Sunteți pe pagina 1din 16

1.

INTRODUO
Voc certamente tem alguma noo prvia do que o N Design, do contrrio no estaria prestes a ler este documento.
Recorrendo s denies do evento que temos por a, observamos a repetio de palavras-chave como evento itinerante, sem ns lucrativos, de carter cientco, poltico, acadmico, social e cultural . Todas elas denem muito bem o carter do Encontro Nacional de Estudantes de Design, mas o que vamos abordar aqui uma anlise do signicado desse acontecimento para todas as partes envolvidas em tal. O ENE Design acontece desde 1991. Esta primeira experincia contou com a participao de 700 pessoas. J nos ltimos encontros, contamos com um nmero de inscries que varia entre 2000 e 4000. Isso nos faz tirar algumas concluses que, apesar de bvias, valem ser apontadas. Em primeiro lugar, a abrangncia do evento aumentou: mais pessoas tm acesso ao evento e se interessam em fazer parte dele. Em segundo lugar, sabemos que esses nmeros crescentes so fruto tambm do aumento quantitativo de cursos de design no pas, o que nos leva terceira concluso: a demanda pela nossa prosso s vem aumentando. O Design no tem 100 anos de existncia. Apesar desse tipo de atividade projetiva ser executado h sculos, foi depois do comeo do sculo 20 que ele ganhou um nome e lugares que o ensinassem como prosso. [No estamos aqui para falar da Bauhaus, mas vlido lembrar a sua existncia]. O certo que nossa prosso jovem, a sociedade no a conhece inteiramente e a prpria atividade ainda luta para se convencer, se denir e criar uma teoria prpria, teoria essa que herdamos das artes, da arquitetura, da engenharia e outras reas vizinhas . Ou seja: o design ainda est na crise existencial da adolescncia. E qual a soluo? Para Cardoso, este processo de autoarmao s vlido se ocorrer acompanhado da troca de conhecimentos e expertises entre as vertentes do design, e, principalmente, que todas elas se unam e funcionem juntas.

Enquanto os designers continuarem a desconhecer o rico e frtil legado histrico de projeto que existe em nossa cultura h um sculo ou mais, estaro condenados a descobrir a plvora e a reinventar a roda a cada gerao. Pior que isso, estaro optando por permanecer presos aos limites estreitos da conceituao da profisso imposta pela modernidade envelhecida de quarenta anos atrs, que ainda se manifesta em dicotomias falsas, tais como forma/ funo, design de produto/design grfico, aparncia/uso, arte/design, mercado/sociedade. Ou pior ainda, estaro se sujeitando a infindveis e maantes debates sobre identidade e brasilidade conduzidos por tipos curiosos que preferem discutir o design a faz-lo. CARDOSO, 2004.

Qual a relao desses fatos com o N Design? A interseo.


Falamos de nmero de pessoas e da abrangncia do evento no pas. Falamos tambm das discusses sempre presentes em torno do assunto que a nossa prosso. No Encontro Nacional, milhares de vises e opinies nicas se encontram em um s lugar. As possibilidades so innitas e, para Damatta , correspondem a um meio de se desenvolver peculiaridades e descobrir expertises. o N, temos diversos pers de prossionais No em formao (e tambm j formados), cada um com seus objetivos. Todos aprendemos o mesmo mtodo, mas cada um o aplica do seu jeito. Isso um dos fatores que cria diferencial para cada designer: cada processo singular e especial. A conuncia dessa diversidade pode se tornar enriquecedora para cada um, uma maneira de agregar novas referncias, discutir idias. A funo do encontro justamente criar uma estrutura que possibilite que isso acontea, desenvolvendo as vrias atividades que vo incentivar essa troca de conhecimento. O evento no um simpsio ou um seminrio - o uxo de informao no direto, mas

