soberania externa e parte da soberania

interna. Esse estado pr-existente fraco sob vista militar, isso no sec. XVIII, XIX. Isso acontece com grande parte das colnias europias Egito, Marrocos, India, etc. Nessa lista existe dois que so centro-americanos: Cuba e Porto-Rico so protetorados dos EUA. At hoje Porto Rico uma espcie de protetorado do EUA. o Estado-Vassalo Surgimento do Estado Independncia ou colonizao (e o caso das Amricas/frica/sia/Oceania). Ex.: Brasil. Atravs de processos histricos (e o caso da maioria dos Estados da Europa) Guerra Civil. Ex.: Iugoslvia: Croacia, Bosnia (Hegeogovina), Kosovo. Diviso. Ex.: Tchecoslovquia Rep. Tcheca e Eslovaquia. Desmembramento do Imprio. Ex.: URSS Uniao das Republicas Socialistas Sovieticas. Reconhecimento dos Estados Efeito Declarativo: quando um Estado se auto proclama independente. Efeito Atributivo: quando os outros Estados reconhecem sua independencia. Essa atribuicao e de personalidade de Direito Internacional Publico. 15/05/2012 ESTADO Vaticano No seculuco XIX o territorio da Italia era dividido em: Principados Ducados Cidades Livres Papados e Possesoes Papais: o papado detem Roma e uma serie de cidades chamadas de ?. O papado e o maior detentor de terras. Em 1870/71, todos os territorios que eram divididos entre si, se unificaram ocorreu a unificacao da Italia. Em 1929 sao celebrados os Tratados de Latrao, que sao tratados entre o Estado Italiano de um lado, e o Pontifice, ou seja, o Papa juntamente com a Santa Se do outro. O Papa representa a Santa Se. A Santa Se e um conjunto de instituicoes vinculados a Igreja Catolica, sendo eles a propria Igreja e outras ordens religiosas proprias. Latrao e um igreja de Roma, e nesse local foi celebrado esses tratados. Esses tratados garatem o reconhecimento por parte da Italia da plena propriedade e jurisdicao soberana da Santa Se sobre p Vaticano. O Tratado de Latrao reconhece a Santa Se o dominio soberano sobre o Vaticano. Esse Tratado foi celebrado apenas entre o Estado Italiano e o Papa. O que acontece depois e o reconhecimento internacional dos efeitos desse tratado bilateral. E nesse momento que se estabelece o reconhecimento do estado do Vaticano, com as prerrogativas de um Estado. O Vaticano e uma das sete colinas de Roma, e um bairro dessa cidade. No entanto nesse bairro, se estabeleceu toda a administracao da Igreja. Apesar de nao possuir todas as caracteristica de um Estado, o Vaticano se equipara a um Estado pelo reconhecimento Internacional.

