Sunteți pe pagina 1din 23

MANIFESTAES EM MATO GROSSO DO SUL: UMA DISCUSSO SOBRE A RELAO CAMPO-CIDADE A PARTIR DOS DADOS DATALUTA1

MANIFESTACIONES EN EL ESTADO DE MATO GROSSO DEL SUR: UNA DISCUSIN SOBRE LA RELACIN CAMPO-CIUDAD DE LOS DATALUTA DATOS

Danilo Souza Melo2 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Danilosouza.geo@hotmail.com Rosemeire Aparecida De Almeida3-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul rosemeire.almeida@ufms.br

Resumo: H muitos estudos desenvolvidos a respeito do processo de concentrao fundiria no Mato Grosso do Sul e as diferentes formas de conflitos da decorrentes. O Banco de dados do DATALUTA da UNESP, de Presidente Prudente, tem feito em parceria com diversos laboratrios de universidades do pas o registro mensal dos mesmos, os caracterizados por Ocupaes e Manifestaes. Dentre estes dois tipos, objetivamos destacar neste trabalho a tipologia Manifestaes, por entendermos que estes dados so de suma importncia para o estudo da espacializao da luta pela terra. Os dados do DATALUTA mostram que a maioria das manifestaes do campo ocorre na cidade, revelando uma intensa inter-relao entre o campo e a cidade.
1

Este artigo resultado de reflexes iniciais do projeto de pesquisa de mestrado do programa de ps-graduao da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o ttulo de: ESTUDO SOBRE AS OCUPAES E MANIFESTAES DO CAMPO NOS ESTADOS MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL NO PERODO DE 2000 A 2012: DIFERENAS E SIMILITUDES. 2 Discente do programa de ps-graduao da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 3 Docente do programa de ps-graduao da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Pois, os movimentos sociais sabem que na cidade que se tomam as principais decises. Apesar de que muitos autores se propem a discutir a diferena entre o campo e a cidade em uma viso dicotmica. Contudo, neste artigo propomos uma discusso da relao dialtica destes dois espaos inter-relacionados, tendo como pano de fundo as manifestaes decorrentes da questo agrria em Mato Grosso do Sul, balizando-se em dados do DATALUTA e CPT (Comisso Pastoral da terra), fazendo um recorte temporal de 2000 a 2012, perodo em que a luta pela terra se intensificou. Resumen: Hay muchos estudios realizados en relacin con el proceso de concentracin de tierras en Mato Grosso do Sul y las diferentes formas de conflictos se derivan. La base de datos DATALUTA, UNESP, Presidente Prudente ha hecho en colaboracin con varios laboratorios de las universidades en el pas el registro mensual del mismo, caracterizado por ocupaciones y manifestaciones. De estos dos tipos, este estudio tuvo como objetivo destacar la tipologa de "manifestaciones", porque creemos que estos datos son de suma importancia para el estudio de la distribucin espacial de la lucha por la tierra. Los datos DATALUTA muestran que la mayora de las manifestaciones de la materia se produce en la ciudad, revelando profunda interrelacin entre el campo y la ciudad. Para los movimientos sociales saben que est en la ciudad que toman las decisiones clave. A pesar de ello, muchos autores proponen para discutir la diferencia entre campo y ciudad en una dicotoma. Sin embargo, este artculo propone una discusin sobre la relacin dialctica de estas dos reas relacionadas entre s, con el teln de fondo de los acontecimientos derivados de la cuestin agraria en Mato Grosso do Sul, sustentada en DATALUTA datos y la CPT (Comisin Pastoral de la Tierra) haciendo un marco de tiempo 2000-2012, durante el cual la lucha por la tierra se ha intensificado.

Introduo Os conflitos por terra em MS sejam entre latifundirios e camponeses ou indgenas e quilombolas, tem com causa principal na estrutura fundiria altamente

concentrada. Assim na dcada de 1980, os camponeses Sem Terra protagonizam a luta pela terra, realizando ocupaes de fazendas improdutivas ou griladas, organizando acampamentos nas margens de rodovias e, ao mesmo tempo, criando formas de mobilizao para tornar pblicas perante a sociedade sul-matogrossense, suas reivindicaes, seja cobrando agilidade nos processos de desapropriao, seja cobrando do governo a liberao de crditos, a construo de escolas, a implantao de infra-estruturas bsicas para os Projetos de

