Sunteți pe pagina 1din 79

CLEMILDA DOS SANTOS SOUSA

A MEMRIA COMO FONTE DE INFORMAO: Um estudo da comunidade Stio Santo Antnio Cear

Monografia apresentada ao curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cear, para obteno do grau de Bacharel em Biblioteconomia. Orientadora: Prof. Dr. Lidia Eugenia Cavalcante

FORTALEZA 2006

S725m

Sousa, Clemilda dos Santos. A Memria como fonte de informao: um estudo da comunidade do Stio Santo Antnio Cear / Clemilda dos Santos Sousa. Fortaleza, 2006. 68p. Monografia apresentada ao curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cear. 1. Usos-costumes. 2. Fonte de Informao. 3. Memria. I. Sousa, Clemilda dos Santos. II. Universidade Federal do Cear. CDD 390.08

SUMRIO

1 INTRODUO........................................................................................................10 2 TECENDO MEMRIAS DO COTIDIANO.........................................................16 2.1 Memria Social.....................................................................................................18 2.2 Memria Oralidade...............................................................................................20 3 ACERVOS DA MEMRIA DO STIO SANTO ANTNIO...............................26 3.1 A Memria Como Texto.........................................................................................29 3.2 Histrias de Trancoso: Contos de Fadas Luz das Fogueiras...........................34 4 MEMRIA FONTE DE INFORMAO..............................................................44 4.1 Histria de Vida Como Fonte de Informao......................................................46 4.2 Msicas de Roda e Dramas....................................................................................59 4.3 Lendas e Histrias de Trancoso Contadas na Comunidade................................62 5 CONSIDERAES FINAIS.....................................................................................70 FONTES.........................................................................................................................73 REFERNCIAS............................................................................................................74

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE HUMANIDADES CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

CLEMILDA DOS SANTOS SOUSA

A MEMRIA COMO FONTE DE INFORMAO: Um estudo da Comunidade Stio Santo Antnio - Cear

FORTALEZA 2006

CLEMILDA DOS SANTOS SOUSA

A MEMRIA COMO FONTE DE INFORMAO: Um estudo da Comunidade Stio Santo Antnio - Cear

Monografia apresentada ao curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cear, para obteno do grau de Bacharel em Biblioteconomia.

Aprovada em

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________ Prof. Dr. Lidia Eugenia Cavalcante (Orientadora)

_____________________________________ Prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa

_____________________________________ Prof. Dr. Ana Maria S de Carvalho

A Deus, fonte de sabedoria e amor. A meus familiares, pelo carinho. Aos amigos, Gleriston e Islnia, pelo apoio e companheirismo. comunidade do Sitio Santo Antnio, pelo acolhimento. A Celestina Flix Monteiro pelo afeto constante.

AGRADECIMENTOS

Aos moradores de Stio Santo Antnio, Sucatinga e Beberibe pelo acolhimento ao abrirem o ba de suas memrias, para uma releitura do passado nos pilares do presente.

A professora Lidia Eugenia Cavalcante pela orientao amiga, afetuosa e segura que me estimulou a vencer os desafios que a pesquisa trouxe ao longo de sua elaborao.

Aos professores do curso de Biblioteconomia, que me acompanharam durante a minha formao.

Ao professor Raimundo Benedito do Nascimento e a amiga Adeli Gomes, pela amizade, companheirismo e incentivo durante a minha formao acadmica.

Aos amigos do curso de Biblioteconomia em especial aos do oitavo semestre, obrigada pela solidariedade e afeto durante a caminhada.

Aos amigos, Luzineide, Islnia, Isabela, Renata, Ingrid, Fernanda, Dbora, Andr, Mayra, Rejane, Aline e Luana pela amizade, e companheirismo.

Enfim, a todos aqueles que, direta ou indiretamente contriburam para produo desta monografia.

A memria, onde cresce a histria, que por sua vez alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro. Devemos trabalhar de forma a que a memria coletiva sirva para a libertao e no pra a servido dos homens. Le Goff

RESUMO

A memria uma construo coletiva reconstruda constantemente sobre os pilares da existncia humana. um acervo cognitivo composto de vrios textos, cada um com sua textura prpria, mas com referncia a um acervo maior a memria. Partindo dessa idia da memria como acervo a presente pesquisa objetivou estudar a memria popular como fonte de informao cultural, nas expresses culturais e nos textos cognitivos dos moradores do Stio Santo Antnio, por meio da oralidade, identificar e coletar dos indivduos entrevistados informaes acerca de seus costumes, tradies, valores, crenas e saberes, verificando se os acervos de sua memria se constituem como fonte de informao cultural. Toma como foco as histrias de vida, lendas, rezas, msicas de roda e drama como tambm as experincias populares. Relata sobre a memria social, oralidade e fontes de informao. A pesquisa de cunho qualitativo, apia-se em fontes orais de vrias pessoas da comunidade e outras que tinham informaes relevantes acerca do tema pesquisado. A presente pesquisa contribuir para que a comunidade do Stio Santo Antnio trabalhe eficazmente as informaes culturais que a reconstruo da sua memria trar.

Palavras-chave: Histria-oral. Memria. Fonte de informao.

ABSTRACT

The memory is a collective construction constantly reconstructed on the pillars of the human existence. Is a cognitive collection composed of several texts, each one with your own texture, but with a reference to a larger collection the memory. Leaving of that idea of the memory as a collection to present research aimed at to study the popular memory as source of cultural information, in the cultural expressions and in the residents' of the Stio Santo Antnio, cognitive texts, through the oral history, to identify and to collect, the individuals' interviewed information concerning your habits, traditions, values, faiths and you know, being verified the collections of your memory if constitute as source of cultural information. It takes as focus the life histories, legends, prayers, wheel music and drama as well as the popular experiences. Tells on the social memory, oral history and sources of information. The research is of qualitative stamp, leans on in the community's several people's oral sources and another that had important information concerning the theme searched. The present research will contribute so that the community of the Stio Santo Antnio works the cultural information efficiently that the reconstruction of your memory will bring. Key words: Oral history. Memory. Information fountain.

10

1 INTRODUO Entender a memria como fonte de informao implica reconhec-la como um acervo, onde as informaes podem ser catalogadas e mapeadas, como um acervo convencional. A idia de estudar a memria como fonte de informao surgiu quando fazia a disciplina Histria do Livro e das Bibliotecas, ministrada pelo professor Tadeu Feitosa no curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cear. No decorrer da disciplina, percebi o quanto o livro, como instrumento de conhecimento e informao, significativo e o quanto as bibliotecas so valiosas.. Ao olhar o acervo da Biblioteca do Centro de Humanidades, questionava sobre livros que no so feitos apenas de papel, tinta, cola, letras e gravuras. Existem histrias, vidas, segredos, lutas, censuras, gritos e vozes silenciadas, gravadas nas entrelinhas dos textos, na construo daquele saber registrado. Compreendi a biblioteca como um fenmeno e no apenas um espao fsico. Dentro desse fenmeno, as vozes silenciadas me chamaram a ateno. O que chamo de vozes silenciadas, ou vozes do silncio, so os saberes, os conhecimentos que no encontram espao nas bibliotecas, por estarem presentes na oralidade, na memria popular, e no comungarem da cultura letrada. Como futura bibliotecria, inquietava-me o conhecimento que estava margem, que certamente iria se perder nas teias do tempo por falta de registro. Entendi que, como profissional, temos a misso de preservar o saber humano. Poderamos buscar este saber no nos livros convencionais, mas em homens livros. Tal conhecimento precisava de urgente tratamento para que seja preservado, pois se trata de um patrimnio imaterial, por isso de difcil conservao. O desafio ganhou, ao longo da minha formao, cada vez mais relevncia. Uma experincia interessante foi a dissertao de mestrado da professora Ldia Eugenia Cavalcante, que trabalhou sobre a memria de um bairro de Fortaleza, o Pirambu, tambm a palestra de Romeu Duarte, diretor do IPHAN, ao sugerir que os bibliotecrios se preocupassem com este tipo de conhecimento. Outra contribuio importante foi o trabalho de Lus Tadeu Feitosa, sobre a comunidade do Poo da Draga. Tais contribuies me estimularam para que eu aceitasse o desafio de buscar ouvir que vozes

11

silenciadas eram estas. Para tanto, necessrio, antes de tudo, saber o que memria. Falar de memria dissertar sobre experincias de vida, retratos de realidades deitadas sobre os lbuns da cognio humana, representada de acordo com o acervo de conhecimentos que cada indivduo adquiriu no decorrer de sua existncia. A memria um rico acervo onde as experincias humanas podem ser evocadas de forma diversa. Portanto, o que para uns pode ser experincia dolorosa, lembrada com tristeza, para outros, a mesma experincia pode ocorrer de modo contrrio, sendo a agregao de valores fundamental para isto. Partindo deste pensamento acerca de valores, no cenrio contemporneo, a discusso entre memria oficial e memria popular ganha consistncia nos estudos de muitos tericos das cincias humanas. Neste sentido acerca, de valores, Ori (1994) refora esta idia quando fala que preservam-se as igrejas barrocas, fortes militares, sobrados coloniais, entretanto esqueceram-se as senzalas, os quilombos, vilas operrias e cortios. Isto , espaos e artefatos populares so subjugados, ignorados como fonte informativa e de valores culturais significativos, que representam uma histria, cultura, memria que precisa ser preservada no sentido de registro e disseminao e no fossilizao. Percebe-se, portanto, uma postura preconceituosa na sociedade em relao memria popular, uma crise de identidade e de valores dentro de um contexto histrico de excluso social, que se reflete na preservao dos bens culturais. Outro ponto desta problemtica so os espaos sociais de manifestao do conhecimento humano. A biblioteca, por exemplo, nem sempre emana, em seu acervo e servios, cultura e memria que sejam realmente populares, com o qual o povo mais humilde se identifique, se reconhea e se perceba protagonista da Histria ali registrada, onde as vozes do silncio recebam eco. Esta busca pelas vozes do silncio ancorou-se, s margens das praias de Beberibe, mais especificamente na cidade de Sucatinga, no povoado do Stio Santo Antnio. O povoado fica em uma localidade bem arborizada, onde existem lagoas, rios e plantaes.

12

A escolha se justifica pela experincia de vida que nesse lugar obtive. Nasci em Fortaleza, onde sempre residi, porm, quando criana, sempre passava as frias com minha me e minha irm no Stio Santo Antnio. Ao longo do tempo, percebia, nas conversas, nas brincadeiras e nas histrias que ouvia, o quanto se constitua de patrimnio a memria daquele povo. Ao chegar Universidade, essa idia ganhou eco, ressonncia no conhecimento que tecia ao longo de minha formao, como j foi citado. Estudar a memria do povoado Stio Santo Antonio trar comunidade contribuies para a mesma compreender melhor suas razes, seu jeito de ser, de viver, de sentir e de se relacionar culturalmente. Ajudar a comunidade na identificao de sua identidade cultural, proporcionando, por conseguinte, maior valorizao de aes, sonhos e projetos, como tambm contribuir para que a comunidade trabalhe eficazmente as informaes culturais que a reconstruo de sua memria trar. A importncia de realizar tal estudo se justifica pelas questes acima citadas e outras observaes no contato com a comunidade. No povoado do Stio Santo Antonio, onde antes havia uma forte valorizao de costumes e tradies, agora se apresentam como espaos onde a memria e a cultura popular esto se apagando, por uma ruptura do repasse oral e da indiferena dos mais jovens em relao s manifestaes culturais, com as justificativas de serem estas coisas de velhos, fora de moda. Como a memria aqui tratada no foi registrada e seus portadores so idosos, a mesma est destinada a desaparecer, levada para o esquecimento. Essa memria um patrimnio imaterial das razes da identidade do povoado. Outros fatores complicadores so: o xodo rural, a dinmica social e as crises econmicas que levaram muitos jovens do povoado a emigrarem, dificultando o repasse e a manuteno das manifestaes culturais do povoado, onde h predominncia de idosos. A Pesquisa sobre a memria do Stio Santo Antnio tem como objetivo: Pesquisar a memria popular como fonte de informao cultural, nas expresses culturais e nos textos cognitivos dos moradores da comunidade Stio Santo Antonio, por meio da oralidade; Identificar e coletar, por meio da oralidade, informaes acerca de costumes, tradies, valores, crenas e saberes;

13

Identificar o que pensam e o que sabem os moradores do Stio Santo Antonio sobre a memria ali vivida; Verificar se os acervos da memria dos moradores do Stio Santo Antnio se constituem como fonte de informao cultural. Investigou-se como a memria popular dos moradores do Stio Santo

Antnio poder ser fonte de informao sobre os traos da fisionomia cultural do povoado, como esta memria traz tona as razes do jeito de ser, de viver e de compreender o mundo das pessoas que vivem no povoado. Para atingir estes objetivos, a metodologia adotada foi a histria oral, visto que tal memria se encontra apenas na oralidade. Para compor esta investigao, foram selecionadas pessoas que obedeciam a critrios tais como: serem as mais idosas, possurem lembranas ou terem contribudo de forma significativa para a vida cultural do povoado, estarem envolvidas com as questes educativas, como o caso dos professores, estarem presentes nos espaos de equipamentos culturais, como o caso da biblioteca e do museu. Foi uma escolha, portanto, qualitativa. Na realidade do Stio Santo Antnio, como j foi colocado anteriormente, as informaes acerca da memria popular da comunidade, referente sua cultura, est na oralidade, na mente, nas histrias de vida das pessoas, principalmente as mais idosas. Estes idosos so uma singular fonte informativa, que pode expressar a memria local. Os idosos so os cofres, o acervo vivo, um arquivo humano da memria do povoado. So os portadores da singularidade e diversidade cultural ali construda ao longo de muitos anos. Os indivduos entrevistados so como documentos que exigem uma leitura sensvel de seu potencial informativo. Faz-se necessrio, pois,uma observao, uma leitura que, ao contrrio da convencional, que decodifica os cdigos lingsticos, esta outra decodifica a experincia de vida, l as linhas e entrelinhas dos textos, com as gravuras dos gestos e expresses pessoais e coletivas dos entrevistados.

14

uma leitura que exige do pesquisador o envolvimento no cotidiano de seus objetos de pesquisa, visto que muitas das informaes referentes memria popular esto nos atos mais corriqueiros, dos mais expressivos ou simples. uma leitura dinmica na qual o pesquisador necessita se aproximar do objeto de pesquisa, de forma tal, que seja possvel ver a realidade pesquisada com a lupa (olhos) que seus pesquisados enxergam o mundo; mas com um olhar cientfico, capaz de enxergar com o olho do outro, para, assim, entender melhor os sujeitos da pesquisa. Deste ponto de vista, a presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa- ao, que a que melhor possibilita atingir os objetivos propostos. Segundo Thollent(1985 apud GIL 1999, p.46), a pesquisa-ao tem base emprica e concebida com estreita associao com a ao ou a resoluo de um problema coletivo, no qual pesquisadores e participantes esto envolvidos. Para Andr (1995 p.33), a pesquisa-ao envolve: um processo de acompanhamento e controle da ao planejada e no relato concomitante desse processo. Este tipo de pesquisa foi escolhido porque muitas das informaes da memria do Stio Santo Antnio esto to implcitas nas atividades do cotidiano, ou nos bas da memria, que preciso conviver para perceber. S um pesquisador atento a tais questes pode ver manifestaes culturais to discretas. Para os pesquisados, tais informaes, muitas vezes, so imperceptveis: a maneira de falar, as expresses lingsticas, o modo de preparar alimentos, cuidar das crianas, crenas, ritos e outros gestos vividos que mostram a riqueza de suas memrias. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas individuais e em grupo. As entrevistas individuais foram utilizadas para coletar as histrias de vida, enquanto as coletivas foram usadas para registrar as msicas, lendas, crenas e saberes. Isto porque tais informaes esto muito fragmentadas nas memrias dos moradores, foi necessrio um encontro para que as memrias se unissem como em um quebra-cabea, onde cada um contribua com uma pea singular de uma construo coletiva. As entrevistas foram semidirigidas; esta um meio termo entre um monlogo de uma testemunha e um interrogatrio direto segundo Tourtier-Bonazzi(1998 p,237). Este tipo de entrevista foi escolhido para proporcionar maior liberdade aos entrevistados e agregar maior qualidade aos relatos, visto que estes traziam uma grande variedade de temas.

