Sunteți pe pagina 1din 14

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA E SEGURANA NO TRABALHO

Mdulo:

O AMBIENTE E AS DOEAS DO TRABALHO: Primeiros Socorros

Professor: Jos Antonio Ferreira da Rocha Silva, 1 TENENTE QOBM

CAMPINA GRANDE-PB 2012

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

SUMRIO PRIMEIROS SOCORROS ......................................................................................................... 2 FINALIDADE .................................................................................................................. 2 EQUIPAMENTOS BSICOS UTILIZADOS NO SOCORRO PR-HOSPITALAR ............. 3 EQUIPAMENTOS PARA AVALIAO DO PACIENTE ............................................ 3 EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL ...................................................... 3 EQUIPAMENTOS PARA CURATIVOS ........................................................................ 3 BIOSSEGURANA DIREITO PROTEO ..................................................................... 4 AVALIAO PRIMRIA ........................................................................................................ 4 AVALIAO SECUNDRIA .................................................................................................. 4 FERIMENTOS ........................................................................................................................... 5 QUEIMADURAS ....................................................................................................................... 5 QUEIMADURA DE 1 GRAU ........................................................................................ 6 QUEIMADURA DE 2 GRAU ........................................................................................ 6 QUEIMADURA DE 3 GRAU ........................................................................................ 6 HEMORRAGIAS ....................................................................................................................... 7 ENTORSE .................................................................................................................................. 8 FRATURAS ............................................................................................................................... 8 PARADA CARDACA ............................................................................................................ 10 RESSUSCITAO CARDIOPULMONAR ........................................................................... 10 PARADA CARDIORRESPIRATRIA .................................................................................. 11 INTOXICAO E ENVENENAMENTO .............................................................................. 12 TRANSPORTE DE ACIDENTADOS ..................................................................................... 12 CHOQUE ELTRICO ............................................................................................................. 13

PRIMEIROS SOCORROS

1 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

PRIMEIROS SOCORROS

So os cuidados imediatos prestados a uma pessoa, com o fim de manter as suas funes vitais e evitar o agravamento de suas condies, at que receba assistncia mdica especializada. Num esforo de sntese, conceituamos os Primeiros Socorros como a ateno imediata prestada a uma pessoa, cujo seu estado (fsico ou emocional) coloca em perigo sua vida. Distino: URGNCIA x EMERGNCIA Urgncia: Estado que necessita de encaminhamento rpido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vtima encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possvel. Emergncia: Estado grave, que necessita atendimento mdico embora no seja necessariamente urgente.

FINALIDADE
Entre as finalidades da aplicao do Atendimento Pr-Hospitalar, os mais importantes so: manter funes vitais e evitar o agravamento das condies da vtima, providencias assistncia mdica qualificada. Aps a aprendizagem de Primeiros Socorros, o socorrista dever ser capaz de: Prevenir acidentes; Ter segurana face s emergncias; Caso necessrio, conseguir ajuda qualificada; Prevenir danos maiores aos j detectados; Salvar vidas. O QUE NO DEVO FAZER? Abandonar a vtima de acidente; Omitir socorro sob pretexto de no testemunhar; Tentar remover a vtima presa nas ferragens, sem estar preparado; Tumultuar o local do acidente; Deixar de colaborar com as autoridades competentes. O QUE POSSO FAZER? Cuide da sua segurana; Tome medidas de proteo; Anlise global da (s) vitima (s) de acidente; Acionamento de Recurso Especializado.

COMO AGIR Mantenha a calma; Afaste os curiosos;

Quando aproximar-se, tenha certeza de que est protegido (evitar ser atropelado);
Chame uma ambulncia.

PRIMEIROS SOCORROS

2 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

EQUIPAMENTOS BSICOS UTILIZADOS NO SOCORRO PRHOSPITALAR


EQUIPAMENTOS PARA AVALIAO DO PACIENTE
Lanterna pupilar; Estetoscpio; Esfigmomanmetro; Pulso oxmetro.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


Luvas descartveis; Mscaras faciais; culos de proteo; Avental.