assentamentos. H muitos estudos desenvolvidos a respeito do processo de concentrao fundiria no Mato Grosso do Sul e as diferentes formas de conflitos da decorrentes. O Banco de dados do DATALUTA da UNESP de Presidente Prudente tem feito em parceria com diversos laboratrios de universidades do pas o registro mensal dos mesmos, os caracterizados por Ocupaes e Manifestaes. Dentre estes dois tipos, objetivamos destacar neste trabalho a tipologia Manifestaes, por entendermos que estes dados so de suma importncia para o estudo da espacializao da luta pela terra. Analisando os dados do DATALUTA possvel verificar que h uma diversidade de tipos de manifestaes organizadas pelos movimentos sociais do campo e que h um volume maior delas realizadas nas cidades. Este um dado importante a ser analisado, pois revela que h uma interrelao da luta pela terra entre campo e cidade, transformando-os em um territrio. Neste sentido, o objetivo deste trabalho contribuir com as discusses e reflexes sobre a relao campo-cidade j desencadeadas por diversos autores, como SANTOS, OLIVEIRA, BELTRO SPSITO e ALENTEJANO, incluindo elementos novos cuja relevncia est diretamente relacionada s constantes transformaes ocorridas no campo e na cidade e os conflitos decorrentes do agronegcio. Ressaltaremos, da mesma forma, as importantes contribuies de ALMEIDA, FABRINI, MARTINS e FERNANDES sobre a configurao do estado de Mato Grosso do Sul na luta pela terra e a resistncia camponesa. O agronegcio redimensiona a relao campo cidade O cerne da questo agrria nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qual seja a concentrao da terra e os conflitos decorrentes, est relacionado ao processo histrico de povoamento deste vasto territrio, motivado em especial

pela poltica pblica conhecida como Marcha para o Oeste. Esta poltica territorial desencadeou fluxos migratrios alinhados ao processo de expanso da fronteira agrcola em meados do sculo XX.

Ao analisar o processo de apropriao capitalista das terras em Mato Grosso, Moreno (1993) afirma que a histria registra fraudes, corrupes e muita violncia, tirando a vida de muitos ndios e posseiros. Assim, o estado passou a ser ocupado tanto por empresas capitalistas como por pequenos produtores descapitalizados, modificando a paisagem e alterando a organizao socioeconmica. Nesse contexto, as relaes de trabalho e produo caracterizavam-se pela explorao de mo de obra e pelo trabalho escravo. (ALMEIDA, KUDLAVICZ, SILVA, 2012, p. 03)

No sul de Mato Grosso (hoje Mato Grosso do Sul), segundo Fabrini (2008), o Estado no foi apenas planejador, mas indutor da formao das grandes propriedades a partir da concesso e venda de terras devolutas s empresas colonizadoras e grandes capitalistas.

[...] a concentrao de terras no sul de Mato Grosso do Sul no necessariamente resultado da expropriao e aglutinao de pequenas propriedades no processo de expanso capitalista de produo. A estrutura fundiria altamente concentrada deve-se ao processo de ocupao das terras, ou seja, quando o estado promoveu a transferncia/venda de grandes reas de terras pblicas para proprietrios fundirios. Portanto, a estrutura fundiria no Sul de Mato Grosso do Sul nasceu concentrada. (FABRINI, 2008, p. 54).

Exemplo deste processo foi a Companhia Mate Laranjeira, um grande empreendimento de explorao da erva mate territorializado em terras matogrossenses, balizando o modo de uso e ocupao no campo do ento sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), utilizando-se da explorao do trabalho de indgenas e paraguaios.

Importante destacar que Mato Grosso se divide dando origem a uma nova regionalizao do espao proposta pela elite poltica sul-mato-grossense formada por pecuaristas donos de grandes reas. Vejamos as explicaes de Almeida, Kudlavicz, Silva, 2012, p.05:

Esse processo de ocupao do sul do antigo estado de Mato Grosso, centrado na grande propriedade e na atividade pecuria, gerou uma classe de grandes proprietrios de terra que dirigiu o processo de diviso do estado de Mato Grosso e a fundao, em 1977, do estado de Mato Grosso do Sul. O prprio processo separatista, gestado durante dcadas e levado a cabo no governo militar de Geisel, foi um projeto poltico da classe dos proprietrios de terras.

