Sunteți pe pagina 1din 4

A verdadeira medida da liderana a influncia nada mais, nada menos.

s. Sob esta viso, aprenderemos como surge um verdadeiro lder e como ns mesmos podemos usar est ferramenta to poderosa para o nosso prprio aperfeioamento como futuros lderes por influncia e no por posio hierrquica. Podemos tomar um exemplo de liderana por influncia, um cone mundial como a princesa Diana, embora ela tivesse um ttulo de autoridade (princesa), no foi ele que a fez uma lder de sucesso. Aps sua separao ela perdeu o ttulo de autoridade, mas no seu impacto sobre as pessoas, pelo contrrio, sua influncia aumentou; um fato interessante que pode mostrar esse grau elevado de influncia, foi o seu funeral, ele foi traduzido para quarenta e quatro lnguas e a estimativa de audincia na transmisso pela televiso e pela rdio BBC chegou casa de 2,5 bilhes de pessoas, nmero duas vezes maior que o de pessoas que assistiu ao seu casamento. Por isso a melhor palavra para defini-la lder, basicamente fazia as coisas acontecer porque tinha influncia e liderana influncia nada mais, nada menos. CINCO MITOS SOBRE LIDERANA Existem muitos mitos e conceitos errados que as pessoas aceitam com relao a lderes e liderana. Seguem cinco deles mais comuns: 1. O mito da administrao So aqueles que pensam que liderar e administrar so coisas iguais, mas esquecem que administrar concentra-se em manter sistemas e processos, enquanto a liderana tem a ver com influenciar pessoas para que sigam o lder. 2. O mito do empresrio Nem todos os empresrios so lderes, temos um exemplo de um empresrio chamado Ron Popeil conhecido como o vendedor do sculo, ele sem dvida uma pessoa empreendedora, contudo no isso que o faz um lder; ele pode persuadir pessoas por um instante, mas no influenciar a longo prazo. 3. O mito do conhecimento Muitos acreditam que aqueles que possuem conhecimento e inteligncia so naturalmente lderes. Mas visite qualquer grande universidade e vai encontrar ilustres cientistas, filsofos entre outros, cuja capacidade de pensar elevadssima, mas a de liderar muito pequena. O QI elevado no equivale, necessariamente liderana. 4. O mito do pioneiro

Outro erro pensar que qualquer pessoa que est frente da multido, um lder. Para ser lder preciso no apenas estar frente de um grupo, mas tambm fazer com que as pessoas a sigam por livre e espontnea vontade e ajam de acordo com a sua viso. 5. O mito da posio Muitos pensam que de acordo com sua posio na organizao, faz dele um lder verdadeiro; um exemplo que derruba este mito, o citado na introduo sobre a princesa Diana, mesmo perdendo o ttulo, no perdeu a essncia da liderana. CINCO NVEIS PARA A UMA VERDADEIRA LIDERANA Podemos aumentar nossa influncia e poder de liderana compreendermos os seguintes nveis de liderana. se

1 nvel: Posio as pessoas seguem voc porque tm de faz-lo Esse o nvel bsico de acesso liderana, a nica influncia que voc tem a que vem com um ttulo. Esta pessoa pode ter autoridade, mas a verdadeira liderana mais do que um treinamento tcnico, a verdadeira liderana ser a pessoa que os outros seguiro com prazer e confiana; um verdadeiro lder sabe a diferena entre ser um chefe e um lder. Esse nvel muitas vezes obtido por designao, enquanto todos os outros so conquistados. Estes lderes tm dificuldade de trabalhar com voluntrios, porque no podem exercer presso monetria sobre eles, eles s faro aquilo que solicitado e no ajudaro a esse lder; por isso saia rpido deste nvel, trabalhando em conjunto apresentando idias criativas para mudanas e melhorias. Se as pessoas seguem um lder apenas porque ele o chefe ou lder do grupo, ento ele um lder posicional. As pessoas o seguem porque tm (ou acham que tm) de segui-lo. A melhor maneira de avaliar se voc um lder posicional pedir as pessoas que o sigam alm das fronteiras de sua autoridade estabelecida. Se elas no o seguem, ento voc est no nvel (1) um. 2 nvel: Permisso as pessoas seguem voc porque o que elas desejam. Fred Smith diz: liderar fazer as pessoas trabalharem por voc quando no so obrigadas. Isso s acontece quando se est no segundo nvel. Nesse nvel o lder concentra sua energia e ateno nas necessidades e desejos daqueles que o seguem. Pessoas que no conseguem construir relacionamentos fortes e duradouros descobriro que so incapazes de manter uma liderana forte e longa. Permanecer muito tempo neste nvel, far com que as pessoas altamente motivadas fiquem inquietas. Este nvel de liderana est baseado nos relacionamentos entre o lder e seus subordinados. medida que os seguidores confiam e gostam do seu lder, eles comeam a segui-lo porque querem faz-lo.

