Sunteți pe pagina 1din 5

1- Alargadores, Limas, Arco de serra e Alicate.

2- Processo de usinagem, utilizado para produzir furos com alta definio geomtrica, dimensional e qualidade. Alargadores podem se classificar por: De desbaste, de acabamento, de fixao, alargadores manuais , alargadores mquina, alargadores cnicos e alargadores cilndricos.

3- a) Lima quadrada. b) Lima redonda. c) Lima lanceteira. d) Lima faca.

4- A espessura do material a ser cortado e o tipo de material, recomendando-se maior nmero de dentes para materiais duros.

5- Selecionar os machos e a broca com a qual se deve fazer a furao, selecionar o lubrificante ou refrigerante que se usar durante a abertura da rosca, checar as especificaes do desenho da pea e o parafuso que vamos utilizar.

6- utilizado para fazer roscas em tubos de plstico, ferro galvanizado e cobre. Os cossinetes de pente so usados no rosqueamento com tornos revlver e rosqueadeiras automticas, no caso as eltricas.

7- Rasquetear a operao mecnica que consiste em extrair partculas metlicas muito pequenas da superfcie de uma pea previamente usinada por limagem, torneamento, fresagem, aplainamento ou retificao. O rasqueteamento aplicado nas superfcies cncavas dos mancais de deslizamento, tambm em faces planas dos instrumentos de medida e de controle como rguas, mesas e bases de nveis, e em guias de barramento de mquinasferramenta.

8- Usinagem a operao que confere pea forma, dimenses ou acabamento, ou ainda uma combinao qualquer desses trs, atravs da remoo de material sob a forma de cavaco. Cavaco a poro de material da pea retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular.

9- Usinagem com Ferramenta de Geometria Definida, Usinagem com Ferramentas de Geometria No Definida e Usinagem por Processos No Convencionais.

10- Pea Tudo aquilo que ir sofrer uma operao de usinagem. Dispositivo de fixao local onde ser fixada a pea. Ferramenta tudo o que realiza uma operao de usinagem. Porta-ferramenta - dispositivo destinado a fixar a ferramenta. Mquina-ferramenta elemento que proporcionar os movimentos, velocidade, avano e a fora necessria ao processo de usinagem.

11- Os que causam so: De corte, de avano e efetivo de corte. Os que no causam: De aproximao e afastamento, de ajuste, de correo.

12- Torneamento: O torneamento a operao por intermdio da qual um slido indefinido feito girar ao redor do eixo da mquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transform-lo numa pea bem definida, tanto em relao forma como s dimenses. Aplainamento: Processo de usinagem destinado obteno de superfcies regradas, planas, geradas por um movimento retilneo alternativo da pea ou da ferramenta. O aplainamento pode ser horizontal ou vertical. Furao: Processo de usinagem onde movimento de corte principal rotativo, e o movimento de avano na direo do eixo. Fresamento: Processo de usinagem onde a remoo realizada atravs do movimento de corte circular que realizado pela ferramenta, e o movimento (relativo) de avano realizado pela pea. um processo de usinagem para criar engrenagens, estriados e coroa de comando usando uma mquina de fresa. Retificao: Caracteriza-se pela remoo de material da pea pela ao conjunta de gros abrasivos ativos e um processo utilizado geralmente em operaes de acabamento. Lapidao: Processo de remoo ocorre a partir do deslizamento entre as superfcies da pea e da ferramenta.

Brunimento: Processo mecnico de usinagem por abraso empregado no acabamento de furos cilndricos de revoluo no qual os gros ativos da ferramenta abrasiva esto em constante contato com a superfcie da pea e descrevem trajetrias helicoidais. Para tanto, a ferramenta ou a pea gira e se desloca axialmente com movimento alternativo. Jateamento: O jateamento com abrasivo um mtodo de trabalho a frio que consiste no arremesso de partculas a elevadas velocidades visando a remoo de elementos contaminantes, obteno de acabamento superficial pr-determinado ou o aumento de resistncia fadiga de peas sujeitas a tenses cclicas.

13- Gros abrasivos so ao mesmo tempo matrias primas para fabricao de lixas e abrasivos de liga como podem ser utilizados isoladamente em operaes de lapidao e polimento.

14- Eletroeroso Qumica: Eroso de materiais de difcil usinabilidade, Confeco de formas geomtricas complicadas, Inexistncia de desgaste decorrente do prprio processo e Nenhuma influncia trmica ou mecnica da estrutura da camada limite do material da pea. Ultrasom: Utilizao de usinagem em materiais frgeis e duros como: Componentes de joalheria, plaquetas de circuitos eletrnicos, furos em insertos para alocao de sensores etc. Jato dgua: A aplicao de materiais abrasivos permite o corte de materiais metlicos, vidro e cermica.

15- O tipo de materiais de que so feitos e o ngulo da geometria de corte da ferramenta.

16- O ngulo de cunha dimensionado de acordo com a resistncia que o material usinado oferece ao corte. Essa resistncia ser tanto maior quando maior for a dureza e a tenacidade do material, quanto menor ele for, mais facilidade a cunha ter para cortar. Assim, uma cunha mais aguda facilita a penetrao da aresta cortante no material, e produz cavacos pequenos, o que bom para o acabamento da superfcie. Por outro lado, uma ferramenta com ngulo de cunha muito agudo ter a resistncia de sua aresta de corte diminuda. Isso pode danific-la por causa da presso feita para executar o corte.

17- Para tornear materiais duros, o ngulo a deve ser pequeno e Para materiais moles, a ngulao deve ser maior.

18- Primeiro a Penetrao da cunha no material gerando deformao elstica e plstica, Segundo o incio da retirada de material, tenso de cisalhamento mxima do material ultrapassada e por ultimo o Cavaco plenamente Desenvolvido, Formao contnua de cavaco.

19- Cavaco contnuo: Contnuo, Superfcie varivel, Qualidade superficial muito boa. Cavacos lamelares: podem ser soltos ou unidos, cavacos lamelares somente so levemente deformados no plano de cisalhamento, e novamente soldados. Cavacos cisalhados: Podem ser soltos ou unidos, Superfcie fortemente indentada.

20- O material da pea o principal fator que vai influenciar na classificao quanto forma dos cavacos. Quanto s condies de corte: maior VC (velocidade de corte) e (ngulo de sada) tende a produzir cavacos em fitas (ou contnuos).

21- Reduo de transferncia de calor para a ferramenta por reduzir o contato entre o cavaco ferramenta, Maior facilidade de remoo dos cavacos, Menor riscos de acidentes para o operador e Obstruo menor ao direcionamento do fluido de corte sobre a aresta de corte da ferramenta.

S-ar putea să vă placă și