Sunteți pe pagina 1din 12

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

A Subverso do Arqutipo do Heri Na Srie Televisiva Dexter


Conrado Hernandes de Oliveira

Resumo Dexter Morgan o protagonista da srie televisiva Dexter, que apresenta o cotidiano nada convencional de um investigador forense que tambm serial killer. Considerando a composio deste personagem, percebem-se aluses ao arqutipo do heri, advindo da mitologia grega e estudado por correntes filosficas, pela psicologia analtica e de forma aprofundada pelo terico norte-americano Joseph Campbell. O presente artigo busca compreender a subverso do arqutipo neste personagem, assim como os elementos diretos, indiretos e contrrios que permitem o enquadramento do mesmo numa nova formatao de tal modelo. Por fim, para ratificar as anlises propostas atravs deste estudo, uma leitura de pontos essenciais da primeira temporada da srie Dexter considerada atravs da Jornada do Heri (ou monomito), conceito tambm apresentado por Campbell para estruturar narrativas protagonizadas pelo arqutipo supracitado. Palavras-chave: Dexter; Arqutipo; Heri; Subverso.

Introduo Produzida pelo canal televisivo norte-americano Showtime, a srie Dexter apresenta o cotidiano de Dexter Morgan. Investigador forense da polcia de Miami, perito em anlises que tomam por base o espalhamento de sangue em locais de crimes, Dexter vive em harmonia com seus colegas de trabalho, irm, namorada e os dois filhos desta. O que o diferencia de todo o resto est num instinto incontrolvel que o transformou em serial killer. Inserido numa nova classe, a de assassinos seriais, Dexter novamente no se enquadra no padro comum de seus semelhantes. Ainda que possuam caractersticas similares, Dexter direciona sua vertente monstruosa na eliminao de criminosos impunes o que mostra uma tica prpria sua ndole. Tal senso de justia desvirtuado lhe foi passado por seu pai, o policial Harry Morgan, que, descobrindo o instinto intrnseco ao filho, direciona-o para o bem. Considerando tais singularidades, o personagem Dexter Morgan, na condio de protagonista da srie supracitada, enquadra-se numa ambgua e subvertida verso do arqutipo do heri, que vai alm das leituras simplistas que poderiam o inserir nos conceitos de bem e mal advindos do senso comum. Assim, considera-se mais assertivo que a leitura desta persona ficcional seja feita tomando por base a psicologia analtica proposta por Carl
Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

Gustav Jung, atravs de seus estudos sobre modelos arquetpicos, e das diversas facetas visualizadas pelo terico Joseph Campbell para a construo de um heri. O principal intuito com o presente trabalho a indicao da subverso de um dos mais comuns modelos de arqutipo, que no se enquadra no modelo do heri, uma vez que subverte os valores que o definem e que aqui sero apontados e tambm se afasta da figura arquetpica do anti-heri. Por fim, para salientar os apontamentos prvios, uma anlise da primeira temporada da srie Dexter apresentada atravs dos preceitos da jornada do heri (ou monomito), tambm de Campbell, que d conta de estruturas narrativas protagonizadas pelo arqutipo supracitado. Assim, possibilita-se o apontamento de um novo modelo de personagem que, transformando as caractersticas principais de um dos mais utilizados arqutipos, obteve o mesmo xito para com aqueles que se constituram como seus espectadores.

2. O Arqutipo Originrio do grego archtypon, palavra que expressa o significado de modelo ou padro, o termo arqutipo foi proposto por Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analtica, ainda no incio do sculo passado.
So sistemas de prontido para a ao e, ao mesmo tempo, imagens e emoes. So herdados junto com a estrutura cerebral - constituem de fato o seu aspecto psquico. Por um lado, representam um poderoso conservadorismo instintivo e so, por outro lado, os meios mais eficazes que se pode imaginar de adaptao instintiva. (JUNG, 1993, p. 53).