difuso: o que fazemos criar interfaces para que essa troca de informaes acontea, e no gerar o conhecimento. O ator principal aqui o encontrista; quem organiza faz somente a gesto deste processo. O N se apresenta tambm como uma oportunidade de se explorar o que no vemos na faculdade. Ouvimos falar muito da interdisciplinaridade do design: nossa rea entra em contato com muitas outras e devemos buscar solues para diversos tipos de situaes. Faz parte do trabalho do designer mergulhar no universo do usurio a quem seu trabalho se destina, mudar sua perspectiva e entender um modo de viso alheio ao seu. Acreditamos que esse encontro apresenta uma oportunidade de conhecer novos universos, entrar em contato com novas reas. No de hoje que ouvimos falar em biomimtica, design thinking e design estratgico, entre tantas outras coisas. Aqui j temos a conuncia entre Design e outras reas, como Biologia, Administrao, Marketing. E, logicamente, a conexo no se limita a essas reas, se estendendo a incontveis outras. Nos propomos a criar esta conexo, a criar a oportunidade dos estudantes de design entrarem em contato com conhecimentos novos que podem vir a se tornar teis no seu dia a dia.

[...] tanto os homens como as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer as coisas. Se a condio humana determina que todos os homens devem comer, dormir, trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa determinao no chega ao ponto de especificar tambm que comida ingerir, de que modo produzir, com que mulher (ou homem) acasalar-se e para quantos deuses ou espritos rezar. precisamente aqui, nessa espcie de zona indeterminada, que nascem as diferenas e, nelas, os estilos, os modos de ser e estar, os jeitos de cada qual. DAMATTA, 1986.

2. definies & parmetros


Maior do que a compreenso do design como ofcio, tem-se a compreenso do designer como profissional.
Enquanto estudantes, nos vemos imersos em outras reas, respirando outros ares e at propondo outras aes. Esta interferncia, apesar de cabvel de entendimento a inuncia em outra rea tem nalidades projetuais: quanto mais consistentes as informaes, mais adequado ser o projeto - proporciona incgnitas complexas: O que permeia tais relaes?, ou At onde entra o design? e at Como ser s designer quando se compreende to bem outras realidades? . Esses questionamentos, somados a outros tantos nos fazem chegar a um maior: o que ser que queremos com esse N Design?!

2.2 Processo

um mtodo , um sistema, uma srie de aes progressivas visando um resultado. Processo uma ao ou operao contnua ou srie de aes ou alteraes que ocorra de uma maneira determinada.

2.3 Mtodo

um processo racional, uma maneira sistemtica de proceder, uma progresso lgica. uma ordem ou sistema que se segue no estudo ou no ensino de qualquer disciplina (Dicionrio MICHAELIS) .

o trnsito entre vrias reas do conhecimento a m de construir e gerenciar uma percepo ampla e articulada da realidade, o que comum a vrias disciplinas.

2.7 InterdisciPLINARIdade

2.8 Gesto

2.4 Sistema

um modo de conectar os indivduos, um modo de organizao, um ciclo, um processo. um modo de distribuio dos seres e das coisas.

um processo articulado a m de obter verba, o ato de administrar, de conhecer a fundo e agregar valor tanto ao produto, como ao servio e ao usurio.

2.9 Usurio

2.5 Conexo

a pessoa ou organizao que faz uso de algum tipo de servio ou produto. jeito , processo , mtodo , sistema , conexo , interface , interdisciplinaridade , gesto , usurio . Assim, conclui-se que o Designer aquele que atua de N formas, em N reas, a m de desenvolver a partir de N jeitos.

2.1 JEITO

o enlace ou vnculo entre pessoas e entidades, uma relao ou ligao lgica, uma interface e uma analogia.

2.10 Design

um arranjo que depende de destreza, nura e habilidade, um mtodo, uma maneira, um processo , o como fazer, pensar e ser. Jeito (...) remover com destreza uma diculdade. (Dicionrio AURLIO) .

2.6 Interface

o conjunto de elementos destinados a possibilitar a conexo com o usurio, um sistema, um limite comum entre duas unidades interdisciplinares e/ou a dois corpos e espaos.