Um das faces deste modelo concentrador de terra e riqueza so os problemas sociais e os conflitos fundirios nos dois estados, especialmente a luta pela terra dos povos indgenas e trabalhadores sem terra. Embora tenham histrias econmicas prprias, h muita similitude especialmente no tocante ao modelo de desenvolvimento do capitalismo no campo. Enquanto Mato Grosso se destaca na produo de carne e gros como soja e milho e, atualmente, algodo. Mato Grosso do Sul caminha no binmio gado-soja e, recentemente, cana e eucalipto. Outro dado em comum, que ambos os estados tm amplo apoio estatal para o agronegcio e uma geografia de luta pela terra como contraponto a este modelo.

Essa situao de monoplio da terra e do poder poltico em Mato Grosso do Sul comearia a ser questionada de forma mais explcita no final dos anos 1970 e incio da dcada de 1980, por intermdio do movimento dos arrendatrios no sul do estado. Tal organizao que culminou, em 1984, na ocupao da fazenda Santa Idalina, de propriedade da empresa Someco, no municpio de Ivinhema; ao que considerada o marco da formao do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST no estado. (ALMEIDA, KUDLAVICZ, SILVA, 2012, p.05)

Os referidos autores defendem que a consolidao do agronegcio em Mato Grosso do Sul, apoiado por polticas pblicas, acelerou a concentrao fundiria herdada do estado me (Mato Grosso), expulsando os pobres do campo e dando origem, contraditoriamente, aos diferentes movimentos camponeses e indgenas de luta pela terra situao registrada pelo DATALUTA desde 1998. No processo de desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo, o mesmo agronegcio que gera riqueza produz conflitos sociais intensos nos dois estados. O campesinato parte fundamental nessa discusso dos conflitos gerados pelo agronegcio. Por no possuir relaes tipicamente capitalistas, o campesinato luta para entrar na terra e poder desenvolver seu modo de vida centrado na reproduo do grupo familiar, sendo esta existncia importante para a sociedade como um todo, pois os camponeses tambm produzem excedentes, em sua maioria de consumo popular. O campesinato composto por diferentes grupos excludos no processo de territorializao e monopolizao do capital no Brasil desde a sua colonizao na luta para voltar a terra e permanecer nela;

A situao conflitiva vivenciada pelos camponeses na busca do retorno a terra uma luta pela (re) criao de sua condio de classe sui generis, uma classe cuja natureza econmica e social encontrase alicerada na contradio: formada por sujeitos que so, ao mesmo tempo, proprietrios de terra (e dos meios de produo) e trabalhadores; porm, um trabalhador diferente do operrio porque no se defronta cotidianamente com a explorao de seu trabalho e com os mecanismos de ocultamento/alienao prprios desta condio. (ALMEIDA, 2003, p. 351).

Consideramos as manifestaes e ocupaes como estratgia da resistncia camponesa:

A resistncia uma fora poltica construda pela organizao e fortalecida pela conscincia dos direitos; tanto uma forma de impedir que as foras contrrias reforma agrria ampliem seu espao poltico, quanto um processo de construo e dimensionamento do espao poltico dos sem-terra. Portanto, a resistncia demarca, no campo da luta de classes, a linha divisria das aes de poder que se movimentam de acordo com a competncia e a criatividade de ambas as classes. (FERNANDES, 1999, p.91).

Nesse sentido, os movimentos sociais formados por camponeses atuam nos estados lutando pela reforma agrria, polticas pblicas que atendam os camponeses e, principalmente, contra a subordinao capitalista. Suas atividades consistem na formao de uma viso crtica da realidade para que os povos do campo se identifiquem como sujeitos (conscincia de classe). Nesse processo, a frao do territrio conquistado na espacializao da luta, como resultado do trabalho de formao e organizao do Movimento. Dessa forma, o territrio conquistado trunfo e possibilidade da sua territorializao na espacializao da luta pela terra. (FERNANDES, 1994, p.182) Com a conscincia de classe criam-se espaos de resistncia em diversas partes do territrio Fabrini (2005). A espacializao da luta pela terra se d atravs de aes dos movimentos para fazer-se conhecida a luta. Entre estas aes, esto as manifestaes e ocupaes, as duas tipologias utilizadas pelo DATALUTA e que foram eleitas como parte da metodologia da nossa anlise. No estudo sobre as manifestaes do campo em Mato Grosso do Sul imprescindvel discutir a dinmica de atuao do agronegcio em MS. ARRUDA (2007) afirma que h um circuito produtivo que se manifesta em trs momentos distintos;