Este foi o caso de Dbora. Ela se tornou juza pelo fato de o povo a respeitar. A partir do relato das escrituras que diz que as pessoas vinham a ela, sabemos que ela tinha permisso de influenci-los. Quando voc recebe permisso do povo para ser seu lder, todo o processo de liderana torna-se agradvel a todo mundo. Mas os relacionamentos positivos sozinhos no so fortes o suficiente para criar uma liderana duradoura. Para comear a colher os frutos da liderana positiva voc precisa ir para o prximo nvel. 3 nvel: Produo as pessoas seguem voc em razo daquilo que fez pela organizao. Neste nvel coisas boas comeam a acontecer, moral alto, metas sendo alcanadas, problemas resolvidos com pouco esforo; no segundo nvel as pessoas se renem para estarem juntas, no terceiro elas se juntam para realizarem algo com este lder; mas lembre-se que faltam ainda dois nveis de influncia! No nvel da produo, a influncia sedimentada e o respeito aumenta por causa daquilo que o lder atuante e os subordinados alcanam juntos. As pessoas comeam a seguir por causa daquilo que o lder fez pela equipe ou pela organizao. O sucesso de Dbora como juza foi benefcio para todas as pessoas. 4 nvel: Desenvolvimento do pessoal as pessoas seguem voc em razo daquilo que fez por elas. Um lder grande no pelo poder que tem, mas por sua habilidade de capacitar outros. Sucesso sem sucessor fracasso. A lealdade ao lder chega ao ponto mximo quando aquele que o segue cresceu mentalmente por meio do aconselhamento do lder. O maior chamado que um lder pode ter o de ajudar as pessoas a se desenvolverem de modo que alcancem seu potencial. Os melhores lderes ajudam outros lderes a alcanar seu potencial. Foi isso o que Dbora fez. Ela ajudou baraque a alcanar o propsito que deus estabelecera para ele. Por ter feito isso, os comandantes de Maquir (jz 5:14) e os prncipes de Isacar; (Jz 5:15) tiveram sucesso, milhares de homens se tornaram instrumentos nas mos de Deus e centenas de milhares de pessoas colheram o fruto de sua liderana. Um lder que chega ao nvel de desenvolvimento de pessoas muda seu foco, saindo da preocupao de inspirar e conduzir seguidores para o desenvolvimento e liderana de outros lderes. Ao se tornar um desenvolvedor de pessoas, seu maior esforo d-se na direo de reproduzir sua liderana em outras pessoas e ajud-las a alcanar seu potencial. O tempo que voc gasta com as pessoas um investimento. Como resultado, elas o respeitam no apenas por aquilo que voc fez ao time, mas tambm pelo que fez a elas em nvel pessoal.

5 nvel: Personalidade ou Respeitabilidade as pessoas seguem voc em razo de quem e do que representa. A grande maioria ainda no atingiu este nvel, estas caractersticas seguem este nvel; seus seguidores so leais e fazem sacrifcios; voc passou muito tempo treinando e formando lderes; voc se tornou um conselheiro procurado por outros; sua maior alegria ver outros crescendo; voc transcende a organizao. o nvel em que o respeito alcana seu ponto mximo. Um lder que passa sua vida desenvolvendo pessoas e organizaes causam tamanho impacto por um longo perodo de tempo que as pessoas o seguem por causa do que ele do que ele representa. Ele o melhor dos melhores. O fato de Dbora ter sido chamada de me em Israel indica que ela atingiu o nvel de respeitabilidade. muito difcil atingir o nvel (5) cinco. Se voc o alcanar, ser pela graa de Deus e no tempo dele. O melhor que podemos fazer trabalhar para alcanar os quatro primeiros nveis com o maior nmeros de pessoas que podermos, tendo o propsito de adicionar valor s vidas delas. Lembre-se devemos zelar pelo povo de Deus, e voc que almeja liderana na igreja, busque-a com qualidade e dedicao, nenhum lder que comece a subir estes nveis, deve deixar os anteriores e quanto mais alto for, maior ser o compromisso. Ento busquemos nos aperfeioar na obra de Deus para que ele possa ser glorificado na nossa liderana. Compilado Por: Robson Maurcio de oliveira e outros; fonte segredos da liderana de John C. Maxwell e "Cinco nveis de liderana.

S-ar putea să vă placă și