Sunteți pe pagina 1din 12

DIREITO PENAL IV

TTULO VI - CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERVEL

Prof. Hlio Ramos

DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL

Seduo - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnervel (lei 12.015/2009) Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. 1o Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. 2o (VETADO) 3o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos. 4o Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

OBJETO JURDICO: liberdade sexual do vulnervel. OBJETO MATERIAL: o vulnervel SUJEITO ATIVO: homem possibilidade de co-autoria ou participao de mulher para a conjuno carnal; qualquer pessoa para outro ato libidinoso; SUJEITO PASSIVO: qualquer pessoa na condio de vulnervel. TIPO OBJETIVO: ato libidinoso inclusive a conjuno carnal, DOLO: elemento subjetivo = tipo subjetivo. Desnecessidade de dolo especfico no exigindo que o agente desafogue a luxria. No h modalidade culposa. CONSUMAO: Com a prtica do ato libidinoso, com a execuo do ato libinoso.

ELEMENTOS DO TIPO: ATO LIBIDINOSO: o ato em que h prazer sexual, volpia, sensualidade, lascvia, luxria. (cpulas = pnis X vagina, anal, interseios, axilar, interfemural, masturbao, sexo oral (fellatio in ore), toques, etc). Condies da pessoa vulnervel ofendida (menor de 14 anos, enfermo ou deficiente mental, sem discernimento para prtica do ato sexual, ou pessoa com incapacidade de resistncia; OBS: Relativizao da revogada presuno de violncia versus relativizao da elementares faixa etria, e condies de enfermo ou incapaz.

ESTUPRO DO VULNERVEL QUALIFICADO PELO RESULTADO

Revogado o artigo 223, estabelece-se nos 2 e 3 do novo art.217-A, as figuras com resultado qualificador com penas mais graves e severas que o estupro comum. Leso corporal grave (art. 129) Morte

CLASSIFICAO DO CRIME
Comissivo (ou de ao): cometido mediante um fazer, uma conduta positiva; Comum: que no requer sujeito ativo especial, qualificado, podendo ser praticado por qualquer pessoa; De dano (ou de leso): que causa a perda, a destruio do bem juridicamente tutelado; Doloso e sem modalidade culposa (dolo direto e dolo eventual). De forma livre; Material; Instantneo ou de Estado: que se consuma num nico momento, ou seja, sem continuidade no tempo; Plurissubsistente: consuma-se com vrias etapas/atos; Unissubjetivo (monossubjetivo ou unilateral): aquele cometido por uma s pessoa. Tentativa: admssivel, mas de difcil comprovao

LEGISLAO: - Art. 227, 4 da Constituio Federal; -Lei n. 2.252/54 (Lei de Corrupo de Menores) revogada pela lei 12.015/2009; -Lei n. 8.069/90, art. 240 e 241, 244-B (ECA)
-A Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo: Art. 244-B. Corromper ou facilitar a corrupo de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infrao penal ou induzindo-o a pratic-la: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. 1o Incorre nas penas previstas no caput deste artigo quem pratica as condutas ali tipificadas utilizando-se de quaisquer meios eletrnicos, inclusive salas de batepapo da internet. 2o As penas previstas no caput deste artigo so aumentadas de um tero no caso de a infrao cometida ou induzida estar includa no rol do art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990.

MEDIAO DE VULNERVEL PARA SATISFAZER A LASCVIA DE OUTREM


Art. 218 CP: Corromper ou facilitar a corrupo de pessoa maior de 14 e menor de 18 anos, com ela praticando ato de libidinagem, ou induzindo-a a pratic-lo ou presencia-lo. Pena: Recluso de 01 a 04 anos. (antiga redao)

Art. 218 CP: Induzir algum menor de 14 anos a satisfazer a lascvia de outrem. Pena: Recluso de 02 a 05 anos. (NOVA REDAO LEI 12.015/2009). Criou-se uma figura privilegiada e inadequada para a participao moral em relacionamento sexual de menor de 14 anos, prejudicando a aplicao da figura do estupro de vulnervel. Nomenclatura: Corrupo de menores; Sujeito ativo: qualquer pessoa; Sujeito passivo: qualquer pessoa menor de 14 anos. Se o sujeito passivo for maior de 14 anos e menor de 18 anos, incide na forma qualificada do art. 227, 1. Tipo objetivo: induzir satisfao da lascvia de outrem.

Satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente

Art. 218-A. Praticar, na presena de algum menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjuno carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascvia prpria ou de outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Nomenclatura: Satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente; Sujeito ativo: qualquer pessoa; Sujeito passivo: qualquer pessoa menor de 14 anos. Lascvia qualquer tipo de prtica sexual, sensual, luxurioso, concupiscente, que vise apetncia sexual

Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel


Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos. 1o Se o crime praticado com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. 2o Incorre nas mesmas penas: I - quem pratica conjuno carnal ou outro ato libidinoso com algum menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situao descrita no caput deste artigo; II - o proprietrio, o gerente ou o responsvel pelo local em que se verifiquem as prticas referidas no caput deste artigo. 3o Na hiptese do inciso II do 2o, constitui efeito obrigatrio da condenao a cassao da licena de localizao e de funcionamento do estabelecimento.

Ao Penal: pblica condicionada representao (regra); pblica incondicionada, se a vtima menor de 18 anos ou pessoa vulnervel.

Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao. Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel.
O PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA, com fundamento nos artigos 102, I, a e p, e 103, VI, da Constituio Federal, e nos dispositivos da Lei 9.868/99, vem propor AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, com pedido de medida cautelar, em impugnao a parte do art. 225 do Cdigo Penal (Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940), na redao dada pela Lei 12.015, de 7 de agosto de 2009, em virtude de ofensa aos princpios da dignidade da pessoa humana e da proibio da proteo deficiente por parte do Estado. Em caso de violncia real na nova lei procede-se mediante representao x Smula 608 STF.

CAUSAS DE AUMENTO DA PENA: Art. 226 CP: delito: cometido com o concurso de duas ou mais pessoas (acrscimo da quarta parte da sano); agente: ascedente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo de autoridade sobre ela (acrscimo de metade da sano Lei n. 11.106/05) Aplicao somente de um acrscimo nos casos de simultaneidade.

S-ar putea să vă placă și