Sunteți pe pagina 1din 23

Os mecanismos de abertura social do processo no mbito do controle concentrado de constitucionalidade brasileiro sob a tica da moderna hermenutica constitucional The

mechanisms of the social procedimental widening in the constitutional concentrated control by the optical of the modern constitutional hermeneutics Pauliane do Socorro Lisboa Abrao 1

RESUMO O presente trabalho visa estabelecer uma relao entre as ideias modernas de interpretao constitucional propostas especificamente por Peter Hberle e Konrad Hesse e a estruturao do sistema de controle concentrado de constitucionalidade brasileiro, para mostrar o quanto a regulamentao processual da jurisdio constitucional vem adotando mecanismos de contnua abertura cognitiva e interpretativa, tais como a interveno de amicus curiae e a audincia pblica. Trata-se de pesquisa doutrinria e jurisprudencial. Inicia-se o trabalho mostrando a evoluo do constitucionalismo; so apresentadas as teorias propostas por Peter Hberle (sociedade aberta dos intrpretes constitucionais) e Konrad Hesse (fora normativa da Constituio); analisa-se a estrutura do controle concentrado de constitucionalidade brasileiro, ressaltando a previso de mecanismos de abertura procedimental que possibilitam a ampliao da cognio em sede de jurisdio constitucional; e, ao final, visa-se estabelecer um dilogo entre a moderna hermenutica constitucional e o modelo de controle concentrado atual, mais comprometido com a participao popular e com as repercusses das decises proferidas. Palavras-chave: controle concentrado de constitucionalidade; mecanismos; abertura; participao; interpretao.

ABSTRACT This task objectives establish a relationship between modern ideas of constitutional interpretation proposed by Peter Hberle e Konrad Hesse and the structure of the Brazilian constitutional concentrated control, to show how the procedimental regulamentation of the constitutional jurisdiction adopts mechanisms of cognitive and interpretative amplitude, such

Advogada; professora de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo na Universidade da Amaznia (Belm-PA); mestra em Direito pela Universidade Federal do Par (linha de pesquisa: Direitos Humanos, Constitucionalismo e Democracia); especialista em Direito Processual Civil pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Regio do Pantanal em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual.

as the intervention of amicus curiae and the public audience. It is a bibliographical and jurisprudential research. It starts with the evolution of the constitutionalism; it is presented the Peter Hberles theory (about the opened society of the constitutional interpreters) and the Konrads theory (about the normative straight of the Constitution); it is analyzed the structure of the Brazilian constitutional concentrated control, reaffirming the widening procedimental mechanisms, which permits the amplification of the cognition in the constitutional jurisdiction; and, in the end, it is establish a dialogue between the modern constitutional hermeneutics and the model of the constitutional concentrated control nowadays, more involved with the popular participation and with the repercussion of the decisions taken. Keywords: constitutional concentrated control; mechanisms; opening; participation; interpretation.

INTRODUO

Especialmente a partir da segunda metade do sculo XX, o Direito Constitucional passou a experimentar inmeras mudanas, tendo de se adequar a grandes alteraes polticas, econmicas e sociais que estavam ocorrendo em mbito mundial tais como o fim da segunda grande guerra, a reconstruo de Estados, o fim de regimes ditatoriais, a valorizao dos direitos fundamentais e a decadncia do positivismo jurdico. A Constituio ganhou fora e normatividade. Passou a ocupar o centro do ordenamento jurdico. Os princpios passaram a ser vistos como verdadeiros mandamentos. O ncleo essencial do Estado e os direitos fundamentais foram protegidos. A interpretao jurdica foi modificada em razo da supremacia da Constituio. Enfim, o texto constitucional passou a ordenar e conformar a realidade subjacente. Muitas teorias e mtodos hermenuticos foram propostos, dentre os quais destacamos as propostas de Peter Hberle (todos os destinatrios da Constituio so seus legtimos intrpretes 2) e de Konrad Hesse 3 (em relao fora normativa do texto constitucional e sua necessria integrao realidade subjacente). 4
2

Sua ideia est sedimentada no livro Hermenutica constitucional: a sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para a interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2002.

Esta a ideia central de seu livro A fora normativa da Constituio. Traduo de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2002.

Entendemos que esta teorizao sobre o moderno Direito Constitucional e especialmente sobre esses mtodos interpretativos servem como fundamento de vrios institutos processuais que vm sendo utilizados em nosso sistema jurdico atualmente, e, chamamos a ateno para os instrumentos que esto sendo usados especificamente junto ao Supremo Tribunal Federal, em sede de controle concentrado de constitucionalidade. De fato, a Lei da ao direta de inconstitucionalidade e da ao declaratria de constitucionalidade (Lei n 9.868/99) previu uma srie de disposies que vm mitigando o ideal de processo fechado que possui o controle de constitucionalidade, tais como: a possibilidade de interveno do amicus curiae; a possibilidade de requisio de informaes adicionais, designao de peritos ou comisso de peritos, ou, ainda, designao de audincia pblica para oitiva de experts na matria; e a possibilidade de solicitao de informaes aos Tribunais Superiores, aos Tribunais federais e estaduais sobre a aplicao da norma impugnada em seu mbito de jurisdio. Da o comprometimento do legislador, e, consequentemente, do Judicirio com a abertura desse tipo de procedimento, o que favorece o amplo debate sobre a matria questionada, com vistas a garantir a plena cognio da causa, a identificao das possveis consequncias de uma eventual declarao de inconstitucionalidade, dos pontos de vista dos grupos sociais que sero atingidos pelo resultado da demanda, e de aspectos tcnicos ou cientficos no dominados pelos magistrados. O objetivo do presente estudo, portanto, estabelecer uma relao entre as ideias modernas de interpretao constitucional propostas por Peter Hberle e Konrad Hesse e a estruturao do sistema de controle concentrado de constitucionalidade brasileiro, que, hoje, mais do que nunca, est pautado em mecanismos de abertura cognitiva e interpretativa, para mostrar que a nova hermenutica constitucional serve, cada vez mais, de suporte para a ordenao processual da jurisdio constitucional de nosso pas.

1.

EVOLUO

DO

CONSTITUCIONALISMO:

UMA

BUSCA

PELA

EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Sabemos da existncia de muitos outros tericos que participaram para a nova interpretao constitucional e para a constitucionalizao do Direito, no entanto, didaticamente, optamos em avaliar com mais propriedade os ensinamentos deixados por estes dois, que serviro de forte referncia para a legitimao de instrumentos de abertura processual.

