Sunteți pe pagina 1din 9

Motor 6 Pontas

O motor de seis terminais ou popularmente conhecido como motor 6 pontas eltrico um motor trifsico de corrente alternada esta mquina eltrica mais popular na aplicao industrial sem sombra de dvidas um excelente conversor de energia eltrica em mecnica. Seu surgimento se deu nas mo de Nicola Tesla e o avano tecnolgico nos permite possuir hoje motores eltricos para todas as aplicaes e seguimentos industriais (conhea o motor Wmagnet neste artigo publicado aqui na Sala da Eltrica, Clique Aqui). Partindo da premissa que voc conhece o motor eltrico trifsico de induo trataremos neste artigo sobre os tipos de fechamentos dos enrolamentos de motores eltricos trifsicos com seis terminais (motor 6 pontas). Lembre-se que o motor fornece a opo de seis terminais para permitir a alimentao atravs de dois nveis distintos, por exemplo 220V e 380V. Temos portanto dois tipos de fechamentos para este tipo de motores, so eles:

1. Fechamento em tringulo 2. Fechamento em estrela

Artigos Relacionados a este:


Motor Eltrico Trifsico Motor de 12 Pontas Comandos Eltricos

Fechamento em Tringulo (Motor 6 Pontas)


Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligao . O fechamento em tringulo proporciona o fechamento na menor tenso suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em tringulo ser para a tenso de 220V. Ser possvel entender na ilustrao abaixo como realizar o fechamento em tringulo do motor eltrico trifsico, observe que os terminais 1-6, 2-4 e 3-5 so interligados entre s e estas pontas so interligadas com a rede de alimentao trifsica.

Fechamento em Estrela (Motor 6 Pontas)


Bom, como vimos, a maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos lig-lo ao maior nvel de tenso disponvel devemos fecha-lo em estrela. Este fechamento basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se d com a a realizao do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentao trifsica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustrao deste fechamento.

Conhea o Motor de 12 Pontas e seus fechamentos


Agora que j conhece o fechamento do motor 6 pontas vamos dar um passo a frente, conhea tambm o fechamento de motores eltricos de 12 pontas, Clique a aqui para ir ao artigo

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/comandos-eletricos/fechamento-motor-6pontas/#ixzz2VpqRpMNN Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

Motor 12 Pontas

Trataremos neste artigo do motor 12 pontas, mas antes: Voc deve saber que existem diversas maneiras de interligar um motor a rede eltrica, certo? O motor eltrico trifsico de seis terminais (Aconselho que leia o artigo motor de seis terminais para entender | Clique Aqui) possibilita que realizemos a alimentao atravs de, no mximo dois nveis de tenso. Neste artigo abordaremos o motor de doze terminais (motor 12 pontas) que permite que sua alimentao seja realizada com at quatro nveis de tenso. Isso tudo depende claro da maneira com a qual iremos realizar a interligao de seus terminais na caixa de ligao, ou seja, depende da forma como ser realizado seu fechamento das bobinas, sendo assim tentaremos entender ao longo desta matria quais os nveis de tenso, quais os fechamentos existentes e como construir estes fechamentos. Dentre os tipos de motores eltricos disponveis no mercado o motor 12 pontas se destaca pela sua aplicabilidade. Este tipo de motor disponibiliza doze terminais de interligao que faz com que possamos aliment-lo com at quatro nveis diferentes de tenso eltrica comercialmente distribudas pelas concessionrias de energia, por exemplo:

200V 380V 440V 760V

Artigos Relacionados a este:


Motor Eltrico Trifsico Motor de 6 Pontas Comandos Eltricos

Tipos de Fechamentos motor 12 pontas


Estes doze terminais de interligao referem-se a seis conjuntos de bobinas que constituem o motor eltrico e importante observar que independente do fechamento que o motor receba, cada uma das bobinas receber sempre 220V e por isso no acontecer a queima do motor em funo do acrssimo da tenso eltrica de alimentao. Para cada nvel de tenso requerido teremos uma forma de realizar o fechamento de suas bobinas. So basicamente quatro tipos de fechamento a considerar, so eles:

Duplo Tringulo (220V) Duplo Estrela (380V) Tringulo (440V) Estrela (760V)