15

A monografia se apresenta em trs captulos. No primeiro, so discutidos os conceitos de memria, caractersticas, como tambm a relao com a identidade cultural dos indivduos e a relao entre memria e oralidade. O segundo captulo disserta sobre a memria como acervo, constituda de textos culturalmente construdos e a relao dos textos entre si. O terceiro e ltimo captulo o corao da pesquisa, este entra nas vceras dos acervos da memria do Stio Santo Antnio, coletados nas entrevistas. Verificou-se nesse material, posto na oralidade, informaes acerca dos valores, histrias, crenas, saberes e costumes da comunidade. Assim, os captulos tecem um fio condutor pelo qual a memria, como fonte de informao pode ser compreendida de forma simples, exemplificada no material colhido comentado e no apenas exposto. No esforo de mostrar, mapear, catalogar as informaes que podem ser encontradas no acervo da memria dos moradores do Stio Santo Antnio, foi apresentado um pouco do seu potencial informativo exercido pela memria humana.

16

2 TECENDO MEMRIAS DO COTIDIANO

Falar de memria dissertar sobre a vida humana, suas construes e reconstrues, trajetria, vestgios fsicos, emocionais e arquitetnicos; desenvolve-se, pois, reflexo acerca do acervo intelectual de experincias no decorrer da histria pessoal e coletiva. Essa memria pode estar registrada, oficializada ou posta na oralidade, herdada de gerao em gerao. Pollak (1989, p.3-15) argumenta que a memria uma operao coletiva dos acontecimentos e das interpretaes do passado que se quer salvaguardar, se integrar, em tentativas mais ou menos conscientes de definir e reforar sentimentos de pertencimento e de fronteiras sociais entre coletividades de tamanhos diferentes: partidos, sindicatos, igrejas, aldeias, regies, cls, famlias, naes etc. Segundo o autor, a memria constituda de elementos tais como: acontecimentos, pessoas, personagens e lugares. Os acontecimentos podem ser vividos individual ou coletivamente, do quais a pessoa sente-se pertencer. Pierre Nora (1993, p.9) conceitua memria como vida, carregada por grupos vivos. Neste sentido, ela est em permanente evoluo, aberta dialtica da lembrana e do esquecimento, inconsciente de suas deformaes sucessivas, vulnervel a todos os usos e manipulaes, susceptvel de longas latncias e de repentinas revitalizaes. Montenegro (1994, p.19) vem ao encontro de Pierre Nora ao definir memria como um elemento permanente do vivido, atendendo a um processo de mudana ou de conservao. Uma importante caracterstica da memria ressaltada por Pollak (1989) que a mesma seletiva, nem tudo fica gravado, nem tudo fica registrado. A memria faz uma triagem do que pode ser lembrado ou do que deve ser esquecido, seja por dor, constrangimento, dominao ou convenincia momentnea, at que esta memria possa se manifestar publicamente, reivindicando seu legado na Histria. Outros autores tambm enfatizam esta seletividade da memria.

17

Uma definio constante entre os teoricos parece ser a ligao entre memria e vida, memria e construo, interpretao e leitura. Montenegro (1994, p.19-20) afirma que:

A memria tem como caracterstica fundante o processo reativo que a realidade provoca no sujeito. Ela se forma e opera a partir da reao, dos efeitos, do impacto sobre o grupo ou o individuo, formando todo um imaginrio que se constitui em uma referncia permanente de futuro.

Uma contribuio importante nesta discusso acerca da memria so os tipos existentes. Connerton (1993, p.26) ressalta que h trs tipos de memria: pessoal, cognitiva e a memria-hbito. Segundo o autor, a memria pessoal se refere aos atos de recordao que tomam como objeto a histria de vida da cada um. Este tipo de memria oferece um auto-conhecimento que revela a concepo do prprio carter e potencialidade, determinada pelas aes passadas. A memria cognitiva abrange as utilizaes do verbo recordar. Para existir este tipo de memria, o nosso conhecimento pressupe, de algum modo, a ocorrncia anterior de um estado pessoal cognitivo ou sensorial. O terceiro tipo de memria, segundo o autor, consiste na capacidade que o ser humano tem de reproduzir uma determinada ao, este modo de recordar tem suas marcas no hbito. Para o autor, as imagens e o conhecimento do passado so conservados e transmitidos como memrias-hbito, atravs de cerimnias comemorativas e prticas cotidianas. Outro aspecto importante da memria que esta pode ser compreendida como um fenmeno construdo, como afirma Pollak (1992), visto que apresenta este movimento de interpretao, leituras e organizao, individual e coletivamente. Segundo o autor, a memria um fenmeno construdo social e individualmente; quando se trata de memria herdada, h uma ligao fenomenolgica muito estreita entre a memria e o sentimento de identidade. Pollak (1992, p. 203) define o sentimento de identidade como:

O sentido da imagem de si, para si e para os outros. Isto , a imagem que a pessoa adquire ao longo da vida referente a ela prpria, a imagem que ele

18

constri e apresenta aos outros e a si prpria, para acreditar na sua prpria representao, mas tambm ser percebida da maneira como que ser percebida pelos outros.

Para o autor, a memria o elemento constituinte do sentimento da identidade tanto para o individual como para o coletivo. A identidade coletiva definida como todos os investimentos que um grupo deve fazer ao longo do tempo, como tambm o trabalho necessrio para dar a cada membro do grupo, quer se trate de famlia ou nao, o sentimento de unidade, de continuidade e coerncia. Falando em identidade, relevante as colocaes de Ori (2000); segundo o autor, preservar a memria fundamental para a construo da identidade cultural de uma pessoa ou de um povo. Possibilita, assim, que uma pessoa se reconhea em sua cidade, no seu bairro e nos lugares onde viveu. Portanto, a memria possibilita que uma pessoa seja capaz de perceber que construtor de sua histria, para assim, melhorar suas condies de vida, interferir nas decises polticas, atravs de aes conscientes, construindo o social. Ela permite, por conseguinte, reconhecer direitos e deveres, ser empreendedor de si mesmo, ganhar autonomia, independncia de ao e pensamento, ser agente transformador.

2.1 Memria Social

Para Rousso (1992, p.94), memria :

Uma reconstruo psquica e intelectual que acarreta de fatos uma representao seletiva do passado, um passado que nunca aquele do indivduo somente, mas de um indivduo inserido num contexto familiar, social, nacional. Portanto toda memria , por definio, coletiva, como sugeriu Maurice Halbwachs.

Esta definio de Rousso vem ao encontro da definio de memria coletiva de Bossi (1994, p.408) quando argumenta: uma memria coletiva se desenvolve a partir de laos de convivncia familiares, escolares, profissionais. Ela entretm a memria de seus membros, acrescenta, unifica, diferencia, corrige e passa a limpo. Este passar a limpo revela um carter seletivo da memria em uma busca constante de

19

significao, organizao e justificao. Para Montenegro (1994, p.19), a memria coletiva de um grupo representa determinados fatos, acontecimentos, situaes; no entanto, continuamente elaborados. Esta discusso chama ateno para a memria social, que, segundo Fentress e Wickham (1992, p.41):
Idntifica um grupo, conferindo sentido ao seu passado e definindo as suas aspiraes para o futuro. Ao faz-lo, a memria social faz muitas vezes exigncias factuais sobre acontecimentos passados. Por vezes, podemos confrontar estas exigncias factuais com fontes documentais; outras, no podemos. Em ambos os casos, porm, a questo de ns consideramos estas memrias historicamente verdadeiras revela-se muitas vezes menos importante do que a de eles considerarem verdadeiras as suas memrias.

Sobre fontes documentais e memria social, os autores defendem a idia da memria social como fonte de conhecimento, o que significa dizer que esta memria fornece mais do que um conjunto de categorias atravs do qual, de um modo inconsciente, um grupo habita o seu meio, oferece ao grupo matria de reflexo consciente. Isso significa que os grupos devem ser situados em relao s suas prprias tradies, descobrindo como interpretam os seus prprios "fantasmas e como os utilizam para fonte de conhecimento. (FENTRESS E WICKHAM 1992, p. 42). Desta forma a memria social um acervo vivo de conhecimento das vivncias de um determinado grupo; seu legado, sua herana. Entretanto, esta memria social pode no estar somente em documentos escritos, mas na oralidade. Isto pode ocorrer quando se tratar de uma memria no oficial de uma minoria; por exemplo, o fato de no estar registrada em um suporte material no significa que no exista, nem que no possa ser recuperada ou deixe de se constituir em memorial social. Portanto, preservar a memria de um povo preservar a memria de uma cidade, de um estado, de um pas, de um conjunto de vivncias que interagem sem perder a singularidade, mas que se constrem mutuamente, tendo um pouco do todo construdo em cada parte que o constitui.

20

2.2 Memria e Oralidade

Para Lozano (1998, p.15), abordar o fenmeno da oralidade ver-se defronte, aproximar-se bastante de um aspecto central da vida dos seres humanos, o processo da comunicao, o desenvolvimento da linguagem, a criao de uma importante parte da cultura e da esfera simblica humana. Dissertar sobre oralidade falar da grande faanha humana de poder se comunicar e registrar seus vestgios, histrias, marcas humanas. A oralidade permite que a memria se eternize, ultrapasse os limites do tempo e do espao, seja recontada, recriada, construda, esquecida e recordada por seus ouvintes, agentes vivos das memrias que escutam e fazem a cada instante. Lozano (1998, p.16) argumenta que o uso da oralidade cada vez mais importante nos estudos histricos. A oralidade, segundo o autor, permite obter e desenvolver conhecimentos novos e fundamentar anlises histricas com base na criao de fontes inditas ou novas. Neste sentido, Lozano (1998, p.24) defende que os pesquisadores da oralidade (historiadores, antroplogos, socilogos e etc.) consideram a evidncia oral uma fonte muito importante e, em vrios casos, a nica ou a medular, mas que, afinal, s mais um dos meios e acervos de informao que dispe o pesquisador para a construo da percepo no tempo e no espao da experincia humana, particularmente dos grupos sociais em que a oralidade se mantm viva. Esta colocao de Lozano vem ao encontro da realidade pesquisada no Stio Santo Antnio, onde grande parte de informaes sobre a cultura e memria popular do local s possvel recuperar por meio da oralidade, por no estarem registradas. Uma questo pertinente nesta discusso sobre memria e oralidade o impacto da escrita na memria social. Para Connerton (1993, p.91), a transio de uma cultura oral para uma cultura escrita uma transio de prticas de incorporao para

21

prticas de inscrio. Segundo o autor, com a utilizao da escrita, os relatos ficam inalterados, e o processo de sua composio definitivamente encerrado. Esta composio encerrada definitivamente parece inibir a criatividade dos relatos orais, visto que memria vida em construo. Deste ponto de vista, a escrita encerraria essa construo, essa negociao do passado com o presente. O herdado ficaria fossilizado, inalterado, protegido do esquecimento, mas desprovido de reconstruo. Por outro lado, na realidade do Stio Santo Antnio, se as narrativas orais no forem inscritas, sero por todo esquecidas. A oralidade no mais um veculo pelo qual a memria transmitida com nfase em outros tempos vividos da histria daquele povoado. Parece no haver outra forma de manter tal acervo vivo seno pela cristalizao de seu estado atual narrativo. interessante observar que esta realidade se encontra em duas geraes, idosos entre 50 e 80 anos e crianas de 9 a 12 anos. Estes parecem estar em duas extremidades. Os idosos querem contar suas histrias, as crianas sinalizam ter expectativas semelhantes, mas o encontro no se consolida, porque h um fosso invisvel que os separa. Ocorre uma separao cada vez mais severa, pela condio biolgica dos idosos (alguns faleceram no decorrer desta pesquisa, sem poder contribuir com tudo o que desejavam), e pela falta de estmulos e receptividades de seus possveis ouvintes. Esta realidade foi possvel observar nas entrevistas com os idosos, quando argidos sobre as histrias de trancoso que contavam nos terreiros. Alguns diziam com tristeza: esqueci, se perdeu tudo, s lembro alguns ps ( ps uma expresso usada para significar pedaos, trechos). Alguns entrevistados diziam desejar ter um gravador em mos para no esquecer mais nada. As entrevistas estimulavam suas memrias, e estas reconstruam as antigas experincias vividas. Quando feitas (as entrevistas) em grupo, a composio era coletiva, cada pessoa cooperava com um trecho de msica, narrativa, lenda e outros, como em um mosaico colorido, tendo cada cor a sua singularidade. Estas observaes lembram as idias de Connerton (1993, p.86), ao argumentar que as sociedades recordam pelas cerimnias comemorativas e pelas prticas. No caso do Stio Santo Antnio, as prticas so mais visveis nas crenas,

22

alguns valores e usos de plantas medicinais. Com relao s prticas ligadas a narrao de histrias, lendas e msicas, so cada vez mais raras na comunidade. No que se referem s cerimnias comemorativas, poucas conservam ainda rituais e preceitos dos antepassados, o caso das festas natalinas e da Pscoa. No que o presente tenha que se conservar tal como o passado, porm certas referncias evocam as razes culturais de um povo. A festa de Papangus1 um exemplo de comemorao ainda muito forte na comunidade. Mas alguns costumes das festas natalinas, por falta de vivncias, esto cada vez mais distantes da realidade dos moradores do povoado. Nas entrevistas, alguns idosos dizem que os jovens j no querem mais saber de suas histrias, afirmam que so coisa de antigamente do pessoal mais velho. Os relatos do nfase que a herana no encontra mais herdeiros, pertencia aos mais velhos que j no se encontram na comunidade. As crianas ao serem entrevistas, revelaram o desejo que tinham de registrar as narrativas prprias do local em livros. Ao interrogar as crianas sobre quais histrias antigas sabiam decoradas, falaram lendas como: Saci, Iara me dgua, Curupira. As histrias que os idosos contaram nas entrevistas poucas foram recordadas, e em pequenos fragmentos, a exceo a lenda do Cajueiro das Almas. A indagao que se faz : se idosos e crianas esto no mesmo ambiente, convivem, por que no h o encontro no qual narrativas possam eclodir? A resposta parece estar nas atividades de diverso, educao e lazer de crianas e idosos. As crianas partilham o tempo com programas de televiso, escola, e outros, onde recebem um acervo cultural diferente do seu. Na escola, as histrias chegam prontas, em livros paradidticos e didticos. Os professores Luiziana Torres e Antonilo Arajo2 disseram, em entrevista, ter dificuldades ao trabalharem com livros que, por exemplo, falam da uva quando esta fruta no do convvio habitual das crianas. Outra observao feita por eles a respeito dos hbitos alimentares, muitas crianas preferem os alimentos industrializados aos tpicos da regio, os educadores
Festa tradicional da cidade de Sucatinga, realizada na poca da Paixo e Morte de Cristo, na Semana Santa. Na ocasio as pessoas que participam da festa, vestem-se com fantasias e mscaras. 2 Antonilo Arajo diretor da Escola Jos Francisco das Chagas, e Luiziana Torres professora da mesma escola, entrevista realizada em julho de 2005.
1

23

argumentam que esto trabalhando em projetos para incentivar em seus alunos o interesse pelas riquezas da terra. Quanto aos idosos, estes parecem cansados, acreditam de uma forma que esta misso de recordar seja dos filhos. Surge um aparente silncio na postura dos idosos, que se apresentam recolhidos em um mundo estranho ao contemporneo. O silncio e esquecimento aparentes so visveis nas entrevistas, ao narrarem as recordaes das celebraes e hbitos cotidianos. Chamo de aparentes, porque, em vrias situaes da vida, os conhecimentos emanam, por exemplo, no cuidado com as crianas, no tratamento de doenas, na culinria, no trato com a terra. Entretanto, no que se referem s manifestaes corporais, celebraes, tradies, estas parecem perder lugar gradativamente. As observaes a respeito das celebraes e gestos vo ao encontro do que diz Connerton (1993, p.86): as sociedades recordam atravs das cerimnias e das prticas corporais. Portanto, se estas so pouco freqentes, logo o ato de recordar enfraquece. Para Connerton (1993, p.32),

Recordar ento precisamente no lembrar acontecimentos de forma isolada. ser capaz de formar seqncias narrativas, com sentido. Em nome de um determinado compromisso narrativo tentar-se integrar fenmenos isolados ou estranhos, num nico processo unificado.

Pollak(1989) argumenta que existe, nas lembranas de uns e de outros certas zonas de sombra, silncio e no-ditos. Estas fronteiras de silncio e no-dito com o esquecimento definitivo e o reprimido inconsciente no so evidncias estanques e esto em perptuo deslocamento. O silncio, as aluses e metforas so moldados pela angstia de no encontrar uma escuta, de ser punido por aquilo que se diz, ou de se expor a mal entendidos. Neste sentido, Dona Raimunda3 relata na entrevista, ao falar das festividades e costumes no Natal: quando chegava as festas a rezava as ave marias, os padre- nossos, tudo cantado, agora o Nilo [ responsvel pela igreja local] no quer mais, disse que isto coisa de outro tempo, meu povo, tirem isto, agora tudo ... agora tem a celebrao, vem as comunidades de todo canto.
3

Moradora do stio Santo Antnio. Entrevista em julho de 2005.