Vivemos atualmente uma era em que o Direito Constitucional visto como o ponto central da hermenutica jurdica. Fala-se numa nova interpretao e aplicao das disposies constitucionais, em um Estado de Direito tido hoje como democrtico. 5 Hoje em dia, o sistema normativo que deve se compatibilizar a uma ordem maior prevista no texto constitucional. A Constituio que impe limites ao operador do direito, bem como lhe indica como atuar. Trata-se de uma nova forma de enxergar o direito constitucional, utilizando-o em prol dos direitos bsicos do povo. Segundo Lus Roberto Barroso (2009a, p. 242), vrios foram os fatores que determinaram a ecloso dessa mudana de paradigma em relao ao Estado e ao direito constitucional moderno. 6 Em termos histricos, os marcos para essa mudana de pensamento foram: o trmino da 2 Guerra Mundial na Europa Ocidental; o fim dos Estados totalitrios; a necessidade de reconstituio em pases como Alemanha e Itlia; e, no Brasil, a redemocratizao que gerou a Constituio de 1988. Em termos filosficos, a crise do positivismo jurdico foi o maior marco. Fatores sociais e polticos tambm influenciaram diretamente, tais como: a complexidade da vida contempornea, o reconhecimento do pluralismo social, poltico e filosfico, o aumento das demandas por justia, o fortalecimento de reivindicaes de cunho coletivo ou difuso, a emergncia dos novos direitos, necessidade de preservao dos direitos fundamentais e dos direitos humanos etc. E, o marco terico responsvel por esta mudana de comportamento tem fundamento na realizao material do plano constitucional. Neste cenrio, passou-se a reconhecer fora normativa s disposies constitucionais; houve considervel expanso da jurisdio constitucional; e passou-se a desenvolver a nova dogmtica de interpretao constitucional. De fato, a norma constitucional passou ao status de norma jurdica, superando a antiga viso da Constituio como mero documento poltico, e propiciando a imediata aplicao de tais disposies: imperatividade das regras constitucionais.

Segundo Inocncio Mrtires Coelho, a tipologia do Estado de Direito passou por trs etapas: liberal, social e democrtica. O Estado liberal de Direito surgiu para rechaar o chamado Antigo Regime; o Estado social de Direito, para combater o individualismo e absolutismo; e o Estado democrtico de Direito, fulcrado na realizao dos direitos fundamentais, contra as desigualdades sociais resultantes do neocapitalismo (MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 66).
6

A anlise feita pelo autor diz respeito ao direito constitucional nos pases de tradio romano-germnica.

Ainda no sculo XIX, a doutrina em geral e, especialmente Ferdinand Lassalle, viam a Constituio como uma simples carta poltica: as questes constitucionais no eram entendidas como jurdicas, mas sim polticas. A Constituio de uma nao seria a expresso das relaes de poder nela dominantes: poder militar (representado pelas foras armadas); poder social (latifundirios); poder econmico (grande indstria e grande capital); e poder intelectual (conscincia e cultura em geral). 7 At ento, a concretizao das propostas constitucionais ficava condicionada liberdade de conformao do legislador ou discricionariedade do administrador; e ao Judicirio no se reconhecia qualquer funo relevante na realizao das normas constitucionais. A partir dos anos 40, o amplo movimento em prol da criao de novas constituies resultou num novo modelo, onde o Legislativo no mais imperava. Agora, em inspirao ao direito norte-americano, valoriza-se a supremacia da Constituio. Ao possuir condio de norma jurdica, a norma constitucional passou a desfrutar da imperatividade que lhe prpria, ou seja, passou a ser um comando, um mandamento com fora jurdica, capaz inclusive de deflagrar um mecanismo de coao para cumprimento forado, visando a materializao da norma prevista constitucionalmente. Segundo Lus Roberto Barroso (2010), esta nova frmula envolvia a

constitucionalizao dos direitos fundamentais, que ficavam imunizados em relao ao processo poltico majoritrio: sua proteo passava a caber ao Judicirio. O modelo de formao de tribunais constitucionais se irradiou para toda a Europa, a partir da Alemanha e da Itlia (que os instituram na dcada de 50). Interessante a colocao feita pelo autor supramencionado sobre esse novo ideal de Constitucionalismo:

O constitucionalismo democrtico foi a ideologia vitoriosa do sculo XX. O imaginrio social contemporneo vislumbra nesse arranjo institucional, que combina Estado de Direito e soberania popular, a melhor forma de realizar os anseios da modernidade: poder limitado, dignidade da pessoa humana, direitos fundamentais, justia social, tolerncia. O modelo vencedor, portanto, situa a Constituio no centro do sistema poltico e acena com as promessas de legitimidade, justia e segurana jurdica. (BARROSO, 2009b, p. 93-94)

Quanto nova interpretao constitucional, fruto deste novo direito constitucional, doutrina e jurisprudncia passaram a desenvolver princpios instrumentais prprios a esse tipo
Informaes colhidas na conferncia sobre a essncia da Constituio (ber das Verfassungsswesen) ministrada por Ferdinand Lassalle numa associao liberal-progressista de Berlim em 16.4.1862.
7

de interpretao, diferenciando-a das demais interpretaes jurdicas. Como exemplos, temos o princpio da supremacia da Constituio, da presuno de constitucionalidade dos atos normativos, da interpretao conforme a Constituio, da unidade, da razoabilidade e o da efetividade (BARROSO, 2003, p. 189). Foi em meio a este cenrio que surgiu e se consolidou uma nova forma de interpretar e aplicar o Direito Constitucional. Tradicionalmente (no modelo positivista), a interpretao jurdica desenvolvia-se sobre duas premissas: (i) quanto ao papel da norma, cabendo a ela dar a soluo para os conflitos; (ii) quanto ao papel do juiz/intrprete, cabendo a ele identificar a norma aplicvel ao caso e simplesmente aplic-la para resolver o problema (subsuno). A nova perspectiva constitucional alterou essas premissas histricas tradicionais, que passaram a ser dissolvidas em novas teorias, que apontavam, cada vez mais, para duas novas premissas: (i) o papel da norma constitucional, suas possibilidades e limites, reconhecendo que nem sempre a soluo dos problemas se encontra no relato abstrato do texto normativo; (ii) o papel do juiz/intrprete, sua funo e modo de decidir, reconhecendo que ele ser coparticipante no processo de criao do direito, complementando o trabalho do legislador, ao fazer valoraes e tomar decises baseado em escolhas de solues possveis. Um dos exemplos mais simblicos desta nova era foi o reconhecimento de normatividade aos princpios. Sua distino qualitativa em relao s regras um dos smbolos do chamado ps-positivismo. A existncia de clusulas gerais tambm outro exemplo em que se confere maior discricionariedade ao intrprete que ir aplicar a regra. E, alm disso, a possibilidade de utilizar da ponderao para resolver problemas concretos evidencia essa nova perspectiva. Passou-se, ento, a desenvolver frmulas e mecanismos que pudessem, efetivamente, fazer valer o direito e, especialmente, a justia. Nesse universo em expanso, passaram a ser desenvolvidas, na Europa e especialmente na Alemanha , teorias e mtodos focados na materializao da Constituio por meio de nova interpretao jurdica, cujo fundamento, a princpio, parece ter sido proveniente da teoria integradora de Rudolf Smend, tendo sofrido, tambm, influncia da Tpica ou orientao tpico-problemtica. 8

