Sunteți pe pagina 1din 3

Cachaa Havana -Ansio Santiago, patrimnio de Minas Roberto Carlos Morais Santiago (*) Em 1943, em plena Segunda Guerra

Mundial, o Sr. Ansio Santiago comeou a produzir a cachaa Havana, em sua propriedade rural, localizada na serra dos bois, entre os Municpios de Salinas e Novorizonte, regio Norte de Minas Gerais que, ao longo das ltimas dcadas, passou a ser referncia nacional no segmento cachaa artesanal. De excepcional qualidade, pois o seu processo de produo artesanal e atinge no mximo 15 mil litros/safra, a cachaa Havana tida pelos especialistas como uma das melhores e mais famosas do Brasil. A cachaa Havana, sem dvida alguma, contribuiu para elevar o status quo desta bebida genuinamente brasileira que, hoje, vem tendo o seu consumo aumentado de forma significativa. Beber cachaa, hoje, to elegante quanto beber usque, vinho, vodka ou outra bebida considerada mais tradicional. Indubitavelmente a cachaa est para o Brasil como o usque est para a Esccia e a vodka est para a Rssia. So verdadeiras bebidas nacionais. Ao longo do tempo a cachaa Havana tornou-se a mais elitizada do gnero no Brasil, sendo reverenciada por personalidades como Ronald Reagan (ex-presidente dos EUA), Franois Miterrand (expresidente da Frana), Fidel Castro (atual ditador de Cuba), Hlio Garcia (ex-Governador de Minas), dentre outras no menos importantes. Inmeras reportagens em TV, jornais e revistas foram feitas em forma de reverncia a essa cachaa que, sem dvida alguma, tornou-se um mito. Poucos produtos nacionais, de produo tipicamente artesanal, conseguiram tanto respeito e admirao pelos consumidores apesar de sua produo restrita. Entretanto, recentemente, a empresa cubana Havana Club Holding S/A, notificou o Sr. Ansio Santiago proibindo-o de comercializar o seu produto com o nome Havana alegando que proprietria da marca. De fato, consultando o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI (www.inpi.gov.br), do Ministrio da Indstria e Comrcio, h o registro da marca Havana Club em nome desta empresa, concedido em 27/12/1994. Porm, em 30/06/1989, o Sr. Ansio Santiago, atravs de sua empresa Indstria e Comrcio de Aguardente Havana Ltda. solicitou o registro da marca Havana tendo o seu pedido considerado invivel em 26/06/1990 e arquivado em 30/01/2001, pelo INPI.

Ressalta-se que a empresa Havana Club Holding S/A, dona da marca Havana Club, comercializa rum (bebida caribenha). No comercializa cachaa. No h concorrncia entre as bebidas. Por que, ento, o INPI no concedeu o registro da marca aguardente Havana ao Sr. Ansio Santiago? Tecnicamente possvel haver o registro das duas marcas, cada um na sua especialidade. Na verdade, quem causou essa confuso toda foi o INPI, que faz o registro de marcas pelo nome genrico. Ora, existem inmeros tipos de bebidas como cachaa, rum, tequila, usque, champanhe, cerveja, refrigerante, suco, etc. O INPI, simplesmente, aceita o registro de marcas abrangendo todos os tipos de bebidas de forma genrica. E, mais, o Sr. Ansio Santiago requereu o registro de sua marca. Ele tem o direito de comercializar o seu produto como o nome Havana, tendo em vista que a comercializa desde 1943, antes mesmo da prpria existncia do INPI. uma tradio, um direito adquirido. Se o INPI no concedeu o registro no se sabe qual o motivo. No mnimo cometeu uma heresia. Diante dos fatos, no restou outra soluo buscar os seus direitos na justia, onde j est tentando reaver a marca Havana que utiliza desde a dcada de 40 do sculo passado. Acredita-se que a justia reaver o direito de usar a marca Havana ao Sr. Ansio Santiago, porque sabe-se que foi ele quem criou a marca Havana atravs da sua cachaa. Quando a empresa cubana Havana Club chegou ao Brasil para comercializar o seu produto, j existia no mercado brasileiro a marca Havana. O Sr. Ansio Santiago apenas cometeu o erro de no registrar a marca no INPI j na dcada de 1950 ou 1960, evitando os problemas que esto ocorrendo.. Enquanto se aguarda a manifestao do Poder Judicirio, o consumidor que queira degustar a cachaa Havana, momentaneamente, ter que adquirir a CACHAA ANSIO SANTIAGO, j disponvel no mercado at que se resolva o problema. Paralelamente, seria importante que a imprensa, as autoridades mineiras e, sobretudo, o povo de Salinas, no aceitem que a marca cachaa Havana seja excluda do mercado, mesmo que, atualmente, o produto esteja sendo comercializado com o nome do seu criador, pois trata-se da cachaa mais tradicional de Minas e do Brasil. A cachaa Havana faz parte da cultura mineira. O Governo de Minas e a Assemblia Legislativa do Estado, que tem estimulado a produo de aguardente artesanal de qualidade atravs do Pr-Cachaa, deveria se posicionar e exigir que o INPI concedesse o registro da marca Havana ao Sr. Ansio Santiago tendo em vista que o seu produto referncia no Estado.

A AMPAQ - Associao Mineira dos Produtores de aguardentes de qualidade, tambm, deveria se posicionar a respeito, tendo em vista que uma associao que defende a produo artesanal de cachaa de qualidade em territrio mineiro. O povo de Salinas, atravs dos seus representantes (Prefeitura e Cmara dos Vereadores) e os produtores de aguardente de cana do municpio, atravs da ASPAQ Associao Salinense dos Produtores de Aguardente de Qualidade, deveriam fazer um manifesto junto ao INPI exigindo o registro da marca aguardente Havana, tendo em vista que a bebida j faz parte do patrimnio cultural do municpio. Hoje, aguardente Havana e Salinas so sinnimos. A cachaa o principal carto de visita do municpio. No sem razo que o municpio considerado a capital nacional da cachaa de produo artesanal, tendo a cachaa Ansio Santiago/Havana como precursora. (*) Economista, neto de Ansio Santiago E-mail: rcmsantiago@globo.com

Fonte: Revista Virtual Partes www.partes.com.br

S-ar putea să vă placă și