24

No ntido o processo de negociao, ou transmisso do legado cultural no Sitio Santo Antnio. Sob a justificativa de eram coisas dos mais velhos, o sentimento de pertencimento dos idosos ao grupo se apresenta no mnimo fragilizado, ou pouco claro para as novas geraes. A narrativa oral, nas entrevistas colhidas, apresenta rico contedo criativo de negociao e reconstituio. As histrias clssicas dos Contos de Fadas recebem toda uma roupagem, elementos prprios da cultura local. Um bom exemplo disto o trava-lngua, com a histria do passarinho que suja o p, ao contrrio da histria tradicional onde uma formiga prende o p na neve. Neve um elemento estranho realidade dos contadores de histrias do Stio Santo Antnio, como recontado a seguir, a partir dos relatos obtidos na entrevista com Marli Pereira das Chagas4. Passarinho avoou, avoou cagou o p. Capim alimpa meu p? Alimpo no. Chamo a vaca pra lhe comer: vaca v comer capim, capim no quis alimpar meu p. Vou no! Chamar cachorro pra lhe latir: cachorro v latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou no! Chamar pau pra lhe aoitar: pau v aoitar cachorro, cachorro no quis latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou no! Chamar o fogo pra lhe queimar: fogo v queimar pau, pau no quis dar em cachorro, cachorro no quis latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou no! Chamar gua pra lhe apagar: gua v apagar fogo, fogo no quis queimar pau, pau no quis dar em cachorro, cachorro no quis latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou no! Chamar galinha pra lhe beber: galinha v beber gua, gua no quis apagar fogo, fogo no quis queimar pau, pau no quis dar em cachorro, cachorro no quis latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou no! Chamar raposa pra lhe comer: raposa v comer galinha, galinha no quis beber gua, gua no quis apagar fogo, fogo no quis queimar pau, pau no quis dar em cachorro, cachorro no quis latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou no! Chamar o menino pra lhe matar: menino v matar raposa, raposa no quis comer galinha, galinha no quis beber gua, gua no quis apagar fogo, fogo no quis queimar pau, pau no quis dar em cachorro, cachorro no quis latir com vaca, vaca no quis comer capim, capim no quis limpar meu p. Vou j!
4

Moradora do Stio Santo Antnio, contadora de histrias. Entrevistada em julho de 2005.

25

Pegou um faco e foi. Chegou l. Ah! Vou lhe matar! Ah! No me mate no, que eu vou comer galinha. Ah! No me mate no que eu vou beber gua. Ah! No me beba no que eu vou apagar o fogo. Ah! No me apague no que eu vou queimar pau. Ah! No me queime no que eu vou dou cachorro. Ah! No me aoite no que eu lato com vaca. Ah! No late comigo no que eu como capim. Ah! No me coma no que eu alimpo o p da rolinha.5 Outro aspecto importante so os elementos que entram na histria tais como animais: vaca, cachorro, galinha, raposa. A morte representada pela figura do menino, do homem, o forte capaz de tudo resolver, mas tambm aquele que tem o poder da morte nas mos para impor sua vontade queles que esto subjugados ao seu poder. Transmitir uma idia de hierarquia social, onde o mais forte sempre prevalece. Parece refletir a realidade vivenciada pela comunidade de dependncia econmica, o que pode ser percebido na fala de Celestina Flix Monteiro6, 80 anos, ao falar sobre os costumes da Semana Santa, na hora da Ceia de sexta-feira, como apresentado a seguir: Quando ns almoava eu rezava e oferecia aquele bendito, cab rezava aquele padre-nosso, vamos rezar esse pai-nosso na inteno da Paixo de Cristo oferecendo em louvor dos pobres e dos ricos, porque ns no tem, ns somos pobres , ns no tem, mais um dia o rico chega d a ns. O outro exemplo bem peculiar so as histrias onde prncipes e princesas recebem uma linguagem regional. Os cenrios como castelos dividem espao com: mato, estradas, lagoas, rios; nas msicas de drama, personagens como Lampio, a histria de Joo Preguioso e Dona Carochinha, por exemplo, recebem verses diferentes. Todo esse mosaico cultural se constitui em um acervo da memria representada em textos construdos pela comunidade onde residem saberes, crenas e valores, o que ser discutido no prximo captulo.

Para tornar evidente que se trata de trechos de entrevistas ou recortes a partir de relatos locais os textos sero apresentados em itlico. 6 Moradora da comunidade do Stio Santo Antnio, entrevistada em agosto de 2005.

26

3 ACERVOS DA MEMRIA DO STIO SANTO ANTNIO

Segundo Halbwachs (1990, p.20), no na histria aprendida, na histria vivida que se apia nossa memria. Neste sentido de que memria vida construda e reconstruda no labor da odissia humana, que a discusso sobre acervos da memria se insere. da memria vivida que brotam os acervos da memria, estes so de uma natureza especfica, diferente dos acervos escritos. Escreve-se nas experincias humanas, um acervo imaterial, de valor diverso por parte de quem constri e de quem herda. Compreender a memria como acervo implica uma reflexo acerca dos acervos tradicionais de uma biblioteca. Estes se constituem de suportes materiais onde o conhecimento e as idias de um determinado autor esto registradas, guardadas para geraes futuras. Entretanto, alguns acervos tambm referentes ao conhecimento humano, porm por causa de sua natureza de ser, no esto armazenados nas bibliotecas, o caso da memria popular, que se constitui de um acervo imaterial, rico em informaes significativas para seus produtores, a exemplo; mas, especificamente falando, da memria popular do Stio Santo Antnio. Sendo assim, a biblioteca pode ser compreendida como a guardi da memria da humanidade. Neste sentido, relevante discuti que memria esta, de que parcela da humanidade se refere. Dentro desta discusso, as observaes de Ricardo Ori so relevantes. Embora no fale sobre acervo propriamente dito, o autor comenta acerca dos bens e memrias que so preservados em detrimentos de outros. Preservaram-se as igrejas barrocas, os fortes militares, as casas grandes e os sobrados coloniais. Esqueceram-se as senzalas, os quilombos, as vilas operrias e os cortios (ORI, 1994). Fazendo uma reflexo acerca de acervos, relevante observar que aqueles oriundos dos quilombos, senzalas e vilas operrias no constam registrados, muitas vezes, nas bibliotecas, principalmente se tais acervos esto apenas em relatos orais, na mente e na boca de seus atores. o caso do Stio Santo Antonio, onde a histria oral deste grupo a nica forma de reconstruir seus bens culturais mais particulares. Nesta ambincia, uma reflexo pode ser feita acerca da biblioteca, que no preserva a memria da humanidade, mas de uma parte dela. E esta parte privilegiada que estabelece o que culto, civilizado, erudito e,

27

portanto, digno de preservao segundo acordos, valores e normas que regem a sociedade. Em entrevista realizada na Biblioteca Municipal de Beberibe, ao indagar a funcionria Maria Zulene Silva Soares7 sobre o que constava no acervo referente memria local para pesquisa dos usurios, a mesma fez as seguintes observaes: geralmente ns pedimos que procurem as pessoas idosas, damos o endereo destas pessoas para os alunos procurarem. O que revela no haver nem trabalho de registro destes saberes. Observao semelhante tambm foi feita em entrevistas com os professores, Antonilo Arajo e Luiziana Torres. Eles disseram que, quando necessitavam fazer alguma pesquisa sobre a cultura local, pediam s crianas que procurassem pessoas mais idosas, pois saberiam informar sobre os costumes e tradies mais populares, informaes estas que no se encontram registradas. Em uma palestra realizada na Universidade Federal do Cear, na disciplina Histria do Livro e das Bibliotecas, Romeu Duarte falou que a viso de patrimnio ainda muito restrita a pedra e cal (informao verbal) 8. Outro ponto levantado por Romeu Duarte (que o mais importante para esta pesquisa) a falta de registro de coisas do povo. Segundo o palestrante, muitas coisas vo se perder no tempo por falta de registros, documentrios que explorem o acervo das memrias populares. preciso, segundo Duarte, uma tomada de conscincia de valores, da histria e memria do povo cearense, para que o patrimnio imaterial seja preservado, visto que ningum ama aquilo que no conhece. Os bibliotecrios poderiam ajudar a realizar tal misso, tendo em vista que as bibliotecas se preocupam em preservar a memria da humanidade. Percebe-se, portanto, que muitas tradies, costumes, valores, histrias populares no so preservados; em parte devida a uma concepo cristalizada de cultura
7 8

Funcionria da Biblioteca Municipal de Beberibe. Trecho da palestra de Romeu Duarte diretor do IPHAN na disciplina Histria do livro e das Bibliotecas, na Universidade Federal do Cear.

28

e no-cultura, erudito e popular, noutra, por estes bens estarem na oralidade, constituindo um acervo diverso, diferente do convencional, mas dotado de valor e carente de registro, armazenamento e disseminao. A anlise destes acervos pode revelar pontos de vista interessantes acerca da histria e da memria coletiva, como tambm das lutas e valores de minorias sociais. Uma contribuio interessante a de Michael Pollak (1989, p.4) ao falar da histria oral, onde residem estes acervos da memria:
Ao privilegiar a anlise dos excludos, dos marginalizados e das minorias, a histria oral ressaltou a importncia de memrias subterrneas que, como parte integrante das culturas minoritrias e dominadas, se opem memria oficial, no caso a memria nacional.

A respeito da memria nacional e da memria coletiva, Halbwachs (1968 apud Barros 1989, p.33) informa:
A memria coletiva no so os quadros dos acontecimentos guardados na lembrana da histria nacional. Entre a nao e o individuo existem grupos que tm sua memria e que agem mais diretamente sobre a vida, e o pensamento de seus membros. no interior desses grupos que se desenvolvem as memrias coletivas originais.

So estas memrias originais que esta pesquisa busca investigar, sem deixar de perceber, como ainda argumenta Halbwachs, (1968 apud BARROS, 1989, p.31) que a memria individual pode ser entendida como um ponto de vista da memria coletiva. Estes pontos de vista unem-se a formar um mosaico cultural resultante da experincia de vida, revestida de um acervo oral da memria, um legado herdado e doado de gerao a gerao. No Stio Santo Antnio, este acervo se constitui de textos. Assim como nas bibliotecas, cada texto tem os seus autores, cores e imagens. Os textos aqui referidos se constituem em formas pelas quais os indivduos se comportam socialmente, expressam as idias, valores, crenas e interagem fisicamente com o ambiente onde habitam. Usam para isto, smbolos que sejam socialmente partilhados.

29

Esta capacidade do ser humano de criar e traduzir sua realidade em smbolos bem explicitada por Leroi-Gourham(1990 apud FEITOSA,1995, p.147): O homem, desde as primeiras formas at a nossa, inaugurou e desenvolveu a reflexo, ou seja, a capacidade para traduzir em smbolos a realidade material do mundo que o envolve. Desta forma, assim como nas bibliotecas cada texto tem caractersticas prprias. Os textos do Sitio Santo Antnio tambm possuem textura, gravuras e autores prprios, singulares de sua realidade cultural, o que ser melhor discutido a seguir.

3.1 A Memria Como Texto

Fentress e Wickam (1992, p.63) falam que as culturas iletradas confiam memria tanto poesias como oraes, feitios e frmulas rituais. Na realidade do Sitio Santo Antnio, pelas entrevistas, percebe-se que os idosos tambm confiam memria rezas, excelncias, msicas de dramas, oraes e adivinhaes. Estas ltimas se constituem uma memria mais forte entre as novas geraes. Outros como: lendas, saberes sobre plantas medicinais, crenas, msicas e tcnicas constituem um material posto apenas na memria, formam um acervo, com textos de fontes de informao e conhecimento sobre a comunidade, textos de natureza gestual, construes mentais veiculadas pelos relatos orais. Neste sentido, um aspecto importante do acervo cultural do Stio Santo Antnio a permanncia forte de certas memrias, ligadas mais s tcnicas que outras narrativas como contos, msicas e etc. A memria observada no movimento gestual e corporal ligadas a certas tcnicas como a fabricao de farinha, permanece viva. Acredita-se que seja por dois motivos: primeiro porque tais prticas esto em constante uso, por estarem ligadas s atividades econmias da regio; o segundo como argumenta Connerton (1989 apud FENTRESS e WICKAM 1992, p.66), porque transmitimos melhor a habilidade manual mostrando do que explicando como feito; a maior parte da nossa memria do movimento gestual e corporal articulada de modo no verbal. Sendo assim, os acervos que exigem maiores explicaes, demandando tempo, parecem mais distantes das memrias que os acervos mais gestuais.

30

Nas casas de farinha, por exemplo, o ato de raspar mandioca, requer tcnicas, isto , certos conhecimentos prticos que so passados de uma pessoa a outra atravs da demonstrao do gesto, como o caso das tcnicas usadas para tirar goma, botar beiju, cozinhar farinha. Para desenvolver estas atividades, necessrio ler certos textos tcnicos da memria, nos quais esto registrados as prticas observadas no cotidiano.

Fig.01 Foto do lbum de famlia da senhora Raimunda Torres de Arajo em 1985. Retrata o trabalho desenvolvido na casa de farinha na raspagem de mandioca.

Por textos tcnicos, aqui, compreendem-se os saberes oriundos das prticas do cotidiano, que exigem habilidades manuais para sua execuo, transmitidos de uma pessoa a outra pela demonstrao, no reclama por tanto uma teorizao ou suportes escritos. curioso observar que, no espao da casa de farinha, os textos tcnicos e os textos narrativos se relacionam de forma diferente. Os tcnicos permanecem bem mais ntidos, diludos no dia-a-dia, no fazer, que os textos narrativos. Esses parecem inibidos, bem mais distantes, recolhidos em algum recanto da memria, evocados apenas por alguns vestgios sinalizados pelos mais idosos em conversas corriqueiras. Por textos narrativos, compreendem-se os saberes oriundos das narrativas populares, constitudos de histrias, contos, msicas, provrbios, adivinhaes, rezas.

31

Tais textos exigem, na transmisso, disposio para a escuta e valorizao, sentimento de pertencimento, de forma que o individuo reconhea-os como seus, herdados, constitudos de conhecimento, dotados de significado e relevncia. Que apresentem uma aplicao moral, tica, religiosa, ou mstica na vida da comunidade. Bons exemplos so as crenas, lendas, contos de fadas, chamados pelos idosos de histrias de trancoso. Entre as crenas destacam-se: se o galo cantar fora de hora, sinal que algum acontecimento triste est para ocorrer. Se no vero o cu ficar nublado, o tempo frio sinal de morte. O cachorro uivando estava algorando o dono. Alguns entrevistados comentaram que muitos chegavam a brigar com os ces na certeza da m sorte que o co estava atraindo. Outra crena era a respeito da Lua, se esta ficasse chorosa envolvida de nuvens era sinal que alguma mulher estava prestes a dar a luz. Quando as mulheres estavam de resguardo, para que no sentissem muita dor, as parteiras ensinavam que colocassem colar de carrapateira no pescoo para se proteger. O umbigo das crianas deveria ser bem guardado, no podia ser roubado por baratas. Caso isso ocorresse, a criana teria m sorte. Para trazer boa sorte era necessrio que pescadores jogassem o umbigo em alto mar para ser comido por peixes. A relao com o mar sempre mstica, o mar considerado sagrado, alm de trazer alimento tem o poder de deter as foras malignas, suas guas curam as feridas e protegem da m sorte, do kai (azar). Uma maldio certa era para quem contasse as estrelas, este ficaria com verrugas nas mos. Para ser curado, seria necessrio pegar uma pedra de sal para passar nas verrugas dia de sexta-feira, durante trs sextas-feiras seguidas, depois jogar a pedra em um quintal, que nunca mais passasse por l. Se desobedecesse a esta regra, as verrugas voltariam. A senhora Cleonice dos Santos Sousa9, 56 anos, ao relatar sobre costumes e crenas do tempo de sua infncia, disse lembrar que sua me gostava de abenoar seu pai que era pescador com um galho de pio roxo, para trazer sorte pesca e proteger contra os perigos do mar. Tambm eram usadas folhas de pio roxo no uru ou na copa do chapu. O pio roxo tambm ainda utilizado na frente das casas para espantar o
9

Moradora do Stio Santo Antnio. Entrevistada em dezembro de 2005.

