Sunteți pe pagina 1din 8

Friedrich Engels - A situao da Classe Trabalhadora na Inglaterra

Resenha apresentada no GLEM - Grupo Livre de Estudos Marxistas Revolucionrios Antonio Augusto Quiozini1

Os Movimentos Operrios
Engels no comeo deste captulo j assinala - baseado nos levantamentos e discusses feitas anteriormente - que:
Os operrios devem, portanto, procurar sair dessa situao que os embrutece, criar para si uma existncia melhor e mais humana e, para isso, devem lutar contra os interesses da burguesia enquanto tal, que consistem precisamente na explorao dos operrios (...) nas circunstncias atuais, o operrio s pode salvar sua condio humana pelo dio e pela rebelio contra a burguesia. (ENGELS, 2008, p.247).

O proletariado a muito j havia esclarecido quem era seu inimigo. A quem devia todas as condicoes miserveis retratadas por Engels nos capitulos anteriores. Engels porm distingue as diferentes fases do desenvolvimento da luta dos proletarios ingleses contra sua burguesia e levanta que as diferentes etapas de revolta dos operrios seguiu de perto o desenvolvimento da industria. (Ibidem, p.248) A primeira etapa seria caracterizada pelo crime. Mergulhados na podrido de uma sociedade assassina, no compreendiam a ociosidade dos ricos que tudo tinham, enquanto eles que tudo criavam morriam de fome. O roubo foi umas das primeiras medidas de contestaco. Aqueles que o praticavam porm deixaram claro aos olhos dos outros e deles prprios o quanto era estril a sada individual e isolada quando todo o poder da sociedade se abatia sobre o indivduo, esmagava-o com sua enorme potncia (Ibidem, p.248) no caso, o Estado e seu aparelho repressivo representado pela polcia. A segunda etapa seria j classificada por Engels enquanto uma sada de classe2, quando os operrios reunidos se rebelaram coletivamente contra a introduo das mquinas no processo produtivo, destrudindo-as em revoltas que aconteceram em varios pases da Europa, tendo na Inglaterra o seu foco mais emblemtico com o movimento ludista e na Silsia com a revolta dos teceles de tear manual em 1844. Tal forma de
1 2

Graduando em Cincias Sociais pela FFC da UNESP/Marlia. Engels no coloca em vo o conceito de classe em itlico nessa passagem. Aqui tenta denotar a classe que comea a ter conscincia da sua posio na sociedade e no simplesmente o conceito para delimitar sua posio em relao aos meios de produo.

oposico porm tinhas seus limites por ser isolada, limitada a determinadas localidades e dirigia-se contra um nico aspecto da situacao atual. (Ibidem, p.249) A terceira forma levantada por Engels foi facilitada pela legalizao na Inglaterra de associaes operrias em 1824, que antes eram organizadas secretamente e no tinham tido muito xito. As trade-unions se constituiram enquanto organizaes que se colocavam na tarefa de defender os interesses dos operrios frente a burguesia, regulando salrios, condices de trabalho e negociando coletivamente. Engels retrata o importante papel dessas organizaces no processo de alimentar o dio e a revolta dos operrios contra a classe proprietria estimulando greves e tentando de certa forma suprimir a conconrrncia entre os operrios, que onde a burguesia apia seu poder; contribuem portanto organizando o proletariado como classe e no como individuos dispersos na sociedade civil. As greves principalmente so consideradas por Engels como escolas de guerra da classe trabalhadora onde as diferentes categorias se pem luta. As associaces porm so impotentes diantes das causa mais importantes que condicionam o mercado de trabalho, por exemplo, a lei da oferta e da procura:
(...) durante uma crise comercial, a prpria associao deve reduzir o salrio que exige ou desagregar-se; e, no caso de um crescimento importante da demanda de trabalho, no pode fixar um salrio mais alto que aquele determinado pela concorrncia entre os capitalistas. (ENGELS, 2008, p.251).

