Sunteți pe pagina 1din 1

DIABETES MELLITUS

Andria Ndia1, Janaina Kelly1, Joclia Silva1, Kleylla Emilianne1, Maria Janayna1, Maria Wnia1 Eduardo Chaves de Sousa2
1 Alunos

da 2 srie do Ensino Mdio da Escola Arsnio Ferreira Maia 2 Prof. orientador

Introduo
O diabetes mellitus inclui um grupo de doenas metablicas caracterizadas por hiperglicemia, resultante de defeitos na secreo de insulina e/ou em sua ao. A hiperglicemia crnica se manifesta em diferentes rgos causando insuficincia renal, cegueira, infarto do miocrdio, acidente vascular cerebral e leses de difcil cicatrizao. No adulto, ainda podem ocorrer amputaes no traumticas de membros inferiores, dentre outras complicaes. O diabetes mellitus pode ser dividido em dois tipos: o tipo 1 e o tipo 2. Atualmente, o diabetes afeta mais de 240 milhes de pessoas no mundo segundo a OMS, tornando-a uma das doenas no contagiosas mais comuns. Espera-se que o nmero de pessoas atingidas pela doena dobre at 2025. A ndia, a China e os Estados Unidos so os pases que tm os maiores nmeros de diabticos.

O glucagon o hormnio predominante em situaes de jejum ou de estresse, enquanto a insulina tem seus nveis aumentados em situaes de alimentao recente. Como a insulina o principal hormnio que regula a quantidade de glicose absorvida pela maioria das clulas a partir do sangue, a sua deficincia ou a insensibilidade de seus receptores desempenham um papel importante em todas as formas da diabetes mellitus. Dessa forma, o diabetes mellitus no uma doena nica e sim um grupo heterogneo de desordens metablicas que apresenta uma caracterstica em comum, a hiperglicemia, que se deve a defeitos na secreo, na ao da insulina ou ainda nas duas a que mais frequente.

Tipo 1 Muita sede, apetite excessivo, cansao, perda de peso, e vontade frequente de urinar.

Tipo 2 Muitas vezes no apresenta nenhum sintoma, mas normalmente se manifesta por cansao, vontade frequente de urinar, e viso turva Alm do exame de glicose sangunea em jejum, utiliza-se o teste de tolerncia glicose, que confirma valores acima dos aceitveis. Controle alimetar, exerccios fsicos, em certos casos, utilizao de comprimidos e em casos extremos utilizao de insulina. Problema nos grandes vasos do corao, crebro e extremidades dos membros, problemas nos rins, ps, nervos e nos pequenos vasos dos olhos, que pode levar a cegueira. Perda de peso e controle alimentar, prtica de exerccios fsicos, e educao em diabetes.

Sintomas

realizado atravs do exame de glicose sangunea em jejum. Os Diagnstico valores, no momento de diagnstico, apresentam-se bem alterados. Aplicao de Insulina, controle alimentar, exerccios fsicos e Tratamento controle da glicemia (taxa de glicose sangunea) Problemas nos pequenos vazos sanguneos, rins, nervos, vasos Complicaes do corao, crebro e longo prazo extremidades dos membros e cegueira. Educao em diabetes, controle glicmico, exerccios fsicos, Preveno das controle alimentar, utilizao complicaes adequada do tratamento da insulina

Diagnstico
Normalmente a glicemia mantida em uma faixa, entre 70 e 120 mg/dl. Quando o nvel de glicemia no sangue elevado, pode-se diagnosticar o diabetes atravs de um dos trs critrios: Uma glicemia ao acaso > 200 mg/dl, aliada aos sinais e sintomas clssicos; Uma glicemia em jejum > 126 mg/dl em vrias ocasies; Uma curva glicmica anormal, na qual a glicose > 200mg/dl duas horas aps a administrao de glicose.

Objetivo
O objetivo deste trabalho informar e esclarecer dvidas a respeito do diabetes, trazendo informaes sobre o desenvolvimento, a classificao, sintomas, diagnstico e complicaes da doena.

Consideraes Finais
de extrema importncia a preveno e o tratamento do diabetes mellitus, pois as consequncias podem ser dolorosas e em conjunto com outras patologias podem ser fatais. Vale ressaltar, que o diabetes no tem cura, porm se tratado corretamente o paciente pode levar uma vida normal.

Desenvolvimento da doena
O pncreas o rgo responsvel pela produo do hormnio denominado insulina, que por sua vez responsvel pela regulao da glicemia (nvel de glicose no sangue). As clulas possuem receptores de insulina (tirosina quinase) que, quando acionados "abrem" a membrana celular para a entrada da glicose presente na circulao sangunea. Uma falha na produo de insulina resulta em altos nveis de glicose no sangue, j que esta ltima no devidamente dirigida ao interior das clulas. Visando manter a glicemia constante, o pncreas tambm produz outro hormnio antagnico insulina, denominado glucagon. Ou seja, quando a glicemia cai, mais glucagon secretado visando restabelecer o nvel de glicose na circulao.

Classificao
DIABETES MELLITUS TIPO 1 A doena caracterizada por uma deficincia absoluta de insulina causada por um ataque autoimune s clulas beta do pncreas, normalmente se inicia na infncia ou adolescncia. Ele representa 10% de todos os casos. Neste tipo de diabetes o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. DIABETES MELLITUS TIPO 2 Tambm chamado Diabetes Tardio, a forma mais comum da doena. Os pacientes com diabetes tipo 2 apresentam uma combinao de resistncia insulina e disfuno das clulas. Os adultos, em geral obesos e com mais de 35 anos so os principais alvos.

Referncias Bibliogrficas
Banco de Dados do Portal Diabetes. http://www.portaldiabetes.com.br/index.asp Disponvel em:

CHAMPE, Pamela; HARVEY, Richard; FERRIER, Denise. Bioqumica Ilustrada. Porto Alegre, 3 ed, Artmed, 2006.
KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul k.; FAUSTO Nelson. Patologia - Bases Patolgicas das Doenas. Rio de Janeiro, 7 ed. Elsevier Editorial Ltda,2005.

S-ar putea să vă placă și