Esta afirmao de RICHE, Flavio Elias. Desafios Hermenuticos para a Teoria da Constituio Contempornea. Revista de Direito do UNIFOA, p.12. Disponvel em: <http://www.unifoa.edu.br/revistadodireito/201.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2010. Segundo ele, a concepo integrativa de Smend busca superar rgido contraste entre fato e norma, ser e dever-ser, preconizando mais o

Neste cenrio, chamaram-nos a ateno duas teorias em especial: a teoria da sociedade aberta dos intrpretes constitucionais, proposta por Peter Hberle (abertura da interpretao da norma constitucional queles que participam da sociedade), e a teoria da fora normativa da Constituio, de cunho concretizador, proposta por Konrad Hesse (que prega pela necessidade de comunicao recproca entre a norma e a realidade social). A nosso ver, essas teorias servem como legitimao terica para o modelo de jurisdio constitucional brasileiro, especialmente no que diz respeito ao controle de constitucionalidade, o qual, hoje em dia, est cada vez mais comprometido com a noo democrtica de participao popular. importante ressaltar que toda a evoluo do direito constitucional ocorreu de maneira mais efetiva na Europa e nos pases que seguem tradio romano-germnica. Nos Estados Unidos, como bem salientado por Lus Roberto Barroso (2009b, p. 95), a Constituio sempre foi vista como um documento jurdico, ou seja, dotado de supremacia e fora normativa e passvel de aplicao direta pelo Poder Judicirio. Assim, foi especialmente nos pases civil law que se mostrou necessrio o reposicionamento da Constituio como o centro do sistema jurdico e sua releitura como documento jurdico e no simplesmente poltico. Esses pases, de fato, sofreram profundas transformaes que influram no modo como o Direito entendido e praticado, at que se chegasse a essa era moderna, ps-guerra e ps-positivista. No Brasil, o marco da mudana de paradigma em relao ao direito constitucional foi a promulgao da Constituio de 1988, logo aps o fim do regime militar. A partir de 1988, e mais notadamente nos ltimos anos, a Constituio passou a desfrutar j no apenas da supremacia formal que sempre teve, mas tambm de supremacia material, axiolgica, potencializada pela abertura do sistema jurdico e pela normatividade de seus princpios. Alm disso, quanto ao controle de constitucionalidade, nossa Carta atual alargou o rol de legitimados para a propositura das aes diretas de inconstitucionalidade, e tambm criou novos mecanismos de controle abstrato. O controle incidental, a seu turno, existe desde a Constituio de 1981, mas, recentemente, vem ganhando contornos mais objetivos, graas importncia que a Constituio atual d ao modelo concentrado.

elemento poltico geralmente rejeitado pelas metodologias positivistas que o jurdico, de modo a alargar as possibilidades de interpretao constitucional.

Tudo isso so reflexos da nova mentalidade que se desenvolve em torno da aplicao e da interpretao do texto constitucional. Os procedimentos e ritos, em todos os mbitos, e, naturalmente, no mbito constitucional (jurisdio constitucional), sofrem influncia deste novo pensamento.

2.

ALGUMAS

TEORIZAES

SOBRE

NOVA

HERMENUTICA

CONSTITUCIONAL

2.1. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: a ampliao do debate constitucional

Peter Hberle props, na obra Hermenutica Constitucional, a abertura e a democratizao na interpretao constitucional. Segundo Claudio Pereira de Souza Neto (2002, p. 12), a proposta de Hberle nos permite vislumbrar a superao da autonomizao do sistema jurdico (tpica do movimento juspositivista), por meio de uma viso que investe na valorizao da chamada sociedade aberta dos intrpretes da Constituio. A ideia central de Hberle na obra a de que uma sociedade aberta (democrtica) exige uma interpretao igualmente aberta de sua lei fundamental, pois:

No processo de interpretao constitucional esto potencialmente vinculados todos os rgos estatais, todas as potncias pblicas, todos os cidados e grupos, no sendo possvel estabelecer-se um elenco cerrado ou fixado com numerus clausus de intrpretes da Constituio. (HBERLE, 2002, p. 13)

Para tanto, parte do pressuposto de que todo aquele que vive a Constituio seria seu legtimo intrprete. Cidados, rgos estatais, a opinio pblica e grupos de interesses seriam foras produtivas de interpretao, atuando como intrpretes ou pelo menos como pr-intrpretes do complexo normativo constitucional. Essa interpretao seria sua integrao realidade pblica. Diante disso, enfatiza que os instrumentos de informao dos juzes constitucionais devem ser ampliados e aperfeioados, especialmente no que se refere s formas gradativas de participao e interpretao da norma, estabelecendo-se uma comunicao efetiva entre os

participantes desse processo amplo de interpretao. O processo constitucional tornar-se-ia parte do direito de participao democrtica. Ao comentar e aplaudir a teoria de Hberle, Inocncio Mrtires (1998) bem salientou que, no contexto de um Estado democrtico de direito, torna-se imperioso que a leitura da Constituio se faa em voz alta e luz do dia por todos os diversos atores da cena institucional (sejam agentes polticos ou no), no mbito de um processo verdadeiramente pblico e republicano, afinal, todos so receptores dos direitos e deveres previstos na Carta Poltica. Hberle sustenta que a teoria da interpretao constitucional esteve muito vinculada a um modelo de interpretao de uma sociedade fechada, onde s quem detinha o poder interpretativo da Constituio eram os juzes, em procedimentos formalizados. Segundo ele, era chegada a hora da virada hermenutica, a fim de que a interpretao constitucional (que a todos interessa) seja levada a cabo pela e para a sociedade aberta e no apenas pelos intrpretes/operadores oficiais. Repita-se: no se poderia estabelecer um rol numerus clausus de intrpretes da Constituio: todas as pessoas, grupos e potncias pblicas esto envolvidos (sero afetados) nesse processo social de interpretao. Os critrios hermenuticos devem, portanto, ser tanto mais abertos quanto mais pluralista for a sociedade. Todo esse modo de pensar, necessariamente, provoca alteraes na perspectiva tradicional de interpretao da Constituio. O autor, assim, elenca as razes que sustentam a relativizao da hermenutica constitucional jurdica consoante seu ponto de vista: a) o juiz constitucional no est sozinho no processo de interpretao constitucional (ampliao das formas de participao em aes constitucionais); b) todas as foras pluralistas pblicas so intrpretes em potencial da Constituio. A esfera pblica pluralista desenvolve uma fora normatizadora que gera a necessria atualizao pblica da matria por parte da Corte Constitucional. c) o processo constitucional formal no a nica via de acesso ao processo de interpretao constitucional. H questes materiais previstas na Constituio que no chegam Corte, e, assim, os intrpretes desenvolvem esses direitos materiais autonomamente. Hberle apresenta essas razes para mostrar que o processo de interpretao constitucional infinito, sendo o constitucionalista apenas um intermedirio, que dever proferir decises adequadas aos anseios sociais e aptas a serem aplicadas a diversas situaes. Nesse contexto, o autor afirma que os instrumentos de informao dos juzes constitucionais devem ser ampliados e aperfeioados, especialmente no que se refere s