A quarta etapa do movimento operrio em sua contestao contra a burguesia o cartismo. O movimento cartista nasceu do partido democratico que surge como partido do proletariado ainda no sculo XVIII. Em 1838 elaborada a Carta do Povo onde so colocados seis pontos que em sntese levantavam a necessidade de uma maior participao dos trabalhadores na Cmara Baixa. Engels completa a caracterizao do cartismo dizendo que Mesmo sendo, desde seu inicio, um movimento essencialmente operrio, o cartismo ainda no se distinguia nitididamente da pequena burguesia radical. (Ibidem, p.263). A distino futura entre o cartismo e a pequena burguesia radical se deu em torno da querela sobre as Leis dos Cereais, que a burguesia tentava revogar de qualquer maneira buscando apoio no proletariado. A revogao da lei porm no ia de encontro com os interesses do proletariado na medida em que, em ultima instancia s iria rebaixar suas condies de vida. A sublevao de junho de 1842 resultou na separao definitiva entre proletariado e burguesia radical, quando a burguesia percebendo que a

revolta operria estava ficando fora de controle serrou os dentes ao lado do governo e reprimiu os cartistas. O cartismo desde estes acontecimentos se torna um movimento puramente operrio. Engels levanta ainda um ultimo ponto: o socialismo ingls. Na Inglaterra o socialismo era ainda muito pouco desenvolvido, o que refletia de certa forma nas suas propostas idlicas, assentadas de sobremaneira nas teorias de Robert Owen:
Os socialistas so muito gentis e pacficos; na medida em que s admitem como caminho para as mudancas a persuaso da opniao publica, acabam por recochecer as condicoes existentes, mesmo deploraveis, como justificadas (...) S admitem o desenvolvimento psicolgico, o desenvolvimento do homem abstrato, desligado de qualquer vinculo com o passado. (Ibidem, p.270).

Isto , os socialistas ingleses se colocavam enquanto acima do conflito entre as classes, trazendo uma nova moral desligada das condies existentes at ento 3. Engels relata que na Inglatera j se tinha muitos dirigentes cartistas que eram socialistas (porm j no owenistas) e que poderia se dizer que no movimento operrio naquele momento j se encontrava uma diviso entre os socialistas e os cartistas. Os segundos atrasados tericamente mas autnticos proletrios e os primeiros com horizonte terico mais complexo mas provindos da burguesia. Engels termina o captulo observando que os operrios fabris, em particular aqueles dos distritos onde se processa algodo, constituem o ncleo do movimento operrio (Ibidem, p.273) onde o cartistas e socialistas esto mais concentrados, mas que em geral todos os operrios da industria esto hoje ganhos para uma ou outra forma de resistncia ao capital e a burguesia. (Ibidem, p.273).

O Proletariado Mineiro
Engels comea este captulo ressaltando a importncia da minerao na Inglaterra enquanto fonte de matria prima para a colossal indtria nacional. Comea descrever primeiramente as condies de vida nas minas de cobre, estanho, zinco e chumbo. Engels se baseia em grande parte da sua arguico pelo Chidrens Employment
3

Vale lembrar o que Marx escreveria em sua terceira tese sobre Feuerbach ainda em 1845: A doutrina materialista sobre a modificao das circunstncias e da educao esquece que as circunstncias so modificadas pelos homens e que o prprio educador tem de ser educado. Ela tem, por isso, de dividir a sociedade em duas partes a primeira das quais est colocada acima da sociedade. A coincidncia entre a alterao das circunstncias e a atividade ou automodificao humanas s pode ser apreendida e racionalmente entendida como prtica revolucionria.

