Sunteți pe pagina 1din 4

Significado de Renunciar v.t.d. e v.t.i. Negar ou recusar (algo ou alguma coisa); rejeitar: renunciar os prazeres da carne.

Deixar de acreditar em; renegar: os professores no renunciam a esperana; renunciar a antigas crenas. v.t.d. v.t.i. e v.i. Deixar de possuir alguma coisa; abdicar: renunciou o cargo de prefeito; impossvel renunciar (a fama); renunciar a uma herana. v.i. Ludologia. Jogo de cartas. No seguir as cartas apresentadas por um outro jogador. Renunciar ao mundo. Consagrar-se vida religiosa. (Etm. do latim: renuntiare)

Guarde isto: No reconhecer os seus erros s tem uma origem, O ORGULHO.


O orgulho impede que haja renncia e arrependimento. Por isso, deixamos de aproveitar muitas oportunidades por causa do orgulho. Nicodemos poderia ter conquistado a vida eterna naquele momento em que conversava com Jesus, caso renunciasse a sua vida farisaica e decidisse segui-Lo. Com esse encontro de Nicodemos com Jesus, possvel aprendermos que, para alcanar algum objetivo, voc dever RENUNCIAR algo. Renunciar deixar para trs. Para voc cursar uma faculdade, necessrio deixar seu tempo de descanso e de lazer. Se voc trabalha, a renncia deve ser ainda maior, pois voc acabar deixando at seu tempo reservado ao sono para realizar atividades propostas pelos professores. Se voc deseja juntar dinheiro para investir em algo, s vezes necessrio renunciar alguns desejos para alcanar o seu objetivo. Para voc estudar a Palavra de Deus, necessrio renunciar a um filme que queria assistir. Para voc visitar uma pessoa, necessrio renunciar a um momento com a sua famlia. Para adquirir a vida eterna, necessrio que voc negue a sua prpria vida por amor a Jesus, como Ele mesmo disse e est escrito em Lucas 9:23. Nesse versculo, renunciar significa esquecer os interesses prprios. Lucas 9:23 23E dizia a todos: Se algum quer vir aps mim, negue -se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Observe que Jesus disse ainda que necessrio tomar a cruz (renunciar) diariamente para segui-Lo. Joo Batista renunciou a glria que poderia receber por ser filho de um sacerdote do templo para cumprir o objetivo de Deus para sua vida, indo morar no deserto e alimentando-se de mel e gafanhotos. Ele renunciou ainda a glria de ter muitos discpulos para que Jesus pudesse receber toda a glria que lhe era devida por ser o Messias, o Ungido de Deus ( Joo 3:29-30). Joo 3:29-30 29Aquele que tem a esposa o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, j essa minha alegria est cumprida. 30 necessrio que ele cresa e que eu diminua. Quando os israelitas saram do Egito para conquistar a terra prometida por Deus a Abro (que posteriormente recebeu o nome de Abrao), eles precisaram renunciar o pouco que tinham na terra da escravido, porm, mesmo aps terem renunciado, voltaram atrs e murmuraram acreditando que o que tinham no Egito era melhor que aquilo que Deus havia preparado (Nmeros 11:4-6 eNmeros 14:1-4).

Nmeros 11:4-6 4E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dar carne a comer? 5Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comamos de graa; e dos pepinos, e dos meles, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. 6Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma h seno este man diante dos nossos olhos. Nmeros 14:1-4 1Ento, levantou-se toda a congregao, e alaram a sua voz; e o povo chorou naquela mesma noite. 2E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moiss e contra Aro; e toda a congregao lhe disse: Ah! Se morrramos na terra do Egito! Ou, ah! Se morrramos neste deserto! 3E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos espada e para que nossas mulheres e nossas crianas sejam por presa? No nos seria melhor voltarmos ao Egito? 4E diziam uns aos outros: Levantemos um capito e voltemos ao Egito. Por causa dessa murmurao, o povo de Israel passou 40 anos no deserto at alcanar a terra prometida por Deus e os que murmuraram no conquistaram a terra (Nmeros 14:20-23). Nmeros 14:20-23 20E disse o Senhor: Conforme a tua palavra, lhe perdoei. 21Porm, to certamente como eu vivo e como a glria do Senhor encher toda a terra, 22todos os homens que viram a minha glria e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e no obedeceram minha voz, 23no vero a terra de que a seus pais jurei, e at nenhum daqueles que me provocaram a ver. Voc pode perguntar: J que eles renunciaram, por que no alcanaram a vitria?. A resposta : porque a renncia se tornou pesada para eles. Isto , eles acreditaram que a renncia que fizeram j no valia mais a pena.