Em 1912, Jung escreveu sobre imagens que reconhecia no inconsciente de seus pacientes e no seu prprio, que se repetiam e se assemelhavam em diversos nveis. Alguns anos mais tarde, percebeu que tais modelos influenciavam o comportamento das pessoas e, em 1919, finalmente empregou o termo arqutipo para exemplificar um grupamento de imagens do inconsciente coletivo que so comuns a toda humanidade. Para Jung, um arqutipo prope uma integrao entre corpo e psique, assim como o instinto e a imagem. Ele descreveu os modelos arquetpicos como comportamentos que se repetem essencialmente atravs de experincias bsicas e comuns da vida, como o nascimento e a morte. Assim, o psiquiatra identificava padres passveis de infinitas variaes carregados de um complexo e fascinante poder, capaz de exercer diferentes graus de influncia. O arqutipo, mencionado por alguns autores como item primordial da escola arquetpica, foi amplamente empregado nas artes, com destaque para a literatura e o cinema, e
Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

tratado em diferentes temas, como a religio, a mitologia e dentro de criaes fantsticas. Para Jung, dentre os principais modelos de arqutipo estava inserido o do heri e, independentemente do tratamento que o mesmo recebia atravs de sua concepo e desenvolvimento, permanecia com sua gnese inaltervel e intacta, uma vez que pudesse ser classificado como tal.

3. O Heri Para Carl Gustav Jung, o heri representa um dos arqutipos mais recorrentes e facilmente identificveis. Segundo o psiquiatra, este arqutipo simboliza um ser que est acima do humano, porm prximo, e que serve como metfora para as foras que modelam ou dominam a alma. O terico norte-americano Joseph Campbell desenvolveu um longo estudo para o arqutipo do heri, utilizando a mitologia como base para compreender como tal modelo foi recorrentemente empregado em uma infinidade de narrativas de estrutura similar denominando-as de monomito.
O heri composto do monomito uma personagem dotada de dons excepcionais. Frequentemente honrado pela sociedade de que faz parte, tambm costuma no receber reconhecimento ou ser objeto de desdm. Ele e / ou o mundo em que se encontra sofrem de uma deficincia simblica. (CAMPBELL, 2004, p. 41).

O heri, para Campbell, um personagem dotado de caractersticas e valores que servem como modelo para a humanidade. Este personagem mtico se encontra no limiar entre o mundo humano e o mundo dos deuses, sendo muitas vezes o heri responsvel pela salvao do universo ou agente de transformaes no mesmo. Na mitologia grega, o heri destaca-se entre humanos (mortais) e deuses (imortais), sendo ele agraciado com tal diferenciao por ter alguma relao com um deus. Na mitologia nrdica, por exemplo, o heri era capacitado por um deus para que pudesse realizar alguma misso. Uma provao era aplicada para mostrar se a criana que viria a ser um heri no futuro, como aconteceu com dipo, que foi abandonado, e Perseu, que foi lanado com a me ao mar. A bem aventurana em tais provaes mostrava que os mesmos estavam destinados a grandes feitos quando atingissem a idade adulta. Independente da procedncia do heri e dos meios que permitissem sua identificao como tal, Campbell explica que sua jornada similar em todas as narrativas. Seja o heri ridculo ou sublime, grego ou brbaro, gentio ou judeu, sua jornada sofre poucas variaes no plano essencial (CAMPBELL, 2004, p. 42). Para o autor, que criou um ciclo onde se
Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

enquadram as narrativas protagonizadas por o personagem que se enquadra no arqutipo do heri, a aventura do mesmo pode ser resumida na frmula aonde um heri vindo do mundo cotidiano se aventura numa regio de prodgios sobrenaturais; ali encontra fabulosas foras e obtm uma vitria decisiva; o heri retorna de sua misteriosa aventura com o poder de trazer benefcios aos seus semelhantes. (CAMPBELL, 2004, p. 36).

