Sunteți pe pagina 1din 4

PLANO DE NEGCIOS

Normenio Momm Professor Andrei Sevegnani Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Administrao (ADG0080) Prtica do Mdulo II 22/11/2011 RESUMO O Planejamento essencial para o sucesso de qualquer tarefa. Planejar significa formular metas, objetivos e estabelecer orientaes para o futuro de uma empresa ou oportunidade de negcio. Deste modo, h um determinado nmero de fatores crticos que devero ser levados em considerao para um processo de planejamento com sucesso: Metas - Estabelecer metas realistas a atingir. Estas devero ser especficas, mensurveis e estabelecidas com limites temporais. Compromisso - A tarefa a empreender dever ser assumida por todos os envolvidos. Prazos Devero ser estabelecidas datas-chave, subdividindo a meta final e permitindo uma monitorizao contnua e uma medio da evoluo no tempo. Contingncias - Eventuais obstculos devero ser antecipados e estratgias alternativas devero ser formuladas. Palavras-chave: Plano, Negcio, Estratgia. 1 INTRODUO Um plano de negcio um documento que descreve quais os objetivos de um negcio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcanados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invs de comet-los no mercado. Tem por objetivo contribuir com empreendedor a analisar e estruturar as suas principais idias e opes quanto viabilidade da criao de uma empresa.

2 DESCRIO DA EMPRESA Nesta seo deve-se descrever os dados da empresa responsvel pelo desenvolvimento do projeto. Se a empresa j existe formalmente, preencher os campos solicitados. Caso no haja empresa constituda, informar apenas a forma jurdica da futura empresa e assinalar no campo Razo Social Empresa a ser constituda.

3 PLANO ESTRATGICO A seo de planejamento estratgico onde so definidos os rumos do empreendimento, sua situao atual, suas metas e objetivos de negcio, uma anlise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a descrio da viso e misso do empreendimento. a base para o desenvolvimento e implantao das demais aes do empreendimento. 3.1 MISSO Destina-se a definio da misso - a razo de ser da empresa, existente ou a ser constituda. Os objetivos estratgicos representam um conjunto de objetivos de mdio e longo prazos que devem ser perseguidos e estar em sintonia com a misso definida. 3.2 AMEAAS E OPORTUNIDADES O proponente deve indicar nesse campo os fatores externos empresa (existente ou a ser constituda ) que possam afetar positivamente ( oportunidade ) ou negativamente ( ameaas) o desempenho da empresa. 3.3 PONTOS FORTES Destina-se a identificao de fatores internos ao empreendimento que representam vantagens comparativas da empresa 3.3 PONTOS FRACOS Destina-se a identificao de fatores internos ao empreendimento que representam desvantagem ou carncias da empresa.

4 PRODUTOS E SERVIOS Descrever quais so os produtos e servios, como so produzidos, ciclo de vida, fatores tecnolgicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detm marca e/ou patente de algum produto etc.

5 ANLISE DE MERCADO Deve-se mostrar que se conhece muito bem o mercado consumidor do produto/servio (atravs de pesquisas de mercado): como est segmentado, as caractersticas do consumidor, anlise da concorrncia, a participao de mercado do empreendimento e a dos principais concorrentes, os riscos do negcio etc. A anlise do mercado envolve pelo menos trs dimenses: o mercado consumidor actual e potencial, os fornecedores e os concorrentes actuais e potenciais. Esta anlise pressupe, assim, uma anlise da procura e da oferta. Com os resultados obtidos, opte por apresentar dados estatsticos que funcionem como indicadores para a viabilidade do nosso negcio, de acordo com a actuao do mercado.

importante conhecer o cliente (pblico alvo);definir o mbito geogrfico de actuao da empresa;identificar os concorrentes;enunciar os pontos fracos e vantagens em relao a eles; estabelecer os fornecedores para dar resposta a todas as necessidades do negcio;delinear a estratgia de marketing.

6 PLANO DE MARKETING O Plano de marketing apresenta como voc pretende vender seu produto/servio e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus mtodos de comercializao, diferenciais do produto/servio para o cliente, poltica de preos, projeo de vendas, canais de distribuio e estratgias de promoo/comunicao e publicidade. Destaca ainda a necessidade da interao com os clientes buscando destes respostas para melhoria contnua.

7 PLANO FINANCEIRO A seo de finanas deve apresentar em nmeros todas as aes planejadas de seu empreendimento e as comprovaes, atravs de projees futuras (quanto precisa de capital, quando e com que propsito), de sucesso do negcio. Deve conter itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balano, ponto de equilbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos etc.

REFERNCIAS

Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_neg%C3%B3cios>. Acesso em: 11 nov. 2011 Disponvel em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/797332C6209B4B1283257368006FF4BA/ $File/NT000361B2.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2011

S-ar putea să vă placă și