Guarde isto em seu corao: Se a renncia se tornou pesada para voc, significa que voc perdeu o foco e no consegue mais ver a vitria.
O povo de Israel permitiu que a renncia se tornasse pesada para ele quando olhou para o que havia renunciado. Se voc pensa ah, tem quer ir igreja hoje, ento significa que a renncia se tornou pesada para voc e voc no sabe mais o seu papel no corpo de Cristo ou perdeu o foco da salvao que s h em Cristo. Se voc pensa ih, tem reunio de orao hoje, ento a sua renncia se tornou pesada e voc se esqueceu de Cristo deseja que voc lute como um soldado do exrcito Dele. Se voc, marido ou mulher, sai do trabalho e pensa t louco, tem que ir para casa agora, ento significa que voc perdeu o foco do sucesso do seu relacionamento, e voc esqueceu de que Deus quer cur-lo e faz-lo vitorioso. Se voc tem o desejo de desistir do seu emprego ou da sua faculdade, ento quer dizer que a renncia que voc fez para alcanar esses objetivos se tornou pesada. Porm, necessrio aprender com Aquele que fez a renncia mais impressionante e absurda de todos os tempos, Jesus. Ele renunciou a Sua vida gloriosa para que todos os pecadores de todas as pocas fossem perdoados e pudessem adquirir a vida eterna. Jesus no buscou algo proveitoso para si mesmo, pois Ele decidiu morrer para que voc e eu pudssemos viver eternamente. Jesus se lembrava da renncia que havia feito em todo o tempo, mas no como um peso em suas costas ou arrependido de ter renunciado, e sim com um amor incondicional por todos os homens. Para vencer, lembre-se todos os dias que voc renunciou, mas no deixe que a renncia se torne pesada em nenhum momento, pois, se isso acontecer, voc desistir de caminhar. Portanto, nunca perca a f de que a vitria de Deus na sua vida se cumprir, pois assim voc sempre persistir.

A Bblia relata a histria de vrias pessoas que renunciaram e venceram, e tambm relata a histria de pessoas que desistiram de renunciar e, por isso, no alcanaram a vitria. Vitoriosos Apstolo Paulo Pedro Joo Josu e Calebe Perdedores Judas Iscariotes: queria apenas um libertador do poder opressor dos romanos; Saul: desistiu de obedecer a Deus para obedecer sua prpria vontade; Uzias (2 Crnicas 26:1-23). Em 2 Crnicas 26:15, est relatado que ele prosperou muito at que se tornou forte. Quando deixou de fazer o que era reto diante do Senhor e decidiu queimar incenso ao Senhor no templo, foi atacado por lepra e morreu.

Guarde isto: no h renncia sem f, no h sem f sem ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).
Romanos 10:17 17De sorte que a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Deus ainda nos ensina que no h vida com Ele sem renncia (Tito 2:11-14). Tito 2:12 (segundo a Nova Traduo da Linguagem de Hoje) 11Pois Deus revelou a sua graa para dar a salvao a todos. 12 Essa graa nos ensina a abandonarmos a descrena e as paixes mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, 13enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecer a glria do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Renuncie o que no vem de Deus e tenha a plena vitria Dele em sua vida, obedecendo-O! Deus abenoe a sua vida abundantemente.