EQUIPAMENTOS PARA CURATIVOS


Ataduras de crepom; Soluo fisiolgica; Gazes;

Compressa cirrgica;
Esparadrapo.

PRIMEIROS SOCORROS

3 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

BIOSSEGURANA DIREITO PROTEO


o conjunto de medidas de segurana que tem como objetivo reduzir os riscos de contaminao para o socorrista por algumas doenas tais como:

AIDS: (0,2% a 0,5% o risco mdio de contaminao por e x p o s i o percutnea); Hepatite C: (o risco mdio de 3%); Hepatite B: (o risco mdio de 40%, tambm se constitui uma doena sexualmente transmissvel).
Por tanto para evitar a contaminao, alguns procedimentos e cuidados devem ser realizados: Utilize Equipamentos de Proteo Individual. (EPIs). Descalar as luvas sempre que for operar aparelhos telefnicos, operar rdios, apertar as mos de algum, pegar no volante, abrir portas ou outras estruturas. Realizar reanimao respiratria utilizando barreiras ou equipamentos, nunca realizar respirao boca a boca (contato direto). Lavar as mo ou superfcie corporal aps contato com sangue ou secrees.

AVALIAO PRIMRIA
Consiste numa anlise para identificar problemas ou leses que impliquem em risco iminente de vida, seja a permeabilidade das vias respiratrias, estabilizao da coluna cervical, respirao eficaz, estabilidade circulatria e controle de sangramentos externos de grande monta. Consiste em avaliar o acidentado quanto a tudo que pode causar risco a sua vida: O SOCORRISTA DEVE SEGUIR RIGOROSAMENTE OS SEGUINTES PASSOS: 1. Vias areas, com controle de coluna cervical (colar cervical); 2. Respirao; 3. Circulao; 4. Alteraes neurolgicas.

AVALIAO SECUNDRIA
A segunda etapa do exame consiste na abordagem das leses que no impliquem risco imediato vida. O exame, denominado de avaliao secundria, consiste numa inspeo e palpao da cabea aos ps do acidentado. Na avaliao secundria, o socorrista procura identificar ferimentos e

PRIMEIROS SOCORROS

4 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

deformidades, alm de aferir os sinais vitais e checar a histria da vtima, atravs de uma coleta de dados. S ser realizada quando a vtima apresentar-se estvel.

FERIMENTOS
a leso causada na pele atravs de objetos cortantes ou contundentes. Os ferimentos so geralmente conhecidos por: cortes, dilaceramentos, escoriaes ou perfuraes de objetos (canetas, facas, haste de metal, etc.).

FERIMENTOS POR OBJETOS EMPALADOS (Como Proceder)


1. No remover o objeto. Sua remoo pode causar hemorragia grave ou lesar nervos ou msculos prximos a ele. 2. Tentar parar o sangramento pela presso direta, porm evitar exercer qualquer fora sobre o objeto em si ou sobre o tecido diretamente adjacente ao bordo cortante. 3. Usar um curativo volumoso para estabilizar o objeto. O corpo estranho empalado, em si, deve ser incorporado dentro do curativo, de forma que sua movimentao aps a colocao da atadura seja diminuda. 4. Transportar esta vtima imediatamente.

QUEIMADURAS
Qualquer dano ao tecido do corpo causado pela exposio a diferentes agentes. Leso causada por agentes trmicos, produtos qumicos, eletricidade, radiao, etc. Morte do tecido por desidratao. As queimaduras podem lesar a pele, os msculos, os vasos sanguneos, os nervos e os ossos.
CAUSAS: As causas das queimaduras so: Trmicas Por calor (fogo, vapores quentes, objetos quentes) e por frio (objetos congelados, gelo). Qumicas Incluem vrios custicos, tais como substncias cidas e lcalis. Eltricas Materiais energizados e descargas atmosfricas. Substncias radioativas Materiais radioativos e raios ultravioleta (incluindo a luz solar),etc.