Report. A situao nessas minas so consideradas tolerveis em relao as outras reas de explorao. A degradaco fsica porm extenuante: donas pulmonares, deterioramento sseo, envelhecimento e morte precoces (40 a 50 anos em mdia). Nas galerias trabalham somente homens e crianas acima de 12 anos, estas e as mulheres trabalham na superficies triturando e selecionando o minrio. retrado ainda os albegues e dormitrios onde vivem esses operrios, semelhantes aos que foram retratados nos capitulos anteriores e taxados por ele de verdadeiros navios negreiros de britnicos livres. A situao das minas de ferro e carvo no diferem muito. A frequncia do trabalho infantil maior. O salrio dos mineiros considerado elevado comparados com os dos jornaleiros agrcolas e de algumas minas na Esccia e na Irlanda. O exaurimento fsico o mais elevado possvel. As enfermidades so tambm de grande monta. Fica claro vrios momentos aqui a mesquinhes da classe proprietria ao no investir na segurana nas minas: um fraco sistema de ventilao favorece um maior acmulo de poeira carbonfera e de gs metano que causam uma maior deterioramente das vias areas dos operrios e ainda exploses que matam centenas. Outro fator muito importante no proletariado mineiro a sua irreligiosidade: o trabalho descreve Engels incumbe-se de, por si s, destruir sua moralidade. (Ibidem, p.283). Engels continua sua descrio detalhando como a burguesia no contente em corroborar cada dia mais em delibitar a saude do trabalhador, o continua explorando por outras vias: pagamento em espcie de maneira hegemnica, moradias dos patres (cottage system), fraudes nas balanas de carvo e o sistema de multas em dinheiro nas minas, com o capataz com poderes absolutos para aplica-las. O despotismo dos proprietrios vem decrescendo graas ao contato com os trabalhadores fabris que encontram-se em estgio organizativo superior, fazendo das greves e das associaes saidas j presentes na luta dos mineiros. relatado ainda no texto a greve de cinco meses dos mineiros que mesmo saindo derrotada pelas investidas dos reis do carvo e do aparelho repressivo do Estado, trouxe varios avanos organizativos no proletariado mineiro, como a adeso em massa nas Unions e no movimento cartista.

O Proletariado Agrcola
No comeo do captulo Engels busca de maneira breve resgatar no passado recente as causas de formao do proletariado agrcola, afirmando que esse fruto da dissoluo do pequeno campons que se viu esmagado pela concorrncia esmagodora das grandes exportaes agrcolas. Ressalta porm que:
Durante um certo perodo, essa situacao, embora assinala-se uma piora em relacao a anterior, foi suportavel. A expanso da industria contrabalancava o crescimento da populacao, at que, por fim, o progresso industrial entrou num ritmo menor e os continuos aperfeicoamentos do maquinismo impuseram industria a impossibilidade de absorver todo excendente populacional das regioes agricolas. (Ibidem, p.293).

As mudanas nas relaes agrcolas foi grande. Diferentemente que nos perdos anteriores os jornaleiros eram agora a imensa maioria dos trabalhadores agrcolas. O sistema industrial se imps no campo com a quebra das relaes patriarcais, a introduo das mquinas, a utilizao do trabalho de mulheres e crianas e uma sobrepopulao. Como vivem dispersos, as possibilidades de se organizarem ficam reduzidas o que facilita a super-exploraco dos proprietrios. O estgio do furto e da sada individual de contestao com a burguesia ainda predominante nessa camada da populao. A expresso que naquele momento que poderia se entender como a mais organizada era o ludismo agrcola, isto , o incndio das plantaces, granjas e estabulos dos proprietrios. Engels a partir das condies retratadas deduz que a partir da supresso da Leis dos Cereais a livre concorrncia levar os arrendatrios a se tornarem liberais e consequentemente, os jornaleiros cartistas e socialistas. Termina-se o captulo falando da situao do proletariado agrcola e dos camponeses na Irlanda, onde a situao ainda mais precria com uma imensa camada destes dependendo do socorro pblico para sobreviver.

A Atitude da Burguesia em Face do Proletariado


Vimos em resumo at que aqui que os proprietrios s conhecem a lgica do lucro; os trabalhadores se tornam um simples objeto, uma mercadoria que tem que produzir a maior quantidade de lucro possvel. Engels tenta esclarecer agora a atitude da classe dominante enquanto partido e como poder de Estado. A parcialidade deste ltimo