4. Dexter Morgan Dexter Morgan um personagem ficcional desenvolvido originalmente por Jeff Lindsay para uma srie de livros. Em 2006, o primeiro romance foi adaptado para o canal televisivo Showtime atravs da srie intitulada Dexter. Tanto nos livros como na televiso, Dexter um detetive forense perito no espalhamento e anlise de sangue que trabalha para o Departamento de Polcia de Miami. Em seu tempo livre, ele um serial killer com um sistema bastante particular: suas vtimas criteriosamente selecionadas so criminosos que escaparam impunes da justia. Desde sua infncia, Dexter sente impulsos homicidas de uma voz interior que ele denomina O Passageiro Negro. Ele se considera emocionalmente desconectado do resto da humanidade, dizendo at mesmo que no se considera parte dela, recorrentemente referenciando um sentimento interno de vazio, que se dissipa apenas quando ele mata o que paradoxalmente o faz sentir-se vivo. Dexter segue um cdigo de tica elaborado e rigidamente controlado na adolescncia por seu pai adotivo, Harry Morgan, ao qual se refere como O Cdigo de Harry. Este, descobrindo o instinto incontrolvel que consumia seu filho, desenvolveu dois princpios que Dexter deveria levar em conta antes de colocar em prtica suas perversas intenes: s poderia matar algum aps encontrar evidncias de que sua vtima era culpada de assassinato e no poderia deixar quaisquer evidncias de seu crime, para nunca ser descoberto. Na narrativa da srie, Dexter sabe pouco sobre sua vida antes de ter sido adotado pelo detetive Harry Morgan e sua esposa Doris. Harry apenas confessa a Dexter que seus pais morreram em um acidente de carro. A verdade que Dexter filho de Laura Moser, informante e amante de Harry que assassinada brutalmente por traficantes de drogas cena presenciada por Dexter, que em sua fase adulta se tornaria uma vaga lembrana recorrente posteriormente identificada como motivadora de seu instinto assassino. Como o prprio personagem diz, ele cresceu no sangue, e por isso possui tal necessidade selvagem e incontrolvel.
Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

Eu sou uma boa pessoa fazendo coisas ms ou uma m pessoa fazendo coisas boas?, questiona Dexter Morgan. O carter ambguo de suas aes suscita dvidas que dificultam a resposta de tal pergunta, porm possibilitam, considerando seu histrico, caracteriz-lo como um novo modelo de heri tica e moralmente subvertido.

5. Metodologia Aplicada: Anlise de Contedo

Para estruturar uma anlise aprofundada dos temas aqui propostos, incluindo suas vrias possveis leituras e implicaes em diversas reas - como a da narrativa e da construo de personagens -, o mtodo encontrado como mais adequado foi o da anlise de contedo. Embasado em sua teoria, o artigo visa a desconstruo do contedo selecionado para compreender seus significados ocultos e/ou ambguos, propondo uma ou mais leituras do mesmo. Seguindo os estudos de Laurence Bardin (1977), tal mtodo visa uma abordagem analtica ao material a ser avaliado, de forma a se buscar uma melhor compreenso do tema. Atravs de uma descrio objetiva, aplicada com o uso de um modelo sistmico, a metodologia da anlise de contedo auxilia na interpretao de consideraes sociolgicas nas mensagens, enquanto serve para a caracterizao da influncia social nas mesmas. Considerando o presente artigo, o contedo selecionado para anlise foram os 12 episdios iniciais da srie televisiva Dexter, que possui cinco temporadas de 12 episdios cada. A srie foi exibida originalmente pelo canal de televiso norte-americano Showtime, baseada em livros lanados pelo escritor Jeff Lindsay. Da srie supracitada, algumas cenas especficas foram criteriosamente selecionadas e estudadas tomando por base a interpretao do modelo arquetpico do heri e como o mesmo foi subvertido, ou atualizado, dentro da nova formatao empregada na construo do personagem Dexter Morgan. Considerando a concepo de Carl Gustav Jung para o termo arqutipo e os estudos de Joseph Campbell para o que se constituiu como o arqutipo do heri, o personagem Dexter Morgan foi analisado atravs de suas aes, valores, tica e moral, para que o mesmo pudesse ser enquadrado dentro numa nova verso do modelo arquetpico do heri, como sugerido pelo trabalho. A apreciao do material aqui coletado toma por base as principais fases da anlise de contedo, que compreendem a pr-anlise, a explorao do material, o tratamento dos resultados, a inferncia e a interpretao dos mesmos. Assim, uma vez que tais conceitos

Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

sejam empregados respeitando sua ordem e valor, fica explcita a validade dos mesmos para a obteno dos resultados esperados.

