Sunteți pe pagina 1din 25

Balano de Energia da Terra

Balano a diferena entre a entrada e a sada de elementos de um sistema. Os principais componentes para o balano de radiao no sistema terrestre so: superfcie, atmosfera e nuvens. entrada sada = balano

Distribuio da radiao
Quando a radiao solar entra no sistema climtico da Terra, uma parte absorvida pela superfcie do planeta e outra parte refletida de volta para o espao. A radiao solar um dos principais fatores que assegura a vida na Terra. O Sol emite a energia/radiao necessria para praticamente toda a vida natural e os movimentos atmosfricos de nosso planeta. Quando a radiao solar atinge a Terra, ela refletida, espalhada e absorvida.

Espalhamento e reflexo > 30% da radiao perde-se para o planeta por estes processos que constituem o albedo. Absoro atmosfrica > 19% absorvida pela atmosfera. Absoro da superfcie > 51% da radiao solar restante absorvida pela superfcie da Terra.

ESPALHAMENTO E REFLEXO

6% espalhada para o espao pela prpria atmosfera; 20% refletida pelas nuvens; 4% refletida pela superfcie da Terra.

ABSORO ATMOSFRICA 3% da radiao solar restante absorvida pelas nuvens; 16% absorvido pelo vapor de gua, as poeiras e outros componentes. ABSORO DA SUPERFCIE 25% penetra diretamente na superfcie da Terra sem nenhuma interferncia da atmosfera. 26% da radiao difundida para a superfcie.

A natureza da Radiao
A verdadeira natureza da radiao ainda objeto de permanente investigao cientfica no mbito da Fsica moderna.Dependendo da experincia que for conduzida, a radiao ora revela uma natureza corpuscular, ora se comporta como uma onda eletromagntica. No caso da meteorologia a natureza ondulatria a que interessa.O aspecto ondulatrio da radiao se caracteriza pelo comprimento de Onda () ou pela freqncia de oscilao (v).

O comprimento de onda definido como a distncia que separa duas cristas consecutivas. O comprimento de onda normalmente expresso em centmetros ou em micra (1 = 10-4 cm).
-

A freqncia o nmero de cristas que passa por um ponto de referncia, na unidade de tempo. Ela expressa em ciclos por segundo, ou Hertz (Hz).
-

- O produto de comprimento de onda pela freqncia da radiao igual velocidade de propagao da luz no vcuo (3x108 m/s).

Na figura h uma representao simplificada de uma onda sonora. Observe que h regies com uma maior concentrao de linhas que outra. Essa uma maneira de ilustrar as regies com maior e menor presso. Imagine essa seqncia de linhas se propagando para a direita (essa tambm uma simplificao visto que o som se propaga em todas as direes).

O espectro eletromagntico
o intervalo completo da radiao eletromagntica que vai da regio das ondas de rdio at os raios gama. Atualmente so conhecidas radiaes com comprimento de onda que variam de 10 -6 at 1011. O Espectro eletromagntico subdividido em trs faixas: Ultravioleta(0,36), Visvel (0,42 a 0,74) e... Infravermelha(0,74).

Quanto mais curto o comprimento de onda, mais alta a energia do fton, isso porque as radiaes do espectro so portadores de quantidades diferentes de energia.

Ultravioleta
Os raios ultravioletas so ondas eletromagnticas de freqncias superiores da luz violeta, podendo chegar at 109 Hz. Grande parte da radiao ultravioleta emitida pelo Sol em direo a Terra absorvida pela camada de Oznio, protegendo-nos assim, dessa perigosa radiao eletromagntica.Esse tipo de radiao emitido por tomos excitados, como nas lmpadas de vapor de Hg (mercrio) acompanhando a luz por elas emitidas. Dependendo da quantidade da radiao ultravioleta, podem ocorrer srios sade como o cncer de pele.