formas gradativas de participao e prpria possibilidade de participao no processo constitucional (intervenes e audincias como o direito de manifestao nos grandes processos na Alemanha). Segundo ele, o direito processual constitucional torna-se parte do direito de participao democrtica. E nem sempre o juiz deve pensar de forma idntica ao legislador. Pelo contrrio, cabe ao juiz dar flexibilidade na interpretao para atender realidade ftica que lhe seja colocada. Ao comentar os aspectos da obra de Hberle, Gilmar Mendes (2007, p. 264) destaca que a abordagem por ele feita permite uma releitura da relao Constituio e realidade, gerando a necessria interpretao atualizadora da Constituio, e tambm permite a racionalizao do prprio papel desempenhado pela Corte Constitucional, que passar a agir como uma mediadora entre as diferentes foras legitimadoras do processo interpretativo constitucional. Enfim, um dos pontos mais importantes na obra de Hberle a negao do monoplio da interpretao constitucional, e, ao mesmo passo, o reconhecimento da complexidade e da pluralidade dessa interpretao, o que acaba sendo uma consequncia metodolgica da abertura material da Constituio (SCHNEIDER, 1990, p. 38). Hberle entende que uma teoria constitucional, para ser concebida como cincia da experincia, deve conhecer os grupos concretos de pessoas e os fatores que formam o espao pblico, o tipo de realidade de que se cuida, a forma como ela atua no tempo, as possibilidades e necessidades existentes. O autor denomina os participantes do processo interpretativo da Constituio de foras produtivas de interpretao. Esses intrpretes, em sua concepo, so classificados conforme o seguinte catlogo: a) participantes revestidos de funo estatal: (i) rgos estatais que proferem a deciso vinculante: Corte Constitucional; (ii) rgos estatais que proferem deciso vinculante, mas que ainda sujeitos a reviso (por exemplo: por meio de recurso): jurisdio, rgo legislativo, rgo do Executivo. b) participantes no revestidos de funes estatais: (i) requerente ou recorrente, e requerido ou recorrido; (ii) outros participantes do processo que devem ou que podem ser convocados nos termos da lei interna do Tribunal Constitucional; (iii) pareceristas ou experts;

(iv) peritos e representantes de interesses nas audincias pblicas, peritos nos Tribunais, associaes, partidos polticos; (v) grupos de presso organizados; e (vi) requerentes ou partes em procedimentos administrativos de carter participativo. c) participantes que formam a opinio pblica democrtica e pluralista, como a mdia, as iniciativas dos cidados, as associaes, partidos polticos fora de seu mbito de atuao, igrejas, teatros etc. d) a doutrina constitucional. Com base nesse rol, o autor mostra que a interpretao constitucional no um evento exclusivamente estatal. A atividade de interpretao constitucional diz respeito a todos, pois todos sero atingidos nem que seja indiretamente em longo prazo. Assim, grupos sociais, associaes, todas essas formas de manifestao da sociedade civil organizada, assim como peritos, partidos polticos, doutrinadores, podem ser convocados pelo Tribunal para participarem do processo decisrio da Corte Constitucional na viso de Peter Hberle. Segundo ele, estes seriam intrpretes no oficiais, ou seja, no dotados de funo estatal. Explica que, quanto mais polmica e debatida for determinada disposio legal que esteja sendo questionada junto Corte Constitucional, maior tambm dever ser o cuidado que a Corte dever tomar quando do seu julgamento: dever exercer um controle rigoroso, refletindo sobre a demanda, levando em conta a opinio das foras sociais envolvidas. Afigura-se muito importante abrir o jogo interpretativo para que todas as foras produtivas de interpretao, na linguagem de Hberle, possam participar. Esses grupos no podem ficar margem do processo de revelao da vontade constitucional. Nesse ponto, brilhante a colocao feita por Inocncio Mrtires:

que, embora intrpretes no oficiais da Lei Fundamental, nem por isso os chamados grupos intermedirios e o prprio cidado deixam de ser legtimos interessados na sua aplicao. Detentores permanentes da privilegiada condio de sujeitos do processo constituinte e de realizadores e destinatrios finais da Constituio, de nada lhes adiantaria ostentar esse ttulo de nobreza se lhes fosse vedado participar do processo de traduo da vontade constitucional (COELHO, 1998, p. 159).

Alm de todas essas colocaes, Hberle (2002, p. 13) ainda responde possvel crtica quanto dissoluo da interpretao constitucional em um grande e incontrolvel nmero de interpretaes e de intrpretes.

Para ele, a anlise sobre a a legitimao dos diferentes intrpretes da Constituio rechaa este tipo de crtica. H os intrpretes oficiais ou formais da Constituio (competncia concedida por meio de vnculos constitucionais), que so os rgos estatais e aqueles ligados pelo Poder Estatal sancionador. E, ao lado destes, h os demais intrpretes, os no oficiais, decorrentes da ampliao do crculo de interpretao por ele sustentada, como visto acima. E, quanto legitimidade destes ltimos, Hberle faz referncia sua legitimao sob o ponto de vista da teoria do direito, da teoria da norma e da teoria da interpretao; sob a tica de reflexes teortico-constitucionais; e sob o ponto de vista da Teoria da Democracia. Falando especificamente sobre a legitimao do ponto de vista da teoria do direito, da teoria da norma e da teoria da interpretao, ele explica que os novos conhecimentos da teoria da interpretao tratam-na como um processo aberto, e no como uma passiva recepo de ordens (submisso); e a vinculao vai ganhando liberdade medida que se reconhece a nova orientao hermenutica (que contraria a lgica da simples subsuno). A ampliao do crculo de intrpretes , portanto, consequncia da necessidade de integrao da realidade no processo interpretativo, reconhecendo-se que a norma no uma deciso prvia, simples e acabada, mas sim em desenvolvimento, sendo necessria a participao de seus mais variados intrpretes (e no somente os oficiais) para a conformao da prxis constitucional. Ele chama essa nova forma de pensar de Constituio enquanto processo pblico (HBERLE, 2002, p. 32). Ao fazer reflexes teortico-constitucionais, o autor argumenta que a legitimao dos intrpretes no oficiais reside no fato de que eles representam uma parte da publicidade e da realidade da Constituio. Para ele, uma Constituio democrtica e que se compromete com o interesse pblico no estrutura apenas o Estado em si, mas toda a sociedade, e, assim, no pode simplesmente tratar as foras sociais e privadas como meros objetos: deve integr-las ativamente enquanto sujeitos. A prxis atua aqui como legitimao da teoria e no o contrrio. Ao tomar como base a Teoria da Democracia como legitimao desses intrpretes, Hberle enuncia que, numa sociedade aberta, a democracia no se desenvolve apenas no contexto de delegao de responsabilidade formal do povo para os rgos estatais, intrpretes oficiais da Constituio. Desenvolve-se tambm por meio de formas refinadas de mediao do processo pblico e pluralista da poltica e da prxis cotidiana, especialmente mediante a realizao de direitos fundamentais.

