Sunteți pe pagina 1din 6

2 EDIO DIADEMA, 01 DE AGOSTO DE 2013.

SALA SAPE DESEJA A TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONRIOS DA ESCOLA E.E. DEPUTADO GREGRIO BEZERRA UMA EXCELENTE VOLTA S AULAS.
SAPE A Sala SAPE Servio de Apoio Pedaggico Especializado tem por objetivo atender e trabalhar com alunos com defasagem escolar. No entanto o trabalho de suporte cognitivo visa estimular vrias reas do conhecimento do aluno, inclusive sua habilidade manual, de maneira a suprir suas necessidades de aprendizagem.
E.E DEPUTADO GREGRIO BEZERRA

Especialistas: Renato Hilrio e Juara A. Teixeira


A escola Escola o lugar onde se faz amigos, no se trata s de prdios, salas, quadros, programas, horrios, conceitos... Escola , sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor gente, o coordenador gente, o professor gente, o aluno gente, cada funcionrio gente. E a escola ser cada vez melhor, na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmo. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que no tem amizade a ningum, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, s. Importante na escola no s estudar, no s trabalhar, tambm criar laos de amizade, criar ambiente de camaradagem, conviver, se amarrar nela! Ora, lgico... Numa escola assim, vai ser fcil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz Paulo Freire

DIADEMA, 01 DE AGOSTO DE 2013.

DIADEMA, 01 DE AGOSTO DE 2013.

Alunos da SAPE reproduzem obras de Romero Britto

Biografia de Romero Britto


Romero Britto nasceu no Recife, Brasil, em 1963. Autoensino precoce, pinta em superfcies como jornais. Em 1983, ele viajou para Paris, onde ele foi introduzido para o trabalho de Matisse e Picasso. Ele teve influncia combinada do cubismo com pop para criar um vibrante estilo icnico que o New York Times descreve, "irradia calor, otimismo e amor.. Em 1988, Britto mudou-se para Miami e surgiu como um artista internacional. No ano seguinte, ele foi escolhido ao lado de Andy Warhol e Keith Haring para a campanha Absolut Vodka Absolut Art". Britto, pop da sensibilidade, colaborou com as marcas de Audi, Bentley, Disney, Technomarine, Evian e a FIFA, para quem ele criou um cartaz oficial da Copa do Mundo 2010. Ele tem tambm ilustrado vrios livros publicados por Simon & Schuster e Rizzoli. Seu trabalho tem sido exibido em galerias de arte e museus em mais de 100 pases, incluindo o Salo Nationale des Beaux-Arts exposio no Carrossel du Louvre em 2008 e 2010. Ele tambm tem criado arte em lugares pblicos, instalaes para O2 Dome (Berlin), Hyde Park (Londres), John F. Kennedy Airport (New York), e Cirque Du Soleil no Super Bowl XLI. Britto considera que o papel de um artista deva ser de um agente de mudanas positivas. Ele serve como um benfeitor ao doar tempo, arte e recursos para mais de 250 organizaes de caridade e vrios conselhos como: Melhor Os Amigos Internacionais, e St. Jude's Children's Research Hospital. Ele foi recentemente benfeitor de uma fundao inaugural de Harvard da "Negociao Internacional Programa", pelo Dr. Daniel Shapiro, na sua busca de resoluo pacfica de conflitos. Britto tambm falou no Frum Econmico Mundial de Davos, e a inmeras escolas e instituies. No inicio de 2011, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, convidou Britto para criar o logotipo para Network da Cegonha, um projeto para alcanar mais de 61 milhes para pr e pos-natal de mes e crianas. Romero Britto nasceu no Recife, Brasil, em 1963. Autodidata, desde a mais tenra idade, ele pintou em superfcies, tais como os jornais. Em 1983, viajou para Paris, onde ele foi introduzido obra de Matisse e de Picasso. Ele unia influncias do cubismo com pop, para criar uma cidade vibrante, estilo icnico que o New York Times descreve, "emana calor, otimismo e amor..

Neiviton Higor, reproduzindo a obra de Romero Britto. O aluno treina e estimula sua coordenao motora fina, acuidade visual, ateno, compreenso, expresso artstica, entre outras habilidades.