CLASSIFICAO, SINAIS E SINTOMAS

De acordo com sua profundidade, as queimaduras classificam-se em graus, de primeiro a terceiro. 5 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

PRIMEIROS SOCORROS

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

Queimadura de 1 grau Atinge somente a epiderme (camada mais superficial da pele). Caracteriza-se por dor local e vermelhido da rea atingida.

Queimadura de 2 grau Atinge a epiderme e a derme. Caracteriza-se por muita dor, vermelhido e formao de bolhas.

Queimadura de 3 grau Atinge todas as camadas (tecidos) de revestimento do corpo, incluindo o tecido gorduroso, os msculos, vasos e nervos, podendo chegar at os ossos. a mais grave quanto profundidade da leso. Caracteriza-se por pouca dor, devido destruio das terminaes nervosas da sensibilidade, pele seca, dura e escurecida ou esbranquiada.

CUIDADOS DISPENSADOS AOS QUEIMADOS 1 - Retirar a vtima do contato com a causa da queimadura: a) lavando a rea queimada com bastante gua, no caso de agentes qumicos; retirar a roupa do acidentado, se ela ainda contiver parte da substncia que causou a queimadura; b) apagando o fogo, se for o caso, com extintor (apropriado), abafando-o com um cobertor ou simplesmente rolando o acidentado no cho; 2 - Verificar se a respirao, o batimento cardaco e o nvel de conscincia do acidentado esto normais. 3 - Para aliviar a dor e prevenir infeco no local da queimadura: a) mergulhar a rea afetada em gua limpa ou em gua corrente, at aliviar a dor. No romper as bolhas e nem retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas pele. Se as bolhas estiverem rompidas, no coloc-las em contato com a gua. b) no aplicar pomadas, lquidos, cremes e outras substncias sobre a queimadura. Elas podem complicar o tratamento e necessitam de indicao mdica. 4 - Se a pessoa estiver consciente e sentir sede, deve ser-lhe dada toda gua que deseja beber porm, lentamente e com cuidado. 5- Encaminhar logo que possvel a vtima ao Posto de Sade ou ao Hospital, para avaliao e tratamento.

PRIMEIROS SOCORROS

6 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

QUEIMADURAS ELTRICAS Os problemas mais graves produzidos por uma descarga eltrica so: parada respiratria ou cardiorrespiratria, dano ao SNC e leses em rgos internos.
TRATAMENTO PR-HOSPITALAR ESPECFICO 1. Use EPI (biossegurana). 2. Confira se a cena segura; se necessrio, acione a companhia energtica local. 3. Verifique a respirao e pulso. A energia eltrica passa atravs do corpo, muitas vezes resultando em parada cardaca. Tambm pode haver um bloqueio parcial, devido inflamao dos tecidos ao longo da via area. 4. Avalie a queimadura, procure pelo menos dois pontos queimados. Um deles ser no local onde o paciente entrou em contato com a fonte de energia (muitas vezes a mo), o outro a sada (muitas vezes o p ou a mo). 5. Aplique uma compressa estril ou limpa para cobrir as queimaduras. 6. Trate o choque e conduza o paciente com monitoramento constante ao hospital.

HEMORRAGIAS
a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguneo, veia ou artria, alterando o fluxo normal da circulao. A hemorragia abundante e no controlada, pode causar a morte em 3 a 5 minutos. OBS: Para estancar uma hemorragia importante que se conhea a localizao das principais artrias e veias do corpo. Na hemorragia externa deve-se: 1 - elevar e manter assim o membro atingido; 2 - comprimir o local com gaze esterilizada ou pano limpo; 3 - proceder como no caso de cortes e arranhes. Na hemorragia interna deve-se: Na hemorragia interna, como ns no vemos o sangramento, temos que prestar ateno a alguns sinais externos, para podermos diagnosticar e encaminhar ao tratamento mdico imediatamente e evitar o estado de choque. DEVE-SE VERIFICAR:

PRIMEIROS SOCORROS

7 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

a) Pulsao - se o pulso est fraco e acelerado; b) Pele - se est fria, plida e se as mucosas dos olhos e da boca esto brancas; c) Mos e dedos(extremidades) - ficam arroxeadas pela diminuio da irrigao sangunea.