32

mau olhado. As crenas sempre esto ligadas a sorte ou azar, alegria ou tristeza, proteo ou maldio. Outra crena ligada ao mstico diz respeito s crianas que no se batizavam, pags. Na rede de tais crianas deveria ser colocado um tero enquanto a mesma dormia para que no fosse perturbada por espritos de outras crianas pags j falecidas. As crianas pags deveriam dormir com luz acesa ou vela para no sofrer os mesmo tormentos. Outros tipos de textos so os visuais. Tais textos so constitudos culturalmente de forma fsica e compem o ambiente da comunidade. So exemplos arquitetura das casas e o uso de objetos.

,
Fig. 02 Foto do lbum elaborado para pesquisa em 2005. Retrata objetos do uso cotidiano, como pote, vassouras e panelas. Fig. 03 Foto do lbum de famlia de Francisca Torres de Arajo, de 1988. Retrata o uso do fogo a lenha, muito utilizado.

As antigas casas de taipa e palha foram substitudas pelas de tijolos, assim como o paio e os banheiros de palha. Da arquitetura antiga, restaram as casas com grandes varandas e salas, com muitas janelas e portas, a cozinha de palha com fogo de lenha (quase todas as casas possuem um), o giral, os grandes quintais com a criao de aves, porcos e cabras, como tambm alguns objetos tais como: cuia, coca, vassoura de boto, cabaa, coit, panela de barro, pote, peneira de palha, pilo de madeira, ba, balaios.

33

A utilizao de caixes de madeira para armazenar alimento, surres, sacolas de palhas, esteiras so pouco utilizados e dificilmente encontrados nas casas. Outros objetos como uru (utilizado para colocar peixe), jerer e lamduar (usados para a pesca) j comeam a cair no esquecimento dos mais jovens, talvez pela falta de contato com os mesmos. Ainda persistem alguns temperos no preparo de alimentos tais como: pimenta de cheiro, molhos de pimenta malagueta, cheiro verde, limo, leite de coco, caju e urucu. interessante observar que na alimentao diria, principalmente das crianas, muitas preferem os alimentos industrializados aos alimentos da terra, as mes preferem comprar um guaran de laranja a colher a fruta no quintal e preparar um suco. Professores comentaram em entrevistas que esto preparando um projeto para incentivar os alunos a gostarem dos alimentos da regio. Para alcanar este fim, fizeram uma horta no jardim da escola e, no preparo dirio da merenda escolar, esto introduzindo, aos poucos, alguns alimentos: as crianas dizem que no gostam de comer na escola, a mesma coisa que tem em casa, as mes preferem comprar o suco industrializado10. Outros elementos constituintes do texto visual so as rvores, na maioria coqueiros, mangueiras, cajueiros, roados, como tambm lagoas e rios. O texto visual figura como as cores, as gravuras dos textos narrativos, como o caso das lendas: Cajueiro das Almas, Batato, Pai da Mata, e a histria do Joo das Lagoas. Todos estes elementos compem a memria em texto visual dos moradores do Stio Santo Antnio. So o cenrio e a tela onde a cultura de firma. Acrescido aos textos visuais, ento, os textos lingsticos que compem a fala dos personagens das histrias de trancoso ganham toda uma roupagem regional. Um exemplo a histria de Maria dos Couros no qual so colocadas na boca dos personagens palavras e expresses como: cutucando, teimando, aquetar, prosar, deixa de teimar, nem comia nem bebia, pasmado. Somado a esses textos lingsticos, esto os textos da culinria local, onde residem os saberes das comidas tpicas: tapioca, beiju, canjica, espcie de castanha( tipo

10

Luiziana Torres e Antonilo Arajo, professores da escola Jos Francisca das Chagas.

34

de doce de castanha) cajuna, bulinho, muncuzar, mocoror, aluar, rosca de goma, grude, bolo de milho, peixe com leite de coco e urucu ( semente usada na fabricao do coloral). Tambm incluem-se as frutas tpicas: kareta, murici, azeitona, pitomba, mangaba, graviola, guagiru, acerola, cerigoela, coco, manga, caju, limo, goiaba, laranja, baputar (medicinal), ubaia, gaipuna, casca grossa, guabiraba, arassar, guaipuna, feitosa, piolho de urubu, nrta, aoita cavalo (embriaga), cuassu, mandacaru (a flor comestvel), kuat, araticum, oiti, manar, melancia da praia, ameixa, guaxix (a semente consumida frita) ortena (medicinal), canapum, jatob. Outro tipo de texto que merece ser mencionada so os textos auditivos. Compem estes os sons que caracterizam aquela comunidade, que evocam experincias de vida, situaes, acontecimentos, como o canto dos pssaros, do vento nas folhas do coqueiral, o canto dos grilos, o sons dos animais, os chocalhos das cabras, entre outros.

3.2 Histrias de Trancoso: Contos de Fada a Luz das Fogueiras

As histrias de trancoso contadas pelos idosos do Sitio Santo Antnio representam um significativo fragmento dos textos narrativos. Portam valores importantes para a comunidade, so, na verdade, os j conhecidos contos de fadas. Para os contadores de histrias do local, estes contos ganham uma linguagem regional, os temas clssicos das histrias de Branca de Neve, Cinderela por exemplo, so recriados dentro da realidade de seus ouvintes. Representam um significativo fragmento dos textos narrativos. Segundo Fentress e Wickham (1992, p.87), os contos de fadas possuem temas que podem estar presente em vrias histrias. Segundo os autores, um contador de histrias no vai buscar nada, recicla. Isto , os temas no so propriedade pessoal de qualquer personagem de conto popular. Sendo assim, possvel observar temas semelhantes em diversos contos.

35

Os autores exemplificam seus argumentos como Branca de Neve com o Zimbro , em que o ato de gulodice de uma mulher, durante uma gravidez, instaura uma cadeia de acontecimentos que leva eliminao da mesma. Nos contos de fada do Stio Santo Antnio, h temas interessantes como na Histria de Maria da Luz, que perseguida pela me por ser mais bela, sofrendo por parte desta uma tentativa de assassinato. Este enredo semelhante ao de Branca de Neve que perseguida pela madrasta. A histria de Maria da Luz contada por Maria Concebida da Conceio, 54 anos.12
11

Fig. 04 Foto do lbum elaborado para pesquisa. A esquerda a senhora Raimunda Torres de Arajo, as filhas da senhora Maria, a pesquisadora e a direita Maria Concebida da Conceio. Entrevista realizada em janeiro de 2005.

Segundo seu relato, a personagem era uma menina muito bonita, tinha uma me invejosa que perguntava ao seu espelho mgico quem era mais bela, e este sempre respondia Maria da Luz. Com raiva da prpria filha, a me rainha contratou trs homens para matla, dando a seguinte ordem: como prova da morte da menina tragam sua lngua e seu vestido todo furado de faca. Os homens levam a menina a floresta, mas no tm coragem de matar a garota. Matam um cachorro e retiram sua lngua, pegam o vestido da menina e sujam com o sangue do animal, levando a rainha como prova de que haviam obedecido a suas ordens[...] A menina deixada na floresta onde cresce e fica
11

Planta cujo os frutos aromticos e medicinais so usados na fabricao do gim, da genebre e conservas. A palavra Zimbro se refere ao nome do conto citado pelos autores Fentress e Wickham. 12 Contadora de histria da comunidade. Entrevistada em dezembro de 2005.

36

moa, vestindo-se com os prprios cabelos que chegam at os ps cobrindo o corpo. Certo dia, a moa encontrada por um prncipe que se encanta com sua beleza e a leva para viver em seu palcio. Mas mantida secretamente pelo prncipe sem que seu pai, o rei saiba de nada. A jovem tem um filho e o mantm em segredo. Certa vez, o prncipe viaja para a guerra deixando esposa e filho em seu palcio. Neste intervalo de tempo, a jovem descoberta pelo rei. Este enganado pela me da jovem e manda que esta seja morta com seu filho. Mas Maria no morta, mas torturada e com o auxilio de uma pedra mgica sobrevive ao sofrimento. Aps algum tempo, o prncipe retorna e no encontra mais a esposa, vai a sua procura e, ao reencontr-la, retorna ao seu palcio. Ao ter novamente sua vida de volta, Maria da Luz indagada sobre o que desejava que fosse feito a sua me, a jovem, em um gesto de bondade, decide no se vingar da me, dando a esta seu perdo. A moral da histria bem ntida no final da narrao, onde a filha perdoa a me mesmo depois de todos os maus tratos. A rainha me capaz de mandar matar a filha, mas a filha incapaz de repetir o mesmo ato. Este ato parece estar ligado aos valores da comunidade do Stio Santo Antnio, referentes imagem da me de respeito. A histria de Maria da Luz, embora tenha temas parecidos ao conto de Branca de Neve, possui acontecimentos diferentes, demonstrando a criatividade do contador que recria temas j conhecidos. Outro exemplo de histria de trancoso a narrao de Maria dos Couros, tambm relatado por Maria Concebida da Conceio, este tem algumas semelhanas com o conto da Cinderela. A histria de Maria dos Couros comea com a morte da me na hora do parto, esta tem trs filhas. A morte da me um fato que tem grande semelhana com a realidade da comunidade, onde muitas mulheres morriam no parto por falta de atendimento mdico, deixando filhos rfos, muitas vezes maltratados por madrastas ou pelos prprios pais. Outro detalhe deste conto o nmero trs que acompanha toda a narrativa. Uma mulher que ficou grvida de trs filhas. Quando ela foi para ganhar nen, ela morreu com uma das filhas, uma ficou viva e a outra se encantou em sua serpente. Antes de morrer, a mulher diz para o marido:

37

Meu marido voc encontre uma moa, voc s casa com ela se esta aliana der certo no dedo dela. O marido andou, girou, mexeu e no encontrou. Pegou a aliana e colocou em uma gaveta. A a filha foi crescendo, foi crescendo e se ps moa, bem perfeita n, a a moa foi ajeitar as coisas, achou a aliana e ps no dedo, deu certinho, a disse assim: Olha, papai coisa linda que eu achei. Cad minha filha? T aqui! Ah! Minha filha voc agora vai casar comigo! um pedido que sua me fez. Papai, voc t doido, meu pai. No, voc tem que casar comigo! A a moa pegou a chorar, a a irm bateu, a encantada. Maria, por que tu choras? Ora, papai quer casar comigo! Deixa de ser besta, ele no casa contigo no, deixa ele botar o casamento pra frente.Olha, tu diz assim. Papai, eu s caso com voc se mandar fazer um vestido da cor do mundo, tudo que tiver no mundo. Quando amanheceu o dia, contou para o pai e o pai disse: Eu j eu fao j. A fez o vestido. Quando foi de noite, ela comeou a chorar. A irm encantada disse: Eu j te disse, v comer, v pular, v brincar menina. Mande seu pai fazer pra voc um vestido da cor do mar. Quando amanheceu o dia, a menina falou pro pai. Ah, o custo esse e j! O pai trouxe o pano quando foi no outro dia. Ora, meu pai, voc faz isto, faz eu casar com meu pai. Olha, minha filha, um pedido que sua me me fez. A foi ela, comeou a chorar, e o casamento rolando. Deixa de ser besta menina!Tu diz assim, papai eu s caso se voc fizer um vestido da cor do cu e tudo que h. A a menina disse ao pai: Papai, eu s caso com voc se voc mandar fazer um vestido da cor do cu e tudo que tem no cu.

38

Ah, o custo esse e j! De repente ele tirou o corte de pano pra menina. A s faltavam trs dias para o casamento, a que essa menina chorava, nem comia, nem bebia. A a irm disse: Deixe de choro, eu num j disse. Fale assim: Papai eu s caso com o senhor se o senhor fizer um vestido de couro pra mim. O custo este, e j. Os outros que era mais trabalhoso mandei fazer, valei o couro. O pai fez o vestido de couro. noite, a irm encantada falou pra irm, que casava no dia seguinte. Maria tu vesti o vestido da cor do mundo. Maria tu vesti o vestido da cor do mar. Maria tu vesti o vestido da cor do cu. Veste o de couro por cima, e coloque os trs retalhos de panos nos seios, se amonte em cima de mim, e feche os olhos. A irm foi deixar Maria num palcio de um rei de um prncipe, deixou num jardim e ela disse pra Maria : Olha Maria tu fica a. E comeou a cantar msica e apanhando umas florzinhas. A quando o prncipe abriu a porta disse: Olha mame tem uma princesa acol no nosso jardim, cantando uns cantos to bonitos e apanhando umas flores. A foi a me: Menino que conversa essa? Venha ver! Foram a onde estava ela. Menina como teu nome? Meu nome Maria Couros. Esse nome de princesa? Pois voc vai se empregar aqui em casa. Neste lugar tinha 3 dia de festa, a a tarde as outras moas passavam e diziam: Maria tu quer ir pra festa? No mulher, eu tenho vontade de ir, mas no tenho roupa. Mulher eu te empresto. No, eu no posso tirar meus couros, eu no quero vou ficar.

39

O prncipe se arrumou e se amontou no cavalo e esqueceu da esporas, volta pra trs, quando chegou disse: Maria dos Couros, Maria dos Couros. Oi. Rapaz, me d a as minhas esporas que eu esqueci. Pegou e espetou Maria com as esporas. Chega rainha, que o prncipe est me cutucando com as esporas. A irm de Maria chegou e perguntou: Maria tu quer ir pra missa? Oh, si no quero! Pois tira os couros e veste o vestido cor do mar.Maria ficou muito bonita, se amontou na irm e foram para a festa. Quando entrou na igreja era todo mundo olhando. As duas irms do prncipe diziam: Moa de onde tu s?Perguntava o prncipe. Sou da cidade das esporas. Eu giro o mundo todo, no sei deste lugar, realmente existe essa cidade das esporas? Eu vou procurar essa cidade, quando esta moa for saindo eu agarro a barra da saia dela e vou com ela. Quando o padre terminou a missa, a moa desapareceu, era encantada. No outro dia o prncipe se arrumou cedo, pensou, hoje eu pego essa moa. Se arrumou bem arrumado, se esqueceu do chicote e disse: Maria dos Couros, cad meu chicote, que eu esqueci? Ah! Bom! ontem se esqueceu das esporas, hoje se esqueceu do chicote. O prncipe pega o chicote e bate em Maria. Chega rainha que o prncipe t tacando o chicote, vai se aquentar. Ah! Bom! Ningum pode prosar com ela. As outras passando perguntavam se Maria no ia para a missa. Vou no t triste n! Quando todo mundo sai, a irm chega e diz: Tu quer ir? Ah! Quem dera eu l. Pois tira o vestido da cor do mundo, a veste o vestido da cor do mar, a a irm foi deixar bem pertinho. Quando chegou l, ela entrou na igreja , sentou mais pertinho do prncipe. Todo mundo dizia: De onde esta moa, ontem era uma diferente, hoje j outra? E deixa que as irms l tudo teimando n, uma dizia que era Maria dos Couros

40

e a outra no. A eu s sei, que ele... Moa de onde tu s? Sou da cidade do chicote. Do chicote? Ontem era cidade das esporas, hoje cidade dos chicotes? No sei desta cidade e o rapaz ficou bestinha. Quando o padre disse terminou a missa, a moa desapareceu. A o rapaz foi ficando triste, triste, triste e as irms falando a Maria dos Couros! Chamaram ela, ela abriu a porta. Perguntaram a Maria, se ela tinha ido a missa. Vocs to doidas? Eu no fui pra missa no, vocs gostam de fazer pouco de mim. Quando foi no outro dia, o prncipe se arrumou. Era o derradeiro dia, quando chegou no meio do caminho se lembrou da toalha. Maria dos Couros! Qu, prncipe? Me d minha toalha que eu esqueci. J esqueceu das esporas, ontem do chicote, hoje da toalha, rapaz. O prncipe pega a toalha e bate em Maria. Chega rainha, o prncipe t tacando a toalha em eu! Ah! Bom! Mame essa menina nojenta parece que besta, ningum pode dizer uma prosa com ela. A irm de Maria disse: Hoje teu dia, pegue seu vestido da cor do cu! Ela vestiu e onde ele a passando, clareava, olhe que era um brilho bonito, clareava de todo jeito, o pessoal ficava pasmado, que at o padre olhando de uma princesa daquela chegar acol. Era mais bonito que os outros dias, sentou bem pertinho dele que s faltava derrubar ele. A o rapaz olhou pra ela e disse: Moa de onde tu s? Sou da cidade das toalhas. Foi das esporas, ontem do chicote, hoje das toalhas? Eu pego esta moa, agarro no vestido dela... Quando o padre disse a missa terminou, cad a moa? Ele pensava que estava agarrado na barra do vestido, aonde! A o rapaz caiu pra trs e ficou sem fala. Trouxeram o rapaz pra casa da me por morto, e cuidava deste rapaz, nem comia,nem bebia, morrendo. Quando ela viu que estava com muitos dias.