3. O TEMA
Podemos sintetizar tudo que queremos abordar no N Design BH, levando em conta o que j foi falado anteriormente, com os seguintes tpicos:

Foco no processo

Acreditamos que a troca da vivncia dos processos pode ser muito mais enriquecedora do que simplesmente a apresentao de resultados. Isso signica o compartilhamento da experincia por completo, criando a possibilidade de formulao de conexes entre as partes de um projeto, sem um foco exclusivo na etapa nal. Isso signica no trazer respostas prontas, mas possibilidades e questionamentos acerca do design para quem participa do evento.

de trazer conhecimento de campos como Biologia, Administrao e tantos outros torna o repertrio do designer muito mais rico. Isso ainda implica em saber transmitir a idia do que o design para fora da rea, expandindo as fronteiras e buscando novas oportunidades.

Difuso do conhecimento

Integrao com outras reas

O designer tem que sair do bvio. Um prossional que trabalha com foco em outras pessoas est sempre em contato com outras reas; assim, pode e deve compreender a linguagem destes outros prossionais, bem como buscar referncias e inspiraes fora do Design. Dizemos bvio porque o design quase sempre se fecha dentro de um pequeno crculo, onde as referncias se limitam a trabalhos dentro da prpria rea ou reas muito prximas como arquitetura e arte. A possibilidade

O compartilhamento das experincias pessoais entre os participantes um fator j presente nos encontros de design. A idia de uma troca de conhecimento que se expande, ao invs da verticalidade de atividades onde o participante passivo, pode acrescentar muito mais para a bagagem dos encontristas do N Design. Nosso tema pretende potencializar esse fator, a m de despertar o questionamento e a busca por respostas, instigando o estudante de design a ser co-criador do seu conhecimento. Tendo os tpicos acima estabelecidos como nossas metas, a palavra JEITOS foi escolhida como tema, por ser capaz de concentrar e conectar todos estes aspectos.

4. proposta (ABORDAGEM DO TEMA NO EVENTO)


Mediante tantas possibilidades, a proposta do NBH 2012 dar jeitos.
atividades que potencializem a interao entre os participantes do N. Uma estrutura de atividade que j esteve presente em eventos anteriores e que pretendemos usar como referncia a das megafnicas, que tomavam a forma de vrias pequenas rodas de bate papo acontecendo simultaneamente. Temos ainda a pretenso de trazer pessoas de outras reas para contriburem para o nosso evento. Pessoas que no so formadas em design, mas que tm experincias em seus campos, podem agregar algo ao repertrio dos futuros designers que participaro do evento. Esta ser a hora de colocar em prtica a premissa da nossa prosso: mergulhar no universo do outro para extrair informao e transform-la em conhecimento.

Sanar dvidas, romper barreiras, unir reas, compartilhar conhecimentos, vivenciar experincias, gerir informaes, vencer obstculos, agregar valores, desenvolver mtodos, conectar pessoas... dar JEITOS!
E como isso pode ser feito? Tomando como base o foco no processo, no jeito, temos em primeiro lugar que o que nos interessa para este evento so as discusses, as opinies diversas, a troca e a difuso de conhecimento. Para isso buscaremos uma nova abordagem das atividades j consolidadas em eventos anteriores (como as ocinas, palestras, mostras) onde quem participa da atividade tem a possibilidade de contribuir ativamente para enriquec-la. Queremos, ainda, proporcionar novidades; projetar novas dinmicas capazes de estimular essa troca de conhecimento, a qual no ca somente restrita ao design, mas passa tambm pela viso de mundo dos encontristas de todas as partes do pas. O nosso tema pretende permear o evento com vrias pequenas