ENTORSE
a toro de uma junta ou articulao, com ruptura parcial ou total dos ligamentos. Procedimentos: Trate como se fosse uma fratura; Imobilize a parte afetada; Aplique gelo e compressas frias.

FRATURAS
H dois tipos de fratura: a fechada, quando o osso se quebra, mas a pele no perfurada; e a exposta, quando o osso est quebrado e a pele rompida. Dor intensa e impossibilidade de movimentar a regio so os principais sinais de fratura. Como proceder:

1 - Imobilize o local da fratura e as articulaes prximas, acima e abaixo da fratura; 2 - Improvise telas com o material que estiver mo: papelo, cabo de enxada, galhos de rvore, etc.; 3 - Transporte o acidentado para um Hospital.

FRATURAS DE PERNA A imobilizao provisria de fratura de perna deve ser feita como indicado na figura ao lado. Enrolar as pontas de um cobertor ou lenol sobre duas tbuas, formando uma espcie de tipia onde repousar a perna fraturada. Fixar, ento, com gravatas, meias ou tiras de pano.

FRATURA DE FMUR A imobilizao provisria de fratura de fmur mostrada na figura ao lado. Enquanto algum puxa o p para baixo, o socorrista coloca uma tbua acolchoada comprida sobre o lado externo da coxa e do tronco, e outra, mais curta, do lado interno da perna e da coxa. Fix-las com ataduras, gravatas ou tiras de pano.

PRIMEIROS SOCORROS

8 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

FRATURA DO BRAO Na figura ao lado, esquerda, vemos a imobilizao provisria do brao (osso mero) fraturado. Aplicar tala acolchoada com algodo, de cada lado do brao fraturado. Colocar uma tipia estreita para sustentar o pulso, e fixar ao corpo o brao acidentado. Na figura da direita, vemos a imobilizao provisria de fratura de antebrao. As talas acolchoadas, que se fixam com atadura ou esparadrapo, so colocadas sobre a face anterior e posterior do antebrao. Manter em tipoia o antebrao, como na figura menor.

FRATURA DA COLUNA A figura ao lado mostra a imobilizao provisria para fratura da coluna vertebral. V-se a o acidentado fixado a um bom aparelho, fcil de improvisar com duas tbuas compridas e tres transversais, mais curtas.

FRATURA DA BACIA A imobilizao provisria de fratura dos ossos da pelve feita com ligaduras circulares, que se colocam bem justas desde a parte alta das coxas at a parte superior dos ossos dos quadris. Para transportar o acidentado, no havendo padiola, ser indispensvel coloc-lo sobre uma tbua, uma porta ou uma escada acolchoada, fixando mesma os membros inferiores e a pelve.

FRATURA DO PESCOO A figura ao lado mostra a forma de imobilizar o pescoo e a cabea em caso de fratura da coluna cervical. Convm fazer uma ligadura alta do pescoo com toalhas dobradas. Podem conter pequenas talas, pedaos de madeira ou similar. Pode-se tambm improvisar um colar cervical de papelo, (com a parte posterior mais alta do que a anterior) unido com fita adesiva e/ou amarrado com barbante.

FRATURA DO QUEIXO As 3 figuras ao lado mostram a imobilizao provisria para fratura do maxilar inferior (osso mvel do queixo). Consiste em manter ajustado o maxilar fraturado contra o superior.

FRATURA DO DEDO A imobilizao provisria para fratura do dedo pode ser feita como mostrado na figura ao lado, usando-se um abaixa-lngua de madeira ou outra tabuinha fina ou tira de papelo resistente, devidamente amarrado com uma atadura.