41

Ora, rainha, l no meu lugar, quando tem um rapaz esta deste jeito a gente faz trs bolos de carim, e bota al e quando o bolo estiver frio a gente d para o rapaz e ele fica bonzinho. Pois Maria dos Couros eu vou j saber se ele quer. Tu sabe fazer, ns num sabe. Prncipe, a Maria dos Couros disse que, quando a rapaziada est deste jeito come trs de carim fica bom. Voc quer? Eu mando ela fazer. Eu!? Prefiro morrer do que comer da mo dela. Pois deixa esse miservel morrer! A foi que ela judiou quando ele viu que ia morrer. Mame mande ela fazer! Maria dos Couros, ele disse que voc fizesse. Eu, por mim, ele pode morrer, mas eu no vou fazer, no. E fao, mas tem uma coisa, eu no quero ningum de junto de mim, v todo mundo, eu s. A ela pegava um pedao de pano e botava num bolo, colocava no outro e no outro. Fez os trs bolinhos colocou num pedao de tbua e disse: Olha, voc s como este bolo quando estiver frio. Na mente dele, quando ele olhava para o bolo ele via a princesa no bolo. A ele disse : Me, me d um bolo disse? Meu filho, t quente. Me, me d um bolo disse?A, quando quebrou o bolo, tava o pedao de pano. Me me d um bolo desse. Menino! Chega, Maria dos Couros ele quer comer tudo. D este morta fome! Este morta fome nunca viu comer, dar de comer a ele. Quando ele quebrou o bolo ele encontrou outro pedao de pano. Traga este outro mame. A o rapaz ficou bonzinho, j se levantava. Ela trouxe quando ele quebrou o bolo, o outro retalho de pano, ele comeu o bolo. Ele avanou pra riba dela, rasgou os couros. Ah! Desgraada voc que est me matando? E mame vou casar com Maria dos Couros. Ah! Tem uma coisa voc no casa. Eu caso com Maria dos Couros.

42

Voc no casa. Eu caso. Pega ela, bota l no curral dos gados mais valentes. Pegaram a pobre e colocaram no curral. O curral se transformou num palcio. Ah! Desgraada tem poder! Pegue ela, amarre ela e coloque na estrebaria dos cavalos mais valentes que tiver. Pegaram a pobre e rebolaram l. Outro palcio, a coisa mais importante, os palcios. Ah! Voc ainda no. Pegue esta sem vergonha e coloque no curral dos porcos espinhos pra acabar com a vida dela. Outro palcio, a coisa mais linda, os palcios. Quando o prncipe disse: Cad Maria? No est mais aqui! Rebolamos ela aqui outro palcio, rebolamos acol outro palcio. Mame, eu quero casar com ela, mande chamar o padre. Fez o casamento, casou. Iisto foi uma festa to bonita ! Eu no tava l, que ela me convidou. "Ave-maria", eu fui para este casamento, foi animado. Deste que o prncipe dizia: Maria voc o nome da minha mulher, voc leva muita comida pro pessoal do Cear pra provar. Eu disse e eu levo. Eu trouxe, trouxe um bocado de comer, tu deixa que quando eu ia passando na casa da Quinquinha, a Quinquinha me derrubou e tomou o comer, foi quem comeu e eu fiquei sem nada. Pronto a histria t terminada. No conto destaca-se o elemento mgico, assim como em Cinderela h a fada madrinha. Nesta narrativa, a terceira irm, a serpente encantada, aparece para salvar a irm das pretenses de incesto do pai. Como na historia do Gato de Botas, a serpente um animal com caractersticas humanas de esperteza, ajudando a irm pouco astuta a vencer os desafios. A narrativa termina com muita criatividade por parte da senhora Maria da Concebida, esta conclui sua contao de histria de forma irreverente. A pessoa citada, a senhora Quinquinha, uma vizinha da senhora Maria, tambm moradora da comunidade.

43

interessante observar na personagem principal Maria dos Couros(rf desde de criana) toda uma condio social de excluso. Este tema da orfandade tambm era muito comum, como j foi citado. Vtima de tentativa de incesto por parte do pai obrigada a sair de casa para se proteger. Representa pois, situaes de algumas jovens de pocas anteriores, visto que muitas saiam do interior para tentar a sorte na cidade grande para trabalhar em casas de famlia, na esperana de construir um lar e fugir de condies sociais difceis. Maria conta com um ser mgico, capaz de mudar sua vida, a figura da me incorporada na serpente, que parece saber exatamente para onde guiar Maria, planeja tudo com preciso. A personagem parece no saber tomar suas prprias decises; frgil, sempre necessitada de amparo sobrenatural. Entretanto, apesar de todas as dificuldades, no comente incesto, enfrenta um mundo desconhecido em busca de um sonho, o que reflete um valor moral referente ao incesto intolerado pela comunidade. Este aspecto mgico, mstico, assemelha-se s referncias que os moradores da comunidade fazem ao divino, atribuindo a ele o papel de decidir pelos destinos humanos Deus quis assim, como tambm s crenas de sorte ou maldio. As personagens Maria dos Couros e Maria da Luz parecem com tantas outras marias da comunidade. Vtimas de infortnios, buscam no mgico, mstico, a soluo de seus problemas. A memria , portanto, um acervo que composto de textos visuais, tcnicos, da culinria, auditivos e narrativos, frutos da experincia de vida individual e coletiva, portadores dos valores, crenas e saberes populares. Todo esse conjunto que pode ser compreendido como fonte de informao sobre a comunidade assunto que ser discutido no captulo seguinte.

44

4 MEMRIA COMO FONTE DE INFORMAO

O entendimento da memria como fonte de informao reclama alguns assuntos implcitos na temtica: fonte de informao e histria oral. Geralmente, o senso comum compreende fonte de informao, como algo documentado em livros, revistas, jornais e outros. Entretanto, a memria tambm pode ser vista como fonte de informao rica e mltipla de sentidos. Segundo Lozano (1998, p.17), fazer histria oral significa, portanto, procurar conhecimentos histricos, cientficos, e no simplesmente fazer um relato ordenado da vida e da experincia dos outros. A histria oral possibilita explorar fontes de informao singulares, inexploradas, que tragam novos conhecimentos a respeito de conhecidos fatos ou realidades, ou abra perspectivas de investigaes e pesquisa. o que pode ser contemplado nas contaes de histria, conhecimentos sobre plantas medicinais, lendas e histrias dos fatos vividos. Essa memria se constitui em um acervo imaterial, composto de vivncias e expresses culturais, o que pode ser observado no caso do Stio Santo Antonio. No que se refere s fontes de informao, h muitas possibilidades pouco conhecidas, o que no impede que sejam exploradas. So exemplos: uma espcie animal ou vegetal, uma gravura rupestre, uma fotografia, um objeto arqueolgico, a arquitetura de um prdio ou de uma cidade, um quadro, uma escultura, a moda, ou estilo de vestir de uma poca, como argumenta Connerton (1993, p.40), ao falar do vesturio do sculo XIX. As roupas informavam ao mundo sobre o papel que as pessoas deviam desempenhar e lembravam a estas as responsabilidades e constrangimentos desse papel. Os homens indicavam ser srios, activos, fortes: as roupas realavam o peito e os ombros largos, agressivos; as mulheres poderiam ser frvolas, usavam suaves cores, submissas s roupas eram constritivas, inactivas, as roupas inibiam o movimento.

45

A memria popular, por meio de seus textos culturais, tambm se constitui em um acervo com significativo potencial informativo com suas construes tais como: tradies, lendas, crenas, costumes, histrias e outros. Tais construes podem informar a respeito da identidade de um povo, valores, histria, relaes entre os indivduos de um grupo e com outros grupos de diferentes culturas. Desta forma, a memria popular se apresenta como uma possibilidade de fonte informativa acerca de fatos e diferentes pontos de vista que, muitas vezes, no se encontram registrados por se tratarem de informaes que se encontram na oralidade, onde seus protagonistas so personagens populares. Segundo Fentress e Wickham ( 1992, p.42):

A memria social uma fonte de conhecimento. Isto significa que faz mais do que fornecer um conjunto de categorias atravs do qual, de um modo inconsciente, um grupo habita o seu meio; d tambm ao grupo matria de reflexo consciente. Isso significa que devemos situar os grupos em relao s suas prprias tradies, descobrindo como interpretem os seus prprios fantasmas e como os utilizam para fonte de conhecimento.

Um pouco diferente de Fentress e Wickham, mas, ao encontro da mesma idia da memria como fonte, a pesquisa no Stio Santo Antnio compreende a memria social e individual das pessoas entrevistadas, no como fonte de conhecimento, mas de informao.O presente estudo fornece ao grupo matria de reflexo, e possibilidade de descobrir como este (grupo) interpreta o acervo de sua memria e a utiliza como fonte de informao no cotidiano, esta a proposta da pesquisa. Segundo Cavalcante (2003, p.217), o pesquisador tem como fonte as lembranas de seus depoentes e ir lidar com realidade e fico, experincias vividas ou herdadas abertas a interpretaes. Neste sentido, a memria um grande campo onde o pesquisador colhe aquilo que lhe oferecido por meio dos relatos: as frutas, verduras, legumes e flores, o que melhor expressa os objetivos da pesquisa. Nada inventado, o pesquisador colhe do que lhe ofertado nas entrevistas de seus depoentes.

46

A memria um acervo composto de textos que reclamam uma leitura sensvel das linhas e entrelinhas que o compe, onde as ilustraes combinam realidade e fico construdas culturalmente, postas na oralidade do povo. Os narradores tecem suas evocaes artesanalmente, trabalhando matria-prima que possuem fios sagrados tecidos cuidadosamente com o passado e possuem cor e textura prprias. (CAVALCANTE 2003, p.217). Neste sentido, a memria singular, tem sua textura prpria, esta textura que a presente pesquisa explorou: a textura nas narraes das memrias postas na oralidade do povo. No Stio Santo Antnio, constituem-se como fonte de informao: histrias de vida, lendas, festas, rezas, saberes, msicas e histrias de trancoso, o que ser discutido a seguir com maiores detalhes.

4.1 Histria de Vida Como Fonte de Informao Na realidade do Stio Santo Antnio, as histrias de vida se constituem em uma singular fonte de informao. Na entrevista com a senhora Celestina Flix Monteiro,13 80 anos, muitas observaes podem ser feitas. As perguntas foram feitas de forma bem simplificada para serem bem compreendida pela entrevistada, o mais prximo possvel de sua realidade. Ela nasceu na Lagoa Funda (povoado prximo), mas viveu a maior parte de sua vida no Stio Santo Antnio, 48 anos. Ao ser indagada pelas origens do povoado, ela comenta. Por que o Stio Santo Antnio era chamado de Cacos? A terra do Stio Santo Antnio pertencia a uma meretriz. No se sabe, mas tambm era chamada de "montanha", porque havia uma mata muito alta. Quando a meretriz morreu, deixou uma pequena imagem de Santo Antnio dentro de uma casinha de palha (atual capela). Escreveu um bilhete dizendo que a terra pertencia ao santo e que, quem cuidasse do santo, tambm cuidava da terra. Joaquim Boi, Tia Paulinha, Joo Dodoro, Comadre Nazar, Antnio Minguel e Diasss. De onde era a meretriz? Ningum sabia, ela ocupou o terreno, porque, neste tempo, no tinha dono, era de quem chegasse.
13

Moradora do Stio Santo Antnio. Entrevistada em novembro de 2005.

47

Quais foram as primeiras pessoas a chegarem ao Stio Santo Antnio? Maria Miquileque ( era a meretriz a qual pertencia a terra do Stio Santo Antnio) e Joaquim Boi. Como era a vida no Stio Santo Antnio? Os moradores viviam da pesca, neste tempo no era como agora, no. Agora tem fartura, naquele tempo todo mundo era pobre, no tinha nada na vida, a gente quando... Eu j tenho 80 anos, eu sofri coisa boa, mas tambm coisa ruim, eu passava de vinte e quatro horas sem comer. Porque nossos pais num tinha, meu pai sai pra trabalhar longe. s vezes deixava aquela migalha, a mame fazia aquele mingau, mingau, minha filha, no era comida no, era um mingau que ns bebia. Por qu?Porque num tinha. A minha me teve 21 filhos, s morreu um. Neste primeiro trecho da entrevista, a senhora Celestina Flix Monteiro revela informaes a respeito das origens do povoado, seus primeiros habitantes at onde sua memria permitia recordar, as condies financeiras das pessoas na poca de sua infncia e os constrangimentos pelos quais passou para no morrer de fome, realidade compartilhada por muitas outras famlias da poca, observada em depoimentos vrios, colhidos no decorrer da pesquisa, visvel nos trechos: a roa era porque o inverno era fraco, a quem tinha o alagadio na beira da lagoa, plantava umas batatas, macaxeiras, essas coisas. Quem tinha, ia dividindo com os pobres tambm, e a gente ia passando. Continuando seu depoimento, a senhora Celestina Flix relata o cotidiano das mulheres, que, alm de cuidarem dos afazeres domsticos, trabalhavam no artesanato e ajudavam os maridos na plantao e nas casas de farinha. Ela traa a figura feminina com as cores da resistncia e da fortaleza, uma mulher que, alm de me, companheira, coadjuvante no sustento do lar, de dupla jornada. A imagem da me parece marcar muito suas lembranas. Em todo seu relato, a me est sempre presente, a figura do pai mais distante, o que no significa que seja menos querida. A mulher surge em seus relatos como a interferncia, a negociao com a vida e a morte. A depoente continua: Alem da pesca tinha a roa?

48

Na poca do vero, trabalhei muito, por isso que eu acho que hoje em dia estou sofrendo o que estou sofrendo. Eu trabalhei demais, trabalhei demais! Eu raspava uma carga de mandioca e tirava meio alqueiro de gama (60kg). Quando era noite, quando acabava de ajeitar aquilo, a gente ia quebrar aquela goma para botar no forno. Eu me deitava era mais de onze horas pra botar essa goma no fogo, pra no outro dia continuar de novo. Trabalhei muito de renda. Quando era de noite, no tinha luz, acendia era lamparina e trabalhava um pedao bom, pra no outro dia aquele pedao j est feito. Minha me ela contava, eu era criana no me lembro, todo dia de manhzinha se sentava, fazia qualquer coisa pra ns, se sentava naquela almofada e fazia um metro de bico, pra quando for de noite ela ir vender, pra trazer a merenda pra ns. Como eram os divertimentos daquele tempo? Os divertimentos era o Dend, no havia TV, rdio ou novela. O Dend era a gente cantando meu cajueiro... , brincava de roda, adulto ou criana. Hoje que no tem mais. Quando era noite de festa, as nossas mes pegava ns tudo pequena, criana nem roupa num tinha, minha filha, ns: mas neste tempo o pessoal no ignorava essas coisas, n? A mame pegava aquelas maiores, ela fazia aquele vestidinho e as mais pequenas iam tudo de calcinha! Chegava l dava de comer a ns, acaba botava uma esteira debaixo do cajueiro e botava ns pra dormi. Quando ns estava dormindo, ela ia assistir a missinha dela. Quando a gente ia pra Sucatinga, ficava debaixo do cajueiro porque no tinha roupa, a mame no ia levar ns s de calcinha, muitos filhos. Esse trecho da entrevista informa acerca das condies financeiras, com a riqueza de detalhar sobre as diverses nos tempos natalinos, em que segundo a depoente, as crianas no participavam da festa por no terem o que vestir. Continuando a entrevista, dona Celestina Flix estimulada a relatar os costumes e tradies da Semana Santa em sua infncia. Tais declaraes so informaes singulares das formas como a comunidade vivenciava a festividade, o que haviam construdo culturalmente, crenas e valores observados naquele tempo. Como era a Semana Santa?