6. O Heri em Dexter Morgan

Heri ou vilo? Dexter Morgan um personagem suficientemente complexo para no poder ser enquadrado em predefinies simplistas e reducionistas. No entanto, analisando sua construo pelo vis da narrativa para qual foi desenvolvido, ele se encaixa numa nova formatao do arqutipo do heri, que podemos analisar como uma subverso do mesmo. Para Joseph Campbell, a definio direta do que constitui um heri ambgua. O terico afirma que a condio de heri algo a que se est predestinado, e no algo simplesmente alcanado (CAMPBELL, 2004, p. 311), mas tambm diz que o heri antes um smbolo destinado contemplao do que um exemplo a ser literalmente seguido (CAMPBELL, 2004, p. 311). O personagem Dexter Morgan cabe em ambas definies, uma vez que seu passageiro negro, como nomeia o instinto que o transforma num serial killer, no foi buscado ou intencionalmente conquistado o que corrobora a primeira definio. Da mesma forma, suas aes podem o qualificar como um smbolo, mas dificilmente como um modelo a ser copiado por outrem o que vai de acordo com a segunda definio do heri. O personagem Dexter Morgan compreendido pelos espectadores da srie homnima atravs de vieses ambguos. Ele pode ser julgado negativamente por ser um serial killer, porm bem visto por agir como uma espcie de vigilante, punindo criminosos que injustamente esto soltos na sociedade. No entanto, pela empatia que os espectadores desenvolvem para com a sua figura, ignoram que ele prprio um criminoso impune. Assim, desenvolvem uma relao com uma persona que, independente de suas intenes, um assassino. A empatia entre os espectadores para com Dexter Morgan sugere uma vontade reprimida dos primeiros em colocar em prtica aes que indicam um senso de justia deturpado. Criminosos devem ser punidos e os fins justificam os meios so alguns dos apontamentos feitos por admiradores da srie e do personagem. Desta forma, compreendendo a ligao do ltimo com o que se entende como o arqutipo do heri, fica possvel dizer que o mesmo se enquadra numa nova leitura de tal modelo. Corroborando com tal viso, Campbell escreveu o seguinte:
As vises, ideias e inspiraes dessas pessoas vm diretamente das fontes primrias da vida e do pensamento humanos. Eis por que falam com eloquncia, no da sociedade e da psique atuais, em estado de desintegrao, Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social mas da fonte inesgotvel da qual a sociedade renasce. (CAMPBELL, 2004, p. 28).

Tais apontamentos servem para inserir o personagem Dexter Morgan definitivamente no conceito do heri e desconsiderar a hiptese de que o mesmo seja um vilo, uma vez que a narrativa da srie televisiva o coloca em confronto com outros personagens que, da forma que so apresentados, possuem caractersticas muito mais facilmente reprovveis do que as de Dexter. A principal diferenciao que pode se fazer entre os dois conceitos de viles e heris est na aprovao de suas aes por parte de seus cmplices - no caso, os espectadores da srie. Levando em conta a audincia da mesma, que permitiu o controverso slogan o serial killer favorito da Amrica, fica fcil apontar a qual categoria de arqutipo Dexter Morgan pertence.

8. A Jornada do Heri Dexter Morgan

Como j mencionado anteriormente, para o terico Joseph Cambell toda narrativa protagonizada por um heri possui uma estrutura semelhante, chamada de jornada do heri ou, simplesmente, monomito. Tal estrutura sugere um paradigma narrativo, que representa um padro recorrente identificvel em diversas narrativas. Campbell chegou a tal resultado aps uma longa pesquisa, onde analisava a estrutura dos mais diversos modelos de histrias, como lendas, fbulas, mitos, peas, livros e at mesmo roteiros. A jornada do heri, como apresentada por Campbell, composta por algumas similaridades que podem ser apontadas em narrativas protagonizadas por este arqutipo. Uma vez inserido em tal categoria, a narrativa da srie Dexter pode ser encaixada em tal estrutura, apenas levando em considerao que, assim como o personagem um modelo subvertido do arqutipo, a narrativa que o tem como personagem principal tambm possui diferenciaes significativas, principalmente na ordem cronolgica dessas similaridades. Sendo assim, a anlise que segue se limitar a considerar a primeira temporada da srie, levando em conta o arco narrativo que abrange os primeiros 12 episdios de Dexter, assim como os pontos essenciais apontados por Campbell para a jornada do heri.

O Mundo Comum O universo e o cotidiano do heri so apresentados.

Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

Dexter Morgan introduzido ao espectador como um policial de Miami comum, perito em anlises de sangue. Logo de incio ficamos sabendo que ele um serial killer, porm possui uma tica que lhe particular: assassina apenas criminosos impunes.