Luz visvel
A radiao visvel capaz de excitar as clulas fotossensveis da retina do nosso olho, causando-nos a sensao da viso. A luz constitu uma estreita faixa do espectro eletromagntico dividida em intervalos arbitrrios e aproximados, pois no h limites ntidos entre as cores. A transio entre cores vizinhas se d de maneira gradual, como se pode verificar em um arco-ris. A freqncia da luz cresce do vermelho para o violeta nos seguintes intervalos de freqncia: - violeta (0,36 a 0,42) ; - azul (0,42 a 0,49) ; - verde (0,49 a 0,54) ; - amarelo (0,54 a 0,59) ; - laranja (0,59 a 0,65) ; - vermelho (0,65 a 0,74).

Infravermelho
emitida pelos tomos em vibrao de um corpo aquecido. O calor abrasante que sentimos quando tomamos um banho de Sol, ou quando estamos prximos a uma lareira, , em grande parte, devido radiao infravermelha.

Diagrama do espectro eletromagntico

Diagramas do espectro eletromagntico

Radiao Solar
A luz solar a fonte de irradiao que nos envolve. Ela constituda por radiao de comprimentos de ondas diversas, que constituem o chamado eletromagntico, sendo parte da luz visvel e luz infravermelha e parte invisvel, raios ultravioletas. A radiao na faixa ultravioleta se divide em raios do tipo A (UVA) do tipo B (UVB) e do tipo C (UVC). Para que voc entenda o mecanismo pelo qual o sol pode ou no agredir a sua pele preciso que voc conhea um pouco mais sobre os raios solares e suas propriedades: - UVA: Maior parte do espectro da radiao ultravioleta. So os mais longos e atingem reas mais profundas da pele. Produzem alteraes que levam a manchas, ao fotoenvelhecimento e ao cncer. Mantm sua intensidade constante durante todo o ano.

- UVB: Menos longos e, portanto, penetram pouco na pele. Tm incidncia maior no vero, em altas altitudes e prximos linha do Equador. So responsveis pela vermelhido e queimaduras aps a exposio solar. Tambm podem causar cncer de pele. - UVC: Os mais perigosos. Mas graas camada de oznio, essa radiao absorvida antes de chegar Terra. Cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados, o que nos obriga a nos proteger o ano todo.

ATENO AO FILTRO SOLAR!! Os filtros solares so produtos capazes de proteger nossa pele dos raios ultravioleta evitando assim o foto-envelhecimento e o desenvolvimento de cncer de pele. Mesmo nos dias sem sol aconselhado a utilizao de filtros solares pois cerca de 80% dos raios solares conseguem penetrar na Terra mesmo em dias nublados, o que nos obriga a nos proteger o ano todo. OS FILTROS SOLARES PODEM SER QUMICOS OU FSICOS:
Qumicos: Substncias transparentes que absorvem a radiao ultravioleta. Os mais eficientes so: UVA- Mexoryl SX, Parsol (1789), Avobenzona, UVB- Octil-metoxinamato (OMC) e Oxibenzona. Fsicos: substncias opacas que atuam como barreira fsica (devido ao tamanho de suas partculas) refletindo as radiaes solares como um espelho, so eles o Dixido de Titnio e xido de Zinco. Para comprar um filtro solar: Prova d'gua: proteo de at 40 minutos de imerso contnua.

Resistente a gua: Ideal para crianas e para quem pratica esportes, permite a imerso por at seis horas. No comedognico: no induzir a formao de cravos e espinhas. Hipoalergnico e ausncia de fragrncias ou corantes, que diminuem o risco de fotoalergias. Na hora de escolher um fator de proteo solar lembrar que: FPS 15 - protege contra 87% da radiao solar FPS 30 - protege contra 96% da radiao solar FPS 45 - protege contra 98% da radiao solar FPS 64 - protege contra aproximadamente 98% da radiao solar

Efeito Estufa
O Efeito Estufa a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera altamente transparente luz solar, porm cerca de 35% da radiao que recebemos vai ser refletida de novo para o espao, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dixido de Carbono, Metano, xidos de Azoto e Oznio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vo reter esta radiao na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorfico dos mesmos.