49

Era o pessoal brincando Papangu. Na sexta-feira quem tinha 10 anos tinha que jejuar. Quando amanhecia o dia, a me dizia: olha, hoje sexta-feira da Paixo. Voc pra jejuar, vocs vo lavar a boca, mas no bebam gua. A ns dizia mame estou com fome, as crianas comiam s 10 horas e os maiores iam comer s 12 horas, minha filha! Com os meus filhos, quando ns almoava, eu rezava e oferecia aquele bendito, cab rezava aquele padre-nosso. Vamos rezar esse pai-nosso na inteno da paixo de Cristo, oferecendo em louvor dos pobres e dos ricos, porque ns no tem, ns somos pobres. Ns no tem, mas um dia o rico chega d a ns. Na sexta-feira da Paixo, hoje em dia no, minha filha, eles no vo mais, mas toda sextafeira da paixo, a me arrumava aquela criana e ia nas casa dos padrinhos que fossem perto, pra botar aqueles meninos para os padrinhos abenoar, tinha padrinho que dava aquela besteira a criana, tinha padrinho que no dava. Aquele que recebia algum presente chegava to satisfeito, por qu? Porque era pobre e recebia um coco, uma farinha, uma manga, tudo era alegria para as pobres das crianas. Aqueles que no recebiam, choravam, choravam e diziam meu padrinho ruim. Um costume relatado pela senhora Celestina a festa de Papangus (que ser melhor explicada no decorrer do trabalho). Pelo seu depoimento percebe-se que a mesma tem uma raiz muito antiga na comunidade. Novamente, ela ressalta a condio social e a postura diante da pobreza vivida ao lembrar da orao que fazia mesa. Os valores so percebidos pela valorizao da beno dos padrinhos, e pelos presentes que os afilhados recebiam. A sexta-feira santa era para ser vivida em famlia, estreitando laos, o que a depoente declara no ser mais vivido hoje em dia no, minha filha, eles no vo mais. Ainda em sua entrevista, Celestina Flix fala da flora da regio, dando informaes sobre frutas e a utilizao da verbueba na alimentao. Neste trecho da entrevista, a depoente relembra as situaes difceis que passou para sobreviver, suas lembranas constitussem como uma janela para o passado da comunidade, do qual advm um pouco da histria de luta de seus antepassados com a seca, a pobreza, a adversidade e a fora da inveno no combate pela vida.

50

Fig. 05 Foto de senhora Celestina Flix janela de sua casa na comunidade em agosto de 2005. Foto do lbum elaborado para a pesquisa.

Fig. 06 Foto do lbum elaborado pela pesquisadora. Retrata o almoo da SextaFeira Santa na residncia da senhora Raimunda Torres de Arajo. Em 2005.

Ao falar de sua histria, Celestina se refere a toda a comunidade, das experincias primeiras dos fundadores do Stio Santo Antnio. Celestina, em meio s lembranas dolorosas, se reconhece como testemunha ocular dos fatos, sobrevivente de um pedao da histria, contando a histria.14 Na sua poca quais eram as frutas? Na nossa poca, era o murici, guabiara ,manipuc ,cocoau, tudo ns comia, at verbueb, talvez voc nem saiba o que verbueba. Verbueba cozida, a raiz da verbueba sua v est cantando porque comeu, comi e ainda estou contando a histria . A raiz dela como batatinha, a nossa me pegava, arrancava aquela raizinha. Comi muito meu pai! Casca de melancia com piro, que, quando tinha melancia, ns comia o miolo verde, ela (a me da depoente) descascava aquela casca cab colocava no fogo, e cozinhava. Quando ela estava bem cozidinha, ela (a me da sua v est contando porque comeu, comi e ainda estou

A senhora Celestina Flix av adotiva da pesquisadora, fato esse que o leitor observar durante as entrevistas quando a depoente se reportar a pesquisadora como neta, em vista deste fato ser percebido o aspecto familiar nas entrevistas.

14

51

entrevistada) machucava com a coca, neste tempo, era a coca de quenga, pra comer com peixe ou carne com o que tive. A quenga de coco eram os pratos da poca? Era a quenga, era os pratos! Celestina d uma grande gargalhada de descontrao, quebrando a tristeza com a qual relatou os fatos acima citados. Esse trecho da entrevista foi o mais difcil de todos, para pesquisador e pesquisado. Ao narrar tais fatos, Celestina volta a vivenci-los com tal intensidade que chora. Entre lgrimas, mas determinada a falar, faz a entrevista com visvel dor emocional, vive nestas lembranas muitos fatos que esto presentes na histria da comunidade, nem sempre consciente destes, visto que as testemunhas oculares so pessoas idosas, a grande maioria j falecida, como a prpria Celestina Flix Monteiro, que faleceu pouco tempo aps destas declaraes. Prosseguindo a entrevista, dona Celestina foi indagada sobre uma lembrana que lhe trouxesse alegria. A minha alegria que eu tinha era minha sade, de viver mais uns tempos com minha sade, mas, do jeito que eu estou ainda estou bem, sabe porque? Porque ainda estou andando, dentro da minha casa mais estou andando, falo, ainda recordo muita coisa que eu sei. s vezes, a Ana diz:"A v s chorando, qu a v chora?" porque me lembro do que j passei. Hoje em dia, que eu vejo essas coisas destrudas, vocs no se lembram no,o que aqui j passaram, porque vocs no viram fome no. Mas a v, eu me lembro muito desta coisas. A, quando a gente se alembra destas coisas, as minhas lgrimas ,no me agento, no vou mentir. Parece que estou sentindo essa dor ainda, essa fome medonha, mais no t meu pai, Deus sabe. Que hoje em dia o que a gente v se passar, e o que a gente j passou, no tem quem deseje passar o que a gente j passou no. Porque a mudana s no boa por causa da minha sade, mais ainda estou contando a histria, estou bem! Ao falar das lembranas alegres, Celestina ressalta a importncia que d s suas recordaes ainda recordo muitas coisas, de ser um pedao vivo da histria

52

vocs no lembram no, o que aqui j passaram ,ainda estou contando a histria. Suas recordaes fazem-na reviver o passado, isto o passado evocado com grande intensidade faz-se novamente presente: Parece que estou sentindo essa dor ainda, essa fome medonha, mais no t meu pai, Deus sabe. A entrevista com a senhora Celestina foi uma viagem aos momentos que marcaram a comunidade, trazendo informaes sobre as origens do povoado, como tambm sobre os tempos de seca, fome e acerca da vida das mulheres. Estes fatos foram grandes traumas para muitos idosos, as novas geraes herdaram muitas destas lembranas que podem ser percebidas, por exemplo, nas histrias de trancoso, o caso do Amarelo que ser apresentado posteriormente. Tambm as msicas de ninar evocam informaes interessantes. Muitas mes morriam na hora do parto por falta de atendimento mdico, tambm um dos grandes traumas de muitas mulheres entrevistadas, ao relatarem as dificuldades enfrentadas. Celestina se emocionava ao falar de uma amiga que havia falecido na hora do parto, Ana Torres dos Santos, que deixou sete filhos na orfandade. Em depoimentos vrios, a comunidade diz que Celestina, a pedido da amiga, ajudou a criar seus filhos dando a estes a ateno que podia. Celestina, em entrevista, cantou uma das msicas de ninar. Pai chama mame, chama que ela vem, ento eu morro e no durmo que papai no me quer bem. Quem tem sua me tem tudo, quem no tem me no tem nada, sou um pobre de um filhinho, a mame me desprezou. Durma, durma filhinho que sua me no vem no, que sua me j morreu, j t l junta com Deus. Outra entrevista interessante foi a da senhora Raimunda Torres de Arajo, 62 anos. Ao relatar sobre os divertimentos da poca de sua mocidade, diz: nos terreiros brincavam de dend, roda, msicas e contavam histrias de trancoso. Os adultos brincavam de dend, e as crianas brincavam separadas. Das festas a que eu mais gostava, era a de natal e de Santo Antonio. Quanto aos costumes, ela relata: no casamento, tinha a brincadeira do leno, quando as mulheres pariam, era em uma cadeira de couro, depois iam para uma cama de couro. A cama era uma s para todas as mulheres. Quando a mulher estava de resguardo, s tomava banho de 15 em 15 dias, era um ms de resguardo. Era preparada uma garrafada, uma cachaa temperada, com

53

erva-doce, cravo, miloni, kinakina, cebola branca, cebola santa rita, marijioba, cachaa e acar.Era feita da seguinte forma: pisava todos os ingredientes em um pilo, colocar dentro da garrafa de cachaa por 15 a 30 dias. Segundo a depoente, esta garrafada servia para ajudar na recuperao da sade das parturientes. Este depoimento informa acerca dos cuidados e prticas da comunidade com as mulheres, alm dos costumes. Dona Raimunda tambm rezadeira, ela faz oraes em pessoas, animais e plantas. Ainda sobre os costumes e tradies, a senhora Francisca Torres de Arajo, mais conhecida como Diassis, de 59 anos15, revela mais detalhes sobres crenas e rezas para a cura do corpo, j que ela mesma rezadeira, como a senhora Raimunda. A respeito das festas e de suas rezas ela comenta: A festa de natal comeava dia 24 e ia at o dia de reis. Todos que moravam no Stio Santo Antnio, conhecido na poca por Cacos, iam para Sucatinga, porque s tinha missa l, como tambm as festas.

Fig. 07 Foto do lbum de dona Raimunda Torres de Arajo em sua residncia com sua neta ao colo, em abril de 2006.

Fig. 08 Foto do lbum da pesquisadora elaborado para a pesquisa. Foto de Diassis em sua residncia em agosto de 2005.

15

Moradora e rezadeira do Stio Santo Antnio. Entrevistada em agosto de 2005.

54

L dormiam todos embaixo de cajueiros, ou casas feitas de palhas. Hoje tem missa em todo lugar, a casa fica cheia de visita, ningum sa mais de casa, antes tudo era novidade. Na poca da Pscoa, ningum chamava nome feio, as imagens dos santos eram cobertas com um pano roxo. No sbado de aleluia, s 12:00 h da noite, os panos so retirados. Era pecado descobrir os santos antes deste dia, fazia mal, diziam os mais velhos, lembro que as crianas descobriam as imagens s para ver o que acontecia. Na sexta-feira, os padrinhos davam presentes a seus afilhados que iam visit-los, os presentes recebidos eram colocados na mesa do almoo na sexta-feira; neste dia, tambm no se come carne, s peixe. Outra festa importante era a de Papangus, eles queimam o Judas e fazem com ele tudo o que ele fez com Jesus. Todas as pessoas tinham medo dos papangus, lembro que s homens podiam brincar, para as mulheres era feio participar da festa. A festa de Papangus parece um carnaval fora de poca. uma grande festa tradicional de Sucatinga, muito antiga. Nessa festa, as pessoas se vestem com mscara e roupas que escondam o mximo de seu corpo para no serem reconhecidas. Usam um chicote chamado macaca, e saem nas casas pedindo comida, brincando com os moradores, correndo atrs das crianas e levando o Judas16 para ser queimado. uma festa bem popular, entretanto, muitos moradores sentem medo. Em entrevistas vrias, informam: as pessoas que brincam hoje so de outros lugares. s vezes ficamos com medo, eles esto mascarados, no podemos saber quem , j houve at morte. Devido a isto, algumas pessoas fecham suas portas e no saem de casa nestes dias, outras gostam da tradio e esperam com ansiedade, preparando as fantasias. Notrio que a violncia chegou no campo e mudou seus costumes, tradies e valores, a festa de papangus um exemplo. Ainda em depoimento, a senhora Diassis fala: no carnaval, havia bloco com latas, as crianas, a partir de sete anos, tinham de jejuar na Sexta-feira Santa. Outra festa bonita era as de casamento com a brincadeira do leno. As pessoas iam para a festa de casamento a cavalo, porque era longe do Stio. Saia uma comitiva na frente com os bas (malas), com as roupas dos noivos e dos convidados, iam at a casa de um conhecido; chegando l, as pessoas trocavam as roupas e iam para o casamento.
16

Boneco de pano que se queima no sbado de aleluia, representa o amigo traidor de Jesus Cristo.

55

Quando voltavam, algumas roubavam o leno da noiva com o qual ela segurava o buqu de flores, que era de flores naturais. Quem roubava, saia correndo no cavalo com o leno balanando, gritando viva os noivos eram chamados os avisos. Durante a corrida com vrios cavaleiros, havia uma disputa pelo leno, quem chegasse na casa da noiva com o leno, ganhava dos pais dela uma garrafa de vinho. Quem ganhasse a garrafa, voltava com ela para beber com os outros cavaleiros.

Fig. 09 e 10 Fotos do lbum elaborado para pesquisa. Retratam a festa de Papangus em maro de 2005.

Quando as casas do noivo e da noiva eram perto, havia duas festas de casamento. Os pais no iam para o casamento, ficavam em casa para receber os convidados. Quem entrava na igreja com a noiva era o padrinho de batismo, ou um dos testemunhos. O cardpio da festa era: caf, bolo de carim, grude, bulinho,p-demoleque, cajuna, cachaa, vinho, galinha assada. s vezes, os convidados roubavam galinhas da casa da noiva ou do noivo, e iam comer em outra casa, era uma tradio. Lembro que a noiva passava oito ou quinze dias na casa dos pais, para s depois ir para a casa do esposo. Se a noiva no cumprisse este tempo, ficava falada. O noivado era assim: o rapaz tinha que pedir a moa aos pais dela, depois os pais dela tinham que ir at a casa do rapaz dizer que o filho deles pediu aquela jovem em casamento. Esta mesma senhora tambm rezadeira, ela conta que h uma crendice que dizia que, se muitas rezadeiras rezassem por uma pessoa ao mesmo tempo, uma cortaria o poder da outra. Se uma rezadeira ensinasse sua reza para algum, a sua reza perderia o

56

poder, mas revelou algumas das rezas mais freqentes que faz, que apresentado a seguir. Peito Arrotado Casa velha estera rota, este mal por onde entrou sai, livrai fulano de peito arrotado. Rezar um pai nosso, uma ave- Maria, repetir trs vezes a orao. Quebrante Quando Jesus andou pelo mundo, andou rezando de quebrante, mal olhado e ventre cado (fulano) quem quebrante, mal olhado te botou nos lbios venha te beijar, com o poder de Deus pai e do Esprito Santo. Se tu tem quebrante, mal olhado, ventre cado por que no me dissesses que a virgem Maria vem te curar, com o poder de Deus pai e do divino Esprito Santo. Rezar trs pai-nosso e 3 ave-marias com um galho de planta ou com as mos. Mas se rezar com as mos, pode deix-las com dores. Izague, cobreiro, fogo selvagem Quando Jesus andou no mundo, andou rezando de izague, cobreiro e fogo selvagem, com o ramo do monte e gua da fonte. Dado pela ponta a cabea e o rabo que ele secaria ( se refere a doena) reza um pai-nosso e uma ave-maria. Algo curioso a respeito das rezas que o simples fato de existirem, e ainda estarem na memria do povo, j fonte de informao acerca de algumas doenas mais comuns no povoado. Em depoimentos vrios, os moradores dizem que estas doenas s se curam com reza, outras doenas novas que podem ser curados com remdios de farmcia. A senhora Diassis, em seu depoimento, narra tambm como eram os partos feitos em casa: As mulheres pariam sentadas em um bando de couro, amarravam uma corda no caibo da casa para fazerem fora, os maridos tambm ajudavam as parteiras na hora do parto. Muitas sofriam tanto que acabavam morrendo, passavam at trs dias sofrendo, eu quase morri de parto, meu primeiro filho nasceu morto, precisei ser atendida em Fortaleza. Minha me morreu de parto, esperava gmeos e no consegui chegar a cidade, neste tempo, carro era muito difcil, ela morreu antes de ser

57

socorrida, deixou sete filhos. As parteiras usavam alho, fumo, leo doce, cebola branca para a criana nascer mais rpido. As histrias de vida se constituem em um acervo de informaes sobre a vida na comunidade. Ainda em entrevistas, algumas mulheres relataram curiosidades acerca de como se preveniam de gravidez, j que no utilizavam anticoncepcionais, alm de banhos e chs. Durante a pesquisa com histrias de vidas, um depoimento se destacou. O nome do depoente ser mantido em sigilo por se tratar de um relato que traz certo constrangimento para o entrevistado. Os nomes utilizados so fictcios, para preservar a identidade do depoente, que ser identificada por Raquel e de seus familiares. Do meu tempo pra c, para no morrer de fome, eu comi muita coisa. Comi muita coisa morta do mato, papai sabia que aquele bicho tinha morrido. Ele vinha, perguntava a Isabel [me do depoente]: tem um bicho morto acol, voc quer que eu traga para os menino? Ela dizia: traga Pedro, pelo menos eles, nossos filhos, no vo morrer de fome. Deus t vendo que ns vamos dar a eles por necessidade. Pra no morrer de fome e por necessidade. A ele ia, tirava o couro do boi ou da vaca. Ai ele chegava, escalava[preparar a carne cortando em camadas] aquela carne, carne no, era s a peia, escalava aquela carne, escalava e salgava. Quando salgava, demorava aquele pedao, botava no fogo depois comia escoteiro com caldo. Ns comia e ela dizia assim: minha filha, quando o pessoal chegar e perguntar o que vocs comeram, vocs no vai dizer que comeram macabeu[ animal encontrado morto no mato] no, vocs vo dizer assim: pai trouxe um quilo de carne, a mame botou no fogo pra ns comer. E ela escondia pro pessoal no ver. visvel na entrevista informaes da religiosidade. Mesmo em tantas dificuldades, os pais do depoente sentem receio de estarem cometendo alguma infrao contra sua f ao alimentar os filhos com macabeu. Tambm visvel o constrangimento social que as pessoas sofriam por sua condio financeira, razo esta para no serem identificadas. Este fragmento da entrevista fornece pistas sobre a vida dos sertanejos, o problema do depoente no por causa da seca, mas em virtude da escassez de trabalho e amparo social.