5. justificativa
Hoje, o N Design organizado para propiciar aperfeioamento pessoal, disseminao de conhecimento e integrao comunidade brasileira de Design.
O evento tambm visa proporcionar aos inscritos diferentes fontes de conhecimento alm das tradicionais. Isto acontecer atravs da interao entre os participantes e do contato com prossionais. Alm de promover o crescimento e amadurecimento pessoal e prossional, contribui para a formao de cidados, conscientizando-os da importncia do design como fator de desenvolvimento social. A Comisso Organizadora do N Design (CONDe) sempre se preocupou em propiciar a todos a possibilidade de participar do evento. Para que isto ocorra, necessrio obter patrocnios e apoios. Em edies anteriores, uniram-se ao projeto Governos Municipais e Estaduais, alm de Petrobrs, AMD e Correios. Embora tenham ocorrido vrias mudanas scio-culturais neste perodo, tais como a revoluo digital, difuso da internet e, mais recentemente, as redes sociais, o N Design apresenta basicamente o mesmo formato desde o seu lanamento. Diante destas mudanas, torna-se necessria a alterao do formato do N Design para adequar-se realidade vivida 22 anos aps o seu lanamento. Assim, nasceu a proposta para a vigsima segunda edio do evento, novamente a ser sediada em Belo Horizonte, intimamente ligada interdisciplinaridade, que ser analisada e trabalhada atravs das ferramentas dentro e fora do Design. Alm de valorizar e dar continuidade histria dos estudantes de design, pretende-se proporcionar diferentes experimentaes em atividades culturais que visam o desenvolvimento humano.

6. OBJETIVOS
Objetiva-se a participao de forma plena do encontrista, de modo que ele desenvolva o senso crtico e a pratividade atravs do formato horizontal.
culturais, mostra de vdeos e mini-eventos sob a tica do Design. Para favorecer essa difuso cultural e a incluso social, o evento oferecer inscries a preo acessvel e destinar gratuitamente algumas inscries para a comunidade regional e convidados. Em consonncia com tudo isso, tem-se como cenrio Belo Horizonte em 2012, onde crescente a movimentao de prossionais e estudantes de design e, por conseguinte, a valorizao. Alm disso, a capital mineira ser sede da Bienal de Design 2012, um evento magno que trar foco ao design e suas manifestaes.

Prope-se uma troca de experincias e vivncias onde o objetivo a criao de questionamentos ao invs da comum apresentao de resultados. Essa conuncia de conhecimentos ser ainda mais enriquecedora por contar com encontristas de diversas regies do pas, com hbitos, culturas e vises de mundo diferentes. Outro objetivo trazer para o evento tudo aquilo que no visto dentro da faculdade: prope-se o mergulho no universo dos usurios do design. Essa mudana de perspectiva apresenta uma oportunidade de conhecer outras reas e compreender a conuncia delas com o design. Busca-se tambm a difuso da cultura nacional em atividades, tais como exposies, grupos

7. CENRIO
Belo Horizonte, capital de Minas gerais, sediar o 22o Encontro Nacional de Estudantes de Design.
O mais recente curso fundado na cidade, na Universidade Federal de Minas Gerais, tem pouco mais de 02 anos e somente esta ao j faz perceber a movimentao da comunidade acadmica em virtude de uma percepo das muitas possibilidades de insero da atividade no mercado mineiro e da capacidade e demanda deste por absorver novos prossionais. notvel, tambm, a crescente movimentao de prossionais do meio, acadmicos ou no, em prol do desenvolvimento de atividades que se destinem discusso da prosso em todos os seus aspectos. possvel perceber o aumento do nmero de eventos, palestras e seminrios oriundos de iniciativas governamentais, acadmicas e privadas. Podemos citar como exemplos a Mostra Design (www. mostradedesign.com.br) , que vem ganhando maiores propores a cada ano, incluindo seminrios e mesas de discusso; lugares como a Quina Galeria (www.flickr.com/photos/ quinagaleria) , espao que se estabelece como ponto de interseo entre arte e design, trazendo exposies e eventos e criando sempre este tipo de dilogo; iniciativas como o laboratrio criativo Cool How (coolhow. com.br) , que se dedica a organizar eventos e palestras com prossionais de peso no mercado