O Chamado da Aventura A rotina e o dia a dia do heri so interrompidos por algo incomum ou inesperado. Logo no primeiro episdio da srie, o personagem encaminhado para uma cena de crime que lhe parece extremamente curiosa: a vtima no possui nenhuma gota de sangue. Curioso e instigado, sente neste fato uma provocao - seus trabalhos no so necessrios, uma vez que sua especialidade no ser de valia na soluo do assassinato. Quando chega em sua casa, se surpreende com um souvenir diretamente conectado com o crime, provavelmente deixado pelo assassino. Sua intuio estava certa, o criminoso est provocando-o diretamente.

A Recusa do Chamado O heri prefere no se envolver e seguir sua vida normalmente. Dexter, ainda intrigado com o ocorrido, d seguimento com normalidade ao seu dia a dia. Enquanto o departamento de polcia de Miami busca o criminoso denominado como o Assassino do Caminho de Gelo, que dispensa os servios de Dexter, ele passa a perseguir uma nova vtima.

O Encontro Com o Mentor Este encontro pode significar efetivamente a relao com algum mais experiente ou uma situao que force o heri a tomar uma deciso. As duas possibilidades supracitadas para o encontro com o mentor esto na primeira temporada de Dexter. Seu mentor Harry Morgan, seu pai adotivo, que surge para ele atravs de flashbacks e narraes em off (lembranas) que lhe ajudam a tomar decises importantes. Nesse caso, a deciso de aceitar o chamado, compreendido como a provocao do novo serial killer, ocorre quando ele entende que este sabe de sua vida dupla e o conhece. Partes dos corpos das prximas vtimas so deixadas em pontos estratgicos que remetem Dexter sua infncia, fazendo-o confrontar sua sombria histria de vida.

A Travessia do Umbral A partir deste momento, o heri decide ingressar num novo mundo.

Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

O novo mundo metafrico na srie Dexter e est no confronto do personagem com o desconhecido assassino do caminho de gelo, que cada vez mais parece saber muito sobre a vida de Dexter. Este ento decide investigar por conta prpria quem o assassino e descobrir mais sobre seu prprio passado, que passa a lhe retornar em flashes desconexos.

Testes, Aliados e Inimigos O heri passa por testes, receber ajuda de aliados e ter que enfrentar seus inimigos. O Assassino do Caminho de Gelo deixa uma nova vtima no local onde Dexter recentemente assassinou um criminoso onde o departamento de polcia inicia uma investigao, ficando prximo do crime de Dexter. No mesmo perodo, o sargento Doakes deixa cada vez mais clara suas suspeitas de que Dexter guarda segredos, mas o ltimo apoiado por sua irm e sua tenente. O conflito com o assassino do caminho de gelo parece cada vez mais prximo e o confronto entre ambos iminente.

A Aproximao do Objetivo O heri parece prximo do seu objetivo, mas tudo se intensifica e se torna indefinido. Dexter passa a descobrir mais sobre sua histria: fica sabendo que seu pai biolgico era um traficante de drogas que morreu recentemente e que lhe deixou sua casa como herana. Ele segue para o local, intencionado a conhecer mais sobre seu pai, e ajudado por sua namorada, Rita, sua irm Debra (filha biolgica de Harry) e o namorado desta, Rudy. Ele descobre uma ligao direta entre ele e o assassino do caminho de gelo, ficando cada vez mais perto de descobrir quem ele .

A Provao Mxima Quando ocorre o auge da crise e o clmax da histria. A irm de Dexter, Debra, desaparece. Em meio ao caos, Dexter descobre que quem a sequestrou foi Rudy, que se revela para ele como o assassino do caminho de gelo. Para deixar a situao ainda mais complexa, ele descobre que Rudy seu irmo biolgico. Dexter instigado por Rudy a matar a irm adotiva e construir uma relao com seu irmo biolgico, que um assassino como ele.

A Conquista da Recompensa O heri passa pela provao mxima e conquista a recompensa.

Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

Dexter decide salvar Debra e mata Rudy, sem que sua verdadeira histria seja descoberta pela irm. Assim, ele consegue deixar claro seu passado para si prprio.

O Caminho de Volta Em algumas narrativas este passo inexistente. Ele mostra o heri voltando ao mundo anterior. Na srie Dexter, esta etapa pode ser apontada quando ele salva sua irm e ambos retornam para o departamento de polcia. Nesse momento, o caso do assassino do caminho de gelo solucionado.

