Sunteți pe pagina 1din 29

Ensino Religioso: O FENMENO RELIGIOSO NAS TRADIES RELIGIOSAS DE MATRIZ OCIDENTAL

ngela Maria Ribeiro Holanda email: ribeiroholanda@gmail.com

14/09/2011

Questionamentos
1- O que entendemos por mundo ocidental? 2- O que se entende por tradio religiosa? 3- Quais as principais tradies religiosas de matriz ocidental? 4- Como se caracteriza o mundo ocidental? 5- Quais as aprendizagens bsicas no Ensino Religioso? 6- Quais os contedos a serem trabalhados no Ensino Religioso?

Ensino Religioso
Estuda o fenmeno religioso nas tradies religiosas de matriz, ocidental, oriental, africana e indgena em busca do transcendente.

FENMENO
algo que apela para a compreenso de um significado, tem algo que nos surpreende e se relaciona com o transcendente.

FENMENO RELIGIOSO
Estuda o comportamento do ser humano religioso como o espelho de sua experincia com o sagrado que se manifesta em smbolos, mitos e ritos. Conduz para a compreenso que no existe ser humano ou povo destitudo de experincia do sagrado. Nunca foi encontrado um vcuo religioso na Histria, no qual alguma cultura tenha sido isenta de expresses religiosas.

CENTRO DO FENMENO RELIGIOSO

Respostas elaboradas pela humanidade para a vida alm morte norteadoras do sentido da vida : RESSURREIO REENCARNAO ANCESTRALIDADE NADA

TRADIO RELIGIOSA
a forma concreta, visvel e social de relacionamento pessoal e comunitrio com Deus; Educa o ser humano para a vida proporcionandolhe: - viver em plenitude a partir do encontro consigo mesmo, com seu prximo e com Deus; - condies de vida espiritual, eclesial, comunitria e social; - meios para tir-lo da barbrie, dando-lhes condies de civilidade.

FUNO DA TRADIO RELIGIOSA


Proteger os seres contra o medo, encontrando foras para superao Dar as pessoas um acesso verdade do mundo, encontrando explicaes para a origem, a forma, a vida e a morte Oferecer esperana de vida, consolo dando explicao para a dor, que seja fsica ou psquica Garantir o respeito s normas, s regras e aos valores da moralidade estabelecidos pela sociedade Educar para a vida

MUNDO OCIDENTAL (concepo ontem e hoje)


Regies ou pases localizados onde se pe o sol Religies que recebem influncias da cultura ocidental, apesar de no terem nascido no Ocidente.

Viso Ocidental
Da histria: viso linear da histria a histria tem um comeo, meio e fim O mundo foi criado num certo ponto e um dia terminar; A ideia do juzo final.

Viso Ocidental
Deus: Criador Todo poderoso Altssimo que governa o mundo Monotesmo

Viso Ocidental
SALVAO Deus redime o ser humano do pecado; Existncia de vida alm morte cu ou inferno;

Viso Ocidental
CULTO Orao Pregao louvor

Viso Ocidental
CINCIA Universo fundamentado em aspectos externos Viso dualista e mecanicista do mundo, do home e da vida A razo fonte do conhecimento Corpo e mente no constituem uma s realidade

TRADIES RELIGIOSAS DE MATRIZ OCIDENTAL


JUDAISMO CRISTIANISMO ISLAMISMO ESPIRITISMO

JUDASMO: seja justo


A base do Judasmo a crena no Deus vivo, onipotente e justo - ponto inicial da religio judaica. No possui credos especficos.

JUDASMO
Livro Sagrado Tor (Pentateuco) Sentido de vida alm morte ressurreio Ritos e rituais -

CRISTIANISMO
Conjunto de religies crists (catolicismo, protestantismo e religies ortodoxas orientais) que se baseiam na pessoa, na vida e obra de Jesus Cristo.

CRISTIANISMO
Ensinamentos Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo. Fundador Jesus Cristo Livro Sagrado Bblia Sentido vida alm morte ressurreio

ISLAMISMO
Religio de fidelidade a Deus que comeou historicamente na Arbia, sec. VII, com o profeta Maom.