A capital, famosa por seus bares e pes de queijo, prepara algo a mais para tal evento. Mais do que vivenciar Belo Horizonte, o N Design 2012 oportuniza a imerso no design mineiro e, principalmente, nos jeitos de fazer design por aqui. A justicativa para que um evento como esse acontea na cidade passa pela interseo da histria do design no Brasil com a do ensino da prosso em BH. No ano de 1955, tem-se a fundao da FUMA, que, anos depois, iria se tornar a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Durantes estes mais de 50 anos de graduao, a instituio passou por diversas mudanas nas estruturas dos cursos, que evoluram acompanhando a sociedade em que estavam inseridas e suas necessidades. Estas transformaes no mercado mineiro ocasionaram tambm o surgimento de novos cursos de design em outras instituies.

de Minas; entre outros. Aliado a este tipo de movimentao dentro do meio prossional do design, tem-se tambm um circuito cultural cada vez mais denso, com inmeros festivais de msica, exposies em diversos espaos culturais e mesmo em espaos pblicos. Os festivais Music Station, Conexo Vivo, os espaos Oi Futuro, a Casa Fiat de Cultura e tantos outros elementos da cena cultural de Belo Horizonte so fatores que possuem uma grande conuncia com o nosso meio prossional e integram uma parte vital no que se refere a referncias e expresso de identidade regional. Belo Horizonte ser tambm sede da Bienal de Design de 2012, trazendo a ateno do meio para o design local e, simultaneamente, colocando a prosso em evidncia para o mercado mineiro. Temos neste ano um clima extremamente propcio para a discusso e disseminao de idias a respeito da prosso dentro e fora do design, situao esta que vai diretamente de encontro a toda a proposta para o NBH 2012. Isto cria a possibilidade do evento se somar a esta cadeia de acontecimentos, se tornando mais um elemento relevante para designers e outros prossionais, em mbito local e nacional.

infraestrutura

O N Design carece de dois tipos bsicos de estruturas fsicas: a sede do evento, onde acontecer a maioria das atividades, e o alojamento, onde caro os estudantes que optarem por no se hospedar em hotis ou albergues da cidade. A proposta do N Design BH 2012 quanto estrutura receber 2.500 (dois mil e quinhentos) encontristas - estudantes e prossionais na rea de design. O perodo de permanncia de uma semana durante o ms de julho de 2012.

8. sustentabilidade
A denio do termo sustentabilidade apresenta dois aspectos que se integram: o social e o ambiental. Segundo Enzio Manzini (2008):

A expresso sustentabilidade social refere-se s condies sistmicas atravs das quais, seja em escala mundial ou regional, as atividades humanas no contradizem os princpios de justia e da responsabilidade em relao ao futuro, considerando a atual distribuio e a futura disponibilidade de espao ambiental.
O conceito de espao ambiental importante de ser compreendido, pois nele se sustenta toda a denio da sustentabilidade, sendo denido pelo autor como:

denido pela ideia de que cada pessoa tem direito ao mesmo espao ambiental , bem como o conceito de responsabilidade com o futuro ser demarcado por garantir s geraes futuras pelo menos o mesmo espao ambiental - ou seja, a mesma qualidade de recursos ambientais - que temos disposio . Temos ainda o conceito ambiental, denido por Manzini como:

Condies sistmicas a partir das quais as atividades humanas, em escala mundial ou em escala local, no perturbem os ciclos naturais alm dos limites de resilincia dos ecossistemas nos quais so baseados e, ao mesmo tempo, no empobream o capital natural que ser herdado pelas geraes futuras.
Tomando como referncia estes conceitos, a equipe do N jeitos visa trabalhar de modo a integrar estes dois tpicos. processo se inicia com a adequao e conscientizao da equipe da organizao interna do evento que se responsabiliza em adequar polticas, propostas e infraestrutura com a sustentabilidade, a m de que todo o evento seja desenvolvido segundo polticas que trabalhem em prol da sociedade e do meio ambiente. Tal estudo ser feito no sentido de procurar tornar ciclos fechados todos os processos que