58

Outro depoimento importante foi o de Maria do Socorro Lima de Paula, mais conhecida por Socorro Gis. Mesmo no residindo em Sucatinga, a depoente, em seus relatos, traz algumas informaes a respeito das origens da cidade. A depoente diz que quando chegou em 1961, a Urua, onde seu esposo havia nascido, ele falou da existncia de ndios naquela localidade. Socorro Gis diz ter conhecido uma das ltimas ndias, tia Chica. Segundo a depoente, tambm havia muitos escravos entre os primeiros habitantes da cidade, eles faziam o trabalho pesado de fazer as cercas. A origem do nome : sugar, que quer cavar, e tinga, era o nome do escravo que trabalhava fazendo as cercas, a colocaram Sucatinga. Esta verso sobre a origem do nome encontra divergncias com outros relatos orais que dizem ser tinga um ndio e no um escravo. Em busca de esclarecer tal dvida, fontes documentais foram investigadas, mas sem xito. No memorial do municpio nenhum documento foi localizado durante a pesquisa, que trouxesse alguma informao relevante sobre os nativos que habitaram as terras de Beberibe. A biblioteca tambm no dispe de documentos de tal natureza. A concordncia entre as duas verses do nome de Sucatinga s diferem acerca do elemento ndio ou escravo, mas concordam nas circunstncias do trabalho pesado imposto a um ou a outro. A pesquisa com as histrias de vidas de Raimunda Torres de Arajo, Francisca Torres de Arajo, Celestina Felix Monteiro, Socorro Lima Gis17 e Raquel, demonstraram o quanto as memrias portam informaes acerca da vida da comunidade do Stio Santo Antnio. So testemunhas de um passado, de saberes que esto apenas na oralidade, nem por isso deixam de ser informao to dignas de registro, como as que j se encontram em livros, revistas, CDs e outros. Mas, o acervo da memria do Sitio Santo Antonio no se encerra nos relatos de histrias de vida, aqui exemplificados, h tambm: as lendas, msicas de drama e roda, histrias de trancoso e saberes da fauna e flora que agregam valor a este acervo e sero discutidos a seguir.

17

Moradora de Beberibe, antiga funcionria do Memorial municipal e atualmente trabalha na biblioteca do municpio.

59

4.2 Msicas de Roda e Drama Algo que chama a ateno no acervo de memria do Sitio Santo Antonio so as msicas que os mais velhos cantavam nos terreiros, noite, nas brincadeiras de roda. As msicas so chamadas pelos moradores de Dend e expressam um pouco de seus valores e costumes. Tais msicas contm informaes sobre os nativos que, provavelmente, habitavam as terras de Beberibe e Sucatinga, visto que a segunda mais antiga, a criao de seu distrito data de 1833, e Beberibe de1879. Os exemplos que seguem apresentam personagens que habitam a memria do povo: o negro, o caador, a sinh. As duas msicas que seguem so: a primeira, de dend; a segunda e a terceira, de drama. Os dramas so peas teatrais, atravs das quais o povo criava suas prprias histrias com os personagens que habitavam o seu imaginrio. Informam sobre o cotidiano das pessoas e valores culturais, o caso da msica do Belo Moo (ttulo dado pela pesquisadora), que ser o terceiro exemplo. Primeiro exemplo: Joo da Mata Caador riba o viado ariba co, ecr, ecr, ariba co, ecr, ecr. Tem os ps de bichos, nego veio sinh. Todo esbulambado, nego veio sinh. Tem a venta de catarro, nego veio sinh. Caador riba o viado, ariba co, ecr, ecr, ariba co, ecr, ecr. Tem os ps de bicho, nego veio sinh. Todo esbulambado, nego veio sinh. Tem a venta chata, nego veio sinh. Caador riba o viado, ariba co, ecr, ecr, ariba co, ecr, ecr. Segundo exemplo: No rio eu passo o dia com gua, roupa e sabo, morrendo, mortificando s a fim de ganhar meu po.

60

Ai, ai, meus brancos, n vida no, a nega chia, mas tambm dana um baio. No ferro eu sei pra que , lisar a roupa do patro, o Zequinha o meu cabra foi quem roubou meu tosto. Ai, ai, meus brancos, n vida no, a nega chia, mas tambm dana um baio. Na cozinha sou perito, fao doce e requeijo, na hora de minhas visitas, tenho doce e requeijo. Ai, ai, meus brancos, n vida no, a nega chia, mas tambm dana um baio. Os exemplos acima associam a imagem do negro ligada ao trabalho, seja na cozinha ou nas atividades domsticas, o que no novidade, mas sinalizam a presena deles na localidade e suas atividades no grupo social. O que no exclusividade da histria de Sucatinga, mas fato registrado na Histria do Brasil, a presena de uma sociedade declaradamente escravista. No primeiro exemplo, visvel o preconceito racial nego veio, sinh, tem a venta chata, nego veio sinh. Estes fragmentos demonstram uma postura cultural em relao ao escravo, postura essa que no contempornea, mas retrata um momento, como se fosse uma fotografia de um valor congelado do tempo registrado na msica, pela palavra sinh. Entretanto, apesar do rano cultural expresso nas msicas, o negro dar sua resposta condio imposta de trabalho e fardo de forma irreverente. Quando lhe dado direito de falar, este no se reduz ao trabalho, diz ser capaz de no condicionar sua personalidade ao sofrimento, mas subverter sua condio social, dana um baio, mas sem deixar de protestar ai, ai meus brancos n vida no. Diferente da msica do Joo da Mata, em que este no tem a chance de falar de si mesmo, mas sua imagem lhe imposta. No primeiro exemplo, fica clara a posio de escravo do personagem: no segundo exemplo, paira uma dvida, a personagem fala de patro, ganhar tosto, no se assemelha condio de escravo, mas causa dvida ao falar meus brancos. De qualquer forma, a relevncia est na postura com a qual o negro fala de si mesmo, e no

61

potencial informativo que os exemplos (que no so os nicos) podem oferecer de informao sobre valores culturais de um grupo social. Terceiro exemplo S caso contigo, velha, se for desta condio, eu deitar em boa cama, tu, velha, deitar no cho. Ah, seu belo moo, que eu caso assim mesmo! (bis) S caso contigo, velha, se for desta condio, eu fumar num bom charuto; tu, velha, no cachimbam. Ah, seu belo moo, que eu caso assim mesmo! (bis) S caso contigo, velha, se for desta condio, eu fazer carinho s moas; tu, velha, eu no fao no. Ah, seu belo moo, que eu no quero mais no! (bis). Esse exemplo interessante por demonstrar um valor cultural na comunidade, que o casamento entre uma mulher mais velha e um homem muito mais jovem. Em relatos vrios, visvel a crena de que tal relacionamento no pode dar certo, a mulher tem que ser mais jovem. Este valor ainda persiste na comunidade, mas de forma bem mais amena que h 70 ou 80 anos, poca provvel do registro de tal msica na memria de seus atuais narradores. Outros exemplos significativos so as msicas de dend, que trazem elementos do conhecimento popular: carrapateira, chapu de palha, cacimba, pio e tambm um saber popular nunca vi carrapateira botar cacho na raiz, nunca vi rapaz solteiro ter palavra no que diz. A msica de Maricota uma brincadeira que traz o tema do valor casamento para as moas, o que foi visvel nos relatos vrios na comunidade. Arrasta o chapu no cho pio rodai (repete quatro vezes) Entrega o chapu a outro, pio rodai (repete quatro vezes). No cruzeiro, est chuvendo; na matriz, est librinando, menina pega teu leno que a chuva t me molhando. Mais dend, mais dend (repete3 vezes).

62

Nunca vi carrapateira botar cacho na raiz, nunca vi rapaz solteiro ter palavra no que diz. Mais dend, mais dend (repete3 vezes). Sacudi meu leno branco na cacimba de beber, nunca vi moa solteira ter palavra no que diz. Mais dend, mais dend (repete3 vezes). *** Maricota Ricota Maricota Ricota da sorte que , uma volta eu no dou, porque no seiu dar, Maricota Ricota em seu lugar. Eu desmancho esta roda, porque quero me casar; nesta roda, eu no vejo quem de amar. Este no me serve, este no me agrada, s a ti que eu hei de amar, s a ti que eu hei de amar. Maricota Ricota da sorte que , uma volta eu no dou, porque no seiu dar, Maricota Ricota em seu lugar ( repetir duas vezes).

4.3 Lendas e Histrias de Trancoso Contadas na Comunidade

Como em muitas localidades do interior do Estado, comum haver muitas lendas na memria do povo. Entretanto, a pesquisa buscou no simplesmente lendas, mas aquelas que trouxessem alguma informao acerca da comunidade. Entre muitas, destacou-se a lenda do Cajueiro das Almas. Diz a lenda que o cajueiro, que ficava na regio, tinha um grande porte e muita sombra. L aparecia uma mulher que, quando os cavaleiros passavam pelo lugar, ela os acompanhava sentando em sua sela. A lenda surgiu porque, antigamente, quando as pessoas morriam de malria, eram levadas ao cemitrio em redes. Por causa da distncia, a comitiva que levava o defunto parava para descansar na sombra do cajueiro. Por servir de abrigo para os

63

enterros, ficou conhecido como cajueiro das almas, onde vrias pessoas dizem ver assombraes. No que se refere s histrias de trancoso, uma traz uma singular importncia, a histria do Amarelo, transcrita abaixo da forma que foi coletada no relato de Francisco Ferreira Monteiro. 18 Havia um rei que dava sua filha em casamento para quem dissesse uma adivinhao que ela no fosse capaz de descobrir. Se ela adivinhasse quem a desafiou, seria condenada a morte, mas se ela errasse, teria que casar com quem fez a adivinhao e o desafiante teria a metade do tesouro do rei. Senhor Francisco Ferreira Monteiro narra da seguinte forma: Havia um amarelo no lugar que resolveu fazer uma adivinhao para moa,mas sua me no queria que ele fosse. A pegou, deu um po envenenado para o filho, para morrer no caminho pra no chegar nem na casa da moa, para ter um p de enterrar o rapaz em casa. Ela no queria que o filho fosse morrer longe dela, s que o rapaz pegou o po e a cachorra o acompanhou que se chamava Pipa. Quando chegou no caminho, ele tirou um pedao e botou para a cachorra, quando a cachorra comeu ali mesmo morreu, a ele foi e tirou o couro da cachorra desquartejou e fez um calo botou no ombro e levou. Quando chegou na frente, encontrou sete soldados, vinham tudo armado de l pr c, quando chegaram disseram: "Moo, o que voc leva pra ns comer?Os soldados disseram: Pois d para ns comer, porque ns estamos em tempo de morrer de fome.Eles fizeram um fogo e assaram a carne da cachorra, eles comeram, s foi comer, morreram todos os sete. Quando morreram todos os sete ele escolheu o revolver melhor que tinha e levou. Quando chegou na frente, tinha um passarinho num galho de pau, ele disse: Vou matar aquele passarinho para eu comer que eu t com fome. A ele atirou no que viu e matou o que no viu, que estava l atrs. A ele pegou o passarinho, saiu andando e despenando, quando chegou na frente, a tinha uma cruz. Ele lascou, fez o fogo e assou o passarinho e comeu, quando ele acabou de
18

Contador de Histria do Stio Santo Antnio e irmo da senhora Maria Concebida da Conceio. Entrevistado em janeiro de 2006.

64

comer no tinha gua, a l vem uma chuva, ele aparou no chapu e bebeu.Quando chegou na frente tinha uns grilos cantando num beio de um rio, s que, quando ele chegou no beio do rio, que ele vai passando, ia passando um jumento morto com trs urubus em riba. A ele passou a viajem dele, quando chegou na frente, ele disse: Ah! Agora j d minha adivinhao, sai de casa com massa e pipa, com massa eu matei Pipa, com Pipa matei sete, escolhi o melhor, atirei no que v e matei no que no v, numa lasca de pau santo assei e comi, em cus da terra aparei gua e bebi, em fosco em fosco, um homem no sabe, um jumento ensina, um morto carregado trs vivos na passagem de um rio. A segui a viagem dele, quando chegou, sabe meu rei que eu vim pra falar com voc que eu venho dizer adivinhao para sua filha adivinhar. O rei disse: Ah, ah, ah! Meu amigo, o que voc veio fazer aqui? Uns homens de bem vem aqui e chega diz uma adivinhao. Vem s morrer, voc vem aqui seu amarelo, voc j devia ter morrido era l.. No, no assim no, eu vim aqui pra dizer uma adivinhao pra sua filha.. A o rei foi e disse: Pois tudo bem.O rei mandou falar com os cumpadres dele para assistir a morte do rapaz, que ele j era amarelo, s que quando, ele mandou chamar os cumpadres tudinho o pessoal,quando chegou a moa disse: Diga moo. A ele disse a adivinhao. Sa de casa com massa e pipa, com massa eu matei Pipa, com Pipa matei sete, escolhi o melhor, atirei no que vi e matei no que no vi, numa lasca de pau santo assei e comi, em cus da terra aparei gua e bebi, em fosco em fosco um homem no sabe, um jumento ensina, um morto carregado trs vivos na passagem de um rio. A o velho: Diga minha filha? Ela disse: No, meu pai, para a no assim no. A foi dentro cassando nos livro ela era aprendiz, a o rei ensinava s adivinhao, quando chegou l cassou nos livros tudinho no encontrou voltou pra trs de novo,quando chegou disse: Moo, diga a adivinhao de novo. A ele tornou a dizer A o rei tornou a dizer:

65

Diga minha filha? Ela disse: No , pera a meu pai, pra a, tenha calma! A entrou pra dentro, caou de novo nos livros no encontrou, a veio pra fora, o pai dizia: Diga minha filha,diga a adivinhao! O rei estava na inteno de matar o rapaz.A ela disse: Ah, meu pai, eu no sei, vou l dentro de novo".Quando chegou mandou dizer de novo a adivinhao. Nas trs, a ela disse: Meu pai, ele j me ganhou, porque eu no sei que adivinhao essa. Mandou chamar o padre e casou. Voltar a falar sobre as histrias de trancoso, j relatadas anteriormente, justifica-se por estas serem de fundamental importncia para a presente discusso. Transcrev-la da forma como foi contada, sem nenhuma interferncia, importante, porque o discurso j foi interrompido demais. Refiro-me ao discurso da memria popular que metaforizei neste conto. Seria preciso ouvir para s depois dissertar sobre o mesmo. A histria do Amarelo uma crtica social, atravs da qual possvel contemplar o duelo entre cultura e memria popular versos cultura erudita. O amarelo representa um saber popular, a princesa um saber erudito, pautado nos livros, ao contrrio do Amarelo que tinha seu saber na vida, na leitura que fazia do mundo e trazia na memria. No duelo, o saber popular vence o jogo, a erudio incapaz de competir porque, em seu acervo (livros), aquele conhecimento no est registrado, logo a bibliotecria real no consegue recuperar a informao que deseja, perde o jogo. Esta histria ilustra bem o que se procura questionar com esta pesquisa. O saber popular, muitas vezes, no se encontra registrado nas bibliotecas por conta de um preconceito entre culto e popular, algo que decorre ao longo de anos e j foi mencionado na introduo deste trabalho. O Amarelo ridiculariza o poder institudo, transgride suas regras ao desafi-lo. uma crtica forte ao saber institucionalizado. Tal histria evoca a personagem de Joo Grilo no Auto da Compadecida, em que o Amarelo, com sua astcia, que, na verdade constitui-se como uma defesa, tenta duelar com seus inimigos, usando a nica arma que possui, a esperteza que adquire da vida, o que ningum pode lhe roubar, o seu acervo pessoal. Fato semelhante ocorre com o

66

Amarelo do Stio Santo Antnio, que utiliza a esperteza para se defender de sua condio de pobreza. O curioso dessa histria que no h elementos mgicos, o que foi singular no material que foi colhido nas entrevistas, aproximando o conto do cotidiano de seus contadores. Em outras histrias contadas nas entrevistas, mas no mencionadas aqui, a personagem do Amarelo aparece com outros nomes, mas com o mesmo enredo, no qual o saber popular vence os desafios, alguns com a ajuda de elementos mgicos, o que no descaracteriza a analogia aqui referida. Neste aspecto, a histria do Amarelo d pista de informao sobre seus contadores. Se esse conto ainda est na memria do povo, porque evoca alguns elementos de pertena ao grupo social. Na verdade, a personagem simboliza uma caricatura de um povo sofrido, subjugado por uma estrutura social. O Amarelo parece ainda andar pelas estradas, veredas e matas do povoado, vive em algum lugar entre o passado e o presente da comunidade, mesmo que de forma inconsciente, porm visvel a um pesquisador. Falando em saber do povo, no poderia terminar esta pesquisa de forma diferente, sem dar alguns exemplos de plantas medicinais e as chamadas experincias que os moradores do Stio Santo Antnio fazem para saber se vai haver inverno ou seca. De plantas medicinais h o ch de alfazema e o de cebola branca, para clicas do beb, assim tambm como os chs do alecrim e da hortel combatem as mesmas clicas. O ch das folhas da goiabeira serve para combater diarrias, o ch de colnia acalma e faz bem ao corao. Em entrevista Maria Ribeiro Monteiro19, 57 anos, diz que o uso das plantas medicinais, atualmente, discreto em relao a outros tempos: poucas pessoas usam os remdios caseiros, a grande maioria preferem os remdios da farmcia. E tem muitas plantas que servem para curar as doenas que hoje mais atingem a populao, que a presso alta e a diabetes. Do contrrio das plantas, as rezas continuam muito forte, tem muitas doenas que s se cura com rezas.Como ventre cado, izipa, cobreiro,
19

Moradora, agente de sade e rezadeira da comunidade. Entrevistada em abril de 2006.