No agronegcio a configurao do circuito produtivo da atividade agrria, pode ser analisada a partir das interaes espaciais realizadas antes da unidade produtiva (Antes da porteira - cuja base territorial a cidade) Dentro da unidade produtiva (Na porteira cuja base territorial o campo) Ps unidade produtiva_ Antes da unidade produtiva (Ps-Porteira). (ARRUDA, 2007, p.27)

Dessa forma, o agronegcio ocorre na cidade e no campo, o campo como base produtiva e a cidade fornecedora de servios e subsdios para a produo agrcola. O campo e a cidade so dois espaos analisados intensamente pela geografia, com abordagens feitas a partir de diferentes ticas de anlise, chegando a conceituaes muitas vezes divergentes sobre este assunto. Contudo, em nossa anlise, entendemos que o campo e a cidade compem uma unidade (territrio) heterognea que se relacionam e so interdependentes Oliveira (1991) e nessa interdependncia cada espao possui sua funo na diviso territorial do trabalho. O avano da cincia e tecnologia gerou condies materiais e imateriais para a especializao dos lugares. Nessa perspectiva, o avano da fronteira agrcola e o pacote de inovaes tecnolgicas4 em 1970 possibilitaram que cidades se especializassem em um novo modelo de agricultura. Esse novo modelo da agricultura balizado na concentrao de terras e produo de commodities, aliado ao capital financeiro, se constitui como agronegcio. Assim, cidades se especializam nesse modelo, ou seja, tem sua funcionalidade para atender a produo do campo. Essa funcionalidade abrange desde lojas especializadas em produtos maquinrios, tcnicos e grande nmero de agncias bancrias.

A especializao dos ncleos urbanos, provocada pelas demandas do campo moderno, transformou a antiga relao campo-cidade, baseada na regulao local e nos nexos de complementaridade. Na nova fase, a cidade tornou-se o lcus principal da produo, pois nesta que se concentram os principais servios, produtos e agentes (trabalhadores agrcolas, produtores, consultores, empresas, bancos) necessrios produo. (FREDERICO, 2011, p.03)

Outro aspecto relevante das cidades do agronegcio que a maioria da populao reside na cidade, revelando o lado perverso do capitalismo no campo que

(...) mudanas na base tcnica da agricultura brasileira sem modificao nas relaes sociais de produo, o que produziu a chamada modernizao conservadora. Sua aparncia de novo, irradia, portanto de sua eficincia poltica capaz de embalar o mito da produtividade/modernidade se colocando como categoria homogeneizadora, (...) (ALMEIDA, 2011, p. 4).

expropria a populao rural e que mesmo residindo na cidade essa populao continua trabalhando no campo e mantendo suas ruralidades e que no pice das dificuldades encontradas na cidade se organizam para voltar a terra. Mato Grosso do Sul no possui cidades do agronegcio devido ao processo histrico de formao das cidades, diferente de Mato Grosso. Contudo, houve mudanas estruturais e funcionais em cidades com a expanso e territorializao do agronegcio, como relata SANTOS, 1993, p.67: A regio agrcola tem sua unidade devida inter-relao entre mundo rural e mundo urbano, representado este por cidades que abrigam atividades diretamente ligadas s atividades agrcolas circundantes e que dependem, segundo graus diversos, dessas atividades. A Cidade de Trs Lagoas possui o titulo capital mundial da celulose por ser o local onde se instalaram duas grandes empresas do ramo: a Fibria 5e a construo da maior fbrica de papel e celulose do mundo, a Eldorado Brasil. Estas cidades constituem uma rede de fluxos materiais e imateriais, articulado tanto com o local como o global. A rede urbana se configura a partir da funo e articulao da cidade, ou seja, a dinmica econmica, populacional e informacional, aliado infra-estrutura. Desta forma, algumas cidades se constituem como ns da rede, exercendo uma atrao/influncia nas cidades relativamente prximas assim uma centralidade econmica, social articulando o agronegcio no territrio sul-matogrossense.