PRIMEIROS SOCORROS

9 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

PARADA CARDACA
DEFINIO a situao na qual o paciente deixa de apresentar batimentos cardacos CAUSAS Choque eltrico, afogamento, doena cardaca, traumatismo violento, etc. CONDUTA - Colocar a vtima deitada sobre superfcie dura - Colocar suas mos sobrepostas na metade inferior do esterno - Os dedos devem ficar abertos e no tocar na parede do trax

- Fazer a seguir uma presso com bastante vigor para que se abaixe o esterno, comprimindo o corao de encontro coluna vertebral. Descomprimir em seguida - Repetir a manobra tantas vezes forem necessria (cerca de 60 por minuto) OBSERVAO A massagem cardaca em bebs, a fora dever ser exercida somente com dois dedos. O ritmo dever ser de 8 vezes por minuto

RESSUSCITAO CARDIOPULMONAR
COM APENAS UM SOCORRISTA: - Soprar 2 vezes a boca da vtima, usando o mtodo boca-a-boca, em seguida Executar 30 manobras de massagem cardaca.

COM DOIS SOCORRISTA: - Soprar 1 vez a boca da vtima, usando o mtodo boca-a-boca, em seguida Executar 15 manobras de massagem cardaca.

- A manobra deve ser feita quantas vezes for necessria para o restabelecimento dos movimentos respiratrios e movimentos do corao, sempre no mesmo ritmo

PRIMEIROS SOCORROS

10 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

PARADA CARDIORRESPIRATRIA
DEFINIO uma situao em que o paciente para de respirar. Esta situao perceptvel quando: - O trax da vtima no se mexer - Os lbios, lngua e unhas ficam azulados.

CAUSAS Intoxicao por gases venenosos, afogamento, traumatismo craniano, espasmos ou edemas da glote, presena de corpo estranho nas vias respiratrias, etc.

Conduta do Socorrista
Certifique-se de que a vtima respira ou no; Iniciar imediatamente com 02 insuflaes, caso haja ausncia de movimentos respiratrios ou quando a vtima apresenta dispneia (dificuldade respiratria) grave; Verificar pulso e quais suas caractersticas;

OBSTRUO DAS VIAS AREAS ENGASGO


A obstruo das vias area superiores pode levar inconscincia e parada respiratria, pode levar a morte. O reconhecimento precoce da obstruo a chave de um tratamento bem sucedido.

VITIMA CONSCIENTE
Ocorre normalmente quando a pessoa est se alimentando, e subitamente incapaz de falar ou tossir, leva a mo ao pescoo, torna-se ciantico, ou apresenta esforos exagerado para respirar. No h movimentos respiratrios.

VTIMA INCONSCIENTE
Quando o paciente encontrado inconsciente, a causa inicialmente desconhecida. A inconscincia pode ter sido causada por uma obstruo nas vias areas ou por uma parada cardiorrespiratria. Assim, qualquer paciente inconsciente deve-se supor que existe uma parada cardiorrespiratria. Entretanto, se o socorrista ao realizar a ventilao perceber que o ar no passa, e no for erro de posicionamento, suspeite de obstruo das vias areas, inspecione a boca.

MANOBRA DE HEIMLICH COM A VTIMA EM P OU SENTADA


1. O socorrista, posicionado a retaguarda, passa seus braos ao redor da cintura da vtima; 2. Segura o punho com a outra mo e coloca o lado radial de seu punho contra o abdome da vtima, entre o apndice xifoide e o umbigo. Pressiona o punho contra o abdome da vtima com um puxo rpido para cima.

COM A VTIMA DEITADA


1. O socorrista deve modificar a tcnica, coloca a vtima em decbito dorsal e se ajoelha perto de seus quadris; 2. Coloca a palma de uma mo contra o abdome da vtima, entre o Apndice Xifoide e o umbigo. A outra mo colocada sobre a primeira. 3. Pressione o abdome da vtima com uma compresso rpida para cima.

PRIMEIROS SOCORROS

11 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

MANOBRA DE TAPOTAGEM (UTILIZADA EM CRIANAS)


1. Posiciona a criana, com o trax apoiado num dos braos do socorrista, com a cabea voltada para baixo. 2. Com a outra mo, o socorrista realiza sucessivos golpes com a mo espalmada entre as escpulas (costas). 3. Inspecione a boca logo aps uma srie de golpes.