O Papa tem duas funcoes, por um lado ele e o chefe espiritual de uma orientacao religosa (como Dalai Lama), e e tambem um chefe de Estado. Esse e o unico caso que um chefe de organizacao religiosa e considerado um chefe de Estado. Pelo fato do Vaticano ser reconhecido internacionalmente como um Estado, ele possui embaixadas em diversos paises no mundo. O embaixador do Vaticano ganha o nome de Nuncio Apostolico (significa anunciando o evangelho traz palavra de cristo). Cada vez que se pede bencao para um Bispo, se esta pedindo bencao de uma autoridade estrangeira. O Vaticano tem imunidade de jurisdicao absoluta. O Vaticano nao possui moeda propria. Coletividades nao Estatais Pode acontecer que uma determinada parcela de uma populacao nao concorde com o governo de seu Estado, pode ser por motivos etnico, religiosos, politicos, entre outros. Quando ha uma revolta popular muiito grande dentro de um Estado, elas podem ser classificadas em: Beligerantes: sao reconhecidos por outros Estados como tendo legitimidade para se insurgir contra o governo. Nesse caso governos e revoltosos sao considerados beligerantes, e submetidos as normas de direito internacional publico. Insurgentes: e considerado um grupo que atinge as caracteristicas de motim contra o governo. Nao ha nenhum tipo de reconhecimento internacional. Extincao dos Estados Isso ocorre quando ele perde qualquer um dos seus elementos constituticos: Desagregacao: Estados que se extinguiram porque o territorio se dividiu em varias partes. o URSS Sucessao de Estados: ocorre quando ha uma transferencia e substituicao de um Estado para outro nas obrigacoes e direitos internacionais, em cada caso especifico. 17/05/2012 NACIONALIDADE Conceito: E o vinculo politico-juridico que une o Estado a sua populacao. Nesse sentido cumprido determinados pressupostos, e um ato de imperio do Estado. Significa que o estabelecimento do vinculo entre o Estado e o individuo a nacionalidade e um ato de umperio, o Estado afirma o seu poder e sua sobreania, e impoem uma determinada norma, um determinado vinculo. Nacionalidade vs Cidadania: o termo cidadania tem varios sentidos e depende de que forma e usada. Na cidadania a pessoa tem o direito a ter uma vida politica e tem um direito sobre aquele pais. Quando se pede a dupla cidadania, na verdade se quer a dupla nacionalidade. A cidadnia pode ser: No direito juridico e o conjunto de deveres politicos que o nacional de determinado pais possui. No ambito da ciencia da teoria politica e constitucional, a cidadania tem outro sentido, de participacao da vontade geral, o individuo tem direitos e deveres possiveis de se reinvindicar o direito a saude e educacao que a Constituicao garante, nao adianta estar escrito se nao tem uma reinvindicacao social. Tipos

A nacionalidade podera ser: Originaria: e aquela que decorre do ato de imperio do Estado, e portanto ela independe da vontade da pessoa. E o ato atraves do qual o estado unilateral impoem sobre a pessoa. Formas de atribuicao da nacionalidade originaria: o Jus Soli (direito do solo): a nacionalidade e atribuida pelo local de nascimento da pessoa, ou seja, a pessoa nasceu no solo daquele pais, ela adquiri automaticamente a nacionalidade daquele pais. Esse sistema e muito usual nos paises de emigracao recente. Os paises de emigracao recente sao os paises da America, Australia, Nova Zelandia. o Jus Sanguinis (direito do sangue): a nacionalidade e outorgada pelo estado em virtude da ascendencia do individuo. Em outras palavras, nao interessa onde o individuo nasce, interessa a nacionalidade do ascendente. O detalhe e que a legislacao e diferente em cada pais que adota o jus sanguinis. E extremamente usual na Europa. o Existe ainda a nacionalidade originaria pela religiao, ocorre isso em Israel. Ex.: Eu sou brasileiro, meus pais so judeus, se eu quiser eu posso requerer a nacionalidade de Israel. Estado Judeu s tem um. nica. Derivada: decorre de um ato de vontade do individuo. Ele escolhe uma determinada nacionalidade. A pessoa abdica a sua nacionalidade originaria por ato de vontade propria. O mais usual e a naturalizacao. A naturalizacao nao e um direito da pessoa. Os requisitos da naturalizacao sao determinados pelos estados concedente, e ele nao e obrigado a conceder. o Em alguns paises, ate a decada de 60, a mulher casada com estrangeiro perdia automaticamente a sua nacionalidade de origem e adquiria a do marido. NUNCA foi o caso do Brasil. Isso acontecia nos paises Europeus, particularmente na Alemanha e na Italia. o Ex.: se a avo veio da Italia para o Brasil, e se casou com um brasileiro ou um polones, por exemplo, ela perde a sua nacionalidade italiana, e manteria a nacionaldiade do marido. Por isso que os seus netos nao tem direito a dupla nacionalidade. Em caso de desquite, a mulher continua com a nacionalidade do marido. Apatrida E a pessoa que nao tem nacionalidade. Isso ocorre muito em Estados reinvindicados em dois ou mais Estados durante as Guerras. Hoje em dias existe pessoas que tem que pegar passaporte de outros paises, como e o caso da Palestina, que nao e um Estado. Quando eles querem viajar eles tiram em Jordao. Na delcaracao de direito humanos da ONU, tem um artigo que diz que toda pessoa tem direio a uma patria. Polipatrida E a pessoa que tem varias nacionalidades distintas. Isso e possivel quando a pessoa possui duas ou mais nacionalidades originarias diferentes. Ex.: sou brasileira, meu avo e alemao, eu passo a ter nacionalidade alema. Se eu casa com um america, posso ter a nacionalidade dele tambem. Art. 12 da CF. So brasileiros: I - natos: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; nasceu no Brasil, mesmo que de pai e mae estrangeiro, ele e brasileiro, a nao ser que os pais estejam a servico do pais de origem. Isso significa que esse pai ou mae deve estar no servico diplomatico ou consulado. E um grupo de pessoas relacionadas com o ministerio do exterior de outro pais. Esses servicos podem ser de carreira ou ad-hoc.