Ele chega a afirmar que a participao da populao no processo interpretativo constitucional um direito de cidadania (HBERLE, 2002, p. 37).

2.2. A fora normativa da Constituio e a necessria integrao entre realidade social e norma constitucional

Konrad Hesse, na obra A fora normativa da Constituio (lanada em 1959, mas traduzida para o portugus em 1991), pretende rechaar a proposta levantada por Ferdinand Lassalle em 1862. 9 A tese fundamental de Lassalle era de que questes constitucionais no seriam questes jurdicas, mas sim polticas. A Constituio de uma nao, assim, seria expresso das relaes de poder nela dominantes: poder militar (representado pelas foras armadas); poder social (latifundirios); poder econmico (grande indstria e grande capital); e poder intelectual (conscincia e cultura em geral). Para Hesse, essa tese implica na negao do Direito Constitucional enquanto cincia jurdica, haja vista que as disposies constitucionais, de ndole tcnica, acabavam sucumbindo em face da realidade (Constituio real). No sentir do autor, o Direito Constitucional proposto por Lassalle no seria uma cincia normativa e sim uma cincia do ser, onde cumprir-se-ia to somente a miservel funo indigna de qualquer cincia de justificar as relaes de poder dominantes (HESSE, 2002, p. 11). Enfim, Hesse rejeita a ideia de Lassalle afirmando que a Constituio contm, ainda que de forma limitada, uma fora normativa prpria, motivadora e ordenadora do Estado. O conceito de Constituio jurdica e a prpria definio do Direito Constitucional enquanto cincia depende, segundo Hesse, da investigao de alguns aspectos, quais sejam: (i) condicionamento recproco existente entre Constituio jurdica e realidade poltico-social; (ii) os limites e as possibilidades de atuao da Constituio jurdica; (iii) os pressupostos de eficcia da Constituio. Quanto ao primeiro aspecto, Hesse combate a viso positivista que at ento preponderava no campo constitucional (separao radical entre norma e fato), assim, ressalta que a segregao entre a norma constitucional e a realidade malfica, pois pode gerar a atribuio de uma fora determinante somente aos fatos (despidos de normatividade) ou, ao

Ele toma como referncia a conferncia sobre a essncia da Constituio (ber das Verfassungsswesen) ministrada por Ferdinand Lassalle numa associao liberal-progressista de Berlim em 16.4.1862.

contrrio, s normas (desassociadas da realidade). Ento, sugere que se encontre um equilbrio entre ambas. A seu ver, a norma constitucional no tem existncia autnoma em face da realidade, pois a sua vigncia verificada nas situaes concretas, nas condies histricas de sua realizao, conforme as condies naturais, tcnicas, sociais, econmicas e at mesmo espirituais do povo. Ainda sobre este aspecto, aduz que existe uma relao de interdependncia entre a eficcia da norma e as condies de sua realizao: a eficcia determinada pela realidade social, e ao mesmo tempo, determinante em relao a ela. Ao comentar sobre o segundo aspecto mencionado - os limites e as possibilidades de atuao da Constituio jurdica -, Hesse explica, inicialmente, que Constituio real e Constituio jurdica esto em relao de coordenao: a Constituio adquire fora normativa medida que visa a realizar sua pretenso de eficcia. E, dentro deste cenrio, ingressa na anlise dos possveis limites e possibilidades de realizao da norma constitucional. Faz referncia a Wilhelm Humboldt, que, em sua obra, j relatava a necessidade de integrao entre norma constitucional e realidade (HUMBOLDT apud HESSE, 2002, p. 1617). Segundo o autor referenciado, nenhuma Constituio poltica completamente fundada num plano racionalmente elaborado poderia lograr xito; somente aquela que resultasse da luta do acaso poderoso com a racionalidade que se lhe ope conseguiria desenvolver-se. Assim, Hesse entende que somente aquela Constituio que se vincule a situaes histricas concretas e suas condicionantes, dotada de ordenao jurdica orientada pelos parmetros da razo, pode ser bem sucedida. A situao histrica o presente seria a fora vital da Constituio, o germe a partir do qual as normas so criadas. Esses seriam os limites da fora normativa da Constituio: a Lei Fundamental no pode ser construda apenas de forma abstrata e terica, e no deve produzir nada que esteja alm da realidade vigente. Para o autor, se no existir fora (realidade vigente) a ser despertada, no poder a Constituio dar-lhe a direo (por meio da razo). com base nestes limites que ele define a natureza peculiar e a possvel amplitude da fora vital e da eficcia da Constituio. A norma constitucional, a seu ver, adquire prestgio e poder somente se for adequada realidade vigente (princpio da necessidade). Mas, mais do que isso, ele deixa claro que a prpria Constituio deve-se converter em fora vital, impondo tarefas, orientando a conduta conforme a ordem nela estabelecida. A ordem constituda mais do que uma ordem legitimada pelos fatos: h a necessidade de se estar em

constante processo de legitimao. E nesse ponto, destaca que as pessoas (o povo) esto permanentemente convocadas a dar conformao vida do Estado. Ao se ater ao terceiro aspecto os pressupostos de eficcia da Constituio , Hesse afirma que os limites da Constituio geram, tambm, alguns pressupostos ou requisitos que permitem norma constitucional desenvolver sua fora normativa de forma satisfatria. Ele elenca os principais: a) Quanto mais o contedo da Constituio corresponder situao ftica vigente (elementos sociais, econmicos, polticos e espirituais dominantes), mais segura ser sua fora normativa. Alm disso, sustenta que a Lei Maior deve ter condies de adaptar-se a eventuais mudanas dessas condicionantes. E sugere que ela contenha poucos princpios fundamentais que possam ser mais bem desenvolvidos posteriormente; e que no se assente numa estrutura unilateral (fechada); b) Um bom desenvolvimento da fora normativa da Constituio no depende apenas de seu contedo, mas tambm de sua prxis. Deve-se visar, acima de tudo, a preservao dos princpios constitucionais (fundamentais), at que, para isso, sejam necessrios alguns sacrifcios. Frequentes revises ou reformas da Constituio implicariam numa