Fechamento Duplo Tringulo

Este tipo de fechamento far com que seja possvel a conexo motor na menor tenso suportada por ele, em nosso exemplo 220V. Partindo do pressuposto que independente da tenso de alimentao, o motor 12 pontas sempre receber em seus enrolamentos o mesmo nvel de tenso e que em nosso exemplo, cada bobina permanecer com 220V, temos abaixo o esquema eltrico de um fechamento para a tenso de 220V que por sinal a menor tenso que este motor suporta:

Obs.:

Tendo em vista que este fechamento assemelha-se com um circuito paralelo, o fechamento duplo tringulo ao ser conectado a rede de alimentao de 220V recebe em cada uma de suas bobinas os mesmos 220V da rede eltrica.
Fechamento Duplo Estrela

Neste fechamento temos as bobinas do motor assumindo um fechamento que proporcionar uma diviso da tenso eltrica da rede de alimentao e considerando a tenso eltrica nominal de cada enrolamento como sendo de 220V teremos que para o fechamento a seguir a disposio das bobinas do motor estr apto a receber uma alimentao com uma tenso eltrica de 380V. Por se tratar do mesmo motor, temos que levar em considerao que cada bobina do motor eltrico trifsico receber um nvel de tenso de 220V, desta maneira vamos realizar o fechamento considerando as caractersticas de Tenso de Fase e Tenso de Linha aplicado aos seu enrolamentos, observe:

Obs:

Com a Tenso de Linha de380V representadas em R, S e T temos, respectivamente, as Tenses de Fase de 220V em cada uma das bobinas, sendo que:

Este tipo de fechamento comporta-se como um circuito em srie, logo, existe a diviso de tenso entre os conjuntos de bobinas associados.
Fechamento Tringulo

Quando a necessidade interligar o motor a uma tenso de 440V, ento realizamos o fechamento tringulo. Levando em considerao as caractersticas apresentadas anteriormente, permitiremos atravs deste fechamento que cada um dos enrolamentos receba o mesmo nvel de tenso dos fechamentos duplo estrela e duplo tringulo, ou seja, 220V. Veja:

Obs.:

No fechamento em tringulo o motor ser configurado a fim de receber a tenso de 440V, observe que, teoricamente a tenso de fase seria de 440V mas o fato de associarmos os enrolamentos em srie permite que esta tenso seja dividida entre os dois enrolamentos fazendo com que cada um receba 220V.
Fechamento Estrela

Quando h necessidade de interligar o motor 12 pontas em um nvel elevado de tenso, neste nosso exemplo 760V, fazemos o uso do fechamento estrela para o motor 12 pontas.

Levando em considerao as caractersticas apresentadas anteriormente, permitiremos atravs deste fechamento que cada um dos enrolamentos receba o mesmo nvel de tenso dos fechamentos duplo estrela e duplo tringulo, ou seja, 220V.
Observe que

Os conjuntos de bobinas so associados em srie a fim de garantir a distribuio da tenso de fase de forma proporcional a cada uma. Sendo a tenso de Linha (Alimentao ) de 760V podemos deduzir que a tenso de fase ser de 440V:

Esses 440V divide-se entre os dois conjuntos de enrolamentos e cada um receber respectivamente 220V como podemos observar na ilustrao acima.

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/comandos-eletricos/fechamento-motor-12pontas/#ixzz2VpqyYjZa Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

Oramento Instalaes Eltricas


Neste artigo abordaremos um tema um tanto quanto polemico Qual valor deve ser cobrado em uma instalao eltrica residencial? Trataremos algumas maneiras de realizar um oramento de uma instalao eltrica residencial, observe que partiremos da premissa que o eletricista apto a realizar todo o projeto (documentao + instalao) e que este possui amplo conhecimento da norma NBR5410, voc poder tambm ler nosso artigo sobre a norma NBR5410 Clique Aqui. As informaes aqui contidas so referncias para o esclarecimento de algumas dvidas que alguns leitores encaminharam por e-mail.

