Sunteți pe pagina 1din 2

MODELO DE HABEAS CORPUS - Excesso de prazo (Violncia domstica)

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MATO GROSSO.

Ref.: Vara da Violncia Domstica e Familiar da Comarca de Vrzea Grande MT. Ao Penal n Cdigo Paciente:

A DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO, por sua representante legal in fine assinado, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia e essa Colenda Corte de Justia, com fundamento no art. 5, inciso LXVIII, da Constituio da Repblica, e art. 647 e segs. do Cdigo de Processo Penal, impetrar HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR em favor de: Orlando Gomes Vieira, j qualificado nos autos da ao em epgrafe, encontrando-se atualmente preso na Cadeia Pblica de Vrzea Grande, contra ato praticado pela Exma. Sra. Juza de Direito da Vara da Violncia Domstica e Familiar de V. Grande, pelos fatos e fundamentos jurdicos que passa a expor:

01. Primeiramente cabe esclarecer que o paciente est preso desde o dia 08 de Setembro de 2010 por fora de priso preventiva, consoante dispe a certido de fls. 52.

02. A Denncia foi recebida em 28/10/10 conforme se depreende do despacho de fls. 76.

03. A Defesa s tomou cincia do despacho de recebimento da denncia na data de 17/01/2010, porque pediu carga do processo, assim que foi informada sobre a priso do paciente por agentes carcerrios do estabelecimento onde ele est custodiado.

04. O art. 399 do CPP dispe que recebida a denncia ou queixa, o juiz designar dia e hora para a audincia, ordenando a intimao do acusado, de seu defensor, do Ministrio Pblico e, se for o caso, do querelante e do assistente. Entretanto, at o momento a audincia no foi designada, conforme se verifica atravs das cpias dos autos anexas, o que contraria frontalmente lei federal.

Prev a lei que a audincia de instruo e julgamento, deva ser realizada no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, onde proceder-se- tomada de declaraes do ofendido, inquirio das testemunhas arroladas pela acusao e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 do Cdigo de Processo Penal, bem como aos esclarecimentos dos peritos, s acareaes e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado.

Excelncias, j estamos em 18/01/11, portanto, quase trs meses aps o recebimento da denncia

Tem-se pois, no caso, uma situao processual corrigvel por via de Habeas Corpus, no sentido de evitar-se uma priso por tempo indeterminado.

05. Tendo o prazo para a formao da culpa ultrapassado o perodo permitido em lei, enseja-se o presente mandamus. Neste sentido perfilham os julgados abaixo:

Os prazos processuais ho de verificar -se separadamente, para efeito de aferio de eventual excesso injustificado. Pode o ru em novo habeas Corpus, alegar ocorrncia de demora injustificada, na formao da culpa, em fase processual subsequente a que foi objeto de apreciao no pedido anterior(cf. STF, Habeas Corpus n.59.246 -5-PR)

EMENTA - Habeas Corpus Excesso de prazo na formao da culpa configurao Constrangimento ilegal caracterizado Ordem concedida, Ratificando-se a liminar anteriormente concedida(Habeas Corpus Classe I 09 N 3.821/97 Mirassol DOeste Rel. DES. Antonio Bitar Filho)

No mesmo sentido : STJ HC 9083/PI (1999/0031845-5) DJ 23/08/1999 PG: 00137; RTJ 58/388; 60/698; 62/303; RT 530/412.

Estando em jogo o direito de liberdade do cidado, os prazos devero ser rigorosamente observados, sob pena de tornar-se constrangimento ilegal a priso do ru.

No caso em comento o paciente j est sofrendo coao h mais de noventa dias, pois, est preso desde 08.09.10.

Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justia (CNJ) na data de 29/09/2010, em Braslia, apontam que o Brasil tem a terceira maior populao carcerria do mundo, com 494.598 presos. Com essa marca, o Pas est atrs apenas dos Estados Unidos, que tem 2.297.400 presos, e da China, com 1.620.000 encarcerados. Nos ltimos cinco anos, houve um crescimento de 37% no nmero de presos do Brasil. Do total da populao carcerria, 44% ainda so presos provisrios, ou seja, ainda esperam o julgamento de seus processos. O uso excessivo da priso provisria no Brasil como uma espcie de antecipao da pena uma realidade que preocupa. Os juzes precisam ser mais criteriosos no uso da priso provisria. Outro dado a superlotao dos estabelecimentos prisionais do Pas. A taxa de ocupao dos presdios de 1,65 preso por vaga. O Brasil est atrs somente da Bolvia, que tem uma taxa de 1,66.

Assim, evidenciado que o paciente est preso alm do prazo permitido, sem culpa formada, o que configura o tipo de priso po r mais tempo que determina a lei, requer se digne o Eminente Desembargador Rela tor mandar expedir, liminarmente, Alvar de Soltura em favor de, considerando-se que o paciente tecnicamente primrio e possui residncia fixa.

Requer a Vossa Excelncia que no mrito seja mantida a ordem, a fim de que o paciente seja mantido em liberdade e possa aguardar o desfecho do processo, por ser medida da mais ldima JUSTIA!

Termos em que pede deferimento.

Vrzea Grande MT., 18 de Janeiro de 2011.

TNIA REGINA DE MATOS DEFENSORA PBLICA

S-ar putea să vă placă și