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 54, de 2007) tera nacionalidade brasileira, filho de pais brasileiros morando no exterior, desde que registrado no orgao competente consulado, e quando nao tiver, na embaixada brasileira, OU/E, que optem pela nacionalidade brasileira, tendo que deixar a nacionalidade anterior de lado. II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) 1 Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio. (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) 2 - A lei no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituio. 3 - So privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa (Includo pela Emenda Constitucional n 23, de 1999) 4 - Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; II - adquirir outra nacionalidade, salvo no casos: (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) a) de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; (Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994)

b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis; (Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 1994) Natos: nasceu no Brasil, mesmo que de pai e mae estrangeiro, ele e brasileiro, a nao ser que os pais estejam a servico do pais de origem. Isso significa que esse pai ou mae deve estar no servico diplomatico ou consulado. E um grupo de pessoas relacionadas com o ministerio do exterior de outro pais. Esses servicos podem ser de carreira ou ad-hoc. 05/06/2012 Em 1947 em Genebra surge o GATT Na poca o GATT no uma organizao mais sim apenas um tratado, cujo objetivo a liberalizao comercial. a extino da barreira tarifaria e no tarifaria entre os pases. Essa liberalizao feita atravs de rodadas de negociao comercial entre pases. Os representantes (embaixadores) de cada pais se renem num edifcio que a sede em genebra e comeam a negociar, pais a pais. Essa negociao extremamente complexa. A primeira rodada foi 1 Rodada Genebra em 1947. A 6 rodada foi Toquio em 1974 A 7 rodada (ultima) foi Uruguai que foi de 1986 a 1994. O Brasil o nico pases latino americano que desde o inicio membro do GATT. 12/06/2012 SISTEMA DE SOLUCAO DE CONTROVERSIAS DA OMC Partes: apenas os Estado, nao se admite que particulares sejam partes na solucao de controversia. Objeto: descumprimento de alguma regra da OMC. Sistema arbitral: o sentido de que a arbitragem se caracteriza por ser um procedimento de solucao de controversia ad hoc, nao e contante, e excepcional. Orgao de Solucao de Controversia: e formado apenas para aquela questao especifica. Depso que a lide foi solucionada, o orgao se dissolve. Tem de 3 a 5 membro. Quem escolhe sao os paises envolvidos na lide quando ha comum acordo. Se nao tiver consenso entre eles a propria secrataria escolhe quem sera os arbitros. o Os arbitros sao escolhidos atraves de pessoas escolhidas de uma lista que cada pais deposita na secretaria da OMC. o O orgao mais ou menos funciona como se fosse primeiro grau de jurisdicao. Orgao de Apelacao: o Os recursos tem como pressupostos inexitencia de unanimidade entre os arbitros, montantes muito grande, etc. Caso: Brasil vs EUA os EUA dava subsidios na producao de algodao, o que era proibido pela OMS. Os produtores brasileiro tiveram um prejuizo de U$ 500 milhoes por ano, durante 4 anos, totalizando U$ 2 bilhoes. O Brasil usou o sistema de solucao de controversias da OMC para resolver o litigio. No caso acima, na hipotese dos orgaos concordarem nas decisoes, eles irao determinar o montante das retaliacoes que a parte vencedora, no caso o Brasil, pode aplicar contra a parte perdedora, no caso os EUA, ate chegar ao prejuizo sofrido. o O Brasil importa produtos dos EUA (ao, automvel, etc). Esses produtos entram com uma alquota de importao de mais ou menos de 15% por produto. A retaliao ocorre quando essas alquotas sobem de para 50 a 100%, at cobrir o prejuzo causado que foi determinado pela OMC.