A extenso territorial necessria para manter um sistema sociotcnico neste mesmo espao de uma forma sustentvel; isto , indica quanto de um ambiente uma pessoa, cidade ou nao deve dispor para viver, produzir e consumir sem desencadear fenmenos irreversveis de deteriorao. (MANZINI, 2008).
O autor ainda destaca que o princpio de justia

se fazem necessrios para a realizao do N Design. Isso signica buscar o mximo de aproveitamento de matrias primas (consideradas aqui desde insumos para realizao de atividades, materiais descartveis ou no, at o uso de energia), fazendo com que o resduo de um processo possa ser aproveitado de alguma forma na atividade seguinte. Isso signica, ainda, incluir a sociedade local no processo, de modo que o que gerado no evento, tanto como produto fsico como tambm conhecimento, possa beneciar a regio onde este ser realizado. Para tanto, a organizao se orientar para a adequao das atividades do N Design aos fatores j expostos, como tambm buscar a implementao no evento de projetos sustentveis j praticados pela instituio escolhida como sede do evento.

9. PROTAGONISTAS
Nada como quatro dias exclusivos de dedicao integral ao Design e sua multidisciplinaridade
imensurvel, que absorve um pouco de cada rea e de cada experincia. Ele uma pitada de tudo que est ao nosso redor e tem um potencial cada vez maior de melhorar e facilitar a vida das pessoas. So diversos processos e mtodos que fazem toda a diferena. Divises entre os integrantes foram realizadas visando a melhor organizao possvel: as clulas. As pessoas foram direcionadas s clulas que mais dialogam com a sua personalidade, sendo elas:

Coordenao de Planejamento

proporcionados pelo RBH 2010, para fazer com que um grupo de estudantes, sentados na grama, comeasse a sonhar com o ENE Design 2012 em BH. Sonho esse que, uma semana depois, passou a ser discutido em uma mesa redonda, com no mais do que dez estudantes. As discusses, ideias, brainstorm e o objetivo e motivao de realizar o evento em Belo Horizonte tornou-se cada vez mais forte e cada vez mais presente nas cabeas de no s dez, mas, sim, mais de 30 pessoas. Cada qual com sua histria, seu repertrio, suas diferenas, seu jeito de pensar, de viver, de fazer o design. So diferentes personalidades que se completam e se misturam, formando, assim, a pr-conde do NBH 2012. Oito meses aps a primeira reunio, a equipe conta com designers, administradores, arquitetos e publicitrios, que veem o design como algo amplo, difcil de ser delimitado,

Tem como expertise planejar as funes, montar cronogramas, enxergar as demandas e organiz-las em prazos, delegando-as s clulas responsveis.

Relaes pblicas

Gesto

A clula de gesto compreende todo o funcionamento da CONDe, sendo responsvel por cobrar, planejar e zelar pelo funcionamento e execuo da CONDe BH 2012. composta pela Presidncia, Coordenao de Planejamento e Relaes Pblicas:

Representa a CONDe externamente, atuando nas relaes acadmicas, estudantis, institucionais e com a imprensa.

CONE

Presidncia

Tem como funo atuar frente comunicao interna e zelar pelo bom funcionamento de toda a comisso, moderando o grupo e fazendo com que as atividades sejam cumpridas. de sua responsabilidade, junto aos demais coordenadores, cuidar e assinar juridicamente contratos e parcerias mediante a anlise das clulas responsveis.

A clula responsvel por promover a realizao das reunies do CONE Design (Conselho Nacional de Estudantes de Design), que ocorrem duas vezes ao ano ( janeiro e julho). Alm disso, os integrantes de tal clula gerenciam as redes online (lista e site) em que ocorrem discusses e troca de informaes entre os estudantes de design de todo o pas.

Estrutura e Logstica

A clula em questo responsvel pelo local de realizao do evento, considerando todo o seu funcionamento. Desenvolve um projeto pensando no espao necessrio para todas as atividades que sero oferecidas aos encontristas, de forma a promover a uidez de tais atividades. divida em cinco sub-clulas: o espao que ir abrigar os participantes, considerando suas necessidades durante o evento (local para dormir, gua, banheiro).