INTOXICAO E ENVENENAMENTO
Define-se intoxicao ou envenenamento como uma emergncia mdica causada pela absoro de agentes que, por suas caractersticas e quantidade, produzem danos ao organismo ou risco de vida s pessoas. Um grande nmero de substncias pode ser considerado veneno ou txico e qualquer substncia qumica, dependendo de sua dose, poder ser um txico. Algumas pessoas tm a capacidade de tolerar bem um veneno; j outras, a mesma quantidade de veneno pode ser fatal. As crianas so as que frequentemente apresentam intoxicaes ou envenenamentos.

TRANSPORTE DE ACIDENTADOS
A movimentao ou transporte de um acidentado ou doente deve ser feito com cuidado, a fim de no complicar as leses existentes. A maca o melhor meio de transporte. Pode-se fazer uma boa maca, abotoando-se duas camisas ou um palet em duas varas ou bastes resistentes ou, ainda, usando uma tbua larga. Antes de Providenciar a Remoo da Vtima: - Controlar a hemorragia; - Manter o paciente deitado e calmo; - Imobilizar todos os pontos suspeitos de fraturas.

Ao remover ou transportar a vtima, obedecer s seguintes orientaes: Levantar a vtima com segurana Se o ferido tiver de ser levantado antes de um exame para verificao das leses, cada parte do corpo deve ser apoiada. O corpo tem de ser mantido sempre em linha reta, no devendo ser curvado. Puxar o ferido para local seguro Nunca puxar a vtima pelos lados. Puxar pela direo da cabea ou dos ps.

PRIMEIROS SOCORROS

12 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

FACULDADE FIP SEGURANA NO TRABALHO PRIMEIROS SOCORROS

Certificar-se de que a cabea est protegida Ao remover um ferido para um local onde possa ser usada maca, adotar o mtodo de uma, duas ou trs pessoas para o transporte da vtima, dependendo do tipo de gravidade da leso, da ajuda disponvel e do local (escadas, paredes, passagens estreitas, etc.). Os mtodos que empregam um ou dois socorristas so corretos para transportar uma pessoa que esteja inconsciente devido a afogamento ou Asfixia. Todavia, no servem para carregar um ferido com suspeita de fraturas ou outras leses graves. Em tais casos, usar sempre o mtodo de trs socorristas.

EMPREGAR UM DOS MTODOS ABAIXO, CONFORME O CASO: - Transporte de apoio - Transporte de cadeirinha - Transporte em cadeira

- Transporte em brao e nas costas

- Transporte pelas extremidades

Mtodo de trs socorristas

CHOQUE ELTRICO
Choque eltrico uma descarga de corrente eltrica. Esta passa pelo corpo da pessoa e as consequncias podem ser mais ou menos graves, dependendo da corrente (intensidade, resistncia e voltagem) e do trajeto percorrido, no corpo, pela corrente. As possveis consequncias do choque so: IMPORTANTE: O acidente com eletricidade oferece perigo de vida, tambm, para o socorrista. a) queimaduras locais, de limites bem definidos ou de grande extenso, geralmente atingindo os tecidos mais profundos; b) paralisao da respirao por contraes dos msculos respiratrios.

Como proceder: 1 - Antes de tocar a vtima, desligar a corrente eltrica na chave geral de fora. Cada segundo de contato com a eletricidade diminui a possibilidade de sobrevivncia da vtima. 2 - Caso isso no seja possvel, separar a vtima do contato (fio eltrico energizado), utilizando um mau condutor de eletricidade (cabo de enxada, pedao de tecido forte, cinto de couro, luvas, etc.). 3 - Se a vtima apresentar uma parada respiratria ou crdio-respiratria, dar o atendimento adequado. 4 - Se a vtima estiver com pulso e respirao normais, proceder aos cuidados para queimaduras e preveno de choque.

PRIMEIROS SOCORROS

13 Jos Antonio F. da Rocha Silva, 1 Tenente BM

S-ar putea să vă placă și