As manifestaes em Mato Grosso do Sul e a relao campo cidade: por uma abordagem territorial

Nos anos de 1970, a empresa Chamflora, subsidiria da Internacional Paper, se instalou em Trs lagoas, iniciando o plantio de eucalipto para o corte e venda, porm no era extrada a celulose. Em 2006, uma troca de ativos entre as empresas International Paper e Votorantim Papel e Celulose/VCP fez com que o grupo Votorantim adquirisse o projeto da fbrica de celulose na cidade de Trs LagoasMS, com concluso em 2007, e que hoje se denomina FIBRIA.

Como dito anteriormente, este tema relao campo-cidade, tem motivado muitos debates entre os gegrafos, desde a segunda metade do sculo XX, quando o modo capitalista de produo na agricultura cria transformaes profundas na relao campo cidade. Neste sentido,este um dado importante a ser analisado, poiscria tambm uma nova inter-relao da luta pela terra entre campo e cidade, transformando-os em um territrio. Aqui entra a importncia do DATALUTA como fonte de pesquisa para subsidiar as anlises sobre a espacializao e a territorializao da luta pela terra. O DATALUTA um projeto do NERA (Ncleo de Estudos sobre Reforma Agrria) da UNESP de Presidente PrudenteSP, tem a participao de diversos laboratrios distribudos por vrios estados brasileiros, entre eles: Grupo de Pesquisas em Geografia Agrria e Conservao da Biodiversidade do Pantanal (GECA)- MT, Laboratrio de Geografia Agrria (LAGEA)- MG e Laboratrio de Estudos Territoriais (LABET) MS. Este conjunto de ncleos de estudos agrrios articulados pelo pas compe a rede DATALUTA, envolvendo um nmero considervel de pesquisadores nacionais e internacionais. Assim, de acordo com o BOLETIM DATALUTA de 2011, p.1:

O DATALUTA Banco de Dados da Luta pela Terra um projeto de pesquisa e extenso criado em 1998 no Ncleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrria NERA, vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Cincias e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente. A elaborao do primeiro Relatrio DATALUTA em 1999, com os dados de 1998, foi o incio desta publicao de categorias essenciais da questo agrria brasileira, superando a dificuldade de acesso aos dados sistematizados sobre ocupaes e assentamentos. Em 2004, incorporamos as categorias movimentos socioterritoriais e estrutura fundiria, com a apresentao de grficos, tabelas, quadros e mapas.

Os dados do DATALUTA so utilizados por universidades, jornais e movimentos sociais para melhor compreenso das mudanas que ocorrem na questo agrria. Os dados so atualizados mensalmente, a partir da coleta feita a partir das notcias veiculadas pelos principais jornais do estado e do pas. Hoje este

banco de dados uma rica fonte de pesquisa, permitindo o acompanhamento da dinmica da luta pela terra a partir da anlise das tipologias de ocupaes e manifestaes, pois elas revelam o processo de espacializao e territorializao da luta pela terra. Os movimentos sociais do campo lutam hoje contra o avano do agronegcio e as injustias decorrentes deste processo, envolvendo diferentes formas de atuao. A espacializao da luta envolve o processo de construo coletiva da necessidade publicizar as reivindicaes do movimento e ter reconhecimento como sujeito deste processo, como pondera (FERNANDES, 1994, p.182):

Nesse processo, a frao do territrio conquistado na espacializao da luta, como resultado do trabalho de formao e organizao do Movimento. Dessa forma, o territrio conquistado trunfo e possibilidade da sua territorializao na espacializao da luta pela terra.

A especializao da luta pela terra no se remete somente conquista do territrio, ela contnua, compondo parte do processo de resistncia, em que os camponeses se organizam e exigem a urgncia de melhorias em crditos, subsdios, assistncia tcnica, ou melhor, cobram que o Estado cumpra sua funo. Nesse sentido:

As manifestaes, nas suas mais variadas formas, so um termmetro dos conflitos em que esto envolvidos os trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, do descaso da Justia e das autoridades maiores deste Pas com aqueles que diariamente lutam para que o po esteja presente na mesa de todos. Por outro lado, elas mostram a vitalidade das populaes camponesas e suas organizaes que querem ser ouvidas e respeitadas e exigem uma nova ordem no campo, (MOTTA, 2006, p.175 APUD VALENTIM,2012, p.17).