sobrevalorizao de dados fticos em oposio ordem vigente, afinal, a estabilidade da norma constitucional fundamento para sua eficcia. Por fim, Hesse comenta especificamente sobre a interpretao, dizendo que possui importncia decisiva para a preservao da fora normativa constitucional. Ele pugna por uma interpretao construtiva, que toma por base o princpio da tima concretizao da norma e as condicionantes fticas vigentes. Segundo ele, a interpretao adequada aquela que consegue concretizar, de forma excelente, o sentido da proposio normativa dentro das condies reais dominantes numa determinada situao, de modo que a mudana nas relaes fticas deve necessariamente implicar em mudana na interpretao da Lei Maior (HESSE, 2002, p. 23). Mas, caso uma proposio normativa no possa mais ser aplicada, dever ser revista. Esse modo de interpretar seria essencial manuteno da estabilidade da Constituio. Adiante, o autor sintetiza dizendo que a Constituio jurdica (em oposio chamada Constituio real) deve ser condicionada pela realidade histrica de seu tempo, de modo que s ser eficaz se respeitar essa realidade. E, no mesmo sentido, deixa claro o carter ordenador da Constituio: sua fora normativa deve ser valorizada e deve ser vista como determinante das condies sociais e polticas.

Mas, ainda neste ponto, ressalta que a vontade da Constituio (expresso que, a nosso ver, se refere sua prpria vontade normativa) no capaz de suprimir os seus prprios limites (realidade social, econmica, poltica etc.). Aduz que nenhum poder do mundo, nem mesmo a Constituio, pode alterar as condicionantes naturais (HESSE, 2002, p. 24-25). E neste cenrio que ele acentua o cerne de sua tese: a Constituio no est desvinculada da realidade histrica de seu tempo, mas, mesmo assim, ela no est condicionada, simplesmente, por esta realidade. Na verdade, entendemos que Hesse pugna pela integrao entre a ideia de submisso do Direito Constitucional realidade ftica (proposta por Lassalle e Jellinek, que viam a Constituio como um tratado que sucumbe realidade de dominao de poder existente) e a ideia que simplesmente sobrevalorizava o carter normativo da Constituio. Percebe-se que sua inteno mostrar que o Direito Constitucional no pode ser apenas uma cincia da realidade ou apenas uma cincia normativa, mas sim a mescla dessas cincias. Conclui que as tenses entre a ordenao constitucional e a realidade social e poltica no podem resultar num conflito, vez que os pressupostos da fora normativa da Constituio esto na prpria realidade. A ideia da fora normativa da Constituio proposta por Konrad Hesse, hoje em dia, no moderno Direito Constitucional, j vista como um princpio constitucional. Nesse sentido so as palavras de Lus Roberto Barroso: Atualmente, passou a ser premissa do estudo da Constituio o reconhecimento de sua fora normativa, do carter vinculativo e obrigatrio de suas disposies (2009a, p. 262, grifo nosso). Foi a partir desta importante contribuio doutrinria que se passou a conferir efetivo status de norma jurdica norma constitucional, rompendo, como j enunciado, ideia fechada de que a norma constitucional era mera recomendao poltica. Entendemos, portanto, que esta obra de Hesse foi providencial para o direito contemporneo, ps-positivista, sensvel aos direitos fundamentais, realidade ftica vigente e manuteno de uma ordem jurdica justa e efetiva.

3. O MODELO DE CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE BRASILEIRO: MECANISMOS DE PLURALIZAO DO DEBATE

CONSTITUCIONAL

Atualmente, o sistema de controle jurisdicional de constitucionalidade vigente no Brasil baseado num modelo hbrido ou misto, onde existe a possibilidade de controle difuso, realizado por qualquer rgo judicirio no exerccio da jurisdio nos casos concretos, e tambm concentrado, realizado exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal em aes de perfil abstrato. O foco deste trabalho o controle concentrado. Em verdade, nosso foco so os mecanismos processuais que so utilizados em sede de controle concentrado. A Constituio Federal previu esse controle em duas frentes: aquele feito perante o Supremo Tribunal Federal (quando se questiona ato normativo federal ou estadual em relao Constituio Federal); e o que feito perante o Tribunal de Justia do Estado (quando se questiona um ato normativo estadual ou municipal em face da Constituio Estadual). Ele se materializa por meio de: i) ao direta de inconstitucionalidade (art. 102, I, a); ii) ao declaratria de constitucionalidade (art. 102, I, a); iii) ao direta de inconstitucionalidade por omisso (art. 103, pargrafo 2); iv) arguio de descumprimento de preceito fundamental (art. 102, pargrafo 1); e v) ao interventiva (art. 34 a 36) 10. So aes que possuem um carter objetivo, marcadas pela inexistncia de partes subjetivamente consideradas e de pretenses individualizadas a serem resolvidas. O propsito analisar a norma tida como (in)constitucional de forma abstrata. As decises proferidas no exerccio desse tipo de controle tm eficcia em face de todos (erga omnes) e possuem efeito vinculante, em prol da garantia da supremacia da interpretao constitucional feita pelo seu guardio, o STF. De fato, a atribuio de fora vinculante s decises tomadas pelo STF considerada uma das principais caractersticas do controle de constitucionalidade brasileiro, e o que define o novo perfil que o sistema de controle vem tomando hodiernamente. Conforme previso expressa do pargrafo 2 do art. 102 da Constituio Federal, as decises definitivas de mrito proferidas pelo STF em Aes Diretas de Inconstitucionalidade e em Aes Declaratrias de Constitucionalidade tero efeito vinculante em relao a todos os demais rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica em todas as esferas (no atingindo o Legislador, como bem ressaltado pelo prprio STF). 11

Ressalta-se, entretanto, que a ao interventiva tem outro fundamento e outra funo, que fogem ao objeto deste estudo. Nesse sentido: a ADI 2.903, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 1-12-2005, Plenrio, DJE de 19-92008; e a Rcl 2.617-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 23-2-2005, Plenrio, DJ de 20-5-2005.
11