Neiviton Higor fez a leitura da biografia do pintor para reproduzir a sua arte.

O aluno Neiviton realiza o trmino da obra com muito orgulho e satisfao.

O que so as adaptaes curriculares? As adaptaes curriculares so estratgias educativas para facilitarem o processo de ensino-aprendizagem em alguns alunos com necessidades educativas especficas. Estas estratgias pretendem, a partir de modificaes mais ou menos extensas realizadas sobre o currculo ordinrio, ser uma resposta diversidade individual independentemente da origem dessas diferenas: histrico pessoal, histrico educativo, motivao e interesses, ritmo e estilo de aprendizagem. Por um lado, trata-se de uma estratgia de planejamento e de atuao docente para responder s necessidades de cada aluno. Mas, ao mesmo tempo, trata-se de um produto, j que uma programao que contm objetivos, contedos e avaliaes diferentes para uns alunos, e inclusive organizaes escolares especficas, orientaes metodolgicas e materiais adequados. Em um sentido amplo, uma adaptao curricular se entende como as sucessivas adequaes que, a partir de um currculo aberto, realiza um centro ou um professor para concretizar as diretrizes propostas pela administrao educativa, tendo presente as caractersticas e necessidades de seus alunos e de seu contexto. Em um sentido restrito, o conceito de adaptao curricular se refere quelas adequaes de ndole mais especfica que se realizam pensando exclusivamente nos alunos com necessidades educativas especiais que no so necessrias para outros alunos.

Exemplos prticos de Adaptao Curricular


Os professores da Sala Sape estimulam os alunos a se apropriarem de estratgias
educativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Letramento atravs de letras mveis

Estimulando o movimento de pina para a aquisio da escrita

DIADEMA, 01 DE AGOSTO DE 2013.

EXEMPLOS DE ADAPTAO CURRICULAR

TREINANDO A MATEMTICA POR MEIO DO MATERIAL DOURADO

ESTIMULANDO A MEMRIA DE CURTO PRAZO

TRABALHANDO A SEQUNCIA NUMRICA

EXPLORANDO A ARTE, CONTEXTUALIZANDO AS DATAS COMEMORATIVAS

DIADEMA, 01 DE AGOSTO DE 2013.

ESTRATGIAS Luis Fernando Verssimo Um da desse, um homem cego estava sentado na calada, junto de seus ps um bon e logo abaixo um cartaz, escrito com giz branco. Dizia; Por favor, ajude-me, sou cego. Um publicitrio da rea de criao passaa nesta calada. Ele parou e olhou para dentro do bon, percebeu que tinha poucas moedas. Sem pedir licena, o publicitrio pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anncio. Novamente colocou o cartaz logo abaixo do cego e foi embora. Durante aquela tarde, o publicitrio passou novamente em frente ao local onde o cego pedia esmola. Agora, o bon j estava cheio de moedas e com algumas cdulas. O cego reconheceu as pisadas do publicitrio e lhe perguntou: -Foi o senhor quem escreveu no meu cartaz? O que o senhor escreveu? Ele respondeu: - campanha Nada que no esteja de acordo com o seu anncio, apenas troquei algumas palavras. Sorriu e continuou seu caminho. O cego nunca soube, mas no seu novo cartaz estava escrito: Hoje Primavera e no posso v-la. Voc j percebeu que quando desejamos algo e isso no acontece preciso mudar em alguns detalhes? Quem sabe agora chegou a hora de voc mudar a sua estratgia? Voc est querendo obter algo diferente do que vem obtendo? Se voc deseja verdadeiramente ter novas conquistas e no vem alcanando os seus objetivos, mede a sua ESTRATGIA. Perceba o que voc vem fazendo e o que est obtendo... Se voc quer verdadeiramente novas conquistas para sua vida pessoal e profissional comece agora. Afinal de contas o SEU presente e o SEU futuro so apenas uma questo de ESTRATGIA.

A SALA SAPE AGRADECE O APOIO E A COLABORAO DE TODOS:

S-ar putea să vă placă și