A retaliacao e um aumento das aliquotas de um pais que ganhou sobre o pais que perdeu. A consequencia e que vai causar um problema serio sobre o pais que perdeu. A retaliacao pode ser subtituida pela composicao. O Estado pode escolher se que retaliar ou fazer uma composicao. Caso 2: Brasil vs Canada a acao durou mais de 10 anos, uma parte o Brasil ganhou, outra o Canada. Naquela ocasiao o Canada entrou com uma acao contra o Brasil dizendo que os avioes da Embraer ganhavam subsidios ilegais. Estimou-se na epoca os prejuizos do Canada em U$ 1 bilhao. O Canada ganha o direito de retalicao em ambos os orgaos. Na epoca, em 1998, o Brasil exportava diversos produtos para o Canada (aco, petroquimica, algodao, moveis, etc) com uma aliquota media de 20% de importacao, quando foi determinado no ano de 2000 que o Canada podia aplicar retaliacao no Brasil, a aliquota passou a ser de 100%. Essa retaliacao so nao ocorreu porque o Brasil e o Canada chegaram em um acordo, caso isso nao tivesse acontecido, as empresas de moveis de Rio Negrinho teriam fechado (ja que eram grandes importadores para o Canada), por culpa de um problema envolvendo a Embraer. Caso 3: Uniao Europeia vs Brasil o Brasil andou quebrando patentes de remedios na lei, no entanto nao implementou a quebra das patentes. A Uniao Europeia entrou contra o Brasil alegando um prejuizo de U$ 2 bilhoes decorrentes da quebra de patentes. A Uniao Europeia pretende onerar as importacoes brasileiras ate aquele valor. Muitas empresas de segmentos diferentes que estavam negociando com a Europa se prejudicaram com retaliacao que surgiu gracas a quebra da patente. A OMC autoriza quebra de patentes em remedios de primeira necessidade, como nos para tratamento de Aids, Influenza A, etc. 14/06/2012 BLOCO DE INTEGRAO REGIONAL OU BLOCOS ECONMICOS REGIONAIS. O GATT (1947) e o OMC (1994) regras comum todos membros. Existe a possibilidade de um grupo de pases que quererem intensificar a sua relao econmica. Esses pases formam um processo de integrao regional, ou tambm conhecido como blocos econmicos regionais. Esses blocos constituem em uma exceo permitida as regras do GATT e da OMC, pois permitem o aprofundamento econmica e comerciais entre os seus membros.Esses blocos ou processos de integrao regional so constituem-se atravs de tratados internacionais e, normalmente tambm so criadas organizaes internacionais destinadas a implementar o processo de integrao regional. Exemplos: MERCOSUL; UNIO EUROPIA. Eles se constituem como uma exceo as regras comuns. Existem vrios nveis diferente de profundidade aintegrao, por isso no se pode comparar o Mercosul com a Uniao europia. Elementos: a)Exceo s regras comum Gatt/OMC b)Organizaes internacionais criadas atravs de um tratado. c)Possuem uma estrutura institucional prpria. Ex: No MERCOSUL quem adota as medidas um conjunto dos pases, no o Brasil ou a Argentina que decidem. d)Diversos nveis de profundidade. Niveis de profundidade de integrao: Cada etapa engloba a anterior.