No territrio em disputa h uma diviso territorial do trabalho e nesta diviso o poder poltico e financeiro se localiza historicamente na cidade. Logo, o modo de

produo capitalista no campo (agronegcio) gera contradies e conflitos que refletem na cidade. Na luta pela terra em MS, a categoria Manifestaes, utilizada pelo DATALUTA, apresenta uma rica e importante fonte de dados para entendermos a forma de atuao dos movimentos sociais e a relao campo cidade.Esses dados foram sistematizados em forma de mapas,quadros e grficos. No perodo de 12 anos (2000 a 2012)em que elegemos como recorte temporal para anlise foi registrado 368 manifestaes. Essas manifestaes foram divididas em diferentes formas de aes que ocorrem no campo e na cidade, fato que iremos analisar a seguir;

Quadro 1 - Manifestaes do Campo de Mato Grosso do Sul 200-2012. Tipos de Manifestaes do Campo 2000 -2012 Bloqueio de Rodovia Caminhada/Marcha Concentrao em Espao Pblico Ocupao Prdio Pblico/Privado Temtica Saque Total Organizao: Melo 2013. 169 12 79 76 28 4 368

Fonte: Banco de dados da luta pela terra DATALUTA Podemos considerar manifestaes do campo que ocorreram na cidade os itens Ocupao de prdio pblico/privado e concentrao em espao pblico que somam um total de 155 dos 368, logo se percebe a importncia poltica da cidade para os movimentos sociais do campo. O item que se destaca nas manifestaes o Bloqueio de rodovia, com 169 aes, contudo, no podemos classificar sua localizao, pois no entendemos a rodovia/estrada como um elemento da cidade, e sim uma infra-estrutura. mister ressaltar que o movimento de sair de seu local de luta para bloquear o trnsito demonstra a necessidade de revelar a toda a populao os

problemas enfrentados. Atrapalhar o fluxo de produtos, pessoas, de um sistema produtivo extremamente dinmico uma das melhores estratgias para politizar a discusso utilizada pelos movimentos. Veremos a seguir quais os principais movimentos sociais do campo que realizaram manifestaes nas cidades sul-mato-grossenses:

Figura 1- Grfico Manifestaes no campo em MS 2000 a 2011 - Principais movimentos sociais. Organizao: Melo 2013. Fonte: Banco de Dados da Luta pela Terra DATALUTA

Confirmando a fora do Movimento dos Trabalhadores sem terra, o grfico apresenta sua superioridade numrica nas manifestaes, seguido do movimento indgena. A Central nica dos Trabalhadores e a Federao dos Trabalhadores na Agricultura compem o quadro das manifestaes, destaque para a FETAGRI como movimento estadual com grande atuao. A figura 1 revela os diferentes movimentos que lutam pela terra, entre eles, o movimento indgena em busca do Tekoha, este vai alm da concepo pura de territrio e como objeto. Tekoha uma extenso do corpo indgena, [a terra], uma

relao social [...]. O corte entre cultura e natureza ainda no ocorreu: [...] a terra tem as faculdades dos humanos. como um corpo murmurante, que se alarga e se estende. Ela v, ouve, fala, sente e enfeitada. (CHAMORRO, 2008, p. 161 apud COIMBRAL, 2012, p.04). A necessidade indgena de voltar s terras de seus ancestrais e a urgncia desse retorno faz com que a maioria das manifestaes termine em conflitos. J o principal movimento que atua no estado o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, tem suas bases ideolgicas consolidadas e sua forma de atuao bem definida. Atrapalhar a lgica, a circulao, o trnsito principalmente na cidade o principal objetivo para que o problema se torne pblico. Podemos observar o sucesso das manifestaes na manchete do dia 2 de maio de 2012 do jornal O Progresso de Dourados;

Figura 2 Manchete Jornal o Progresso ntida, a estratgia de fazer-se conhecido, nesse sentido a cidade o lcus das manifestaes por abrigar instituies representativas do poder de vrios segmentos (Bancos, Prefeitura, INCRA entre outros) como veremos na figura 2 com a data de 24/05/20126.

Fonte: http://flip.siteseguro.ws/pub/correiodoestado//index.jsp?edicao=2049 . Data: 24/05/2012, Jornal Correio do Estado Pgina 14.