A Renncia pessoal
( 2430 visitas ) Publicado em: 10/3/2011 Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assemblia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com

Bblia Virtual Verso impressora A Renncia pessoal (Mt 16.24-26) Introduo: Renncia deixar voluntariamente algo que custe um alto sacrifcio, um alto preo; deixar a posse de; abjurar; fazer recusa; privar de posse ou gozo de alguma coisa. 1- A Renncia Para Seguir Cristo: - Ento disse Jesus aos seus discpulos: Se algum quiser (livre arbtrio) vir aps mim renuncie a si mesmo (Renncia Pessoal), tome sobre si a sua cruz (Sacrifcio Prprio), e siga-me. (Fidelidade). Exemplos de homens pbicos no Brasil que renunciaram: .Jnio quadros. -Imaginando que este ato levaria a sociedade a apoi-lo, reconduzindo-o ao poder e motivado por foras ocultas (a maonaria). Coincidentemente no em que eu nasci o ento Presidente da Repblica praticou tal ao imaginando ocorrer o que ocorrera com ex Presidente Getlio Vargas que governara o Brasil por

15anos de 1930-1945, sendo obrigado a renunciar, deu a vez ao ento Presidente Eurico Gaspar Dutra, retornou ao poder em 1950 pela 1 vez democraticamente e nos braos do povo. .Vrios parlamentares. Temos na histria recente o nome de ilustres personagens que ocuparam uma cadeira de destaque no parlamento tais como : Antnio Carlos Magalhes, e outros 49 parlamentares rus, oito esto ameaados pela Lei Complementar 135/10, a chamada Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de polticos com condenao em rgo colegiado ou que renunciaram ao mandato para escapar do processo de cassao. So eles os deputados Pedro Henry (PP-MT), Paulo Maluf (PP-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Tatico (PTB-GO) e Natan Donadon (PMDB-RO), candidatos reeleio; Ernandes Amorim (PTB-RO), que disputa vaga de deputado estadual; e Jader Barbalho (PMDB-PA) e Paulo Rocha (PT-PA), que concorrem ao Senado.( fonte congressoemfoco.uol.com.br 13/09/2010 ). Exemplos de Renncias na Palavra de Deus: Abrao. - A renncia de sua terra de sua parentela e da casa de seu pai. (Gn12.13; Hb 11.8). - A renncia de seu nico filho Isaque. (Gn 22.1-14; Hb 11.17,18). Moiss. (Hb 11.24-27) - A renncia de ser chamado filho da filha de Fara. - A renncia do Egito trono. Daniel. (Dn 1.8). - A renncia da poro do manjar do rei. Jesus. (Fl 2.6-8). - A renncia de sua posio Deus. Os discpulos. (Lc 18.28). - A renncia de tudo para seguir a Cristo. Apstolo Paulo. - A renncia de sua vida. (Gl 2.20; Fl 1.21; 3.7). 2- O Que Devemos Renunciar Por Amor Cristo: A nossa vida. (v.25). O pecado. (Hb 12.1,2). As obras da carne. (Rm 8.8; Gl 5.16-21). As coisas deste mundo. (Hb 12.1,2). 3- Porque Devemos Renunciar Por Amor Cristo: Para segui-lo. (v.24). Para agradar a Deus. (Rm 8.8; Sl 37.4). Para ter o direito as manses celestiais. (Jo 14.2,3) Concluso Podemos verificar que os personagens acima mencionados, tanto da rea secular quanto os personagens bblicos renunciaram um bem comum em detrimento a alcanar um bem maior. A renncia pessoal exatamente isso, voc abrir mo das coisas que mais lhe agradam em detrimento do Reino de Deus. Veja os exemplos exarados nas Sagradas Escrituras:Fp2.3-10;Mt13.44. Que Deus queira nos abenoar rica e poderosamente no seu grandioso amor em nome de Jesus. Amm.

S-ar putea să vă placă și