1. Zona de livre comrcio: o nvel mais bsico de integrao regional. Nessa etapa apenas existe a livre circulao de mercadoria, ou seja, sem barreiras ao comrcio. Essas barreiras so as alfandegrias e as no alfandegrias. a. Ex: NAFTA. 2. Unio Aduaneira: O MERCOSUL o que? uma unio aduaneira. A unio aduaneira mantm a livre circulao de mercadorias e (+) a TEC - tarifa externa comum. A TEC significa a uniformanizao das alquotas dos membros de uma unio aduaneira, ate chegar a uma alquota comum. Ou seja, teoricamente, o que todos os pases do MERCOSUL importam de fora do bloco ter uma mesma alquota, o que hoje gira em tordo de 20%. 3. Mercado Comum: S existe um mercado comum pleno existente no mundo, que o da Unio Europia. Um mercado comum baseado em: a. Livre circulao de mercadorias uma liberdade que provem da zona de livre comercio; b. Livre circulao de pessoas no significa livre circulao de turista e sim de trabalhadores. Se a Itlia esta em crise, o italiano pode procurar emprego na Alemanha. A LCP significa a livre mobilidade econmica. As pessoas no so mais vinculadas ao mercado nacional. c. Livre circulao de servios: uma vez passado no controle, pode prestar servios em outro pais. Exemplos de servios: cabeleireiro, manicure, medico, advogado, faculdade, etc. d. Livre circulao de capitais: existe a possibilidade dos investidores de um pais investirem o seu capital em qualquer outro pais do bloco. Permite que os capitais circulem como forma de investimento. e. Liberdade de concorrncia: ela derivada de uma percepo do capitalismo. A partir do momento que o fornecedor tem a livre concorrncia, ele acabar investindo mais na qualidade, na inovao. A partir do momento que existir uma manipulao da concorrncia, ter o monoplio. f. S existe um mercado comum existente que a Unio Europia. 4. Unio Econmica Monetria: mantm todas as caractersticas do mercado comum e a elas agrega uma unio econmica e uma unio monetria. S existe um nico bloco que existe isso, a Unio Europia. a. Em 1992 houve a necessidade de uma criao de uma unio monetria, pois antes existia uma grande variedade de moedas. Um produtor de pea alemo fornecia a pea para diversos pases da unio europia, com isso tinha que fazer um contrato de cambio. Quando esse automvel ficasse pronto, deveria ser feito outro contrato de cambio. b. Antes de uma unio monetria, deve existir uma unio econmica e isso significa que deve ter uma uniformizao das condies de funcionamento do mercado. Significa que toda a legislao de que alguma maneira interfira no mercado, deve ser igual. Isso vai da propagando at os padres sanitrios e fitossanitrios. Antes na Sueca existia uma bebida alcolica com 63%, no entanto com a unio econmica foi estabelecido que a bebida deve ter at 52%, assim, a Sueca teve que se adaptar. c. Em 1 de janeiro de 2002 o euro entra em vigor e entra em vigor apenas para 15 Estado. A Unio Europeia tem 27 membros, mais desses, s 15 estados adotaram o euro. Isso aconteceu por dois motivos: a) os pases no preencheram alguns requisitos, no se adequaram; b) manuteno da soberania monetria uma moeda expressa tambm o valor de uma economia nacional. 19/06/2012 MERCOSUL

E criado pelo Tratado de Assuncao em 1991, com a finalidade de criar um bloco para que os paises membros fiassem dentro desse bloco nao sendo possivel o contato com os paises de fora. Foi criado originalmente pelo Brasil, Argentina, Uruguais e Paraguai. A partir do Mercosul os paises membros passaram a comprar mais um do outro mantendo uma certa barreira quanto aos paises nao membros. Outra finalidade do Mercosul era a formacao de uma plataforma de exportacao pelo proprio Mercosul, passando a existir assim produtos made in Mercosul. Nao foi possivel atingir esse ultimo objetivo, pois na decada de 90 houve uma convergencia cambial. Em 1994 alinhamento cambial no Brasil U$ 1,00 era igual a R$ 1,00. Na Argentina tambem era assim, 1 peso era igual a U$ 1,00, no entanto la isso ocorria em decorrencia de lei. Em 1999 no Brasil U$ 1,00 era igual a R$ 4,00, enquanto na Argentina 1 peso continuava valendo U$ 1,00. A Venezuela nao faz parte do Mercosul, pois ela celebrou um tratado de adesao, mas esse tratado de adesao tem que ser individualmente ratificado por cada um dos paises. No entanto a coisa toda travou no Paraguai, por o Congresso nao esta referendando. Por isso a Venezuela esta a 4 anos nessa historia de passar a fazer parte do Mercosul.

S-ar putea să vă placă și