Nos ltimos anos, a concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve utilizao de petrleo, gs e carvo e destruio das florestas tropicais. A concentrao de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos tambm aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 C nos prximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza no s ir alterar os climas em nvel mundial como tambm ir aumentar o nvel mdio das guas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poder interferir na vida de milhes de pessoas habitando as reas costeiras mais baixas.

Se a Terra no fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condies seriam hostis vida, a qual de to frgil que , bastaria uma pequena diferena nas condies iniciais da sua formao, para que ns no pudssemos estar aqui discutindo-a.

O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ao do dixido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfcie da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estvel no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol so absorvidos e transformados em calor, outros so refletidos para o espao, mas s parte destes chega a deixar a Terra, em conseqncia da ao refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dixido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e xidos de azoto) tm sobre tal radiao reenviando-a para a superfcie terrestre na forma de raios infravermelhos.

Desde a poca pr-histrica que o dixido de carbono tem tido um papel determinante na regulao da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilizao de combustveis fsseis (Carvo, Petrleo e Gs Natural) a concentrao de dixido de carbono na atmosfera duplicou nos ltimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado ( nas plantas que o dixido de carbono, atravs da fotossntese, forma oxignio e carbono, que utilizado pela prpria planta) o dixido de carbono comear a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratandose de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alteraes a nvel topogrfico e ecolgico do planeta.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Para se proteger adequadamente deve-se passar uma grande quantidade de protetor solar na pele. Essas substncias podem ser absorvidas e causarem algum dano?
1.

No. Estudos cuidadosos sugerem que elas so inofensivas. Entretanto, aconselhvel us-las moderadamente em recmnascidos at seis meses, idade em que a pele completa o seu amadurecimento.

2. A luz do sol pode prejudicar os olhos?


Sim, a exposio ao Sol est associada com muitos problemas nos olhos, como, por exemplo, a catarata. As cataratas surgem com exposio continuada ao longo dos anos, mas h danos agudos tambm, como uma dor nos olhos devido exposio luz muito intensa, particularmente na neve, condio que conhecida como cegueira da neve. Olhar para o sol por mais do que alguns segundos tambm causa perda permanente da vista; o ideal seria usar culos de sol no vero; entretanto verifique se eles lhe do uma proteo real contra as radiaes.

3. Ondas de rdio podem viajar mais depressa que a luz?


Tanto a luz visvel quanto as ondas de rdio so ondas eletromagnticas. No vcuo, qualquer onda eletromagntica viaja sempre com a mesma velocidade, 300.000 km/s, aproximadamente. No entanto, a velocidade de uma onda magntica pode ser menor que essa se a onda estiver se propagando em um meio material.

4. Por que a cor do cu azul?


O que acontece que as molculas da atmosfera refletem e difundem os raios solares. Existem alguns motivos para que ele seja azul. Primeiro, a luz azul tem um comprimento de onda pequeno e uma freqncia muito prxima da freqncia de ressonncia dos tomos que compem a atmosfera (ele movimenta mais os eltrons nos tomos do que cores com maiores comprimentos de onda). Por causa disso o azul mais difundido (espalhado) do que as outras cores.

5. Por que o cu no violeta, ento, j que ele tem comprimento de onda menor que o azul?
Porque o Sol emite poucas ondas de espectro ultravioleta. As outras freqncias de onda acabam no sendo difundidas. Elas tm que se combinar direitinho com a freqncia dos tomos da atmosfera, e aqui no tem muito pouco par perfeito para eles. No pr do sol e no amanhecer o cu fica mais avermelhado porque o Sol aparece no horizonte e a camada da atmosfera mais espessa. Ento, o azul todo espalhado antes de chegar aos nossos olhos, e acabamos vendo os maiores comprimentos de onda como o vermelho (que contnua e no se dispersa).

S-ar putea să vă placă și