Antes de comearmos necessrio saber:


1. Os dados apresentado refere-se a um exemplo de tcnica de oramento instalaes eltricas, logo, servir somente como ponto de partida para voc atentar-se nos principais pontos a serem abordados neste tipo de trabalho; 2. O valor de mo de obra pode mudar de regio para regio dependendo do custo de vida e outros fatores agregados; 3. Sempre que possvel tente realizar a instalao mais completa possvel para no ser cobrado mais tarde e no ter dor de cabea com clientes que na grande maioria das vezes no fazem ideia de como deve ser realizada uma instalao eltrica e muito menos sabem o que a NBR5410.

Vamos comear:
Como Cobrar?

A melhor forma de compreender como cobrado o servio de no oramento instalaes eltricas imaginar a remunerao do Eletricista por hora.

H servios que podem ser executados por uma pessoa, outros demandam ajudantes e at pedreiros. Cada caso deve ser discutido no momento da especificao das tarefas a serem oradas. Basta ento presumir que quanto mais difcil ou extenso o trabalho em questo, mais horas sero necessrias para sua execuo. No entanto o principal :

Se vamos pagar por algo, que seja completo e funcional.

As instalaes eltricas podem ser divididas em relao a complexidade e tipos de necessidades especficas. Observe que atendendo as exigncias da norma NBR 5410 podemos dividir o oramento instalao eltrica para trs situaes distintas:

Instalao Simples:

Instalao completa de fios , cabos, soquetes, lmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas, interruptores (linha simples tipo Silentoc); em sistema bifsico mais neutro, sem aterramento, sem DRs.

Instalao Padro:

Instalao completa de fios , cabos, soquetes, lmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas novo padro brasileiro, interruptores (linhas tipo Pial Plus ou compatveis); em sistema bifsico mais neutro, com aterramento, com DRs.

Instalao Extra:

Instalao completa de fios , cabos, soquetes, lmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas novo padro brasileiro, interruptores (linhas tipo Pial Plus ou compatveis); em sistema bifsico mais neutro, com aterramento, com DRs, terminais em todos os pontos, solda em derivaes de potencia, anilhamento de circuitos, Lay out completo das instalaes em Auto Cad. Tendo como base o tempo presumido de diversos tipos de instalaes, das mais simples s de maior grau tcnico, e a fim de facilitar o clculo de mo de obra para instalaes novas e reformas a fim de construir o oramento instalaes eltricas, eis duas tabelas que tipificam os valores referentes a diversos nveis de instalaes calculados por m, e a descritiva das mesmas respectivamente.

Em instalaes eltricas novas (construes), a infra-estrutura recm instalada, desde que devidamente dimensionada, oferece as melhores condies para a execuo da passagem de cabeamento.Dessa forma presumvel que o tempo necessrio para sua instalao seja de fato menor que o de uma reforma ou instalaes de adequao e ampliao.

Para reformas e ampliaes, os diferentes tipos de instalaes existentes oferecem variados nveis de dificuldade, o que demanda tempo de execuo. Para tais tarefas estima-se um tempo mdio 60% maior que o da instalao nova. Tais servios devem ser negociados a partir do clculo da tabela abaixo, considerando fatores facilitadores para execuo das tarefas.

Atente-se

Nestes exemplos todas as instalaes possuem identificao dos disjuntores. No fazem parte do oramento a entrada de energia das instalaes (caixa do relgio padro). Que varia de acordo com complexidade individual de cada instalao; As instalaes previstas nesse clculo se referem rea interna das residncias. Estes valores so especficos para casas e apartamentos at mdio padro. Para residncias de alto padro e Kitnets h necessidade de detalhamento dos pontos pois so instalaes de grande concentrao de componentes e circuitos com grau de dificuldade tcnica mais elevado.

Neste post ns abordamos o m2 para desenvolvimento do oramento, no entanto existem outras formas de realiz-lo, por exemplo: R$/hora ou ento por nmero de pontos (Iluminao + Tomadas). Deve-se ser o mais sensato possvel na hora da escolha de como construir o oramento. Lembre-se que com um valor excessivo voc pode perder o cliente, no entanto devemos valorizar este tipo de trabalho que exigem muita ateno e responsabilidade.

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/orcamento-instalacoes-eletricas/#ixzz2VpreE4Hl Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

S-ar putea să vă placă și