Recursos

Tem a funo de criar estratgias para arrecadao e administrao da verba necessria para cobrir custos do evento. Gerencia custos e investimentos e est dividida em trs sub-clulas:

Alojamento tem a funo de planejar

Patrocnio funo de conseguir patrocnios


e apoios e captar recursos de patrocinadores, alm de apresentar e vincular o projeto s instituies e prossionais interessados.

cuida da combinao de fatores de produo, diretos (matrias-primas) e indiretos (mo-de-obra), que entram na elaborao de certa quantidade de bens ou servios: bar do alojamento, bar das festas, alimentao, funcionrios, entre outros (parceria com a clula de Recursos). eventos, equipamentos necessrios, transporte, entre outros (parceria com a clula de Estrutura).

Cotao e Servios

Insumos funo de cuidar dos insumos gerais do evento, sejam elas gua, energia, manutenes tcnicas, almoxarifado, segurana, resduos e alimentao. Infraestrutura responsvel pela estrutura
fsica do evento (espao propcio para a realizao das atividades da grade, tais como ocinas, palestras, bazar, ponto de encontro, mostra de vdeo, exposies, desles, reunies do CONE, entre outros). editais de monitoria e delegao, seleo e contato com os monitores e delegados.

Jurdico responsvel pela parte legal e

burocrtica, intermediando as negociaes, garantindo os interesses dos envolvidos. o dinheiro vindo do bazar e dos eventos de arrecadao interna da CONDe e gerenciar o dinheiro proveniente dos apoiadores e patrocinadores.

Estrutura locais para

Financeiro responsvel por administrar

Integrao

Monitoria e delegao responsvel por

TI responsvel pela informtica e tecnologia pr e ps-evento.

A clula da integrao busca fazer com que o pblico se sinta acolhido durante todo o evento. responsvel pela organizao e promoo dos eventos para arrecadao de verba, das festas e interaes antes e durante o evento e tambm pela integrao interna da CONDe BH.

Atividades paralelas atividades cujo contedo no corresponde ao das duas subclulas anteriores: Turismo, repentina, exposies, festas, minieventos, desle, CONE, etc. Divulgao exposies,
bazar, pr-eventos, arrecadao, imerses, delegaes, entre outros (parceria com a clula de Relaes Externas).

Contedo

a clula responsvel pela criao e gesto das informaes referentes aos temas do evento. quem redige o projeto, textos e notas aos encontristas e seleciona contedos serem abordados durante o N Design. O Contedo se subdivide em: Atividades Inscritas, Atividades Paralelas e Atividades Convidadas.

RH (Recursos Humanos) cuida da relao

interna e motivao dos membros da CONDe, recepciona e faz o contato com novos membros , soluciona possveis crises internas e trabalha na organizao estrutural da CONDe.

Atividades Inscritas Esta subclula

tem como demanda o desenvolvimento e planejamento das atividades feitas durante o evento pelos encontristas e que obrigatoriamente tem a necessidade de editais para o processo de seleo.

Registro Resgata e arquiva peas de produo grca da Pr-Conde e CONDe BH, clipping (documentos, fotos e vdeos que dizem respeito a ns).

Relaes Externas

Relaes Externas a clula responsvel pela comunicao, criao e identidade, vistas numa escala macro. Se divide em duas sub-clulas:

Atividades Convidadas Gerencia as

atividades que contam com a participao de no-estudantes, que so selecionados e convidados pela CONDe. Demanda a comunicao direta com os convidados e a organizao de suas necessidades especcas.

Comunicao e Marketing responsvel pelas mdias sociais, promoes e divulgao do evento. Criao responsvel pela criao da identidade e pelo desenvolvimento de todo o material grco da CONDe BH, alm de cuidar da manuteno e integridade da marca nas suas diversas aplicaes.