A Depurao Neste momento, o heri pode enfrentar uma trama secundria, no resolvida anteriormente. Dexter no pode deixar pistas de seu envolvimento com o assassino do caminho de gelo, o que poderia o incriminar. Ele ento soluciona a questo, preservando sua identidade assassina.

O Retorno Transformado O heri retorna para o seu mundo, mas j no mais o mesmo. As descobertas sobre seu passado transformam Dexter Morgan, que consegue justificar para si o nascimento de seu instinto assassino, aceitando com maior facilidade esta sua personalidade oculta. Dexter passa a encarar seus atos como sendo heroicos e ele considera que, se fossem revelados para a sociedade, obteria aprovao e o apoio de todos.

9. Consideraes Finais

A srie Dexter possui atualmente cinco temporadas produzidas e uma prxima j anunciada para estrear nos Estados Unidos dentro de poucos meses. Seus ndices de audincia impressionam e so responsveis pelos melhores desempenhos do canal Showtime, atingindo picos de quase trs milhes de espectadores por episdio. Alm do massivo interesse por parte dos assinantes da emissora, a crtica especializada monocrdica quanto aos elogios que tece a Dexter srie que j venceu diversos prmios, dentre os quais se destacam o Emmy e o Globo de Ouro. O interesse permanente de tantas pessoas pela srie denota uma estrutura narrativa capaz de cativar seu pblico, alm de vrios outros motivos para tal adeso. O presente trabalho abordou apenas alguns deles, com enfoque principal direcionado para a composio
Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

1 0

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

do personagem protagonista da srie e da narrativa principal da mesma. Considerando as extensas leituras propostas pelos tericos aqui apresentados como referncias, foi possvel no apenas observar a existncia de arqutipos, heris e similaridades em narrativas contemporneas, mas tambm que uma nova leitura e interpretao para tudo isso possvel. A identificao de um arqutipo numa narrativa e o enquadramento da mesma dentro de uma estrutura pr-estabelecida, ainda mais quando ela bem sucedida em sua abrangncia, demonstra como modelos so bem aceitos por nossa sociedade. A percepo do espectador no necessita de muitos esforos para reconhecer, ainda que inconscientemente, o que lhe apresentado. Sendo assim, se torna muito mais fcil a relao de empatia, as trocas e o interesse para com o produto com o qual se relaciona. Por fim, deve ser ressaltada a importncia de um olhar menos superficial para aquilo com que nos relacionamos: sejam obras literrias, audiovisuais, miditicas e quaisquer outros tipos de expresses comunicacionais. A compreenso do nosso interesse empregado em tais meios, alm de ser extremamente vlida para um melhor aproveitamento destes, falar muito sobre uma vertente de ns mesmos, infelizmente por tantas vezes desconhecida ou ignorada.

10. Referncias Bibliogrficas

CAMPBELL, Joseph. O heri de mil faces. 9.ed. So Paulo: Cultrix, 2004. 414 p. ISBN 8531502942.

JUNG, Carl Gustav. Os arqutipos e o inconsciente coletivo. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. 409 p. ISBN 85.326.2355-7

JUNG, Carl Gustav. Obras completas de C. G. Jung, volume X: psicologia em transio. Petrpolos, RJ: Vozes, 1993. 560 p. ISBN 85.326.1014-5

YOUNG-EISENDRATH, Polly; DAWSON, Terence. Manual de Cambridge para estudos junguianos. Porto Alegre: Artmed, 2002. 304 p. (Biblioteca Artmed. Psicanlise) ISBN 8573078022.

BYINGTON, Carlos. Desenvolvimento da personalidade: smbolos e arqutipos. So Paulo, SP: tica, 1987. 93 p. ISBN 8508018622

Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

1 1

Disciplina: Multimdia II - Televiso

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Centro de Cincias da Comunicao (CECC) Curso de Comunicao Social

VALENTIM Portal da Prof. Dra. Marta Valentim. Mtodos de pesquisa: anlise de contedo. Disponvel em www.valentim.pro.br/Slides/Metodologia/Analise_Conteudo.ppt. Acesso em 01/07/2011.

Professora: Maria Luiza Cardinale Baptista

1 2

Disciplina: Multimdia II - Televiso

S-ar putea să vă placă și