ISLAMISMO Livro Sagrado - Alcoro


Divido em 114 cap.(suratas) Cada surata comea com a frase: Em nome de Al o compassivo e misericordioso Eixo principal obedincia ao Deus nico e a realizao de sua vontade.

ESPIRITISMO Tradio religiosa do ocidente


Doutrina revelada pelos espritas superiores, travs dos mdiuns e codificadas por Allan Kardec uma cincia estuda, luz da razo e dentro de critrios cientficos, os fenmenos medinicos provocados pelos espritos. Filosofia porque a partir dos fenmenos espritas, d uma interpretao da vida religio porque ele tem por fim a transformao moral do ser humano, retornando os ensinamentos de Jesus Cristo, para serem aplicadas diariamente na vida das pessoas

ESPIRITISMO
Livro Sagrado Bblia, Livros da doutrina: evangelho segundo o Espiritismo, livro dos espritos, gnese, cu e inferno e livros dos mdiuns Sentido de vida alm morte reencarnao Ritos e rituais no adota cerimnias, no tem rituais, nem velas, nem veste especiais e qualquer simbologia.

APREDIZAGENS BSICAS
Valorizar as respostas norteadoras do sentido de vida Reconhecer que os Livros Sagrados das tradies religiosas prope harmonia pessoal em busca da paz e da convivncia. Refletir sobre o ideal de vida, justia, liberdade e paz que as tradies religiosas proporcionam para todas as pessoas

TEMTICAS SUGERIDAS
SAGRADO essncia do fenmeno religioso Fenmeno religioso e religiosidade Normas morais nas tradies religiosas Os livros sagrados das tradies religiosas Possveis respostas norteadoras do sentido da vida: Ressurreio, Reencarnao, Ancestralidade e Nada. Ideia do transcendente nas tradies religiosas Ritos e Rituais das tradies religiosas.

O amor a nossa causa comum. O Amor que nos faz indignar com as injustias e que nos cria solidrios, sem perguntarmos a crena, com os que sofrem porque so humanos como ns. Este o segredo das religies: podemos nos aposentar em tudo, a nica coisa que jamais aposentaremos a nossa capacidade de se apaixonar por uma pessoa, ou por uma causa. Disto temos testemunhas em todas as religies. As doutrinas e as instituies nos dividem. S o Amor nos une.

REFERNCIAS
BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso - Frum Nacional Permanente do Ensino Religioso. So Paulo: Mundo Mirim, 2009. ______. Ensino Religioso: Culturas e Tradies Religiosas. Eixo Curricular do Ensino Religioso. Caderno Temtico 2.Curitiba: Ideal Grfica, 2001 Fenmeno Religioso nas Tradies Religiosas de Matriz Ocidental. _______. Fenmeno Religioso nas Tradies Religiosas de Matriz Ocidental. Caderno de Estudo n 6 Curitiba: Ideal Grfica, 2001.

REFERNCIAS
BRASIL. Resoluo CEB/CNE n 7. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 14 de dez. 2010, Seo 1, p. 14. ______Resoluo CEB/CNE n 4. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais de Educao Bsica. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 14 de julho de 2010, Seo 1, p. 824.

REFERNCIAS
_______. Fenmeno Religioso no Ensino Religioso. Caderno de Estudos integrante do Curso de Extenso a distncia de Ensino Religioso. Caderno de Estudo n 4 - Curitiba: Ideal Grfica, 2001. CROATTO. Jos Severino. As linguagens da experincia religiosa: Uma introduo a fenomenologia da religio. So Paulo: Paulinas, 2001. Coleo Religio e Cultura. KUNG, Hans.Projeto de tica Mundial.Uma moral ecumnica em vista da sobrevivncia humana. So Paulo: Paulinas, 1993. PIAZZA. Waldomiro O. Introduo Fenomenologia Religiosa.Petrpolis: Vozes, 1976.

S-ar putea să vă placă și