67

izague, espinhela cada e quebrante. Essas doenas s reza cura, as pessoas acreditam muito no poder da reza. Quanto s experincias estas so muitas, o senhor Jos Batista de Arajo20 relatou algumas que se encontram aqui resumidas. Quando a formiga pinga fogo, sobe para terrenos altos, sinal de bom inverno; se o formigo cobrir seu formigueiro com pedaos de paus, tambm sinal de bom inverno. Outra a experincia da catingueira, se no ms de janeiro o tronco de seus galhos estiver pingando gua, a ponto de molhar o cho, bom inverso previsto. Uma outra experincia enterrar uma garrafa cheia de gua embaixo da fogueira de So Joo, se no outro dia, ao desenterrar a garrafa a mesma estiver seca, haver seca no ano seguinte, do contrrio ser um bom inverno; se a garrafa estiver pela metade,e ser um tempo de poucas chuvas. Todo o acervo aqui exposto revela a riqueza de informaes acerca da comunidade do Stio Santo Antnio. Entretanto, para que esse acervo seja preservado para as geraes futuras, necessrio que essas informaes saiam da oralidade, sejam registradas e faam parte do acervo da Biblioteca Municipal e do Memorial, para que possam ser trabalhadas nas escolas e conhecidos pelos mais jovens. As escolas, com este acervo em mos, podem representar os antigos terreiros, onde a luz da fogueira do conhecimento, as vozes do dend e das histrias de trancoso recebam eco pelos tempos vindouros. Contribuindo para que a comunidade compreenda melhor suas razes e identidade cultural pela valorizao dos saberes, em um movimento de leitura e releitura da memria. Estas colocaes se justificam pelo fato das escolas, no possurem informaes suficientes sobre a memria e cultura local. Durante a pesquisa, em busca de documentos que portassem alguma informao sobre a memria de Sucatinga, um trabalho dos alunos da Escola Francisca Moreira de Sousa se destacou. O mesmo dissertava acerca de alguns costumes e fatos marcantes para a comunidade, como as secas de 1915 e 1958.

20

Morador e agricultor da comunidade. Entrevistado em abril de 2006.

68

Fig.11 Foto do lbum elaborado para a pesquisa, Retrata uma das rvores mais conhecidas da Regio, p de urucu utilizado para fabricao de coloral.

Fig. 12 - Foto do lbum elaborado para a pesquisa, senhor Jos Batista de Arajo em sua residncia. Em abril de 2006.

O curioso deste documento que as fontes identificadas na redao do trabalho redao do trabalho foram todas orais o que enfatiza a dificuldade dos estudantes em encontrarem registros acerca da histria e memria da comunidade. Neste sentido, relevante salientar a necessidade do envolvimento cultural da prefeitura, secretrias de educao e cultura, biblioteca, memorial, escolas e comunidade em uma ao coletiva de registro e preservao da memria e cultura do municpio. Do contrrio, todo esse acervo cultural perder-se- nos labirintos do tempo, por falta de registro e sensibilidade acerca de seu valor inestimvel. Esta ao coletiva, anteriormente mencionada, poder se concretizar de muitas formas, uma boa opo a contao de histria e oficina de leitura. As escolas podem se utilizar destas para promover uma interao entre idosos, crianas e jovens, na qual a partilhar de seus saberes possa se efetivar. Os dramas, por meio de seus temas e personagens caractersticos, tambm podem oferecer uma possibilidade de divulgao da cultura local. O importante que a informao transmitida pelas oficinas, dramas e contao de histria seja da comunidade, do acervo cultural que est na oralidade. Mas, para que tal realidade se concretize, preciso registro, isto pode ser efetuado com a publicao de livros, CDs, revistas e outros suportes informacionais, nos quais a memria e a cultura local estejam explicitadas, resultado de uma pesquisa a

69

fontes orais. No uma tarefa fcil, porm, com apoio poltico e educacional, possvel de se concretizar. Todo esse esforo possibilitar que os espaos de memria, como bibliotecas e memorial somem a seu acervo as riquezas do povo, at ento excludas, por falta de registro e pelo preconceito entre culto e popular, enraizado em nossa sociedade. No que se refere a biblioteca, esta deve ser o espao primeiro a reclamar que tais registros do acervo popular ocupem suas estantes, visto que a biblioteca lugar de memrias no plural, o que enfatiza Feitosa(1998,p.81):
Ainda que a biblioteca tenha como meta principal a preservao da memria registrada nos materiais, no pode se fossilizar nesse papel limitado. A memria no singular sempre coletiva, sempre pluralidade. Ela est tanto nos materiais da memria-livro, fitas magnticas, discos etc: - como na memria imaginativo-criativa das pessoas. A biblioteca, texto cultural, deve levar em conta os outros textos com os quais se intersecciona, e a memria um deles. Portanto, antes de ser memria, a biblioteca age como interlocutora de memrias. Sempre no plural.

Para que tais textos que configuram as memrias do Stio Santo Antnio sejam efetivamente celebrados, preciso que a biblioteca os compreenda como acervo, digno de preservao. Uma atitude relevante seria atravs de projeto, a biblioteca ir at as comunidades, levando seu acervo e somando a este os mltiplos textos culturais que se escondem por entre as trilhas da vida, nos saberes e dizeres populares. O bibliotecrio se constitui nessa ambincia, como o mediador, o facilitador do encontro entre biblioteca e memria popular, a ponte sensvel de intercesso do conhecimento humano.

70

5 CONSIDERAES FINAIS Chegar ao final desta pesquisa como olhar para uma longa estrada e contemplar as pegadas deixadas na areia e reconhec-las como suas, frutos de uma longa jornada. Foram horas de entrevistas, embaixo de cajueiros, mesa entre risos e xcaras de caf com tapioca, outras em meio a festas e danas com os papangus. Horas de observao, leituras dos gestos, sorrisos e lgrimas dos entrevistados. Inmeros encontros nas estradas, igreja, quintais, cozinha saboreando espigas de milho, onde os bas de vidas humanas a mim se abriam com delicadeza e alegria de ver suas histrias gravadas, registradas com interesse pouco visto, notrio nas vrias vezes que ouvi a expresso : isso vai para a faculdade!? Ao concluir este trabalho e olhar as pegadas deixadas pelas experincias que ele me proporcionou, percebo ter atingindo meu principal objetivo: pesquisar a memria como fonte de informao, informao de qu? A resposta foi encontrada ao cavar, sugar a terra das vidas humanas pesquisadas, como fala a lenda acerca do nome de Sucatinga. O acervo da memria das pessoas do povoado contm em suas lendas, msicas, histrias e crenas, as pegadas de seu jeito de ser gente, de ver o mundo e interagir com este, representa sua cultura. So informaes sobre a flora, como esta e foi utilizada para alimentao, como atuam para a cura do corpo e da alma, conforme o pio roxo. A lenda do cajueiro das almas, que serviu de cenrio para as condies de pobreza onde as pessoas enterravam-se em redes, so os saberes sobre a natureza, em um dilogo no qual o prprio ambiente informa se far sol ou chuva. Entretanto, a conscincia da existncia deste acervo como fonte de informao por parte dos moradores no ntida. Tal constatao se verifica na falta de informao registrada sobre a cidade de Beberibe, o que dir de Sucantinga? A escassa informao encontrada de trabalhos escolares realizados nas escolas da regio, onde a grande fonte de informao dos estudantes foram as pessoas mais idosas, muitas j falecidas, como o caso da senhora Celestina Flix, que faleceu no decorrer desta pesquisa. Com a morte dos idosos, morre um pouco da histria da comunidade. Os idosos so como documentos vivos, homens-livros, testemunhas de um tempo. Livros

71

que possuem um prazo determinado para serem lidos, valorizados. Esse acervo humano se encontra nas estantes da vida, nem sempre a espera de seus leitores. O tempo o arquiteto de seus saberes, mas tambm seu interventor. Durante a pesquisa, a biblioteca municipal e o memorial de Beberibe foram consultados na inteno que estes tivessem alguns documentos acerca da histria, memria e cultura de Beberibe e Sucantiga, mas o material encontrado foi insuficiente para ser trabalhado na presente pesquisa, pois pouco tratava da memria e cultura local. No memorial, o nico documento apresentado foi uma enciclopdia. As informaes mais significativas, porm insuficientes, foram encontradas na biblioteca, em um documento da secretria de turismo, mas no referenciado por no contemplar os objetivos da pesquisa por esta se tratar de cultura e memria. Em concluso a esta pesquisa, peo licena ao leitor para apresentar emoes pessoais e particulares que a mim foram muito preciosas e acabaram por me tornar partcipe dessas memrias, o risco que corremos com uma pesquisa-ao... Pretendo ser, com esta monografia, como a gua, visto que este elemento muito significativo para o povo do Sitio. Ser como as guas de um rio, composta de muitas gotinhas, sou eu e meu acervo pessoal de saberes, sou na verdade a fuso de muitos saberes herdados no percurso da vida. Corro como um rio na vida, misturandome com os sais da terra vou ganhando sabor, essncia, at encontrar o mar, oceano maior, de mltiplos conhecimentos. Neste, eu me perco e me encontro, misturando-me, no sou mais rio, sou mar, sem deixar de ter um pouco de rio, sou rio e mar, mar e rio. Meu desejo viver o desafio de entender os caminhos da memria de um rio (Sitio Santo Antonio) e seu encontro com o mar (o mundo). Nesta aventura, quero viver sendo rio e me perder na imensido do mar, sabendo que l no mar, no vou ficar, vou evaporar pelo calor do sol (estmulos do cotidiano, sede de conhecer, renascer). Deixo de ser mar para ser nuvem, novamente pela fora de estmulos atmosfricos, desprendo-me da postura de nuvem. Desprendo-me solta sobre a terra e sobre esta me arrasto, misturando-me novamente. Agora sou rio, mar, nuvem e terra, a soma de muitos. A memria

72

semelhante, composta de vrios olhares em um ciclo de vida de sobrevivncia do conhecimento. Pode ser a biblioteca uma gota destemida deste ciclo, permitindo-se preservar uma memria que plural? Pode ser o bibliotecrio esta gota flexvel, crtica, capaz de ser nuvem quando necessrio? No entanto, este no deve se condensar para todo sempre em uma postura dura, mas ter a coragem de soltar-se de suas verdades, cair sobre a terra que o conhecimento humano, mergulhar no ntimo deste, ir ao seu subterrneo, conhecer sua nudez, ser rio que corre de encontro ao mar e no se congela nos desafios que possui o planeta do saber. Considero ter alcanado os objetivos propostos no inicio da investigao. Concluir no a palavra mais adequada a ser usada, prefiro dizer que terminei uma etapa, dei significativos passos na estrada da memria como fonte de informao. Foi um tempo de contemplao de seus arbustos, flores e espinhos, onde colhi alguns frutos para saborear ao longo do caminho. Compreendo que ainda estou a caminho, mas dei uma pausa para conversar, contar os causos desta aventura aos que comigo caminharam (minha orientadora, professores do curso de Biblioteconomia, amigos, familiares), agora a minha vez de contar uma histria A Histria da Memria do Stio Santo Antnio. Era uma vez....

73

Fontes - Antonilo Arajo. Diretor da Escola Jos Francisco das Chagas - Celestina Felix Monteiro. Moradora da comunidade do Stio Santo Antnio. - Francisca Torres de Arajo. Moradora e rezadeira da comunidade do Stio Santo Antnio. - Francisco Ferreira Monteiro. Morador e contador de histrias da comunidade do Stio Santo. - Jos Batista de Arajo. Morador e agricultor da comunidade do Stio Santo Antnio. - Luiziana Torres. Moradora e professora da comunidade do Stio Santo Antnio. - Maria Ribeiro de Arajo. Moradora e agente de sade na comunidade Stio Santo Antnio. - Maria Cleonice dos Santos Sousa. Moradora do municpio da Comunidade do Sitio Santo Antnio. - Marli Pereira das Chagas. Moradora e contadora de histrias da comunidade do Stio Santo. - Raimunda Torres de Arajo. Moradora e rezadeira da comunidade do Stio Santo Antnio. - Socorro Lima de Paula. Moradora do municpio de Beberibe.

74

REFERNCIAS ANDR, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prtica escolar. So Paulo: Papirus, 1995. BARROS, Myriam Moraes Lins de. Memria e famlia. Estudos Histricos. Rio de Janeiro. v.5. n.10,1992. BOSI, Eclea. Memria e sociedade: lembranas de velhos. 6.ed. . So Paulo: Companhia das letras, 1995. 484p. CAVALCANTE, Ldia Eugenia. Os herdeiros da memria: o lar de todos e a histria social da educao crist no Pirambu. Fortaleza, 2003. (Tese defendida no Doutorado). _______. Para onde sopram os ventos: Pirambu, memria e identidade social. Rio de Janeiro, 2000. (Dissertao defendida no Mestrado em Histria Social da UFRJ). CONNERTON, Paul. Como as sociedades recordam. Portugal: Celta, 1993. ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma histria dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.p.25-40. FEITOSA, Luis Tadeu. A praia de Iracema como patrimnio cultural: patrimnio de quem? Fortaleza: Olhar Miditico, 1998. ______.Polifonia. Revista de Letras. Cuib, n.02, p.139-155, 1995. ______.O poo da Draga: a favela e a biblioteca. So Paulo: Annablume, 1998. FENTRESS, James; WICKHAM, Chris.Memria social: novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Teorema, 1992. GIL, Antnio Carlos. Mtodo e tcnicas de pesquisa. 5.ed. So Paulo: Atlas, 1999.

75

HALBAWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Campinas: UNICAMP,1990. LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prticas e estilos de pesquisa na histria oral contempornea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (org.). Usos e abusos da histria oral. 2.de. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. MELLO, Valria Maria Sampaio. Rompendo limites do tempo: histria oral como caminho de investigao da histria educacional japonesa. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia (org.). Histria e memria da educao no Cear. Fortaleza: Imprensa Universitria, 2002. MONTENEGRO, Antonio Torres. Histria e memria: a cultura popular revisitada. 3, ed. So Paulo: Contexto, 1994. NORA. Pirre. Entre Memria e histria: a problemtica dos lugares. Projeto Histria. So Paulo. v.10. dez. 1993. RIA, Ricardo. Os lugares de memria. In: SOUSA, Simone de. (coord.).Histria do Cear. 2.ed. Fortaleza: Fundao Demcrito Rocha, 1994. POLLAK, Michel. Memria e identidade social. Estudos Histricos. Rio de Janeiro. v.5. n.10. 1992. ______.Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos. Rio de Janeiro. v.2. n.3. 1989. ROUSSO, Henry. A memria no mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (org.). Usos e abusos da histria oral. 2. de. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. SILVA, Marcos A. da. Histria: prazer em ensino e pesquisa. So Paulo: Brasiliense, 1995.

76

TOURTIER-BONAZZI,

Chantal

de.

Arquivos:

propostas

metodolgicas.

In:

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (org.). Usos e abusos da histria oral. 2. de. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. VIEIRA, Maria do Pilar. A pesquisa em histria. So Paulo: tica, 1998.

S-ar putea să vă placă și