10

A estipulao de uma eficcia mais ampla e vinculante s decises constitucionais, sem dvida, faz parte de uma estratgia de valorizao do controle de constitucionalidade realizado em abstrato, que aquele tomado em tese, servindo de parmetro para todas as instncias judicirias. Em razo da importncia que as decises tomadas em controle concentrado possuem em nosso sistema jurdico, nada mais razovel que estruturar o procedimento de controle de constitucionalidade de forma a garantir um processo com cognio plena e adequada, para que a sociedade em geral possa receber decises to relevantes que sejam justas e coerentes. Os procedimentos da ao direta de inconstitucionalidade (ADIN) (e da por omisso tambm ADO), da ao declaratria de constitucionalidade (ADC) e da arguio de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) possuem alguns traos em comum, a exemplo dos efeitos vinculante, erga omnes, retroativo (ex tunc) 12 e repristinatrio que possuem as decises que resolvem este tipo de ao, dentre outras caractersticas (MORAES, 2002. p. 2365). Mas, tambm h peculiaridades procedimentais para cada modalidade de ao, a exemplo da necessidade de se comprovar a existncia de srias controvrsias judiciais e no apenas doutrinrias acerca da constitucionalidade da norma objeto de eventual ADC. Mas, o que chama a ateno so algumas disposies especficas na lei da ADIN e da ADC (Lei n 9.868/1999), que mostram a inteno de abertura procedimental dentro de um sistema que inicialmente tido como fechado e envolvido por questes tipicamente de direito e no de fato. Tratam-se de previses que revelam um carter pluralstico, na medida em que permitem a participao de pessoas e grupos sociais nos julgamentos das aes diretas, quebrando o ideal de processo fechado que veda a participao de qualquer outra pessoa que no os prprios ministros do STF; e que revelam, ainda, um carter instrutrio, pois permitem a ampliao da cognio dos ministros julgadores em relao ao objeto das causas. So as seguintes disposies legais: a possibilidade da participao de terceiros na forma de amicus curiae em demandas dessa natureza (art. 7, pargrafo 2 13); a possibilidade

Apesar do efeito ex tunc, a prpria Lei n 9.868/1999 prev a possibilidade de modulao temporal dos efeitos da deciso. Eis o teor do art. 27 da lei: Art. 27 - Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Art. 7 - No se admitir interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade. 1 (VETADO)
13

12

de requisio de informaes adicionais, designao de peritos ou comisso de peritos, ou, ainda, designao de audincia pblica para oitiva de experts na matria (art. 9, pargrafo 1 14); possibilidade de solicitao de informaes aos Tribunais Superiores, aos tribunais federais e estaduais sobre a aplicao da norma impugnada em seu respectivo mbito de jurisdio (art. 9, pargrafo 2); e at mesmo a possibilidade de modulao dos efeitos da declarao de inconstitucionalidade (art. 27). 15 A nosso ver, a possibilidade da interveno do amicus curiae, a possibilidade de os ministros requererem informaes adicionais, bem como a possibilidade de designao de audincia pblica, so os exemplos mais claros dessa inteno legislativa em desfazer o paradigma de fechamento dos processos de controle concentrado. Por meio desses instrumentos especficos, diversas pessoas e grupos de pessoas so autorizados a emitir suas opinies nas causas, levando dados que tambm so importantes na apreciao do tema. De fato, tratam-se de meios processuais disponibilizados aos julgadores, para que melhor conheam, instruam e julguem aes de tamanha magnitude. Realmente, essas aes necessariamente geram repercusses sociais, econmicas, polticas, etc., e portanto, devem ser apreciadas com toda a ateno que merecem. No pode haver dvidas ou obscuridades na compreenso do tema. Deve-se ter em mente sempre os anseios da sociedade, afinal, o tribunal deve julgar de forma democrtica, atendendo populao, da a inteno em pluralizar esses temas, propondo mtodos de participao popular nesta seara decisria. So cada vez mais frequentes as designaes de audincias pblicas e a interveno de entidades e at mesmo pessoas fsicas na forma de amicus curiae em aes de controle concentrado. E os fundamentos utilizados pelos ministros para admitirem esses instrumentos so sempre relativos ao ideal de democracia e de relevncia dessas causas.
2 - O relator, considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes, poder, por despacho irrecorrvel, admitir, observado o prazo fixado no pargrafo anterior, a manifestao de outros rgos ou entidades (destacamos). Art. 9 (...) 1o - Em caso de necessidade de esclarecimento de matria ou circunstncia de fato ou de notria insuficincia das informaes existentes nos autos, poder o relator requisitar informaes adicionais, designar perito ou comisso de peritos para que emita parecer sobre a questo, ou fixar data para, em audincia pblica, ouvir depoimentos de pessoas com experincia e autoridade na matria. Art. 27 - Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.
15 14

Nesse sentido, salutares as consideraes feitas pelo Ministro Carlos Ayres Britto quando justificou a admisso de vrios amici curiae e a realizao de audincia pblica na ADIN que impugnava o dispositivo legal da Lei de Biossegurana que autorizava pesquisas com clulas tronco embrionrias (ADIN n 3.510-0, julgada em 29.5.2008 pelo Tribunal Pleno do STF e publicada no DJ de 28.5.2010), da qual era relator:

Prossigo para anotar que admiti no processo, na posio de amigos da Corte (amici curiae), as seguintes entidades da sociedade civil brasileira: CONECTAS DIREITOS HUMANOS; CENTRO DE DIREITO HUMANOS CDH; MOVIMENTO EM PROL DA VIDA MOVITAE; INSTITUTO DE BIOTICA, DIREITOS HUMANOS E GNERO ANIS, alm da CONFEDERAO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CNBB. Entidades de saliente representatividade social e por isso mesmo postadas como subjetivao dos princpios constitucionais do pluralismo genericamente cultural (prembulo da Constituio) e especificamente poltico (inciso V do art. 1 da nossa Lei Maior). O que certamente contribuir para o adensamento do teor de legitimidade da deciso a ser proferida na presente ADIN. Estou a dizer: deciso colegiada to mais legtima quanto precedida da coleta de opinies dos mais respeitveis membros da comunidade cientfica brasileira, no tema. No tudo. Convencido de que a matria centralmente versada nesta ao direta de inconstitucionalidade de tal relevncia social que passa a dizer respeito a toda a humanidade, determinei a realizao de audincia pblica, esse notvel mecanismo constitucional de democracia direta ou participativa.

Da se v a importncia que esses instrumentos de participao popular vm ganhando no mbito do STF. Eles servem at mesmo como forma de legitimao das decises tomadas. Os ministros, naturalmente, sentem-se mais seguros para julgar quando tm a oportunidade de consultar a populao, que destinatria final de suas decises.

CONSIDERAES FINAIS

Buscamos relacionar, neste trabalho, as novas bases do Direito moderno e especialmente do Direito Constitucional moderno com o aspecto procedimental mais pluralstico delineado em termos de controle concentrado de constitucionalidade. Iniciamos nosso estudo falando sobre a democratizao ocorrida dentro do Direito Constitucional e sobre a importncia que a interpretao e a aplicao do texto constitucional vem ganhando no contexto do Estado de Direito. Interpretar adequadamente a norma constitucional implica em ser justo para com a sociedade que sua destinatria. Para tanto, nada mais prudente que ouvi-la e atend-la.