Figura 2 Manchete jornal Correio do Estado O INCRA foi o rgo pblico em que mais ocorreram manifestaes, pelo fato de ser a instituio responsvel pela reforma agrria, ou seja, a instituio que representa a reforma agrria a mais visada pelos movimentos, so 41 atividades realizadas no prdio. A seguir a figura 3 mostra as manifestaes de 2000 a 2011 em Mato Grosso do Sul por municpio a partir de dados do DATALUTA sistematizados;

Figura 3 Nmero de Manifestaes por municpio de 2000 a 2011 Organizao: Melo 2013. Fonte: Banco de Dados da Luta pela Terra DATALUTA, 2011.

Campo Grande-MS o principal n da rede de Mato Grosso do Sul, sua centralidade em servios, educao, sade e poltico atra a populao do estado. Desta forma os movimentos sociais se articulam nessa rede e suas manifestaes decorrem da centralidade das cidades, seguindo a diviso territorial do trabalho. Percebemos que as duas cidades que possuem maiores nmeros de manifestaes, so as que centralizam o poder poltico e que, abrigam os principais meios de comunicao do estado, fator primordial na luta. A localizao do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria em Campo Grande, responde quantidade de manifestaes, fazendo um contraponto a figura 4 apresenta a distribuio dos assentamentos por municpio no estado de Mato Grosso do Sul;

Figura 4 Nmero de Assentamentos por municpio de 1984 a 2013 Organizao: Melo 2013. Fonte: Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria Superintendncia Regional de Mato Grosso do Sul, 2013

Analisando a figura 4, Campo Grande e Dourados apresentam 3 e 2 assentamentos respectivamente, nmeros inexpressivos que revelam uma

contradio quando comparados com as 73 manifestaes na capital e 55 em Dourados. A comparao entre as figuras 3 e 4 mostra a disparidade entre o local dos assentamentos e as manifestaes, ressaltando mais uma vez a importncia poltica das cidades e sua influncia regional tanto na econmica quanto na luta pela terra. Consideraes finais Com base em toda discusso discorrida conclumos que as manifestaes do campo assim como o agronegcio ocorrem no campo e na cidade. Assim, o campo e cidade no podem ser entendidos se forem estudados de maneira dissociada e que, o capitalismo promove essa soldagem. Contudo, essa soldagem no elimina as diferenas entre cidade e campo, mas,ao contrrio, as provoca. (ALETEJANO, 2003). O espao rural e o espao urbano sero concebidos como partes constitutivas de uma totalidade que se forma na diversidade. O que se far com base no conceito de diviso social do trabalho, considerando-se a influncia da lei do desenvolvimento desigual e combinado. (MARQUES, 2002, p.105)

Nossa concepo de que a cidade e o campo constituem um territrio e que este se conecta com outros territrios por meio das relaes de diferentes sujeitos, sejam econmicos ou sociais (LEMOS 2008) Nessa rede de articulao do capitalismo entre as cidades de Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Dourados, exercem uma centralidade, destarte, a populao das cidades vizinhas migram em busca de servios como; bancos, escolas, hospitais e emprego entre outros. Os movimentos sociais que lutam pela terra como discutimos nesse artigo se articulam nessa rede, assim:

[...] a rede faz e desfaz as prises do espao, tornado territrio: tanto libera quanto aprisiona. o porqu de ela ser o instrumento por excelncia do poder (RAFFESTIN, 1980, p.204 apud LEMOS, 2008, p.80). Dessa forma, a rede elemento fundamental do territrio e na discusso da luta pela terra em que as manifestaes em Mato Grosso do Sul ocorrem, principalmente nas cidades de Campo Grande e Dourados. As manifestaes tm como objetivo fazer-se conhecido a luta e suas causas, explicando a forma que elas ocorrem e o local, assim quando as manifestaes causam transtornos cidade esto cumprindo seu objetivo de espacializar e territorializar a luta pela terra.