Atividades Paralelas Demanda a organizao e logstica dos eventos que ocorrem durante o N Design, assim como a denio das grades especcas.

Relaes Internas

Cuida das relaes internas e do funcionamento da CONDe. Possui duas divises:

10. MOBILIZAO ESTUDANTIL DE DESIGN


CONE DESIGN
O Conselho Nacional de Estudantes de Design foi criado em 1996 e regulamentado em 22 de julho de 1998, sendo reformado no ano de 2006, durante sua edio de inverno no N Design. Em junho de 2008, em Manaus, emerge uma oportunidade de articulao nacional dos estudantes para a construo de uma Pauta Nacional Unicada (PNU). O CONE um rgo mximo deliberativo sem nenhuma liao orgnica com qualquer partido poltico, sem ns lucrativos, que rene, articula, mobiliza e representa os estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores de Design no Brasil, cujos representantes estejam devidamente credenciados e se faam presentes no CONE Design. As reunies do CONE ocorrem duas vezes por ano, sendo a primeira preferencialmente no primeiro semestre at cinco meses antes do Encontro Nacional dos Estudantes de Design (N Design), e a segunda durante o N Design. Ele objetiva construir uma pauta anual de discusso e atuao deliberada pelo CONE Design para promoo de aes nacionais e regionais. Por Pauta Nacional Unicada entende-se uma lista de itens que iro nortear as aes das Entidades de Base, Assemblias Representativas e Comisses Organizadoras. A PNU no se trata de uma imposio para as organizaes estudantis, ela se prope como pauta central anual, a ttulo de potencializar as discusses e unicar as aes do CONE Design. contexto local. Assim, nasceram os Encontros Regionais dos Estudantes de Design (Rs Design). A diviso dos Rs foi feita de acordo com as extintas secretarias existentes no CONE Design, nas seguintes regies geopolticas: Sul, So Paulo, Rio de Janeiro/Esprito Santo, Centro-Oeste/Minas Gerais e Norte/Nordeste. Todos estes encontros regionais continuam acontecendo anualmente.

N DESIGN

O N Design o Encontro Nacional de Estudantes de Design, e completar 22 anos em 2012. Ele atualmente o maior patrimnio dos estudantes de design do Brasil. Sua primeira edio ocorreu em 1991, posteriormente se consolidando, crescendo e transformando. O Encontro anual e de cunho cientco, poltico, acadmico, cultural e sem ns lucrativos.

R DESIGN

PNU

A PNU uma proposta de estruturao das aes do Movimento Estudantil de Design.

Desde 2002, as lideranas e secretarias regionais do CONE Design sentiram a necessidade de criar um evento regional com objetivo e estrutura semelhantes ao N Design, mas buscando valorizar a cultura e o

CONCLUSO
Mais do que pontos de vista e contedos a serem discutidos, o projeto se baseia na crena da total possibilidade e capacidade da realizao do N Design BH. Acreditamos na fora da troca das informaes e no quanto isso pode ser benfico e didtico. Acreditamos em jeitos e em pessoas. Acreditamos em N Design BH 2012! Compartilhe o seu jeito!

REFERNCIAS
CARDOSO , Rafael. Uma introduo histria do design. So Paulo: Blucher, 2004. DAMATTA , Roberto. O que faz o brasil, Brasil? . Rocco, Rio de Janeiro: 1986. FASCIONI , Lgia. A importncia do design na administrao da marca. Florianpolis, 2003. FASCIONI , Lgia Cristina. Indicadores para avaliao da imagem corporativa das empresas de base tecnolgicas instaladas na grande Florianpolis baseadas nas anlises das percepes grfica e verbal utilizando lgica difusa. [s.d.]. 112 f. Tese
(Doutorado em Engenharia de Produo) Faculdade de Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2003.

MORAES , Dijon de. Anlise do Design Brasileiro: entre mimese e mestiagem . So Paulo: Edgard
Blucher, 2006.

S-ar putea să vă placă și