Foi nesse meio que surgiram as proposies de Peter Hberle e Konrad Hesse, as quais tm como escopo permitir a ampliao da cognio do intrprete da Constituio, permitindo que ele interaja com a realidade social que o circunda, de modo a evitar a prolao de decises incompatveis com os anseios populares. Tais ideias, como j vimos, tm ampla relao com a estrutura procedimental relativa e timidamente aberta que possui o controle concentrado de constitucionalidade. Hberle e Hesse formulam teorias altamente comprometidas com a realidade em que se vive. E, a nosso ver, essas teorias legitimam toda forma de participao popular na construo do direito, e especialmente, na construo do Direito Constitucional. Ora, no caso brasileiro, no se pode dizer que o controle concentrado marcado por um rito aberto, que permite dilao probatria ou a interveno de terceiros na forma da lei processual em geral. Todavia, j podemos dizer, com as inovaes trazidas pela Lei n 9.868/99, que este procedimental fechado passou a admitir algumas frestas que, embora pequenas, j so de grande significncia para a melhoria do sistema. Permitir que a sociedade participe, de alguma forma, da formao da deciso construda em grau de controle de constitucionalidade fundamental para a manuteno do Estado Democrtico de Direito. na jurisdio constitucional que mais se debatem causas relevantes e com grandes repercusses para a sociedade. O controle de constitucionalidade influi diretamente na poltica do pas, j que por meio dele se faz a verificao das leis e dos atos normativos que devem ou no permanecer vigorando em nosso meio social. Sem dvida, uma forma de o Judicirio intervir na dinmica da sociedade. Nesse meio, torna-se cada vez mais importante o papel do intrprete constitucional. As decises proferidas no controle de constitucionalidade refletiro imediatamente no seio da populao, e, desta forma, precisam ser comprometidas com a realidade e com os anseios desse povo. Em um Estado pluralista como o nosso, onde o pluralismo poltico e o respeito s diferenas foram alicerados como direitos fundamentais da Repblica, 16 faz-se imperativo permitir o exerccio destas diferenas. Os mais variados grupos sociais, com suas informaes e reivindicaes prprias, devem se fazer presentes no processo deliberativo constitucional,
16

Em muitas passagens do texto constitucional, nosso constituinte fez referncias ao pluralismo de nossa sociedade (pluralismo poltico: art. 1; partidrio: art. 17; econmico: art. 170; cultural: arts. 215 e 216; dos meios de comunicao: art. 220) e proteo a inmeras formas de liberdades, como a de opinio, a cientfica, a religiosa etc., o que torna clara a inteno em manter e garantir as diferenas sociais e de opinio.

seja porque foram requisitados pelo prprio STF, seja porque intervieram na forma de amicus curiae, seja porque se fizeram ouvir em um audincia pblica. Entendemos que esses mecanismos previstos na Lei da ADIN e da ADC o amicus curiae, a audincia pblica, a requisio de informaes so verdadeiros instrumentos de participao popular, que, ao fim e ao cabo, fomentam uma espcie de instruo dentro de uma causa que inicialmente no permite divagaes fticas. De fato, o julgador deve se munir de todos os posicionamentos, de todas as informaes, tecnicidades e contextos sociais possveis para que possa tomar a melhor deciso, conforme o texto constitucional. Em suma, identificamos que a importncia desses mecanismos est na abertura processual que eles possibilitam, e inclusive, podemos dizer que a relevncia desses instrumentos em processos de natureza constitucional subdivide-se em dois vieses: (i) conferir maior legitimidade s decises tomadas pelo Tribunal Constitucional; e (ii) garantir o direito de participao da sociedade na jurisdio constitucional (expressar e ratificar seus direitos Corte). Todo esse raciocnio nos remete, invariavelmente ideia de Hberle, de que existem os intrpretes oficiais da Constituio (os juzes constitucionais) e os intrpretes no oficiais, que tambm so importantes para o processo interpretativo. Os participantes de audincias pblicas, os amici curiae, os experts nada mais so seno esses intrpretes no oficiais, mas igualmente ou at superiormente importantes para a interpretao e concretizao das normas constitucionais. E, de maneira semelhante, nos remetemos proposta de integrao entre realidade social e Constituio pugnada por Hesse, que ratifica a importncia dos dados sociais, polticos, econmicos, para a formao da interpretao adequada do texto constitucional. Essa realidade subjacente Constituio, naturalmente, precisa ser levantada por esses intrpretes no oficiais, que so chamados a ajudar na formao da deciso. Desta feita, percebe-se que a admisso legal desses mecanismos integrativos no controle concentrado, constitui evidente manifestao do impacto que o julgamento desse tipo de demanda produz sobre a ordem jurdico-social. De fato, o controle de constitucionalidade brasileiro requer uma abordagem mais pluralstica e comprometida com a realidade social.

REFERNCIAS

BARROSO, Lus Roberto. A americanizao do direito constitucional e seus paradoxos: teoria e jurisprudncia constitucional no mundo contemporneo. Revista Leitura: Cad. ESMPA, Belm, v. 2, n. 3, p. 93-94, nov. 2009. BARROSO, Lus Roberto. Curso de direito constitucional contemporneo. So Paulo: Saraiva, 2009. BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e aplicao da Constituio. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 189. BARROSO, Lus Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalizao do direito: o triunfo tardio do Direito Constitucional no Brasil. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7547&p=1>. Acesso em: 27 mar. 2010. COELHO, Inocncio Mrtires. As ideias de Peter Hberle e a abertura da interpretao constitucional no direito brasileiro. Revista de Informao Legislativa, Braslia, n. 137, jan./mar., 1998. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/web/cegraf/ril/Pdf/pdf_137/r13716.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2010. HBERLE, Peter. Hermenutica constitucional: a sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para a interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2002. HESSE, Konrad. A fora normativa da Constituio. Traduo de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2002. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Controle concentrado de constitucionalidade: comentrios Lei n. 9.868, de 10-11-1999. So Paulo: Saraiva, 2007. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. So Paulo: Atlas, 2002. p. 2365. RICHE, Flavio Elias. Desafios Hermenuticos para a Teoria da Constituio Contempornea. Revista de Direito do UNIFOA, p.12. Disponvel em: <http://www.unifoa.edu.br/revistadodireito/201.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2010. SCHNEIDER, Hans Peter. Verfassungsinterpretation aus theoretischer Sicht. In: Verfassungsrecht zwischen Wissenshaft und Richterkunst. Heidelberg, 1990. p. 38. Estudos em homenagem aos 70 anos de Konrad Hesse. SOUZA NETO, Claudio Pereira de. Jurisdio constitucional, democracia e racionalidade prtica. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

S-ar putea să vă placă și