Referncias Bibliogrficas

ALENTEJANO, Paulo Roberto R. As relaes campo-cidade no Brasil do sculo XXI. Terra Livre, So Paulo, v. 2, n. 21, p. 11-23, jul./dez. 2003; RUA, Joo. Urbanidades no rural: o devir de novas territorialidades. Campo-Territrio: Revista de Geografia Agrria, Uberlndia, v. 1, n. 1, p. 82-106, fev. 2006. _______. A resignificao do rural e as relaes cidade-campo: uma contribuio geogrfica. Revista da ANPEGE, Fortaleza, n. 2, p. 45-66, 2005. ALMEIDA, Rosemeire. A. Identidade, Distino e Territorializao: o processo de recriao camponesa no Mato Grosso do Sul. Presidente Prudente. 2003. Tese de Doutorado em Geografia. Unesp. _______.(Org.). A Questo Agrria em Mato Grosso do Sul: uma viso multidisciplinar. Campo Grande: Ed. UFMS, 2008. _______.A territorializao do agronegcio do eucalipto na Regio Leste de Mato Grosso do Sul e o cerco Reforma Agrria. Texto apresentado no XVI Encontro Nacional de Geografia/ENG, em Porto Alegre 25 a 31/07/2010. (Impresso). ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de, KUDLAVICZ, Mieceslau, SILVA, Tnia Paula da. Agropecuria e transformaes territoriais em mato grosso e mato grosso do sul na ltima dcada: estudo comparativo dos dados censitrios. In: ARAJO, Ana C. de, ARRUDA, Zuleika A. Onde est o agro deste negcio? Transformaes socioespaciais em Mato Grosso decorrentes do agronegcio. Tese (doutorado), UNICAMP, 2007. 257 p. BATISTA, Luiz Carlos, VARGAS, Iclia Albuquerque (Orgs.).Dinmicas do Rural Contemporneo. Campo Grande: Editora da UFMS, 2012. (PRELO). BALDUNO, Dom Toms. Territrio de Vida, de luta e de construo da Justia Social. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org.). O Campo no Sculo XXI. So Paulo: Editora Casa Amarela e Editora Paz e Terra, 2004. CORRA, Roberto Lobato. A Rede Urbana. So Paulo, tica, 1989. _______.Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996. DATALUTA, Banco de dados da luta pela terra. Apresentao. Disponvel em:http://www.lagea.ig.ufu.br/rededataluta/apresentacao_dataluta_2011.pdf Acesso em 01/11/2012.

DATALUTA, Banco de dados da luta pela terra. Relatrio DATALUTA Brasil 2011, Disponvel em:http://docs.fct.unesp.br/nera/projetos/dataluta_brasil_2011.pdfAcesso em 25/10/2012. COIMBRA, Elias, Apontamentos de um debate conceitual: territrio ou Tekoh. Disponvel em: http://www.historia.uff.br/estadoepoder/7snep/docs/080.pdf Acesso em 26/06/2013 FABRINI, Joo E. A posse e concentrao de terra no sul de mato grosso do sul. In: ALMEIDA, Rosemeire A. (Org.). A questo agrria em Mato Grosso do Sul: uma viso multidiciplinar. Campo Grande: UFMS, 2008. p.53-79. ___________. As manifestaes coletivas e comunitrias como componentes da resistncia camponesa.(Anais) X Encontro de Gegrafos da Amrica Latina Universidade de So Paulo, 20 a 26 de maro de 2005 FERNANDES, Bernardo Manano. MST: Espacializao e territorializao da luta pela terra: Movimento dos trabalhadores rurais sem terra - formao e territorializao em So Paulo. Dissertao (mestrado), FFLCH, USP, 1994. 207 p. _______. Contribuio ao estudo do campesinato brasileiro: Formao e territorializao do movimento dos Trabalhadores rurais sem terra - MST (1979 1999). Tese (doutorado), FFLCH, USP, 1999. 316 p. FREDERICO, Samuel, As cidades do agronegcio na fronteira agrcola moderna brasileira. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n.33, v.1, p.5-23, jan./jul.2011. SIQUEIRA, Sandra M. M. O Papel dos Movimentos Sociais na Construo de outra Sociabilidade. Disponvel em

www.anped.org.br/reunioes/25/exedentes25/sandramariamarinhosiqueirat03.pdf Acesso em 10/08/2007. KUDLAVICZ, Mieceslau. Dinmica agrria e a territorializao do complexo

celulose/papel na microrregio de Trs Lagoas. 2010. 177 f. Dissertao (Mestre em Geografia). Programa de Ps Graduao- Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trs Lagoas. 2010. LEMOS, Linovaldo, M.O global e o local numa lgica reticular. In: Revista de economia heterodoxa n 9, ano VII 2008. MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espao rural em questo. Terra Livre. So Paulo, Ano 18, n. 19, jul./dez. 2002.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. Barbrie e Modernidade: as transformaes no campo e o agronegcio no Brasil.Terra Livre, So Paulo, n 21, 113-156, jul./dez. 2003.

S-ar putea să vă placă și