j se evidencia nos tribunais de paz, onde o tratamento aos proprietarios e trabalhadores so bem diferenciados. O eixo porm de todo ataque da burguesia contra os proletrios gira em torno da teoria malthusiana da populao, que inspirava ento a nova lei dos pobres. A teoria e a lei em suas linhas gerais declara que a grande massa dos pobres das cidades e do campo so excedentes da populacao e que no devem ter suas existencias incentivadas, isto : os pobres devem morrer a mingua, pois isso uma lei de todas as sociedades. A produo nunca acompanharia o crescimento da populao. Teramos ento que deixar esses individuos desaparecerem para podermos estabilizar novamente a relao produo/populao. A antiga lei dos pobres seria um incentivo a vagabundagem e a mendicancia. Engels declara porm que o movimento operrio sabia muito bem que quem tinha que desaparecer da face da terra eram os burgueses, parasitas sociais que nada produziam. Detalha ainda a situao das workhouses onde o descaso a fome e a morte eram presentes e serviam para acentuar o descontentamento da classe operria contra os proprietrios. No final Engels sintetiza que a situaco atual s pode ser superada por uma revoluco de uma intensidade tal que 1793 no pode prefigurar nem sequer palidademente, fruto das crises e da concorrncia estrangeira aos mercados ingleses.

Anexo Prefcio Edio Alem de 1892


Engels tenta neste prefcio fazer um balanco crtico da situao que se conformou na Inglaterra ps-1845. Comea ressaltando que houveram mudanas na relao entre o industrial e o operrio. O final da crise de 1847 marcou um perodo de expanso do capitalismo, com os novos mercados na India e na China e sobretudo a Amrica tornando-se um dos plos hegemnicos do capitalismo mundial. Consolidouse aquilo que estava em potncia no meio do sculo: o mercado mundial. O volume de negcios cada vez maior, proporcionando um lucro correspondente permitiu aos capitalistas adequar a grande indstia em sua aparencia conforme s exigencias morais. As tticas de explorao mais direta e exarcebada foram suprimidas. As greves de massa que ocorreram por toda dcada de 40 foram um bom aviso aos proprietrios que tiveram que se curvar tambm perante as trade-unions. Engels explica que:

Todas essas concesses justia e filantropia, na realidade, nada mais eram que um meio de acelerar a concentrao do capital em poucas mos e esmagar os concorrentes mais dbeis, que no podiam subsistir sem aqueles ganhos suplementares.(Ibidem, p.348).

As melhoras portanto estariam ligadas diretamente a uma estratgia concorrencial derivada do processo de acumulao e concentrao de capitais junto claro uma presso da classe trabalhadora que se organizou de forma conscisa nesses perodos. O fim das extores acessrias traria tambm
(...) de modo cada vez mais claro, o fato essencial de que a causa da misria da classe operria deve ser procurada no nos pequenos abusos, mas no sistema capitalista em sim mesmo . (Ibidem, p.348).

As cidades tambm passaram por um processo de higienizao e de melhor organizao, graas as epidemias constantes de clera, tifo e varola que ameaavam os abenoados lares da classe burguesa. As habitaes operrias porm no tiveram nenhuma melhora substancial. Engels discorre tambm sobre suas concepes tericas gerais que em muito haviam se modificado at aquele momento, mas no se prope a corrigir esse ou aquele equvoco. Sobre as previses feitas ressalta que muitas delas no se concretizaram mais muitas importantes se tornaram realidade viva como a situao crtica da indstria inglesa dada pela concorrncia com a americana. Sobre o cartismo pontua que, perdendo fora perante os xitos dos capitalistas teve que servir de apndice para o Partido Liberal. Da classe operria em geral, s em dois setores tivemos melhoras permanentes: os operrios fabris barganhados principalmente pela estabilizao da jornada de trabalho e os operrios dos grandes sindicatos (trade-unions) que constituam a aristocracia na classe operria. No restante dos trabalhadores as melhoras foram diminutas e em certa medida encontrava-se em um estado pior. Engels termina o prefcio lembrando que por mais que o capitalismo pode encontrar uma sobrevida em seus periodos de grande lucros, os limites de expanso do mercado so como o tendo de aquiles da produo capitalista que coloca periodicamente toda a economia em crise e abre as brechas para que a revoluo proletria afogue na histria a classe proprietria e seu projeto mesquinho de civilizao.

Bibliografia
ENGELS, F. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo, 2008. MARX, K : ENGELS, F. A ideologia Alem. So Paulo: Boitempo, 2007. VZQUEZ, A. S. Filosofia da prxis. So Paulo: Expresso Popular, 2007.

S-ar putea să vă placă și